[TÓPICO OFICIAL] Windows 10

Não tem muito segredo, as peças de do PC são placas, trilhas eletrônicas e afins, com o tempo se desgastam e começam a dar problema, isso acontece em qual tipo de produto eletrônico, TVs, celulares, etc...

Seu CPU é bem antigo, talvez sua placa mãe também seja antiga, uma hora ou outra vai dar problema.

Não é porque você abaixou a voltagem ou frequência que o problema não vai acontecer e um detalhe, 4 pentes de memória puxa mais energia, logo fica mais fácil ter instabilidades.

Olhando seus relatos o problema PARECE ser a placa mãe algo ligado mais diretamente a controladora de memórias e também ao slot de memória em si.
Tenho essa plataforma há quase 13 anos, tendo trocado algumas peças com o passar do tempo. As memórias eu tenho faz 6 anos. Não é de estranhar que a placa-mãe esteja pedindo arrego depois de um tempo. Como eu não sei se há conserto pra esse tipo de problema, só me resta comprar 2x8GB de RAM DDR3 e tentar vender os 4x4GB que eu tenho ou simplesmente encostar tais pentes. Só não queria gastar com memória DDR3 por se tratar de tecnologia antiga. Mas, não está tão fácil pra mim trocar o atual setup pra comprar, no mínimo, memória DDR4.

Ainda assim, achei bizarro o fato de eu nem estar conseguindo formatar o PC e, do nada, a opção de formatação ficar disponível. Não parecia que as memórias estavam conflitando neste caso porque eu já estava há um bom tempo com pentes de memória a menos na mobo e, mesmo assim, o PC estava travando pouco antes de começar o procedimento. Fora a informação de que arquivos do Windows 10 tinham sido corrompidos e eu não precisei reparar o SO pra voltar a usar ele.
 
E queria entender: como um PC fica instável com 4 pentes e normal com 2 pentes, mesmo em downclock?
4 pentes de RAM forçam mais o controlador de memória do que 2 pentes. Também olhando no site da Intel, o i7 2600K tem suporte nativo a memórias de 1333MHz e você está/estava usando a 1600MHz/1866MHz (segundo sua assinatura). 4 pentes + clocks acima do padrão suportado pode ter degradado levemente o controlador de memória com o passar do tempo. Não sei se é o seu caso mas a Intel por padrão tem costume de jogar a tensão do controlador de memória lá em cima e isso com o tempo pode dar ruim se usar 4 pentes. Para tentar fazer os 4 pentes funcionarem bem de novo você vai ter que ajustar manualmente as tensões.
 
4 pentes de RAM forçam mais o controlador de memória do que 2 pentes. Também olhando no site da Intel, o i7 2600K tem suporte nativo a memórias de 1333MHz e você está/estava usando a 1600MHz/1866MHz (segundo sua assinatura). 4 pentes + clocks acima do padrão suportado pode ter degradado levemente o controlador de memória com o passar do tempo. Não sei se é o seu caso mas a Intel por padrão tem costume de jogar a tensão do controlador de memória lá em cima e isso com o tempo pode dar ruim se usar 4 pentes. Para tentar fazer os 4 pentes funcionarem bem de novo você vai ter que ajustar manualmente as tensões.

Quanto a isso da Intel jogar a tensão do controlador de memória ao alto, você diz isso se a tensão for deixada em Auto, correto? Eu sempre deixei no manual, em 1.5V, que é o padrão das memórias que eu comprei. Eu sei lá se eu irei voltar a usar 4 pentes porque não é a primeira vez que eu tenho esse problema e consigo voltar a usar 4 pentes. Mas, depois de um tempo, o PC volta a travar. A única coisa que eu não fiz foi undervolt nas memórias, pois só fiz underclock, deixando elas em 1333MHz. Talvez, se eu mantiver os mesmos 1333MHz, mas deixar em 1.35V, talvez resolva o problema. Só que estou cansado disso. Como comentei anteriormente, não sei se eu trato de comprar 2x8GB DDR3 ou arrisco e troco o setup de uma vez por peças atuais de entrada pra não ficar tão caro pra mim.
 
Quanto a isso da Intel jogar a tensão do controlador de memória ao alto, você diz isso se a tensão for deixada em Auto, correto? Eu sempre deixei no manual, em 1.5V, que é o padrão das memórias que eu comprei. Eu sei lá se eu irei voltar a usar 4 pentes porque não é a primeira vez que eu tenho esse problema e consigo voltar a usar 4 pentes. Mas, depois de um tempo, o PC volta a travar. A única coisa que eu não fiz foi undervolt nas memórias, pois só fiz underclock, deixando elas em 1333MHz. Talvez, se eu mantiver os mesmos 1333MHz, mas deixar em 1.35V, talvez resolva o problema. Só que estou cansado disso. Como comentei anteriormente, não sei se eu trato de comprar 2x8GB DDR3 ou arrisco e troco o setup de uma vez por peças atuais de entrada pra não ficar tão caro pra mim.
Não digo a tensão da memória e sim as tensões de VCCSA e VCCIO. Muita gente diz que o limite máximo para usar 24/7 sem degradar o processador é VCCSA e VCCIO em no máximo 1,25v. Reduzir as frequências das memórias irá te ajudar a usar os 4 pentes, melhor que comprar outras memórias. Eu manteria os 1333MHz e usaria os 4 pentes.

VCCSA: A partir dos processadores Core i de segunda geração (“Sandy Bridge”), a tensão VTT foi renomeada para VCCSA, e é chamada “agente do sistema”. Ela alimenta o controlador PCI Express integrado, o controlador de memória e a porção “2D” do controlador de vídeo.

VCCIO: Disponível a partir dos processadores Core i de segunda geração (“Sandy Bridge”), esta tensão é usada para alimentar todos os pinos de entrada/saída do processador, exceto os pinos relacionados à memória. Nos processadores que têm esta tensão, ela também é usada para alimentar o barramento de controle de temperatura (PECI, Platform Environmental Control Interface).
 
Meu setup é um i7 2600K, 4x4GB DDR3 1600 Corsair Vengeance e GTX 970.


Eu consegui resolver e, estranhamente, não precisei formatar o PC. Do nada, o PC deu opção pra eu formatar. Aí eu testei se o PC daria boot sem travar e não travou. Porém, tudo isso que eu escrevi acima ocorreu um tempo depois de eu ficar com apenas 1 pente na mobo, tendo retirado os outros 3. Não normalizou de primeira. Aí, eu fui colocar os 3 pentes restantes e voltei a ter problemas de tela azul e looping no boot. Aí, deixei 2 pentes de memória em vez dos 4 pentes e normalizou.

Eu já venho tendo esses conflitos com a memória tem alguns meses. Não era assim, antes. Eu venho tendo instabilidade quando deixo os 4 pentes, mas normaliza quando uso 2 pentes. Pra mim, é difícil usar só 8GB em vez de 16GB. Eu já usei o Mem Test nos 4 pentes e ambos estão sem defeito. Então, parece ser algo na placa-mãe. Só que não sei como resolver isso. Não sei se compro 2x8GB de memória DDR3 ou tento trocar meu setup por um mais recente, pois não queria gastar dinheiro com memória DDR3. E queria entender: como um PC fica instável com 4 pentes e normal com 2 pentes, mesmo em downclock?
No micro da assinatura que tem 9 anos e meio eu uso 4 pentes DDR3, sendo que dois deles foram comprados e acrescentados há uns 2 anos atrás e nunca tive nenhum problema de tela azul ou looping no boot e tudo (jogos e aplicativos) funcionam nos conformes.

Notei que na sua assinatura vc está overclocando as memórias para 1866 Mhz. Se for, experimenta tirar esse overclock e usar os 4 pentes em stock.
 
No micro da assinatura que tem 9 anos e meio eu uso 4 pentes DDR3, sendo que dois deles foram comprados e acrescentados há uns 2 anos atrás e nunca tive nenhum problema de tela azul ou looping no boot e tudo (jogos e aplicativos) funcionam nos conformes.

Notei que na sua assinatura vc está overclocando as memórias para 1866 Mhz. Se for, experimenta tirar esse overclock e usar os 4 pentes em stock.
No seu caso, seu processador aguenta memória até 1600 MHz, que é a frequência das suas memórias, de acordo com a sua assinatura. No meu caso, minha CPU suporta até 1333 MHz, as memórias em stock são de 1600 MHz e eu estava overclockando até 1866 MHz, sendo que eu não sabia deste detalhe, tanto que eu cogitava comprar 2x8GB de RAM 1866 em stock pra deixar em 2133 MHz as memórias. Seu caso é diferente do meu, onde você não tem tanta margem pra algum tipo de dano.

Como eu citei em comentários anteriores, mesmo deixando os 4 pentes em downclock, os travamentos seguem. Se eu recolocar eles, pode ser que eles funcionem. Mas, depois de 1 mês, eles voltarão a dar problemas. Minha última cartada seria, como foi sugerido por um dos membros do fórum, mexer nas voltagens que dizem respeito ao controlador de memória, que seriam a VCCSA e VCCIO. Eu ainda não mexi nelas. Caso não dê certo, irei deixar do jeito que está e vou pensar em trocar o setup todo, pois o meu já é bem antigo. E, no máximo, manter em overclock com apenas 2 pentes, já que sinto estabilidade com 2 pentes. Mas, como eu não sabia desse detalhe do limite de 1333 MHz no 2600K, melhor deixar em 1333 MHz, mesmo.
 
Última edição:
Não digo a tensão da memória e sim as tensões de VCCSA e VCCIO. Muita gente diz que o limite máximo para usar 24/7 sem degradar o processador é VCCSA e VCCIO em no máximo 1,25v. Reduzir as frequências das memórias irá te ajudar a usar os 4 pentes, melhor que comprar outras memórias. Eu manteria os 1333MHz e usaria os 4 pentes.

VCCSA: A partir dos processadores Core i de segunda geração (“Sandy Bridge”), a tensão VTT foi renomeada para VCCSA, e é chamada “agente do sistema”. Ela alimenta o controlador PCI Express integrado, o controlador de memória e a porção “2D” do controlador de vídeo.

VCCIO: Disponível a partir dos processadores Core i de segunda geração (“Sandy Bridge”), esta tensão é usada para alimentar todos os pinos de entrada/saída do processador, exceto os pinos relacionados à memória. Nos processadores que têm esta tensão, ela também é usada para alimentar o barramento de controle de temperatura (PECI, Platform Environmental Control Interface).

Bem, eu fiz mudanças na BIOS quanto às opções em questão (pra mim, elas aparecem como QPI/VTT Voltage e System Agent Controller, se não me falha a memória). Mas, não adiantou e, mesmo setando manualmente as voltagens, incluindo a voltagem das memórias em 1.65V, deixando as memórias em 1333 MHz e até mesmo a CPU em stock, aparecia o logotipo azul do Windows e o PC travava.

O que parece que eu acabei confirmando é que estou com algum problema em um dos slots. Minha mobo tem 2 slots azuis e 2 slots brancos, e notei que o PC ficava dando looping se mantivesse só os 2 pentes nos slots azuis. Porém, deu boot de primeira nos 2 slots brancos, alternando os 4 pentes. Não sei se bastaria uma limpeza pra resolver o problema. Por ora, estou conseguindo deixar o PC com 3 pentes em vez dos 4 pentes. Eu não pretendia deixar 3 pentes porque eu notava que, se eu deixasse 3 pentes, as memórias ficavam em single channel. De início, fiz um teste e, sabe-se lá como, o Dual Channel estava ativado. Mas, em outro momento, voltou a ficar em Single Channel. Inclusive, estou testando a estabilidade das memórias com o overclock anterior de 1866 MHz, deixando as voltagens do controlador de memória e das próprias memórias ajustadas no manual. Mas, acho mais prudente voltar elas pra 1333 MHz.

E, quanto ao dual channel ou single channel com 3 pentes, vi que há as opções Channel Interleaving e Rank Interleaving. Parece que tem algo a ver com tirar proveito das memórias em dual channel, mas não ficou claro como isso realmente ocorre. Eu mantive em Auto, que é o padrão. Se eu habilitar essas opções, vou ter alguma melhora na velocidade das memórias?
 
Última edição:
desde que apareceu no update do windows 10 no inicio do ano a atualização KB5034441 não instala na minha maquina de jeito nenhum dando erro (0x80070643), sempre da erro, li que muita gente ta tendo esse erro também, a microsoft nunca corrigiu isso?
e uma atualização importante ou posso ignorar?
 
desde que apareceu no update do windows 10 no inicio do ano a atualização KB5034441 não instala na minha maquina de jeito nenhum dando erro (0x80070643), sempre da erro, li que muita gente ta tendo esse erro também, a microsoft nunca corrigiu isso?
e uma atualização importante ou posso ignorar?
Esse erro aparece porque a partição de recuperação não tem espaço o suficiente, aumentando o espaço da partição de recuperação manualmente você consegue instalar esse update.. Se você já instalou os updates lançados depois dessa atualização, teoricamente você já tem essa atualização KB5034441 instalada.
 
desde que apareceu no update do windows 10 no inicio do ano a atualização KB5034441 não instala na minha maquina de jeito nenhum dando erro (0x80070643), sempre da erro, li que muita gente ta tendo esse erro também, a microsoft nunca corrigiu isso?
e uma atualização importante ou posso ignorar?

Se quiser instalar tem que alterar a partição. Ai no link da própria microsoft tem o script do powershell.
 
Pessoal estou com a seguinte dúvida:
É possível desvincular o win 10 do notebook da minha conta da MS e deixar win do note ( a qual a chave está atrelada) "zerado"?
Tenho um note da lenovo e estou querendo vender ele mas não queria passar ele com win pirata.
 
Pessoal estou com a seguinte dúvida:
É possível desvincular o win 10 do notebook da minha conta da MS e deixar win do note ( a qual a chave está atrelada) "zerado"?
Tenho um note da lenovo e estou querendo vender ele mas não queria passar ele com win pirata.
Entre na sua conta da Microsoft aqui, encontre seu note e clique em "Veja os detalhes", depois clique em "Remover este dispositivo, Desvincular de sua conta" na parte superior.

Depois de remover o dispositivo da conta, para ter certeza que a chave foi removida do seu note, abra o prompt de comando como administrador e use os seguintes comandos, na ordem:
slmgr -upk
slmgr.vbs /cpky

O primeiro comando é para desinstalar a chave e o segundo comando é para limpar a chave do registro.
 
Última edição:
 

acabei de ver a menssage ao iniciar meu pc agora mesmo.
o que acho bizarro e que la fala que meu pc não pode fazer o upgrade para windows 11?

tipo meu pc não tem os requisitos para rodar o 11?
 
acabei de ver a menssage ao iniciar meu pc agora mesmo.
o que acho bizarro e que la fala que meu pc não pode fazer o upgrade para windows 11?

tipo meu pc não tem os requisitos para rodar o 11?

Sim cara, tem alguns requisitos que a maquina tem que ter pra poder fazer o upgrade, e normalmente estão ligados principalmente ao TPM da maquina que não esta habilitado.

Teria que ver quais os requisitos que a sua maquina n tem.
 
Sim cara, tem alguns requisitos que a maquina tem que ter pra poder fazer o upgrade, e normalmente estão ligados principalmente ao TPM da maquina que não esta habilitado.

Teria que ver quais os requisitos que a sua maquina n tem.
devo montar um pc novo esse ano, placas mães atuais ja veem com essa função ativada de fabrica?
 
devo montar um pc novo esse ano, placas mães atuais ja veem com essa função ativada de fabrica?

Então normalmente precisa olhar na BIOS se esta habilitada, na minha mesmo tem só que manualmente eu tive que ativar.
 
  • Curtir
Reações: zex


Opa, eu vi esse burburinho hehe, olha eu na minha maquina pessoal ja não uso conta local a tempos, porém trabalho com Infra/Redes, e assim para uso corporativo não faz sentido, a conta local salva demais, e no meu ponto de vista é muito necessária.

Não sou contra mudanças, mas se querem fazer algo neste sentido, deem alternativas compatíveis né.
 
Eu sempre usei a conta local, nunca gostei de usar uma conta online . No meu caso eu ainda não uso nenhum serviço da M$ que seja obrigatório o uso de uma conta do Windows.
Eu também sempre utilizei conta local, e sempre foi uma complicação lidar com usuário do Windows criado através de conta Microsoft, onde removê-la é muito menos intuitiva que uma conta Google no Android, por exemplo.
 
  • Curtir
Reações: zex
Olá, estou tendo um problema no meu Windows 10 Pro, quando vou atualizar ele sempre dá esse erro estranho e já está um bom tempo no mesmo erro e eu pensando que a microsoft iria fazer algo a respeito más meu sistema para sempre no mesmo erro e não atualiza por nada.
Ele começa a instalar más não sai de 0% e logo da o erro abaixo...
Erro-Atualiza-o-Win10-Pro.jpg


Não sei mais como proceder nesse erro, se puderem ajudar ficarei grato!
 
Última edição:
Olá, estou tendo um problema no meu Windows 10 Pro, quando vou atualizar ele sempre dá esse erro estranho e já está um bom tempo no mesmo erro e eu pensando que a microsoft iria fazer algo a respeito más meu sistema para sempre no mesmo erro e não atualiza por nada.
Ele começa a instalar más não sai de 0% e logo da o erro abaixo...
Erro-Atualiza-o-Win10-Pro.jpg


Não sei mais como proceder nesse erro, se puderem ajudar ficarei grato!
Amigo eu não tenho esse erro, porém pesquisei na internet e vou deixar dois vídeos pra você ver (talvez já tenha visto) pode ser que te ajude.

Segundo comentários do primeiro vídeo o erro parece estar ligado a uma participação interna que precisa ser ajustada/aumentada.


Meu W10 também é a versão pró, só que eu nem mexo em atualizações tanto que desativei elas, o sistema ta funcionando normal então não vejo motivos pra alterações ou atualizações.






Espero que de certo :joia:
 
Amigo eu não tenho esse erro, porém pesquisei na internet e vou deixar dois vídeos pra você ver (talvez já tenha visto) pode ser que te ajude.

Segundo comentários do primeiro vídeo o erro parece estar ligado a uma participação interna que precisa ser ajustada/aumentada.


Meu W10 também é a versão pró, só que eu nem mexo em atualizações tanto que desativei elas, o sistema ta funcionando normal então não vejo motivos pra alterações ou atualizações.






Espero que de certo :joia:

Opa obrigado pelas dicas vou tentar aqui valeu👍
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo