• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[PS5] Playstation 5 [ TÓPICO OFICIAL ]

PlayStation 5
Não entendi essa parte da suavização. Como assim? Consegue explicar?

Eu chamaria de interpolação, mas é bem mais complexo que isso. Vou deixar dois artigos sobre a tecnologia que vão ajudar a entender um pouco mais ela.


 
Torço para que não façam isso. Eu entendo que parte da ideia dos caras é de instigar e provocar, mas chega uma hora que passa a ser desrespeito. Mesmo que façam isso, boa parte das pessoas vai continuar curiosa, mas aí a curiosidade começa a vir acompanhada de despeito. Acho que o timming para anunciar é agora. Tá todo mundo olhando e, de certo modo, ansioso pelo que esse projeto possa ser. Tudo envolvendo ele é bizarro e o hype já está dado, enlouquecendo céticos e crentes. Se deixarem passar, o ranço começa. Espero que eles tenham essa sensibilidade e entendam isso. A culpa não é nossa se eles começaram a hypar antes da hora. Agora é hora de abrir o jogo e já era, sem mais pegadinhas.
Sendo honesto, eu já broxei e achei desrespeitoso na última, quando adiaram o app com a desculpa de polimento e blablabla. Tenha sido isso uma piada ou algo real, acho que passou um pouco do ponto. Então eu já tô nessa de achar a parada meio "meh".

Espero que venha SH e/ou que seja algo desse nível, mas já estou totalmente descrente e a brincadeira pra mim perdeu a graça (considerando que realmente se trate disso). Se tem algo que me deixa irritado no geral é time speak furado. Sei que muita gente acha razoável essa conversa de "precisamos adiar pra ter polimento", mas nada me incomoda mais que algo ter uma data (e nesse caso, era extremamente definida) e depois ser adiado. Os caras criaram hype, botaram expectativa, deixaram esse monte de informação dúbia no ar e na exata hora do lançamento do app resolvem anunciar um adiamento. Seja qual tenha sido a intenção, só fez com que eu deixasse o hype pra lá.
 
Mas você tá curioso, né? Eu tô muito.

Curioso eu tô e muito kkkkkkkkkkk.

Tem esse rumor do remake de MGS desde 2019, saiu junto com o rumor do remake do Demons Souls

Os rumores de Silent Hill já são tão antigos que nem lembro quando começou rs


Tem muito rumor sobre SH, já os de MGS são mais novos. Se for algo da Blue Point acho que ainda leva uns 2 anos para sair pelo menos, os caras entregaram Demon´s Souls não tem 1 ano.
 
Sendo honesto, eu já broxei e achei desrespeitoso na última, quando adiaram o app com a desculpa de polimento e blablabla. Tenha sido isso uma piada ou algo real, acho que passou um pouco do ponto. Então eu já tô nessa de achar a parada meio "meh".

Espero que venha SH e/ou que seja algo desse nível, mas já estou totalmente descrente e a brincadeira pra mim perdeu a graça (considerando que realmente se trate disso). Se tem algo que me deixa irritado no geral é time speak furado. Sei que muita gente acha razoável essa conversa de "precisamos adiar pra ter polimento", mas nada me incomoda mais que algo ter uma data (e nesse caso, era extremamente definida) e depois ser adiado. Os caras criaram hype, botaram expectativa, deixaram esse monte de informação dúbia no ar e na exata hora do lançamento do app resolvem anunciar um adiamento. Seja qual tenha sido a intenção, só fez com que eu deixasse o hype pra lá.

Sim, sim. Aquilo foi uma puta sacanagem. Os caras adiaram primeiro em alguns poucos dias alegando necessidade de polimento, depois regionalização e depois adiaram em um mês. Julgo que aquela foi a janela ideal para fazer as revelações, mas isso não aconteceu. Confesso que não fiquei broxado. Pelo contrário: fiquei ainda mais instigado. Agora, se não rolar nada mesmo na próxima terça, aí eu acho que vou começar a desanimar. Sigo crente desde o início que é o Kojima sim, então isso me dá forças, mas tudo tem um limite. Se passar do dia 10/08, vai ser desanimador, até porque não é nem o jogo, mas somente a revelação dele. Meio que não há desculpa para atrasar se é só isso. De todo modo, eles liberaram o app no fim de julho, conforme prometido. Portanto, penso que dessa vez é pra valer. Falta só uma semaninha. :wub:
 
Eu chamaria de interpolação, mas é bem mais complexo que isso. Vou deixar dois artigos sobre a tecnologia que vão ajudar a entender um pouco mais ela.


Valeu pelos links, o segundo tem uns detalhes interessantes.

Parece que eu tinha imaginado certo como a tecnologia funciona:
d6nKvGt.jpg


Mas não vi nada sobre interpolação nesse material. Essa parte ainda não entendi.
 
Valeu pelos links, o segundo tem uns detalhes interessantes.

Parece que eu tinha imaginado certo como a tecnologia funciona:
d6nKvGt.jpg


Mas não vi nada sobre interpolação nesse material. Essa parte ainda não entendi.

Tem um vídeo legal no YouTube tratando do VRR. Tô no celular agora, mas amanhã no trabalho eu procuro no PC e te mando. Agora, é basicamente isso: o dispositivo de saída "dita" a taxa nativa do exibidor e trabalha com base nos ciclos de 60, por exemplo, fixando a proporção desses intervalos para que a frequência pareça estar sempre em 60 quadros, mesmo ocorrendo quedas. Enfim, amanhã eu acho o vídeo e te mando.
 
Tem um vídeo legal no YouTube tratando do VRR. Tô no celular agora, mas amanhã no trabalho eu procuro no PC e te mando. Agora, é basicamente isso: o dispositivo de saída "dita" a taxa nativa do exibidor e trabalha com base nos ciclos de 60, por exemplo, fixando a proporção desses intervalos para que a frequência pareça estar sempre em 60 quadros, mesmo ocorrendo quedas. Enfim, amanhã eu acho o vídeo e te mando.
Isso me parece algo meio impossível. Tô curioso para ver o vídeo.
 
Troca de fan do PS5



Realmente, o Delta é mais silencioso.
 
Galera, vcs consideram ESSENCIAL ter uma tv de 120hz para jogar o PS5? Acabei de comprar o console e tenho uma TV 4K de entrada. A experiência é tão superior a ponto de valer a pena gastar tanto dinheiro numa TV nova?
Sinceramente considerando o que foi feito no Ratchet com modo fidelidade a 40hz e com os jogos podendo usar o fidelityfx para upar os FPS e a Sony liberando o VRR, acho que é só questão de tempo para vermos mais jogos vindo com 40hz e 120 hz (com oscilações mas com uso do VRR). Atualmente não vale a pena comprar uma TV sem essas features.
 
Galera, vcs consideram ESSENCIAL ter uma tv de 120hz para jogar o PS5? Acabei de comprar o console e tenho uma TV 4K de entrada. A experiência é tão superior a ponto de valer a pena gastar tanto dinheiro numa TV nova?
O que torna superior é o que traz o conjunto que as TVs de 120Hz normalmente trazem que as de entrada não. Se vale a pena só por ser 120Hz, definitivamente não.
 
Eu não acredito que FSR possa chegar ao nível do DLSS, até porque são técnicas diferentes. DLSS é uma tecnologia de reconstrução de imagem, FSR de upscaling. Em muitos casos as técnicas de upscaling feitas pelos próprios devs do jogo saem melhor que FSR. Acho que o pessoal enche muito a bola do FSR talvez pela esperança de existir um DLSS que não requer hardware da nvidia.

Sim, são diferentes mesmo. Mas torço muito para que o FSR avance com os anos e fique mais aperfeiçoado. Mesmo se não atingir o nível do DLSS, se conseguir uns 80% do que o DLSS faz, já fica legal

FSR vai beneficiar todo mundo. Os novos consoles, quem tem placa Nvidia ou AMD, quem tem placas antigas...
 
Brother, eu pessoalmente prefiro o conforto e a praticidade do console.

Mas eu seria mentiroso se dissesse que não existe diferença gráfica, existe e é bem grande em alguns jogos. Dois exemplos são "Shadow of Tomb Raider" e "Metro: Last Night REDUX", dois jogos que comecei a jogar no PS4 PRO (ganhei na PSN Plus) e me incomodou tanto que parei e fui jogar numa antiga Nvidia 1060 6GB, que mesmo incapaz de rodar tudo em "1080p + ULTRA", ainda foi capaz de fornecer gráficos MUITO superiores. Pior que fui ver umas comparações no You Tube e não fazia justiça a diferença que eu enxergava na prática.

Mas eu só percebi e me incomodei porque eu tinha zerado os antecessores "Rise of Tomb Raider" e "Metro 2033" no PC e quando fui jogar os sucessores no console percebi de cara que os gráficos estavam muito inferiores no PS4 PRO.

Como tudo em tecnologia, tudo depende de parâmetro. Eu estava feliz da vida com a Minha TV Sony LED FullHD, mas quando mudei para OLED percebi que era muito melhor e a imagem da minha antiga Sony já passou a não me agradar. Mesma coisa com Headsets. Tudo depende do parâmetro de comparação. Se eu não conhecesse a TV LG OLED CX, até hoje estaria feliz da vida com a minha TV Sony LED FullHD. :haha:

Mas se não fosse os preços altíssimos na plataforma Sony, eu ficava só com o PS5 mesmo e tentaria não ver os gráficos melhores no PC ("o que os olhos não veem, o coração não sente":haha:), mas diante desses preços elevados dos jogos, talvez vai ser melhor ter uma segunda plataforma: XBox Series X ou PC + Gamepass. Ainda estou refletindo!
Sim, eu vi seu comentário sobre Shadow of the Tomb Raider e isso me chamou atenção porque eu joguei o ele recentemente e achei muito feio graficamente. Uns dos piores que joguei recentemente. Mas, de forma geral, acho que esse jogo pecou muito, pois eu jogo prioritariamente em consoles desde 2015 e, de forma geral, a qualidade me satisfaz. Muitos jogos já me fizeram babar. É claro que no PC com tudo no talo deve ser melhor, mas ai realmente eu prefiro nem saber. Não tenho essa necessidade de usufruir do melhor que existe.

Eu gosto de ter um PC razoável, algo que no mínimo me permita jogar todos os multiplayers sem problema, pois eventualmente acabo jogando alguma coisa com os amigos (que em maioria só usam PC). Mas ter PC como plataforma principal não é pra mim, independente das vantagens. Eu não tenho saco para várias coisas, coisas essas que talvez nem sejam problema da plataforma em si, mas eu já esquentei a cabeça com tantos detalhes que no console nunca sequer chegaram a acontecer. Tipo, onde uso o PC, não consigo conectar o cabo de rede, então eu preciso usar um adaptador wireless. Eu uso um da TP-Link cheio de recomendações boas na internet, mas tem vezes que o negócio simplesmente para de funcionar do nada e eu preciso desplugar e colocar de novo. Outro dia eu fui conectar o PC na TV (era a TV antiga, não sei se muda algo) para jogar Forza Horizon (não curto jogo de carro, mas quando estou estressado eu gosto de dar uma voltinha por alguns minutos pra desestressar) e o simples ato de plugar o HDMI na TV bugou totalmente os ícones da área de trabalho, e deu um trabalho para arrumar (e eu nem sei porque diabos isso aconteceu, pois já tinha feito outras vezes e nunca tinha acontecido). Enfim, poderia fazer uma parede de texto de pequenas inconveniências que eu sempre tive com PC durante os anos. E para deixar bem claro, não estou usando esses acontecimentos pra falar mal da plataforma, isso provavelmente só acontece comigo porque sou noob, mas é exatamente esse o ponto: eu sou noob.

Eu não penso em ter outra plataforma porque teria que jogar muito videogame para isso fazer algum sentido, e não é o caso.
 
Para quem ainda está com dúvidas sobre o Variable Refresh Rate (VRR, G-Sync, FreeSync), recomendo um vídeo explicativo e bem curto da Nvidia.





Lembrando que o VRR só é útil em jogos que tenham variações no framerate. Se o jogo está bem otimizado em sólidos 30fps ou 60fps, não haverá nenhuma diferença.

Ou seja, como a grande maioria dos jogos disponíveis para PS5 rodam em 30fps ou 60fps de forma muito estável, não haverá uma grande diferença prática quando o VRR for implementado.

A maior vantagem do VRR é libertar o desenvolvedor dessas "amarras" do jogo ter que rodar obrigatoriamente e de forma constante em 30fps ou 60fps ou outra taxa fixa, o que acaba por deixar alguma capacidade de hardware ociosa. Com o VRR em mente, o desenvolvedor pode deixar o gráfico no talo e mesmo que o framerate fique variando entre 40 a 60fps, por exemplo, o gameplay ainda ficaria muito fluido e dinâmico.

O problema é que mesmo com o VRR implementado no PS5, não vale à pena o desenvolvedor investir nesse modo, quando a maioria dos usuários não tem ainda TV's com suporte a VRR. Por isso acho que ainda vai demorar um pouco para tirar maior proveito do VRR nos consoles.

Já no PC, aonde os jogos nunca estiveram limitados a nenhum framerate, o VRR tem uma utilidade incrível em todos os jogos. Dá para extrair o poder máximo da GPU sem se preocupar com as variações de framerate.
 
Falaram que tinha uma promoção da kabum ai 2 por 1 , joguei 2 jogos de ps5 la no carrinho e deu ruim , 600 reais , cadê a tal promoção?
 
Sim, são diferentes mesmo. Mas torço muito para que o FSR avance com os anos e fique mais aperfeiçoado. Mesmo se não atingir o nível do DLSS, se conseguir uns 80% do que o DLSS faz, já fica legal

FSR vai beneficiar todo mundo. Os novos consoles, quem tem placa Nvidia ou AMD, quem tem placas antigas...
DLSS deixo ativado ou desativado?
 
Sim, eu vi seu comentário sobre Shadow of the Tomb Raider e isso me chamou atenção porque eu joguei o ele recentemente e achei muito feio graficamente. Uns dos piores que joguei recentemente. Mas, de forma geral, acho que esse jogo pecou muito, pois eu jogo prioritariamente em consoles desde 2015 e, de forma geral, a qualidade me satisfaz. Muitos jogos já me fizeram babar. É claro que no PC com tudo no talo deve ser melhor, mas ai realmente eu prefiro nem saber. Não tenho essa necessidade de usufruir do melhor que existe.

Eu gosto de ter um PC razoável, algo que no mínimo me permita jogar todos os multiplayers sem problema, pois eventualmente acabo jogando alguma coisa com os amigos (que em maioria só usam PC). Mas ter PC como plataforma principal não é pra mim, independente das vantagens. Eu não tenho saco para várias coisas, coisas essas que talvez nem sejam problema da plataforma em si, mas eu já esquentei a cabeça com tantos detalhes que no console nunca sequer chegaram a acontecer. Tipo, onde uso o PC, não consigo conectar o cabo de rede, então eu preciso usar um adaptador wireless. Eu uso um da TP-Link cheio de recomendações boas na internet, mas tem vezes que o negócio simplesmente para de funcionar do nada e eu preciso desplugar e colocar de novo. Outro dia eu fui conectar o PC na TV (era a TV antiga, não sei se muda algo) para jogar Forza Horizon (não curto jogo de carro, mas quando estou estressado eu gosto de dar uma voltinha por alguns minutos pra desestressar) e o simples ato de plugar o HDMI na TV bugou totalmente os ícones da área de trabalho, e deu um trabalho para arrumar (e eu nem sei porque diabos isso aconteceu, pois já tinha feito outras vezes e nunca tinha acontecido). Enfim, poderia fazer uma parede de texto de pequenas inconveniências que eu sempre tive com PC durante os anos. E para deixar bem claro, não estou usando esses acontecimentos pra falar mal da plataforma, isso provavelmente só acontece comigo porque sou noob, mas é exatamente esse o ponto: eu sou noob.

Eu não penso em ter outra plataforma porque teria que jogar muito videogame para isso fazer algum sentido, e não é o caso.

Entendo demais!

No meu caso tenho um PC e um PS5 ligado direto na TV, tudo perfeito, sem problema. Para controlar o PC uso um teclado+touchpad da Logitech K400 Plus (bem barato e útil) e tenho um controle Xbox para jogos. A crítica que eu tenho ao PC é que desvia muito a atenção, as vezes eu ligo o PC para jogar e acabo indo navegar na internet ou fazer outra coisa, e quando eu ligo o PS5 não tem nada que me desvia a atenção e acabo jogando mais na plataforma. Gosto muito dessa praticidade do console.

Mas em alguns casos, a diferença é gritante mesmo. Shadow of Tomb Raider é um exemplo de jogo que ficou bem feinho no console e bonito no PC (mesmo com uma GPU antiga como a Nvidia 1060). Nem esse patch de 4k60fps no PS5 mudou isso. Pior que eu fui ver uma dessas comparações de youtube e, ou eu estou ficando doido, ou o vídeo não faz qualquer justiça a grande diferença que eu vi na prática ao vivo. Agora posso afirmar que esses vídeos de youtube não servem para esse tipo de comparação, pois o algoritmo de compressão acaba nivelando o gráfico por baixo.

Por outra lado, recentemente zerei Resident Evil Village no PS5 e acredito que não fica muito atrás de um PC high end! Esse jogo está belíssimo no PS5! :vinho:
 
Última edição:
@masterpiece, no video no NX Gamer fala que o Shadow of The Tomb Raider roda a versão retrocompativel. Não colocaram as features do PC como ray tracing. Talvez por isso vc notou diferença. Infelizmente não é a versão nextgen rodando nos consoles.

Enfim, esse jogo não serve de paramento. Realmente tem algumas features que so tem na versão PC. Bom, deixei esse Tomb de lado rapidamente. Achei o mais fraco do reboot e não tenho tantas recordações da época dos comparativos.

 
DLSS deixo ativado ou desativado?
Ativado, sempre!

Mas só uma pergunta, você quer entrar nesse mundo em plena época de mineração e falta de chips? Recomendo esperar passar alguns meses aí :haha:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Por outra lado, recentemente zerei Resident Evil Village no PS5 e acredito que não fica muito atrás de um PC high end! Esse jogo está belíssimo no PS5! :vinho:
Tô jogando justamente Resident Evill Village esses dias, gostando bastante. É um Resident Evil 4 em primeira pessoa rs

Minha única reclamação até o momento é o Ray Tracing. Achei um dos mais fracos que já vi... É muito discreto e mal dá pra notar comparando ON vs OFF.

Mas os gráficos são lindos. RE Engine, né :pense:
 
@masterpiece, no video no NX Gamer fala que o Shadow of The Tomb Raider roda a versão retrocompativel. Não colocaram as features do PC como ray tracing. Talvez por isso vc notou diferença. Infelizmente não é a versão nextgen rodando nos consoles.

Enfim, esse jogo não serve de paramento. Realmente tem algumas features que so tem na versão PC. Bom, deixei esse Tomb de lado rapidamente. Achei o mais fraco do reboot e não tenho tantas recordações da época dos comparativos.



Isso mesmo!

Esse patch do PS5 apenas pegou a versão do jogo do PS4 PRO e aumentou a resolução e framerate para 4k60fps.

Esse é um exemplo claro de como resolução não é tudo. Esse jogo rodando em 1080p no PC fica mais bonito do que essa versão em 4k.

A diferença nem é o ray tracing que não existe nesse jogo, são as texturas, é a iluminação, são os detalhes, sombras, etc. Esses "detalhes" fizeram a diferença ficar bem grande.

Mas é o que você disse: Não é um jogo de PS5. Nos jogos feitos focados no PS5 a situação é completamente diferente. O PS5 tem uma GPU boa (nível de uma 2060s-2070)! :vinho:
 
Isso mesmo!

Esse patch do PS5 apenas pegou a versão do jogo do PS4 PRO e aumentou a resolução e framerate para 4k60fps.

Esse é um exemplo claro de como resolução não é tudo. Esse jogo rodando em 1080p no PC fica mais bonito do que essa versão em 4k.

A diferença nem é o ray tracing que não existe nesse jogo, são as texturas, é a iluminação, são os detalhes, sombras, etc. Esses "detalhes" fizeram a diferença ficar bem grande.

Mas é o que você disse: Não é um jogo de PS5. Nos jogos feitos focados no PS5 a situação é completamente diferente. O PS5 tem uma GPU boa (nível de uma 2060s-2070)! :vinho:
Tem Ray Traced Shadows masterpiece.

entre outras coisas



time 1:40

É como pegar o RT de BFV. No final da geração aparece essas features chamariz pra vender placa Nvidia que realmente são bonitas e infelizmente por questões técnicas, incapazes de rodar nos consoles oldgen, lançados 6 anos atrás desse jogo.

Mas somente agora uma caralhada de titulos estão aparecendo com RT, por causa da popularização de features proporcionado pela mudança geracional

propaganda da Nvidia. Ray Tracing a todo vapor.

 
Última edição:
Ativado, sempre!

Mas só uma pergunta, você quer entrar nesse mundo em plena época de mineração e falta de chips? Recomendo esperar passar alguns meses aí :haha:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Tô jogando justamente Resident Evill Village esses dias, gostando bastante. É um Resident Evil 4 em primeira pessoa rs

Minha única reclamação até o momento é o Ray Tracing. Achei um dos mais fracos que já vi... É muito discreto e mal dá pra notar comparando ON vs OFF.

Mas os gráficos são lindos. RE Engine, né :pense:

RE Engine não precisa de Ray Tracing para ficar bonita. :magico: Ray Tracing é para engine que não se garante! :pense: :bwahaha:
 
Galera tá superestimando o VRR aí. Eu uso no meu PC, é ótimo, mas não é a maravilha que estão pregando aqui. O grande lance dele é que oferece um beneficio ótimo (v-sync) a troco de zero performance, por isso nunca entenderam pq não tinha no PS5.

Não existe interpolação, se o jogo rodar abaixo de 60fps vc nota. O grande benefício é poder rodar a 40 ou 50 fps sem screen tearing, mas ainda fica menos fluido do que se rodasse a 60fps.

Eu acho que é uma ótima tecnologia para os desenvolvedores saírem dos 30fps, pq muito jogo deve conseguir rodar a 40-45 tranquilamente mas o desenvolvedor trava a 30 pra não ter tearing, vide o exemplo do Rift Apart a 40fps.
 
Tem Ray Traced Shadows masterpiece.

entre outras coisas



time 1:40

É como pegar o RT de BFV. No final da geração aparece essas features chamariz pra vender placa Nvidia que realmente são bonitas e infelizmente por questões técnicas, incapazes de rodar nos consoles oldgen, lançados 6 anos atrás desse jogo.

Mas somente agora uma caralhada de titulos estão aparecendo com RT, por causa da popularização de features proporcionado pela mudança geracional

propaganda da Nvidia. Ray Tracing a todo vapor.



Valeu Brother! Eu não sabia.

O Ray Tracing chegou depois por patch. Mas quando eu joguei, sequer aparecia essa opção de ray tracing shadow para mim, até porque minha antiga RTX 1060 não aguentaria nem sonhando, já sofreu para rodar em "1080p+Ultra/High+60fps". :haha:

Sem Ray Tracing já achei a diferença grande demais entre as versões ao ponto da versão de console prejudicar MUITO a experiência para mim. Com Ray Tracing, a diferença ficaria ainda maior.

Obrigado pela informação!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo