[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos DemonbrsX
  • Data de Início Data de Início
Corrigi o problema. Era uma latência que confundi a RW com a RD.

O problema agora é que a UCLK tá a metade do FCLK, não sei o motivo e nem vi essa configuração na bios.

uclk-pnmg.png

Antes tava funcionando normal 1:1.

EDIT: agora que vi que o abestalhado aqui deixou o FCLK em 1833 ao invés de 1866. :facepalm::haha:

Qual chip da sua memória?

Qual chip da sua memória?
Micron e-die. Outra coisa massa é que aquele treco lá de calcular os timings manda botar 1.40 de voltagem ou 1.39 no mínimo.

Botei 1.35 agora e continua funcionando normal. Mesma voltagem de 3000MHz.

Esse calculator aí não tão confiável assim não.

Micron e-die. Outra coisa massa é que aquele treco lá de calcular os timings manda botar 1.40 de voltagem ou 1.39 no mínimo.

As minhas são Hynix C-Die, to usando em 3800mhz 16-19-19-38. Segundo o dram teria possibilidade de chegar até 4030mhz (na aba advanced), mas acho que já espremi o máximo delas, que tem XMP 3000mhz CL15.

Varia muito a questão da voltagem, aqui consigo 1,35v @3800 na Micron.

As minhas são Hynix C-Die, to usando em 3800mhz 16-19-19-38. Segundo o dram teria possibilidade de chegar até 4030mhz (na aba advanced), mas acho que já espremi o máximo delas, que tem XMP 3000mhz CL15.
Tô com preguiça de espremer mais, mas quando eu tiver desocupado verei se consigo apertar mais.

Analistas agora preveem dificuldades de encontrar consoles, CPUs e GPUs até o fim de 2022
Mercado pode estar a caminho de uma crise.

Os fabricantes de chips estão sofrendo nas mãos de uma tempestade perfeita de problemas de abastecimento que não serão resolvidos até o próximo ano, de acordo com um novo relatório.

Maribel Lopez, que é o principal analista da Lopez Research, falou da "tempestade perfeita" mencionada acima de problemas de demanda que dificilmente serão resolvidos em breve, observando que o aumento na demanda por chips relacionados ao PC foi algo que não era esperado por último ano.

Harlan Sur, um analista do JP Morgan, disse “acreditamos que as empresas de semicondutores estão enviando 10% a 30% ABAIXO dos níveis de demanda atuais e levará pelo menos 3-4 trimestres para que a oferta acompanhe a demanda e depois mais 1 -2 trimestres para estoques em clientes / canais de distribuição a serem reabastecidos de volta aos níveis normais. ”

E Christopher Rolland, analista financeiro da Susquehanna, também foi citado pelo relatório, dizendo que esperava que a escassez de chips só piorasse na primavera.

Dada a previsão de Sur, se o suprimento não se recuperar por mais três a quatro trimestres, isso realisticamente nos deixa olhando para a escassez de chips até pelo menos 2022 - o que não é um pensamento agradável para aqueles que estão lutando para comprar componentes de PC.

Para quem estava falando de estabilidade de OC de RAM.

O melhor teste é usar o PC. Deixe ocioso de madrugada, jogue diferentes jogos.....

Depois de vários dias se estiver assim no hwinfo64, o OC tá estável:

Dt7Gxou.jpg

Eu uso o preset Extreme com +2ºC em todos os pontos (criei manualmente).

aoO8OYu.jpg
Erros de RAM não são apontados no WHEA do HWiNFO64, tanto é que quando vc roda um stress tipo TM5 e os erros vão sendo gerados não geram WHEA (a não ser que a pessoa deixe rodando o stress gerando trocentos erros, uma hora pode ocasionar sim um WHEA ou tela azul mesmo), WHEA normalmente é relacionado a CPU mesmo ou um conjunto de OC de RAM e CPU, já tive OC de CPU estável e quando adicionei um OC de RAM (tbm estável em todos programas) eu tive que subir um pouco VCCSA pois dava WHEA quando eu rodava o Prime95 112k FFTs in-place com AVX off, mas o OC separado de ambos estava estável em diversos testes, as vezes a pessoa joga com um OC de RAM mal testado e acha que tá estável e tá só gerando erros mínimos ou corrompendo silenciosamente o sistema, ou então um OC que passou em programas não tão bons e a pessoa não testou o OC até certa temp dos pentes, passa a jogar num dia mais quente que começa a gerar erros tbm...

O problema agora é que a UCLK tá a metade do FCLK, não sei o motivo e nem vi essa configuração na bios.

uclk-pnmg.png

EDIT: agora que vi que o abestalhado aqui deixou o FCLK em 1833 ao invés de 1866. :facepalm::haha:
Consegui descer o TRCDWR pra 15 e o tRP pra 15 também e passou 30 minutos rodando no dram lá com 1200 de scope sem erro nenhum.

Quando eu chegar do trabalho, testarei em outros programas pra ver se apresenta alguma instabilidade. Quero ver até onde consigo espremer as primárias.

uclk-pnmg.png

Qual seu chip?

O meu no dram calculator mand ao TRP ficar em 21, impacta bastante na latencia?
Não sei porque esses valores alteram bastante entre Hynix, micron e samsung b-die

CCe3QG4.png

se0tj3s.png

Fy7i1CV.png

7SXBwAH.png

FjrP8zw.png

T57DatR.png

Erros de RAM não são apontados no WHEA do HWiNFO64, tanto é que quando vc roda um stress tipo TM5 e os erros vão sendo gerados não geram WHEA (a não ser que a pessoa deixe rodando o stress gerando trocentos erros, uma hora pode ocasionar sim um WHEA ou tela azul mesmo), WHEA normalmente é relacionado a CPU mesmo ou um conjunto de OC de RAM e CPU, já tive OC de CPU estável e quando adicionei um OC de RAM (tbm estável em todos programas) eu tive que subir um pouco VCCSA pois dava WHEA quando eu rodava o Prime95 112k FFTs in-place com AVX off, mas o OC separado de ambos estava estável em diversos testes, as vezes a pessoa joga com um OC de RAM mal testado e acha que tá estável e tá só gerando erros mínimos ou corrompendo silenciosamente o sistema, ou então um OC que passou em programas não tão bons e a pessoa não testou o OC até certa temp dos pentes, passa a jogar num dia mais quente que começa a gerar erros tbm...

Qualquer erro de hardware pode gerar WHEA (Windows Hardware Error Architecture), inclusive OC de RAM que não está 100% estável (perda/corrupção de dados).

O sistema operacional pode corrigir alguns erros, mas quando a corrupção de dados gera perda em cascata (vários setores) o erro não é corrigido, gerando travamento do sistema e tela azul, a famosa "WHEA_UNCORRETABLE_ERROR".

Erro WHEA não é exclusividade de RAM, CPU, IMC, cache, etc... É uma possível combinação.

Por isso não recomendo fazer OC de CPU e RAM ao mesmo tempo. Faça um de cada vez, teste e valide a estabilidade.

Qualquer erro de hardware pode gerar WHEA (Windows Hardware Error Architecture), inclusive OC de RAM que não está 100% estável (perda/corrupção de dados).

O sistema operacional pode corrigir alguns erros, mas quando a corrupção de dados gera perda em cascata (vários setores) o erro não é corrigido, gerando travamento do sistema e tela azul, a famosa "WHEA_UNCORRETABLE_ERROR".
Sim por isso eu disse se deixar gerando trocentos erros por muito tempo daria um WHEA ou BSOD, OC de RAM instável se estiver perto da estabilidade não vai apresentar WHEA jogando ou usando o PC e vc não vai descobrir isso olhando só aí, por isso tem que rodar os stress testes, pois conforme vc mesmo disse, errinhos mínimos o próprio sistema vai corrigindo e não reporta WHEA ou dá tela azul.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vou dar um exemplo, eu tenho um OC de RAM 4600Mhz@CL16-16-16-36 que só dá 2 erros durante todo o TM5 Anta777 Extreme1 de 1h:30 minutos, eu posso usar o PC assim e jogar o que eu quiser pelo tempo que quiser e não vou ter WHEA apresentado.

Qual seu chip?

O meu no dram calculator mand ao TRP ficar em 21, impacta bastante na latencia?
Não sei porque esses valores alteram bastante entre Hynix, micron e samsung b-die
Micron e-die. Pior que nem sei se impacta muito na latência.

Só pesquisando acerca.

Micron e-die. Pior que nem sei se impacta muito na latência.

Só pesquisando acerca.

Timings secundários/terciários que mais impactam em jogos:

tFAW
tRC
tRFC
Command rate (não é um timing mas costuma ficar na mesma tela).

Timings secundários/terciários que mais impactam em jogos:

tFAW
tRC
tRFC
Command rate (não é um timing mas costuma ficar na mesma tela).
No AC Valhalla com o tRRD_L/S em AUTO eu fazia 90fps, quando boto em 6 e 4 faço 95fps. Por incrível que pareça.

No AC Valhalla com o tRRD_L/S em AUTO eu fazia 90fps, quando boto em 6 e 4 faço 95fps. Por incrível que pareça.

Talvez tenha a ver com a "sincronia" com o tFAW.

Li em vários locais que o "recomendado" é que o tFAW seja no mútiplo do tRRDS, sendo no mínimo o tRRDS x4 (já vi discussões que x3 em b-die é bom).

Talvez tenha a ver com a "sincronia" com o tFAW.

Li em vários locais que o "recomendado" é que o tFAW seja no mútiplo do tRRDS, sendo no mínimo o tRRDS x4 (já vi discussões que x3 em b-die é bom).
Sim, creio que seja isso tbm, o tFAW é bem notável a melhora dele, eu consegui subir bem o uso de GPU numa situação de gargalo ajustando o tFAW, uso ele em 16, ele solto tipo 40+ o uso de GPU ficava mais baixo em umas partes.

5800X ta 2799 na pichau. Acho que o menor preço que vi no BR

e o 3800XT ta 2099. Acho que o menor preço que vi até hoje também.

Edit: Saiu BIOS nova AGESA 1.2.0.1 pra minha placa mãe (MSI MEG X570 ACE)

Description
- Update to ComboAM4PIV2 1.2.0.1
- Improving Ryzen CPU performance

Vi no reddit que isso é um fix pro desempenho do cache L3 que estava menor do que deveria ser.

.

Última edição:
Teria ou tem algum problema você informar aonde comprou suas memórias? Já que perguntei uma vez e não sei se você não viu ou não quis responder?

@Dzuber Tem ai na minha assinatura.

@HunS acho que ele não entendeu a referencia ao Paraguai rsrs

@Dzuber Tem ai na minha assinatura.

@HunS acho que ele não entendeu a referencia ao Paraguai rsrs
uehh ??
ele perguntou onde comprei..
simplesmente respondi que foi no PY.
o que tem a ver com humildade???
essa geração é tenso.... fica dodoi e fala asneira ainda.

Meus timings ficaram assim no final:

Zen-Timings-Screenshot.png

3733-final.png

Pensando em descer mais o tRFC depois.
Resultado mto top para 3xxx...
alguem falou na pagina anterior sobre o L3 Cache estar bugado nas bios atuais com os 5xxx..
olhando o seu , ta MUITOOO superior ao meu 5800x.. realmente faz sentido.
a latency do meu antigo 3800x , lembro que era na faixa de 68.0ns , porem eu tinha umas memorias com chip bem fraco que não passava de 3533 , nem com macumba das brava..

Editado por um moderador:

Users who are viewing this thread

Voltar