[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

Esse lance de gargalo, ao menos comigo que uso um 4770k em 4.2ghz + 1080 + 16gb 2400mhz, nunca vi. Não sei se no caso do 3770 por ser ainda mais anterior tenha sido o real problema, mas, todo ano eu vejo os processadores (até namorei os ryzen), aí vejo vídeos comparativos entre meu processador e os mais atuais e digo: é, ele aguenta mais um ano. haha
 
Então pode comprar um 27" FullHD, como disse se vc não vê os pixels no seu atual 34UC79G então não vai notar a mínima diferença pois o dot pitch/DPI é exatamente o mesmo.

Obrigado pela ajuda, amigo. Não são muitas opções nesse tamanho, mas acabei decidindo pelo Samsung LC27F390. Achei o preço razoável, painel VA e li/assisti alguns reviews e achei a melhor opção nessa faixa de preço. O LG 34 já deixei até na caixa de tão parado que ele está. Agora, é esperar a venda.
 
LC24F390 é bom ou não? Na faixa de preço dele não vejo nada com mais tecnologia, FreeSync, VA e curvo.
 
Esse lance de gargalo, ao menos comigo que uso um 4770k em 4.2ghz + 1080 + 16gb 2400mhz, nunca vi. Não sei se no caso do 3770 por ser ainda mais anterior tenha sido o real problema, mas, todo ano eu vejo os processadores (até namorei os ryzen), aí vejo vídeos comparativos entre meu processador e os mais atuais e digo: é, ele aguenta mais um ano. haha
 

Acho que vc "cantou a pedra":
O seu 4770K já roda DDR4 @2400Mhz.
O i7 3770 (com ou sem K) roda DDR3 @1600Mhz, na melhor hipótese.
Ou seja, o seu i7 4770 tem 50% a mais de banda de memória que o i7 3770!

É o tipo de variação de performance entre CPUs que micro-benchmark não revela, pois esse tipo de benchmark trabalha todo dentro do cache L1 e L2, acessando muito pouco a RAM principal.
 
Última edição:
LC24F390 é bom ou não? Na faixa de preço dele não vejo nada com mais tecnologia, FreeSync, VA e curvo.

Eu boletei hoje o modelo de 27. Não são muitas opções, como eu disse, mas me parece um monitor honesto para quem não quer basicamente jogar, além de ser o mais bonito dentre os concorrentes que eu vi.
 
Eu boletei hoje o modelo de 27. Não são muitas opções, como eu disse, mas me parece um monitor honesto para quem não quer basicamente jogar, além de ser o mais bonito dentre os concorrentes que eu vi.

Pois é... Eu queria saber se o ghosting existe mesmo ou é mito de fórum. Pessoal fica levantando hipótese sem prova, a gente fica louco.

Vou acabar comprando um, estou esperando meu AME entrar.
 
pessoal qual é o melhor? possuo uma RTX 2070 não jogo FPS , jogo mais RPG.

Monitor Dell Gamer de 27" S2719DGF > 2k
Monitor LED 27'' LG 27UD59 UltraHD 4K
 
O
pessoal qual é o melhor? possuo uma RTX 2070 não jogo FPS , jogo mais RPG.

Monitor Dell Gamer de 27" S2719DGF > 2k
Monitor LED 27'' LG 27UD59 UltraHD 4K

O Dell é indicado tanto para trabalho quanto games de alto FPS. São 155Hz em Freesync e G-Sync (compatível).
A tela de 2560*1440p te dão o ponto ótimo de resolução (~109dpi) e desempenho com GPU média (GTX 1070 pra cima).
É uma boa peça para uso misto e tem 3 anos de garantia Dell.

https://www.monitornerds.com/dell-s2719dgf-preview/


O LG te dará mais resolução, mas em uso normal (60-70cm da tela) não haverá muita diferença deste com um 1440p. Duas coisas importantes: (i) você irá usar uma escala de 125% ou 150%, no mínimo, para enxergar texto e ícones. (ii) você estará limitado a 60hz.
É uma peça mais indicada pra trabalho com produção de imagens, videos, CAD, etc.
Games mais leves vão rodar ok, com muitos detalhes.
Reviews
https://www.rtings.com/monitor/reviews/lg/27ud58-b
https://www.monitornerds.com/lg-27ud59-review/

São duas peças boas e com preço interessante. Você terá boas alegrias com QQ um deles.
 
O


O Dell é indicado tanto para trabalho quanto games de alto FPS. São 155Hz em Freesync e G-Sync (compatível).
A tela de 2560*1440p te dão o ponto ótimo de resolução (~109dpi) e desempenho com GPU média (GTX 1070 pra cima).
É uma boa peça para uso misto e tem 3 anos de garantia Dell.

https://www.monitornerds.com/dell-s2719dgf-preview/


O LG te dará mais resolução, mas em uso normal (60-70cm da tela) não haverá muita diferença deste com um 1440p. Duas coisas importantes: (i) você irá usar uma escala de 125% ou 150%, no mínimo, para enxergar texto e ícones. (ii) você estará limitado a 60hz.
É uma peça mais indicada pra trabalho com produção de imagens, videos, CAD, etc.
Games mais leves vão rodar ok, com muitos detalhes.
Reviews
https://www.rtings.com/monitor/reviews/lg/27ud58-b
https://www.monitornerds.com/lg-27ud59-review/

São duas peças boas e com preço interessante. Você terá boas alegrias com QQ um deles.
Esqueci de colocar este Review da
Rtings sobre S2719dgf
 
Última edição:
A tela de um monitor 27" tem ~60 cm de largura, mais cerca 1 cm de borda de cada lado.
É grande, mas menor que um 32", que tem ~10 cm a mais.
Neste tamanho, o ideal seria 1440p, mas os preços estão fora de órbita.

Telas 27" FHD tem DPI de 81. Pra distância que vc usa (90cm - 1m), não verá os pixels. (Quase uma tela "retina", já que terá densidade angular de 56 px/grau.) Ref wikipedia
As letras vão ficar maiores, claro, mas vc pode regular isso na escala de exibição do windows.

| (a) | (b) | 2*a*b*tan(0.5°)
Tela | Distância (cm) | DPI | Pixels/cm | Densidade Angular
Moto G4 30 409 161 84
22" FHD 70 100 39 48
27" QHD 70 108 43 52
27" FHD 100 81 32 56



Sobre a questão de resposta do monitor, tem que ver o input lag total.
O ideal é que seja menor que um frame, isto é, < 16ms pra 60Hz ou < 7ms pra 144Hz.
Essa diferença que vc citou é apenas o tempo de reação do pixel, sem contar o processamento do sinal. Ou seja, é uma parcela pequena do tempo total.
Conclusão: Não, vc não vai perceber diferença de reação de pixel de 2ms pra 6ms.

Poxa, muito obrigado!! Foi decisivo para resolver minha compra.
Essa densidade angular seria quantidade pixels horizontal (1920) pelo ângulo de visão? Eu fiz aqui a 90cm da tela e me deu resultados diferentes. Me deu 47,2º de campo de visão (considerando 78,65cm de tela horizontal (68,58 x cos[arctan(9/16)]). Logo 1920px/47,2º = 40,68 px/grau. Ou não devo ter entendido bem o conceito de densidade angular heheh
No fim das contas, as letras me chamaram a atenção logo no início pela "falta de definição", mas como não sou chato demais (hauhaueh) eu me acostumei em pouco tempo de uso e tou achando muito bom esse monitor, não tenho do que reclamar (e também dá pra mexer facilmente na distância dele agora). Com imagens, vídeos e etc, é tudo muito bom. As cores são top.
Comprei juntamente com um suporte articulado ELG F80N e ficou show demais na mesa. Mais tarde se der tempo, mando o resultado.

E sobre o tempo de resposta: realmente não fez um pingo de diferença. Até porque sou um jogador casual, nem tenho mais tempo de tá jogando.
Fiquei feliz com a compra!

Obrigado mais uma vez!
 
O


O Dell é indicado tanto para trabalho quanto games de alto FPS. São 155Hz em Freesync e G-Sync (compatível).
A tela de 2560*1440p te dão o ponto ótimo de resolução (~109dpi) e desempenho com GPU média (GTX 1070 pra cima).
É uma boa peça para uso misto e tem 3 anos de garantia Dell.

https://www.monitornerds.com/dell-s2719dgf-preview/


O LG te dará mais resolução, mas em uso normal (60-70cm da tela) não haverá muita diferença deste com um 1440p. Duas coisas importantes: (i) você irá usar uma escala de 125% ou 150%, no mínimo, para enxergar texto e ícones. (ii) você estará limitado a 60hz.
É uma peça mais indicada pra trabalho com produção de imagens, videos, CAD, etc.
Games mais leves vão rodar ok, com muitos detalhes.
Reviews
https://www.rtings.com/monitor/reviews/lg/27ud58-b
https://www.monitornerds.com/lg-27ud59-review/

São duas peças boas e com preço interessante. Você terá boas alegrias com QQ um deles.
 

Esqueci de colocar este Review da
Rtings sobre S2719dgf

muito obrigado pelas dicas, outra coisa, existe algum monitor 27" com painel VA QHD ou UHD no brasil?
 
to querendo um 27 full hd 144hz, só tem o samsung va? vlw
 
Poxa, muito obrigado!! Foi decisivo para resolver minha compra.
Essa densidade angular seria quantidade pixels horizontal (1920) pelo ângulo de visão? Eu fiz aqui a 90cm da tela e me deu resultados diferentes. Me deu 47,2º de campo de visão (considerando 78,65cm de tela horizontal (68,58 x cos[arctan(9/16)]). Logo 1920px/47,2º = 40,68 px/grau. Ou não devo ter entendido bem o conceito de densidade angular heheh
No fim das contas, as letras me chamaram a atenção logo no início pela "falta de definição", mas como não sou chato demais (hauhaueh) eu me acostumei em pouco tempo de uso e tou achando muito bom esse monitor, não tenho do que reclamar (e também dá pra mexer facilmente na distância dele agora). Com imagens, vídeos e etc, é tudo muito bom. As cores são top.
Comprei juntamente com um suporte articulado ELG F80N e ficou show demais na mesa. Mais tarde se der tempo, mando o resultado.

E sobre o tempo de resposta: realmente não fez um pingo de diferença. Até porque sou um jogador casual, nem tenho mais tempo de tá jogando.
Fiquei feliz com a compra!

Obrigado mais uma vez!

Que bom que foi útil!
Mas acho que tela 27" tem 60cm de largura. Deve ser por isso sua conta não fechou com a minha.

Você pode calcular usando a densidade angular usando a tela toda como (como vc fez) ou usando apenas DPI.
A fórmula é:
2 x D x R x tan(0.5º)

Onde:
D - densidade de pixel em DPI ou em pixel por cm
R - distância do seu olho à tela
tan(05]) - tangente de meio grau, que é o arco de visão - 0,00873.

Ex.
Monitor 27" QHD.
Resolução: 108 DPI ou 42,52 pixels por cm (divide o DPI por 2,54)
Distancia da tela: 27,76" ou 70cm

Em polegadas:
2 x 108dpi x 27,76" * 0,00873 -> ~ 52,34 pixels por grau de visão

Em cm:
2 x 42,52pcm x 70 x 0,00873 -> ~52 pixels por grau de visão

Monitor 27" FHD, DPI 81, distãncia 90cm (35,43"):
2 x 81dpi x 35,43" * 0,00873 -> 50 px/grau

Tem uns erros de arredondamento, mas é isso.
As telas "Retina" - marca registrada da Apple - tem 56 px/grau ou maior.
 
Tá foda adquirir algo, até o S2719dgf foi detonado no review.

Estou mais cego que cego em tiroteio.
 
Existe algum sweet spot até 1000?
 
Tá foda adquirir algo, até o S2719dgf foi detonado no review.

Estou mais cego que cego em tiroteio.
 
Existe algum sweet spot até 1000?

O S2716DGF é excelente. O pessoal da RTings é que é muito enviesado e incoerente, às vezes.
Na lista deles de melhores monitores gamer, eles listam o S2716DG como o 4º melhor monitor (empatado com outros 5) e logo em seguida o S2719DGF.
https://www.rtings.com/monitor/reviews/best/by-usage/gaming
Se não gostaram, pq deram nota alta?

No outro review os caras deram "Editor Choice" para o S2719DGF https://www.monitornerds.com/dell-s2719dgf-preview/
Vai entender!
 
Estou com um monitor 4k lg de 27 polegadas,eu gostaria de pegar algo em torno de 31,5 polegadas com preferencia pelo menos quadhd,os unicos 2 monitores que conheço sao o strix da asus que ta em falta em todo canto (que antes era em media de 3000,e agora onde tem estao cobrando 4 a 4,5k)e o da gamemax,que ate ia pegar porem,tem varios usuarios relatando deadpixel e a garantia so parece cobrir de 4 pra la,oque gerou moh revolta e me deixa preocupado tbm,minha pergunta é,alguem poderia me indicar um monitr de 32 polegadas mais ou menos de 144hz e em torno de QUADHD,que seja abaixo dos 3500,00 se possivel,desde ja agradeço quem puder colaborar!
 
Galera,alguém já teve ou tem o monitor ultrawide de 25" da LG? Sei que ele não é 144hz e possui 5ms de resposta, mas não sou nenhum jogador profissional e acho esses ultrawides muito lindos, além de que acredito que me ajudaria bastante na produtividade. Aliás, não possuo desktop, tenho um notebook Helios 300 com i7 7700HQ, 16GB e uma 1060 6GB, a 1060 dá conta da resolução 2560x1080 desse ultrawide?

Desde já obrigado.
 
Galera,alguém já teve ou tem o monitor ultrawide de 25" da LG? Sei que ele não é 144hz e possui 5ms de resposta, mas não sou nenhum jogador profissional e acho esses ultrawides muito lindos, além de que acredito que me ajudaria bastante na produtividade. Aliás, não possuo desktop, tenho um notebook Helios 300 com i7 7700HQ, 16GB e uma 1060 6GB, a 1060 dá conta da resolução 2560x1080 desse ultrawide?

Desde já obrigado.

Pegue o 29".
25" é muito pequeno.
Sim, 1060 toca tranquilo.
 
Caros amigos, estou a procura de um monitor QHD, estou de olho no Dell U2518D, consideram um bom monitor? alguma outra recomendação? Meu uso vai ser em jogos single player, principalmente RPGS, não pretendo jogar acima de 60fps. Tenho preferência por algo menos "gamer" e algo com cores mais bonitas e vivas.
 
Caros amigos, estou a procura de um monitor QHD, estou de olho no Dell U2518D, consideram um bom monitor? alguma outra recomendação? Meu uso vai ser em jogos single player, principalmente RPGS, não pretendo jogar acima de 60fps. Tenho preferência por algo menos "gamer" e algo com cores mais bonitas e vivas.

cara deve ser muito top esse pra jogar padrão e produtividade. pra mim nao serve eu ficaria mais cego do que ja sou na hora de navegação, a letra deve ficar minuscula
 
Caros amigos, estou a procura de um monitor QHD, estou de olho no Dell U2518D, consideram um bom monitor? alguma outra recomendação? Meu uso vai ser em jogos single player, principalmente RPGS, não pretendo jogar acima de 60fps. Tenho preferência por algo menos "gamer" e algo com cores mais bonitas e vivas.

cara deve ser muito top esse pra jogar padrão e produtividade. pra mim nao serve eu ficaria mais cego do que ja sou na hora de navegação, a letra deve ficar minuscula

QHD fica bom em 27" (108DPI) e 32" (93DPI).
Em 24" fica 122 DPI! Bem apertado!

Acho que o colega @dvsv tem um e pode dar melhor feedback.
Eu cairia na mesma situação do @noturane : minha vista cansada ia forçar uma escala de 150% pra enxergar letras e ícones...
 
QHD fica bom em 27" (108DPI) e 32" (93DPI).
Em 24" fica 122 DPI! Bem apertado!

Acho que o colega @dvsv tem um e pode dar melhor feedback.
Eu cairia na mesma situação do @noturane : minha vista cansada ia forçar uma escala de 150% pra enxergar letras e ícones...

Na verdade eu jogo bem próximo do monitor, meu atual monitor é um samsung de 21" full hd, tem algum monitor de 27" ou 32" para recomendar? que não fuja muito da faixa dos 2500 reais.
 
QHD fica bom em 27" (108DPI) e 32" (93DPI).
Em 24" fica 122 DPI! Bem apertado!

Acho que o colega @dvsv tem um e pode dar melhor feedback.
Eu cairia na mesma situação do @noturane : minha vista cansada ia forçar uma escala de 150% pra enxergar letras e ícones...

32 4k fica confortavel navegaçao? eu paquero aquele lg 32ud59, ta por 2400 e tem painel va. tb tenho duvida se um upscaling de 4k pra fhd presta pra jogar. eu sento ha 80cm da tela
 
Na verdade eu jogo bem próximo do monitor, meu atual monitor é um samsung de 21" full hd, tem algum monitor de 27" ou 32" para recomendar? que não fuja muito da faixa dos 2500 reais.

O S2716DGF (freesync, 155hz) estava R$ 2.450 até outro dia.
Eu tenho o irmão gêmeo dele, S2716DG G-Sync. Bão pacarai! Apanhei pra calibrar brilho e cores, mas depois ficou muito bom.
 
32 4k fica confortavel navegaçao? eu paquero aquele lg 32ud59, ta por 2400 e tem painel va. tb tenho duvida se um upscaling de 4k pra fhd presta pra jogar. eu sento ha 80cm da tela

Dessa distância acho que fica legal em 32".
Mas é um monstro de grande! Kkkkk
Em geral, monitor 1440p e 4k faz downscale muito bom pra sinal em FHD. Fica meio borrado e ainda depende se vc faz scaling no monitor ou na GPU. Prefira GPU, pra não aumentar input lag.

Mas em telas 4k, o melhor scaling é mandar sinal em 2560x1440p. Não fica pesado pra GPU e a qualidade é praticamente a mesma do 4k.
É o que eu faço quando ligo a minha CPU na TV UHD (Samsung 55KU6000)

Editado:
Telas de 32" ficam melhor curvas!
Tela plana dá canseira pra ver os cantos!
 
Última edição:
32 4k fica confortavel navegaçao? eu paquero aquele lg 32ud59, ta por 2400 e tem painel va. tb tenho duvida se um upscaling de 4k pra fhd presta pra jogar. eu sento ha 80cm da tela
Eu nunca usei um 32" 4K, mas minha opinião sobre 24" 1440p (que tem 123 DPI) é que já fica muito no limite, tem que usar bem próximo da tela (60 cm) pra usar sem scaling.
4K em 32" tem um DPI ainda muito mais apertado de ~137.7 (as coisas vão ficar ainda menores que em um 24" 1440p!) e ao contrário de uma tela 24", acredito que vai ser muito mais difícil vc usar o PC com a cara colada em uma tela enorme de 32"...
Então acho que o pessoal viaja muito falando que dá pra usar 4K em 32" sem scaling, muito provavelmente vai ter que usar 125% de scaling e isso pode borrar alguns programas no Windows.
Acho que 4K sem scaling tem que ser 40"~43"+...
Pelo que pesquisei não existe integer scaling nesses monitores 4K, esse é um dos maiores motivos pq não recomendo pra jogos, pois ou vc tem uma VGA monstro pra rodar tudo em 4K ou vai borrar a imagem jogando fora da res nativa.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo