• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[PS5] Playstation 5 [ TÓPICO OFICIAL ]

PlayStation 5
Mandei o meu ontem e hoje chegou lá no galpão de Cotia onde fazem o reparo. Fiquei sem controle e o negócio agora é deixar o Returnal de lado até que chegue o Dualsense Black. A previsão de lançamento desse novos dualsenses é dia 18/06, então deve chegar antes da Sony resolver o problema do outro. 🤷
Sim!
Eu por sorte, tenho outro Dualsense, então da pra ir jogando... tomara q mandem um novo mesmo e q não dê mais esses problemas...pq mesmo após o término da garantia, vou exigir um novo se continuar dando defeito!
 
Esqueci desse.

Alias, lembrei de uma coisa esquisita com toda essa repercussão de jogos crossgen.

PC não tem números suficientes para segurar nem empurrar a indústria, nunca teve, nunca vai ter. Sabe o que realmente vai segurar a indústria? Xbox Series S.

Já tem muito insider falando que não vai ter Hellblade 2, infelizmente =[
Esqueci desse.

Alias, lembrei de uma coisa esquisita com toda essa repercussão de jogos crossgen.

PC não tem números suficientes para segurar nem empurrar a indústria, nunca teve, nunca vai ter. Sabe o que realmente vai segurar a indústria? Xbox Series S.
SQtKczA.jpg
sobre isso, tenho 3 coisas:

- Tem mais RTX registrada na Steam hardware survey do que ps5, então gpu capaz de rodar coisas da nova geração tá de sobra.

- O Axel Gneiting da idtech (estúdio da MS) também reclamou muito da RAM do Series X e PS5, falou que tá bem atrasado em relação da evolução de consoles(se eu me lembro bem ele gostaria de ver algo na casa dos 24GB+ nos consoles), por isso XVA do xbox é tão importante. Lembro que o The Verge chamou esse cara para uma matéria e ele não quis nem comentar mais sobre isso.

- Pessoal precisa parar de subestimar devs, temos jogos como RDR 2, TLOU 2, Gears 5 e etc em consoles que usa CPU Jaguar, 5GB de RAM e sem um SSD para fazer o cache dos dados.
 
Já tem muito insider falando que não vai ter Hellblade 2, infelizmente =[

sobre isso, tenho 3 coisas:

- Tem mais RTX registrada na Steam hardware survey do que ps5, então gpu capaz de rodar coisas da nova geração tá de sobra.

- O Axel Gneiting da idtech (estúdio da MS) também reclamou muito da RAM do Series X e PS5, falou que tá bem atrasado em relação da evolução de consoles(se eu me lembro bem ele gostaria de ver algo na casa dos 24GB+ nos consoles), por isso XVA do xbox é tão importante. Lembro que o The Verge chamou esse cara para uma matéria e ele não quis nem comentar mais sobre isso.

- Pessoal precisa parar de subestimar devs, temos jogos como RDR 2, TLOU 2, Gears 5 e etc em consoles que usa CPU Jaguar, 5GB de RAM e sem um SSD para fazer o cache dos dados.
24 GB por si só é uma piada pronta.
Nem Pc gamer tenho isso como target.
 
Pra quem curtiu Returnal, Nex Machina da mesma produtora está com 75% de desconto:


R$20,87




 
Última edição:
24 GB por si só é uma piada pronta.
Nem Pc gamer tenho isso como target.
Exatamente,

O chato foi que ele apagou a thread dele, pois uma semana depois a MS comprou o estúdio que ele trabalha, mas lembro que ele levantou essa bola deixando de lado o aumento e preço que houve das memórias na última década.

Só lembrar que o ps3 tem 512 MB de RAM ( vídeo e sistema somados) e o ps4 tem 8GB com 5GB disponível para os devs, foi um belo salto.

Acho que esse foi o ponto dele, mas é foda, colocar uma RAM maior no series s ajudaria muito os devs mas ai o console deixa de ser atrativo para o publico.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só que PC tem ram + vram, certo? Pesquisei pra entender melhor como funciona no console e parece que são 16gb para compartilhar entre ram + vram. É isso mesmo?
Sim.

Mas o lance todo de um jogo é VRAM né, textura super pesada vai ocupar muito espaço na memória da GPU, por isso a indústria está partindo para o caminho de usar o SSD como um "cache" da GPU.
 
Só que PC tem ram + vram, certo? Pesquisei pra entender melhor como funciona no console e parece que são 16gb para compartilhar entre ram + vram. É isso mesmo?
Console não é para ser caro e suporte potente.Pc que tem essa pira e ainda assim nem 20 % do mercado de PC é high end.
Na prática a grande massa é inferior ao PS5 e Xbox ou igual.

Dev vir falar que o aspecto x que ele julga da forma dele programar trava ou não o jogo que ele quer fazer, problema é dele.

Crysis exigia uma GPU high end para rodar e tinha edição que vinha com um GPU. Direito dele e não ser jogado por outro. De fato Crysis 1 sendo o mais pesado e complexo não saiu para console. Crysis provo que programar para high end no final quebra suas pernas.

Pc tem uma tonelada de coisa rodando por fora, além de 20 abas no chrome, discord, stream, spotify, Windows, game …….

Insomniac entregou o jogo mais lindo em detalhe até o momento com apenas 16Gb de ram. Se o dev da Idtech acha que tem que ter 24 GB, programa o game para ter como mínimo 24 Gb e veja o sucesso que vai ser.
Aproveita e coloca a expansão com 36 GB.
 
Já tem muito insider falando que não vai ter Hellblade 2, infelizmente =[

sobre isso, tenho 3 coisas:

- Tem mais RTX registrada na Steam hardware survey do que ps5, então gpu capaz de rodar coisas da nova geração tá de sobra.

- O Axel Gneiting da idtech (estúdio da MS) também reclamou muito da RAM do Series X e PS5, falou que tá bem atrasado em relação da evolução de consoles(se eu me lembro bem ele gostaria de ver algo na casa dos 24GB+ nos consoles), por isso XVA do xbox é tão importante. Lembro que o The Verge chamou esse cara para uma matéria e ele não quis nem comentar mais sobre isso.

- Pessoal precisa parar de subestimar devs, temos jogos como RDR 2, TLOU 2, Gears 5 e etc em consoles que usa CPU Jaguar, 5GB de RAM e sem um SSD para fazer o cache dos dados.
Até onde me recordo o plano original era do XSX com 20gb de ram, mas sempre tem o corte de custos final, foi assim com todos os consoles.

O lance do XSS não é tão simples mas também não é o belzebu. Tinha cara falando nele segurando a geração e agora vai jogar jogo crossgen sem dar um pio. É non sense pensar no ponto onde o XSS chegasse ao ponto de "barrar" o potencial do XSX.

Falar em subestimar os devs, lembro dos caras da iD falando no final da penultima geração de que ainda havia "muito potencial" a ser extraído do PS360. Rage foi bem fraco, mas foi um achievement tecnico e tanto. 60fps e animações bem a frente do tempo, já cheirava a Doom (2016).
 
Exatamente,

O chato foi que ele apagou a thread dele, pois uma semana depois a MS comprou o estúdio que ele trabalha, mas lembro que ele levantou essa bola deixando de lado o aumento e preço que houve das memórias na última década.

Só lembrar que o ps3 tem 512 MB de RAM ( vídeo e sistema somados) e o ps4 tem 8GB com 5GB disponível para os devs, foi um belo salto.

Acho que esse foi o ponto dele, mas é foda, colocar uma RAM maior no series s ajudaria muito os devs mas ai o console deixa de ser atrativo para o publico.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Sim.

Mas o lance todo de um jogo é VRAM né, textura super pesada vai ocupar muito espaço na memória da GPU, por isso a indústria está partindo para o caminho de usar o SSD como um "cache" da GPU.

Sou um completo leigo na parte técnica, mas se eu entendi bem, é possível afirmar que, por meio das instruções programadas pelos devs, os SSDs têm mais funções do que apenas armazenar jogos e melhorar os tempos de loading. É isso? Se sim, então a VA do XBox e o SSD do PS5 podem trazer ganhos muito significativos em termos de criação, certo? Digo, game design, carregamento de texturas, mecânicas avançadas e até mesmo interações mais profundas e complexas dentro dos cenários. Claro, em teoria, pelo menos. É mais ou menos isso mesmo?
 
Sou um completo leigo na parte técnica, mas se eu entendi bem, é possível afirmar que, por meio das instruções programadas pelos devs, os SSDs têm mais funções do que apenas armazenar jogos e melhorar os tempos de loading. É isso? Se sim, então a VA do XBox e o SSD do PS5 podem trazer ganhos muito significativos em termos de criação, certo? Digo, game design, carregamento de texturas, mecânicas avançadas e até mesmo interações mais profundas e complexas dentro dos cenários. Claro, em teoria, pelo menos. É mais ou menos isso mesmo?
É na teoria o PS5 pode usar o SSD quase uma memória porém não creio que isso seja a realidad.
Mas na teoria temos muitas coisas interessantes que podem ser feitas pelo SSD alem do famoso Loading mais rápido.


Se vao usar, aí ja são outros 500
 
Já tem muito insider falando que não vai ter Hellblade 2, infelizmente =[
É sério isso? Se for verdade, que vacilo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pra quem curtiu Returnal, Nex Machina da mesma produtora está com 75% de desconto:


R$20,87





Ótimo jogo para couch-coop. Só não tentem jogar com a namorada, provavelmente não vai rolar. :haha:
 
Console não é para ser caro e suporte potente.Pc que tem essa pira e ainda assim nem 20 % do mercado de PC é high end.
Na prática a grande massa é inferior ao PS5 e Xbox ou igual.

Dev vir falar que o aspecto x que ele julga da forma dele programar trava ou não o jogo que ele quer fazer, problema é dele.

Crysis exigia uma GPU high end para rodar e tinha edição que vinha com um GPU. Direito dele e não ser jogado por outro. De fato Crysis 1 sendo o mais pesado e complexo não saiu para console. Crysis provo que programar para high end no final quebra suas pernas.

Pc tem uma tonelada de coisa rodando por fora, além de 20 abas no chrome, discord, stream, spotify, Windows, game …….

Insomniac entregou o jogo mais lindo em detalhe até o momento com apenas 16Gb de ram. Se o dev da Idtech acha que tem que ter 24 GB, programa o game para ter como mínimo 24 Gb e veja o sucesso que vai ser.
Aproveita e coloca a expansão com 36 GB.
O "peso extra" das coisas do pc hoje é mínimo (os).

Dev sempre vai pedir ha mais, ainda mais vindo da iD que tem enraizada o fator push forward desde a sua concepção (os caras são chatos).
 
Planejamento para o final de vida do PS4 e começo de vida do PS5 tá muito bom, e isso com um pequeno problema chamado COVID 19 no meio.

GNY10YU.jpg
 
É na teoria o PS5 pode usar o SSD quase uma memória porém não creio que isso seja a realidad.
Mas na teoria temos muitas coisas interessantes que podem ser feitas pelo SSD alem do famoso Loading mais rápido.


Se vao usar, aí ja são outros 500
Confere, não é realidade.

É opcional e um opcional muito lento.
 
É sério isso? Se for verdade, que vacilo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Ótimo jogo para couch-coop. Só não tentem jogar com a namorada, provavelmente não vai rolar. :haha:
Vacilo mesmo vai ser se a MS focar essa E3 no lançamento do Halo que deveria ter saído com os Series, nunca consegui gostar dessa série, acho um shooter bem genérico, bora desenvolver nova ip e reagir ao mercado.
 
Sou um completo leigo na parte técnica, mas se eu entendi bem, é possível afirmar que, por meio das instruções programadas pelos devs, os SSDs têm mais funções do que apenas armazenar jogos e melhorar os tempos de loading. É isso? Se sim, então a VA do XBox e o SSD do PS5 podem trazer ganhos muito significativos em termos de criação, certo? Digo, game design, carregamento de texturas, mecânicas avançadas e até mesmo interações mais profundas e complexas dentro dos cenários. Claro, em teoria, pelo menos. É mais ou menos isso mesmo?
Se você pode streamar mais itens de forma simultanea, isso permite a inserção de novas mecanicas.

Veja este vídeo:


Agora substitua o exemplos dos assets por mecanicas.

O fato de também poder diminuir a repetição dos mesmos (o que fora um problema no começo dos bds. ex: os jogos de ps3 eram maiores porque precisava-se repetir os dados dentro do disco afins de que o leitor tivesse um menor percurso até ler os dados -sim, arcaico assim).

Falei e repito: vai ser a geração de poligonos que se "transformam". Chega de "matar" um bicho e ver ele estourar, ficar invisivel e brotar um sprite de sangue, etc..
 
Até onde me recordo o plano original era do XSX com 20gb de ram, mas sempre tem o corte de custos final, foi assim com todos os consoles.

O lance do XSS não é tão simples mas também não é o belzebu. Tinha cara falando nele segurando a geração e agora vai jogar jogo crossgen sem dar um pio. É non sense pensar no ponto onde o XSS chegasse ao ponto de "barrar" o potencial do XSX.

Falar em subestimar os devs, lembro dos caras da iD falando no final da penultima geração de que ainda havia "muito potencial" a ser extraído do PS360. Rage foi bem fraco, mas foi um achievement tecnico e tanto. 60fps e animações bem a frente do tempo, já cheirava a Doom (2016).

Sim, não vai barrar a geração, mas o series s é mais uma SKU para os devs trabalharem em cima, só isso já motivo para eles reclamarem.
Sou um completo leigo na parte técnica, mas se eu entendi bem, é possível afirmar que, por meio das instruções programadas pelos devs, os SSDs têm mais funções do que apenas armazenar jogos e melhorar os tempos de loading. É isso? Se sim, então a VA do XBox e o SSD do PS5 podem trazer ganhos muito significativos em termos de criação, certo? Digo, game design, carregamento de texturas, mecânicas avançadas e até mesmo interações mais profundas e complexas dentro dos cenários. Claro, em teoria, pelo menos. É mais ou menos isso mesmo?
É na teoria o PS5 pode usar o SSD quase uma memória porém não creio que isso seja a realidad.
Mas na teoria temos muitas coisas interessantes que podem ser feitas pelo SSD alem do famoso Loading mais rápido.


Se vao usar, aí ja são outros 500
é isso mesmo que o @Auberich disse @Gois, pensa no SSD como um suporte da memória RAM dos consoles.

No PS4 e XONE a memória disponível tinha dados que quase sempre não eram executadas, mas tinha que estar lá para garantir a execução do jogo, pois se depender do HD + CPU para enviar os dados na hora certa, não daria tempo.
É sério isso? Se for verdade, que vacilo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim mano, os insiders estão falando que MS quer fugir de traillers sem gameplay ou com só um CG, por isso estão falando que não vai rolar Hellblade 2, Forza Motosport, State of Decay 3, Fable, Perfect Dark e qualquer outro jogo que o lançamento esteja longe.
 
Até onde me recordo o plano original era do XSX com 20gb de ram, mas sempre tem o corte de custos final, foi assim com todos os consoles.

O lance do XSS não é tão simples mas também não é o belzebu. Tinha cara falando nele segurando a geração e agora vai jogar jogo crossgen sem dar um pio. É non sense pensar no ponto onde o XSS chegasse ao ponto de "barrar" o potencial do XSX.

Falar em subestimar os devs, lembro dos caras da iD falando no final da penultima geração de que ainda havia "muito potencial" a ser extraído do PS360. Rage foi bem fraco, mas foi um achievement tecnico e tanto. 60fps e animações bem a frente do tempo, já cheirava a Doom (2016).

É isso mesmo, o Xbox Series X era pra ter 10 módulos de 2 GB de GDDR6, por questões de custo, complexidade, espaço na placa mãe e dissipação térmica o time de engenharia teve que se contentar com o arranjo de 10 GB (560 GB/s ) + 6 GB (336 GB/s).

PS: GDDR6 = 56 GB/s , largura de banda de memória vai ser a quantidade de módulos multiplicado por esse valor.

Edit: O arranjo especificamente é 6 módulos de 2 GB de GDDR6 e 4 módulos de 1 GB GDDR6 num bus de 320 bit.
 
Última edição:
Realmente, considerando o atraso que é a geração passada, é um crime limitar os jogos atuais por mais 2 ou 3 anos com esse hardware velho. A Sony, se quisesse, poderia muito bem fazer versões bem mais capadas para o PS4, mas ela não vai fazer por conta da retro.
Nesse caso em específico a Sony vai limitar a geração em uns 8 anos. GT é o único jogo de corrida exclusivo do PlayStation, GT 7 saindo em 2022 não espere um GT 8 antes de 2028.
 
Infelizmente patamar de qualidade em jogos fora da Sony eu só encontrei no Read Dead Redempetion 2.
dos jogos que voce gosta, tem muitos jogos que a galera gosta e está no mesmo patamar da sony.
tudo depende do gosto da pessoa meu amiguinho
 
Cara, esse Horizon Zero Dawn fica bom? To achando a dublagem bem infantil e a história meio ruinzinha... (to no começo ainda). Fora o gráfico, nada muito impressionante até agora =|
o melhor dele é o combate. Se vc não curtiu a história nem os gráficos, pensa no combate e se não gostar melhor dropar., pq vai assim até o fim do game.
 
Se você pode streamar mais itens de forma simultanea, isso permite a inserção de novas mecanicas.

Veja este vídeo:


Agora substitua o exemplos dos assets por mecanicas.

O fato de também poder diminuir a repetição dos mesmos (o que fora um problema no começo dos bds. ex: os jogos de ps3 eram maiores porque precisava-se repetir os dados dentro do disco afins de que o leitor tivesse um menor percurso até ler os dados -sim, arcaico assim).

Falei e repito: vai ser a geração de poligonos que se "transformam". Chega de "matar" um bicho e ver ele estourar, ficar invisivel e brotar um sprite de sangue, etc..


pqp

Eu estou simplesmente FASCINADO com a parte de otimização do mapa. Foi mais ou menos isso daqui mesmo:

200.gif



Você acha que nessa geração então parte considerável no salto será na parte de stream de dados? Seria muito doido uma parada dessas num nível tão sofisticado.
 
:mj:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo