Upgrade de memória e menos FPS

João Pedro Campelo Pazos

New Member
Registrado
Bom dia pessoal,

Dei um upgrade no meu pc antigo.
as configs antigas são:
Placa mãe - TUF GAMING B460M-PLUS
Processador - Intel Core i7 10700f
GPU - GTX 1070 8gb
Ram - Memoria Team Group T-Force Vulcan Pichau 8GB DDR4 2666MHz Branca x 2
Fonte - genérica 650 W
SSD kingtson - 1 tb
NVme M.2 - 1tb

Troquei a placa por uma rtx 4060 ti e adicionei um watercooler risemode 240mm


porém quando coloquei as memórias em dual Channel (nos mesmos slots que estavam antes) o pc não dá mais video, os leds da placa piscam vermelho e laranja. Porém se eu colocar no slot 1 e 2 em sigle channel, o pc liga normalmente com os 16gb.
Além disso, tive uma diminuição do FPS dos jogos mesmo com o upgrade da placa

Alguém sabe o que pode estar acontecendo?
 
Vale a pena testar no outro canal do dual channel.

Se estava no A1 B1 muda pro A2 B2.

Um reset de bios também é válido.
 
Testei em todos os SLOTS e cada pente separado, funciona com 2 pentes em single, mas tanto 1 e 3 e 2 e 4 não pegam dual channel
Mas o que mais me preocupa é a queda de FPS com a placa nova

O que seria esse reset da BIOS?

PS: Rodei aquele programa DDU eu acho que disinstala os drivers de video e reinstalei o geForce experience mas o FPS nao mudou muito por exemplo: com a gtx 1070 World of warcrafr ficava com em torno de 115, 120 fps em determinados lugares do mapa, indo nesses mesmos lugares com a RTX 4060 ti, mantendo as configurações eu vejo que é menos FPS porém eu sinto que houve uma melhora na fluidez de graficos, outro exemplo é League of legends que a dieferença está quase de 50 fps da 1070 para a 4060 ti

A falta do dual channel pode estar causando essa diminuição de FPS?
 
Última edição:
O que seria esse reset da BIOS?
Procure o procedimento de Clear CMOS no manual da placa mãe.

A falta do dual channel pode estar causando essa diminuição de FPS?
Pode.

Você acabou não especificando quais são as memórias novas mas é importante que elas sejam identicas e estejam na lista de compatibilidade da placa mãe.

Ainda tem as memórias antigas pra testar?

Bios está atualizada?
 
Procure o procedimento de Clear CMOS no manual da placa mãe.


Pode.

Você acabou não especificando quais são as memórias novas mas é importante que elas sejam identicas e estejam na lista de compatibilidade da placa mãe.

Ainda tem as memórias antigas pra testar?

Bios está atualizada?
Nao realizei a troca das memórias, são as mesmas de antes. A única coisa que fiz no PC foi trocar de gabinete, colocar um water cooler e instalar a placa de vídeo nova.
Só tirei para limpar e desde então não funcionou mais dual channel.

Ligando só no quarto slot, não dá vídeo com nenhum pente, nem no terceiro. Só no primeiro é segundo

Como faço para verificar a atualização da BIOS? Sempre tive medo de atualizar a BIOS, nunca tentei

Vale ressaltar que a fonte é muito antiga, tem em torno de uns 6 anos. Poderia ser o fornecimento de energia ?
 
Última edição:
Nao realizei a troca das memórias, são as mesmas de antes
Certo, então talvez tenha se enganado quanto ao título que colocou no tópico.

A única coisa que fiz no PC foi trocar de gabinete, colocar um water cooler e instalar a placa de vídeo nova.
Só tirei para limpar e desde então não funcionou mais dual channel.
Chegou a remover o processador do socket? Pinos estão intactos? Como limpou as memórias?

Ligando só no quarto slot, não dá vídeo com nenhum pente, nem no terceiro. Só no primeiro é segundo
A depender da resposta anterior pode ser relacionado ao processador, sugiro dar uma revisada na instalação do watercooler e de repente testar com o cooler anterior.

Como faço para verificar a atualização da BIOS? Sempre tive medo de atualizar a BIOS, nunca tentei
Da uma olhada no youtube, não é tão complicado como parece. Num primeiro momento pode não ser necessário mas é interessante manter atualizado.

Vale ressaltar que a fonte é muito antiga, tem em torno de uns 6 anos. Poderia ser o fornecimento de energia ?
Sim, especialmente sendo antiga e de marca desconhecida.

Em seu lugar eu já teria tentado montar a máquina como estava anteriormente pra ver o funcionamento, chegou a fazer isso?
 
Realmente me confundi, o upgrade foi da GPU as memórias continuam as mesmas, limpei apenas passando um pincel e passei uma borracha nos conectores, mas os dois pentes estão funcionando normalmente

Não removi o processador, apenas desinstalei o air cooler que tinha e instalei o Water cooler
É um RISE MODE 240mm ligado, a parte que fica no processador tem 2 entradas, umas de 3 pinos de energia que está ligada no CHA_FAN e o conector do led que está ligado na minha controladora, já as ventoinhas tem uma alimentação da controladora e o outro na CPU FAN

Referente á questão da fonte, a placa de vídeo liga normal, leds ligam normal da GPU e a as ventoinhas tb rodam normal existe essa possibilidade de estar enviando energia o suficiente pra funcionar porém não como deveria?
 
Tem uma questão também, a minha 1070 era ligada com um adaptador que juntava duas saidas de alimentação da fonte, porem essa 4060 eu liguei direto. o adaptador jutna 2 de 6 com para 1 de oito
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Realmente me confundi, o upgrade foi da GPU as memórias continuam as mesmas, limpei apenas passando um pincel e passei uma borracha nos conectores, mas os dois pentes estão funcionando normalmente

Não removi o processador, apenas desinstalei o air cooler que tinha e instalei o Water cooler
É um RISE MODE 240mm ligado, a parte que fica no processador tem 2 entradas, umas de 3 pinos de energia que está ligada no CHA_FAN e o conector do led que está ligado na minha controladora, já as ventoinhas tem uma alimentação da controladora e o outro na CPU FAN

Referente á questão da fonte, a placa de vídeo liga normal, leds ligam normal da GPU e a as ventoinhas tb rodam normal existe essa possibilidade de estar enviando energia o suficiente pra funcionar porém não como deveria?
Só para constar, o water cooler está funcionando certinho, monitorei a temperatura durante um tempo
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo