[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Rapaz, se a Claro disponibilizasse DOCSIS 3.1 aqui, com ping baixo, upload de 50% do download (como já é no FTTH dela e da Vivo), sem CGNAT e por preço atrativo, eu voltaria na hora da Oi fibra, já que o upload de 15 Mbps e latência de 45ms estão longes do ideal. Mas já que a Claro não toma vergonha na cara e nem faz o upgrade pro DOCSIS 3.1 e nem implanta logo fibra na última milha, o jeito é continuar usando essa fibra meia boca da Oi, ao menos o preço é baixo pra compensar.
 
Rapaz, se a Claro disponibilizasse DOCSIS 3.1 aqui, com ping baixo, upload de 50% do download (como já é no FTTH dela e da Vivo), sem CGNAT e por preço atrativo, eu voltaria na hora da Oi fibra, já que o upload de 15 Mbps e latência de 45ms estão longes do ideal. Mas já que a Claro não toma vergonha na cara e nem faz o upgrade pro DOCSIS 3.1 e nem implanta logo fibra na última milha, o jeito é continuar usando essa fibra meia boca da Oi, ao menos o preço é baixo pra compensar.
Claro já está em DOCSIS 3.1
Ping já é baixo (10ms em média e rotas melhores)
50% upload é impossível no DOCSIS 3.1, no máximo algo entre 10-20% (lembrando que a Claro já oferece mais upload no coaxial do que as grandes gringas no coaxial)
CGNAT não tem pra onde correr, quem ainda distribui IP público, é porque tá faltando cliente na base
 
Quais modems são fornecidos pela NET/Claro pra 100mb? Esse Arris TG1692a é uma vergonha, tem algum modelo que presta?
 
Onde a Net é HFC nunca terá fibra?

Declaração de julho de 2019 do diretor de marketing da Claro Márcio Carvalho..


"FUTURO DA REDE HÍBRIDA

Onde a empresa já oferecia banda larga, o HFC supre a demanda. “A gente sempre usou a arquitetura híbrida, em que a fibra chega a um nó da rede, e de lá segue com o cabo coaxial para a casa do cliente. Com o aumento das velocidades, vamos instalando mais nós, e a fibra vai ficando cada vez mais perto da casa do cliente, então naturalmente os clientes HFC vão passar para a fibra pura em algum momento. Até lá, usamos a tecnologia DOCSIS 3.1, que está em pé de igualdade com o FTTH”, explica Carvalho."
 
Se oferece então por que quando meu cep não aparece disponibilidade? :sei:
pq docsis 3.1 não esta implementado em toda a rede :haha:
e aonde tem é esse preço ABSURDO:
preço pra SP/SP
image.png


querendo ou não as velocidades atuais no docsis 3.0 na net que vão ate 240Mb com o preço praticado conseguem competir com as operadoras que estão com FTTH hj.
só pra comparar
vivo:
image.png

tim:
image.png

oi:
image.png

o que regaça é a velocidade do upload.
 
Colegas, boa tarde.

Sou cliente da Vivo (VDSL 25 Mbps). Meu contrato é daqueles antigos, ou seja, sem franquia mensal. Passo tranquilamente dos 500 GB de download por mês. A Vivo ainda não oferece fibra ótica na minha região (interior do Paraná).

Hoje, a Claro bateu na minha porta oferecendo fibra ótica. Link de 120 Mbps por R$ 140,00 (R$ 80 a menos do que gasto com o plano atual da Vivo). Franquia mensal de 200 GB.

Aos colegas que manjam: vale a pena? É estável? Não gostaria de trocar o certo pelo duvidoso. Eu sairia ganhando com uma tecnologia melhor e o bolso agradeceria no final do mês. Mas tenho receio de que não seja de boa qualidade e que a franquia mensal não me seja suficiente.

Outra dúvida: qual modem é fornecido pela Claro? É possível colocá-lo em bridge? É que pretendo manter o roteador com OpenWrt gerenciando todas as conexões (WAN e LAN) de casa. Se sim, é fácil configurar o OpenWrt para fazer essa conexão com o modem em bridge?

Obrigado a todos!
 
Colegas, boa tarde.

Sou cliente da Vivo (VDSL 25 Mbps). Meu contrato é daqueles antigos, ou seja, sem franquia mensal. Passo tranquilamente dos 500 GB de download por mês. A Vivo ainda não oferece fibra ótica na minha região (interior do Paraná).

Hoje, a Claro bateu na minha porta oferecendo fibra ótica. Link de 120 Mbps por R$ 140,00 (R$ 80 a menos do que gasto com o plano atual da Vivo). Franquia mensal de 200 GB.

Aos colegas que manjam: vale a pena? É estável? Não gostaria de trocar o certo pelo duvidoso. Eu sairia ganhando com uma tecnologia melhor e o bolso agradeceria no final do mês. Mas tenho receio de que não seja de boa qualidade e que a franquia mensal não me seja suficiente.

Outra dúvida: qual modem é fornecido pela Claro? É possível colocá-lo em bridge? É que pretendo manter o roteador com OpenWrt gerenciando todas as conexões (WAN e LAN) de casa. Se sim, é fácil configurar o OpenWrt para fazer essa conexão com o modem em bridge?

Obrigado a todos!

Qual é a sua cidade? Pois esse não parece ser o preço de um acesso via fibra. Consulte seu CEP aqui: https://planos.claro.com.br/?origem=net e veja se aparece o plano de 60 megas. Se sim aí é fibra.
 
Qual é a sua cidade? Pois esse não parece ser o preço de um acesso via fibra. Consulte seu CEP aqui: https://planos.claro.com.br/?origem=net e veja se aparece o plano de 60 megas. Se sim aí é fibra.
Aparecem, nessa ordem, os planos avulsos (sem combo) de internet de 120, 35, 240 e 10 Mbps. Este de 120 custa R$ 99,99 nos dois primeiros meses, passando para R$ 139,99 a partir do terceiro mês.
 
Aparecem, nessa ordem, os planos avulsos (sem combo) de internet de 120, 35, 240 e 10 Mbps. Este de 120 custa R$ 99,99 nos dois primeiros meses, passando para R$ 139,99 a partir do terceiro mês.

Então não é fibra até dentro da sua casa, é o famoso HFC (chega pelo cabo coaxial), apesar de ser melhor que VDSL apresenta problemas semelhantes (vai depender da sua região) e tem upload ruim em comparação a fibra. O preço de 120 megas na fibra está R$ 79,99.

Eu só sairia da Vivo se tivesse certeza que a rede da Claro esteja funcionando normalmente na região.
 
Declaração de julho de 2019 do diretor de marketing da Claro Márcio Carvalho..


"FUTURO DA REDE HÍBRIDA

Onde a empresa já oferecia banda larga, o HFC supre a demanda. “A gente sempre usou a arquitetura híbrida, em que a fibra chega a um nó da rede, e de lá segue com o cabo coaxial para a casa do cliente. Com o aumento das velocidades, vamos instalando mais nós, e a fibra vai ficando cada vez mais perto da casa do cliente, então naturalmente os clientes HFC vão passar para a fibra pura em algum momento. Até lá, usamos a tecnologia DOCSIS 3.1, que está em pé de igualdade com o FTTH”, explica Carvalho."

Essa foi boa, quando o DOCSIS 3.1 oferecer upload de 50% do download como na FTTH da própria operadora, aí eu passo a acreditar nesse executivo. Enquanto a concorrência tiver a pachorra de oferecer planos via xDSL da era jurássica, a Claro não vai implantar fibra tão cedo, e sinceramente nem culpo a empresa.
 
meu sinal do trabalho que tem a claro virtua de 120 MB esta assim : sinal TX 51,0 sinal RX 1.6 , SNR DS 44.3 ,receiver power 0 . as vezes o sinal do TX fica amarelo ao vermelho e com isso a internet fica meio lenta demais , mas nao cair o sinal .
 
Alguém já conseguiu configurar uma VPN com o modem HBG104-02 da NET?
 
Pessoal, leve relato, meus sogros receberam a proposta de instalar a Claro em Caieiras - SP, eu ajudei a assinar, quando cheguei lá vi que era FTTH, que coisa linda, link de 120/60, TV Box rápido e responsivo, roteador Huawei!, nossa, que vontade de ver a Claro atualizando a rede da Capital para sair do 120/10 =/....
 
Mas que putaria, manutenção de novo na rede. Deve ter alguém furtando os cabos, só pode.
Previsão retorno as 3h da manhã, é brincadeira...
 
Ah, já abriu lá, mantenha lá né kkkk os dois tem a mesma eficiência
eu achava que na hora pelo chat ja daria pra saber se o atendente ia conseguir mudar meu plano pros valores antigos..

Eu estava pagando 212 reais pra tv com todos os canais + filmes + 2 pontos + telefone ilimitado brasil + internet 120mb. Esse mes acabou a fidelidade e aumentaram pra 350
 
Essa foi boa, quando o DOCSIS 3.1 oferecer upload de 50% do download como na FTTH da própria operadora, aí eu passo a acreditar nesse executivo. Enquanto a concorrência tiver a pachorra de oferecer planos via xDSL da era jurássica, a Claro não vai implantar fibra tão cedo, e sinceramente nem culpo a empresa.

DOCSIS 3.1 oferecer 50% no upload? bom esquece. essa tecnologia quanto utilizada em modulação máxima com 2 canais downstream + 2 canais upstream e junto a isso a espanação de espectro disponível para o upstream tem a velocidade máxima compartilhada entre os clientes de 10Gb download e 2Gb upload, ta bem longe de ser 50%.

o grande problema do upload na rede hfc esta nessa imagem:
5MHz a 42MHz upstream e 47MHz a 1002MHz dowsntream.
XoKgYBi.jpg


simplesmente NÃO TEM espectro para o upstream.

a rede da net basicamente é a de n 1º, pra ela mudar pra rede de tipo 3º vai ter que ser necessário alterar os elementos ativos da rede externa inteira, e isso vai gerar um custo pra ela que tenho certeza que vão preferir migrar pra ftth.

e pra melhorar a brincadeira mais ainda, o docsis 4.0 pra atingir os tão aclamados 10Gb full duplex, tanto o downstream quanto o upstream utilizam 100% das frequências no cabo ao mesmo tempo em ambas direções, ae fica o problema se pra aumentar o espaço do upstream já vai gerar custo alto, imagina ter que modificar os ativos da rede externa pra permitir esse uso bidirecional de todas as frequências ao mesmo tempo.

não adianta galera, esperar upload decente na rede HFC, é ter muita fe que a net/claro vai querer investir muita grana nessa rede ainda.
é como o @Mosqueteirors postou aqui https://adrenaline.uol.com.br/forum...fibra-optica.570254/page-1324#post-1074563968
quando a rede hfc não ser mais financeiramente vial competitiva, vão converter pra ftth.
 
DOCSIS 3.1 oferecer 50% no upload? bom esquece. essa tecnologia quanto utilizada em modulação máxima com 2 canais downstream + 2 canais upstream e junto a isso a espanação de espectro disponível para o upstream tem a velocidade máxima compartilhada entre os clientes de 10Gb download e 2Gb upload, ta bem longe de ser 50%.

o grande problema do upload na rede hfc esta nessa imagem:
5MHz a + ou - 42MHz upstream e 55MHz a 1002MHz dowsntream.
XoKgYBi.jpg


simplesmente NÃO TEM espectro para o upstream.

a rede da net basicamente é a de n 1º, pra ela mudar pra rede de tipo 3º vai ter que ser necessário alterar os elementos ativos da rede externa inteira, e isso vai gerar um custo pra ela que tenho certeza que vão preferir migrar pra ftth.

e pra melhorar a brincadeira mais ainda, o docsis 4.0 pra atingir os tão aclamados 10Gb full duplex, tanto o downstream quanto o upstream utilizam 100% das frequências no cabo ao mesmo tempo em ambas direções, ae fica o problema se pra aumentar o espaço do upstream já vai gerar custo alto, imagina ter que modificar os ativos da rede esterna pra permitir esse uso bidirecional de todas as frequências ao mesmo tempo.

não adianta galera, esperar upload decente na rede HFC, é ter muita fe que a net/claro vai querer investir muita grana nessa rede ainda.
é como o @Mosqueteirors postou aqui https://adrenaline.uol.com.br/forum...fibra-optica.570254/page-1324#post-1074563968
quando a rede hfc não ser mais financeiramente vial competitiva, vão converter pra ftth.
Operadora nenhuma no mundo opera com altos uploads em HFC, a Claro ainda é até generosa kkkk
 
pra falar bem a real, a rede HFC da net/claro brasil é a melhor do mundo :haha: :haha: :haha: :haha: :haha: :haha:
Pior que é mesmo hahaha, a que ponto chegamos.
Ainda estou sem sinal aqui, caiu as 15h e previsão de retorno só de madrugada.
 
Quais modems são fornecidos pela NET/Claro pra 100mb? Esse Arris TG1692a é uma vergonha, tem algum modelo que presta?
Vários modens passaram aqui em casa, e te digo que esse é um dos "melhorzinhos" que a NET/Claro oferece, os outros que ela normalmente disponibiliza no plano de 120Mbps são: o Technicolor TC7337, o HUMAX HGB10R-02 e o Sagemcom F@ST 3486. Porém não espere maravilhas desses modens, sempre opte por um roteador a parte pra gerenciar a rede, caso tu não esteja satisfeito com o modem da NET
 
Voltou 22h25. Quase 8h de paralisação de sinal.
1 mês de contratação, 5 paralisações de manutenção.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo