[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,022
Entao eu fiquei meio de cara aqui quando eu vi, bruto, muitas vezes (até postei aqui) que iria para x570 mas a MSI fez um trabalho razoavel nessa BETA aqui. Claro ta sem surporte a Raid ainda pelo que diz no site, mas para mim nao esta em uso,.
A Taichi ja foi meu sonho, tem componentes de maxima qualidade, VRM superior a minha MSI, falta só afinar brother essa bios, quando os caras fizeram vai extrair mais desse monstro ai.
Aqui eu pude reparar que em bench pesado chegou a 75 graus a CPU, vrm nem esquentou, mas a voltagem deu uns picos de 1,5v (que medo).... pelo menos mostrou que os CPUS tem um potencial bom para over com o PBO, ta faltando umas otimizaçoes mesmo...

Pois é... Tomara, tomara mesmo.

O seu tá muito bruto mesmo. Esse 4.5 foi do AutoOC, né?
 
Pois é... Tomara, tomara mesmo.

O seu tá muito bruto mesmo. Esse 4.5 foi do AutoOC, né?

Sim, nem afinei memoria nada. As minhas são B-die acho que uns 3466 devo chegar..
Coloquei o PBO em enhanced 4 tpd limit 130w e package 200w, salvei e boa.

Aqui um comparativo no Shadow Of Tomb Raider - Tudo da assinatura sem trocar nada!
2560x1080 - Lowest para ver onde a CPU empurra

Ryzen 1700 3.8 Ghz
COEjK7R.jpg

Ryzen 3600 Stock
ilQA97H.jpg

Ryzen 3600 PBO 4.4
BFIgJjY.jpg
 
Sim, nem afinei memoria nada. As minhas são B-die acho que uns 3466 devo chegar..
Coloquei o PBO em enhanced 4 tpd limit 130w e package 200w, salvei e boa.

Aqui um comparativo no Shadow Of Tomb Raider - Tudo da assinatura sem trocar nada!
2560x1080 - Lowest para ver onde a CPU empurra

Ryzen 1700 3.8 Ghz

Ryzen 3600 Stock

Ryzen 3600 PBO 4.4
Que dahora. Não vejo a hora da minha ter uma BIOS funcional como essa.

A sua tem uma opção chamada Precision Boost Scalar? Se sim, teste isso, no meu setup ajudou a manter os clocks acima de 4.2 em carga e 4.3 em jogos. Com ele desabilitado fica 4.15 em carga e 4.2 em jogos.
 
Que dahora. Não vejo a hora da minha ter uma BIOS funcional como essa.

A sua tem uma opção chamada Precision Boost Scalar? Se sim, teste isso, no meu setup ajudou a manter os clocks acima de 4.2 em carga e 4.3 em jogos. Com ele desabilitado fica 4.15 em carga e 4.2 em jogos.

Você deixou o scalar em quantos X?

Tô quase desencanando disso... tô conseguindo só 4250 no max em jogos, deixando tudo no auto.
 


Obrigado. Eu até desisti do processo de RMA, pois mesmo que eles me devolvessem o dinheiro, não há X470 decente disponível no mercado( Taichi e ROG) e acho que nem terá mais, para poder dá espaço as X570. Obrigado pelos conselhos, eu estava de cabeça quente depois fui refletindo com calma. Espero que a MSI ainda se interesse em amadurecer as bios para as x470 e b450.
 
Exato.



A remoção dos Bristol Ridge é meio que obrigatório, são quase 4MB da BIOS só com microcódigos para essa geração Excavator (CMT).
Quanto a espaço utilizado, vai de cada fabricante, pois a interfece ocupa um espaço diferente em cada uma delas, tanto que a MSI precisou mudar para uma versão "Lite" para arranjar espaço para mais códigos. Eu fico me perguntando como será quando sair a geração 4000: Onde os fabricantes encontrarão espaço nessas mobos de 16MB?
A MSI estava com planos de criar uma bios opcional com suporte apenas para a geração 3000, provavelmente não precisou porque conseguiram voltar todas as features.
Provavelmente farão isso se quiserem voltar a Click Bios 5, o que pra mim não faz diferença.

Quando a sair a geração 4000, acredito que a maioria das fabricantes criarão uma bios sem suporte a primeira geração assim como já são as x570.

Senhores, to fazendo zilhoes de benchs entre 1700 a 3.8 vs o 3600 stock e com PBO ENCH 4. Posto amanha a noite....
Falaram tanto da minha x370 pro carbon e bla bla bla, que agora depois de colocar a bios feia de 16mb subiu o 3600 de primeira com a memo XPM 3200 16 16 16 36 sem nenhum ajuste. e nada de post demorado.
Em stock a CPU crava nos games e benchs a 4.2, nem oscila com temps maximas a 60 Graus (ok, ta overkill com o captain de 360mm).
Agora eu ative o PBO no Enchaced 4 e o limite de 125w e 200w para o package... bom, olhem por voces aonde foi o boost da CPU.
Belo resultado cara. Não sei ao certo porque, mas fazendo testes no cinebench e jogos eu tive melhores resultados com o Enhanced mode 3.
Vi alguns comentários nesse sentido no reddit também.
Pode ser porque meu cooler é mais simples (Hyper 212 evo) e ainda nem acertei as curvas de fan dele, mas tenta fazer um teste.
 
A MSI estava com planos de criar uma bios opcional com suporte apenas para a geração 3000, provavelmente não precisou porque conseguiram voltar todas as features.
Provavelmente farão isso se quiserem voltar a Click Bios 5, o que pra mim não faz diferença.

Quando a sair a geração 4000, acredito que a maioria das fabricantes criarão uma bios sem suporte a primeira geração assim como já são as x570.


Belo resultado cara. Não sei ao certo porque, mas fazendo testes no cinebench e jogos eu tive melhores resultados com o Enhanced mode 3.
Vi alguns comentários nesse sentido no reddit também.
Pode ser porque meu cooler é mais simples (Hyper 212 evo) e ainda nem acertei as curvas de fan dele, mas tenta fazer um teste.
Bios sempre é uma questão complicada fora que alguns fabricantes economizaram demais no chip da bios, acredito que a solução na gen 4000 seja limitar as cpus zen 1 principalmente nessas placas mais simples.

Espero que nas futuras placas as fabricantes comecem a implementar assim como já existe nas top highend uma solução de update de bios independe-te da CPU em placas de segmento de entrada .
 
Peguei um 1600 na kabum por 560 c frete. Surgiu a opção de um 2600x por 720 c/ frete, porém usado. Será que compensa?
 
Boletei uma Asus Rrog Strix x470-f Gaming , R7 3700X e memorias 2x8 G.Skill Ripjaws V 3200MHz na Terabyte. Saiu por R$3.932,84 com frete.

Só comprei lá por que eles me disseram que atualizam a BIOS, senão pegaria em outro lugar e não se gastei dinheiro a toa com essas memorias.

To saindo de um i7 4770, espero ter aquela sensação de que a compra valeu a pena quando chegar.
 
Você deixou o scalar em quantos X?

Tô quase desencanando disso... tô conseguindo só 4250 no max em jogos, deixando tudo no auto.

A melhor combinação de parâmetros que encontrei para a nossa mobo com BIOS bugada é deixar o PBO desligado (Advanced mas com tudo 0), AutoOC desligado e habilitar apenas o Scalar. Aqui no meu PC é indiferente 4x ao 10x. Dessa maneira ele mantém por volta dos 4.3 GHz em jogos. O importante nisso tudo é não ativar o AutoOC, deixar em 0MHz, porque ele derruba os clocks quando ativado.

Outra coisa bizarra que eu percebi é que DIMINUINDO os valores do PBO para deixar a carga próximo aos 90% resulta em ACRÉSCIMO de clock em jogos. No Deus Ex e BFV com ajuste fino deixar o clock flutuando por volta dos 4.35 GHz.

Ou seja, é bem provável que tá tudo bugado. Melhor deixar tudo em stock mesmo e esperar.
 
Pois é, um "bacanal" de fofocas sobre a arquitetura Ryzen que pipocou bastante foi o uso do quad-channel como padrão dos chipsets de entrada, nego fez um auê com as APU's sobre o que elas seriam capazes de fazer com essa tecnologia...
Como se a dona AMD fosse canibalizar os nichos que ela mantém com as RADEON e pretende tomar os da NVIDIA fazendo isso, infelizmente esses hypes viajados são recorrentes.

Para os RYZEN serem quad channel vão precisar de mais pinos, logo um novo socket
 
Galera chegou meu 3700x + X470 Aorus Gaming 7, porém acredito que deva ser problema de Bios montei tudo perfeitamente, o Debug Led apresenta código 00 e nem apresenta vídeo para eu atualizar via Qflash.

Será que é Bios?

Valeu.
 
O boost do meu 3700x tá chegando no máximo a 4375 Mhz. O máximo não seria 4.4?
Estou rodando numa taichi x370 com a bios 5.80 1.0.0.3 abb
O PBO tá ligando, utilizando os limites da motherboard, etc.
Memórias em DDR4 a 3600, CAS 16, Voltagem 1.39
Tem mais alguma coisa para mexer????
 
3rd Gen Ryzen DDR4 Memory Performance, XMP vs. Manual Timings



 
vqWHqfT.jpg


z2ylyag.jpg


8I8gmWf.jpg


IHwseM2.jpg


AfNEeaS.jpg
 
Última edição:
Galera chegou meu 3700x + X470 Aorus Gaming 7, porém acredito que deva ser problema de Bios montei tudo perfeitamente, o Debug Led apresenta código 00 e nem apresenta vídeo para eu atualizar via Qflash.

Será que é Bios?

Valeu.
Bem provável que sim amigo. Talvez a versão da bios não seja compatível com os Ryzen 3000. Pediu para a lojar atualizar antes de enviar? O jeito é fazer o update da bios com um processador antigo ou verificar se este modelo permite atualizar a bios via USB (dá uma lida no manual).
 
Boletei uma Asus Rrog Strix x470-f Gaming , R7 3700X e memorias 2x8 G.Skill Ripjaws V 3200MHz na Terabyte. Saiu por R$3.932,84 com frete.

Só comprei lá por que eles me disseram que atualizam a BIOS, senão pegaria em outro lugar e não se gastei dinheiro a toa com essas memorias.

To saindo de um i7 4770, espero ter aquela sensação de que a compra valeu a pena quando chegar.

Estou querendo exatamente essa configuração, mas ainda estou na duvida sobre a placa mãe.
Será que não vale a pena ir logo numa x570?
 
Estou querendo exatamente essa configuração, mas ainda estou na duvida sobre a placa mãe.
Será que não vale a pena ir logo numa x570?
Então ta todo mundo dizendo que essas placas X570 de entrada equivale a as tops X470 em preço.
 
Bem provável que sim amigo. Talvez a versão da bios não seja compatível com os Ryzen 3000. Pediu para a lojar atualizar antes de enviar? O jeito é fazer o update da bios com um processador antigo ou verificar se este modelo permite atualizar a bios via USB (dá uma lida no manual).

Também creio que seja isso, pois fiz vários testes, analisei toda montagem não tem o que possa estar tão errado, é um M.2 conectado, um SSD na porta sata a VGA os cabos de energia e o processador. Como o Debug led ficou com 00 nem consta esse erro no manual só pode ser Bios.

Vou ver se consigo um processador tipo um Atlhon 200GE pra atualizar via Qflash.
 
Não sei como o cara do hardware Unbox conseguiu estabilizar o infinity fabric a 1900Mhz, no meu aqui a essa frequencia nem boot da, deixei travado a 1700Mhz o IF e a memoria a 3200 CL16
 
O boost do meu 3700x tá chegando no máximo a 4375 Mhz. O máximo não seria 4.4?
Estou rodando numa taichi x370 com a bios 5.80 1.0.0.3 abb
O PBO tá ligando, utilizando os limites da motherboard, etc.
Memórias em DDR4 a 3600, CAS 16, Voltagem 1.39
Tem mais alguma coisa para mexer????

A BIOS tá bugada, não atinge 4.4 e o PBO + AutoOC diminuem o clock em carga. Leia o meu post logo antes do seu, nessa mesma página, eu tô falando sobre isso.
 
Também creio que seja isso, pois fiz vários testes, analisei toda montagem não tem o que possa estar tão errado, é um M.2 conectado, um SSD na porta sata a VGA os cabos de energia e o processador. Como o Debug led ficou com 00 nem consta esse erro no manual só pode ser Bios.

Vou ver se consigo um processador tipo um Atlhon 200GE pra atualizar via Qflash.
Se a loja ja nao mandou atualizada,pode ter certeza que é bios
 
Não sei como o cara do hardware Unbox conseguiu estabilizar o infinity fabric a 1900Mhz, no meu aqui a essa frequencia nem boot da, deixei travado a 1700Mhz o IF e a memoria a 3200 CL16
Ele comentou no final do video que so conseguiu 1900 com o 3900x, com o 3600 foi dificil chegar ate 1800.
 
Asus lançou Bios nova para o Chipset B350 hj.

Versão 5204
Update AGESA 1.0.0.3 Patch AB to improve compatibility;
Recommend updating the BIOS via EZ Flash.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo