• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Galerinha qual OCCT vocês utilizam? É esse mesmo? É facil de usar ele?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

lembro todos os dias daquele video test do BFV do seu 5950x... um monstro enjaulado dentro de um chip @_@
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


meu record com o 3800x ( porem com as memorias antigas 3533 ) era na casa de 64ns
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


vc tem anotado o spec completo?

Cara como você está usando seu VDDG e VDDP aí? Qualquer coisa a cima de 3800mhz já tenho toneladas de erros whea no hwinfo rodando o TM5. Estou utilizando VDDP em 900mV e VDDG em 1050mV. Será que pode ser isso? Acho que tentei com VDDP 950 e não rolou também. Quais valores máximos e seguros pra eu ver se consigo estabilidade aqui?
 
Última edição:
Cansei de fica travado em post toda hora com a placa dando bip. Ai fica a dúvida no meu caso se é MB ou as memórias que não são certificadas.
Eu tive um par de memorias Vengeance LPX de 3000Mhz que não passavam de 3200mhz sempre travava a Bios e também não dava pra mudar muita coisa nos timings,
Print no Dram Calculator for Ryzen das Vengeance LPX
dTCW9RY.png


Eu consegui brincar bem mais com as Crucial Ballistix em questão de timings e uma frequência maior, peguei um R5 3600 e estou esperando chegar já que não consigo subir mais que 3466mhz no R5 2600.
Print da Crucial Ballistix 3200mhz.
2a4XXzc.png


Não sei até quanto é valido esse medidor de potencial de overclock do Dram Calculator for Ryzen, mas eu senti uma diferença boa de uma memoria para a outra.
 
Galera, até quanto vale apertar o tRAS? Estava usando em 38 no perfil 3800mhz. Mas fui descendo, tô aqui em 26 e tô passando no teste do Tm5 com perfil extreme do anta777. Agora aproveitei pra tentar descer meu tRC de 60 pra 58 e ver se passo nesse perfil do Tm5. Ele por a caso ajuda a estabilizar o tRC? Pois na época que tentei abaixar pra 58 o memtest do dram acusou um erro não sei depois de quantos minutos rodando, mas agora estou utilizando mais o perfil extreme1 no Tm5 mesmo por sugestão do pessoal.
 
Galerinha qual OCCT vocês utilizam? É esse mesmo? É facil de usar ele?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Cara como você está usando seu VDDG e VDDP aí? Qualquer coisa a cima de 3800mhz já tenho toneladas de erros whea no hwinfo rodando o TM5. Estou utilizando VDDP em 900mV e VDDG em 1050mV. Será que pode ser isso? Acho que tentei com VDDP 950 e não rolou também. Quais valores máximos e seguros pra eu ver se consigo estabilidade aqui?


aqui ta todas as specs...
 
Acredito que vá conseguir no máximo 3066MHz de forma estável.
E a culpa não está no conjunto, mas sim no processador apenas.
Aqui, depois que mudei para o 3900X, consegui subir as memórias para 3333MHz, com os mesmos timmings de 3200MHz.
Com o 1700 não conseguia nada além de 3066MHz.
O problema está no controlador de memória do 1700, não na mobo.

Muitooo obrigado pelo feedback!
Se tudo der certo, meio do ano to de processador novo, to na duvida se pego o 3900x ou vou pro 3700x mesmo.
Até pensei ir num 5800 maaaaas não queria trocar minha placa mãe :(
 
Galerinha qual OCCT vocês utilizam? É esse mesmo? É facil de usar ele?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Cara como você está usando seu VDDG e VDDP aí? Qualquer coisa a cima de 3800mhz já tenho toneladas de erros whea no hwinfo rodando o TM5. Estou utilizando VDDP em 900mV e VDDG em 1050mV. Será que pode ser isso? Acho que tentei com VDDP 950 e não rolou também. Quais valores máximos e seguros pra eu ver se consigo estabilidade aqui?
diminui o clock do cpu e testa dinovo aqui só consegui estabilizar nos 4066 mhz com o clock a 4.7...
 
A escassez global de chips deve durar até 2022, o stock da GPU da NVIDIA e da AMD foi afetado como resultado



AMD EPYC “Genoa” (Zen4) com 96 núcleos em 12 chips, memória DDR5 de 12 canais e SP5 (soquete LGA6096)






O núcleo AMD Zen4 em EPYC “Genoa” pode suportar instruções AVX-512
AMD Zen4 Genoa com AVX-512
Zen4 com instruções estendidas.


AMD-Zen4-Genoa.jpg


O AMD EPYC “Genoa” baseado no design do núcleo do Zen4 deve ser lançado em 2022. A AMD ainda não revelou sua série Milan baseada no Zen3, um sucessor do Zen2 baseado em Roma.

AMD-EPYC-Zen4-Genoa-Mockup-1200x675.jpg


AMD EPYC Genoa mockup, Source: @ExecuFix

o59op4q.png


xEdUBxo.png




PCI Express 6.0: a low latency, high bandwidth, high reliability and cost-effective interconnect with 64.0 GT/s PAM-4 signaling




Os supercomputadores Exascale (Frontier, Aurora, El Capitan etc.) começarão a ultrapassar os limites dos registradores de 64 bits? Desenvolver um ISA de 128 bits faria sentido se fosse apenas para esse caso de uso?

Em algum ponto potencial em um futuro distante, com certeza. Mas lembre-se, 128 bits não é o dobro de 64 bits, seus quatrilhões de vezes maior, como se o salto de 32 bits para 64 bits não fosse uma duplicação, mas um aumento de 4 bilhões de vezes.

A mudança do endereçamento de 32 bits para 64 bits basicamente resolveu o problema no futuro previsível, não era como uma geração DDR. Como outros pôsteres disseram, nós nem mesmo usamos tudo agora. Temos usado endereçamento de memória de 48 bits por 15 anos, e se chegarmos ao limite lá (não estamos) 49 bits provavelmente durariam mais anos, e 50 anos mais depois disso.





 
Última edição:
diminui o clock do cpu e testa dinovo aqui só consegui estabilizar nos 4066 mhz com o clock a 4.7...
Voce diz tirar o PBO + CO ou fixar em um clock fixo mesmo?
 
A escassez global de chips deve durar até 2022, o stock da GPU da NVIDIA e da AMD foi afetado como resultado



AMD EPYC “Genoa” (Zen4) com 96 núcleos em 12 chips, memória DDR5 de 12 canais e SP5 (soquete LGA6096)






O núcleo AMD Zen4 em EPYC “Genoa” pode suportar instruções AVX-512
AMD Zen4 Genoa com AVX-512
Zen4 com instruções estendidas.


AMD-Zen4-Genoa.jpg


O AMD EPYC “Genoa” baseado no design do núcleo do Zen4 deve ser lançado em 2022. A AMD ainda não revelou sua série Milan baseada no Zen3, um sucessor do Zen2 baseado em Roma.

AMD-EPYC-Zen4-Genoa-Mockup-1200x675.jpg


AMD EPYC Genoa mockup, Source: @ExecuFix

o59op4q.png


xEdUBxo.png




PCI Express 6.0: a low latency, high bandwidth, high reliability and cost-effective interconnect with 64.0 GT/s PAM-4 signaling




Os supercomputadores Exascale (Frontier, Aurora, El Capitan etc.) começarão a ultrapassar os limites dos registradores de 64 bits? Desenvolver um ISA de 128 bits faria sentido se fosse apenas para esse caso de uso?

Em algum ponto potencial em um futuro distante, com certeza. Mas lembre-se, 128 bits não é o dobro de 64 bits, seus quatrilhões de vezes maior, como se o salto de 32 bits para 64 bits não fosse uma duplicação, mas um aumento de 4 bilhões de vezes.

A mudança do endereçamento de 32 bits para 64 bits basicamente resolveu o problema no futuro previsível, não era como uma geração DDR. Como outros pôsteres disseram, nós nem mesmo usamos tudo agora. Temos usado endereçamento de memória de 48 bits por 15 anos, e se chegarmos ao limite lá (não estamos) 49 bits provavelmente durariam mais anos, e 50 anos mais depois disso.






AVX512 Se esta vindo pro Genoa é basicamente certo que viram para os ryzen, demorou pra vir , mas se for ver não fez falta pra grande maioria dos usuários.

O curioso que AMD nao apresentou milan ainda muito menos threadripper zen 3, talvez devido escassez de produção, mas se demorar demais pode ser que perca o timming de lançamento e se torne um produto menos atrativo com mercado se preparando já pro genoa.
 
Voce diz tirar o PBO + CO ou fixar em um clock fixo mesmo?
Sim dei o clock fixo... Sensibilidade do IF está no processador e não nas memórias...
 
Última edição:
Chegou meu 5950X =D

Tenho umas memórias 4000Mhz da Corsair, mas subi elas com o XMP e 36x de multiplicador.

Antes eu tinha um 3950X e lembro que não subiam se apenas habilitasse o XMP (4000Mhz).

O IF ficou em 1800Mhz.

Resultado é bom? mediano? péssimo?

Uma coisa que notei é que pelo CPU-Z o core voltage na aba CPU chega a bater 1,452v, é isto mesmo? Este valor não é algo/prejudicial?

f32-all-Setings-v1-36-00x-best.png
 
Última edição:
Sim dei o clock fixo... Sensibilidade do IF está no processador e não nas memórias...

Ah saquei, mas ai pra mim já acho que não vale a pena pela perda no single. To conseguindo pegar 5.0ghz em todos os nucleos enquanto jogo, ta bem bacana! Acho que vou me contentar com 1900IF que está maravilhoso já, e to tentando apertar ao máximos os timmings.
 
Chegou meu 5950X =D

Tenho umas memórias 4000Mhz da Corsair, mas subi elas com o XMP e 36x de multiplicador.

Antes eu tinha um 3950X e lembro que não subiam se apenas habilitasse o XMP (4000Mhz).

O IF ficou em 1800Mhz.

Resultado é bom? mediano? péssimo?

Uma coisa que notei é que pelo CPU-Z o core voltage na aba CPU chega a bater 1,452v, é isto mesmo? Este valor não é algo/prejudicial?

f32-all-Setings-v1-36-00x-best.png
Ué, esse 5950x só vai até 1800 de fclk ou tu que não aumentou mais?
 
Ué, esse 5950x só vai até 1800 de fclk ou tu que não aumentou mais?

Eu que não aumentei mais, os 1800 de fclk eu já usava no 3950X e acredite, ele zuou o IMC.

Não queria exagerar e achei estranho bater 1,45v no vcore do processador.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Talvez seja porque esta usando 4 pentes.

ah, verdade, com dois pentes ele sobe o XMP 4000Mhz, mas não notei como fica o IF, vou ver e depois aviso aqui.
 
Não queria exagerar e achei estranho bater 1,45v no vcore do processador.
--- Post duplicado
Mas esses 1.45v com certeza são em single-core. A AMD não é doida de pôr isso em multicore, do contrário ela torraria os processadores.
 
Mas esses 1.45v com certeza são em single-core. A AMD não é doida de pôr isso em multicore, do contrário ela torraria os processadores.

O que aparece no CPU-Z é single? ou multicore? pq peguei de lá este vcore.

Tem algum outro lugar ou software melhor para ver isto?
 
Ficou assim em 100% stock:

Chega a picos de 1,488V. Estou olhando no lugar errado será? ou o negócio veio pipocado?

vcode-stock.png
 
Pessoal estou dando uma olhada nas placas mae e qual dessas 3 valeria mais a pena
Gigabyte B550 Aorus Pro
Asus ROG Strix B550-F Gaming
Asus ROG Strix B550-E Gaming
ambas estão com um preço semelhante
Atualmente estou pensando no Ryzen 7 3700x
 
Chegou meu 5950X =D

Tenho umas memórias 4000Mhz da Corsair, mas subi elas com o XMP e 36x de multiplicador.

Antes eu tinha um 3950X e lembro que não subiam se apenas habilitasse o XMP (4000Mhz).

O IF ficou em 1800Mhz.

Resultado é bom? mediano? péssimo?

Uma coisa que notei é que pelo CPU-Z o core voltage na aba CPU chega a bater 1,452v, é isto mesmo? Este valor não é algo/prejudicial?

f32-all-Setings-v1-36-00x-best.png

Tem que usar as memórias em sincronia com o IF para obter o máximo de performance (menor latência).

Deixa as memórias no padrão jedec (2667mhz) e testa o limite do seu FLCK (infinity fabric).

O clock que você deve usar nas memórias é o dobro do FLCK.

Exemplo: IF a 1900MHz = RAM a 3800MHz.

Quanto definir o limite do IF e consequentemente o clock das suas memórias, você trabalha em reduzir os timings das memórias.
 
Tem que usar as memórias em sincronia com o IF para obter o máximo de performance (menor latência).

Deixa as memórias no padrão jedec (2667mhz) e testa o limite do seu FLCK (infinity fabric).

O clock que você deve usar nas memórias é o dobro do FLCK.

Exemplo: IF a 1900MHz = RAM a 3800MHz.

Quanto definir o limite do IF e consequentemente o clock das suas memórias, você trabalha em reduzir os timings das memórias.

Hmmm vou fazer isto, alias, estou fazendo... rsrs ver onde chega este IF.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo