[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
O boost do meu 3700x tá chegando no máximo a 4375 Mhz. O máximo não seria 4.4?

Em que condições? Se o meu 3700X pegasse 4.375 all cores rodando algo intensivo tipo blender ou cinebench, eu tava feliz.
 
A melhor combinação de parâmetros que encontrei para a nossa mobo com BIOS bugada é deixar o PBO desligado (Advanced mas com tudo 0), AutoOC desligado e habilitar apenas o Scalar. Aqui no meu PC é indiferente 4x ao 10x. Dessa maneira ele mantém por volta dos 4.3 GHz em jogos. O importante nisso tudo é não ativar o AutoOC, deixar em 0MHz, porque ele derruba os clocks quando ativado.

Outra coisa bizarra que eu percebi é que DIMINUINDO os valores do PBO para deixar a carga próximo aos 90% resulta em ACRÉSCIMO de clock em jogos. No Deus Ex e BFV com ajuste fino deixar o clock flutuando por volta dos 4.35 GHz.

Ou seja, é bem provável que tá tudo bugado. Melhor deixar tudo em stock mesmo e esperar.

Eu acho que vou realmente esperar sair uma versão final da BIOS no site da Asrock mesmo, essas aqui estão indiferentes até agora em relação a alterações.
 
Rapaz, que estranho aqui, com uma memoria em 3200Mhz a CL16, a latencia e maior e a banda e menor que com 3000 CL14, masoq....., quando eu tava com 2600X, era ao contrario
 
Peguei um 1600 na kabum por 560 c frete. Surgiu a opção de um 2600x por 720 c/ frete, porém usado. Será que compensa?

Sim, e muito, o 2600X em stock, opera na faixa dos 4Ghz a 4.1Ghz com o PBO ativado

--Double Post-- :rolleyes:
 
Rapaz, que estranho aqui, com uma memoria em 3200Mhz a CL16, a latencia e maior e a banda e menor que com 3000 CL14, masoq....., quando eu tava com 2600X, era ao contrario
Tá tudo muito estranho mesmo por enquanto, rs

Mas dá uma conferida nos sub-timings da memória, eles estão fazendo uma bela diferença
 
Chegou o 1600 aqui haha

Tava testando over... (placa mãe aorus b450 elite)

Tem com o fazer igual eu fazia no intel? Aumentar digamos que o boost dele? Pra tipo 3.8 ou 3.9 e quando não ta usando muito diminuir?
 
Pessoal, como faço pra fazer overclock com o clock e tensão variando? Atualmente estou com um 2200G em 4.0 e só a tensão que cai de vez em quando. MSI B450-A PRO, ultima BIOS antes dos 3000
 
Chegou o 1600 aqui haha

Tava testando over... (placa mãe aorus b450 elite)

Tem com o fazer igual eu fazia no intel? Aumentar digamos que o boost dele? Pra tipo 3.8 ou 3.9 e quando não ta usando muito diminuir?
Aumenta pelo Ryzen Master, qnd não tiver usando volte pra stock. No bios é fazer OC na mão e deixar quieto.
 
Taichi X570 por 250 Trump, compensa? Eu tô ligado nos problemas do chipset dela, mas será que foi em mtas ou minoria?
 
Vou ter muita diferença de no 3700X em ganho em jogos para

2933 CL16
e
3466 CL17

?
 
A BIOS tá bugada, não atinge 4.4 e o PBO + AutoOC diminuem o clock em carga. Leia o meu post logo antes do seu, nessa mesma página, eu tô falando sobre isso.

Então o jeito é esperar uma nova bios... A 5.67 e a 5.80 foram as melhores que testei até agora.
 
Em que condições? Se o meu 3700X pegasse 4.375 all cores rodando algo intensivo tipo blender ou cinebench, eu tava feliz.

Não pega 4375 em all cores. Pega 4375 em um core só rodando o cinebench, às vezes 2 cores. o Resto oscila de 3.5 até 4.1, 4.2
 
Então o jeito é esperar uma nova bios... A 5.67 e a 5.80 foram as melhores que testei até agora.

Sim, nem adianta ficar esquentando a cabeça, por mais que a gente fique esmiuçando a BIOS, na próxima versão que lançarem todo o esforço feito não vai servir pra nada.
 
Ta valendo a pena mudar pra bios da Asus 1.0.0.3 AB ? O meu 3600 que chegou ontem chegou a bater 95 graus no cooler stock, tive que fazer um offset de -0.100 para resolver parcialmente, agora em 75 em stress e 65 a 67 em games, mas só com um cooler decente pra melhorar.
 
Não pega 4375 em all cores. Pega 4375 em um core só rodando o cinebench, às vezes 2 cores. o Resto oscila de 3.5 até 4.1, 4.2

Clocks típicos stock com cooler original:

Idle: 3.5 GHz -3.6 GHz
Carga leve: 4.2 GHz
Carga pesada: 4.1GHz - 4.2 GHz
Turbo single: 4.375 GHz
 
Com o shortage dos ryzen 3xxx, principalmente do 3900X eu fiz uma pre-order hoje na B&H.


Não tem nem data de entrega. Mas agora é torcer para chegar até o dia que vou embora dos EUA. Qualquer coisa cancelo! hehehehe.

É uma das poucas lojas que está permitindo comprar e aguardar, a newegg de vez em quando consta como em estoque mas dura 20 minutos e já não tem mais. Pessoal está enlouquecido nessa CPU.

E de motherboard estou entre a Aorus Master e a Hero Viii wi-fi. A gigabyte custa 20 dólares a menos, tem VRM de 14 fases sem doublers (entendo nada de VRM mas sei que é melhor sem isso). Já a Asus parece que tem 7 fases reais mas com doublers, o que dá as 14 fases... Acho que no frigir dos ovos as 7 fases com doublers dão e sobram para um 3950X, por exemplo... Outra desvantagem da Asus, apenas 2 slots M2, mas em compensação 8 SATA. Tem mais camadas... Questão de led e visual não me importa muito, meu gabinete é todo fechado. Enfim, sei lá o que vou fazer, acho que as duas são boas opções. heheheh.

Aqui melhor demonstrado:

ROG CROSSHAIR VIII HERO (WI-FI) 16-phase[14+2] twin-design (2x components per phase) '| IR3555 60A, PWM: ASP1405I(8-phase), PCB 8-Layer ,10K caps
X570 AORUS MASTER 14-phase[12+2]| IR3556M 50A, PWM: Infineon XDPE123G5C(16-phase), PCB 6-Layer

Pelo jeito não são doublers, mas sim esse twin design que não faço ideia do que significa.

Peguei esses dados daqui, tem todas as placas... https://www.overclock.net/forum/13-amd-general/1624051-vrm-new-am4-motherboards.html
 
Última edição:
Com o shortage dos ryzen 3xxx, principalmente do 3900X eu fiz uma pre-order hoje na B&H.


Não tem nem data de entrega. Mas agora é torcer para chegar até o dia que vou embora dos EUA. Qualquer coisa cancelo! hehehehe.

É uma das poucas lojas que está permitindo comprar e aguardar, a newegg de vez em quando consta como em estoque mas dura 20 minutos e já não tem mais. Pessoal está enlouquecido nessa CPU.

E de motherboard estou entre a Aorus Master e a Hero Viii wi-fi. A gigabyte custa 20 dólares a menos, tem VRM de 14 fases sem doublers (entendo nada de VRM mas sei que é melhor sem isso). Já a Asus parece que tem 7 fases reais mas com doublers, o que dá as 14 fases... Acho que no frigir dos ovos as 7 fases com doublers dão e sobram para um 3950X, por exemplo... Outra desvantagem da Asus, apenas 2 slots M2, mas em compensação 8 SATA. Tem mais camadas... Questão de led e visual não me importa muito, meu gabinete é todo fechado. Enfim, sei lá o que vou fazer, acho que as duas são boas opções. heheheh.

Que sorte estar indo lá nos States, eu estou tendo que me virar em redirecionador (apesar de que caixa pequena como o Ryzen não "pega") pra comprar alguns produtos. Corre logo, pois certamente esse 3900X vai acabar, tanto que está em quantidade limitada.
 
Que sorte estar indo lá nos States, eu estou tendo que me virar em redirecionador (apesar de que caixa pequena como o Ryzen não "pega") pra comprar alguns produtos. Corre logo, pois certamente esse 3900X vai acabar, tanto que está em quantidade limitada.

hehehehe. Pois é, comprei hoje, já caiu no CC... hehehe. Questão é quando vão entregar. Mas se por exemplo, aparecer na Amazon eu compro na hora e cancelo na B&H, pois na amazon eles sempre dizem o dia que vão entregar... Acho mais tranquilo. Mas enfim, está uma briga... Que redirecionador tu está usando? Eu não imaginava que uma CPU passava indene na receita... bom saber, show de bola assim! Comprei uma vez por um redirecionador mas foram coisas maiores e como eles só entregavam pela DHL eu era obrigado a recolher o tributo antes. :/
 
hehehehe. Pois é, comprei hoje, já caiu no CC... hehehe. Questão é quando vão entregar. Mas se por exemplo, aparecer na Amazon eu compro na hora e cancelo na B&H, pois na amazon eles sempre dizem o dia que vão entregar... Acho mais tranquilo. Mas enfim, está uma briga... Que redirecionador tu está usando? Eu não imaginava que uma CPU passava indene na receita... bom saber, show de bola assim! Comprei uma vez por um redirecionador mas foram coisas maiores e como eles só entregavam pela DHL eu era obrigado a recolher o tributo antes. :/

Ando utilizando o MyVipBox (geralmente os fretes pra enviar lá no armazém deles sai mais barato), mas estou querendo testar a box4World. Inclusive acabei de comprar num leilão uma X570 Taichi da AsRock por 255 Trumps nova.
 
  • Curtir
Reações: GSJ
Boa noite pessoal, estou pensando em trocar a minha placa BIOSTAR b350, meio insatisfeito em relação as instabilidades com o Ryzen 3600. Me indicam alguma placa? pelo que li está uma loucura com as bios.

Não pretendo fazer OC, fico satisfeito se a placa conseguir manter o boost de 4.1, 4.2, no entanto gostaria de uma placa que não incomode, que tenha atualizações rápidas e efetivas de bios e gostaria de uma placa para suportar bem a próxima geração.
 
Boa noite pessoal, estou pensando em trocar a minha placa BIOSTAR b350, meio insatisfeito em relação as instabilidades com o Ryzen 3600. Me indicam alguma placa? pelo que li está uma loucura com as bios.

Não pretendo fazer OC, fico satisfeito se a placa conseguir manter o boost de 4.1, 4.2, no entanto gostaria de uma placa que não incomode, que tenha atualizações rápidas e efetivas de bios e gostaria de uma placa para suportar bem a próxima geração.

O problema possa não ser nem a placa e sim a BIOS dela. Já tentou checar se saiu alguma nova ou BETA? Caso queira trocar, que tipo de usuário vc é? Se for usual desses que só quer espetar o CPU na mobo e jogar recomendo as B450. Na Terabyte e GKinfostore tem preço bacanas por lá.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo