• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Xiaomi Mi 9T / Mi 9T Pro - Redmi K20 / K20 PRO

Apanhei e ainda não consegui rootear nem trocar a rom do meu celular, mas para quem quiser tirar o app vault, aquela tela da esquerda na Tela Inicial, basta ir em Configurações>Tela Inicial>App Vault (desativar), aproveitei para tirar o atalho de deslizar para cima da Tela Inicial para pesquisa pelo navegador padrão da Miui.

Por enquanto não vejo muitos motivos para partir para a miui.eu, consegui deixar o sistema bem limpo assim, mas vou ver se quando tiver um tempo livre dou uma pesquisada melhor, não sei o motivo, mas meu celular não era reconhecido pelo TWRP, não aparecia como conectado
 
uma coisa que agora vai dar problema é q parece q a google esta atualizando seu sistema de verificação (safetynet) e parece q agora ta dando falso sempre q há desbloqueio do bootloader....ñ sei se futuramente não vai vir a ser um problema....espero q ñ, pois o meu ta desbloqueado....
 
To com problema no Instagram, que sempre que vou postar o Segundo Stories, a porcaria não envia nem a porreta.
 
Queria aproveitar que não tenho ainda muita coisa no celular para fazer a migração. Alguma desvantagem da xiaomi.eu? Consigo desativar os apps nativos dela ou vou precisar excluir forçadamente do mesmo jeito?

Vou no site abaixo:
Baixo o Magisk v17, o TWRP Davinci e faço o que em qual sequência?
Quando ligo meu telefone aparece escrito Unlocked na tela do android, seria o bootloader?



Achei esse vídeo, vou seguir ele



Se quando liga está escrito "Unlocked", é o bootloader desbloqueado mesmo. O meu veio assim tbm, porém, não fiz root aqui. Ou seja não utilizei o Magisk.

O TWRP você tem que baixar o compatível com seu celular. Se o seu for 9T é Davinci, agora se for a versão Pro é o Raphael. Pode baixar no próprio site do TWRP.

Eu segui esse vídeo pra fazer a instalação do TWRP via fastboot e ter algumas noções gerais:




Depois é só instalar ROM via twrp.
Eu tive problemas porque acho que dei wipe/apaguei o System/vendor e ainda tinha encriptado meu celular.

Meu alerta fica em relação a usar o programa MiFlash, necessário caso algo dê errado. Não marcar a opção "Clean ALL and Lock" ao passar uma ROM. Porque seu aparelho pode ficar inutilizável.

Outro ponto é tomar cuidado pra não apagar o arquivo da ROM (que você quer instalar) nos wipes do TWRP.

Em relação aos aplicativos, ela só vem com o básico: Galeria, navegador, Mi vídeo, Mi health, otimizador de jogos, gerenciador de arquivos, etc.
 
Se quando liga está escrito "Unlocked", é o bootloader desbloqueado mesmo. O meu veio assim tbm, porém, não fiz root aqui. Ou seja não utilizei o Magisk.

O TWRP você tem que baixar o compatível com seu celular. Se o seu for 9T é Davinci, agora se for a versão Pro é o Raphael. Pode baixar no próprio site do TWRP.

Eu segui esse vídeo pra fazer a instalação do TWRP via fastboot e ter algumas noções gerais:




Depois é só instalar ROM via twrp.
Eu tive problemas porque acho que dei wipe/apaguei o System/vendor e ainda tinha encriptado meu celular.

Meu alerta fica em relação a usar o programa MiFlash, necessário caso algo dê errado. Não marcar a opção "Clean ALL and Lock" ao passar uma ROM. Porque seu aparelho pode ficar inutilizável.

Outro ponto é tomar cuidado pra não apagar o arquivo da ROM (que você quer instalar) nos wipes do TWRP.

Em relação aos aplicativos, ela só vem com o básico: Galeria, navegador, Mi vídeo, Mi health, otimizador de jogos, gerenciador de arquivos, etc.

Não sabia que era possível fazer sem o root, vou pular essa parte também, o meu aparece o Unlocked quando ligo.

Já tentei em dois computadores diferentes, consigo visualizar o armazenamento, mas o Mi PC Suite não reconhece o aparelho, quando plugo ele no computador abre uma janela dizendo para conectar o aparelho por USB


P. S:
Baixei a ROM no site da xiaomi.eu, mas o conteúdo da pasta zipada é bastante diferente do que ele usa no vídeo, os arquivos são completamente diferentes.
UXcTnNY.png


É assim mesmo? Posso tocar ficha pelo Mi Flash ou tem que ser um arquivo diferente?
 
Última edição:
Não sabia que era possível fazer sem o root, vou pular essa parte também, o meu aparece o Unlocked quando ligo.

Já tentei em dois computadores diferentes, consigo visualizar o armazenamento, mas o Mi PC Suite não reconhece o aparelho, quando plugo ele no computador abre uma janela dizendo para conectar o aparelho por USB


P. S:
Baixei a ROM no site da xiaomi.eu, mas o conteúdo da pasta zipada é bastante diferente do que ele usa no vídeo, os arquivos são completamente diferentes.
UXcTnNY.png


É assim mesmo? Posso tocar ficha pelo Mi Flash ou tem que ser um arquivo diferente?

Perdão, esse procedimento do vídeo é pra instalar a ROM via MiFlash. A extensão do arquivo é diferente. A ROM .eu é pra ser instalada via TWRP.

Não sei como é seu conhecimento sobre isso... Então vou tentar explicar;

Pimeiramente você precisa instalar o TWRP via fastboot(não esquece de ativar o modo de depuração USB nas opções de desenvolvedor):



(Se você não tiver os drivers do ADB fastboot, Veja na descrição os links)

Depois de instalar, basta copiar o arquivo da ROM xiaomi.eu para a pasta raiz do celular, por exemplo. Desliga o aparelho e liga ele segurando os botões pra entrar no Recovery TWRP. Aí vai em instalar e clica no arquivo da ROM que você copiou para a pasta raiz.

O Recovery serve para criar um backup do celular tbm, então, antes de instalar a ROM você pode criar um por segurança.
Se você tiver dúvidas, só pesquisar como instalar a ROM eu pelo TWRP no Google ou YouTube.
Porém fique atento na hora de dar o Wipe/limpeza. Geralmente eu só dou no cache/dalvik.
Se você der Wipe no Data, você pode acabar apagando a ROM .eu e ainda seu backup.


Obs: por alguma razão meu celular entra em bootloop depois de instalar a ROM. Liga e desliga sempre voltando pro Recovery.
O que faço pra resolver é instalar um outro arquivo de nome "Disable force encrypt" pelo TWRP depois de instalar a ROM.
 
Última edição:
Pessoal, mais um problema da BUGUI aqui. Tô começando a ficar com raiva dessa porcaria de interface/Xiaomi...

O Bluetooth não encontra minha maquininha de cartão nem a pau! Testei com um Samsung A5 2016 que tenho aqui e consegui conectar normalmente a maquininha.
Já tentei resetar as configurações de Bluetooth/dados móveis/Wi-Fi (já que a BUGUI não permite resetar apenas o bluetooth) e o bluetooth do 9T Pro continua não achando a máquina de cartão.

Alguém tem alguma sugestão?

*Edit: testei de novo e achou a maquininha. Só que não quis conectar. Desliguei e religuei o bluetooth e agora não acha de novo.
Foda viu. Preciso de usar essa máquina de cartão. Tô desanimando desse celular.
 
Última edição:
Boa tarde,

Esse celular está com o preço bom? Infelizmente meu Note 4 morreu e fui pego de surpresa..

 
Pessoal, mais um problema da BUGUI aqui. Tô começando a ficar com raiva dessa porcaria de interface/Xiaomi...

O Bluetooth não encontra minha maquininha de cartão nem a pau! Testei com um Samsung A5 2016 que tenho aqui e consegui conectar normalmente a maquininha.
Já tentei resetar as configurações de Bluetooth/dados móveis/Wi-Fi (já que a BUGUI não permite resetar apenas o bluetooth) e o bluetooth do 9T Pro continua não achando a máquina de cartão.

Alguém tem alguma sugestão?

*Edit: testei de novo e achou a maquininha. Só que não quis conectar. Desliguei e religuei o bluetooth e agora não acha de novo.
Foda viu. Preciso de usar essa máquina de cartão. Tô desanimando desse celular.
É uma moderninha?

Se for, o bug possivelmente é nela, já passei dor de cabeça com uma dessas tbm, um dia ela simplesmente parou de conectar no celular que eu sempre usava, sem explicação. O telefone conectava normal em outros dispositivos de boa, mas com ela não teve mais jeito.
 
Boa tarde,

Esse celular está com o preço bom? Infelizmente meu Note 4 morreu e fui pego de surpresa..


Considerando a atual conjuntura, tá o preço que ele sempre esteve no BR... Talvez a versão de 64gb esteve por menos. Porém a versão de 128gb sempre beirou os 2 mil.
 
Comprei o Black Carbon, chega até quinta. Agora vem as dúvidas..

Lendo o fórum, a melhor ROM parece ser a xiaomi.eu, confere? Para instalar é necessário desbloquear o bootloader+rom+twrp?
Podem indicar película+capinha que vendem aqui no BR?

Agradeço desde já.
 
É uma moderninha?

Se for, o bug possivelmente é nela, já passei dor de cabeça com uma dessas tbm, um dia ela simplesmente parou de conectar no celular que eu sempre usava, sem explicação. O telefone conectava normal em outros dispositivos de boa, mas com ela não teve mais jeito.

É uma do Mercado Pago que na verdade é idêntica a aquela Minizinha do Pag Seguro. Não acho que seja culpa da máquina. Hoje, mais uma vez, eu tentei usar ela na porcaria do Xiaomi e não conectou. Tive que apelar novamente pro velho Galaxy A5 2016. Ainda bem que troquei meu Pocophone nele com minha mãe. Porque se eu tivesse dependendo do 9T Pro eu tava ferrado. Já é a 5ª vez que o A5 me salvou de perder uma venda por causa da porcaria do bluetooth do Mi 9T Pro.

Comprei o Black Carbon, chega até quinta. Agora vem as dúvidas..

Lendo o fórum, a melhor ROM parece ser a xiaomi.eu, confere? Para instalar é necessário desbloquear o bootloader+rom+twrp?
Podem indicar película+capinha que vendem aqui no BR?

Agradeço desde já.

Parece que é uma rom normal da Xiaomi, só que sem as porcarias de apps dela. Eu acabei deixando pra lá. Fiquei com preguiça de instalar. Acho pouca vantagem. Não sei dizer os procedimentos pra trocar, mas um colega postou na página passada eu acho.
Sobre capa, eu utilizaria a que vem com o aparelho mesmo. Mais uma vez eu comprei uma de TPU pra esconder menos a beleza do aparelho e resolvi dar uma 2ª chance pra Nillkin que já tive num S8 Plus. Mas comprei no Ali Express. Ah, e mais uma vez me arrependi. A capinha é vagabunda mesmo, igual a que eu tinha no S8 Plus. Com pouco tempo de uso e pegando pouco sol ela já tá amarelada. Nunca mais compro algo da Nillkin.
Película eu não uso. Acho que acaba com o felling do touch. Então prefiro confiar no Gorilla Glass.
 
Comprei o Mi 9T que tem a camera pop up. Até aí tudo bem, não uso a camera frontal e pensei que não seria um grande problema na questão de um dia poder quebrar o mecanismo mecânico.

Mas parece que na verdade há um problema de software que recolhe a câmera para depois abrir novamente sem necessidade. Por exemplo: se você tirar uma foto com a camera frontal e for olhar a foto pra ver se ficou boa, ele recolhe a câmera. E aí você decide que vai tirar outra, ele levanta a câmera.

Isso não faz sentido. Deveria ter ali um delay onde ele manteria a câmera pra fora com a expectativa de continuar a ser utilizada. E isso acontece ao em diferentes softwares.

Ou seja, o gasto do mecanismo acaba sendo maior por um mal gerenciamento via software.
 
como cliente, tbm vejo sempre qm tem essa porra passando por sufoco.
Geralmente todos os problemas que são ligados ao MIUI, que é o mais rápido e responsivo sistema operacional do mercado, são baboseiras, haterismos, achismos e coisas do tipo. 1 ano e 6 meses com Pocophone F1 e a experiência supera facilmente a do iPhone XS. Agora com Mi9 permaneceu exatamente da mesma forma. Nunca precisei formatar, reinciar, travamento deve ter acontecido 1 ou 2 vezes no máximo, tanto que nem lembro, tudo abre na hora, tudo funciona como deveria funcionar e numa resposta assustadoramente imediata. Isso em relação ao SO, claro.
 
Geralmente todos os problemas que são ligados ao MIUI, que é o mais rápido e responsivo sistema operacional do mercado, são baboseiras, haterismos, achismos e coisas do tipo. 1 ano e 6 meses com Pocophone F1 e a experiência supera facilmente a do iPhone XS. Agora com Mi9 permaneceu exatamente da mesma forma. Nunca precisei formatar, reinciar, travamento deve ter acontecido 1 ou 2 vezes no máximo, tanto que nem lembro, tudo abre na hora, tudo funciona como deveria funcionar e numa resposta assustadoramente imediata. Isso em relação ao SO, claro.

Mas agora vou te falar, esse pessoal do facebook/ig/whatsapp é tudo fia de uma quenga mesmo. Enviar vídeo no iphone = show, qualidade top. Enviar vídeo no galaxy, agora no mi 9t, um lixo completamente.

Enviei um GIF (gravar vídeo curto e enviar como Gif) e ele matou a qualidade, ficou completamente pixelado. Tosco demais. Isso nunca aconteceu no iphone.

Depois testa aí com a sua esposa esse lance também.

Ratificando: não é problema do celular, é de quem desenvolveu o software. E esse papo de que isso acontece pq tem muitos modelos no mercado android e não iphone é furado.

A API que gerencia tudo isso é no android. E é uma só.

Essa semana faço o teste do IG numa conta alternativa.
 
Mas agora vou te falar, esse pessoal do facebook/ig/whatsapp é tudo fia de uma quenga mesmo. Enviar vídeo no iphone = show, qualidade top. Enviar vídeo no galaxy, agora no mi 9t, um lixo completamente.

Enviei um GIF (gravar vídeo curto e enviar como Gif) e ele matou a qualidade, ficou completamente pixelado. Tosco demais. Isso nunca aconteceu no iphone.

Depois testa aí com a sua esposa esse lance também.

Ratificando: não é problema do celular, é de quem desenvolveu o software. E esse papo de que isso acontece pq tem muitos modelos no mercado android e não iphone é furado.

A API que gerencia tudo isso é no android. E é uma só.

Essa semana faço o teste do IG numa conta alternativa.
Sim, esse é um problema generalizado para Android, aparentemente. Samsung lançou até a ferramenta Insta Mode.
 
Comprei o Mi 9T que tem a camera pop up. Até aí tudo bem, não uso a camera frontal e pensei que não seria um grande problema na questão de um dia poder quebrar o mecanismo mecânico.

Mas parece que na verdade há um problema de software que recolhe a câmera para depois abrir novamente sem necessidade. Por exemplo: se você tirar uma foto com a camera frontal e for olhar a foto pra ver se ficou boa, ele recolhe a câmera. E aí você decide que vai tirar outra, ele levanta a câmera.

Isso não faz sentido. Deveria ter ali um delay onde ele manteria a câmera pra fora com a expectativa de continuar a ser utilizada. E isso acontece ao em diferentes softwares.

Ou seja, o gasto do mecanismo acaba sendo maior por um mal gerenciamento via software.

Talvez seja uma característica do Android. Quando vc não está usando a câmera, ela é desligada. Isso vale pra qualquer aparelho. Só que no caso do Mi 9T e de outros, ao desligar, ela recolhe. Deveria ter uma opção de segurar a câmera aberta em 2º plano por um determinado tempo, mas acho que isso teria que ser implementado por cada software. Pelo menos o app de câmera da Xiaomi tinha que ter isso por obrigação, já que ela que quis inventar moda com essa câmera popup (que aliás, eu adoro e foi uma das razões por eu ter escolhido o aparelho). Porém, a Xiaomi tá mais preocupada em lançar um novo aparelho a cada vez que um funcionário dela respira do que melhorar seus softwares.

Mas agora vou te falar, esse pessoal do facebook/ig/whatsapp é tudo fia de uma quenga mesmo. Enviar vídeo no iphone = show, qualidade top. Enviar vídeo no galaxy, agora no mi 9t, um lixo completamente.

Enviei um GIF (gravar vídeo curto e enviar como Gif) e ele matou a qualidade, ficou completamente pixelado. Tosco demais. Isso nunca aconteceu no iphone.

Depois testa aí com a sua esposa esse lance também.

Ratificando: não é problema do celular, é de quem desenvolveu o software. E esse papo de que isso acontece pq tem muitos modelos no mercado android e não iphone é furado.

A API que gerencia tudo isso é no android. E é uma só.

Essa semana faço o teste do IG numa conta alternativa.

Que a turma do Facebook, Instagram e Whatsapp tem culpa eu não tenho a menor dúvida. Palhaçada, mas parece que é meio que um "acordo" com Apple. Agora, a qualidade da Xiaomi nisso é pior que a da Samsung por exemplo, pelo menos no Whatsapp (só olho, mas não posto nada nessas outras redes sociais, então não tenho parâmetro pra comparar).
No Whatsapp foi perceptível a queda de qualidade dos vídeos enviados quando saí da Samsung (S8 Plus) pra Xiaomi (Pocophone). E agora com o Mi 9T Pro, a qualidade continua meia boca. Pro que é, em 90% das vezes tá até bom, mas fui enviar um vídeo de um concerto que fui com minha mãe pro Pocophone dela (o que era meu) e ficou um lixo. Acabei passando por bluetooth mesmo. Vídeos casuais e de bobeiras aleatórias dá pra aceitar a qualidade.

Mas pra quem valoriza MUITO redes sociais, principalmente agora que Instagram é a moda mais forte, sair do Iphone não seja algo muito recomendável. Ainda sim, se fosse pra vender um órgão pra torrar num celular, eu compraria um Samsung que já tem uma ótima qualidade em redes sociais (dizem que até próxima do Iphone nesses últimos aparelhos das linhas S e Note), mesmo tendo algumas críticas em relação ao suporte e política de preços da marca.
 
elo menos o app de câmera da Xiaomi tinha que ter isso por obrigação, já que ela que quis inventar moda com essa câmera popup

Exatamente. eles tinham q ter providenciado a opção e a api caso algum software quisesse implementar. não posso culpar exatamente os demais.

Agora, a qualidade da Xiaomi nisso é pior que a da Samsung por exemplo,

Mas por isso que eu coloquei o galaxy no balaio. Ok que não é da linha S, mas o galaxy da minha namorada ao enviar os vídeos via whatsapp, a qualidade é nojenta. Aí mandei ela enviar por telegram umas coisas e veio 100%.

Ou seja...

Ainda sim, se fosse pra vender um órgão pra torrar num celular, eu compraria um Samsung que já tem uma ótima qualidade em redes sociais

Quando eu posto algo mais elaborado, eu necessariamente passo o vídeo pelo Premiere, então nào me afeta tanto. Mas é um absurdo...eu pesei muito se compraria o iphone XR ou 11 nessa troca, mas me recusei. Ao menos por enquanto, até pq o iOS me irrita profundamente.
 
Exatamente. eles tinham q ter providenciado a opção e a api caso algum software quisesse implementar. não posso culpar exatamente os demais.



Mas por isso que eu coloquei o galaxy no balaio. Ok que não é da linha S, mas o galaxy da minha namorada ao enviar os vídeos via whatsapp, a qualidade é nojenta. Aí mandei ela enviar por telegram umas coisas e veio 100%.

Ou seja...



Quando eu posto algo mais elaborado, eu necessariamente passo o vídeo pelo Premiere, então nào me afeta tanto. Mas é um absurdo...eu pesei muito se compraria o iphone XR ou 11 nessa troca, mas me recusei. Ao menos por enquanto, até pq o iOS me irrita profundamente.

Por isso que eu falo que a Xiaomi tá mais preocupada em "floodar" o mercado do que melhorar seus softwares. Ela se segura demais naquela história de "melhor e mais barato" tão propagada pelos xiaominions que acaba deixando o software dela pra lá. Fez um bom trabalho há um tempo e hoje deixa os softwares de lado. Pra xiaominion a MIUI é perfeita e se aparece algum bug a culpa é do usuário que não deveria reclamar e não da Xiaomi rs. Lógica bem estranha. Aí a Xiaomi não evolui a MIUI e seus softwares. Eu particularmente sinto um pouco de saudade da One UI, apesar da Samsung ter dado uma cagada no desempenho do meu S8 Plus via atualização.

Sobre o que vc falou do Telegram, eu acredito que seja verdade. Falo acredito porque tenho ele aqui e praticamente não uso. A questão é que o povão "cismou" com Whatsapp e o Telegram só ficou conhecido por causa da época que bloquearam o Whatsapp. Então o Whatsapp é a porcaria que é porque eles não precisam se dar o trabalho de melhorar, já que praticamente não existe concorrência. Já o Telegram tenta ser o melhor possível porque não pode se dar o luxo de ser ruim, sob pena de ter ainda menos usuários. É uma pena.
 
Mas agora vou te falar, esse pessoal do facebook/ig/whatsapp é tudo fia de uma quenga mesmo. Enviar vídeo no iphone = show, qualidade top. Enviar vídeo no galaxy, agora no mi 9t, um lixo completamente.

Enviei um GIF (gravar vídeo curto e enviar como Gif) e ele matou a qualidade, ficou completamente pixelado. Tosco demais. Isso nunca aconteceu no iphone.

Depois testa aí com a sua esposa esse lance também.

Ratificando: não é problema do celular, é de quem desenvolveu o software. E esse papo de que isso acontece pq tem muitos modelos no mercado android e não iphone é furado.

A API que gerencia tudo isso é no android. E é uma só.

Essa semana faço o teste do IG numa conta alternativa.
Um dos problemas não é necessariamente ter muitos aparelhos, mas ter muitas versões rodando por aí.

No iOS atualmente cerca de 75% dos aparelhos já rodam o iOS 13.x (o mais atual é o 13.3 que já roda em 70% dos aparelhos). Se juntar com o iOS 12, dá quase 90% dos iPhones rodando com um desses dois. Para o desenvolvedor é simples, se o app dele for compatível com iOS 12 e 13, já tá ótimo.

Aí você pega o Android, que é uma salada pq cada fabricante atualiza quando quer e por quanto tempo quiser, existem aparelhos top, como existem os low cost que já saem de fábrica muitas vezes defasados. Pra vc ter ideia, olha só a distribuição atual dos Androids rodando no mundo:
10.0 = 7,33% (lançado há 5 meses)
9.0 = 41,41%
8.1 = 12,2%
8.0 = 7,98%
7.0 = 6,72%
6.0 = 10,15% (lançado há 5 ANOS)

Junta com isso trocentas câmeras, centenas de telas com diferentes formatos e resoluções e você vê a complexidade de fazer um app rodar 100% bem no Android em comparação com o iOS.

É possível? Claro que é. Vale a pena? Aí é outra análise.

Tem que lembrar que aqui no fórum os usuários Android são meio uma "nata", muitos usuários de Galaxy S/Note, Xiaomi das linhas top, Huaweii idem. Mas pega o mundo inteiro, onde vc precisa fazer seu app rodar em um S20 Ultra e também num Galaxy J5 com SD 410 e Android 5.1, e toda infinidade de aparelhos que existem nesse meio, pra rodar 100% filé a coisa fica complicada.

Aí cada desenvolvedor prioriza uma área.
 
Mas agora vou te falar, esse pessoal do facebook/ig/whatsapp é tudo fia de uma quenga mesmo. Enviar vídeo no iphone = show, qualidade top. Enviar vídeo no galaxy, agora no mi 9t, um lixo completamente.

Enviei um GIF (gravar vídeo curto e enviar como Gif) e ele matou a qualidade, ficou completamente pixelado. Tosco demais. Isso nunca aconteceu no iphone.

Depois testa aí com a sua esposa esse lance também.

Ratificando: não é problema do celular, é de quem desenvolveu o software. E esse papo de que isso acontece pq tem muitos modelos no mercado android e não iphone é furado.

A API que gerencia tudo isso é no android. E é uma só.

Essa semana faço o teste do IG numa conta alternativa.
Outra coisa é que se cria uma dificuldade onde simplesmente não tem. Ah, muitos sensores. Ah, muitos chips de processamento, instruções mil. Ah, muitos sistemas operacionais. Ah, muito tudo.

Nenhuma afirmação dessa faz sentido. Nenhuma. O Android disponibiliza todas as ferramentas para os desenvolvedores criarem seus aplicativos e aproveitarem 100% sem necessidade de otimização específica nenhuma.

O que eu vejo claramente é má vontade por parte de quem manda no time de desenvolvimento porque eles têm as métricas e sabem que quem cria conteúdo relevante tem iPhone. Então porque vou gastar dinheiro perdendo tempo pra desenvolver pra gente que não produz conteúdo relevante? É uma decisão porca, mas é por ai. Essa coisa de segmentação é lorota total.
 
Um dos problemas não é necessariamente ter muitos aparelhos, mas ter muitas versões rodando por aí.

No iOS atualmente cerca de 75% dos aparelhos já rodam o iOS 13.x (o mais atual é o 13.3 que já roda em 70% dos aparelhos). Se juntar com o iOS 12, dá quase 90% dos iPhones rodando com um desses dois. Para o desenvolvedor é simples, se o app dele for compatível com iOS 12 e 13, já tá ótimo.

Aí você pega o Android, que é uma salada pq cada fabricante atualiza quando quer e por quanto tempo quiser, existem aparelhos top, como existem os low cost que já saem de fábrica muitas vezes defasados. Pra vc ter ideia, olha só a distribuição atual dos Androids rodando no mundo:
10.0 = 7,33% (lançado há 5 meses)
9.0 = 41,41%
8.1 = 12,2%
8.0 = 7,98%
7.0 = 6,72%
6.0 = 10,15% (lançado há 5 ANOS)

Junta com isso trocentas câmeras, centenas de telas com diferentes formatos e resoluções e você vê a complexidade de fazer um app rodar 100% bem no Android em comparação com o iOS.

É possível? Claro que é. Vale a pena? Aí é outra análise.

Tem que lembrar que aqui no fórum os usuários Android são meio uma "nata", muitos usuários de Galaxy S/Note, Xiaomi das linhas top, Huaweii idem. Mas pega o mundo inteiro, onde vc precisa fazer seu app rodar em um S20 Ultra e também num Galaxy J5 com SD 410 e Android 5.1, e toda infinidade de aparelhos que existem nesse meio, pra rodar 100% filé a coisa fica complicada.

Aí cada desenvolvedor prioriza uma área.
Outra coisa é que se cria uma dificuldade onde simplesmente não tem. Ah, muitos sensores. Ah, muitos chips de processamento, instruções mil. Ah, muitos sistemas operacionais. Ah, muito tudo.

Nenhuma afirmação dessa faz sentido. Nenhuma. O Android disponibiliza todas as ferramentas para os desenvolvedores criarem seus aplicativos e aproveitarem 100% sem necessidade de otimização específica nenhuma.

O que eu vejo claramente é má vontade por parte de quem manda no time de desenvolvimento porque eles têm as métricas e sabem que quem cria conteúdo relevante tem iPhone. Então porque vou gastar dinheiro perdendo tempo pra desenvolver pra gente que não produz conteúdo relevante? É uma decisão porca, mas é por ai. Essa coisa de segmentação é lorota total.

Também acho esse tipo de desculpa apenas isso mesmo...uma desculpa. Dúvido muito que a Google a essa altura do campeonato já não tenha ferramentas para mitigar isso.

Pera aí, né, eu abro um jogo aqui no meu computador e ele me dá todas as opções de resolução, de ajustes gráficos, eu instalo o photoshop no ryzen, instaldo o photoshop no i5 2500, tudo funciona.

Tem windows XP, tem windows Vista, tem 7, tem 8, 8.1, tem 10, e cada uma dessas podem estar numa atualização diferente. SP1, SP2, SP3 e pasmem: o chrome funciona em todos.

Mas não, nos smartphones isso vira impeditivo.

Pera lá...
 
Também acho esse tipo de desculpa apenas isso mesmo...uma desculpa. Dúvido muito que a Google a essa altura do campeonato já não tenha ferramentas para mitigar isso.

Pera aí, né, eu abro um jogo aqui no meu computador e ele me dá todas as opções de resolução, de ajustes gráficos, eu instalo o photoshop no ryzen, instaldo o photoshop no i5 2500, tudo funciona.

Tem windows XP, tem windows Vista, tem 7, tem 8, 8.1, tem 10, e cada uma dessas podem estar numa atualização diferente. SP1, SP2, SP3 e pasmem: o chrome funciona em todos.

Mas não, nos smartphones isso vira impeditivo.

Pera lá...
E é por isso que os apps de iOS rodam em iOS, os de Android rodam em Android e os softwares de Windows rodam em Windows. São coisas totalmente diferentes e essa comparação é totalmente descabida, já começa errado ao misturar computadores com mobiles, sistemas que rodam em arquitetura x86/x64 com sistemas que rodam em arquitetura ARM.

Ademais, existem vários softwares e jogos que apresentam diversas instabilidades quando tentam rodar em versões do Windows muito novas (quando o software é muito antigo) ou versões do windows muito antigas quando o software é muito novo.

Fora, claro, o "pequeno" detalhe de que você pode pegar qualquer computador, formatar e instalar basicamente o windows que você quiser.

Mas pega aí um Galaxy J7, posso simplesmente baixar e instalar Android 10 nele? Já reparou que mesmo no universo das custom ROMs é preciso haver todo um trabalho dos desenvolvedores pq cada versão de Android tem que ser "adaptada" para cada aparelho diferente? Ao passo que na hora que baixar e instalar windows você não precisa procurar o instalador do Windows para Core i3, ou pra core i5, ou pra rodar com Geforce, ou pra rodar com Radeon...

São universos diferentes, uma coisa não se confunde com a outra, tanto que ainda estão trabalhando num jeito de rodar Windows em arquitetura ARM de forma decente, já existe, mas tá engatinhando.

Se fosse assim fácil como é rodar qualquer programa em qualquer Windows, ninguém ficaria esperando fabricante soltar atualização pro seu Android, era só baixar o novo Android 10 do Google, instalar e curtir.

Mas se tem toda a necessidade de adaptação para o SO rodar em cada aparelho, não espere que para os apps vá ser tão simples também, como é no Windows.
 
sistemas que rodam em arquitetura x86/x64 com sistemas que rodam em arquitetura ARM.

Em que ano estamos? Se a possibilidade de ajuste dos softwares aos mais diversos sistemas e hardware já existe HÁ DÉCADAS, nos celulares tão poderosos não pode? Isso tem nada a ver com a instrução de cada sistema.

Não caia nessa ladainha.

Enquanto o whatsapp se recusa a enviar arquivos em qualidade original, o telegram aceita independente de modelo.

Os smartphones serem fechados a pontos de não termos liberdade de instalar a versão de android que for é uma decisão das empresas de fechar o sistema por motivos mercadológicos e não um limite de hardware. Não estamos falando de pousar em marte.

Se fosse assim fácil

Manda os caras trabalharem. Se é fácil ou não, pouco importa ao consumidor. A questão é que é possível, é feito em outros ecossistemas, e se não faz, é filha da puta sim.

No mais, testei aqui a gravação de vídeos, tanto diretamente no IG quanto gravando no app nativo da camera e subindo pro IG e a qualidade é igual. Usando um iphone e o mi 9t.

Agora teríamos que comparar os arquivos fontes de modelos topo de linha como um S10/20, Note 10 para ver se o IG achata a qualidade final, como o IG não faz no iphone 11, por exemplo, que fica um espetáculo.

E só falta o whatsapp agora resolver essa questão. Não deve resolver, já que não o fez até agora.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo