Guia para iniciantes/discussões sobre mineração - Regras no 1º post

Das 4 maiores empresas fabricantes apenas duas botaram essa "gracinha" na politica de garantia deles, a Galax e Gigabyte, Asus e MSI não.





Edit: Como pude esquecer da EVGA, essa também não fez gracinha com a garantia, mas de todas é única com apenas 2 anos de garantia, todas as outras são 3 anos.

Na real, EVGA fez isso, sim. Depois do meu curso localizo e post pra vocês.
E a minha RTX 3090 deles tem 3 anos de garantia.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Das 4 maiores empresas fabricantes apenas duas botaram essa "gracinha" na politica de garantia deles, a Galax e Gigabyte, Asus e MSI não.





Edit: Como pude esquecer da EVGA, essa também não fez gracinha com a garantia, mas de todas é única com apenas 2 anos de garantia, todas as outras são 3 anos.

Achei rapidão aqui:

 
A Asus tem o esquema deles de mineração Quantumcloud, então acho que eles não tem a cara de pau de colocar isso na garantia. As outras acham que colocam só pra assustar mesmo. Pelo menos até ver alguem realmente ter problema com isso (espero que não seja eu:miau: )
 
No geral é isso aí mesmo, 10 reais por dia com uma 1060.



Essa tua placa também é muito esquentada não? Ou então deve ter algo de errado com ela.

É normal as RTX 3080 e 3090 principalmente chegar a 95-100 graus na junção das memórias. As FE jogando chegam a 105 graus. A minha jogando jogos pesado e com RT chega a 94 graus as vezes. No The Medium ja bateu 96 graus.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Das 4 maiores empresas fabricantes apenas duas botaram essa "gracinha" na politica de garantia deles, a Galax e Gigabyte, Asus e MSI não.





Edit: Como pude esquecer da EVGA, essa também não fez gracinha com a garantia, mas de todas é única com apenas 2 anos de garantia, todas as outras são 3 anos.


Só se a Asus tirou, mas na época um user no forum la das 30XX postou a clausula de todas as fabricantes e todas elas citavam a mineração.
 
É normal as RTX 3080 e 3090 principalmente chegar a 95-100 graus na junção das memórias. As FE jogando chegam a 105 graus. A minha jogando jogos pesado e com RT chega a 94 graus as vezes. No The Medium ja bateu 96 graus.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Só se a Asus tirou, mas na época um user no forum la das 30XX postou a clausula de todas as fabricantes e todas elas citavam a mineração.
a citacao da mineracao se refere as placas dedicadas a isso, todas dao 3 meses de garantia para as placas proprias para tal.
 
Só se a Asus tirou, mas na época um user no forum la das 30XX postou a clausula de todas as fabricantes e todas elas citavam a mineração.
Está aí no link, nenhum referência a mineração nas exclusões do serviço, sigo "torando" a minha até agosto :fire:
 
Estou começando a minerar agora no meu PC Gamer, usando o NiceHash. Mas estou sem saber se realmente está valendo a pena minerar com minha RTX 2060, com um hashrate de 27 MH/s e 122W. O custo de energia está muito alto? A eficiência fica entre 222-223 KH/J
A temperatura fica 75 C° e 1037mV pelo Afterburner
Eu usando minha placa de vídeo dessa forma e nessas temperaturas, vai diminuir a vida útil dela?
 
Estou começando a minerar agora no meu PC Gamer, usando o NiceHash. Mas estou sem saber se realmente está valendo a pena minerar com minha RTX 2060, com um hashrate de 27 MH/s e 122W. O custo de energia está muito alto? A eficiência fica entre 222-223 KH/J
A temperatura fica 75 C° e 1037mV pelo Afterburner
Eu usando minha placa de vídeo dessa forma e nessas temperaturas, vai diminuir a vida útil dela?

Dá pra fazer um pouco mais de MH/s, consumindo menos. Falta ajuste aí. Procure no Google/Youtube por configurações pro modelo específico da sua VGA, principalmente da memória (pode conferir pelo GPU-z. A temperatura está muito alta, recomendável ficar abaixo de 60°. Com ajustes certos de over, deve baixar, mas se não, aumente a velocidade do fan da VGA.

Quanto a diminuir a vida útil, sempre vai, pq está usando 24h acima do "normal". Mas VGAs foram feitas pra trabalhar pesado, desde que vc não force muito no over e trabalhe com temperaturas mais baixas, a VGA dura anos. Eu por exemplo, prefiro sacrificar 1 ou 2 MH/s para deixar o over mais leve e temperatura mais baixa.
 
Estou começando a minerar agora no meu PC Gamer, usando o NiceHash. Mas estou sem saber se realmente está valendo a pena minerar com minha RTX 2060, com um hashrate de 27 MH/s e 122W. O custo de energia está muito alto? A eficiência fica entre 222-223 KH/J
A temperatura fica 75 C° e 1037mV pelo Afterburner
Eu usando minha placa de vídeo dessa forma e nessas temperaturas, vai diminuir a vida útil dela?
Essa temperatura deve ser do núcleo né ? Esta alta...considerando que o core n é usado na mineração. Vc tem que ajustar o Power Limit no Afterburner e fazer m underclock no core e um over nas memórias. Agora a melhor config para sua placa em si ja n sei dizer. Mas ja baixa esse PL para uns 70%-80% e vai fazendo um over nas memórias.
 
Estou começando a minerar agora no meu PC Gamer, usando o NiceHash. Mas estou sem saber se realmente está valendo a pena minerar com minha RTX 2060, com um hashrate de 27 MH/s e 122W. O custo de energia está muito alto? A eficiência fica entre 222-223 KH/J
A temperatura fica 75 C° e 1037mV pelo Afterburner
Eu usando minha placa de vídeo dessa forma e nessas temperaturas, vai diminuir a vida útil dela?
Eu consigo fazer uns 32,3~32,7MH/s (isso pq não consegui fazer funfar uma vpn q preste, senão daria pra aumentar um pouco + o OC, chegar em 33MH/s e qse s/ stale shares) a 109w c/ a minha 1070 ti q nem é tão eficiente assim e - de 50ºC (td bem q moro numa cidade + ou - fria tbm) . C/ a sua 2060 vc deve conseguir um pouco + de eficiência ainda.
 
Valeu pela ajuda galera. @danilonet eu já tentei baixar essa temperatura de todas as formas, eu mudo no Afterburner e parece que não faz diferença, talvez seja porque o modelo dessa minha placa só tem um fan; @RickX o pior é que eu já fiz isso, diminui core clock e praticamente não alterou o MH/s e nem baixou a temperatura, bom saber que tá alta, se eu não conseguir baixar, vou desistir disso; @R3v3ng3R será que um dos meus problemas é eu não tá usando VPN? Eu não tinha visto nada no YouTube que tinha que usar, e não tem server no Brasil na NiceHash, por isso meu ping fica na casa dos 175. Vou tentar usar com VPN e procurar outras config como o danilo recomendou. Se eu conseguir baixar essa temperatura também, eu falo aqui pra vocês. Ah, e quando eu incio o NiceHash, abre uma notificação que estou usando drivers DCH, mas eu sempre uso o mais novo no Geforce Experience, em Driver Game Ready.
r10FMCk.png
 
Valeu pela ajuda galera. @danilonet eu já tentei baixar essa temperatura de todas as formas, eu mudo no Afterburner e parece que não faz diferença, talvez seja porque o modelo dessa minha placa só tem um fan; @RickX o pior é que eu já fiz isso, diminui core clock e praticamente não alterou o MH/s e nem baixou a temperatura, bom saber que tá alta, se eu não conseguir baixar, vou desistir disso; @R3v3ng3R será que um dos meus problemas é eu não tá usando VPN? Eu não tinha visto nada no YouTube que tinha que usar, e não tem server no Brasil na NiceHash, por isso meu ping fica na casa dos 175. Vou tentar usar com VPN e procurar outras config como o danilo recomendou. Se eu conseguir baixar essa temperatura também, eu falo aqui pra vocês. Ah, e quando eu incio o NiceHash, abre uma notificação que estou usando drivers DCH, mas eu sempre uso o mais novo no Geforce Experience, em Driver Game Ready.
r10FMCk.png
DCH e Standard são versões diferentes do pacote de instalação, seja do Game Ready, seja do Studio driver.

Isso é porque você está usando a versão DCH do driver. Usa o DDU pra desinstalar e instala a versão STANDARD do mesmo driver.

Ao invés de baixar pelo GeForce Experience, baixa pela busca avançada do site da NVIDIA.

É de jogo, mas o STANDARD.
Como garantir? Simples, o nome no .exe do driver não pode conter DCH no nome.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Pra 1660 Ti é este:

Eu percebi pelo Reddit que é até comum essa dúvida se é o GameReady ou o Studio, mas a diferenciação real tá entre o Standard e o DCH.

Agora, se usar o Studio tem algum benefício, nunca li sobre. Não acho que tenha, nem aplcativos como NH aparentam recomendá-lo especificamente.
Se você minera quando não joga, tem menos motivo ainda pra baixar a versão Studio ✌️
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vou tentar usar com VPN e procurar outras config como o danilo recomendou
Eu nunca entendi isso da VPN. Pra mim, não faz sentido que ela baixe latência, mas sim aumente.
Você está no Brasil, dizendo que está em outro lugar e acessando server de outro país... É como se o acesso fosse para um terceiro lugar sem necessidade.

E latência não vai baixar temperatura. Sua placa com 1 ventoinha, apenas, definitivamente vai ser mais quente do que uma outra com 2 ou 3. Aqui basta o EVGA Précision X1 por alguma razão não iniciar a 3ª ventoinha que minha placa, independente da função, fique uns 10-20 graus mais quentes no core.

Voltando à latência, tente nos 3 servidores e veja onde é melhor.
 
Última edição:
Valeu pela ajuda galera. @danilonet eu já tentei baixar essa temperatura de todas as formas, eu mudo no Afterburner e parece que não faz diferença, talvez seja porque o modelo dessa minha placa só tem um fan; @RickX o pior é que eu já fiz isso, diminui core clock e praticamente não alterou o MH/s e nem baixou a temperatura, bom saber que tá alta, se eu não conseguir baixar, vou desistir disso; @R3v3ng3R será que um dos meus problemas é eu não tá usando VPN? Eu não tinha visto nada no YouTube que tinha que usar, e não tem server no Brasil na NiceHash, por isso meu ping fica na casa dos 175. Vou tentar usar com VPN e procurar outras config como o danilo recomendou. Se eu conseguir baixar essa temperatura também, eu falo aqui pra vocês. Ah, e quando eu incio o NiceHash, abre uma notificação que estou usando drivers DCH, mas eu sempre uso o mais novo no Geforce Experience, em Driver Game Ready.
r10FMCk.png

Hotspot a 90°C, suas memórias devem estar literalmente FRITANDO.
 
Valeu pela ajuda galera. @danilonet eu já tentei baixar essa temperatura de todas as formas, eu mudo no Afterburner e parece que não faz diferença, talvez seja porque o modelo dessa minha placa só tem um fan; @RickX o pior é que eu já fiz isso, diminui core clock e praticamente não alterou o MH/s e nem baixou a temperatura, bom saber que tá alta, se eu não conseguir baixar, vou desistir disso; @R3v3ng3R será que um dos meus problemas é eu não tá usando VPN? Eu não tinha visto nada no YouTube que tinha que usar, e não tem server no Brasil na NiceHash, por isso meu ping fica na casa dos 175. Vou tentar usar com VPN e procurar outras config como o danilo recomendou. Se eu conseguir baixar essa temperatura também, eu falo aqui pra vocês. Ah, e quando eu incio o NiceHash, abre uma notificação que estou usando drivers DCH, mas eu sempre uso o mais novo no Geforce Experience, em Driver Game Ready.
VPN não influencia em absolutamente nada os MH/s e temperatura.
Utilize o app QuickMiner da NiceHash, ele escolher o melhor servidor de forma automática, faz os ajustes de forma automática, basta você escolher o perfil que preferir como leve, moderado, high, não necessariamente esses nomes, não lembro mais. Usando o QuickMiner você não precisa mais mexer no afterburn, alias nem deve porque vai dar conflito.
Sobre os drivers DCH, eles podem dar algum problema quando fica com o OCTune (É um programa da NiceHash que serve para mudar clock, fans, etc) aberto no navegador, apenas e tão somente isso, de resto não faz diferença, então nem esquenta a cabeça com isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu nunca entendi isso da VPN. Pra mim, não faz sentido que ela baixe latência, mas sim aumente.
Você está no Brasil, dizendo que está em outro lugar e acessando server de outro país... É como se o acesso fosse para um terceiro lugar sem necessidade.
VPN pode ajudar a baixar a latência porque pode fazer uma rota melhor para o destino, somente isso.
Mas como eu disse, pode baixar e não que vai baixar, não existe regra, só testando.
 
Comentei em grupo de vendas aqui da cidade que eu tinha uma 1070ti e, em menos de 5min recebi uma oferta de 3,5k nela. Ta valendo tanto assim minerar com uma placa dessas?
Eu sabia que os preços estavam bem acima mas, essa achei meio loucura... tipo, quanto tempo levaria pra fazer 3,5k minerando e ainda correr o risco da placa morrer, uma placa já com 3 anos?
Desculpa as perguntas meio off, nunca nem tinha aberto esse tópico.
 
Comentei em grupo de vendas aqui da cidade que eu tinha uma 1070ti e, em menos de 5min recebi uma oferta de 3,5k nela. Ta valendo tanto assim minerar com uma placa dessas?
Eu sabia que os preços estavam bem acima mas, essa achei meio loucura... tipo, quanto tempo levaria pra fazer 3,5k minerando e ainda correr o risco da placa morrer, uma placa já com 3 anos?
Desculpa as perguntas meio off, nunca nem tinha aberto esse tópico.
Não compensa. Levaria 11 meses e meio na melhor das hipóteses (R$10/dia, sem interrupções, considerando uns centavos de dólar acima da expectativa, DESCONSIDERANDO custo com eletricidade e sem nenhuma interrupção, dólar a R$5,25).

Tem gente que tá perdendo a cabeça achando que vai manter a mesma lucratividade por mais de ano, esse daí se quer minerar duvido que alcance o ROI.
 
Não compensa. Levaria 11 meses e meio na melhor das hipóteses (R$10/dia, sem interrupções, considerando uns centavos de dólar acima da expectativa, DESCONSIDERANDO custo com eletricidade e sem nenhuma interrupção, dólar a R$5,25).

Tem gente que tá perdendo a cabeça achando que vai manter a mesma lucratividade por mais de ano, esse daí se quer minerar duvido que alcance o ROI.
Valeu! Eu to dando uma lida aqui no topico, mas ainda sem muita ideia de valores.

To pensando em passar a placa pra ele por 3,5k, não esperava conseguir tudo isso mesmo. O ruim é que, como a placa não está mais na garantia, ele quer que eu leve a placa em uma loja da cidade vizinha pra testar, procurei o endereço no street view e só achei um terreno vazio... morrendo de medo de ser golpe.
 
Valeu! Eu to dando uma lida aqui no topico, mas ainda sem muita ideia de valores.

To pensando em passar a placa pra ele por 3,5k, não esperava conseguir tudo isso mesmo. O ruim é que, como a placa não está mais na garantia, ele quer que eu leve a placa em uma loja da cidade vizinha pra testar, procurei o endereço no street view e só achei um terreno vazio... morrendo de medo de ser golpe.
Não caia nessa, tome cuidado cara.
Isso tem mt cara de golpe.

Mostre que a placa funciona pelo discord, chame ele pra falar por lá e abra o vídeo.
 
Não caia nessa, tome cuidado cara.
Isso tem mt cara de golpe.

Mostre que a placa funciona pelo discord, chame ele pra falar por lá e abra o vídeo.
Realmente, fiquei com os 2 pés atrás.
Vou tentar essa do video ao vivo e combinar entrega em local publico pra ver se ele fecha, caso não, acho que não compensa o risco 👍
 
Realmente, fiquei com os 2 pés atrás.
Vou tentar essa do video ao vivo e combinar entrega em local publico pra ver se ele fecha, caso não, acho que não compensa o risco 👍
Concordo 300% com o @ppHp_
Não tope. Se conseguir um ambiente controlado na cidade que você tá, ok, até.

Mas eu sugeriria partir pra algo remoto com peças de valor alto, tipo resolver as coisas pelo Discord, e vender pelo Mercado Livre de uma maneira que você consiga controlar envio, filmar como as peças estão seguindo e poder ser apoiado pela política de segurança da plataforma.
 
Concordo 300% com o @ppHp_
Não tope. Se conseguir um ambiente controlado na cidade que você tá, ok, até.

Mas eu sugeriria partir pra algo remoto com peças de valor alto, tipo resolver as coisas pelo Discord, e vender pelo Mercado Livre de uma maneira que você consiga controlar envio, filmar como as peças estão seguindo e poder ser apoiado pela política de segurança da plataforma.

A política da plataforma do ML protege o comprador, não o vendedor. O melhor é vender por OLX e entregar pessoalmente em local público e movimentado, como praça de alimentação de shopping.

Pelo ML, se o comprador receber e alegar que veio quebrada, pode devolver outra placa quebrada no lugar e ficar com a sua, e é muito difícil vc comprovar que tá errado, mesmo com filmagem.
 
Falei com ele sobre o video, ficou de dar resposta até o fim do dia. To achando que o rapaz já caiu fora...
 
A política da plataforma do ML protege o comprador, não o vendedor. O melhor é vender por OLX e entregar pessoalmente em local público e movimentado, como praça de alimentação de shopping.

Pelo ML, se o comprador receber e alegar que veio quebrada, pode devolver outra placa quebrada no lugar e ficar com a sua, e é muito difícil vc comprovar que tá errado, mesmo com filmagem.
Olha, tem proteção ao comprador também, mas claro, se der ruim = vai ter trabalho até comprovar.

Há relatos de quem mandou x peça e recebeu um tijolo (ou similar) de volta, contestou e depois de um tempo recebeu o $ de volta.
Nesse cenário, o Mercado Livre sai perdendo, porque não recebe % da venda, a pessoa vigarista do outro lado fica com o item e o vendedor fica com a grana. Mas a experiência certamente será traumática.

Quando vendi uma 2080 Ti passei mais de mês cabrero, mas tinha filmado todo o processo: da limpeza do item até a embalagem, incluindo detalhes únicos da minha peça (risco no I/O etc). Mandei, levou mais de um mês pra ser entregue, fiquei mais 7 dias esperando a hora do arrependimento passar, passou, mais 5-7 dias pro pagamento cair. Só respirei tranquilo quando recebi.

Mas assim, eu prefiro esse caos do que receber R$7.500 em espécie, seja lugar público ou não. Tinha lido sobre como me proteger e contestar alguma devolução indevida antes da venda, achei mais seguro. Mas cada um, cada um.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Falei com ele sobre o video, ficou de dar resposta até o fim do dia. To achando que o rapaz já caiu fora...
Tá girando as engrenagens de como te enganar nesse formato :bem:

Pula fora, mano
 
Olha, tem proteção ao comprador também, mas claro, se der ruim = vai ter trabalho até comprovar.

Há relatos de quem mandou x peça e recebeu um tijolo (ou similar) de volta, contestou e depois de um tempo recebeu o $ de volta.
Nesse cenário, o Mercado Livre sai perdendo, porque não recebe % da venda, a pessoa vigarista do outro lado fica com o item e o vendedor fica com a grana. Mas a experiência certamente será traumática.

Quando vendi uma 2080 Ti passei mais de mês cabrero, mas tinha filmado todo o processo: da limpeza do item até a embalagem, incluindo detalhes únicos da minha peça (risco no I/O etc). Mandei, levou mais de um mês pra ser entregue, fiquei mais 7 dias esperando a hora do arrependimento passar, passou, mais 5-7 dias pro pagamento cair. Só respirei tranquilo quando recebi.

Mas assim, eu prefiro esse caos do que receber R$7.500 em espécie, seja lugar público ou não. Tinha lido sobre como me proteger e contestar alguma devolução indevida antes da venda, achei mais seguro. Mas cada um, cada um.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Tá girando as engrenagens de como te enganar nesse formato :bem:

Pula fora, mano

Ouvi dizer que o direito de arrependimento agora é de 30 dias, não sei se é isso ou 7 dias. Mas independente, se o cara tiver de má fé, mesmo com filmagem, é difícil comprovar pq o cara pode alegar que vc filmou uma coisa e na hora de postar mandou outra. Caso desse acaba indo pra juiz, e imagina analisar tudo isso de evidência... infelizmente hoje pra pessoa física quase não vale o risco vender pelo ML, se for coisa cara.

Eu também não gosto de vender pessoalmente, todos os riscos envolvidos e tal, mas claro que se fosse vender, tem que ser no Pix, não no dinheiro vivo. Vê o comprador fazer o Pix na sua frente, confirma se recebeu, aí entrega a placa na mão do cara.
 
Ouvi dizer que o direito de arrependimento agora é de 30 dias, não sei se é isso ou 7 dias. Mas independente, se o cara tiver de má fé, mesmo com filmagem, é difícil comprovar pq o cara pode alegar que vc filmou uma coisa e na hora de postar mandou outra. Caso desse acaba indo pra juiz, e imagina analisar tudo isso de evidência... infelizmente hoje pra pessoa física quase não vale o risco vender pelo ML, se for coisa cara.

Eu também não gosto de vender pessoalmente, todos os riscos envolvidos e tal, mas claro que se fosse vender, tem que ser no Pix, não no dinheiro vivo. Vê o comprador fazer o Pix na sua frente, confirma se recebeu, aí entrega a placa na mão do cara.
Pix é uma mão na roda, realmente.

Agora, sobre comprovar, o Mercado Livre indica 3 dias pro vendedor informar se veio errado. Em relatos de 2018, isso foi resolvido e não conheço nenhum caso novo: https://canaltech.com.br/e-commerce/golpe-pedra-mercado-livre-115288/

Pesquisando na internet simplesmente não acho relatos fora de 2017-2018, tirando uma reclamação no ReclameAqui, de 2019.

E eu lembro de algo assim, dos 30 dias, mas isso não vale pra tecnologia, geralmente.

Política do ML
 
quando eu vendi no ml as placas em 2018 deixava claro no anuncio que se tratava de venda de particular para particular onde nao cabia o CDC por tratar-se de produto usado e venda sem fins comercial.
tambem exclui um monte de estados que eu nao enviava por conta de fisco estadual
nao tive problemas, espero que se eu vender novamente nao tenha tambem, claro tem toda a trabalheira de filmar a placa, teste, numero de serie embalagem etc.. antes de enviar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo