5700 XT com problemas rodando a 1080p?

SeF

Well-Known Member
Registrado
Saudações!

Estou cogitando a compra de uma 5700 XT (Sapphire Pulse) e pesquisando reviews/relatos, acabei me deparando com um problema que a galera aparentemente está tendo: desemmpenho ruim ao rodar 1080p, principalmente com as opções gráficas setadas para Low/Medium.

Exemplos:
It’s become apparent that the 5700xt is broken at 1080p at any settings below ultra in most games. - reddit (Tópico é de 4 meses atrás, mas ainda há postagens recentes)
Rx 5700/XT 1080p behaviour. - reddit

Como meu monitor hoje é 1080p/144Hz, isto me preocupa.

Alguém que tenha uma 5700 XT e costuma rodar em 1080p, pode confirmar se tem este tipo de problema?
 
Essa placa foi pensada para rodar em 1440p. Eu rodo em 1080p, então ela "zoa" em alguns quesitos.

AC Odyssey ela baixa os clocks e diminui o uso de gpu sozinha. Já vi isso acontecer no Monster Hunter também.

Em alguns jogos ela roda perfeita em 1080p (jogos com RE Engine, RDR2 etc).

O lance de baixar os clocks já fiz de tudo nos últimos meses pra tentar resolver, mas continua.

Talvez você não tenha esses problemas, pois já vi gente dizendo que não teve isso. Mas só testando para ter certeza.
 
O sweet spot da rx5700xt é 1440p@60hz ou 1080p@144hz.
 
O sweet spot da rx5700xt é 1440p@60hz ou 1080p@144hz.
Concordo. Tirando algumas poucas exceções: RDR2 (acho que ele fica melhor em 1080p, por ser muito pesado); AC Odyssey (apenas no caso do "1080p@144", pois nesse jogo não dá pra pegar essa taxa de frames, a não ser que derrube demais as configurações de vídeo), entre outros (achei MHW Iceborne bem pesadinho).
 
Low \ medium pra uma placa dessa ela nem sente o aplicativo 3D, deve jogar pra gpu onboard, rs.

Tem como setar "maximo desempenho", tirar de "economia de energia" ou etc? Nas Nvidias isso resolve o problema.
 
5700 XT a 1080p e monitor de 144hz
Ta tudo lindo aqui tirando no começo as temperaturas até eu setar a curva do fan e um undervolt na gpu
 
5700 XT a 1080p e monitor de 144hz
Ta tudo lindo aqui tirando no começo as temperaturas até eu setar a curva do fan e um undervolt na gpu
Pode me recomendar alguns tutorias de undervolt ?
 
Pode me recomendar alguns tutorias de undervolt ?

Tu já abriu a aba lá no radeon pra ver como é?
Tipo é meio simples, eu ontem tentei por a placa a 2100mhz em 1.060mv e nao deu certo
ai voltei ao plano original... setei os 1905mhz que é o boost declarado da placa e mantive os 1.060mv de vcore
Tudo perfeito
O importante tambem é acertar a curva de rotação do fan, que de acordo com cada placa e modelo tem seus valores pra resfriar e não fazer barulho de turbina de avião
Tem aqui no adrena um topic que o pessoal tava mostrando como setou
Eu fiz baseado ali
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

 
Tu já abriu a aba lá no radeon pra ver como é?
Tipo é meio simples, eu ontem tentei por a placa a 2100mhz em 1.060mv e nao deu certo
ai voltei ao plano original... setei os 1905mhz que é o boost declarado da placa e mantive os 1.060mv de vcore
Tudo perfeito
O importante tambem é acertar a curva de rotação do fan, que de acordo com cada placa e modelo tem seus valores pra resfriar e não fazer barulho de turbina de avião
Tem aqui no adrena um topic que o pessoal tava mostrando como setou
Eu fiz baseado ali
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Entendi, ainda não olhei pois minha placa não chegou ainda (saiu pra entrega hoje) e quando chegar e eu instala-la eu dou uma olhada.
 
Saudações!

Estou cogitando a compra de uma 5700 XT (Sapphire Pulse) e pesquisando reviews/relatos, acabei me deparando com um problema que a galera aparentemente está tendo: desemmpenho ruim ao rodar 1080p, principalmente com as opções gráficas setadas para Low/Medium.

Exemplos:
It’s become apparent that the 5700xt is broken at 1080p at any settings below ultra in most games. - reddit (Tópico é de 4 meses atrás, mas ainda há postagens recentes)
Rx 5700/XT 1080p behaviour. - reddit

Como meu monitor hoje é 1080p/144Hz, isto me preocupa.

Eu no seu lugar pegaria uma Nvidia, pra não ter riscos, seja o preço que for! Estou mega feliz com Nvidia.

Alguém que tenha uma 5700 XT e costuma rodar em 1080p, pode confirmar se tem este tipo de problema?
 
Entendi, ainda não olhei pois minha placa não chegou ainda (saiu pra entrega hoje) e quando chegar e eu instala-la eu dou uma olhada.

Instala a placa e baixa o GPU-Z
Na parte de sensores clica lá pra mostrar a máxima e ai voce avalia
 
Que absurdo!!! Uma vga parruda rodar mal em 1080p. Fizeram isso pra forçar vc comprar um monitor 2k ou superior! Isso é crime!
 
Que absurdo!!! Uma vga parruda rodar mal em 1080p. Fizeram isso pra forçar vc comprar um monitor 2k ou superior! Isso é crime!
Coisas da AMD. :fanboys:

Aqui AC Odyssey fica com o mesmo desempenho em 1080p e 1440p, porque na primeira resolução a vga baixa os clocks. :genio:

Os caras são tão xaropes que fazem vga para 1440p, mas se você vai jogar em resolução menor força uma economia de desempenho mesmo que você não deseja. :rolleyes:
 
Coisas da AMD. :fanboys:

Aqui AC Odyssey fica com o mesmo desempenho em 1080p e 1440p, porque na primeira resolução a vga baixa os clocks. :genio:

Os caras são tão xaropes que fazem vga para 1440p, mas se você vai jogar em resolução menor força uma economia de desempenho mesmo que você não deseja. :rolleyes:

Não entendi coisa da AMD.

Qualquer VGA onde ela seja overkill para determinada resolução vai trabalhar de forma mais fraca.

Pega uma 5700 XT ou uma RTX 2070 para rodar full hd a 60 fps e overkill a VGA vai trabalhar fácil nessa resolução.
 
Não entendi coisa da AMD.

Qualquer VGA onde ela seja overkill para determinada resolução vai trabalhar de forma mais fraca.

Pega uma 5700 XT ou uma RTX 2070 para rodar full hd a 60 fps e overkill a VGA vai trabalhar fácil nessa resolução.

Acho que estao sendo ironicos. Tem que desabilitar a economia de energia em qualquer GPU tanto Nvidia quanto AMD.

É que a moda agora é undervolt kkkk, bizarro, eu quero que se dane undervolt, meto overclock la na casa de cima e dane-se. Nunca perdi uma GPU é só não subir voltagem de fabrica.
 
Não entendi coisa da AMD.

Qualquer VGA onde ela seja overkill para determinada resolução vai trabalhar de forma mais fraca.

Pega uma 5700 XT ou uma RTX 2070 para rodar full hd a 60 fps e overkill a VGA vai trabalhar fácil nessa resolução.
2070 também baixa clocks sozinha?

Aqui a 5700 XT faz isso no Odyssey. Nos outros jogos até que não, mas nesse jogo sim. E é um saco.

Overkill ou não a pessoa tem direito a jogar com frames mais altos. Sem sentido a vga entrar em modo de economia de desempenho sozinha (sem você setar isso) só porque a pessoa está jogando em 1080p.

Estou no AC Odyssey em 1080p a 60fps. Se eu quero 90fps não posso ter? A vga tem que baixar os clocks e te proibir de chegar nesses frames?

Não vou concordar com isso nunca. :true:
 
2070 também baixa clocks sozinha?

Aqui a 5700 XT faz isso no Odyssey. Nos outros jogos até que não, mas nesse jogo sim. E é um saco.

Overkill ou não a pessoa tem direito a jogar com frames mais altos. Sem sentido a vga entrar em modo de economia de desempenho sozinha (sem você setar isso) só porque a pessoa está jogando em 1080p.

Estou no AC Odyssey em 1080p a 60fps. Se eu quero 90fps não posso ter? A vga tem que baixar os clocks e te proibir de chegar nesses frames?

Não vou concordar com isso nunca. :true:


Ja deu uma googlada ai amigo? Tem que aprender a usar o driver direito, na boa msm.

Basta ver os testes de Odyssey em reviews e etc, ela vai super bem, 70fps pra + ultra 1080p
 
Ja deu uma googlada ai amigo? Tem que aprender a usar o driver direito, na boa msm.

Basta ver os testes de Odyssey em reviews e etc, ela vai super bem, 70fps pra + ultra 1080p
Faz 3 meses que faço isso. Nem todas as 5700 XT tem isso, mas a minha tem o problema de baixar os clocks sozinha, e somente nesse jogo.

Não me diga que não sei usar o driver direito. Você nem tem a vga para testar. Tá sendo arrogando, fera. Você que está dando palpite sobre uma coisa que não conhece. Na boa. :joia:
 
2070 também baixa clocks sozinha?

Aqui a 5700 XT faz isso no Odyssey. Nos outros jogos até que não, mas nesse jogo sim. E é um saco.

Overkill ou não a pessoa tem direito a jogar com frames mais altos. Sem sentido a vga entrar em modo de economia de desempenho sozinha (sem você setar isso) só porque a pessoa está jogando em 1080p.

Estou no AC Odyssey em 1080p a 60fps. Se eu quero 90fps não posso ter? A vga tem que baixar os clocks e te proibir de chegar nesses frames?

Não vou concordar com isso nunca. :true:

Mesmo com vsync destravado ela não te dar mais fps ?
 
Faz 3 meses que faço isso. Nem todas as 5700 XT tem isso, mas a minha tem o problema de baixar os clocks sozinha.

Não me diga que não sei usar o driver direito. Você nem tem a vga para testar. Tá sendo arrogando, fera. Você que está dando palpite sobre uma coisa que não conhece. Na boa. :joia:

Nao conheço a GPU em questao mas ja tive muitas AMDs. Minha ultima foi a 290x, monstrona, zerei varios jogos pesados nela, Monster Hunter World, Quantum Break, isso tudo em qualidade alta \ altissima, incluindo assassins creed orgins etc.

Manjo bem de driver AMD nao so arrogante, mas da uma pesquisada no google tenho ctz que tem algo a se fazer.
 
Mesmo com vsync destravado ela não te dar mais fps ?
Claro que não fera. Já cansei de postar sobre isso no tópico das Navi. Estou careca de pisar e repisar sobre esse problema. Tá cheio de narração no Reddit sobre isso.

O próprio autor do tópico está com problema similar. Isso não tem nada a ver com vsync. A gpu fica em 53% de uso em Atenas.

Ah, muda o plano de energia do Windows. Já fiz isso. Ah, mas muda power limit. Já fiz isso. Ah, faz overclock. Já fiz. Ah, seta manualmente todos os níveis de clock. Já fiz isso.

Ou seja, não caí de paraquedas no assunto, amigo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nao conheço a GPU em questao mas ja tive muitas AMDs. Minha ultima foi a 290x, monstrona, zerei varios jogos pesados nela, Monster Hunter World, Quantum Break, isso tudo em qualidade alta \ altissima, incluindo assassins creed orgins etc.

Manjo bem de driver AMD nao so arrogante, mas da uma pesquisada no google tenho ctz que tem algo a se fazer.
O tópico é sobre a 5700 XT. E Pulse ainda, que é o mesmo modelo do OP e meu.

Ah, mas eu tive uma AMD antiga. Não ajuda em nada a resolver o problema.

Se alguém manjar muito posta aí que estou aceitando sugestões para resolver o problema. Mas já aviso que testei quase tudo. :vinho:
 
Última edição:
Acho que estao sendo ironicos. Tem que desabilitar a economia de energia em qualquer GPU tanto Nvidia quanto AMD.

É que a moda agora é undervolt kkkk, bizarro, eu quero que se dane undervolt, meto overclock la na casa de cima e dane-se. Nunca perdi uma GPU é só não subir voltagem de fabrica.

Mas vc tem uma GTX que é Nivida, e essa marca não precisa de undervolt, não precisa mexer em nada, exceto se vc quiser overclock. :deal:
 
@_CP_
Estava lendo seu relato. Já pensou na possibilidade dessa queda de clock de ser um problema do windows e não da Vga em si?
Vc se importaria de testar com o windows 10 ltsb 2016 para ver se o problema resolve? Sei que não tem muito a ver mas tinha esse mesmo problema com uma gtx 1050 ti do meu irmão que a única forma que consegui resolver foi essa
 
@_CP_
Estava lendo seu relato. Já pensou na possibilidade dessa queda de clock de ser um problema do windows e não da Vga em si?
Vc se importaria de testar com o windows 10 ltsb 2016 para ver se o problema resolve? Sei que não tem muito a ver mas tinha esse mesmo problema com uma gtx 1050 ti do meu irmão que a única forma que consegui resolver foi essa
Acho que não é o Windows, já que acontece praticamente em um único jogo. É a engine do jogo + alguma coisa entre o driver e a bios da Pulse.

Mudar de Windows está fora de questão. Win10 1909 rodando perfeito aqui. Mais fácil eu vender a 5700 XT.

Mas agradeço a sugestão. :joia:
 
Acho que não é o Windows, já que acontece praticamente em um único jogo. É a engine do jogo + alguma coisa entre o driver e a bios da Pulse.

Mudar de Windows está fora de questão. Win10 1909 rodando perfeito aqui. Mais fácil eu vender a 5700 XT.

Mas agradeço a sugestão. :joia:

Eu chutaria ser algo relacionado a engine e a arquitetura das navis
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo