Então, com o kit eu quero gastar até uns 2k ~ 2.5k por aí.
Vi esse Ryzen na faixa de R$1400
Uma Asus EX-A320M na faixa de R$500
E dois pentes de 8GB Corsair por R$600
Mas só dei uma olhada por cima na loja que explode, não fiz uma pesquisa de preço ainda, até porque não sei se esse é o melhor custo beneficio.
Como o amigo falou, vou ver esse 1600af tambem, que não conheço.
5800x , fans coolermaster , ssd , m2... fora outros itens todos comprados da china.
nenhum taxado.
O 1600 af é Zen+, ele é um 2600 com clock menor.O Ryzen 5 3600 é bem mais fortinho que o 1600AF.
Qualquer um dos dois será um upgrade, o 1600AF é Zen 1 (2017) e o 3600 é Zen 2 (2019).
Melhorou bem hein!Terminando de configurar e testar, acredito que será o "limite" que irei usar nessa plataforma (Só devo mudar nas DDR5). As memórias são Micron E-Die, parei nos @3200Mhz pela limitação da Mobo, e também não quis colocar @3466 CL14 1.45V para testar, tanto para não usar voltagem mais alta, quanto para não forçar o IMC do 2700. Estão rodando com timings um pouco mais apertados que o preset "Fast" do DRAM Calculator, só o tRFC que não aceita nada abaixo de 500. CPU pega @4.00Ghz, mas somente com 1.32V, preferi manter em @3.975Ghz com 1.30V.
![]()
![]()
Comparação com anterior (Kingston HyperX 2133 @2666 CL16):
![]()
O 1600 af é Zen+, ele é um 2600 com clock menor.
Claro que o 3600 é melhor, isso é fato.
Melhorou bem hein!
Qto precisou de voltagem para os 3200?
Consegui passar dos 3000Mhz aqui trocando de mobo, mas pede muita voltagem pra rodar em 3200Mhz
Um pente meu é Micron B e o outro E, o D sobe mais e pede menos voltagem mas fico limitado ao outro que é pior
O 1600 af é Zen+, ele é um 2600 com clock menor.
Claro que o 3600 é melhor, isso é fato.
Melhorou bem hein!
Qto precisou de voltagem para os 3200?
Consegui passar dos 3000Mhz aqui trocando de mobo, mas pede muita voltagem pra rodar em 3200Mhz
Um pente meu é Micron B e o outro E, o D sobe mais e pede menos voltagem mas fico limitado ao outro que é pior
Show!É outro mundo totalmente, as quedas de FPS praticamente desapareceram... Por exemplo no Battlefront 2, tinham quedas para 90~95 FPS em mapas pesados, agora raramente caem da faixa de 105~115 FPS, estabilidade de frames bem maior. Estou usando 1.38V, o recomendado no DRAM Calc é 1.36V, mas como reduzi um pouco os timings, subi um pouco mais a voltagem também.
Nunca comprei eletronicos lá, não sei quais os riscos pra taxação. Principalmente na mobo, que a caixa é maior e vai chamar mais atenção.
A mobo, processador, fans, ssd, bracket AM4, hub pra fan da coolermaster e dissipador de SSD da assinatura foram comprados lá no Ali. Zero taxa e tudo funcionando bonitinho.
Eu não arriscaria mais importar do Ali. A diferença de preço não está tão gritante nos processadores (~1100 lá ,~1400 o R5 3600 aqui) e eles estão taxando muito mais coisas esse ano. A maioria dos que compraram seus atuais processadores pegaram lá no 11.11 ("blackfriday" da china). Esse ano a "banda tá tocando diferente" na RF. Eu mesmo fui taxado e multado no ssd m.2. Se olhar o tópico das importações, é desanimador. Teve cara lá que foi taxado até em cabo de áudio recentemente :/5800x , fans coolermaster , ssd , m2... fora outros itens todos comprados da china.
nenhum taxado.
Minhas compras foram em Dezembro e em Janeiro.Eu não arriscaria mais importar do Ali. A diferença de preço não está tão gritante nos processadores (~1100 lá ,~1400 o R5 3600 aqui) e eles estão taxando muito mais coisas esse ano. A maioria dos que compraram seus atuais processadores pegaram lá no 11.11 ("blackfriday" da china). Esse ano a "banda tá tocando diferente" na RF. Eu mesmo fui taxado e multado no ssd m.2. Se olhar o tópico das importações, é desanimador. Teve cara lá que foi taxado até em cabo de áudio recentemente :/
Se a grana está meio curta e você não quiser surpresas desagradáveis, gaste um pouquinho mais e compre aqui mesmo. Ainda mais que seu pc é mais para trabalho pelo que falou... importação é loteria, infelizmente.
O pessoal diz que até 1.45V é 100% viável pra 24/7... Acredito que dê para usar sim, eu não tentei 3466 aqui mais pela restrição de Mobo / IMC, do que pela DRAM Voltage.Show!
Teve um ganho bom sem gastar muito, muito bom!
Aqui pra 3200Mhz pede mais de 1.40v, acho demais pro dia a dia.
nada... sinceramente não sei o que ta rolando com Asrock..O Ryzen 5 3600 é bem mais fortinho que o 1600AF.
Qualquer um dos dois será um upgrade, o 1600AF é Zen 1 (2017) e o 3600 é Zen 2 (2019).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Nada do AGESA 1.2 ai ainda?
Partiu PBO2!
Bora botar esse 5600X em 4.7 all core e 4.9 single core!
nada... sinceramente não sei o que ta rolando com Asrock..
não lançam bios de nenhum modelo a dias ( qse 1 mes )..
fico supondo que não estão "acertando" ou evitando ficar lançando bios com "bugs" , como vimos em alguns outros fabricantes.
Vou tentar o esquema de reduzir a temperatura lá. Depois dou uma olhada no outro tópico (muito bom, por sinal). Oscilar nos 70º de vez em quando me causa uma neurinha, ainda mais com o iCue todo cagado que às vezes buga a performance custom e não ativa os coolers corretamente.
É bom que essa BIOS saia lisa considerando o tempo.
Por outro lado o pessoal até reclamou com a Asus que saia 1 beta toda semana hahaha (pq só tinha beta).
Estranho, tenho o H150i Pro XT (bem parecido com o seu), também uso perfil custom e não tenho problemas.
Sobre as temps, sempre vejo a temperatura do líquido na faixa dos 28 a 32 graus.
Um pouco alto, mas meu SOC puxa 18W fixo (1.1v) e o 5900X tem TDP de 105w por padrão.
No 5600X deve ver algo menor no líquido por ser 65W.
Não é o bug do USB?
Se vc quiser, pode mandar email pro suporte deles pedindo algum beta/alpha por algum motivo específico. Pelo que ouvi falar, eles geralmente liberam.nada... sinceramente não sei o que ta rolando com Asrock..
não lançam bios de nenhum modelo a dias ( qse 1 mes )..
fico supondo que não estão "acertando" ou evitando ficar lançando bios com "bugs" , como vimos em alguns outros fabricantes.
não tenho motivo especifico , apenas quero o Agesa 1.2.x.x , para usar o PBO+CO , e tbm para poder usar o CTR 2.0(1).Se vc quiser, pode mandar email pro suporte deles pedindo algum beta/alpha por algum motivo específico. Pelo que ouvi falar, eles geralmente liberam.
Sobre eventualmente não usar a configuração custom, creio que sim. Tanto que coloquei os leds do bloco nos efeitos mais carnavalescos possíveis; se bugar a iluminação, certeza que há algo errado.
Hoje vou arriscar de novo. O liquido, em operação normal, notei que fica nessa faixa de temperatura aí. No dia que parou tudo, a CPU chegou a incríveis 80º.
Seu perfil custom é a rotação dos coolers do radiador baseado na temperatura da CPU, lendo pelo próprio iCue?
Recomendo configurar os perfis baseado na temperatura do líquido do radiador.
Ryzen 5000 oscila bastante a temperatura.
Faz todo sentido ir pela temperatura do liquido. Eu deveria ter pensado nisso antes.
Fora que acho que seria bem mais estável, uma vez que, do que percebi, o iCue ainda dá muitos problemas para ler a temperatura do Ryzen. Daqui a pouco vou trabalhar no PC (mentira, vou abrir o Cities: Skylines e dar alt tab no Teams enquanto trabalho) e faço esse ajuste melhor por lá.
Obrigado pela dica!
Para quem estava falando de estabilidade de OC de RAM.
O melhor teste é usar o PC. Deixe ocioso de madrugada, jogue diferentes jogos.....
Depois de vários dias se estiver assim no hwinfo64, o OC tá estável:
![]()
Eu uso o preset Extreme com +2ºC em todos os pontos (criei manualmente).
![]()
Ryzen 5000 qualquer frequência que vc consiga vai fazer diferença in games... 4 pentes 4000mjz é monstruoso problema é estabilizar tenho um colega que tem desempenhos absurdos in games com if 2000 em 4 pentes....Tecnicamente a latência em 3600C14 é menor que 4000C16. Ganho em games deve ser nulo, só vai fazer algum sentido em benchmark de leitura. Bom, pelo menos com os 3000 era isso, talvez com FCLK 1:1 seja diferente. Vale o teste.
Ryzen 5000 qualquer frequência que vc consiga vai fazer diferença in games... 4 pentes 4000mjz é monstruoso problema é estabilizar tenho um colega que tem desempenhos absurdos in games com if 2000 em 4 pentes....
Vejo aqui muita gente dizendo que de 3800 para 4000 não tem muita diferença in games gostaria de saber baseado em que? Pois tenho um amigo que não vi ninguém conseguir os mesmos resultados dele com 4x8 4000mhz...
Acabamos de refinar a memória conseguimos subir o bclk e ele aumentou 15 fps de média 1080p ultra 50%.... Para quem acha aí que o IF não faz a diferença
Vejo aqui muita gente dizendo que de 3800 para 4000 não tem muita diferença in games gostaria de saber baseado em que? Pois tenho um amigo que não vi ninguém conseguir os mesmos resultados dele com 4x8 4000mhz...