[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Quem já tem processador não vejo motivos pra fazer upgrade agora. O dólar não tende a disparar, cenário político até que tá estável... o único risco é a oferta não atender a demanda.

Tava cogitando em ir de 3900x mas essa questão da latência e incapacidade de overclock me desencantou. Vou de 3700x quando ele baixar pra níveis normais equivalentes ao preço em dólar dele. Chuto que lá pra novembro baixe pra 1500 reais. Ai eu pego.

Dai quem sabe ano que vem se os ryzen 4000 continuarem compatíveis com x370 eu pegue um 16 cores, senão, dai faço o up pro 3950 com os descontos que rolarão... Por enquanto vou de 5700xt quando ela lançar antes do cpu.

A grande verdade é que pra quem já tá com qualquer Ryzen e joga em 60 Hz, não tem motivo pra trocar. Qualquer Ryzen acima do 1400 já atente perfeitamente quem joga em 60 Hz. O único Zen2 pra mim que tá valendo MUITO a pena agora é o 3600, mas mais pra quem tá montando PC novo ou tava com Ryzen 3 aguardando esses novos...

Eu também decidi esperar.

:clo:
 
Vai ficar na faixa do 2600, já que os 2 tem o mesmo MSRP. Só que leva tempo né.

Mas é o preço de lançamento, né? No dia do lançamento do 2600, o dólar estava em 3,39. Hoje o 2600 tá mais barato porque ele custa menos que o 3600.
 
R9 3900x teve ganho de 3% a 9% com a atualização da BIOS

Review do 3700x com BIOS atualizada ainda irá sair

No caso o review do anandtech
Só complementando sua informação útil :)





Imagem comparando os clocks antes e depois:
66560-02-intel-core-i9-10900kf-10c-20t-2ghz-499.png

 
Concordo que tecnicamente até seja possível APUs hexa/octa mas comercialmente acho que só no próximo soquete.

Pra AMD é muito mais interessante vender uma CPU + VGA, ou seja, APUs vão continuar ali na base do lineup.
Na minha visão mesmo que tecnicamente seja possível jamais teremos iGPU com performance de vga off... acho pouco provável que lancem uma iGPU que canibalize um modelo de vga off.

Nos portáteis até faz sentido APUs mais parrudos, mas pra desktop vão continuar ali na parte de baixo do lineup.

Pelo menos é o que mostra a minha bola de cristal :D
As APUs só irão para 6c quando a base dos Ryzen não for mais quad-core, pois assim como você disse as APUs povoam o início da lineup.
A última informação que consegui sobre as APUs com Zen2 (Renoir) é a de que a área dedicada a iGPU aumentou em 20% em relação à Picasso, logo pode ser uma Vega em 7nm com mais CUs ou ser uma Navi, não se sabe ainda qual a geração da iGPU.
 
Quem já tem processador não vejo motivos pra fazer upgrade agora. O dólar não tende a disparar, cenário político até que tá estável... o único risco é a oferta não atender a demanda.



A grande verdade é que pra quem já tá com qualquer Ryzen e joga em 60 Hz, não tem motivo pra trocar. Qualquer Ryzen acima do 1400 já atente perfeitamente quem joga em 60 Hz. O único Zen2 pra mim que tá valendo MUITO a pena agora é o 3600, mas mais pra quem tá montando PC novo ou tava com Ryzen 3 aguardando esses novos...

Eu também decidi esperar.

:clo:
 


Mas é o preço de lançamento, né? No dia do lançamento do 2600, o dólar estava em 3,39. Hoje o 2600 tá mais barato porque ele custa menos que o 3600.
Negócio é aguardar os da 4ªg. Duvido bastante q sejam compatíveis c/ as mobos série 300, torcer mto q tenham suporte. Mas se msm assim não tiverem, um da 3ªG qnd baratear bem já tá valendo.
 
Acho que o preço n vai mudar depois do lançamento não. Talvez depois que a intel chegar com os próximos processadores

Eu tenho a mesma opinião que a sua, não tem motivo nenhum para AMD praticar preços menores do que os atuais, até porque ela é o melhor custo-benefício do mercado. Eu não consigo ver pelo pouco que entendo uma resposta da Intel em curto prazo.

A única coisa que vejo é a linha ryzen 2xxx serem vendidos por preço um pouco menor do que atual, quem comprou a nova geração acho que já pode começar a juntar grana para um próximo upgrade de plataforma em 2021 quando AMD deve trazer uma nova arquitetura e novo soquete. Mesmo com o Ryzen 4xxx para o ano que vem acho que o salto tecnológico vai ser mínimo mais ou menos do que aconteceu da primeira para a segunda geração.

No meu caso específico devo manter essa plataforma até 2020 e comprar toda parte de hardware novo em 2021 quando saiu uma nova linha ryzen ou Intel com preço competitivo e novas tecnologias.
 
Eu tenho a mesma opinião que a sua, não tem motivo nenhum para AMD praticar preços menores do que os atuais, até porque ela é o melhor custo-benefício do mercado. Eu não consigo ver pelo pouco que entendo uma resposta da Intel em curto prazo.

A única coisa que vejo é a linha ryzen 2xxx serem vendidos por preço um pouco menor do que atual, quem comprou a nova geração acho que já pode começar a juntar grana para um próximo upgrade de plataforma em 2021 quando AMD deve trazer uma nova arquitetura e novo soquete. Mesmo com o Ryzen 4xxx para o ano que vem acho que o salto tecnológico vai ser mínimo mais ou menos do que aconteceu da primeira para a segunda geração.

No meu caso específico devo manter essa plataforma até 2020 e comprar toda parte de hardware novo em 2021 quando saiu uma nova linha ryzen ou Intel com preço competitivo e novas tecnologias.

Preço lá fora nao vai mudar, mas aqui no BR com certeza..
2600 já teve promoção por 899 esse mes e custa/custava o mesmo q o 3600 lá fora..

Então temos uma margem de 300 reais ainda....
 
Terabyte mudou a disponibilidade do 3700x, de 10/07 pra 12/07 :feelbad:
 
Sentindo falta do meu 8600K nos reviews rsrs...

Nem me fala, eu to com o meu aqui, a 5.0ghz, mas querendo um motivo pra mudar pro 3700x! Mas eu só jogo nesse PC e nada mais!
Recentemente comprei um monitor 1440p/144hz e to esperando ele chegar! Só não sei se vai compensar mudar pro 3700x agora com essa resolução, a 2080 vai ser que vai tocar tudo com força agora, e o processador passar a ser coadjuvante nesta história.
 
Nem me fala, eu to com o meu aqui, a 5.0ghz, mas querendo um motivo pra mudar pro 3700x! Mas eu só jogo nesse PC e nada mais!
Recentemente comprei um monitor 1440p/144hz e to esperando ele chegar! Só não sei se vai compensar mudar pro 3700x agora com essa resolução, a 2080 vai ser que vai tocar tudo com força agora, e o processador passar a ser coadjuvante nesta história.

5Ghz aqui tb. :thatfeel:
 
Nem me fala, eu to com o meu aqui, a 5.0ghz, mas querendo um motivo pra mudar pro 3700x! Mas eu só jogo nesse PC e nada mais!
Recentemente comprei um monitor 1440p/144hz e to esperando ele chegar! Só não sei se vai compensar mudar pro 3700x agora com essa resolução, a 2080 vai ser que vai tocar tudo com força agora, e o processador passar a ser coadjuvante nesta história.

Nesse caso e o consumimos falando mais alto.
Não tem necessidade sua troca, ainda mais pra essa resolução que vai passar a jogar, com seu processador a 5Ghz.
 
Nesse caso e o consumimos falando mais alto.
Não tem necessidade sua troca, ainda mais pra essa resolução que vai passar a jogar, com seu processador a 5Ghz.

exatamente, puro consumismo mesmo! Mas é complicado, a AMD fez um ótimo trabalho nessa geração!
 
exatamente, puro consumismo mesmo! Mas é complicado, a AMD fez um ótimo trabalho nessa geração!
Cara,vou dar minha opinião se você aceitar,se seu processador está te atendendo de boa,e consegue bater 144 fps pro monitor que vai vir,então mantem ele,agora,se tu quer mesmo mudar e tem grana ,vai logo no 3900x,porque vai ser um baita upgrade,faz um over pra 4.4 mas pra isso pega uma mobo boa,que vai durar muitos anos.
 
Pessoal eu tenho uma gigabyte b450m gaming, está com a ultima bios la F40, AGESA 1.0.0.2, estou querendo comprar o ryzen 3600, mas estou com medo de não funcionar corretamente, será que essa bios ja está ok pra ele ?
 
Pela especificação do 3700x, teoricamente ele é o sucessor do 2700 e não do 2700x, principalmente por causa do TDP.

E por causa desse baixo TDP, eu imaginei que ele não conseguiria manter muitos Cores em boost igual acontecia com o 2700, mas a história é completamente diferente. A AMD fez um belo trabalho nesse, baixo TDP e grande performance.
Olha a diferença do 2700 pro 3700x:

clock_analysis.jpg


boost-clock-analysis.jpg


Estava pensando que esse TDP atrapalharia em algo e por isso pensei no 3600x porque o 3800x é muito caro para o que preciso, mas agora fiquei muito tentado em pegar o 3700x
 
Se eu tivesse um processador da concorrência que atendesse minhas necessidades atualmente, eu só trocaria de plataforma em 2021 com a nova geração RYZEN + novo socket + DDR5
Se eu tivesse um processador RYZEN que atendesse minhas necessidades atualmente, eu só trocaria de processador em 2020 na última geração RYZEN série 4000 para o socket AM4

Escolhendo direito X570 Motherboard

https://www.anandtech.com/show/14161/the-amd-x570-motherboard-overview/38

https://www.anandtech.com/show/14161/the-amd-x570-motherboard-overview

https://www.anandtech.com/show/14161/the-amd-x570-motherboard-overview/2











4ks6s9vbse931.png






















Debauer disse que o design do chiplet leva ao hotspot / s beeing deslocado para as bordas, para as quais os coolers não são projetados.









Pela especificação do 3700x, teoricamente ele é o sucessor do 2700 e não do 2700x, principalmente por causa do TDP.

E por causa desse baixo TDP, eu imaginei que ele não conseguiria manter muitos Cores em boost igual acontecia com o 2700, mas a história é completamente diferente. A AMD fez um belo trabalho nesse, baixo TDP e grande performance.
Olha a diferença do 2700 pro 3700x:

clock_analysis.jpg


boost-clock-analysis.jpg


Estava pensando que esse TDP atrapalharia em algo e por isso pensei no 3600x porque o 3800x é muito caro para o que preciso, mas agora fiquei muito tentado em pegar o 3700x

O processo de fabricação dos chips da GLOFO de 14nm / 12nm era para celulares, no caso os RYZEN 1000 e RYZEN 2000.
O processo de fabricação dos chips da TSMC de 7nm para os RYZEN 3000, é para computadores.

Talvez essa seja a grande diferença de desempenho além da litografia.

clock_analysis.jpg


boost-clock-analysis.jpg
 
Cara,vou dar minha opinião se você aceitar,se seu processador está te atendendo de boa,e consegue bater 144 fps pro monitor que vai vir,então mantem ele,agora,se tu quer mesmo mudar e tem grana ,vai logo no 3900x,porque vai ser um baita upgrade,faz um over pra 4.4 mas pra isso pega uma mobo boa,que vai durar muitos anos.
um 3900X para jogos é besteira....

Pela especificação do 3700x, teoricamente ele é o sucessor do 2700 e não do 2700x, principalmente por causa do TDP.

E por causa desse baixo TDP, eu imaginei que ele não conseguiria manter muitos Cores em boost igual acontecia com o 2700, mas a história é completamente diferente. A AMD fez um belo trabalho nesse, baixo TDP e grande performance.
Olha a diferença do 2700 pro 3700x:

clock_analysis.jpg


boost-clock-analysis.jpg


Estava pensando que esse TDP atrapalharia em algo e por isso pensei no 3600x porque o 3800x é muito caro para o que preciso, mas agora fiquei muito tentado em pegar o 3700x
isso em stock?
 
Ryzen 3900x e 3700x esgotados em todas as lojas br.
Das duas uma, ou tem pouco estoque, ou saporra tá vendendo que nem água (ou um pouco dos dois :))
Sem falar que os preços estão bem salgados, e tudo isso ainda é pré-venda, nem pronta entrega é.
 
Estava em duvida no 2600 ou 3600, achei melhor pegar o 2600, paguei 524 e ainda 47,50 de volta no ame... paguei em 1x no cartão sub e usei 330 que tinha de credito no ame.. vai sair praticamente por 477, nesse preço não dava para esperar o 3600. hehe
 
E eu aqui esperando abaixar os preços da Geração 2 ou 1 pra sair do 2200G hahahaha!
 
Estava em duvida no 2600 ou 3600, achei melhor pegar o 2600, paguei 524 e ainda 47,50 de volta no ame... paguei em 1x no cartão sub e usei 330 que tinha de credito no ame.. vai sair praticamente por 477, nesse preço não dava para esperar o 3600. hehe
Ta valido ainda esse preço?
 
Última edição:
E eu aqui esperando abaixar os preços da Geração 2 ou 1 pra sair do 2200G hahahaha!
 

Ta valido ainda esse preço?
normalmente ta saindo a 854 e 47,50 de volta a vista... so comprei la por que tenho 330 de credito no AME, ai caiu para somente 524 e ainda receber 47,50 de volta
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo