[SemanaNegra] Cotas Raciais é justiça ou gera mais segregação?

Soufly3xtr3m3

Loading...
Registrado
Para conhecimento:







_______________________________________________________

Totalmente contra, o status social deveria determinar a quantidade de políticas afirmativas para determinados grupos, sendo que, se a argumentação é que há mais negros e pardos pobres, logo, os negros e pardos serão os maiores beneficiados. Agora eu pegar alguém em detrimento de um branco, porque ele tem cota, é deplorável.

O exemplo fatídico.

Juliano tem 16 anos, é branco, a renda per capita de sua família é de R$200. Tirou 550 no enem e não passou.

Rafael, 16 anos, negro, renda per capita de R$800, tirou 550 no enem, ganhou a vaga de Juliano, porque ele é branco, rico e opressor.

Gerando mais segregação em detrimento de uma política nefasta.
 
sei que o ensino nas escolas mudou muito desde a época que terminei o primário,porem acredito que até hoje a inteligência seja desenvolvida através das células cerebrais e não da melanina da pele.

seu exemplo disse tudo o que penso sobre cotas...
 
É o eterno discurso da dívida histórica né irmão...

Se um dia o pai de um fedelho esquerduxo matar alguém e depois sumir ou se matar, acredito que ele aceite sem problemas cumprir a pena do pai, já que a família agora tem uma dívida com a sociedade, né não?
 
Não sei se por eu ser negro ou extremamente racional fico muito put0 quando vejo tais cotas, consegui a bolsa na facul de graça e passei no concurso público concorrendo no geral, bom, acho que o excesso de melanina no meu corpo e a educação da escola pública não me atrapalharam :rolleyes:
Concordo que existe racismo sim, quem usa o tom da pele pra determinar o "nível" de evolução de alguém é que provavelmente não evoluiu... a maioria dos negros que vejo hoje tão muito de mimimi na minha opinião :datena:
 
Cotas raciais É RACISMO, pois considera a cor da pessoa para promover uma ação. O único político livre de racismo e preconceitos que conheço é Jair Messias Bolsonaro que quer tratar todas as pessoas de igual pra igual e acho bem justo, afinal todos tem que ter os mesmos direitos. Não faz sentido dar super poderes para alguns. É uma atitude populista e burra pra agradar os ouvidos dos ignorantes. Povo é tão ignorante que quando Bolsonaro diz em seus discursos que negro e gay não tem super poderes dizem que ele é racista, que coisa estranha, ele quer apenas igualdade, ele diz que considera apenas pessoas, não olha cor e não olha opção sexual. O que as pessoas deste país tem na cabeça?
 
sei que o ensino nas escolas mudou muito desde a época que terminei o primário,porem acredito que até hoje a inteligência seja desenvolvida através das células cerebrais e não da melanina da pele.

seu exemplo disse tudo o que penso sobre cotas...

Só queria ressaltar de que os vestibulares não testam de fato a inteligencia de cada um e sim competências específicas, mas ai é outro assunto.


Quanto às cotas acho difícil alguém ir contra minha opinião, se existem negros, pardos e etc de fato com menos oportunidades e qualidade de ensino, isto se deve ao processo de abolição da escravatura/colonização, e é simplesmente irremediável através de simples ações que dão certos privilégios, o que deve ser feito para mitigar esse problema não envolve favorecimento em determinadas situações e sim melhorar o acesso às oportunidades, pra começar o acesso às universidades deveria ser direito de todos, mas como é não é possível na nossa realidade, deveria ser padronizado em todos os quesitos as formas de ingresso, como foi dito em um documentário que assisti "Virando Bicho" por Drauzio Varela

"As pessoas que estudam em colégios particulares ingressam em universidades públicas e as pessoas que não tem condições de pagar um colégio particular, entram em universidades particulares"
 
Só queria ressaltar de que os vestibulares não testam de fato a inteligencia de cada um e sim competências específicas, mas ai é outro assunto.


Quanto às cotas acho difícil alguém ir contra minha opinião, se existem negros, pardos e etc de fato com menos oportunidades e qualidade de ensino, isto se deve ao processo de abolição da escravatura/colonização, e é simplesmente irremediável através de simples ações que dão certos privilégios, o que deve ser feito para mitigar esse problema não envolve favorecimento em determinadas situações e sim melhorar o acesso às oportunidades, pra começar o acesso às universidades deveria ser direito de todos, mas como é não é possível na nossa realidade, deveria ser padronizado em todos os quesitos as formas de ingresso, como foi dito em um documentário que assisti "Virando Bicho" por Drauzio Varela

"As pessoas que estudam em colégios particulares ingressam em universidades públicas e as pessoas que não tem condições de pagar um colégio particular, entram em universidades particulares"

o direito de acessar universidade é de todos, porem só alguns tem capacidade para passar no vestibular e concluir o curso.

com vestibular e as cadeiras dos cursos sendo dificeis já existem profissionais de merda no mercado, nem quero imaginar se a entrada fosse "livre".
 
"As pessoas que estudam em colégios particulares ingressam em universidades públicas e as pessoas que não tem condições de pagar um colégio particular, entram em universidades particulares"

Não vejo problema nenhum nisso. Os alunos de escolas particulares sofrem muito mais com um ensino bem puxado. Enquanto os de escola pública levam sempre na boa, (já estudei nos 2 tipos de escola) É mérito do aluno de escola particular aprender mais porque se esforça mais, é muito mais cobrado sim, verdade. Mas isto não importa, é mais preparado e pronto. Pagar uma mensalidade na casa dos 1000 a 2000 reais é pesado pra maioria dos Pais, eles escolhem fazer este sacrifício para o bem dos filhos. Alguns pais que querem economizar estes 1000, 2000 deixam os filhos em qualquer escola e não é justo estes alunos que aprenderam menos receber algum tipo de vantagem, afinal se esforçaram muito menos também. Eu já estudei em escola particular e era um inferno, cobrança o tempo todo da escola e dos meus pais que gastavam quase metade da renda nas mensalidades.

Daí vão dizer, nem todo mundo tem condições de pagar uma escola particular: A vida é assim amigo, não adianta tentar colocar flores em tudo, a vida não tem cota. A vida irá bater forte, se quer seu filho com boa vida, se mate trabalhando e pague uma boa educação. Educação não serve apenas pra passar em um vestibular. Serve pra vida toda. Não adianta dar cotas pro aluno ruim da escola pública e depois ver ele abandonando a vaga ou mesmo que se forme apanhando da vida, esperando tudo cair do Céu. Eu quero que todos tenham uma vida difícil, mas justa. Não reclamo de me ferrar muito enquanto jovem mas aprendi a me virar por conta própria e encarar qualquer problema, na minha época de escola não tinha diretor e professor passando a mão na cabeça, por qualquer motivo diretor, professores, pais caiam matando e eu me ferrava muito.
 
o direito de acessar universidade é de todos, porem só alguns tem capacidade para passar no vestibular e concluir o curso.

com vestibular e as cadeiras dos cursos sendo dificeis já existem profissionais de merda no mercado, nem quero imaginar se a entrada fosse "livre".


Se você for ver o real sentido de Universidade vai ver que não é um local preparatório pro mercado de trabalho e sim um local onde você vai aprender o que deseja, o real motivo de tudo isso não é estudar para ganhar mais e sim estudar por querer estudar, hoje em dia o ensino superior só é mais valorizado no mercado justamente porque não há acesso para todos, é como se fosse um diferencial no currículo e estes são mais valorizados, o que não aconteceria se a faculdade fosse livre para todos, ou seja, só entraria quem realmente quisesse aprender e não profissionais meia-boca

Não vejo problema nenhum nisso. Os alunos de escolas particulares sofrem muito mais com um ensino bem puxado. Enquanto os de escola pública levam sempre na boa, (já estudei nos 2 tipos de escola) É mérito do aluno de escola particular aprender mais porque se esforça mais, é muito mais cobrado sim, verdade. Mas isto não importa, é mais preparado e pronto. Pagar uma mensalidade na casa dos 1000 a 2000 reais é pesado pra maioria dos Pais, eles escolhem fazer este sacrifício para o bem dos filhos. Alguns pais que querem economizar estes 1000, 2000 deixam os filhos em qualquer escola e não é justo estes alunos que aprenderam menos receber algum tipo de vantagem, afinal se esforçaram muito menos também. Eu já estudei em escola particular e era um inferno, cobrança o tempo todo da escola e dos meus pais que gastavam quase metade da renda nas mensalidades.

Eu já estudei nas duas, posso afirmar com certeza que em uma mal pude estudar, qualquer um que tentasse estudar era chamado de nerd e a sala era uma zona, como ser um bom vestibulando num ambiente desse?

E mais, se você pesquisar um pouco vai ver que a maioria dos que estudam lá acabam trabalhando e estudando, ou seja, quem tem tempo pra se preparar em casa pra uma boa universidade federal em um curso concorrido? sem contar que onde eu estudava, existia muita violência, os alunos eram criados de forma com que pensavam que tudo girava em torno da violência, no tráfico, não era incomum ter traficante em plena sala de aula. Isso tudo em Curitiba, uma das "melhores" capitais do Brasil

Agora no colégio particular mudou só uma coisa, qualidade do ensino, professores que dão reforço porque gostam e não por dinheiro, professores que não precisam ir pra aula com medo de apanhar de aluno que vai reprovar e mesmo assim pouquíssimos passaram numa federal, imagina num colégio público, claro que tudo vai do interesse de cada um, mas quem vai comprar apostilas pra estudar com um pai GRITANDO pra vc ir trabalhar ou amigos que influenciam à fazer coisas ilícitas pra subir na vida fácil?

Claro, esta foi minha realidade, tudo o que eu vivenciei formulou minha opinião, você tem todo direito de ter a sua, afinal pode ter visto de outra forma o ensino público :D.
 
Se você for ver o real sentido de Universidade vai ver que não é um local preparatório pro mercado de trabalho e sim um local onde você vai aprender o que deseja, o real motivo de tudo isso não é estudar para ganhar mais e sim estudar por querer estudar, hoje em dia o ensino superior só é mais valorizado no mercado justamente porque não há acesso para todos, é como se fosse um diferencial no currículo e estes são mais valorizados, o que não aconteceria se a faculdade fosse livre para todos, ou seja, só entraria quem realmente quisesse aprender e não profissionais meia-boca



Eu já estudei nas duas, posso afirmar com certeza que em uma mal pude estudar, qualquer um que tentasse estudar era chamado de nerd e a sala era uma zona, como ser um bom vestibulando num ambiente desse?

E mais, se você pesquisar um pouco vai ver que a maioria dos que estudam lá acabam trabalhando e estudando, ou seja, quem tem tempo pra se preparar em casa pra uma boa universidade federal em um curso concorrido? sem contar que onde eu estudava, existia muita violência, os alunos eram criados de forma com que pensavam que tudo girava em torno da violência, no tráfico, não era incomum ter traficante em plena sala de aula. Isso tudo em Curitiba, uma das "melhores" capitais do Brasil

Agora no colégio particular mudou só uma coisa, qualidade do ensino, professores que dão reforço porque gostam e não por dinheiro, professores que não precisam ir pra aula com medo de apanhar de aluno que vai reprovar e mesmo assim pouquíssimos passaram numa federal, imagina num colégio público, claro que tudo vai do interesse de cada um, mas quem vai comprar apostilas pra estudar com um pai GRITANDO pra vc ir trabalhar ou amigos que influenciam à fazer coisas ilícitas pra subir na vida fácil?

Claro, esta foi minha realidade, tudo o que eu vivenciei formulou minha opinião, você tem todo direito de ter a sua, afinal pode ter visto de outra forma o ensino público :D.

Quem não consegue estudar por algum motivo não entra na universidade. É simples. vestibular já é uma forma justa de seleção, as provas e tempos são os mesmos para todo mundo. Não tem como tornar mais justo. Injusto seria dar pontos extras pro cara que não estudou, enquanto o que estudou e gastou fortunas em estudos seria punido. Todo mundo conhece as regras, quem quer ser algo na vida se empenha desde cedo. Agora se nasceu em uma situação de miséria em um bairro com escolas ruins reclame com seus pais e não com o sistema. Eu estudei por 2 anos em uma escola de bairro. sétima e oitava. Depois entrei no CEP o Colégio Estadual do Paraná. Me empenhei estudando pra passar na seleção, paguei até cursinho. E eu lembro que 90% da minha sala nem se inscreveu para a prova porque não queria pagar os 20 reais de inscrição. Quer dar pontos extras pra essas pessoas? tem gente que não quer saber de nada mesmo.
 
Não acredito em cota racial. Cota econômica faz muito sentido e abrange justamente os que estão à margem da sociedade e que a maioria esmagadora é a de negros, seguidos das outras minorias.

O lance central dessas cotas raciais é gerar ódio e dissensão entre as pessoas.
 
Quem não consegue estudar por algum motivo não entra na universidade. É simples. vestibular já é uma forma justa de seleção

Concordo em partes com a sua resposta, em momento algum defendi as cotas, porém grifei as partes que achei contraditórias, como você pode perceber, na minha opinião "não conseguir estudar" e o "vestibular ser uma forma justa" se opõe entre si, o problema é que o seu caso é uma anomalia, um cara que buscou por conta própria seu futuro mesmo estudando em um ensino com qualidade baixíssima, mas quanto aos 90%, que nem sequer vão tentar, tem maior culpa por não ter perspectiva de futuro do que o sistema em que estão inseridos? ao meu ver são mais casos de desigualdade que devem ser remediados não com cotas, mas com políticas que melhorem sua condição.
 
Forma mais fácil de conseguir votos e assim ficar 16 anos no poder.
 
Concordo em partes com a sua resposta, porém grifei as partes que achei contraditórias, como você pode perceber, na minha opinião "não conseguir estudar" e o "vestibular ser uma forma justa" se opõe entre si, o problema é que o seu caso é uma anomalia, um cara que buscou por conta própria seu futuro mesmo estudando em um ensino com qualidade baixíssima, mas quanto aos 90%, que nem sequer vão tentar, tem maior culpa por não ter perspectiva de futuro do que o sistema em que estão inseridos? ao meu ver são mais casos de desigualdade que devem ser remediados não com cotas, mas com políticas que melhorem sua condição.

se eles sequer vão tentar pois não tem 20 reais é hora de vender os smartphones e cortar a baladinha de sexta/churrasco do fds. tudo são prioridades.

eu vim de baixo e procuro me destacar justamente pra progredir, é injusto um acomodado ganhar tudo de mao beijada fora que o acomodado vai ser um profissional medíocre caso consiga se formar.

sinceramente, essa discussão não vai levar a lugar nenhum.

ta longe de ser impossível ou improvável alguém de escola publica se tornar alguém na vida, se a pessoa não quer estudar, não procura bibliotecas/youtube/google ela realmente não merece muito.

no meu tempo eu tive que comprar aqueles cadernos preparatórios de concurso que eram caros e gastava ainda mais tirando xerox na biblioteca e tendo que ir para biblioetecas e amigos para estudar. hoje com um computador você faz tudo isso sem ter esse monte de custos adicionais.

quem opta por estudar faz isso buscando melhoria pessoal e depois descobre que esse é o maior protesto que pode fazer, deixando de ser vitima do estado a passando a controlar/melhorar a própria vida.

especialmente hoje com trocentas esmolas do governo( bolsa família, bolsa isso, bolsa aquilo) alguém tem mesmo desculpa pra dizer que não tem 20 reais pra uma inscrição ? no meu tempo nem esses auxílios existiam e as pessoas se formavam e eu não sou velho, tenho 30 anos.

PS: toda minha educação foi em escolas publicas(segundo grau técnico com prova e tudo pra faetec) justamente pela minha família não poder bancar escola particular, apenas minha faculdade foi particular paga UNICAMENTE através do salario decorrente do meu emprego.
 
se eles sequer vão tentar pois não tem 20 reais é hora de vender os smartphones e cortar a baladinha de sexta/churrasco do fds. tudo são prioridades.

eu vim de baixo e procuro me destacar justamente pra progredir, é injusto um acomodado ganhar tudo de mao beijada fora que o acomodado vai ser um profissional medíocre caso consiga se formar.

sinceramente, essa discussão não vai levar a lugar nenhum.

ta longe de ser impossível ou improvável alguém de escola publica se tornar alguém na vida, se a pessoa não quer estudar, não procura bibliotecas/youtube/google ela realmente não merece muito.

no meu tempo eu tive que comprar aqueles cadernos preparatórios de concurso que eram caros e gastava ainda mais tirando xerox na biblioteca e tendo que ir para biblioetecas e amigos para estudar. hoje com um computador você faz tudo isso sem ter esse monte de custos adicionais.

quem opta por estudar faz isso buscando melhoria pessoal e depois descobre que esse é o maior protesto que pode fazer, deixando de ser vitima do estado a passando a controlar/melhorar a própria vida.

especialmente hoje com trocentas esmolas do governo( bolsa família, bolsa isso, bolsa aquilo) alguém tem mesmo desculpa pra dizer que não tem 20 reais pra uma inscrição ? no meu tempo nem esses auxílios existiam e as pessoas se formavam e eu não sou velho, tenho 30 anos.

PS: toda minha educação foi em escolas publicas(segundo grau técnico com prova e tudo pra faetec) justamente pela minha família não poder bancar escola particular, apenas minha faculdade foi particular paga UNICAMENTE através do salario decorrente do meu emprego.

Fico feliz que tenha tido o mérito de sair da margem comum, você tem todo o direito de se vangloriar, você e toda a galera do Papo Cabeça provavelmente conseguiram se formar mesmo com as adversidades, até porque os da geração de vocês que não se formaram nem sequer gastam tempo com discussões inteligentes e dificilmente vou encontrar alguém, o problema não são as prioridades, são as formas da que eles recebem educação, seja da escola ou dos pais, parece até uma escolha quando na verdade se trata de uma influência e inversão de valores, mas essas ações de tratar o problema e não a causa do problema por parte do governo é que me irritam, tem bolsa família, bolsa escola, bolsa filho, bolsa tudo, tudo ação pra resolver os problemas que ta tudo mundo cansado de saber que existem, mas na verdade só estão dando uma maquiada por cima.
 
cara eu não tive muito incentivo pra nada não.

minha mae morreu quando eu tinha 15 anos e por saber que não podia fazer uma federal/indecisão sobre o que cursar eu fiquei enrolando entrar na facul, mas eu tinha outros planos e não estava mal no meu emprego, quando finalmente tomei vergonha na cara e decidi fazer facul e comecei a sentir o peso e o custo que é trabalhar e estudar minha tia foi a primeira a me aconselhar a trancar a facul.

ps: eu sou engenheiro e já ganhava acima do piso de engenheiro antes mesmo de terminar a faculdade de engenharia como técnico sênior de uma multinacional e anteriormente coordenador.

cabe a pessoa saber se ela quer melhorar ou não, conheço um "quarentão" que vive de mesada da mae que é pensionista, quando ela morrer ele vai ficar na merda pois não trabalha e outros N exemplos tanto bons quanto ruins.

eu vejo isso de uma maneira bem bipolar, exata ou como quiserem chamar. ex : a vaga pra empresa tal paga salario de "10mil" , quem vai pegar essa vaga ? o semi analfabeto ou o cara com curso superior? vagas que pagam bem exigem pessoas acima da média, que tenham diferenciais etc. não é preciso existir propaganda politica ou conversas em casa para tomar consciência disso.

como já falaram acima a única maneira de estabelecer cotas que pode ser minimamente aceitável é por renda familiar porem isso ainda assim esbarra em problemas, já mencionei em outros tópicos a questão do que os concursos avaliam se é decoreba ou inteligência e no fim das contas ninguém mostra maneira melhor de selecionar pessoas. eu tb não concordo com as provas não, porem as provas são o critério mais igualitário que temos no momento, portanto sem uma opção melhor eu defendo prova como único critério para essas seleções. num mundo perfeito haveriam entrevistas para ver quem realmente tem capacidade para trabalhar na posição desejada mas sabemos que isso não é e muito menos sera feito.
 
Última edição:
Na verdade, ela visa resolver o problema social da desigualdade, só for esperar a meritocracia resolver a questão do racismo e da pobreza, podem esperar sentados ( até porque não é a função dela)

Eu sou a favor, desde que sejam temporárias e tenham por objetivo fazer uma sintonia fina na sociedade e deixar todos com condições iguais, depois podem aboli-las.

Estudos até mostram que o universitário cotista se esforça mais ( seja porque dão mais valor ao curso e a oportunidade )

Eu sei que existem garotos brancos e pobres ( mas, pra eles as coisas ainda se ajeitam com mais facilidade, isso é fato), mas também acho que as cotas deveriam abraçar a questão da renda
 
Na verdade, ela visa resolver o problema social da desigualdade, só for esperar a meritocracia resolver a questão do racismo e da pobreza, podem esperar sentados ( até porque não é a função dela)

Eu sou a favor, desde que sejam temporárias e tenham por objetivo fazer uma sintonia fina na sociedade e deixar todos com condições iguais, depois podem aboli-las.

Estudos até mostram que o universitário cotista se esforça mais ( seja porque dão mais valor ao curso e a oportunidade )

Eu sei que existem garotos brancos e pobres ( mas, pra eles as coisas ainda se ajeitam com mais facilidade, isso é fato), mas também acho que as cotas deveriam abraçar a questão da renda

como a cota resolve problema de desigualdade social se o branco que mora na favela não tem direito a usufruir dela ?
 
Acho que as cotas raciais são nada mais do que políticas populistas, meras ferramentas de arrecadação de votos de uma classe ignorante (sem instrução) e pobre, que muitas vezes se contenta com as bolsas oferecidas pelo governo e acham uma boa viver assim, "sustentados", pois não precisam se esforçar pra nada, já que basta fazer mais um filho pra ganhar mais uns trocadinhos da bolsa x.
Além disso, essas malditas cotas fazem trazem dois malefícios enormes:
1 - aumento/corroboração do racismo;
2 - estimula as pessoas a continuarem acomodadas.
Como já foi MUITO BEM DITO pelo @PDA, a inteligência vem do cérebro, não da pele, então ao invés de estimular o uso de cotas para o ingresso em faculdades, deveria ser estimulada a força de vontade de se empenhar mais, de aprender, de cobrar. Já temos muitos profissionais medíocres no mercado de trabalho, não precisamos de mais.
 
100% Contra, também não acho que cor de pele determine alguma coisa, isso só serve pra mais racismo. :feelbad:
 
A questão racial/econômica devia ser relevante em casos de DESEMPATE.

Creio que está pra ser aprovada uma lei assim. Mas continuaremos com as cotas.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Como critério de desempate deveria valer a questão econômica somente. Não deveria existir cota étnica.

Evitaria as aberrações das cotas raciais como o daquela negra que deu xilique na faculdade dizendo que os "brancos" lhe deviam a alma sendo que papai e mamãe pagaram ou pagam faculdade com custo mensal de aproximadamente dois mil reais.

Ela é da elite e é um exemplo de que não deveria ser contemplada com as cotas (se é que foi).
A questão racial/econômica devia ser relevante em casos de DESEMPATE.

Creio que está pra ser aprovada uma lei assim. Mas continuaremos com as cotas.
 
A questão racial/econômica devia ser relevante em casos de DESEMPATE.

Creio que está pra ser aprovada uma lei assim. Mas continuaremos com as cotas.

Então quando seu filho não poder entrar numa universidade porque você é uma pessoa bem sucedida, não adianta pedir desculpas a ele por ter trabalhado.
 
Como critério de desempate deveria valer a questão econômica somente. Não deveria existir cota étnica.

Evitaria as aberrações das cotas raciais como o daquela negra que deu xilique na faculdade dizendo que os "brancos" lhe deviam a alma sendo que papai e mamãe pagaram ou pagam faculdade com custo mensal de aproximadamente dois mil reais.

Ela é da elite e é um exemplo de que não deveria ser contemplada com as cotas (se é que foi).

para uma retardada daquelas estar em uma federal, você acha que ela entrou disputando com todo mundo ? aquela filha da puta com certeza é cotista.
 
Então quando seu filho não poder entrar numa universidade porque você é uma pessoa bem sucedida, não adianta pedir desculpas a ele por ter trabalhado.

e você acha que por cor a coisa fica mais relevante ?

e olha não quero me estender nesse ponto pois isso não é o foco do tópico, mas já parou pra analisar que diante das frequentes e conhecidas greves, horários problemáticos e indocrinacao socialista quem puder e tiver interesse em graduação especialmente no tempo previsto(necessidade) opta pelas facul particulares ?

eu nem pude pensar em fazer engenharia numa publica pois aqui onde moro o curso é diurno/integral, meus amigos de federais RARAMENTE terminam a facul no prazo de 5 anos devido as greves etc. aqui no rj a UFRJ esta ameaçando fechar e etc. não nego que as publicas tem um "peso maior" de currículo, porem isso esta começando a mudar e sinceramente do que adianta esse peso a mais se você leva em média 2 anos a mais pra se formar?

cara se vc espera que a sociedade seja justa e igualitária, como você pode defender que tratem fulano diferente pq a cor dele é diferente ? já disse antes e vou repetir : racismo é crime, se a oab + policia + sociedade não estipulam penas adequadas e não punem, não serei eu quem deverá ser prejudicado por isso.

cota é paliativo pq a educação é uma merda e foi criado para segregar e "dizer que o estado luta por alguém/minorias".
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo