[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
4 dias e consegui estabilizar 3733, 0 erros até agora no meu dia a dia.
Jogando escape from tarkov também, 0 erros.

ENgraçado que com tfaw em 24/36 e TRP em 20/24 não consigo subir windows nem nada.
Ela só funciona no perfil fast.

Os resultados estão bons para usar no ryzen 3600?

4J18ISL.jpg

@Thominex
meu melhor resultado , e que uso atualmente a quase 1 mês , sem nenhum crash , bug , erro etc etc..

se liga no L3.

Meu melhor resultado que subiu , fiz todo tipo de test ( sem loucuras de 24hrs e bla bla bla ) , mas sintéticos comuns , aida , tm5 , memtest ,r20, r23 ... enfim... tudo OK...

porem , aquele BUG do USB acontece... funciona fone , para teclado.. funciona mouse , para fone... INUTILIZÁVEL.

Muito top Man parabéns...

4 dias e consegui estabilizar 3733, 0 erros até agora no meu dia a dia.
Jogando escape from tarkov também, 0 erros.

ENgraçado que com tfaw em 24/36 e TRP em 20/24 não consigo subir windows nem nada.
Ela só funciona no perfil fast.

Os resultados estão bons para usar no ryzen 3600?

4J18ISL.jpg
É micron ou hinyx?

É micron ou hinyx?

Hynix CJR rev A2, o TRP nas hynix são bem maiores não sei porque.
Vejo gente conseguindo 16 no TRP e no meu consigo no máximo descer para 19.

TRCDWR que consigo descer para 16, mas preferi deixar em 19 para ter mais estabilidade e não sei na real o que impactaria nesse timming

Hynix CJR rev A2, o TRP nas hynix são bem maiores não sei porque.
Vejo gente conseguindo 16 no TRP e no meu consigo no máximo descer para 19.

TRCDWR que consigo descer para 16, mas preferi deixar em 19 para ter mais estabilidade e não sei na real o que impactaria nesse timming

Tenho uma Hynix CJR também e utilizo os seguintes times em 3800mhz 1:1 desde que tinha o 3700x (agora estou com o 5800x). Também nunca tentei apertar um por um pra ver se conseguiria alguma melhora, os unicos que tentei e beeem mais ou menos foi o trC e tRFC, que parei nesses valores. Acho que talvez você consiga reduzir um pouco seu tRFC também.

7HBvYh.png

Galera,boa noite!

Estou planejando migrar do r7 1700 para o r9 3900 no meio do ano, a placa mãe é uma Asus Crosshair VI Hero e vou manter ela.
Porém, antes desse upgrade, quero trocar minhas memórias Corsair (2x8GB - 2400mhz) por algum modelo com frequência maior. Poderiam me ajudar na escolha do meu kit pro meu setup atual?
Por enquanto vou usar elas no R7 1700 e posso gastar na faixa de R$700 no kit 2x8GB.

Oque achei até então foram:
-Geil Super Luce RGB TUF Gaming Alliance CL 16 - 2x8GB - 3200MHz
-XPG Spectrix D60G CL16 - 2x8GB - 3200MHz
-Corsair Vengeance TUF Black CL16 - 2x8GB - 3200MHz

Galera,boa noite!

Estou planejando migrar do r7 1700 para o r9 3900 no meio do ano, a placa mãe é uma Asus Crosshair VI Hero e vou manter ela.
Porém, antes desse upgrade, quero trocar minhas memórias Corsair (2x8GB - 2400mhz) por algum modelo com frequência maior. Poderiam me ajudar na escolha do meu kit pro meu setup atual?
Por enquanto vou usar elas no R7 1700 e posso gastar na faixa de R$700 no kit 2x8GB.

Pega as Crucial Ballistix 3000.

O próximo Epyc vai ser bem grandinho

Roda só um TM5 Anta777 Extreme1, vc tem 16GB vai ser rápido, outra coisa, seu tREFI tá bem baixo, pode subir bem mais.
vc falou q era rapido kkkkk , achando q seria uns 5mim...
enfim , o ciclo 1 foram pouco mais de 23min , dai comecou o 2, eu parei...

São 3 ciclos e todos tem o mesmo tempo, vc terminaria em menos de 1h30min. Se começou o 2 sem dar erro provavelmente vai passar, pq o 2 já começa com a RAM na temp máxima e se tiver erros por temperatura normalmente já são reportados ali
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Seu OC tá bom, creio que vc ajustou a maioria seguindo a recomendação daquele software que vcs usam em AMD né? Acho que só aumentaria o tREFI, mas tá bom 3867Mhz CL16 e o resto em 15 e 1T, no seu caso eu iria subindo a frequência até ver onde seu IF leva, quem sabe um 4000Mhz@CL16 ou CL15 por exemplo.

São 3 ciclos e todos tem o mesmo tempo, vc terminaria em menos de 1h30min. Se começou o 2 sem dar erro provavelmente vai passar, pq o 2 já começa com a RAM na temp máxima e se tiver erros por temperatura normalmente já são reportados ali

Seu OC tá bom, creio que vc ajustou a maioria seguindo a recomendação daquele software que vcs usam em AMD né? Acho que só aumentaria o tREFI, mas tá bom 3867Mhz CL16 e o resto em 15 e 1T, no seu caso eu iria subindo a frequência até ver onde seu IF leva, quem sabe um 4000Mhz@CL16 ou CL15 por exemplo.

Dram Calculator.... porem estou usando algumas timmings abaixas do "modo Fast" que seria o mais "agressivo"...
meu IF , ou mb , bios ou cpu , comeca bugar os USB com IF acima dos 1933mhz.
eu consigo rodar qualquer test com extrema facilidade , porem é entrar no BFV , comeca desativar teclado , mouse , fone , e fica alternando ,um funciona , o outro para.
mas o jogo continua rodando perfeitamente..
Procurei o tal "TREFI" na minha bios , mas não encontrei escondido em lugar algum.

a memoria sem duvida tanka 4000@16 , porem tem outros fatores limitantes.. eu acredito que essa memoria no seu kit (intel) , vc faria uns 4400+@16.

Dram Calculator.... porem estou usando algumas timmings abaixas do "modo Fast" que seria o mais "agressivo"...
meu IF , ou mb , bios ou cpu , comeca bugar os USB com IF acima dos 1933mhz.
eu consigo rodar qualquer test com extrema facilidade , porem é entrar no BFV , comeca desativar teclado , mouse , fone , e fica alternando ,um funciona , o outro para.
mas o jogo continua rodando perfeitamente..
Procurei o tal "TREFI" na minha bios , mas não encontrei escondido em lugar algum.

a memoria sem duvida tanka 4000@16 , porem tem outros fatores limitantes.. eu acredito que essa memoria no seu kit (intel) , vc faria uns 4400+@16.
Faria de boa, a minha eu faço 4400@CL16 que é quase igual 4600@CL17 que uso agora, normalmente 200Mhz a mais adiciona 1CL e a latência permanece a mesma. Mas tá um OC muito bom msm, considerando sua mobo ser das mais simples, isso aí numa Asus Crosshair Dark Hero X570 taria voando.

Ou alguma outra que tenha só 2 slots pra RAM, não tem nenhuma nível Apex pra AMD mas tem umas boas de 2 slots, 2 slots ajuda demais tbm no OC.

Galera,boa noite!

Fiz esse up, do 1700 para o 3900X. Vai adorar!
Sobre as memórias, entre essas, iria nas mais baratas. ;)

Quais são os timmings que impactam mais nos jogos nas mínimas/médias/máximas?

É o TRFC, TFAW, TRP?

Nos primários alguém tem ideia?

Estou testando minhas Hynix Cjr em 4000mhz 1:1. Antes estava usando 3800mhz. Estou fazendo testes de estabilidade e apertando os timmings primários o máximo que conseguir por enquanto. O tRC consegui manter no mesmo valor que usava em 3800mhz, tRFC eu subi um pouco, mas logo vou tentar jogar no valor limite que tinha encontrado em 3800mhz também para ver se mantém estável.

nossa tá todo mundo conseguindo 2000mhz de IF fácil assim? qual o segredo? aqui não passa de 1933mhz
q eu saiba.. ngm estável..
eu ja parei de tentar.. vou esperar bios , agesa.. dps repenso se faco swap de mb.

q eu saiba.. ngm estável..
eu ja parei de tentar.. vou esperar bios , agesa.. dps repenso se faco swap de mb.
Opa 4066 aqui estável 😍😀... Com 2 pentes 4 pentes eu consegui 4000mhz mas fica um tiquinho inferior in games pois somente consigo gear Dow of e 2T.... Já com 2 pentes gear Dow on e 1T 4066...

Mas o teste não deveria ser no processador? Pois a memória passa o problema é o infinity fabric....

nossa tá todo mundo conseguindo 2000mhz de IF fácil assim? qual o segredo? aqui não passa de 1933mhz
Vai aí uma dica não a veja com olho magro... Retire o processador do soket reset a bios quando ligar a máquina jogue o perfil que vc já tem estavel e antes de de apertar f10 coloque 4000mhz.... Eu somente consegui fazer funcionar estavel 4 pentes dessa forma

Última edição:

Mas lembrando o teste para ver se está estável e no processador pois a memória pode passar nesse teste já o CPU num stress teste o IF pode dar erro....

Última edição:
Acho que vou optar por pegar esse modelo de ram mesmo:

- Corsair Vengeance RGB Pro 16GB (2x8GB) 3200MHz DDR4 C16 TUF Black - CMW16GX4M2C3200C16-TUF

Será que no r7 1700/ Asus Croshair VI Hero, consigo subir um pouco a frequência? Ou pra essa geração não tem mt oque fazer?

teste das ram no csgo ....youtube proibiu meu video testando as ram para menores de 18 anos kkkkkk

Pessoal,

2 coisas:

1o - O CPU-Z bench, parece ser muito sensível a coisas em segundo plano do Windows, a performance caiu muito la em comparação a um PC recem formatado, qual teste vcs acham bom pra eu verificar ganho de performance com OC e CO? Bench do CS?

2o - Eu não conseguia mudar NADA no CO, esse final de semana fui testar de novo e Voilà.
Coloquei negativo 5 pra testar e está estável!
MEsmo sem alterar a Bios, deve ser alguma atualização do Windows/AMD Chipset ou algum driver que podia estar dando instabilidade.

Última edição:
Acho que vou optar por pegar esse modelo de ram mesmo:

- Corsair Vengeance RGB Pro 16GB (2x8GB) 3200MHz DDR4 C16 TUF Black - CMW16GX4M2C3200C16-TUF

Será que no r7 1700/ Asus Croshair VI Hero, consigo subir um pouco a frequência? Ou pra essa geração não tem mt oque fazer?

Acredito que vá conseguir no máximo 3066MHz de forma estável.
E a culpa não está no conjunto, mas sim no processador apenas.
Aqui, depois que mudei para o 3900X, consegui subir as memórias para 3333MHz, com os mesmos timmings de 3200MHz.
Com o 1700 não conseguia nada além de 3066MHz.
O problema está no controlador de memória do 1700, não na mobo.

Consegui estabilizar em 4000mhz 1:1 minha Hynix CJR aqui. Ontem passei a noite toda rodando o TM5 Extreme 1 do anta777 e passei sem nenhum erro. Não terminei de apertar todos os timmings, por enquanto estou usando em 17-21-22-37 com tRC em 60 e tRFC em 515. Antes utilizava a 3800mhz 16-19-19-38 com tRC em 60 e tRFC em 497.

No BENCH de memoria do AIDA eu diminui minha latência de uma média de 55.5ns para 54.2ns e ganhei um pouco mais de 1000 de leitura. Logo que tiver mais tempo vou tentar ir apertando o máximo que conseguir. Agora vou ficar de olho no Hwinfo pra ver se estou tendo erros whea e testar nos jogos. Logo que conseguir o melhor resultado posto os prints aqui.

Consegui estabilizar em 4000mhz 1:1 minha Hynix CJR aqui. Ontem passei a noite toda rodando o TM5 Extreme 1 do anta777 e passei sem nenhum erro. Não terminei de apertar todos os timmings, por enquanto estou usando em 17-21-22-37 com tRC em 60 e tRFC em 515. Antes utilizava a 3800mhz 16-19-19-38 com tRC em 60 e tRFC em 497.

No BENCH de memoria do AIDA eu diminui minha latência de uma média de 55.5ns para 54.2ns e ganhei um pouco mais de 1000 de leitura. Logo que tiver mais tempo vou tentar ir apertando o máximo que conseguir. Agora vou ficar de olho no Hwinfo pra ver se estou tendo erros whea e testar nos jogos. Logo que conseguir o melhor resultado posto os prints aqui.
testou ingame ?
quais voltagens usou?
e dps que afinar , verifica se "valeu" a pena..

aqui pra mim , eu consegui rodar todos os testes , benchs em 4000@16... mas era entrar ingame , e zuava os usb.
e pelo "relaxamento" das timmings , eu perdi desempenho no test do AIDA..

pergunto isso tudo , pq vc tbm usa uma B450M... e eu fico pensando que esse seria meu fator limitante.. no meu caso mais ainda , pq a Asrock só libera até 1.4V

com 3866@16-14-14-28-42 faço na casa de 52.X
qnd subi pro 4000@16-não lembro as demais ,subia pra 55.X

Users who are viewing this thread

Voltar