• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Raspberry Pi - [TÓPICO DEDICADO]

hvdoria

New Member
Registrado
Fala Pessoal!

Andei procurando aqui no fórum, e não encontrei nada parecido. Estou criando esse tópico para discussões relacionadas ao Raspberry Pi, mini computador de 35 dólares. Se vc não sabe do que se trata, aqui vai:

images.jpg

Raspberry Pi é um computador do tamanho de um cartão de crédito desenvolvido no Reino Unido pela Fundação Raspberry Pi. Todo o hardware é integrado em uma única placa. O objetivo principal é de estimular o ensino de ciência da computação básica em escolas. A Fundação Raspberry Pi começou a aceitar pedidos do modelo de US$35 a partir de 19 de fevereiro de 2012.O computador é baseado em um system on a chip (SoC) Broadcom BCM2835, que inclui um processador ARM1176JZF-S de 700 MHz, GPUVideoCore IV, e 256 Megabytes de memória RAM. O projeto não inclui uma memória não-volátil, como um disco rígido, possuindo uma entrada de cartão SD para armazenamento de dados

Hardware:
Existem atualmente dois modelos: Modelo A e Modelo B. A grande diferença entre os dois é que o Modelo B possui um controlador Ethernet e duas portas USB, enquanto que o Modelo A possui apenas uma porta USB e nenhuma porta de Ethernet.Apesar de não possuir a porta Ethernet, o Modelo A pode ser conectado a internet através de um adaptador USB de Ethernet ou Wi-Fi.O Raspberry Pi não possui um relógio de tempo real (RTC), criando a necessidade do sistema operacional usar um Network Time Protocol (NTP), ou do usuário fornecer a hora ao sistema. Porém, um relógio de tempo real (como o DS1307) pode ser adicionado pela interface I2C.Software:O Raspberry Pi é compatível com sistemas operacionais baseados em Linux. O Raspbian é a distribuição linux oficial do Raspberry Pi. As distribuições Arch Linux e Debian são também oficialmente suportadas e disponíveis para download. O sistema operacional é normalmente armazenado no cartão SD.Qualquer linguagem que possa ser compilada na arquitetura ARMv6 pode ser usada para o desenvolvimento de software. O projeto tem como objetivo usar Python como linguagem de referência com suporte à BBC_BASIC.A suite de escritório Livre, LibreOffice, da The Document Foundation, que possui os aplicativos Writer, Calc, Impress, Draw, Math e Base, funciona no Rapberry Pi.


Fonte: Raspberrypi.orgAlém das aplicações acadêmicas para ensino de informática/programação, meu professor disse que uma outra possível aplicação seria para aquisição de dados em tempo real rodando, por exemplo, exclusivamente o Labview, mas esse pequeno dispositivo pode ser utilizado também para a criação de servidores, podendo assim tornar-se uma ferramenta poderosíssima trabalhando em conjunto com algum microcontrolador.


Alguns links interessantes:

Site oficial
Como instalar o Raspbian no Raspberry pi
Algumas dicas de periféricos para usar em conjunto
Curso de Raspberry Pi

C
ompartilhem as suas experiências, projetos ou dúvidas com esse dispositivo que é super útil, e oferece infinitas possibilidades.
 
Última edição:
Tem como comprar ele aqui no Brasil por um preço acessivel??
 
Opa, galere, blz ?

Comprei o meu agora, esperando chegar, comprei a versão com 512mb, queria a nova mas nao rolou, bem cara!

Vou usar pra streamar conteúdo de vídeo localmente mas tenho planos de fazer um firewall instalando mk ou bfw

Alguem ai com algum projeto precisando de ajuda ?
 
Queria o Raspberry Pi 2 mas como é lançamento o preço tá lá em cima ainda. Cheguei a brincar pouco com ele mas curti demais.
 
Eu comprei o meu B+ pela DealExtreme, e pelo menos o meu foi enviado da Suécia, chegou aqui no Brasil 3 dias depois!
Ai depois da enrolação dos correios e receita em 15dias tava em casa, to brincando aqui, e esperar o 2 ficar mais acessível
 
Meu irmão está em Londres e está trazendo um para mim e outro para ele da versão 2....não vejo a hora.
 
Eu tenho um B+ que uso para ver séries e usava para jogar ROMs na TV e estou querendo comprar um modelo 2 para "brincar mais sério". Quem quer um linux para ficar mexendo sem medo, é uma ótima opção (na pior das hipóteses, basta trocar o cartão SD e começar de novo hehehehe).

Lembrando que o modelo 2 é mais potente e custa originalmente o mesmo preço do B+!
 
No Brasil estão cobrando mais caro e infelizmente vai demorar bastante pra chegar... :/

To querendo bastante o 2...

Vou usar principalmente pra linux.. Seedbox pros meus torrents e tal :3
 
No Brasil estão cobrando mais caro e infelizmente vai demorar bastante pra chegar... :/

To querendo bastante o 2...

Vou usar principalmente pra linux.. Seedbox pros meus torrents e tal :3

Quero muito comprar um!
Principalmente para uso na placa Naomi.
Quanto pagaste pelo 1?
Quanto está custando o 2?
 
Paguei 210,00 no ML, peguei o B+, chegou em 3 dias. Comprei a case também. Coloquei um MicroSD de 32GB nele pro sistema e fiz uma gambiarra pra colocar meu HD normal de 1 TB, um conversor de energia de 4 pinos de AC e um de SATA pra USB... Posto fotos mais tarde.
 
Paguei 210,00 no ML, peguei o B+, chegou em 3 dias. Comprei a case também. Coloquei um MicroSD de 32GB nele pro sistema e fiz uma gambiarra pra colocar meu HD normal de 1 TB, um conversor de energia de 4 pinos de AC e um de SATA pra USB... Posto fotos mais tarde.

Segunda a RPI 2 estava custando 270 reais na Farnell, mesmo mais caro acho que vale mais a pena encarar logo uma pi 2 por esses 60 reais a mais do que pegar agora uma B+.
 
Paguei 210,00 no ML, peguei o B+, chegou em 3 dias. Comprei a case também. Coloquei um MicroSD de 32GB nele pro sistema e fiz uma gambiarra pra colocar meu HD normal de 1 TB, um conversor de energia de 4 pinos de AC e um de SATA pra USB... Posto fotos mais tarde.

Aguardando pelas fotos.
 
Acabei de comprar no amazon por 45 dolares o Raspberry pi 2. Dia 16/03 comecam a enviar.

So nao comprei a case clear ainda, mas no amazon ele indica a do B plus, sera que tem o mesmo tamanho do 2?

Estava achando caro mas apos pensar bem, no br vai ficar uns 300 reais os dois.
 
Quanto pagaste por ele em reais amigo??
Sofreste a incidência de tributação?

Não comprei ele e sim outros componentes/arduino etc, porém o anuncio mostra o preço em reais "Aproximadamente R$ 135,64 / item"
 
Excelente tópico! Já sou usuário do Raspberry Pi a algum tempo vou deixar aqui as minhas impressões e para o que utilizo...

Primeiramente, eu tenho três modelos do tipo B. São eles:

- Raspberry Pi Model B (ARMv6 1t 700MHz, 512mb, 2x USB 2.0, saída RCA, SDcard)
- Raspberry Pi Model B+ (ARMv6 1t 700MHz, 512mb, 4x USB 2.0, saída HDMI, MicroSD card)
- Raspberry Pi 2 Model B (ARMv7 4t 900MHz, 1024mb, 4x USB 2.0, saída HDMI, MicroSD card)
* Todos eles possuem saída de audio jack 3.5mm e LAN 10/100

Como vocês devem ter percebido, a diferença entre o B (rev1) e B+ não foram muito drásticas. Para falar a verdade, para mim não teve mudança nenhuma a não ser o MicroSD card, já que os meus RPI's não ficam ligados em TV.

Agora o novo RPI ficou muito bom! Estou com ele a menos de um mês e o resultado é fantástico. A minha idéia é migrar tudo o que eu tenho dos outros dois para esse novo.

Os três eu comprei pelo eBay americano, pagando mais ou menos 150 reais com frete cada um. Eu acho seguro comprar por lá, procure vendedores qualificados e com código de rastreio. Os meus sempre vieram da Inglaterra e nunca fui taxado.

Falando um pouco das distribuições disponíveis. A forma mais facil (e é muito facil) de instalar o sistema operacional é utilizando o NOOBS (disponível no site da raspberry pi para baixar). Básicamente você descompacta o arquivo dentro do cartão de memória e pronto. No primeiro boot vai aparecer as opções disponíveis. Ah sim, nesse momento você vai precisar que seu RPI esteja ligado na TV/Monitor, de um teclado e se quiser (é bom) um mouse.

De todas as distribuições, eu já testei 3 delas. Segue:
- Raspbian - a distro que eu atualmente uso em todos os meus RPI's. Como eu trabalho com linux, foi muito facil para mim. Baseada na distro Debian, então tem muita coisa na internet. Tudo o que você quer fazer com o RPI você vai conseguir!
- Openelec - uma central multimídia. Essa distro é focada para voce utilizar o seu RPI na TV como player de mídia (como a Apple TV, WD TV Live...). Para mim, não atendeu a minha necessidade porque eu tenho uma SmartTV e um WD TV Live.
- Raspbmc - uma central multimídia. Essa distro é focada para voce utilizar o seu RPI na TV como player de mídia (como a Apple TV, WD TV Live...). Para mim, não atendeu a minha necessidade porque eu tenho uma SmartTV e um WD TV Live.

O Pidora e Risc OS eu quero testa-los, so preciso comprar mais cartão de memória para não deletar tudo o que eu já configurei.

Aqui em casa eu tenho também um WDMyCloud 3TB que tá conectado via ethernet na minha rede. Então, armazenamento no RPI é muito simples. O WDMyCloud roda linux, o RPI roda linux. Os RPI's montam um NFS do HD Externo. Perfeito! Assim quando o RPI faz o download de um torrent por exempo, ele já está gravando no meu HD Externo na rede e consequentemente toda a minha rede já tem acesso.

Segue os programas que eu utilizo:

- Pulseway [nos três] (um agente de monitoração que eu consigo saber informações de sistema pelo celular. Top proccess, memory, service up/down, até reiniciar/desligar o RPI)

- Deluge (torrent client). Esse programa é muito legal porque eu posso acessa-lo via web, via programa no computador ou via aplicativo no Android
- pyLoad (download http)
- Sick Beard (download automation para seriados)
- CouchPotato (download automation para filmes)
- Headphones (download automation para músicas)
- MiniDLNA (servidor DLNA). Esse é o cara que vai fornecer conteúdo armazenado no meu WDMyCloud para a rede, que é o conteúdo que o WD TV Live e a SmartTV consomem. O WDMyCloud tem um servidor DLNA também, porém ele tem uma grande falha de não ter suporte a legenda .srt, funcionalidade que o MiniDLNA tem e sem falar que é mais leve)
- DDclient (atualiza as informações no meu serviço de DDNS)

- Apache (web server)
- MySQL (banco de dados)
- Wordpress (blog)
- ownCloud (cópia do Dropbox/Drive/OneDrive)
- SVN (versionamento de código)

- OpenVPN (VPN, em qualquer lugar do mundo, onde tenha internet, eu conecto na minha VPN e eu tenho acesso a rede da minha casa como se estivesse com o cabo conectado nela)
- HAproxy (load balance)
- FTP

Basicamente eu vou migrar todas esses programas para o RPI mais novo, por ele ser mais potente e ter mais memória e utilizar os outros dois para outros projetos que eu quero fazer, que são:
- Pi Arcade (montar um fliperama e fazer ele rodar ROM's antigas)
- Estação de tempo (temperatura, vento, humidade, pressão...)
- Localizador de aviões para alimentar sites como Flightradar24.com

Eu acho que a galera aqui no forum vai querer fazer é HD Externo para a rede e um client torrent para deixar o torrent ligado a noite. Isso ai, o RPI faz com uma facilidade tremenda.

Concluindo, é uma placa muito poderosa. Eu achava que ela não dava conta de muitas coisas rodando, mas estava errado. Ela aguenta o tranco numa boa. Para ter idéia, tenho internet de 15mb e ela aguenta download no talo da minha conexão, seja ela em P2P ou em HTTP.

Eu so uso eles com linha de comando, trabalho com isso, então para mim não foi nenhuma novidade. Existe a opção gráfica também, com o XDE se não me falha a memória, mas eu nunca uso. Os meus RPI's estão somente conectados na rede e na energia e deixo eles em um canto, não fazem barulho, gasto de energia é mínimo.

Qualquer dúvidas ou qualquer coisa que eu possa ajudar, estamos ai!

Abraço
 
Última edição:
Olá Felipe!
Pretendo comprar um RPI para conectar em minha placa Naomi, para rodar os jogos dela diretamente do cartão de memória.
Qual que você recomenda para isso e também em qual lugar eu posso encontrá-lo para comprar??
Seus comentários foram muito elucidativos. Parabéns!
Abraço!
 
Olá Felipe!
Pretendo comprar um RPI para conectar em minha placa Naomi, para rodar os jogos dela diretamente do cartão de memória.
Qual que você recomenda para isso e também em qual lugar eu posso encontrá-lo para comprar??
Seus comentários foram muito elucidativos. Parabéns!
Abraço!

Acho que qualquer um deles irão dar conta do trabalho, eu preferiria o modelo mais novo porque ele é mais potente.

Eu comprei todos pelo eBay americano, não tive nenhum problema. E eu fiz uma pesquisa rápida, o preço do B+ e o B (versão nova) estão parecidos (entre 130 e 160 reais). Então acho que vale a pena comprar a versão mais nova que é mais potente (a que tem um ARMv7 e 1gb de ram) já que a diferença de preço não é grande.

Agora se você não tiver como comprar o eBay americano, existem lojas aqui no Brasil (ou até mesmo o Mercado Livre), mas o preço vai ser um pouco salgado eu acho, eu chuto acima dos 300 reais. Nesse caso tem que ver o custo beneficio entre o B+ e o B (versão nova).

Sobre a placa Naomi, eu já vi alguns projetos com ela. Acho que até tem uma distro "otimizada" somente com esse propósito. Teria que fazer uma pesquisa porque eu particularmente conheço pouco.

Obrigado pela resposta.
Pessoal esse aqui é o melhor RPI: http://produto.mercadolivre.com.br/...i-2-quadcore-900mhz-6x-rapido-1gb-memoria-_JM
Aguardo respostas.

Sim, esse é o modelo mais novo e mais potente!
 
Acho que qualquer um deles irão dar conta do trabalho, eu preferiria o modelo mais novo porque ele é mais potente.

Eu comprei todos pelo eBay americano, não tive nenhum problema. E eu fiz uma pesquisa rápida, o preço do B+ e o B (versão nova) estão parecidos (entre 130 e 160 reais). Então acho que vale a pena comprar a versão mais nova que é mais potente (a que tem um ARMv7 e 1gb de ram) já que a diferença de preço não é grande.

Agora se você não tiver como comprar o eBay americano, existem lojas aqui no Brasil (ou até mesmo o Mercado Livre), mas o preço vai ser um pouco salgado eu acho, eu chuto acima dos 300 reais. Nesse caso tem que ver o custo beneficio entre o B+ e o B (versão nova).

Sobre a placa Naomi, eu já vi alguns projetos com ela. Acho que até tem uma distro "otimizada" somente com esse propósito. Teria que fazer uma pesquisa porque eu particularmente conheço pouco.



Sim, esse é o modelo mais novo e mais potente!

Muito obrigado pelas respostas Felipe!
Só tenho a agradecer.
Farei a compra do meu através do ML, pois acho mais simples.
Assim que eu tiver ele em mãos postarei aqui e também pedirei ajuda, hehehe.
Forte abraço meu amigo!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo