• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Mega Drive vs. Super Nintendo: Qual foi melhor?

Mega Drive vs. Super Nintendo: Qual foi melhor?


  • Total de votos
    37

Sonymaster

Loja no Instagram: @SonymasterGames
Colaborador
Os anos 1990 foram o reinado absoluto dos video games Mega Drive (ou Genesis nos EUA), da Sega, e o Super Nintendo Entertainment System (SNES), ambas companhias japonesas que revolucionaram o mercado internacional e arrastaram uma legião de fãs.

Quem viveu o auge dos dois consoles, com certeza, participou de papos calorosos na escola, trabalho ou faculdade sobre qual o videogame era o melhor. Cada video game tinha seus seguidores fervorosos que enalteciam as vantagens de cada um.

Mega Drive vs Super Nintendo​


09162837709560.jpg


O Mega Drive, lançado em 1988, criou uma nova geração de video games com cartuchos de jogos, controle redesenhado e especialmente novas cores, gráficos e sons. Esse foi o terceiro console da Sega (depois do SG1000 e do Master System), que desenvolveu uma placa de arcade própria, a System 16, que reunia importantes títulos lançados nos fliperamas.

Logo depois, em 1990, a Nintendo lançou uma atualização de seu console de 8 bit para competir no mercado de 16 bit. O SNES apresentou gráficos e sons mais avançados para os consoles da época. Com seu chip Super FX, a companhia foi pioneira no uso de imagens 3D em jogos e a usar botões nas bordas e no centro do controle.

O domínio dos dois consoles só acabou com a chegada de outro console japonês, o Playstation lançado pela Sony em 1994. Ainda assim, o embate entre Mega Drive e Super Nintendo continua sendo o maior da história dos video games. Confira quais são os pontos fortes de cada console!

Design​


09155906551507.jpg


A Sega optou por criar uma peça de arte com aparência moderna que se encaixava bem com sua campanha de marketing agressiva. O Mega Drive era o console para adultos, estudantes universitários ou crianças maiores, se destacando do concorrente, que mirava um público mais novo.

As curvas pretas elegantes faziam o video game parecer uma peça de equipamento estéreo dos anos 80, especialmente com seu controle deslizante de volume e fone de ouvido montado na frente. O console chegou a ter três versões, que arredondaram o visual (e apenas os dois primeiros tinham entradas para acoplar o SEGA CD e o 32X).

O design do Super Nintendo é um forte contraste com o do Mega Drive. Em vez de focar em bordas arredondadas e uma aparência elegante, a Nintendo optou por lançar uma caixa quadrada cinza e roxa com botões retangulares. O Super Nintendo se parece menos com uma peça eletrônica séria e mais como um brinquedo. O console chegou a ter uma segunda versão, apelidada por aqui como "Baby", que trazia um design mais arredondado.

Joystick​


09155803738505.jpg


O Mega Drive estreou com um controle maior do que o típico, com três botões primários em uma linha rotulados como gatilhos A, B e C, com um botão Start deslocado.

Os três botões de ação não eram suficientes para vários jogos populares, principalmente Street Fighter II e Mortal Kombat. Posteriormente, a Sega lançou um controlador de seis botões que era ideal para Street Fighter II, mas incompatível com títulos antigos.

Por outro lado, a Nintendo acertou em cheio com seu controle, que era cinza e roxo, combinando com a estética do console. Os quatro botões principais estavam dispostos em cruz, estilizados para parecerem deslocados. Além disso, havia os botões Start e Select no meio e dois botões de ombro.

Como prova de seu design, quase todos os controles modernos são construídos sobre a estrutura que a Nintendo criou em 1991, com apenas alguns pequenos ajustes evolutivos. Em contrapartida, o controle de seis botões do Mega Drive teria seu design mantido em diversos joysticks especializados para jogos de luta.

Processador​


09160051348508.jpg


A CPU principal do Mega Drive, o processador Motorola 68000, tem clock de 7,67 MHz, duas vezes mais rápido que o de seu produto rival, o SNES que possui um Ricoh 5A22 S-CPU de 3,58 MHz.

No entanto, a ideia de simplesmente comparar as taxas de clock da CPU para determinar o desempenho, independentemente de outras características, é comumente conhecida como o mito do mega-hertz.

O desempenho mais rápido do Motorola 68000 vem essencialmente de um barramento de dados mais amplo por ser uma CPU híbrida de 16/32 bits, enquanto a S-CPU é uma CPU híbrida de 8/16 bits.

Isso significa que, em um único ciclo, o 68000 pode processar uma instrução de 32 bits enquanto acessa dados de 16 bits da memória, enquanto a S-CPU em um único ciclo pode processar uma instrução de 16 bits enquanto acessa apenas dados de 8 bits da memória.

Gráfico​


09160546693514.jpg


O processador gráfico Yamaha YM7101 VDP do Mega Drive possui uma poderosa unidade que pode lidar com operações de acesso direto à memória (DMA) em velocidades significativamente mais rápidas do que o SNES.

O Mega Drive tem maior largura de banda de memória e é capaz de taxas de transferência DMA mais rápidas, dando-lhe um desempenho mais rápido que o SNES. Isso também ajudou a dar ao console uma maior resolução de jogo, blitting de dados rápido e uma alta taxa de quadros com muitos objetos em movimento na tela.

Em comparação, a unidade DMA do Super Nintendo faz parte de seu processador S-CPU, enquanto seus chips gráficos não possuem o recurso. No entanto, os chips do SNES vêm com mais recursos gráficos de hardware integrados, como mais cores na tela, sprites maiores e dimensionamento de plano de fundo. Além disso, alguns cartuchos do Super Nintendo continham o SuperFX, um chip gráfico adicional que proporcionava maior poderio na hora de renderizar certos elementos, como vimos em StarFox e Super Mario World 2: Yoshi's Island.

Um aspecto do hardware SNES que a Sega não pôde replicar com DMA é sua paleta de cores. As técnicas de programação DMA permitem reproduzir apenas 256 cores, o que não chega perto da paleta de cores selecionáveis de 32.768 do SNES.

No modo de cor direta, necessário para certos tipos de gráficos tridimensionais, o SNES e o Mega Drive estão no mesmo nível em termos de cores, já que a Nintendo não pode usar sua paleta de 32.768 cores no modo de cor direta.

Áudio​

O hardware de áudio do Mega Drive inclui uma CPU de som, o Zilog Z80, junto com dois chips de som, o Yamaha YM2612 e o Sega PSG , ambos localizados no mesmo circuito integrado Sega. A unidade de processamento de áudio do Super Nintendo, o Sony S-SMP, inclui uma CPU de áudio, o Sony SPC700, e um chip de som DSP, o S-DSP.

A CPU de áudio Z80 do Mega Drive tem mais de três vezes a taxa de clock da CPU de áudio SPC700 do Super Nintendo. No entanto, o SPC700 requer menos ciclos por instrução, então o Z80 é apenas um pouco mais rápido para a maioria das operações.

O que dá ao Z80 uma vantagem de desempenho significativa, no entanto, é o acesso direto à memória do processador 68000, além de sua própria RAM de som interna de 8 KB, permitindo transmitir dados diretamente do cartucho ROM a uma velocidade mais alta que o SNES.

O chip de som YM2612 do Mega Drive tem uma saída de som de 53 kHz, maior que o S-DSP do Super Nintendo que tem uma saída de 32 kHz, dando ao YM2612 uma faixa de frequência mais ampla.

Por outro lado, o S-DSP usa filtragem gaussiana, que elimina o ruído cortando as frequências mais baixas e mais altas, à custa de limitar ainda mais a faixa de frequência, criando um som abafado. A maior faixa de frequência do Mega Drive fornece clareza de áudio mais nítida, mas com mais ruído ouvido nas frequências mais altas.

Vendas​

A Nintendo vendeu 49,1 milhões de consoles Super NES ao longo da geração, um resultado que representa quase o dobro do Mega Drive, que colocou no mercado 29 milhões de unidades. Na geração anterior, a Sega foi dizimada pela Nintendo, com o Master System vendendo 13 milhões frente 62 milhões do NES.

As vendas da Sega eram concentradas nas Américas, que tinham mais da metade do faturamento global, com sucesso também na Europa. No entanto, não conseguiu ganhar força no Japão, apesar da reputação da companhia como um gigante do arcade.

Nos Estados unidos, a Sega lançou um marketing agressivo, chamando a Nintendo pelo nome na famosa campanha "What Nintendon't".

O processador gráfico Yamaha YM7101 VDP do Mega Drive possui uma poderosa unidade que pode lidar com operações de acesso direto à memória (DMA) em velocidades significativamente mais rápidas do que o SNES.

O Mega Drive tem maior largura de banda de memória e é capaz de taxas de transferência DMA mais rápidas, dando-lhe um desempenho mais rápido que o SNES. Isso também ajudou a dar ao console uma maior resolução de jogo, blitting de dados rápido e uma alta taxa de quadros com muitos objetos em movimento na tela.

Em comparação, a unidade DMA do Super Nintendo faz parte de seu processador S-CPU, enquanto seus chips gráficos não possuem o recurso. No entanto, os chips do SNES vêm com mais recursos gráficos de hardware integrados, como mais cores na tela, sprites maiores e dimensionamento de plano de fundo. Além disso, alguns cartuchos do Super Nintendo continham o SuperFX, um chip gráfico adicional que proporcionava maior poderio na hora de renderizar certos elementos, como vimos em StarFox e Super Mario World 2: Yoshi's Island.

Um aspecto do hardware SNES que a Sega não pôde replicar com DMA é sua paleta de cores. As técnicas de programação DMA permitem reproduzir apenas 256 cores, o que não chega perto da paleta de cores selecionáveis de 32.768 do SNES.

No modo de cor direta, necessário para certos tipos de gráficos tridimensionais, o SNES e o Mega Drive estão no mesmo nível em termos de cores, já que a Nintendo não pode usar sua paleta de 32.768 cores no modo de cor direta.

Áudio​

O hardware de áudio do Mega Drive inclui uma CPU de som, o Zilog Z80, junto com dois chips de som, o Yamaha YM2612 e o Sega PSG , ambos localizados no mesmo circuito integrado Sega. A unidade de processamento de áudio do Super Nintendo, o Sony S-SMP, inclui uma CPU de áudio, o Sony SPC700, e um chip de som DSP, o S-DSP.

A CPU de áudio Z80 do Mega Drive tem mais de três vezes a taxa de clock da CPU de áudio SPC700 do Super Nintendo. No entanto, o SPC700 requer menos ciclos por instrução, então o Z80 é apenas um pouco mais rápido para a maioria das operações.

O que dá ao Z80 uma vantagem de desempenho significativa, no entanto, é o acesso direto à memória do processador 68000, além de sua própria RAM de som interna de 8 KB, permitindo transmitir dados diretamente do cartucho ROM a uma velocidade mais alta que o SNES.

O chip de som YM2612 do Mega Drive tem uma saída de som de 53 kHz, maior que o S-DSP do Super Nintendo que tem uma saída de 32 kHz, dando ao YM2612 uma faixa de frequência mais ampla.

Por outro lado, o S-DSP usa filtragem gaussiana, que elimina o ruído cortando as frequências mais baixas e mais altas, à custa de limitar ainda mais a faixa de frequência, criando um som abafado. A maior faixa de frequência do Mega Drive fornece clareza de áudio mais nítida, mas com mais ruído ouvido nas frequências mais altas.

Vendas​

A Nintendo vendeu 49,1 milhões de consoles Super NES ao longo da geração, um resultado que representa quase o dobro do Mega Drive, que colocou no mercado 29 milhões de unidades. Na geração anterior, a Sega foi dizimada pela Nintendo, com o Master System vendendo 13 milhões frente 62 milhões do NES.

As vendas da Sega eram concentradas nas Américas, que tinham mais da metade do faturamento global, com sucesso também na Europa. No entanto, não conseguiu ganhar força no Japão, apesar da reputação da companhia como um gigante do arcade.

Nos Estados unidos, a Sega lançou um marketing agressivo, chamando a Nintendo pelo nome na famosa campanha "What Nintendon't".

 
Escolha difícil essa de qual foi o melhor... É por isso que eu tenho os 2.. kkkkkkkkk.. Ambos tem jogos muito marcantes..
 
Tive os 2, digo que cada um tinha uns jogos da hora que eram exclusivos em cada console.
Não teve o melhor.
 
Também tive os dois, ganhei o meu Mega no Natal de 91 e o Super Nintendo um pouco tarde, no Natal de 94, ou seja, joguei muito o Mega, mas adorava jogar o Super Nintendo nas locadoras ou na casa de algum amigo.

Então para mim, achava o Super Nintendo um videogame incrível só porque era o videogame de locadora e tinha gráficos bem legais. Mesmo sabendo que tinha jogo em ambos os videogames. MS no Snes era incrível de jogar. Então quando ganhei o meu, joguei demais o Super Mário e Street Fighter 2.

Por isso escolhi o Super Nintendo.
 
Eu também acho que os 2 foram excelentes, mas talvez eu penda mais para o Mega Drive, pois joguei mais do que o SNES.

Tive o Mega Drive por muito mais tempo que o SNES, então acredito que esse seja o motivo pelo qual TALVEZ eu goste mais do Mega Drive :)
 
Eu também acho que os 2 foram excelentes, mas talvez eu penda mais para o Mega Drive, pois joguei mais do que o SNES.

Tive o Mega Drive por muito mais tempo que o SNES, então acredito que esse seja o motivo pelo qual TALVEZ eu goste mais do Mega Drive :)
Engraçado que também gosto demais do Mega, quando estou jogando, o som dele é bem nostálgico, igual do Master e Nes também. Mas o Super Nintendo era o videogame da época que todo mundo queria porque era o que jogava nas locadoras hahahahah
 
eu já achava essa discussão sem sentido naquela época, mesma coisa que comparar pickup com sedan, são aparelhos muito diferentes, não tem comparação, eu joguei os dois.
 
Verdade, joguei muito Mega, mas o Snes foi muito legal de jogar em casa que antes ao jogava nas locadoras.
 
Para mim, foi o SNES sem dúvidas.
Tanto que ainda tenho ele aqui até hoje, funcionando perfeitamente. Foi o meu primeiro console (ganhei com meses de vida) e guardo com muito carinho pra relembrar bons momentos jogando... :much:
 
aqui no Brasil o mega drive foi melhor disparado, eu na epoca só me desfiz do mega drive para pegar o snes pois eu queria jogar street fighter , fzero, supermario e outros jogos, pois comprei o mega drive no lançamento e joguei quase tudo que queria e era hora de ter o snes, na epoca não tinha essa de ter 2 consoles, já que a grana era curta, mas vamos ser sincero a tectoy trouxe diversos jogos legendados para o Brasil, a nintendo até hoje caga e anda para o Brasil e portanto o mega drive aqui no Brasil sempre será o melhor console.

A nintendo não gosta do Brasil, ele só venderam aqui porque tinha um representante forte o mercado brasileiro estava crescendo demais, foram obrigados a dar suporte ao snes aqui, porém sabemos que eles odeiam o Brasil.
 
SNES, mas gosto do mega tbm

pena que o fórum proibe emuladores e tal, quer dizer proibiria os jogos, mas tirando os consoles 16 bit, adoraria mostrar minha coleção do Final Burn que tem uns 20 anos de fullsets variados, desde os primeiros até os mais atuais, Arcade mexe muito mais com minha cabeça do que consoles.
 
pra mim ambos tiveram seus pontos altos, eu me diverti muito com ambos!
 
A única coisa que me atraía no Mega Drive era o Sonic. A biblioteca do SNES era muito melhor, e quase todos os multi eram bem superiores nele. O framerate no MD era melhor, mas eu gostava mais dos gráficos no SNES. O som então nem se fala, uma surra. Controle do SNES melhor também, tanto que é o layout básico de todos os controles hoje.
 
A única coisa que me atraía no Mega Drive era o Sonic. A biblioteca do SNES era muito melhor, e quase todos os multi eram bem superiores nele. O framerate no MD era melhor, mas eu gostava mais dos gráficos no SNES. O som então nem se fala, uma surra. Controle do SNES melhor também, tanto que é o layout básico de todos os controles hoje.

Super Nintendo sempre foi o videogame poderoso de locadora hahahahaha todo mundo do mega que tinha em casa queria um SNES. Mesmo eu curtindo mais os jogos da Disney no mega do que no Snes, mas mesmo assim, era bem legal os jogos.
 
Super Nintendo sempre foi o videogame poderoso de locadora hahahahaha todo mundo do mega que tinha em casa queria um SNES. Mesmo eu curtindo mais os jogos da Disney no mega do que no Snes, mas mesmo assim, era bem legal os jogos.

Falou tudo!

Perto da minha casa havia uma locadora tanto de jogos quanto de console... Mas os consoles voce alugava para jogar lá mesmo por hora.

E nessa mesma locadora eles tambem vendiam consoles, então eu troquei meu mega drive por um SNES nessa locadora.

Não me arrependo, mas se eu tivesse ficado com os 2 seria melhor heehhehe
 
Falou tudo!

Perto da minha casa havia uma locadora tanto de jogos quanto de console... Mas os consoles voce alugava para jogar lá mesmo por hora.

E nessa mesma locadora eles tambem vendiam consoles, então eu troquei meu mega drive por um SNES nessa locadora.

Não me arrependo, mas se eu tivesse ficado com os 2 seria melhor heehhehe

Eu passei mais tempo jogando Mega Drive do que Super Nintendo, acho que Mega uns dois anos e Super Nintendo quase um ano, depois troquei ele em um 3DO FZ-10 porque já era 1995 e era tempo de trocar por jogos em CD e tive essa oportunidade.
 
Eu tive nes falsificado (gradiente), mastersystem, genesis e snes, e apesar de ter me divertido bastante com o genesis, o snes marcou mais por causa de alguns games específicos, como super mario world e zelda.
 
Eu tive nes falsificado (gradiente), mastersystem, genesis e snes, e apesar de ter me divertido bastante com o genesis, o snes marcou mais por causa de alguns games específicos, como super mario world e zelda.

Esse NES Falsificado voce se refere ao Phantom System né? Eu tambem tive um hehehe.

Depois do Atari, esse Phantom System foi o primeiro melhor que tive.

Seguido depois pelo Mega Drive e S-NES.
 
Esse NES Falsificado voce se refere ao Phantom System né? Eu tambem tive um hehehe.

Depois do Atari, esse Phantom System foi o primeiro melhor que tive.

Seguido depois pelo Mega Drive e S-NES.

Sim, ganhei usado ainda, mas era muito criança e o jogo que tinha era um horrível... do predador... Nem curti muito o sistema com os clássicos da nintendo 8bits.
 
Esse NES Falsificado voce se refere ao Phantom System né? Eu tambem tive um hehehe.

Depois do Atari, esse Phantom System foi o primeiro melhor que tive.

Seguido depois pelo Mega Drive e S-NES.

Sim, ganhei usado ainda, mas era muito criança e o jogo que tinha era um horrível... do predador... Nem curti muito o sistema com os clássicos da nintendo 8bits.

O meu foi um Top Game da CCE Double System hahahaahah pegava cartuchos de 60 e 72 pinos. Veio com Tiger Heli e joguei demais. Lembro que esse jogo do Predador um amigo meu tinha no Bit System que ele ganhou e era horrível de jogar.
 
O meu foi um Top Game da CCE Double System hahahaahah pegava cartuchos de 60 e 72 pinos. Veio com Tiger Heli e joguei demais. Lembro que esse jogo do Predador um amigo meu tinha no Bit System que ele ganhou e era horrível de jogar.
O meu Phantom System só aceitava cartucho de 72 pinos... Pra eu jogar cartuchos de 60 pinos tinha que colocar um adaptador 70->60 pinos hehehe

Além dos cartuchos de 60 pinos serem bem mais baratos (por que será né? :cool:) tinha jogos mais legais e diferenciados.

O meu veio junto o jogo "Os Caça Fantasmas"... O joguinho ruim heheheh, mas era o que tinha no momento.
 
qual roda melhor no emulador hoje ?
e qual é o melhor emulador para o Mega Drive e para o SN?
 
qual roda melhor no emulador hoje ?
e qual é o melhor emulador para o Mega Drive e para o SN?

Da uma verificada aqui no tópico oficial sobre emuladores:

 
qual roda melhor no emulador hoje ?
e qual é o melhor emulador para o Mega Drive e para o SN?
Hoje eu portei tudo para Android, como uso na Smart TV uso o APP mais simples que o Retroarch que se chama " ClassicBoy" o melhor que roda tudo perfeitamente.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo