• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Alerta Asrock Steel Legend B450 BIOS 2.80 não atualize!

fabriciobarcelos

Old Gamer
Registrado
Amigos
Não atualize sua placa mãe para está bios versão 2.80
Vários problemas após a atualização do tipo computador ligar sozinho
Atualizei a minha e um problema muito sem sentido começou a aparecer, os canais do áudio da minha sound blasterx começaram a inverter do direito p esquerdo e vice versa
Durante a semana todos os dias meu PC estava com o led do botão ligar aceso e ao ligar o PC o mesmo bipava várias vezes
Retornei a BIOS 2.70 e tudo voltou ao normal
Só atualizo agora na bios com AGESA 1.0.0.4
 
Saudades da versão 1.x dela que mostrava temperatura da GPU na config dos fans, dava pra por isso pros 2 Fans intake na frente

to com a bios 2.60 acho, pro Ryzen 2700 foi o ultimo recomendado
 
Aproveitando o tópico, tenho a B450M Steel Legend, saiu a versão da bios 2.90 AMD AGESA Combo-AM4 1.0.0.4 Patch B, porem depois que atualizei o XMP da minhas memorias não funcionam mais, quando ativo o XMP o pc fica reiniciando varias vezes e liga normalmente mas com a frequência baixa... quando entro na BIOS está ativo o XMP. Voltei para versão 2.70 e está normal o XMP... Alguma possível solução ou alguém com o mesmo problema ?
 
Aproveitando o tópico, tenho a B450M Steel Legend, saiu a versão da bios 2.90 AMD AGESA Combo-AM4 1.0.0.4 Patch B, porem depois que atualizei o XMP da minhas memorias não funcionam mais, quando ativo o XMP o pc fica reiniciando varias vezes e liga normalmente mas com a frequência baixa... quando entro na BIOS está ativo o XMP. Voltei para versão 2.70 e está normal o XMP... Alguma possível solução ou alguém com o mesmo problema ?

Desde agesa 1.0.0.3abba varias memorias pararam de funcionar com XMP, monto pcs de alta performance e tive uma onda de reclamação de clientes com diversas placas e marcas diferentes, até mesmo o meu proprio pc o xmp não esta funcionando, depois que AMD começou a consertar aquele problema dos boost clocks que começaram os problemas.
 
Desde agesa 1.0.0.3abba varias memorias pararam de funcionar com XMP, monto pcs de alta performance e tive uma onda de reclamação de clientes com diversas placas e marcas diferentes, até mesmo o meu proprio pc o xmp não esta funcionando, depois que AMD começou a consertar aquele problema dos boost clocks que começaram os problemas.
Entendi. O que você recomenda então... deixar na ultima versão da BIOS e manter a versão da bios que o xmp funciona ? nem cheguei testar como ficou a performance do pc com a ultima bios... como não funcionou o xmp eu já voltei a original.
 
Pessoal

Versão 3.20 ganhou o selo "Fabricio" de qualidade!
Podem baixar auhauhauhauh
Pra mim tudo OK!
XMP, som que tava bugado, PC que ligava sozinho resolvidos!
 
Pessoal

Versão 3.20 ganhou o selo "Fabricio" de qualidade!
Podem baixar auhauhauhauh
Pra mim tudo OK!
XMP, som que tava bugado, PC que ligava sozinho resolvidos!
essa eu nao achei na parte de bios.. a ultima que aparece pra mim é a 2.90. Recomendam atualizar pra essa ou não.. ?
 
essa eu nao achei na parte de bios.. a ultima que aparece pra mim é a 2.90. Recomendam atualizar pra essa ou não.. ?

A tua é ATX o micro atx?

ATX:


M- ATX

Sim a ultima é a 2.90 que é a AGESA 1.0.0.4
 
Selo PeruibeSP013 de qualidade na bios 3.20 pra B450 Steel Legends ATX.
Pc muito estável, picos de clock maiores que as bios anteriores. Antes só chegava a 4.225 e agora deu picos de 4.400 mhz pro R5 3600 X
Achei o pc mais "liso" e dando bot mais rápido.
Recomendo a atualização pra quem tenha algum tipo de receio aí.
Valeu @fabriciobarcelos
 
Ontem eu dei uma modificada em uns parametros da bios
Coloquei o infinity fabric na metade do valor da minha ram 3600 botei 1800 conforme li que deveria ser
Vários nucleos batendo 4.4ghz e até um pouco mais que isso, teve um que chegou a 4450mhz
 
Pessoal aproveitando o gancho eu tenho uma mas MATX e estou com o win 10 atualizado, quando tento abrir o rgb polychrome ele nao abre e ainda zoa todas as configs dos leds que tinha setado na bios, alguma dica?
 
Aproveitando o tópico, tenho a B450M Steel Legend, saiu a versão da bios 2.90 AMD AGESA Combo-AM4 1.0.0.4 Patch B, porem depois que atualizei o XMP da minhas memorias não funcionam mais, quando ativo o XMP o pc fica reiniciando varias vezes e liga normalmente mas com a frequência baixa... quando entro na BIOS está ativo o XMP. Voltei para versão 2.70 e está normal o XMP... Alguma possível solução ou alguém com o mesmo problema ?

Amigo tenho a mesma placa mae e depois que atualizei pra 2.90 o XMP não funciona mais.
Tô puto de ter comprado essa placa mae lixo viu pqp .. Nunca mais compro nada dessa merda. Deveria ter gasto mais um pouco em alguma coisa melhor. Pow to frustrado

Você fez downgrade da bios? Na real nem na 2.70 ficou legal .. o XMP era ativado mais ao desligar e ligar o pc ele voltava ao padrão ...

EDIT:

Perdão ASRock eu que sou burro mesmo ...

Seguinte .. esse tópico aqui me salvou: https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/memoria-nao-funciona-xmp.660208/

Como minha placa veio com o manual BR Capado .. nao pensei em pegar o manual em ingles ... PEGA ELE AQUI

Aí voce pluga os modulos no A2 e no B2 ..
4Yj1eWH.png

CLEAR CMOS

Vi no reddit uns gringos com o mesmo problema e eles falavam pra dar um clear CMOS depois de instalar a utima atualização da BIOS (2.90).

ATENÇÃO: Não se deve dar o Clear CMOS imediatamente após atualizar a BIOS .. atualize a BIOS e deixe o PC iniciar novamente ... depois de iniciado e tudo funcionando .. faça o Clear CMOS

Arruma um jumple aí ou usa uma chave de fenda ...

1) Desliga o PC e tira TODOS OS CABOS dele.
2) Aguarda no minimo 15 segundos.
2) Depois de aguardar os 15s ou mais ... pega o jumple e coloca nos dois pinos ou se for a chave de fenda toca ao mesmo tempo nos dois pinos fica aí segurando por um tempo 5 a 10 s (pra garantir):

EEEp16k.png


3) Retira o jumple ou a chave de fenda e liga o PC .. Aperta DEL até entrar na BIOS ... pode ser que demore um pouco pra dar o primeiro boot .. pode ser que o texto da BIOS esteja grande e deformado ... verifica se realmente deu o clear cmos .. manda salvar e reiniciar ...
4) Entra novamente na BIOS .. agora deve estar com texto normal ... vai e acerta a hora e/ou data ... e no over manda carregar o perfil do XMP ... Salva e reiniciar

Se levantar sem dificuldades já é um bom sinal ...
 
Última edição:
Amigo tenho a mesma placa mae e depois que atualizei pra 2.90 o XMP não funciona mais.
Tô puto de ter comprado essa placa mae lixo viu pqp .. Nunca mais compro nada dessa merda. Deveria ter gasto mais um pouco em alguma coisa melhor. Pow to frustrado

Você fez downgrade da bios? Na real nem na 2.70 ficou legal .. o XMP era ativado mais ao desligar e ligar o pc ele voltava ao padrão ...

EDIT:

Perdão ASRock eu que sou burro mesmo ...

Seguinte .. esse tópico aqui me salvou: https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/memoria-nao-funciona-xmp.660208/

Como minha placa veio com o manual BR Capado .. nao pensei em pegar o manual em ingles ... PEGA ELE AQUI

Aí voce pluga os modulos no A2 e no B2 ..
4Yj1eWH.png

CLEAR CMOS

Vi no reddit uns gringos com o mesmo problema e eles falavam pra dar um clear CMOS depois de instalar a utima atualização da BIOS (2.90).

ATENÇÃO: Não se deve dar o Clear CMOS imediatamente após atualizar a BIOS .. atualize a BIOS e deixe o PC iniciar novamente ... depois de iniciado e tudo funcionando .. faça o Clear CMOS

Arruma um jumple aí ou usa uma chave de fenda ...

1) Desliga o PC e tira TODOS OS CABOS dele.
2) Aguarda no minimo 15 segundos.
2) Depois de aguardar os 15s ou mais ... pega o jumple e coloca nos dois pinos ou se for a chave de fenda toca ao mesmo tempo nos dois pinos fica aí segurando por um tempo 5 a 10 s (pra garantir):

EEEp16k.png


3) Retira o jumple ou a chave de fenda e liga o PC .. Aperta DEL até entrar na BIOS ... pode ser que demore um pouco pra dar o primeiro boot .. pode ser que o texto da BIOS esteja grande e deformado ... verifica se realmente deu o clear cmos .. manda salvar e reiniciar ...
4) Entra novamente na BIOS .. agora deve estar com texto normal ... vai e acerta a hora e/ou data ... e no over manda carregar o perfil do XMP ... Salva e reiniciar

Se levantar sem dificuldades já é um bom sinal ...
Então no meu caso voltei a BIOS e funcionou o XMP, atualizei novamente a bios e o xmp só estabilizou as memorias em 3000Mhz e não 3200Mhz, como estou com pouco tempo para ficar fuçando tentei algumas coisa que não deram certo e desisti, no futuro vou tentar novamente subir os Mhz.
 
Então no meu caso voltei a BIOS e funcionou o XMP, atualizei novamente a bios e o xmp só estabilizou as memorias em 3000Mhz e não 3200Mhz, como estou com pouco tempo para ficar fuçando tentei algumas coisa que não deram certo e desisti, no futuro vou tentar novamente subir os Mhz.

Mas depois de atualizar a bios vc iniciou o sistema e em seguida deu o clear cmos?
Esta usando os pentes de memoria da forma q mostrei ne?

No meu caso meus pentes vao ate 3000 MHz no perfil XMP entao nao tentei passar disso até pq antes nao conseguia nem os 3000 Mhz.
 
Mas depois de atualizar a bios vc iniciou o sistema e em seguida deu o clear cmos?
Esta usando os pentes de memoria da forma q mostrei ne?

No meu caso meus pentes vao ate 3000 MHz no perfil XMP entao nao tentei passar disso até pq antes nao conseguia nem os 3000 Mhz.

Os pentes já estava usando assim, foi o único jeito que ativou o dual channel.
Agora o clear cmos não dei... como estou sem tempo não vou fazer agora... quando eu tiver de ferias tranquilo vou tentar fazer.
 
Aproveitando o tópico, estou pensando em comprar essa placa pra usar com um R5 2600, 16GB 3000Mhz e uma RX 570 8GB.
Tirando essa confusão aí da BIOS, o que vocês estão achando dela? Recomendam ou tem alguma sugestão melhor?
 
Aproveitando o tópico, estou pensando em comprar essa placa pra usar com um R5 2600, 16GB 3000Mhz e uma RX 570 8GB.
Tirando essa confusão aí da BIOS, o que vocês estão achando dela? Recomendam ou tem alguma sugestão melhor?
Na faixa dos 500 reais eu iria nela mesmo .. se tiver passando de 600 acho que nao vale a pena.
 
Alguem aqui teve melhorias na temperatura utlizando a versão 2.70 ou 2.90? a minha atual é 2.60. Eu to achando a temperatura do meu muito alta.. rodando aida64, chega a bater 91° de pico! Eu to usando air cooler gammaxx GTE e gabinete wheel jack ( 3 fan's frontais da pichau, 2 em cima da corsair e 1 traseira da pichau tbm). Na montagem das peças na semana passada, eu havia colocado a pasta térmica mx-4 colocando apenas 1 ponto no centro do CPU, mas hoje eu fiz a forma de 3 pontos que vi no video ( locais onde estão localizados os chip's) e usei a pasta térmica mastergel maker.. diminuiu uns 3° em full load.. mas já vi gente que não passa dos 80° em full load usando o mesmo air cooler que o meu. E tem outra coisa, só núcleo atingiu 4,117mhz, os outros ficam tudo 4,097mhz no máximo, nunca passa disso
 
Última edição:
Alguem aqui teve melhorias na temperatura utlizando a versão 2.70 ou 2.90? a minha atual é 2.60. Eu to achando a temperatura do meu muito alta.. rodando aida64, chega a bater 91° de pico! Eu to usando air cooler gammaxx GTE e gabinete wheel jack ( 3 fan's frontais da pichau, 2 em cima da corsair e 1 traseira da pichau tbm). Na montagem das peças na semana passada, eu havia colocado a pasta térmica mx-4 colocando apenas 1 ponto no centro do CPU, mas hoje eu fiz a forma de 3 pontos que vi no video ( locais onde estão localizados os chip's) e usei a pasta térmica mastergel maker.. diminuiu uns 3° em full load.. mas já vi gente que não passa dos 80° em full load usando o mesmo air cooler que o meu. E tem outra coisa, só núcleo atingiu 4,117mhz, os outros ficam tudo 4,097mhz no máximo, nunca passa disso
Realmente achei alto.

Aqui no stress do AIDA nao passa de 75.

Pra monitorar a temperatura/vcore sempre vou pelo AMD Ryzen Master
Tenho o R5 3600X com a Steel Legend B450M e o Gammaxx GTE.

Pra efeito de comparação fiz os testes aqui se quiser dar uma olhada:

AIDA64

SBRBCyP.png



CPU-Z

1SMU0tX.png


prime95

5Abauyu.png


Cinebench

09zMKnA.jpg


mACYpSZ.png

Fiz algumas configurações que podem te ajudar ...

1) Segue as dicas de configuração na BIOS desse post. Você pode instalar os planos de energia que o autor fez também .. eu instalei mas preferi usar outro com algumas modificações que mostro a seguir.
2) Estou usando o Perfil de Energia Ryzen Balanced com essas
ixEQ86u.png
TmViG69.png

EDIT

Acabei de ver que você não esta usando a ultima versão da BIOS .. recomendo que atualize. Aqui só ficou estavel meu sistema depois de instalar a 2.90.

Também tenha a certeza de estar com a ultima versão do chipset AMD pra sua placa mae: https://www.amd.com/pt/support/chipsets/amd-socket-am4/b450
 
Última edição:
Realmente achei alto.

Aqui no stress do AIDA nao passa de 75.

Pra monitorar a temperatura/vcore sempre vou pelo AMD Ryzen Master
Tenho o R5 3600X com a Steel Legend B450M e o Gammaxx GTE.

Pra efeito de comparação fiz os testes aqui se quiser dar uma olhada:

AIDA64

SBRBCyP.png



CPU-Z

1SMU0tX.png


prime95

5Abauyu.png


Cinebench

09zMKnA.jpg


mACYpSZ.png

Fiz algumas configurações que podem te ajudar ...

1) Segue as dicas de configuração na BIOS desse post. Você pode instalar os planos de energia que o autor fez também .. eu instalei mas preferi usar outro com algumas modificações que mostro a seguir.
2) Estou usando o Perfil de Energia Ryzen Balanced com essas
ixEQ86u.png
TmViG69.png

EDIT

Acabei de ver que você não esta usando a ultima versão da BIOS .. recomendo que atualize. Aqui só ficou estavel meu sistema depois de instalar a 2.90.

Também tenha a certeza de estar com a ultima versão do chipset AMD pra sua placa mae: https://www.amd.com/pt/support/chipsets/amd-socket-am4/b450

A sua temperatura tá perfeita, tendo em vista que vc usa o 3600x. Eu vou fazer oq vc fez conforme mostra no print.. esse amd ryzen balanced é um software? No caso, eu preciso baixar ele. Em relação a bios da placa mãe, ela informa que é p2.60, isso seria a versão 2.60, correto? Posso atualizar direto pro 2.90? Tem algum vídeo explicativo pra Att bios da asrock? E por último, o link que vc mandou é em relação ao chipset do processador, é isso? Eu nem sei qual é o meu, como faço pra ver? nao baixei nada referente a AMD.

Obrigado pela ajuda brother! Feliz natal pra toda família
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu vi que nesse link tem várias opções de download.. chipset amd, amd raide driver e etc, no caso, é só pra baixar o chipset amd né? Ele pede pra ter o sistema operacional atualizado, meu Windows é o 10 versão 1903.. pode usar de boa né?
 
Última edição:
A sua temperatura tá perfeita, tendo em vista que vc usa o 3600x. Eu vou fazer oq vc fez conforme mostra no print.. esse amd ryzen balanced é um software? No caso, eu preciso baixar ele. Em relação a bios da placa mãe, ela informa que é p2.60, isso seria a versão 2.60, correto? Tem algum vídeo explicativo pra Att bios da asrock? E por último, o link que vc mandou é em relação ao chipset do processador, é isso? Eu nem sei qual é o meu, como faço pra ver? nao baixei nada referente a AMD.

Obrigado pela ajuda brother! Feliz natal pra toda família
esse amd ryzen balanced é um software?
Não é um software ... é um perfil do gerenciamento de energia que fica no painel de controle. Quando você instala o drive do chipset ele é adicionado. Vá em Painel de Controle > Opções de Energia.


Em relação a bios da placa mãe, ela informa que é p2.60, isso seria a versão 2.60, correto? Tem algum vídeo explicativo pra Att bios da asrock?
Atualizar a BIOS é super simples ... vamos lá:
- Voce vai precisar de um pendrive .. vai formatar ele como fat32.

- Vai entrar na página de download das BIOS e baixar a última versão: https://www.asrock.com/MB/AMD/B450M Steel Legend/index.br.asp#BIOS
- Na página da BIOS vc vai ver um link explicando como instalar. Esta em Ingles mas é facil entender com as imagens. https://www.asrock.com/support/BIOSIG.br.asp?cat=BIOS10

- Depois de baixar o arquivo zip da BIOS voce deve descompactar e deixar dentro da raiz do pendrive o arquiv.
yFqxj6C.png

- Pluga o pendrive no PC já com o arquivo e manda reiniciar. Entra na BIOS e vai em Tools > Instant Flash ... nao tem erro .. ele vai varrer seu pendrive e localizar o arquivo.
- Seleciona o arquivo e manda atualizar. Depois de terminar ele vai reiniciar o sistema ... espera ele reiniciar ... pode demorar um pouco ou pode reiniciar uma ou mais vezes ... quando tiver entrando novamente no sistema aperta DEL pra entrar na BIOS e verifica se foi atualizado ... pra não ter erro, vai la e manda carregar as opções DEFAULT da bios .. fica la em EXIT.
- Salva as alterações e deixa o Windows iniciar .. se carregar de boa ta feito!
Se mesmo assim nao se sentir seguro .. ve video no youtube: https://www.youtube.com/results?search_query=how+update+bios+asrock


E por último, o link que vc mandou é em relação ao chipset do processador, é isso? Eu nem sei qual é o meu, como faço pra ver? nao baixei nada referente a AMD.
Ele é o drive do chipset pra nossa placa mãe .. nossa placa mãe é B450 ... Só clicar baixar e instalar ..

Depois que tu instalar ele vai aparecer la onde falei no painel de controle em gerenciamento de energia o perfil de balanceado.
 
esse amd ryzen balanced é um software?
Não é um software ... é um perfil do gerenciamento de energia que fica no painel de controle. Quando você instala o drive do chipset ele é adicionado. Vá em Painel de Controle > Opções de Energia.


Em relação a bios da placa mãe, ela informa que é p2.60, isso seria a versão 2.60, correto? Tem algum vídeo explicativo pra Att bios da asrock?
Atualizar a BIOS é super simples ... vamos lá:
- Voce vai precisar de um pendrive .. vai formatar ele como fat32.

- Vai entrar na página de download das BIOS e baixar a última versão: https://www.asrock.com/MB/AMD/B450M Steel Legend/index.br.asp#BIOS
- Na página da BIOS vc vai ver um link explicando como instalar. Esta em Ingles mas é facil entender com as imagens. https://www.asrock.com/support/BIOSIG.br.asp?cat=BIOS10

- Depois de baixar o arquivo zip da BIOS voce deve descompactar e deixar dentro da raiz do pendrive o arquiv.
yFqxj6C.png

- Pluga o pendrive no PC já com o arquivo e manda reiniciar. Entra na BIOS e vai em Tools > Instant Flash ... nao tem erro .. ele vai varrer seu pendrive e localizar o arquivo.
- Seleciona o arquivo e manda atualizar. Depois de terminar ele vai reiniciar o sistema ... espera ele reiniciar ... pode demorar um pouco ou pode reiniciar uma ou mais vezes ... quando tiver entrando novamente no sistema aperta DEL pra entrar na BIOS e verifica se foi atualizado ... pra não ter erro, vai la e manda carregar as opções DEFAULT da bios .. fica la em EXIT.
- Salva as alterações e deixa o Windows iniciar .. se carregar de boa ta feito!
Se mesmo assim nao se sentir seguro .. ve video no youtube: https://www.youtube.com/results?search_query=how+update+bios+asrock


E por último, o link que vc mandou é em relação ao chipset do processador, é isso? Eu nem sei qual é o meu, como faço pra ver? nao baixei nada referente a AMD.
Ele é o drive do chipset pra nossa placa mãe .. nossa placa mãe é B450 ... Só clicar baixar e instalar ..

Depois que tu instalar ele vai aparecer la onde falei no painel de controle em gerenciamento de energia o perfil de balanceado.

Muito obrigado irmão! Vou fazer isso daqui a pouco, mexer no plano de energia conforme vc exemplificou no print e refazer os testes.. espero que dê certo.. Eu vi que vc consegue chegar praticamente os 4.4mhz em todos os núcleos e a temperatura fica de boa. Só uma última dúvida pra não ter erro, eu posso atualizar direto pro 2.90 Ou preciso ir pro 2.60, 2,70 e depois 2.90? Eu acho que o meu é o 2.50, pois no cpu-z informa apenas AGESA 1.0.0.3.. sendo que o 2.60 é 1.0.0.3 ABB
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo