• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Acabei de entrar em contato com a Ouvidoria e a atendente me confirmou que o procedimento estava correto.
Em mudanças de cidade um novo contrato é criado e o anterior cancelado. Acredito que isto também gera a troca de equipamentos.
Porém os valores poderiam sim ser mantidos.

Mas no atendimento da Ouvidoria que foi encerrado a pessoa que me atendeu afirmou que o procedimento estava errado. Com isto ela cancelou o pedido de cancelamento do contrato antigo e a tratativa correta em cima dele. Também solicitando posterior cancelamento do contrato novo que foi aberto.
Isso só mostra ainda mais a bagunça que é o atendimento dessa empresa. Cada hora me passam uma informação diferente.
Agora estou com dois contratos ativos e segundo a pessoa que me atendeu agora, a Claro está considerando que EU solicitei que o contrato anterior não fosse cancelado e a cobrança dos dois contratos está correta. Isso ta ficando cada vez pior.

Novamente citei que não havia problema eu ter um novo contrato. Que eu estava batendo nesta tecla do contrato antigo pois foi uma informação que a Auditoria e Ouvidoria haviam me passado erroneamente.
Se o procedimento é ter um novo, ok. Só quero ter os mesmos produtos que eu tinha com o mesmo valor que eu pagava. Rollback a gente resolve depois na central.
Mas que me deem uma resposta concreta de qual procedimento é o correto e se os valores que eu tinha serão aplicados. Se não, não valerá a pena eu manter os serviços da Claro pelo preço que irão me cobrar.

Agora ela abriu um novo protocolo e serão mais 10 dias até ter uma nova resposta.
Também estou monitorando o Anatel e Consumidor que abri. Sempre procuro avaliar por conta disto que tu citou.
Hoje entraram em contato comigo da Ouvidoria referente a reclamação que fiz na Anatel.
Estava com 3 protocolos na Ouvidoria. Um aberto por mim, um aberto pela reclamação na Anatel e abriram um em relação ao Consumidor.gov.br.

O rapaz muito atencioso pediu desculpas pela confusão que foi feita e disse que estava lá para resolver o problema.
Informou que iria cancelar o contrato antigo já que o novo estava operacional com os equipamentos instalados. Citou que ia validar os dias que o contrato antigo ficou ativo até o dia da mudança de endereço. A partir deste dia ia conceder um desconto referente aos dias que a reclamação estava aberta.
Então ainda vou pagar uma fatura do contrato antigo mas referente somente aos dias antes da mudança.

Quanto ao contrato novo ele reforçou que o procedimento foi executado corretamente. O que ficou errado foi a atribuição dos produtos e seus valores.
Concedeu os descontos por 12 meses e vou continuar pagando o que eu pagava antes da mudança.
Fica agora a necessidade de levar os aparelhos que eu tinha em uma loja da Claro e ligar la na segunda pedindo o famoso rollback.
Também acho que vou solicitar uma visita, caso já não seja gerada devido ao rollback, para validação dos sinais. Na maior parte do dia o TX fica laranja. A noite com mais uso as vezes bate no vermelho.
Só que a internet não bambeia não, operando normal. Noto apenas umas quedas na velocidade no Speedtest.

image.png
 
Cabo de parabolica reinando aqui, risos ironicos.
 
Aqui anda funcionando tão bem que eu tô até pensando em ligar lá pra reclamar que deveria estar ruim. :limo:

13299527058.png
Eu tenho saudade da minha biblioteca do icloud que sincronizava quase que instantaneo com os 70mbps de upload da fibra…
 
Fica agora a necessidade de levar os aparelhos que eu tinha em uma loja da Claro e ligar la na segunda pedindo o famoso rollback.
Na maior parte do dia o TX fica laranja. A noite com mais uso as vezes bate no vermelho.
feliz que conseguiram ajeitar quase tudo, apesar da demora, na questão do fallback, já pede pelo resolvaaqui, quando eu fiz o pedido por lá, entenderam e passaram pro datacenter, ai me ligaram de lá pra confirmar o pedido e depois ligaram de novo pra saber se tava tudo certo, ai no caso, acho melhor pedir o fallback pelo resolvaaqui, que fazem em questão de 20 minutos e depois entrar com o pedido do técnico pra ver esses sinais ai, pra não confundir eles kkkkkkkkkk
ah, aproveita quando o técnico for ver os sinais, se ele já não pode dar baixa nos equips antigos e levar eles, já poupa uma ida até a loja
 
Hoje entraram em contato comigo da Ouvidoria referente a reclamação que fiz na Anatel.
Estava com 3 protocolos na Ouvidoria. Um aberto por mim, um aberto pela reclamação na Anatel e abriram um em relação ao Consumidor.gov.br.

O rapaz muito atencioso pediu desculpas pela confusão que foi feita e disse que estava lá para resolver o problema.
Informou que iria cancelar o contrato antigo já que o novo estava operacional com os equipamentos instalados. Citou que ia validar os dias que o contrato antigo ficou ativo até o dia da mudança de endereço. A partir deste dia ia conceder um desconto referente aos dias que a reclamação estava aberta.
Então ainda vou pagar uma fatura do contrato antigo mas referente somente aos dias antes da mudança.

Quanto ao contrato novo ele reforçou que o procedimento foi executado corretamente. O que ficou errado foi a atribuição dos produtos e seus valores.
Concedeu os descontos por 12 meses e vou continuar pagando o que eu pagava antes da mudança.
Fica agora a necessidade de levar os aparelhos que eu tinha em uma loja da Claro e ligar la na segunda pedindo o famoso rollback.
Também acho que vou solicitar uma visita, caso já não seja gerada devido ao rollback, para validação dos sinais. Na maior parte do dia o TX fica laranja. A noite com mais uso as vezes bate no vermelho.
Só que a internet não bambeia não, operando normal. Noto apenas umas quedas na velocidade no Speedtest.

image.png
pedir reparo externo, pra balancear o sinal
 
Apareceu essa plaquinha amarela aqui no poste em frente de casa

DSC4351.jpg
 
  • Curtir
Reações: gkz
Fala rapaziada,

Já tem um tempo que eu tava querendo testar uma fibra aqui no meu apartamento, mas como moro num prédio mais antigo e com apenas 6 apartamentos, a situação estava um pouco complicada. A VIVO passou a fibra no meu bairro em agosto do ano passado e desde então tentei contratar diversas vezes e a única coisa que consegui foi dor de cabeça. No meu vizinho de frente tem disponibilidade e no meu prédio não. Assinei com o endereço do vizinho e quando o técnico chegou, falei que a instalação seria aqui no meu prédio e ele disse “Ok, só vou mudar o endereço aqui na ordem de serviço porque não pode ficar errado lá no sistema”. Quando ele mudou o endereço no sistema, o sistema cancelou o pedido automaticamente, pois segundo o sistema não existe disponibilidade no meu endereço específico. Tentei falar com o supervisor da área, disseram que iam mandar gente aqui, falar com a sindíca... uma hora falava que tinha que fazer adequação predial, outra era só puxar a fibra pro meu apartamento... enfim, uma confusão só que me fez desistir da VIVO. Fui procurar uma outra operadora regional, a BLINK (quem é de BH e região talvez conheça). Não tem nenhum CTO deles na minha rua, somente a uns dois quarteirões daqui e eles se prontificaram a instalar numa boa. O técnico veio no último sábado e instalou o serviço e agora estou aqui pra fazer um comparativo deles com a CLARO.

OBS: MEU INTUITO COM ESSE POST NÃO É CRIAR POLÊMICA QUE A FIBRA É MELHOR, QUE O HFC É MELHOR OU BLA BLA BLA, ESTOU AQUI PARA MOSTRAR COMO CADA UM DOS SERVIÇOS FUNCIONA NA MINHA REGIÃO.

1 – Planos e Preços

Eu era assinante somente do plano de internet de 500/35 da CLARO. Pago R$99,99 + R$5,00 do boleto bancário = R$104,99/mês. De uns meses pra cá, a velocidade subiu automaticamente para 700/50. Desde que cancelei a TV na última Black Friday, tive problemas com a fatura desde 15/12 até 15/05. No começo cobravam a TV mesmo eu já tendo cancelado e depois começaram a me cobrar um tal de “Revista Monet”. Tinha que entrar com reclamação na ANATEL para correção, era um saco. No final das contas corrigiram e a fatura que eu paguei essa semana (15/06) veio correta.

Na BLINK, eu assinei logo 1GB/500 por R$199,00. Preciso disso tudo? Talvez não, mas sempre quis testar o plano de 1GB e como tenho condições de arcar, acabei chutando o balde e pegando. Não chegou nenhuma fatura ainda, espero que não venha errado hehe.

Segue os planos ofertados por cada uma delas aqui na minha região (lembrando que a CLARO é HFC):
z0RxPAA.png

0D77IdE.png

2 – O equipamento fornecido
A BLINK instalou uma ONT Huawei OptiXstar EG8145X6 por aqui. Uma ONT bem legal, diga-se de passagem. Tem WIFI AX e várias opções de configuração abertas para o usuário final, achei bem legal. Fiz um teste rápido no wifi da ONT e fiquei surpreso:

OsEaiir.png

Quando do lado do roteador, ela não perdeu em nada pro meu Xiaomi AX3600. Em termos de alcance, não testei, porque como possuo uma rede Mesh que cobre a casa toda, não vi sentido em testar.

Estou com a CLARO desde 2016 e usei a bomba do Technicolor TC7337 até fevereiro/2021, quando ele morreu de vez e eles trocaram pro Technicolor CGA4233CLB. Nesse eu nem teste o wi-fi, ele sempre ficou em bridge.

3 – Minha rede + setup dos testes
Como falei anteriormente, minha rede é Mesh, formada da seguinte forma:

Modem da operadora em bridge -> Xiaomi AX3600 como roteador principal -> Xiaomi AX1800 ligado no cabo e fazendo Mesh como AX3600.

Na CLARO, eu só entrei no modem desliguei o wifi, coloquei em bridge e liguei no AX3600. Na BLINK, o processo é um pouco mais complicado. É preciso desligar o wifi da ONT, setar a WAN para Bridge e discar o PPPoE dentro do AX3600. Fiz esse procedimento com o auxílio do próprio técnico que veio instalar, ele foi muito solicito e me ajudou bastante nesse aspecto. Após ele me passar o usuário PPPoE e senha, configurei o AX3600 e a conexão funcionou numa boa.

Nos testes que fiz abaixo, usei o modem da CLARO ligado em bridge direto com meu PC, pois o AX3600, que controla toda a rede daqui de casa, já estava todo configurado para a BLINK.

Então basicamente ficou assim:

- Cenário de testes CLARO: Technicolor CGA4233CLB em bridge -> Meu PC

- Cenário de testes BLINK: ONT Huawei OptiXstar EG8145X6 em bridge -> Xiaomi AX3600 -> Meu PC

4 - Fornecimento de IPs
Quando contratei, a CLARO me forneceu um IP CGNAT e depois de muitas custas eles me forneceram um IPv4 público. Eles também disponibilizam IPv6 aqui na minha região.

A BLINK já me jogou de cara pro CGNAT (inclusive, no contrato tá explicito que o IP é CGNAT) e me deram um IPv6 válido também. Perguntei pra eles sobre o IPv4 público via atendimento no WhatsApp e a atendente disse que o IPv4 Fixo custava R$100,00/mês e que eles não tinham mais IPs pra disponibilizar. Fiquei meio surpreso com o preço.

(Tampei os IPs por segurança)

3TvMs1v.png
EB2PwWW.png

LZMncy9.png

5 – Testes de download
Fiz alguns testes de download mostrando um pouco das duas operadoras. Baixei alguns jogos na Steam, Battle Net e Rockstar Games Launcher. Também fiz os testes que o @KILLME sugeriu na página anterior. Os resultados foram:

- Steam
CLARO -> ~55.5 MB/s // 613 Mbps no gerenciador de tarefas
BLINK -> ~58.3 MB/s // 671 Mbps no gerenciador de tarefas

- Battle Net
CLARO -> ~65.16 MB/s // 585 Mbps no gerenciador de tarefas
BLINK -> ~74.81 MB/s // 675 Mbps no gerenciador de tarefas

- Rockstar Games Launcher
CLARO -> ~82.97 MB/s // 744 Mbps no gerenciador de tarefas
BLINK -> ~107.82 MB/s // 976 Mbps no gerenciador de tarefas

Downloads via IDM – Links by @KILLME:
(Esqueci de medir no gerenciador de tarefas)
- Server São Paulo:
CLARO -> ~95.325 MB/s
BLINK -> ~112.975 MB/s

- Server Los Angeles:
CLARO -> ~91.163 MB/s
BLINK -> ~45.467 MB/s

- Server New York:
CLARO -> ~93.113 MB/s
BLINK -> ~53.308 MB/s

- Server Londres:
CLARO -> ~77.349 MB/s
BLINK -> ~54.307 MB/s

- Server Tokyo:
CLARO -> ~82.145 MB/s
BLINK -> ~53.917 MB/s

(Eu conferi duas vezes pra ver se eu não tinha trocado os números e não, não está errado)

As velocidades pra dentro do Brasil as duas operadoras ficaram bem próximas, mas quando o assunto foi download internacional a CLARO se saiu bem melhor.

6 – Teste de upload
O teste consistiu em subir um vídeo de 11.5GB pro YouTube e ver a velocidade de upload

CLARO -> ~52.1 Mbps no gerenciador de tarefas
BLINK -> ~527 Mbps no gerenciador de tarefas

Aqui não teve nem comparação, a velocidade de upload da fibra esmagou a do HFC.

Confesso que fiquei meio sem saber como testar o upload de fato, então só me veio a cabeça subir um vídeo pro YouTube, se alguém tiver alguma outra sugestão, posso testar.

Segue o link para o print de todos os testes, não vou ficar colocando foto por foto aqui pra não poluir muito o post:

CLARO // BLINK

7 – Ping
Sempre joguei Warzone/CoD Vanguard na CLARO com o ping por volta dos 35ms. Na BLINK, estou jogando com 15ms cravados, menos da metade em relação ao HFC.

Um fato curioso que vale ressaltar é que na BLINK, as rotas para os servers do CoD e do FIFA estavam com erro na última quarta e durante o feriado de quinta-feira. Joguei sem problemas no último final de semana, mas especificamente nesses dias quando eu tentava conectar e sempre tomava disconnect. Ao falar com eles por WhatsApp a moça me falou que eles tavam tendo problemas com esses dois serviços em específico e que já estavam resolvendo. Joguei umas partidas hoje mais cedo e foi tudo de boa, aparentemente normal. Ótima forma de passar deixar um novo cliente com um pé atrás hehe.

8 – Conclusão
As duas internets são rápidas e atendem numa boa 99% dos usuários, mas como aqui no fórum nós estamos nesse 1% dos entusiastas, vamos a alguns pontos:
  • Em relação a velocidade dentro do Brasil, as duas operadoras ficaram lado a lado
  • O ping pra mim é muito importante então a BLINK tem uma grande vantagem
  • Ambas funcionam muito bem e sem travar em qualquer site, serviço de streaming ou jogo
  • A BLINK me parece ser um pouco mais responsiva, você clica e já carrega, já aparece tudo. A CLARO você sente um carregamento (nada de mais, você só percebe se parar pra ver de perto)
  • Tive poucos problemas com a CLARO em termos de desconexão, espero que com a BLINK também seja assim
  • Em termos de atendimento, gostei do WhatsApp que a BLINK oferece, você consegue resolver quase tudo por lá e com humanos
  • Internet não é só velocidade, o ping, tecnologia e principalmente as rotas têm um papel extremamente importante no uso do dia a dia
  • Acho que o ideal seria unir o melhor dos dois mundos: as rotas internacionais da CLARO com a fibra da BLINK. A CLARO Fibra deve ser um serviço bem legal justamente por isso
É isso rapaziada, devo acabar cancelando a CLARO e ficando só com a BLINK, mas como preciso ver como vai ser a fidelidade na CLARO, pois quando eu peguei 500/35 por R$99,00 na Black Friday deve ter renovado a fidelidade, então veremos.

Se tiver algum outro teste que vocês achem válido fazer é só falar.

Vlw!
 
Muito bom os testes.

As velocidades pra dentro do Brasil as duas operadoras ficaram bem próximas, mas quando o assunto foi download internacional a CLARO se saiu bem melhor.

Isso é imbatível na Claro e não depende de região. Dentro do país a Claro deixa a desejar em muitos lugares.


Confesso que fiquei meio sem saber como testar o upload de fato, então só me veio a cabeça subir um vídeo pro YouTube, se alguém tiver alguma outra sugestão, posso testar.

Upload da para testar no Google Drive de uma conta do gmail. Conta na microsoft tem 5 Gb gratis no onedrive tbm.
 
Fala rapaziada,

Já tem um tempo que eu tava querendo testar uma fibra aqui no meu apartamento, mas como moro num prédio mais antigo e com apenas 6 apartamentos, a situação estava um pouco complicada. A VIVO passou a fibra no meu bairro em agosto do ano passado e desde então tentei contratar diversas vezes e a única coisa que consegui foi dor de cabeça. No meu vizinho de frente tem disponibilidade e no meu prédio não. Assinei com o endereço do vizinho e quando o técnico chegou, falei que a instalação seria aqui no meu prédio e ele disse “Ok, só vou mudar o endereço aqui na ordem de serviço porque não pode ficar errado lá no sistema”. Quando ele mudou o endereço no sistema, o sistema cancelou o pedido automaticamente, pois segundo o sistema não existe disponibilidade no meu endereço específico. Tentei falar com o supervisor da área, disseram que iam mandar gente aqui, falar com a sindíca... uma hora falava que tinha que fazer adequação predial, outra era só puxar a fibra pro meu apartamento... enfim, uma confusão só que me fez desistir da VIVO. Fui procurar uma outra operadora regional, a BLINK (quem é de BH e região talvez conheça). Não tem nenhum CTO deles na minha rua, somente a uns dois quarteirões daqui e eles se prontificaram a instalar numa boa. O técnico veio no último sábado e instalou o serviço e agora estou aqui pra fazer um comparativo deles com a CLARO.

OBS: MEU INTUITO COM ESSE POST NÃO É CRIAR POLÊMICA QUE A FIBRA É MELHOR, QUE O HFC É MELHOR OU BLA BLA BLA, ESTOU AQUI PARA MOSTRAR COMO CADA UM DOS SERVIÇOS FUNCIONA NA MINHA REGIÃO.

1 – Planos e Preços

Eu era assinante somente do plano de internet de 500/35 da CLARO. Pago R$99,99 + R$5,00 do boleto bancário = R$104,99/mês. De uns meses pra cá, a velocidade subiu automaticamente para 700/50. Desde que cancelei a TV na última Black Friday, tive problemas com a fatura desde 15/12 até 15/05. No começo cobravam a TV mesmo eu já tendo cancelado e depois começaram a me cobrar um tal de “Revista Monet”. Tinha que entrar com reclamação na ANATEL para correção, era um saco. No final das contas corrigiram e a fatura que eu paguei essa semana (15/06) veio correta.

Na BLINK, eu assinei logo 1GB/500 por R$199,00. Preciso disso tudo? Talvez não, mas sempre quis testar o plano de 1GB e como tenho condições de arcar, acabei chutando o balde e pegando. Não chegou nenhuma fatura ainda, espero que não venha errado hehe.

Segue os planos ofertados por cada uma delas aqui na minha região (lembrando que a CLARO é HFC):
z0RxPAA.png

0D77IdE.png

2 – O equipamento fornecido
A BLINK instalou uma ONT Huawei OptiXstar EG8145X6 por aqui. Uma ONT bem legal, diga-se de passagem. Tem WIFI AX e várias opções de configuração abertas para o usuário final, achei bem legal. Fiz um teste rápido no wifi da ONT e fiquei surpreso:

OsEaiir.png

Quando do lado do roteador, ela não perdeu em nada pro meu Xiaomi AX3600. Em termos de alcance, não testei, porque como possuo uma rede Mesh que cobre a casa toda, não vi sentido em testar.

Estou com a CLARO desde 2016 e usei a bomba do Technicolor TC7337 até fevereiro/2021, quando ele morreu de vez e eles trocaram pro Technicolor CGA4233CLB. Nesse eu nem teste o wi-fi, ele sempre ficou em bridge.

3 – Minha rede + setup dos testes
Como falei anteriormente, minha rede é Mesh, formada da seguinte forma:

Modem da operadora em bridge -> Xiaomi AX3600 como roteador principal -> Xiaomi AX1800 ligado no cabo e fazendo Mesh como AX3600.

Na CLARO, eu só entrei no modem desliguei o wifi, coloquei em bridge e liguei no AX3600. Na BLINK, o processo é um pouco mais complicado. É preciso desligar o wifi da ONT, setar a WAN para Bridge e discar o PPPoE dentro do AX3600. Fiz esse procedimento com o auxílio do próprio técnico que veio instalar, ele foi muito solicito e me ajudou bastante nesse aspecto. Após ele me passar o usuário PPPoE e senha, configurei o AX3600 e a conexão funcionou numa boa.

Nos testes que fiz abaixo, usei o modem da CLARO ligado em bridge direto com meu PC, pois o AX3600, que controla toda a rede daqui de casa, já estava todo configurado para a BLINK.

Então basicamente ficou assim:

- Cenário de testes CLARO: Technicolor CGA4233CLB em bridge -> Meu PC

- Cenário de testes BLINK: ONT Huawei OptiXstar EG8145X6 em bridge -> Xiaomi AX3600 -> Meu PC

4 - Fornecimento de IPs
Quando contratei, a CLARO me forneceu um IP CGNAT e depois de muitas custas eles me forneceram um IPv4 público. Eles também disponibilizam IPv6 aqui na minha região.

A BLINK já me jogou de cara pro CGNAT (inclusive, no contrato tá explicito que o IP é CGNAT) e me deram um IPv6 válido também. Perguntei pra eles sobre o IPv4 público via atendimento no WhatsApp e a atendente disse que o IPv4 Fixo custava R$100,00/mês e que eles não tinham mais IPs pra disponibilizar. Fiquei meio surpreso com o preço.

(Tampei os IPs por segurança)

3TvMs1v.png
EB2PwWW.png

LZMncy9.png

5 – Testes de download
Fiz alguns testes de download mostrando um pouco das duas operadoras. Baixei alguns jogos na Steam, Battle Net e Rockstar Games Launcher. Também fiz os testes que o @KILLME sugeriu na página anterior. Os resultados foram:

- Steam
CLARO -> ~55.5 MB/s // 613 Mbps no gerenciador de tarefas
BLINK -> ~58.3 MB/s // 671 Mbps no gerenciador de tarefas

- Battle Net
CLARO -> ~65.16 MB/s // 585 Mbps no gerenciador de tarefas
BLINK -> ~74.81 MB/s // 675 Mbps no gerenciador de tarefas

- Rockstar Games Launcher
CLARO -> ~82.97 MB/s // 744 Mbps no gerenciador de tarefas
BLINK -> ~107.82 MB/s // 976 Mbps no gerenciador de tarefas

Downloads via IDM – Links by @KILLME:
(Esqueci de medir no gerenciador de tarefas)
- Server São Paulo:
CLARO -> ~95.325 MB/s
BLINK -> ~112.975 MB/s

- Server Los Angeles:
CLARO -> ~91.163 MB/s
BLINK -> ~45.467 MB/s

- Server New York:
CLARO -> ~93.113 MB/s
BLINK -> ~53.308 MB/s

- Server Londres:
CLARO -> ~77.349 MB/s
BLINK -> ~54.307 MB/s

- Server Tokyo:
CLARO -> ~82.145 MB/s
BLINK -> ~53.917 MB/s

(Eu conferi duas vezes pra ver se eu não tinha trocado os números e não, não está errado)

As velocidades pra dentro do Brasil as duas operadoras ficaram bem próximas, mas quando o assunto foi download internacional a CLARO se saiu bem melhor.

6 – Teste de upload
O teste consistiu em subir um vídeo de 11.5GB pro YouTube e ver a velocidade de upload

CLARO -> ~52.1 Mbps no gerenciador de tarefas
BLINK -> ~527 Mbps no gerenciador de tarefas

Aqui não teve nem comparação, a velocidade de upload da fibra esmagou a do HFC.

Confesso que fiquei meio sem saber como testar o upload de fato, então só me veio a cabeça subir um vídeo pro YouTube, se alguém tiver alguma outra sugestão, posso testar.

Segue o link para o print de todos os testes, não vou ficar colocando foto por foto aqui pra não poluir muito o post:

CLARO // BLINK

7 – Ping
Sempre joguei Warzone/CoD Vanguard na CLARO com o ping por volta dos 35ms. Na BLINK, estou jogando com 15ms cravados, menos da metade em relação ao HFC.

Um fato curioso que vale ressaltar é que na BLINK, as rotas para os servers do CoD e do FIFA estavam com erro na última quarta e durante o feriado de quinta-feira. Joguei sem problemas no último final de semana, mas especificamente nesses dias quando eu tentava conectar e sempre tomava disconnect. Ao falar com eles por WhatsApp a moça me falou que eles tavam tendo problemas com esses dois serviços em específico e que já estavam resolvendo. Joguei umas partidas hoje mais cedo e foi tudo de boa, aparentemente normal. Ótima forma de passar deixar um novo cliente com um pé atrás hehe.

8 – Conclusão
As duas internets são rápidas e atendem numa boa 99% dos usuários, mas como aqui no fórum nós estamos nesse 1% dos entusiastas, vamos a alguns pontos:
  • Em relação a velocidade dentro do Brasil, as duas operadoras ficaram lado a lado
  • O ping pra mim é muito importante então a BLINK tem uma grande vantagem
  • Ambas funcionam muito bem e sem travar em qualquer site, serviço de streaming ou jogo
  • A BLINK me parece ser um pouco mais responsiva, você clica e já carrega, já aparece tudo. A CLARO você sente um carregamento (nada de mais, você só percebe se parar pra ver de perto)
  • Tive poucos problemas com a CLARO em termos de desconexão, espero que com a BLINK também seja assim
  • Em termos de atendimento, gostei do WhatsApp que a BLINK oferece, você consegue resolver quase tudo por lá e com humanos
  • Internet não é só velocidade, o ping, tecnologia e principalmente as rotas têm um papel extremamente importante no uso do dia a dia
  • Acho que o ideal seria unir o melhor dos dois mundos: as rotas internacionais da CLARO com a fibra da BLINK. A CLARO Fibra deve ser um serviço bem legal justamente por isso
É isso rapaziada, devo acabar cancelando a CLARO e ficando só com a BLINK, mas como preciso ver como vai ser a fidelidade na CLARO, pois quando eu peguei 500/35 por R$99,00 na Black Friday deve ter renovado a fidelidade, então veremos.

Se tiver algum outro teste que vocês achem válido fazer é só falar.

Vlw!
Ta de parabéns pelo relato 👏
👏
👏
👏
👏

Muitos seguissem assim como voce, pela paciência, sem ego, sem soberba, firmando sempre mostrar pras operadoras que o mundo nao foi feito pra voltar seculos passados. Menos guerra, menos competição surreal...

As outras como a blink chegaram pelos erros das "grandes". Parabéns mesmo! Assim educa a galera expressar o que se passa dentro de casa com uma INTERNET 👏
 
Fala rapaziada,

Já tem um tempo que eu tava querendo testar uma fibra aqui no meu apartamento, mas como moro num prédio mais antigo e com apenas 6 apartamentos, a situação estava um pouco complicada. A VIVO passou a fibra no meu bairro em agosto do ano passado e desde então tentei contratar diversas vezes e a única coisa que consegui foi dor de cabeça. No meu vizinho de frente tem disponibilidade e no meu prédio não. Assinei com o endereço do vizinho e quando o técnico chegou, falei que a instalação seria aqui no meu prédio e ele disse “Ok, só vou mudar o endereço aqui na ordem de serviço porque não pode ficar errado lá no sistema”. Quando ele mudou o endereço no sistema, o sistema cancelou o pedido automaticamente, pois segundo o sistema não existe disponibilidade no meu endereço específico. Tentei falar com o supervisor da área, disseram que iam mandar gente aqui, falar com a sindíca... uma hora falava que tinha que fazer adequação predial, outra era só puxar a fibra pro meu apartamento... enfim, uma confusão só que me fez desistir da VIVO. Fui procurar uma outra operadora regional, a BLINK (quem é de BH e região talvez conheça). Não tem nenhum CTO deles na minha rua, somente a uns dois quarteirões daqui e eles se prontificaram a instalar numa boa. O técnico veio no último sábado e instalou o serviço e agora estou aqui pra fazer um comparativo deles com a CLARO.

OBS: MEU INTUITO COM ESSE POST NÃO É CRIAR POLÊMICA QUE A FIBRA É MELHOR, QUE O HFC É MELHOR OU BLA BLA BLA, ESTOU AQUI PARA MOSTRAR COMO CADA UM DOS SERVIÇOS FUNCIONA NA MINHA REGIÃO.

1 – Planos e Preços

Eu era assinante somente do plano de internet de 500/35 da CLARO. Pago R$99,99 + R$5,00 do boleto bancário = R$104,99/mês. De uns meses pra cá, a velocidade subiu automaticamente para 700/50. Desde que cancelei a TV na última Black Friday, tive problemas com a fatura desde 15/12 até 15/05. No começo cobravam a TV mesmo eu já tendo cancelado e depois começaram a me cobrar um tal de “Revista Monet”. Tinha que entrar com reclamação na ANATEL para correção, era um saco. No final das contas corrigiram e a fatura que eu paguei essa semana (15/06) veio correta.

Na BLINK, eu assinei logo 1GB/500 por R$199,00. Preciso disso tudo? Talvez não, mas sempre quis testar o plano de 1GB e como tenho condições de arcar, acabei chutando o balde e pegando. Não chegou nenhuma fatura ainda, espero que não venha errado hehe.

Segue os planos ofertados por cada uma delas aqui na minha região (lembrando que a CLARO é HFC):
z0RxPAA.png

0D77IdE.png

2 – O equipamento fornecido
A BLINK instalou uma ONT Huawei OptiXstar EG8145X6 por aqui. Uma ONT bem legal, diga-se de passagem. Tem WIFI AX e várias opções de configuração abertas para o usuário final, achei bem legal. Fiz um teste rápido no wifi da ONT e fiquei surpreso:

OsEaiir.png

Quando do lado do roteador, ela não perdeu em nada pro meu Xiaomi AX3600. Em termos de alcance, não testei, porque como possuo uma rede Mesh que cobre a casa toda, não vi sentido em testar.

Estou com a CLARO desde 2016 e usei a bomba do Technicolor TC7337 até fevereiro/2021, quando ele morreu de vez e eles trocaram pro Technicolor CGA4233CLB. Nesse eu nem teste o wi-fi, ele sempre ficou em bridge.

3 – Minha rede + setup dos testes
Como falei anteriormente, minha rede é Mesh, formada da seguinte forma:

Modem da operadora em bridge -> Xiaomi AX3600 como roteador principal -> Xiaomi AX1800 ligado no cabo e fazendo Mesh como AX3600.

Na CLARO, eu só entrei no modem desliguei o wifi, coloquei em bridge e liguei no AX3600. Na BLINK, o processo é um pouco mais complicado. É preciso desligar o wifi da ONT, setar a WAN para Bridge e discar o PPPoE dentro do AX3600. Fiz esse procedimento com o auxílio do próprio técnico que veio instalar, ele foi muito solicito e me ajudou bastante nesse aspecto. Após ele me passar o usuário PPPoE e senha, configurei o AX3600 e a conexão funcionou numa boa.

Nos testes que fiz abaixo, usei o modem da CLARO ligado em bridge direto com meu PC, pois o AX3600, que controla toda a rede daqui de casa, já estava todo configurado para a BLINK.

Então basicamente ficou assim:

- Cenário de testes CLARO: Technicolor CGA4233CLB em bridge -> Meu PC

- Cenário de testes BLINK: ONT Huawei OptiXstar EG8145X6 em bridge -> Xiaomi AX3600 -> Meu PC

4 - Fornecimento de IPs
Quando contratei, a CLARO me forneceu um IP CGNAT e depois de muitas custas eles me forneceram um IPv4 público. Eles também disponibilizam IPv6 aqui na minha região.

A BLINK já me jogou de cara pro CGNAT (inclusive, no contrato tá explicito que o IP é CGNAT) e me deram um IPv6 válido também. Perguntei pra eles sobre o IPv4 público via atendimento no WhatsApp e a atendente disse que o IPv4 Fixo custava R$100,00/mês e que eles não tinham mais IPs pra disponibilizar. Fiquei meio surpreso com o preço.

(Tampei os IPs por segurança)

3TvMs1v.png
EB2PwWW.png

LZMncy9.png

5 – Testes de download
Fiz alguns testes de download mostrando um pouco das duas operadoras. Baixei alguns jogos na Steam, Battle Net e Rockstar Games Launcher. Também fiz os testes que o @KILLME sugeriu na página anterior. Os resultados foram:

- Steam
CLARO -> ~55.5 MB/s // 613 Mbps no gerenciador de tarefas
BLINK -> ~58.3 MB/s // 671 Mbps no gerenciador de tarefas

- Battle Net
CLARO -> ~65.16 MB/s // 585 Mbps no gerenciador de tarefas
BLINK -> ~74.81 MB/s // 675 Mbps no gerenciador de tarefas

- Rockstar Games Launcher
CLARO -> ~82.97 MB/s // 744 Mbps no gerenciador de tarefas
BLINK -> ~107.82 MB/s // 976 Mbps no gerenciador de tarefas

Downloads via IDM – Links by @KILLME:
(Esqueci de medir no gerenciador de tarefas)
- Server São Paulo:
CLARO -> ~95.325 MB/s
BLINK -> ~112.975 MB/s

- Server Los Angeles:
CLARO -> ~91.163 MB/s
BLINK -> ~45.467 MB/s

- Server New York:
CLARO -> ~93.113 MB/s
BLINK -> ~53.308 MB/s

- Server Londres:
CLARO -> ~77.349 MB/s
BLINK -> ~54.307 MB/s

- Server Tokyo:
CLARO -> ~82.145 MB/s
BLINK -> ~53.917 MB/s

(Eu conferi duas vezes pra ver se eu não tinha trocado os números e não, não está errado)

As velocidades pra dentro do Brasil as duas operadoras ficaram bem próximas, mas quando o assunto foi download internacional a CLARO se saiu bem melhor.

6 – Teste de upload
O teste consistiu em subir um vídeo de 11.5GB pro YouTube e ver a velocidade de upload

CLARO -> ~52.1 Mbps no gerenciador de tarefas
BLINK -> ~527 Mbps no gerenciador de tarefas

Aqui não teve nem comparação, a velocidade de upload da fibra esmagou a do HFC.

Confesso que fiquei meio sem saber como testar o upload de fato, então só me veio a cabeça subir um vídeo pro YouTube, se alguém tiver alguma outra sugestão, posso testar.

Segue o link para o print de todos os testes, não vou ficar colocando foto por foto aqui pra não poluir muito o post:

CLARO // BLINK

7 – Ping
Sempre joguei Warzone/CoD Vanguard na CLARO com o ping por volta dos 35ms. Na BLINK, estou jogando com 15ms cravados, menos da metade em relação ao HFC.

Um fato curioso que vale ressaltar é que na BLINK, as rotas para os servers do CoD e do FIFA estavam com erro na última quarta e durante o feriado de quinta-feira. Joguei sem problemas no último final de semana, mas especificamente nesses dias quando eu tentava conectar e sempre tomava disconnect. Ao falar com eles por WhatsApp a moça me falou que eles tavam tendo problemas com esses dois serviços em específico e que já estavam resolvendo. Joguei umas partidas hoje mais cedo e foi tudo de boa, aparentemente normal. Ótima forma de passar deixar um novo cliente com um pé atrás hehe.

8 – Conclusão
As duas internets são rápidas e atendem numa boa 99% dos usuários, mas como aqui no fórum nós estamos nesse 1% dos entusiastas, vamos a alguns pontos:
  • Em relação a velocidade dentro do Brasil, as duas operadoras ficaram lado a lado
  • O ping pra mim é muito importante então a BLINK tem uma grande vantagem
  • Ambas funcionam muito bem e sem travar em qualquer site, serviço de streaming ou jogo
  • A BLINK me parece ser um pouco mais responsiva, você clica e já carrega, já aparece tudo. A CLARO você sente um carregamento (nada de mais, você só percebe se parar pra ver de perto)
  • Tive poucos problemas com a CLARO em termos de desconexão, espero que com a BLINK também seja assim
  • Em termos de atendimento, gostei do WhatsApp que a BLINK oferece, você consegue resolver quase tudo por lá e com humanos
  • Internet não é só velocidade, o ping, tecnologia e principalmente as rotas têm um papel extremamente importante no uso do dia a dia
  • Acho que o ideal seria unir o melhor dos dois mundos: as rotas internacionais da CLARO com a fibra da BLINK. A CLARO Fibra deve ser um serviço bem legal justamente por isso
É isso rapaziada, devo acabar cancelando a CLARO e ficando só com a BLINK, mas como preciso ver como vai ser a fidelidade na CLARO, pois quando eu peguei 500/35 por R$99,00 na Black Friday deve ter renovado a fidelidade, então veremos.

Se tiver algum outro teste que vocês achem válido fazer é só falar.

Vlw!
Realmente o internacional da Claro é muito bom...
 
Fala rapaziada,

Já tem um tempo que eu tava querendo testar uma fibra aqui no meu apartamento, mas como moro num prédio mais antigo e com apenas 6 apartamentos, a situação estava um pouco complicada. A VIVO passou a fibra no meu bairro em agosto do ano passado e desde então tentei contratar diversas vezes e a única coisa que consegui foi dor de cabeça. No meu vizinho de frente tem disponibilidade e no meu prédio não. Assinei com o endereço do vizinho e quando o técnico chegou, falei que a instalação seria aqui no meu prédio e ele disse “Ok, só vou mudar o endereço aqui na ordem de serviço porque não pode ficar errado lá no sistema”. Quando ele mudou o endereço no sistema, o sistema cancelou o pedido automaticamente, pois segundo o sistema não existe disponibilidade no meu endereço específico. Tentei falar com o supervisor da área, disseram que iam mandar gente aqui, falar com a sindíca... uma hora falava que tinha que fazer adequação predial, outra era só puxar a fibra pro meu apartamento... enfim, uma confusão só que me fez desistir da VIVO. Fui procurar uma outra operadora regional, a BLINK (quem é de BH e região talvez conheça). Não tem nenhum CTO deles na minha rua, somente a uns dois quarteirões daqui e eles se prontificaram a instalar numa boa. O técnico veio no último sábado e instalou o serviço e agora estou aqui pra fazer um comparativo deles com a CLARO.

OBS: MEU INTUITO COM ESSE POST NÃO É CRIAR POLÊMICA QUE A FIBRA É MELHOR, QUE O HFC É MELHOR OU BLA BLA BLA, ESTOU AQUI PARA MOSTRAR COMO CADA UM DOS SERVIÇOS FUNCIONA NA MINHA REGIÃO.

1 – Planos e Preços

Eu era assinante somente do plano de internet de 500/35 da CLARO. Pago R$99,99 + R$5,00 do boleto bancário = R$104,99/mês. De uns meses pra cá, a velocidade subiu automaticamente para 700/50. Desde que cancelei a TV na última Black Friday, tive problemas com a fatura desde 15/12 até 15/05. No começo cobravam a TV mesmo eu já tendo cancelado e depois começaram a me cobrar um tal de “Revista Monet”. Tinha que entrar com reclamação na ANATEL para correção, era um saco. No final das contas corrigiram e a fatura que eu paguei essa semana (15/06) veio correta.

Na BLINK, eu assinei logo 1GB/500 por R$199,00. Preciso disso tudo? Talvez não, mas sempre quis testar o plano de 1GB e como tenho condições de arcar, acabei chutando o balde e pegando. Não chegou nenhuma fatura ainda, espero que não venha errado hehe.

Segue os planos ofertados por cada uma delas aqui na minha região (lembrando que a CLARO é HFC):
z0RxPAA.png

0D77IdE.png

2 – O equipamento fornecido
A BLINK instalou uma ONT Huawei OptiXstar EG8145X6 por aqui. Uma ONT bem legal, diga-se de passagem. Tem WIFI AX e várias opções de configuração abertas para o usuário final, achei bem legal. Fiz um teste rápido no wifi da ONT e fiquei surpreso:

OsEaiir.png

Quando do lado do roteador, ela não perdeu em nada pro meu Xiaomi AX3600. Em termos de alcance, não testei, porque como possuo uma rede Mesh que cobre a casa toda, não vi sentido em testar.

Estou com a CLARO desde 2016 e usei a bomba do Technicolor TC7337 até fevereiro/2021, quando ele morreu de vez e eles trocaram pro Technicolor CGA4233CLB. Nesse eu nem teste o wi-fi, ele sempre ficou em bridge.

3 – Minha rede + setup dos testes
Como falei anteriormente, minha rede é Mesh, formada da seguinte forma:

Modem da operadora em bridge -> Xiaomi AX3600 como roteador principal -> Xiaomi AX1800 ligado no cabo e fazendo Mesh como AX3600.

Na CLARO, eu só entrei no modem desliguei o wifi, coloquei em bridge e liguei no AX3600. Na BLINK, o processo é um pouco mais complicado. É preciso desligar o wifi da ONT, setar a WAN para Bridge e discar o PPPoE dentro do AX3600. Fiz esse procedimento com o auxílio do próprio técnico que veio instalar, ele foi muito solicito e me ajudou bastante nesse aspecto. Após ele me passar o usuário PPPoE e senha, configurei o AX3600 e a conexão funcionou numa boa.

Nos testes que fiz abaixo, usei o modem da CLARO ligado em bridge direto com meu PC, pois o AX3600, que controla toda a rede daqui de casa, já estava todo configurado para a BLINK.

Então basicamente ficou assim:

- Cenário de testes CLARO: Technicolor CGA4233CLB em bridge -> Meu PC

- Cenário de testes BLINK: ONT Huawei OptiXstar EG8145X6 em bridge -> Xiaomi AX3600 -> Meu PC

4 - Fornecimento de IPs
Quando contratei, a CLARO me forneceu um IP CGNAT e depois de muitas custas eles me forneceram um IPv4 público. Eles também disponibilizam IPv6 aqui na minha região.

A BLINK já me jogou de cara pro CGNAT (inclusive, no contrato tá explicito que o IP é CGNAT) e me deram um IPv6 válido também. Perguntei pra eles sobre o IPv4 público via atendimento no WhatsApp e a atendente disse que o IPv4 Fixo custava R$100,00/mês e que eles não tinham mais IPs pra disponibilizar. Fiquei meio surpreso com o preço.

(Tampei os IPs por segurança)

3TvMs1v.png
EB2PwWW.png

LZMncy9.png

5 – Testes de download
Fiz alguns testes de download mostrando um pouco das duas operadoras. Baixei alguns jogos na Steam, Battle Net e Rockstar Games Launcher. Também fiz os testes que o @KILLME sugeriu na página anterior. Os resultados foram:

- Steam
CLARO -> ~55.5 MB/s // 613 Mbps no gerenciador de tarefas
BLINK -> ~58.3 MB/s // 671 Mbps no gerenciador de tarefas

- Battle Net
CLARO -> ~65.16 MB/s // 585 Mbps no gerenciador de tarefas
BLINK -> ~74.81 MB/s // 675 Mbps no gerenciador de tarefas

- Rockstar Games Launcher
CLARO -> ~82.97 MB/s // 744 Mbps no gerenciador de tarefas
BLINK -> ~107.82 MB/s // 976 Mbps no gerenciador de tarefas

Downloads via IDM – Links by @KILLME:
(Esqueci de medir no gerenciador de tarefas)
- Server São Paulo:
CLARO -> ~95.325 MB/s
BLINK -> ~112.975 MB/s

- Server Los Angeles:
CLARO -> ~91.163 MB/s
BLINK -> ~45.467 MB/s

- Server New York:
CLARO -> ~93.113 MB/s
BLINK -> ~53.308 MB/s

- Server Londres:
CLARO -> ~77.349 MB/s
BLINK -> ~54.307 MB/s

- Server Tokyo:
CLARO -> ~82.145 MB/s
BLINK -> ~53.917 MB/s

(Eu conferi duas vezes pra ver se eu não tinha trocado os números e não, não está errado)

As velocidades pra dentro do Brasil as duas operadoras ficaram bem próximas, mas quando o assunto foi download internacional a CLARO se saiu bem melhor.

6 – Teste de upload
O teste consistiu em subir um vídeo de 11.5GB pro YouTube e ver a velocidade de upload

CLARO -> ~52.1 Mbps no gerenciador de tarefas
BLINK -> ~527 Mbps no gerenciador de tarefas

Aqui não teve nem comparação, a velocidade de upload da fibra esmagou a do HFC.

Confesso que fiquei meio sem saber como testar o upload de fato, então só me veio a cabeça subir um vídeo pro YouTube, se alguém tiver alguma outra sugestão, posso testar.

Segue o link para o print de todos os testes, não vou ficar colocando foto por foto aqui pra não poluir muito o post:

CLARO // BLINK

7 – Ping
Sempre joguei Warzone/CoD Vanguard na CLARO com o ping por volta dos 35ms. Na BLINK, estou jogando com 15ms cravados, menos da metade em relação ao HFC.

Um fato curioso que vale ressaltar é que na BLINK, as rotas para os servers do CoD e do FIFA estavam com erro na última quarta e durante o feriado de quinta-feira. Joguei sem problemas no último final de semana, mas especificamente nesses dias quando eu tentava conectar e sempre tomava disconnect. Ao falar com eles por WhatsApp a moça me falou que eles tavam tendo problemas com esses dois serviços em específico e que já estavam resolvendo. Joguei umas partidas hoje mais cedo e foi tudo de boa, aparentemente normal. Ótima forma de passar deixar um novo cliente com um pé atrás hehe.

8 – Conclusão
As duas internets são rápidas e atendem numa boa 99% dos usuários, mas como aqui no fórum nós estamos nesse 1% dos entusiastas, vamos a alguns pontos:
  • Em relação a velocidade dentro do Brasil, as duas operadoras ficaram lado a lado
  • O ping pra mim é muito importante então a BLINK tem uma grande vantagem
  • Ambas funcionam muito bem e sem travar em qualquer site, serviço de streaming ou jogo
  • A BLINK me parece ser um pouco mais responsiva, você clica e já carrega, já aparece tudo. A CLARO você sente um carregamento (nada de mais, você só percebe se parar pra ver de perto)
  • Tive poucos problemas com a CLARO em termos de desconexão, espero que com a BLINK também seja assim
  • Em termos de atendimento, gostei do WhatsApp que a BLINK oferece, você consegue resolver quase tudo por lá e com humanos
  • Internet não é só velocidade, o ping, tecnologia e principalmente as rotas têm um papel extremamente importante no uso do dia a dia
  • Acho que o ideal seria unir o melhor dos dois mundos: as rotas internacionais da CLARO com a fibra da BLINK. A CLARO Fibra deve ser um serviço bem legal justamente por isso
É isso rapaziada, devo acabar cancelando a CLARO e ficando só com a BLINK, mas como preciso ver como vai ser a fidelidade na CLARO, pois quando eu peguei 500/35 por R$99,00 na Black Friday deve ter renovado a fidelidade, então veremos.

Se tiver algum outro teste que vocês achem válido fazer é só falar.

Vlw!

Amigo, parabens pelo relato, se ela for estavel só por esse atendimento proximo ao cliente eu já manteria facilmente coisa que não temos nas grandes. Obviamente se você não trabalhar com link internacional tambem.
 
Alguém aqui usa o Kaon CG300?
Sabem se ele tem modo bridge?

Eu comprei um aspirador de pó robo que não está conectando na rede, nem quando uso outro modem para rotear o sinal wifi dele. Vi alguém com o mesmo problema no reclame aqui e essa pessoa dizia que era problema na rede da claro, pois o robo funcionou em outras operadoras.
Já tiveram problemas com ela?
 
Alguém aqui usa o Kaon CG300?
Sabem se ele tem modo bridge?

Eu comprei um aspirador de pó robo que não está conectando na rede, nem quando uso outro modem para rotear o sinal wifi dele. Vi alguém com o mesmo problema no reclame aqui e essa pessoa dizia que era problema na rede da claro, pois o robo funcionou em outras operadoras.
Já tiveram problemas com ela?
Sim, tem Bridge sim. Aqui instalaram ele e no primeiro dia virei para Bridge.
Estava impossível usar o wifi dele. Ligação no Whatsapp falhando, assistir streaming na TV via wifi era impossível.
Testei alguns canais diferentes e o problema persistiu. Como não tenho paciência para esses modens da Claro, mudei para Bridge.

Acessa 192.168.0.1 > Vai em Configurações avançadas > Embaixo do logo da Claro vai aparecer um Menu. Clica nele e vai em Rede > Configurações Básicas > Rola a página para baixo até achar "Tipo de conexão WAN".
 
Alguém aqui usa o Kaon CG300?
Sabem se ele tem modo bridge?

Eu comprei um aspirador de pó robo que não está conectando na rede, nem quando uso outro modem para rotear o sinal wifi dele. Vi alguém com o mesmo problema no reclame aqui e essa pessoa dizia que era problema na rede da claro, pois o robo funcionou em outras operadoras.
Já tiveram problemas com ela?
tem modo bridge , vai precisar de um roteador parrudo
 
Sim, tem Bridge sim. Aqui instalaram ele e no primeiro dia virei para Bridge.
Estava impossível usar o wifi dele. Ligação no Whatsapp falhando, assistir streaming na TV via wifi era impossível.
Testei alguns canais diferentes e o problema persistiu. Como não tenho paciência para esses modens da Claro, mudei para Bridge.

Acessa 192.168.0.1 > Vai em Configurações avançadas > Embaixo do logo da Claro vai aparecer um Menu. Clica nele e vai em Rede > Configurações Básicas > Rola a página para baixo até achar "Tipo de conexão WAN".
obrigado! encontrei essa parte.

tem modo bridge , vai precisar de um roteador parrudo
eu tenho um intelbras action RG 1200, não sei se ele aguenta.

pessoal, eu tava vendo que o meu ta com CGNAT ativado, com ip na faixa dos 100, será que isso não interfere no IoT?
 
Alguém aqui usa o Kaon CG300?
Sabem se ele tem modo bridge?

Eu comprei um aspirador de pó robo que não está conectando na rede, nem quando uso outro modem para rotear o sinal wifi dele. Vi alguém com o mesmo problema no reclame aqui e essa pessoa dizia que era problema na rede da claro, pois o robo funcionou em outras operadoras.
Já tiveram problemas com ela?
Sim, tenho um Kaon e já usei bridge...só desativar o WiFi e vai nas opções de rede e deixa como "bridged". Ele vai reiniciar e você pode conectar um cabo de rede na LAN 1 e a outra ponta coloca na WAN de teu roteador próprio. O WiFi do Kaon é terrível aqui em casa, estou quase certo de receber um Technicolor CGA4233 com um técnico amigo meu aqui da cidade.
 
Os dados do Kaon CG3000 na página da FCC ID mostram que os rádios tem baixa potência tanto 2.4 como no 5Ghz. No 5GHz tem no máximo 220mW, já no 2.4Ghz 300mW. No portfólio da Claro deve ser um dos modelos com wi-fi mais fraco. O Humax HGJ 310 embora não seja grande coisa no 5GHz é bom no 2.4Ghz, eu não tenho os dados de potência dele, mas por experiência de uso ele deve ter no mínimo 800mW no 2.4GHz.

Para o meu uso qualquer um serve (bridge), uso roteador particular.
 
Última edição:
2.4Ghz do Kaon é decente (aqui passa por várias paredes sem problema), já o 5Ghz é uma piada.
 
Os dados do Kaon CG3000 na página da FCC ID mostram que os rádios tem baixa potência tanto 2.4 como no 5Ghz. No 5GHz tem no máximo 220mW, já no 2.4Ghz 300mW. No portfólio da Claro deve ser um dos modelos com wi-fi mais fraco. O Humax HGJ 310 embora não seja grande coisa no 5GHz é bom no 2.4Ghz, eu não tenho os dados de potência dele, mas por experiência de uso ele deve ter no mínimo 800mW no 2.4GHz.

Para o meu uso qualquer um serve (bridge), uso roteador particular.
Isso aí.. Tem tb o Technicolor que é bem potente..
Sobre o Humax, na Anatel dá pra procurar pelo certificado de homologação pelo numero 06418-19-04704
Mas eu nao confiaria muito nesses valores de 5Ghz pois eles sempre estão muito abaixo do que o FCCID costuma mostrar.

Frequency RangeTechnicolor CGA4233Kaon CG3000Arris TG3442CBN CH8568Humax HGJ 310
2.412-2.462 GHz716 mW300 mW313.3 mW605 mW906.3mW
5.18-5.24 GHz726 mW100 mW545.8 mW404 mW8.9mW *
5.745-5.825 GHz889 mW210 mW972.8 mW406 mW21.4mW *

* não sei se é o setup do teste, mas a potencia em 5GHz é sempre muito baixa.
 
Sobre o Humax, na Anatel dá pra procurar pelo certificado de homologação pelo numero 06418-19-04704


Frequency RangeTechnicolor CGA4233Kaon CG3000Arris TG3442CBN CH8568Humax HGJ 310
2.412-2.462 GHz716 mW300 mW313.3 mW605 mW906.3mW
5.18-5.24 GHz726 mW100 mW545.8 mW404 mW8.9mW *
5.745-5.825 GHz889 mW210 mW972.8 mW406 mW21.4mW *

Eu moro no quarto andar e consigo sinal para navegar na calçada do prédio na faixa de 2.4GHz com o Humax HGJ310, ele é praticamente um "quebra parede". No 5GHz a situação é bem diferente, é apenas razoável, mas para validar os valores de potência informados pela Anatel no 5GHz teríamos que partir para conclusão de que nessa faixa não há amplificador. O meu apartamento tem aproximadamente 100 metros quadrados, o router está instalado no centro do imóvel, sem dúvida nas extremidades há pontos cegos, a cobertura do 5GHz é mediana/medíocre, mas é difícil associá-la com 21.4mW.

Se a versão usada pela Claro tiver 21.4mW não há amplificador de potência no 5GHz, apenas no rádio 2.4GHz.
 
Última edição:
Isso aí.. Tem tb o Technicolor que é bem potente..
Sobre o Humax, na Anatel dá pra procurar pelo certificado de homologação pelo numero 06418-19-04704
Mas eu nao confiaria muito nesses valores de 5Ghz pois eles sempre estão muito abaixo do que o FCCID costuma mostrar.

Frequency RangeTechnicolor CGA4233Kaon CG3000Arris TG3442CBN CH8568Humax HGJ 310
2.412-2.462 GHz716 mW300 mW313.3 mW605 mW906.3mW
5.18-5.24 GHz726 mW100 mW545.8 mW404 mW8.9mW *
5.745-5.825 GHz889 mW210 mW972.8 mW406 mW21.4mW *

* não sei se é o setup do teste, mas a potencia em 5GHz é sempre muito baixa.
CBN só perdeu pro Technicolor, incrível
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo