[TÓPICO OFICIAL] Windows 10

Vou trocar minha placa-mãe hoje. Corro o risco de perder a licença do Windows? Qual procedimento devo fazer para evitar que isto ocorra?
 

Não recomendo você fazer isso de forma nenhuma. Se fosse de SSD para SSD, sem problemas. De HDD para HDD, também. Sendo de SSD para HDD e vice versa, nem pensar. O Windows terá problemas para identificar que precisa otimizar suas configurações para um SSD. Não faça isso de forma nenhuma, amigo!

Mais fácil você instalar o Windows no SSD e copiar o que for necessário na mãozota.

Passei por uma situação semelhante no ano passado, quando fiz upgrade de uma plataforma (saí de um i7 para o Ryzen). O windows não reconhecia minha ativação, mas bastou eu inserir a minha chave do Win8.1 que ativou de boas.

Quanto à licença, você não perde. Minha solução foi simples, mas antes de usar essa alternativa eu havia tentado diversos métodos do próprio windows, via cmd, dei uma lida em várias threads do Answers da Microsoft e os guias oficiais disponibilizados no site mas nada funcionava. No meu caso, se dessa forma não funcionasse (inserindo a chave do Win8.1), seria só ligando no SAC da Microsoft mesmo.

EDIT: Caso sua licença seja aquelas OEM (que vem pré instaladas ao comprar o PC/Note), é bom conferir, porque eu ACHO que perde ao trocar por um hardware diferente do original.
 
O InSpectre é feito pelo Steve Gibson, que faz freewares incríveis há pelo menos 18 anos. Confio mais nele do que em toda a equipe de devs da MS.

Sobre o desempenho, minha CPU é antiga e não noto diferença alguma. Li certa vez que o impacto maior seria compactação e descompactação de arquivos grandes, mas nunca testei.
Mais em servidores, data centers, etc. Não é algo que nós devamos estar preocupados. Tanto que o Google se preocupou em razão de seus serviços de nuvem.

Quem tá fazendo esse procedimento em casa, está só perdendo tempo mesmo.
 
Passei por uma situação semelhante no ano passado, quando fiz upgrade de uma plataforma (saí de um i7 para o Ryzen). O windows não reconhecia minha ativação, mas bastou eu inserir a minha chave do Win8.1 que ativou de boas.

Quanto à licença, você não perde. Minha solução foi simples mas antes de usar essa alternativa, eu havia tentado diversos métodos do próprio windows, via cmd, dei uma lida em várias threads do Answers da Microsoft e os guias oficiais disponibilizados no site mas nada funcionava. No meu caso, se dessa forma não funcionasse (inserindo a chave do Win8.1), seria só ligando no SAC da Microsoft mesmo.
Não faço nem ideia de qual é a key desse Windows. Acho que peguei naquela atualização free para Windows 10, muito provavelmente. Bom, vou ver o que acontece. Na pior das hipóteses fica sem licença mesmo. Só cosmético...
 
Não faço nem ideia de qual é a key desse Windows. Acho que peguei naquela atualização free para Windows 10, muito provavelmente. Bom, vou ver o que acontece. Na pior das hipóteses fica sem licença mesmo. Só cosmético...

Cara, foram pouquíssimas vezes que precisei do suporte da Microsoft, mas em todas sempre fui muito bem atendido e a questão resolvida. Melhor você fazer o mesmo caso precise do que ficar sem a licença.
 
Cara, foram pouquíssimas vezes que precisei do suporte da Microsoft, mas em todas sempre fui muito bem atendido e a questão resolvida. Melhor você fazer o mesmo caso precise do que ficar sem a licença.
Não consigo lembrar quantas vezes precisei na vida para Windows Server. Mas tínhamos um canal direto e tal. Para o suporte padrão não faço nem ideia de como seja, mas vou tentar pra conhecer.
 
Ué, diversos videos falam que se você tem essa atualização instalada, já vem com esse recurso do Repotline ativado, então não é bem assim?

pelo que que vi vem desativado, baixei a att e no meu pc estava desativado, fiz o procedimento e ativou.

se vc quiser conferir se ai estava ativado ou não, abre o PowerShell em modo administrador e dá esse comando: Get-SpeculationControlSettings

se essas duas linhas abaixo estiverem True então está ativado.

BTIKernelRetpolineEnabled : True
BTIKernelImportOptimizationEnabled : True

[]'s
 
pelo que que vi vem desativado, baixei a att e no meu pc estava desativado, fiz o procedimento e ativou.

se vc quiser conferir se ai estava ativado ou não, abre o PowerShell em modo administrador e dá esse comando: Get-SpeculationControlSettings

se essas duas linhas abaixo estiverem True então está ativado.

BTIKernelRetpolineEnabled : True
BTIKernelImportOptimizationEnabled : True

[]'s
so serve pra versao 1809 ou as antigas tambem da certo ?
 
Não faço nem ideia de qual é a key desse Windows. Acho que peguei naquela atualização free para Windows 10, muito provavelmente. Bom, vou ver o que acontece. Na pior das hipóteses fica sem licença mesmo. Só cosmético...
A atualização gratuita para o Windows 10 não gera uma chave do Windows 10 e sim um Direito digital associado a sua conta Microsoft.
Primeiro ponto é: Tenha certeza que tem uma conta Microsoft associado ao Windows 10 atual.
Caso não tiver, coloque um e-mail da M$ e associa o seu Direito Digital a conta Microsoft.

Apos a troca de Hardware, instale normalmente o Windows 10 e configure com a sua conta Microsoft que possui o Direito Digital.
Provavelmente não vai ativar pois vai reconhecer que é uma outra maquina.
Porem, em solução de problema, você vai ter uma opção "Troca de Hardware".
Basta seguir essa opção que teoricamente resolve o problema com a ativação.

Nem adianta para o seu caso pois você atualizou do Windows anterior para o Windows 10. Mas caso estiver precisando resgatar uma chave inserida no Windows atual use o programinha ProduKey.

Em casos de OEM (Notebooks) dá para verificar a chave com o comando no prompt.
Comando: wmic path softwarelicensingservice get oa3xoriginalproductkey

Tente esses passos para ativar o seu Windows. Caso mesmo assim não ative, entra em contato com o Suporte da MS.
Pelo menos a primeira troca de Hardware eles garantem a ativação.
ELES GARANTEM... :if:
 
Pessoal, vou clonar o Windows 10 do HD pro SSD, pretendo usar o MiniTool Partition Wizard; existe algum outro programa melhor q ele pra essa finalidade ??

Outra duvida, depois de clonar o Sistema, preciso fazer alguma configuraçao no SSD ou algo do tipo pra otimizar e etc, ou é só usar como se ainda estivesse usando no HD e ja era ?

Usa o Macrium Reflect 7 Home Use.

https://www.macrium.com/reflectfree

Funciona perfeitamente de HD para SSD, e vice-versa. Não corrompe arquivos, e consegue clonar mesmo utilizando o sistema operacional (obviamente sem estar rodando quaisquer outros aplicativos ou qualquer outro processo que trabalhe com arquivos).

Sobre otimização, se for o Windows 10, acredito que na primeira inicialização ele já vai reconhecer o SSD e fazer as configurações necessárias. Qualquer coisa pergunta pro Badoo. :melior4:
 
saiu atualização que corrige o problema de performance em alguns jogos e mouse.

March 12, 2019—KB4489899 (OS Build 17763.379)
Aplica-se a: Windows 10, version 1809Windows Server 2019, all versions
Data de lançamento:
12 de março de 2019

Versão:
OS Build 17763.379
Note

This release also contains updates for Microsoft HoloLens (OS Build 17763.379) released March 12, 2019.

Microsoft will release an update directly to the Windows Update Client to improve Windows Update reliability on Microsoft HoloLens that have not updated to this most recent OS Build.

Improvements and fixes
This update includes quality improvements. No new operating system features are being introduced in this update. Key changes include:

  • Addresses an issue in Microsoft HoloLens with tracking and device calibration that has affected some users. You may notice improvement 10-15 minutes after installing this update, but we recommend resetting the holograms for best results.
  • Addresses an issue that may cause users to receive “Error 1309” while installing or uninstalling certain types of MSI and MSP files.
  • Addresses an issue that may degrade graphics and mouse performance with desktop gaming when playing certain games, such as Destiny 2, after installing KB4482887.
  • Security updates to Microsoft Edge, Internet Explorer, Microsoft Scripting Engine, Windows Shell, Windows App Platform and Frameworks, Windows Kernel-Mode Drivers, Windows Server, Windows Linux, Windows Hyper-V, Windows Datacenter Networking, Windows Storage and Filesystems, Windows Wireless Networking, the Microsoft JET Database Engine, Windows Kernel, Windows, and Windows Fundamentals.
If you installed earlier updates, only the new fixes contained in this package will be downloaded and installed on your device.

For more information about the resolved security vulnerabilities, please refer to the Security Update Guide.
 
Só da certo a partir do update KB4482887 que saiu esses dias.

Esse Update KB4482887 é para 1809 ... Ele é referente a build 17763.348 ...

saiu atualização que corrige o problema de performance em alguns jogos e mouse.

March 12, 2019—KB4489899 (OS Build 17763.379)

Pelo que eu estava vendo esse novo update está bugando com o Som ........ Conforme consta nas notas no do update .. https://support.microsoft.com/pt-br/help/4489899


" After installing this update on machines that have multiple audio devices, applications that provide advanced options for internal or external audio output devices may stop working unexpectedly. This issue occurs for users that select an audio output device different from the “Default Audio Device”. Examples of applications that may stop working include:

  • Windows Media Player
  • Realtek HD Audio Manager
  • Sound Blaster Control Panel "

 
Última edição:
saiu atualização que corrige o problema de performance em alguns jogos e mouse.

March 12, 2019—KB4489899 (OS Build 17763.379)
Aplica-se a: Windows 10, version 1809Windows Server 2019, all versions
Data de lançamento:
12 de março de 2019

Versão:
OS Build 17763.379
Note

This release also contains updates for Microsoft HoloLens (OS Build 17763.379) released March 12, 2019.

Microsoft will release an update directly to the Windows Update Client to improve Windows Update reliability on Microsoft HoloLens that have not updated to this most recent OS Build.

Improvements and fixes
This update includes quality improvements. No new operating system features are being introduced in this update. Key changes include:

  • Addresses an issue in Microsoft HoloLens with tracking and device calibration that has affected some users. You may notice improvement 10-15 minutes after installing this update, but we recommend resetting the holograms for best results.
  • Addresses an issue that may cause users to receive “Error 1309” while installing or uninstalling certain types of MSI and MSP files.
  • Addresses an issue that may degrade graphics and mouse performance with desktop gaming when playing certain games, such as Destiny 2, after installing KB4482887.
  • Security updates to Microsoft Edge, Internet Explorer, Microsoft Scripting Engine, Windows Shell, Windows App Platform and Frameworks, Windows Kernel-Mode Drivers, Windows Server, Windows Linux, Windows Hyper-V, Windows Datacenter Networking, Windows Storage and Filesystems, Windows Wireless Networking, the Microsoft JET Database Engine, Windows Kernel, Windows, and Windows Fundamentals.
If you installed earlier updates, only the new fixes contained in this package will be downloaded and installed on your device.

For more information about the resolved security vulnerabilities, please refer to the Security Update Guide.
fiz uma isozinha atualizada do win10 14393.2848 lite ja estou upando.. acham a build 1607 mais interessante que a 1809 ?
FAZEUc.png


 
Última edição:
A atualização gratuita para o Windows 10 não gera uma chave do Windows 10 e sim um Direito digital associado a sua conta Microsoft.
Primeiro ponto é: Tenha certeza que tem uma conta Microsoft associado ao Windows 10 atual.
Caso não tiver, coloque um e-mail da M$ e associa o seu Direito Digital a conta Microsoft.

Apos a troca de Hardware, instale normalmente o Windows 10 e configure com a sua conta Microsoft que possui o Direito Digital.
Provavelmente não vai ativar pois vai reconhecer que é uma outra maquina.
Porem, em solução de problema, você vai ter uma opção "Troca de Hardware".
Basta seguir essa opção que teoricamente resolve o problema com a ativação.

Nem adianta para o seu caso pois você atualizou do Windows anterior para o Windows 10. Mas caso estiver precisando resgatar uma chave inserida no Windows atual use o programinha ProduKey.

Em casos de OEM (Notebooks) dá para verificar a chave com o comando no prompt.
Comando: wmic path softwarelicensingservice get oa3xoriginalproductkey

Tente esses passos para ativar o seu Windows. Caso mesmo assim não ative, entra em contato com o Suporte da MS.
Pelo menos a primeira troca de Hardware eles garantem a ativação.
ELES GARANTEM... :if:
Perfeita explicação! Troquei a mobo e pediu para eu relogar na minha conta com senha. Funcionou 100%.
 
pelo que que vi vem desativado, baixei a att e no meu pc estava desativado, fiz o procedimento e ativou.

se vc quiser conferir se ai estava ativado ou não, abre o PowerShell em modo administrador e dá esse comando: Get-SpeculationControlSettings

se essas duas linhas abaixo estiverem True então está ativado.

BTIKernelRetpolineEnabled : True
BTIKernelImportOptimizationEnabled : True

[]'s

De fato, mesmo com a atualização os meus estavam "False", já fiz a alteração e estão "True". Agora é observar se realmente há o ganho que estão falando, você notou algo?
 
fiz uma isozinha atualizada do win10 14393.2848 lite ja estou upando.. acham a build 1607 mais interessante que a 1809 ?
FAZEUc.png




Opa, não acompanho o tópico, cheguei aqui agora por acaso... teria como me explicar o que muda nesta sua versão lite? Obrigado!
 
Até agora meu Windows não atualizou para 1809. Estou na 1803. Qual seria o provável motivo?
 
Opa, não acompanho o tópico, cheguei aqui agora por acaso... teria como me explicar o que muda nesta sua versão lite? Obrigado!
muda so q foi removido alguns componentes como windows defender e os apps moderno removidos o restante é mesma coisa
 
De fato, mesmo com a atualização os meus estavam "False", já fiz a alteração e estão "True". Agora é observar se realmente há o ganho que estão falando, você notou algo?
Sim está mais fluído pra abrir pastas programas, alt + tab em jogos está bem mais rapido tb.
 
Pessoal, consegui clonar o Windows 10 do HD pro SSD só q eu queria tirar a tela de dual boot e colocar pra iniciar direto pelo SSD sem precisar escolher qual Windows iniciar, pois atualmente ta assim.

1- Windows 10 (do SSD ao qual quero usar como principal)
2- Windows 10 (HD de 1 Tera q tenho meus jogos)
3- Windows 8 (HD de 500 GB q mantenho meus arquivos).

Entao toda vez q inicio o windows, ele pede pra escolher entre o Windows 10 e o Windows 8 na tela de dual boot, eu queria retirar essa tela e iniciar direto pelo Windows do SSD, como faço isso ??
 
Pessoal, consegui clonar o Windows 10 do HD pro SSD só q eu queria tirar a tela de dual boot e colocar pra iniciar direto pelo SSD sem precisar escolher qual Windows iniciar, pois atualmente ta assim.

1- Windows 10 (do SSD ao qual quero usar como principal)
2- Windows 10 (HD de 1 Tera q tenho meus jogos)
3- Windows 8 (HD de 500 GB q mantenho meus arquivos).

Entao toda vez q inicio o windows, ele pede pra escolher entre o Windows 10 e o Windows 8 na tela de dual boot, eu queria retirar essa tela e iniciar direto pelo Windows do SSD, como faço isso ??

pelo que me lembro, nessa própria tela de seleção de boot tem como vc configurar essas coisas que vc tá querendo.

Até agora meu Windows não atualizou para 1809. Estou na 1803. Qual seria o provável motivo?

creio que deva ser alguma incompatibilidade de driver.
 
Última edição:
creio que deva ser alguma incompatibilidade de driver.

Sugere algo?
Lembro que fiz uma instalação limpa do W10, usando um software indicado aqui, que removeu todos os apps da Windows Store + Cortana. Não consigo lembrar o nome do Software, mas veio de um Guide do Reddit.
Será que isso tem relação?
 
Sugere algo?
Lembro que fiz uma instalação limpa do W10, usando um software indicado aqui, que removeu todos os apps da Windows Store + Cortana. Não consigo lembrar o nome do Software, mas veio de um Guide do Reddit.
Será que isso tem relação?

talvez essa custom build esteja impossibilitando do windows fazer o update, podem ter desativado o windows update e tals...

tenta baixar a build 1809 e instalar por cima...
https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10
 
Como deixar o windows 10 rodando o fino:

>gpedit.msc
>desativa tudo que é inútil no sistema
>enfase a windows update e programa para solução compatibilidade (convenhamos que essa bagaça nunca ajeita nada)
>services msc
>desativa tudo que é serviço inútil que você não usa
>abre cmd
>"sc delete "service name" (vc pode copiar na aba properties no services msc que vc quer deletar)
>basta saber o que você está desligando e ter certeza que não vai usar, não tem perigo.
>desliga windows search tbm que é uma poha pra qm tem SSD. Inútil demais.
 
Pessoal, consegui clonar o Windows 10 do HD pro SSD só q eu queria tirar a tela de dual boot e colocar pra iniciar direto pelo SSD sem precisar escolher qual Windows iniciar, pois atualmente ta assim.

1- Windows 10 (do SSD ao qual quero usar como principal)
2- Windows 10 (HD de 1 Tera q tenho meus jogos)
3- Windows 8 (HD de 500 GB q mantenho meus arquivos).

Entao toda vez q inicio o windows, ele pede pra escolher entre o Windows 10 e o Windows 8 na tela de dual boot, eu queria retirar essa tela e iniciar direto pelo Windows do SSD, como faço isso ??
Da um "msconfig" na barra de pesquisa e na aba "inicialização do sistema", exclui o windows 8
 
Estranho isso, aqui conseguir arrumar ajustando a janela na config, pq o meu fica um em cima do outro, e as janelas na config estava torta, ai quando ia passar alguma coisa pro monitor de cima dava essa travada.
Resolvido!

https://superuser.com/questions/1077760/moving-windows-between-monitors-makes-mouse-go-stuck
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo