• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Alienware M15 BR Series

Voltei de viagem hoje e o meu ja tinha chegado. Comprei dia 18/03 e a previsao era 14/04, mas acabou chegando essa semana mesmo.

Liguei fazem 10 minutos e a primeira impressao é de um note bem parrudo, eu tava acostumado com os thinkpad da empresa e nunca tive um note gamer. Gostei especialmente do teclado, achei macio demais.

To atualizando os drivers de acordo com o site da Dell. O que mais preciso fazer no PC logo agora de inicio, antes de começar a jogar?

Lembro de ter lido em alguma página desse tópico mesmo sobre desativar algo na bios caso fosse jogar na tela do note mesmo, nao em outro monitor.
 
Quando for fazer benchmarks ou jogar, ajusta o ACC para desempenho máximo com os coolers em full speed e, de preferência, deixa o notebook em um suporte com as entradas de ar da parte de baixo livres, afastada do tampo da mesa.

Por hora desisti do undervolt da CPU, não to entendendo se minha CPU que não esta respondendo, por que qnd aumento acima de -102.5 da tela azul ou seja esta sendo aplicado o undervolt, mas o package não está ficando muito abaixo do da potencia máxima, outra que o PROCHOT Offiset não esta sendo aplicado, coloquei para testar, já desativei a virtualização na bios mas não vi resultados satisfatórios quanto a temperatura nem ganho de desempenho.

Quanto ao da GPU, coloquei um vídeo abaixo, o Forza 5 esta na qualidade padrão do EXTREMO em abaixo esta a temperatura apresentada no HWINFO após 30min de jogatina, esta rodando no modo equilibrado de energia (como comecei os benchs nessa config mative para essa primeira parte) ta 1560MHz a 731mV em questão de temperatura foi o mais frio principalmente por conta da CPU que não consegui fazer undervolt, em comparação ao padrão de fabrica foi uma perda aceitável de fps em troca de temperatura, lembrando que em todos os meus teste a minha temperatura ambiente é de 31C, vou comprar o Ar condicionado mas somente no inverno. Não estou usando base ventilada e ele esta em cima de um suporte de braço articulado conforme foto abaixo.



TqXIOVDm.jpg
ar57RZvm.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Lembro de ter lido em alguma página desse tópico mesmo sobre desativar algo na bios caso fosse jogar na tela do note mesmo, nao em outro monitor.

Desativar o Optimus - (Ao ligar -> F2 -> DisplayHybrid Graphics / Advanced Optimus a BIOS)
 
Sobre o problema do M15 R6 ligar de madrugada, está piorando.

Ele liga sozinha estando hibernando ou DESLIGADO!!!!!! Sempre de madrugada.

Vejam esse link que achei. Parece problema do modelo.



No suporte, Dell pediu para reinstalar sistema limpo e depois programas da marca. Apagar a imagem. Se persistir, troca de placa mãe e memória.

Fiz tudo. Verifiquei opções de energia, auto ligar na bios, desliguei tudo no gerenciador de dispositivos, no agendador de tarefas...criação de chaves no registro.....

Eu acho que é a versão da bios 1.10.1 com problema, mas não há relatos na engenharia.

Alguém mais com esse problema?

Alguém conhece fórum gringo bom onde poderia ler se está pipocando mais esse problema?

Eu tive e me dava vontade de jogar o bicho na parede. Pra quem tem TOC isso é pior do que um soco na cara. Entrei em contato com o suporte e eles orientaram uma alteração na BIOS. Resolveu de prima. Segue o que foi certeiro pra mim:

1. Desligue o computador e mantenha o carregador conectado..
2. Pressione o botão liga / desliga e, em seguida, fique teclando F2
3. Feito isso ira aparecer um menu da Bios
4. Selecione a opção configuraçoes de energia - POWER
5. Selecione a opçã Lid Switch e mofique para off.
6. Pode clicar em apply changes e depois exit para sair.
 
Por hora desisti do undervolt da CPU, não to entendendo se minha CPU que não esta respondendo, por que qnd aumento acima de -102.5 da tela azul ou seja esta sendo aplicado o undervolt, mas o package não está ficando muito abaixo do da potencia máxima, outra que o PROCHOT Offiset não esta sendo aplicado, coloquei para testar, já desativei a virtualização na bios mas não vi resultados satisfatórios quanto a temperatura nem ganho de desempenho.

Quanto ao da GPU, coloquei um vídeo abaixo, o Forza 5 esta na qualidade padrão do EXTREMO em abaixo esta a temperatura apresentada no HWINFO após 30min de jogatina, esta rodando no modo equilibrado de energia (como comecei os benchs nessa config mative para essa primeira parte) ta 1560MHz a 731mV em questão de temperatura foi o mais frio principalmente por conta da CPU que não consegui fazer undervolt, em comparação ao padrão de fabrica foi uma perda aceitável de fps em troca de temperatura, lembrando que em todos os meus teste a minha temperatura ambiente é de 31C, vou comprar o Ar condicionado mas somente no inverno. Não estou usando base ventilada e ele esta em cima de um suporte de braço articulado conforme foto abaixo.



TqXIOVDm.jpg
ar57RZvm.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Desativar o Optimus - (Ao ligar -> F2 -> DisplayHybrid Graphics / Advanced Optimus a BIOS)

O undervolt faz com que o processador necessite de menos tensão para realizar a mesma tarefa.
Menos tensão = menos Watts
Menos Watts = menos calor
Mas não é tão simples pois seu processador é limitado pelo limite de power (modo balanceado) antes de atingir seu potencial.
Em uma situação ideal, sem limite de power e sem limitação de temperatura, no caso do Cinebench R23 (multicore full load), seriam 4,2GHz sustentados nos 8 núcleos consumindo ~95W sem undervolt. Com undervolt de -80mV, para atingir os mesmos 4,2GHz nos 8c seriam necessários ~82W.
Esqueça o pico do PL2 que pelas suas imagens atinge 83W e 100ºC. Como está rodando benchmarks em modo balanceado e, pelo que escreveu, o PL1 nesse modo deve ser 50W.
Nesse caso o que vai ocorrer é que, suponhamos (não tenho os dados para afirmar), rodando o Cinebench nas suas configurações de fábrica e com sua temperatura ambiente (!!!) após o power se estabilizar neste patamar:
Clock sustentado = ~3,0GHz
Power sustentado = ~50W
Temperatura = ~87ºC
Com undervolt de, por exemplo, -80mV:
Clock sustentado = ~3,5GHz
Power sustentado = ~50W
Temperatura = ~87ºC
O undervolt fará com que ganhe bastante desempenho aumentando o clock, mas você continuará com a mesma temperatura pois a quantidade de Watts vai se manter o mesma, já que neste modo balanceado você está limitado pelo power.

Não desiste do undervolt na CPU, só traz benefícios. Da maneira que está fazendo vai manter a temperatura, mas aumentar o clock, gerando mais desempenho.
Além disso, seu "espaço" térmico está bastante prejudicado. Primeiro por causa dessa temperatura ambiente (!!!) e também porque os coolers não estão rotacionando como poderiam. Verifica no HWiNFO ou no ACC qual a rotação que eles atingem durante o Cinebench...
Outra coisa, você está usando um monitor externo? Se estiver, não deixe seu notebook com a tampa fechada enquanto está usando! Se não estou enganado, logo acima do teclado ele possui entradas de ar. Isso vai afetar bastante o desempenho/temperatura.
Quanto a base cooler, eu não vejo vantagem em relação a um suporte com inclinação que deixe as entradas de ar livres, a não ser que seja um Cooler Master SF17 ou algo de desempenho similar. Esse eu já testei e é impressionante...
 
Última edição:
Eu tive e me dava vontade de jogar o bicho na parede. Pra quem tem TOC isso é pior do que um soco na cara. Entrei em contato com o suporte e eles orientaram uma alteração na BIOS. Resolveu de prima. Segue o que foi certeiro pra mim:

1. Desligue o computador e mantenha o carregador conectado..
2. Pressione o botão liga / desliga e, em seguida, fique teclando F2
3. Feito isso ira aparecer um menu da Bios
4. Selecione a opção configuraçoes de energia - POWER
5. Selecione a opçã Lid Switch e mofique para off.
6. Pode clicar em apply changes e depois exit para sair.
Acho que somos irmãos :) quero atacar ele na parede e tenho toque :)

Me diz uma coisa, Lid Switch tem duas opções, Enable Lid Switch e Power On Lid Open.

É o primeiro?

Vai desativar o carregamento na abertura de tampa, né? Resolveu mesmo?

Liguei na Dell também, cada um passa uma orientação.....
 
Por hora desisti do undervolt da CPU, não to entendendo se minha CPU que não esta respondendo, por que qnd aumento acima de -102.5 da tela azul ou seja esta sendo aplicado o undervolt, mas o package não está ficando muito abaixo do da potencia máxima, outra que o PROCHOT Offiset não esta sendo aplicado, coloquei para testar, já desativei a virtualização na bios mas não vi resultados satisfatórios quanto a temperatura nem ganho de desempenho.

Quanto ao da GPU, coloquei um vídeo abaixo, o Forza 5 esta na qualidade padrão do EXTREMO em abaixo esta a temperatura apresentada no HWINFO após 30min de jogatina, esta rodando no modo equilibrado de energia (como comecei os benchs nessa config mative para essa primeira parte) ta 1560MHz a 731mV em questão de temperatura foi o mais frio principalmente por conta da CPU que não consegui fazer undervolt, em comparação ao padrão de fabrica foi uma perda aceitável de fps em troca de temperatura, lembrando que em todos os meus teste a minha temperatura ambiente é de 31C, vou comprar o Ar condicionado mas somente no inverno. Não estou usando base ventilada e ele esta em cima de um suporte de braço articulado conforme foto abaixo.



TqXIOVDm.jpg
ar57RZvm.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Desativar o Optimus - (Ao ligar -> F2 -> DisplayHybrid Graphics / Advanced Optimus a BIOS)

Quanto a GPU eu acredito que esteja no caminho certo.
Você vai equilibrando a tensão e o clock de acordo com a temperatura e o desempenho que deseja. Vai ajustando até chegar no limite da GPU em cerca de 80°C durante sessões de jogos prolongadas.
Se quiser mais desempenho e, ainda, temperaturas mais baixas e clocks mais estáveis em relação ao padrão de fábrica, você pode fazer undervolt e overclock diretamente na curva clock X tensão.
Como você tem uma temperatura ambiente muito alta você pode reduzir um pouco o clock e baixar ainda mais a tensão (como fez).
Pode ainda fazer overclock na Vram diretamente na janela principal do Afterburner. Isso vai fazer você ganhar desempenho.
 
Eu não atualizei pra essa bios 1.10 não. Pra mim tá tudo normal, eu desligo de madrugada o notebook no entanto...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olhem o novo M15 R7 aí...


Eu vi o Review todo. O que observei, o 12700h indo a 100 C. Prevejo um monte de gente vindo aqui reclamar e olha que esse Youtuber é da Inglaterra e garanto que não fez esse Review na temperatura do BR.
A tela é a mesma.
A parte externa incluindo portas é a mesma nas mesmas posições.
A TGP da GPU aumentou para 140 watts, ou seja, mais calor. No Jarrod tech, a diferença entre uma RTX3070 e 3070ti foi pequena e ambas tem 8 GB GDDR6. Ponto negativo para a versão Ti. Deveria vir com 16 gb de vram.
Tem 2 slots para SSD Gen 4 e 2 slots DDR5.
A fonte gigante continua.
Resumindo. Não melhoraram as temperaturas ou se melhoraram adicionaram componentes que esquentam mais. A fonte continua gigante e ainda teremos o custo mais alto das DDR5. Se essa máquina chegar no BR com opção apenas de 16 GB será um problema.
 
Eu vi o Review todo. O que observei, o 12700h indo a 100 C. Prevejo um monte de gente vindo aqui reclamar e olha que esse Youtuber é da Inglaterra e garanto que não fez esse Review na temperatura do BR.
A tela é a mesma.
A parte externa incluindo portas é a mesma nas mesmas posições.
A TGP da GPU aumentou para 140 watts, ou seja, mais calor. No Jarrod tech, a diferença entre uma RTX3070 e 3070ti foi pequena e ambas tem 8 GB GDDR6. Ponto negativo para a versão Ti. Deveria vir com 16 gb de vram.
Tem 2 slots para SSD Gen 4 e 2 slots DDR5.
A fonte gigante continua.
Resumindo. Não melhoraram as temperaturas ou se melhoraram adicionaram componentes que esquentam mais. A fonte continua gigante e ainda teremos o custo mais alto das DDR5. Se essa máquina chegar no BR com opção apenas de 16 GB será um problema.
100°C com o 12700H trabalhando com 115W sustentados em full load no Cinebench. Nos games não vi 100°C e olha que o power somado de CPU e GPU estava por volta de 190W em vários momentos.
 
100°C com o 12700H trabalhando com 115W sustentados em full load no Cinebench. Nos games não vi 100°C e olha que o power somado de CPU e GPU estava por volta de 190W em vários momentos.
Por isso disse que se melhoraram as temperaturas colocaram componentes que esquentam mais. Se tivesse uma máquina dessa tbm iria ativar o TCCoffset do mesmo jeito. Pois não considero 100 C aceitável de jeito nenhum.
 
Ontem e hoje primeira vez que uso a tela do notebook apenas, e fiquei bem impressionado com a qualidade.
Os notebooks anterios que eu tive, nunca gostei muito das telas. Essa aqui tanto na qualidade da imagem quanto a atualização da tela, sao tops.
Agora, nunca pode ser usado como LAPTOP de fato hahahaa...esquenta tanto que fica impossivel deixar no colo. Fui colocar uma almofada e parece que to passando roupa, pq fica aquele cheiro de meio queimado :bem:

meti ele pra minerar um pouco tambem, mas nao entendo porra nenhuma.
 
Por isso disse que se melhoraram as temperaturas colocaram componentes que esquentam mais. Se tivesse uma máquina dessa tbm iria ativar o TCCoffset do mesmo jeito. Pois não considero 100 C aceitável de jeito nenhum.
Minha opinião é que 100ºC jogando não é aceitável. Em benchmark que usa 100% da CPU extraindo 115W é outra coisa. Não vi bater 100ºC nos games durante o review.
 
Ontem e hoje primeira vez que uso a tela do notebook apenas, e fiquei bem impressionado com a qualidade.
Os notebooks anterios que eu tive, nunca gostei muito das telas. Essa aqui tanto na qualidade da imagem quanto a atualização da tela, sao tops.
Agora, nunca pode ser usado como LAPTOP de fato hahahaa...esquenta tanto que fica impossivel deixar no colo. Fui colocar uma almofada e parece que to passando roupa, pq fica aquele cheiro de meio queimado :bem:

meti ele pra minerar um pouco tambem, mas nao entendo porra nenhuma.
Meu amigo. Ri muito aqui. Sabe o que eu faço. Uso uma almofada que era do meu filho que tem formato de U. Aí o notebook fica apoiado e embaixo está livre para circular ar. Mas não uso no colo de jeito nenhum. Muito quente, pode prejudicar a parada aqui
 
Meu amigo. Ri muito aqui. Sabe o que eu faço. Uso uma almofada que era do meu filho que tem formato de U. Aí o notebook fica apoiado e embaixo está livre para circular ar. Mas não uso no colo de jeito nenhum. Muito quente, pode prejudicar a parada aqui


Mah como assim, usar no colo só se usa, normalmente pra algo corriqueiro, ou que demanda menos, como um video etc. ele nem esquenta nisso.

Jogo pesado cpu bound, que vai esquentar nem tem proposito jogar no colo.
 
O undervolt faz com que o processador necessite de menos tensão para realizar a mesma tarefa.
Menos tensão = menos Watts
Menos Watts = menos calor
Mas não é tão simples pois seu processador é limitado pelo limite de power (modo balanceado) antes de atingir seu potencial.
Em uma situação ideal, sem limite de power e sem limitação de temperatura, no caso do Cinebench R23 (multicore full load), seriam 4,2GHz sustentados nos 8 núcleos consumindo ~95W sem undervolt. Com undervolt de -80mV, para atingir os mesmos 4,2GHz nos 8c seriam necessários ~82W.
Esqueça o pico do PL2 que pelas suas imagens atinge 83W e 100ºC. Como está rodando benchmarks em modo balanceado e, pelo que escreveu, o PL1 nesse modo deve ser 50W.
Nesse caso o que vai ocorrer é que, suponhamos (não tenho os dados para afirmar), rodando o Cinebench nas suas configurações de fábrica e com sua temperatura ambiente (!!!) após o power se estabilizar neste patamar:
Clock sustentado = ~3,0GHz
Power sustentado = ~50W
Temperatura = ~87ºC
Com undervolt de, por exemplo, -80mV:
Clock sustentado = ~3,5GHz
Power sustentado = ~50W
Temperatura = ~87ºC
O undervolt fará com que ganhe bastante desempenho aumentando o clock, mas você continuará com a mesma temperatura pois a quantidade de Watts vai se manter o mesma, já que neste modo balanceado você está limitado pelo power.

Não desiste do undervolt na CPU, só traz benefícios. Da maneira que está fazendo vai manter a temperatura, mas aumentar o clock, gerando mais desempenho.
Além disso, seu "espaço" térmico está bastante prejudicado. Primeiro por causa dessa temperatura ambiente (!!!) e também porque os coolers não estão rotacionando como poderiam. Verifica no HWiNFO ou no ACC qual a rotação que eles atingem durante o Cinebench...
Outra coisa, você está usando um monitor externo? Se estiver, não deixe seu notebook com a tampa fechada enquanto está usando! Se não estou enganado, logo acima do teclado ele possui entradas de ar. Isso vai afetar bastante o desempenho/temperatura.
Quanto a base cooler, eu não vejo vantagem em relação a um suporte com inclinação que deixe as entradas de ar livres, a não ser que seja um Cooler Master SF17 ou algo de desempenho similar. Esse eu já testei e é impressionante...
Então cara confesso que to achando interessante esse aprendizado de fazer esse ajuste fino no "Desktop Portátil" 😂🤣, quase que lapidando ele, na GPU estava divertido, agora na CPU estava dando dor de cabeça pelo empurrão insisti mais um pouco para encontrar esses benefícios que você falou e confesso que valeu a pena.

Ambiente de Testes:

Temperatura Local de 31C
Suporte Articulado, aprox. 7mm entre a base e as estradas de Ar inferiores no notebook
Todos os testes na própria tela do AW
Sempre Tampa Aberta

COM Undervolt Estável para Jogos e Perfil Térmico EQUILIBRADO
Undervolt: -91.8mV
Clock sustentado = ~3,4GHz (Estável em 3,4GHz)
Power sustentado = ~50W
Temperatura = ~86ºC
Fans = 78%

5kRoFNx.png


OBS: O Valor Laranja escuro é ele na bateria.

COM Undervolt Estável para Jogos e Perfil Térmico DESEMPENHO

Undervolt: -91.8mV
Clock sustentado = ~3,7GHz (Ficou oscilando entre 3,7GHz e 4,1GHz)
Power sustentado = ~63W
Temperatura = ~77ºC
Fans = 78%

LYqOJHp.png


Padrão e Perfil Térmico EQUILIBRADO

UFod2Q6.png


BIZARROO o ganho em desempenho pelo menos nos testes sintéticos, no game para mim está ótimo. Fiqi impressionado também com o modo DESEMPENHO ele joga o note no máximo. To qrendo dps testar se consigo levar ele até uns -93.8mV, na verdade esse -91.8mV só testei por volta de 30 min em jogo e no cinebench, não fiz o teste de stress do aida.

Quanto a GPU eu acredito que esteja no caminho certo.
Você vai equilibrando a tensão e o clock de acordo com a temperatura e o desempenho que deseja. Vai ajustando até chegar no limite da GPU em cerca de 80°C durante sessões de jogos prolongadas.
Se quiser mais desempenho e, ainda, temperaturas mais baixas e clocks mais estáveis em relação ao padrão de fábrica, você pode fazer undervolt e overclock diretamente na curva clock X tensão.
Como você tem uma temperatura ambiente muito alta você pode reduzir um pouco o clock e baixar ainda mais a tensão (como fez).
Pode ainda fazer overclock na Vram diretamente na janela principal do Afterburner. Isso vai fazer você ganhar desempenho.

Esse Overclock na Vram como posso validar o ganho? na media de FPS mesmo? eu cheguei a fazer um teste aumentando 113MHz mas não senti nada e voltei para o padrão, tem uma ideia de valor seguro de ir aumentando? 50 em 50MHz ... 100 em 100MHz.

OBS: Vlw pelas dicas PHVM!
 
Última edição:
-91mV de undervolt é impressionante. O meu mal chegou em 70.3... é o máximo que consegui...
 
Um pergunta para o pessoal que adicionou mais ram e nvme: Qual o melhor modelo de ram e nvme para este notebook?
Relatem quais vocês compraram e a suas experiências. Tiveram alguma dor de cabeça?
 
Um pergunta para o pessoal que adicionou mais ram e nvme: Qual o melhor modelo de ram e nvme para este notebook?
Relatem quais vocês compraram e a suas experiências. Tiveram alguma dor de cabeça?
Está pergunta é difícil de ser respondida, pois cada um aqui adicionou isso uma vez. Eu estou usando memória XPG Hunter e SSD NVME Gen 4 XPG S70 blade. Uso este combo faz 6 meses. Três vezes o SSD deixou de ser reconhecido e tive que ir na BIOS, salvar e voltou ao normal. Quando isso ocorreu? Quando atualizei o firmware dele e em algumas broncas que tive com o AW.
Para as memórias só elegios.
 
Está pergunta é difícil de ser respondida, pois cada um aqui adicionou isso uma vez. Eu estou usando memória XPG Hunter e SSD NVME Gen 4 XPG S70 blade. Uso este combo faz 6 meses. Três vezes o SSD deixou de ser reconhecido e tive que ir na BIOS, salvar e voltou ao normal. Quando isso ocorreu? Quando atualizei o firmware dele e em algumas broncas que tive com o AW.
Para as memórias só elegios.
minha situaçao é exatamente a mesma, porém desisti do s70 blade.
@fernando25, tenho 2 pentes xpg hunter de 16gb a venda. Se tiver interesse, me da um toque.
 
Então cara confesso que to achando interessante esse aprendizado de fazer esse ajuste fino no "Desktop Portátil" 😂🤣, quase que lapidando ele, na GPU estava divertido, agora na CPU estava dando dor de cabeça pelo empurrão insisti mais um pouco para encontrar esses benefícios que você falou e confesso que valeu a pena.

Ambiente de Testes:

Temperatura Local de 31C
Suporte Articulado, aprox. 7mm entre a base e as estradas de Ar inferiores no notebook
Todos os testes na própria tela do AW
Sempre Tampa Aberta

COM Undervolt Estável para Jogos e Perfil Térmico EQUILIBRADO
Undervolt: -91.8mV
Clock sustentado = ~3,4GHz (Estável em 3,4GHz)
Power sustentado = ~50W
Temperatura = ~86ºC
Fans = 78%

5kRoFNx.png


OBS: O Valor Laranja escuro é ele na bateria.

COM Undervolt Estável para Jogos e Perfil Térmico DESEMPENHO

Undervolt: -91.8mV
Clock sustentado = ~3,7GHz (Ficou oscilando entre 3,7GHz e 4,1GHz)
Power sustentado = ~63W
Temperatura = ~77ºC

LYqOJHp.png


Padrão e Perfil Térmico EQUILIBRADO

UFod2Q6.png


BIZARROO o ganho em desempenho pelo menos nos testes sintéticos, no game para mim está ótimo. Fiqi impressionado também com o modo DESEMPENHO ele joga o note no máximo. To qrendo dps testar se consigo levar ele até uns -93.8mV, na verdade esse -91.8mV só testei por volta de 30 min em jogo e no cinebench, não fiz o teste de stress do aida.



Esse Overclock na Vram como posso validar o ganho? na media de FPS mesmo? eu cheguei a fazer um teste aumentando 113MHz mas não senti nada e voltei para o padrão, tem uma ideia de valor seguro de ir aumentando? 50 em 50MHz ... 100 em 100MHz.

OBS: Vlw pelas dicas PHVM!
Quando fez o benchmark com perfil desempenho os coolers estavam em 100%?
Conselho que te dou é que entre um pouco mais de desempenho e estabilidade, fique com estabilidade.
A forma mais prática e rápida pra verificar a estabilidade é com o TS Bench, do próprio ThrottleStop. Testa em modo random, onde o clock varia constantemente.
O que você pode tentar é manter os -90mV no cache e diminuir mais no core. Nos Intel anteriores isso funciona muito bem. Nao sei se vai servir pro 11800h...Comece com -100mV no core, se der tudo certo, vai pra -110mV, etc...e vá comparando sempre o desempenho no cinebench.
Sobre o overclock da Vram, pode ir aumentando de 100MHz em 100MHz. Dependendo da qualidade da memória da pra aumentar 500 ou até 1000MHz. Compare a diferença de desempenho sempre com um benchmark de algum game. Tomb Raider por exemplo. Assim você garante que a comparação seja exata. Não teste jogando pois as variáveis mudam...
Não jogue e nem faça benchmarks usando bateria. Os limites de power são muito limitados e serve apenas para usar em tarefas leves.
Editado: pode testar seus ajustes com o 3D Mark Time Spy que você pode baixar gratuitamente no https://www.techpowerup.com/download/futuremark-3dmark-timespy-raytracing/
 
Última edição:
Pessoal, vocês que tem esse Alienware, por favor me ajude em uma dúvida

Vale a pena a diferença de 4 mil reais entre esse Alienware com a RTX 3070 para o modelo Dell g15 com a rtx3060?

Eu tenho um Dell g15 comprado e para entregar semana que vem. Mas fiquei nessa dúvida pq eu sempre quis ter um Alienware e agora posso comprar um (parcelado em 6 suaves óbvio kkk).

Vocês acham que o Alienware com a RTX 3070 é um bom negócio por 11.970 ou melhor eu manter o meu negócio fechado com o g15 com a RTX 3060 por 8 m e uns quebrados?

Eu não penso em jogar nada além de um League of Legends ou algum jogo da Capcom tipo Resident Evil e Devil May Cry. Será que a RTX 3060 é muito fraca?
 
Quando fez o benchmark com perfil desempenho os coolers estavam em 100%?
Conselho que te dou é que entre um pouco mais de desempenho e estabilidade, fique com estabilidade.
A forma mais prática e rápida pra verificar a estabilidade é com o TS Bench, do próprio ThrottleStop. Testa em modo random, onde o clock varia constantemente.
O que você pode tentar é manter os -90mV no cache e diminuir mais no core. Nos Intel anteriores isso funciona muito bem. Nao sei se vai servir pro 11800h...Comece com -100mV no core, se der tudo certo, vai pra -110mV, etc...e vá comparando sempre o desempenho no cinebench.
Sobre o overclock da Vram, pode ir aumentando de 100MHz em 100MHz. Dependendo da qualidade da memória da pra aumentar 500 ou até 1000MHz. Compare a diferença de desempenho sempre com um benchmark de algum game. Tomb Raider por exemplo. Assim você garante que a comparação seja exata. Não teste jogando pois as variáveis mudam...
Não jogue e nem faça benchmarks usando bateria. Os limites de power são muito limitados e serve apenas para usar em tarefas le

Esqueci de por la, ate atualizei o post, mas o máximo que as ventoinhas vão é a 78% mesmo no modo DESEMPENHO e batendo 100C, ele so chega a 100% (testei) se eu configurar uma curva do fan no AWCC, todos os testes foram no padrão de configurações do AWCC que vem de fabrica. Em questão de teste de estabilidade estou fazendo da seguinte forma, após alterar realizava o TS Bench no modo Normal/16/960M/Fixed ... esperava um tempo (1h30) e realizava o teste de stress no aida por 60min... após isso espero 1h e testo o bench do Forza 5 em seguida jogo por 30min (tlgd q preciso testar por mais de 4h por garantia, mas to seguindo um padrão para no final fazer um teste de longo prazo em uma config), após espero 2h e faço no Cinebench R23, unico motivo dessas pausas é pq sou muito metódico, qro manter um padrão, esfria os componentes nesse meio tempo, e realizo minhas atividades paralelas ao longo do teste (não no Note) infelizmente não tenho Tomb Raider vou ate pegar dps, mas como desde que comprei foi no Forza o primeiro benchmark mantive ate hoje mesmo sabendo que é jogo otimizado (tenho os teste sintéticos nele tbm). Fiz um teste rápido e -99.6Core/-92.8Cache se mostrou estável acima disso Tela Azul, aparentemente chegou no limite do meu Processador. Depois que sentir que o note esta estável com os under que fiz vou conferir o over da Vram. O teste da bateria foi curiosidade queria ver se com o tdp baixo ele entregava uma performance interessante na bateria.

Vou realizar mais testes e ver como fica o desempenho dele com novos under de Core/Cache.
 
Pessoal, vocês que tem esse Alienware, por favor me ajude em uma dúvida

Vale a pena a diferença de 4 mil reais entre esse Alienware com a RTX 3070 para o modelo Dell g15 com a rtx3060?

Eu tenho um Dell g15 comprado e para entregar semana que vem. Mas fiquei nessa dúvida pq eu sempre quis ter um Alienware e agora posso comprar um (parcelado em 6 suaves óbvio kkk).

Vocês acham que o Alienware com a RTX 3070 é um bom negócio por 11.970 ou melhor eu manter o meu negócio fechado com o g15 com a RTX 3060 por 8 m e uns quebrados?

Eu não penso em jogar nada além de um League of Legends ou algum jogo da Capcom tipo Resident Evil e Devil May Cry. Será que a RTX 3060 é muito fraca?
Pra esses jogos citados aí o G15 dá mais que conta do recado. Nem adianta, G15 tem um custo benefício muito absurdo, principalmente pra galera que pegou ele por 6-7k...
 
Pra esses jogos citados aí o G15 dá mais que conta do recado. Nem adianta, G15 tem um custo benefício muito absurdo, principalmente pra galera que pegou ele por 6-7k...
O meu g15 i7 com a RTX 3060 ficou em 7900 sem a garantia Premium que eu paguei a parte em outro cartão.

Achei lindo o alienware e a RTX 3070 seria um bônus. Mas achei melhor perguntar pra vocês que tem esse modelo e tal para não investir mais de 4 mil em uma máquina e não aproveitar ela por completo. Parece que não vai ser dessa vez que vou ter um Alienware kk

Obrigado pela ajuda!!
 
O meu g15 i7 com a RTX 3060 ficou em 7900 sem a garantia Premium que eu paguei a parte em outro cartão.

Achei lindo o alienware e a RTX 3070 seria um bônus. Mas achei melhor perguntar pra vocês que tem esse modelo e tal para não investir mais de 4 mil em uma máquina e não aproveitar ela por completo. Parece que não vai ser dessa vez que vou ter um Alienware kk

Obrigado pela ajuda!!
Pessoalmente, o motivo pelo qual eu adquiri o AW é pq eu decidi que daqui há 1 ano devo fazer upgrade de resolução pra 1440p. Então o modelo mais parrudo faz sentido.
 
O meu g15 i7 com a RTX 3060 ficou em 7900 sem a garantia Premium que eu paguei a parte em outro cartão.

Achei lindo o alienware e a RTX 3070 seria um bônus. Mas achei melhor perguntar pra vocês que tem esse modelo e tal para não investir mais de 4 mil em uma máquina e não aproveitar ela por completo. Parece que não vai ser dessa vez que vou ter um Alienware kk

Obrigado pela ajuda!!


O que você falou defini o que faz comprar o m15.
Acabamento e o bônus da 3070.

Você tem que analisar o que prefere e R$ disponivel.

Pra mim o g15 e muito feio, e ignorei a compra por isso, se pra pessoa não é ! Com certeza é o rei no custo vs beneficio.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo