Como esperado, a Claro está colocando dificuldades para o cancelamento. Tentei via 10621 e por duas vezes a ligação "caiu". Fiz um pedido pelo Minha Claro, registrei também uma ouvidoria e um consumidor.gov, deixando claro que não aceito cobranças posteriores a data de hoje pois a intenção de cancelamento já foi comunicada. Alguma dica para resolver isto rápido?
Instale um app que grave chamadas e grave mais 3 vezes cancelamento por telefone, mostrando que "cai".
Cancelamento por meio eletrônico é obrigatório faz tempo e vc pode registrar se não existir esse meio ou que ele falha, por filmagem ou screenshots (ou os 2).
Se fizer por screenshots, depois insira tudo num editor de textos, escrevendo o que estava sendo feito, de modo detalhado, mas sucinto e salve como pdf (motivo: consumidor.gov.br, por exemplo, limita o número de anexos).
Abra uma reclamação no site do Procon de seu estado e anexe o pdf (e as gravações, se permitirem anexos de áudio).
No site da Anatel pode-se anexar áudios, mas o tamanho permitido é ridículo (soma de todos os anexos tem de ser, no máximo, 3MB) e, pela minha experiência atual com a Vivo, Anatel não resolve NADA.
Reclamação não atendida, reaberta, não atendida. Encerramento do prazo, avaliação feita e registro como "Não resolvida". E aí?
No site, as etapas da reclamação não informam o que será feito claramente (só dá para entender que a avaliação será usada para publicação - onde? dados estatísticos?).
Liguei no 1331 para me informar (3x, pois sei lá se o headset deles é ruim ou o que é, mas a ligação fica cortando e o volume fica oscilando, inaudível por várias vezes) e a 3a atendente disse que, se foi finalizada e não solucionada, eu deveria abrir nova reclamação.
Questionei que, fazendo isso, abriria novo prazo para as interações e para a prestadora não fazer nada, ficar enrolando. A mesma disse que só havia essa possibilidade. Agradeci, dei bom dia e praticamente desliguei na cara dela, que ia perguntar se havia mais alguma coisa.
Infelizmente, reclamar no site da Anatel só cria um canal para vc tentar resolver o problema com outro funcionário da própria empresa com a qual está tendo problemas. A Anatel mesmo, não mete o dedo. E, recentemente, ainda "orienta" (obriga) a passar pelas ouvidorias das prestadoras. Sabe o que é isso? A Anatel diz que obrigou-as a criar esse canal. Na prática, É MAIS UMA CAMADA PARA ENROLAR E NAO RESOLVER NADA!
Mas, sem comprovação de que vc tentou (protocolos, registros, ainda que textuais), como vc ganharia qualquer coisa na Justiça?
Então, tenha muita paciência, pois, além de coletar todos os registros ao seu favor, terá que passar por essas "camadas" para te fazer desistir. Não digo todas (alguém que já tenha passado pela experiência ou até um advogado ESPECIALIZADO nesse tipo de caso poderá lhe orientar melhor), mas, INFELIZMENTE, terá de passar por elas.
Mas não desista.
Nem que ela suje o seu nome. Se for o caso, acrescente, ainda, danos morais, se acionar na Justiça for realmente necessário. Não deixe ela sair em vantagem.
A Anatel está fechando os olhos e passando a mão na cabeça dessas empresas de tele (só vejo notícias, muito esporadicamente, delas perdendo, quando a prejudicada é PJ).
Boa sorte para nós.