[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Vocês fazendo upgrade pro 5800X3D, e eu mais feliz que pinto no lixo com meu humilde 1600AF@3.8GHz 🥲. Apesar do desempenho single thread baixo para os dias atuais, tem rodado os jogos mais recentes em 1080p a 60fps e os mais antigos a 120fps, não vejo motivo algum para fazer upgrade agora, talvez só quando a garantia terminar em janeiro de 2024.
Se não for um incômodo para vc, poderia postar as configurações que vc fez pra rodar o 1600af em 3,8ghz? Temos a mesma cpu, placa mãe e vga(a minha claro sendo de outra marca). Também não pretendo trocar de cpu tão cedo, não vejo motivos, ela está me atendendo para tudo que preciso agora.
 
Sobre fazer upgrade, só de pensar na trabalheira de desmontar cooler, que é bem mais complicado que o stock, limpar pasta térmica, instalar o novo CPU e reinstalar o cooler e ver se boota e depois tentar vender o antigo já me dá canseira rsrs. Tô há quase 2 meses tentando passar uma RX 5500 XT 4GB pra frente que anunciei no OLX, mas é exercício de paciência. Quando não é golpe do OLX Pay mais entrega em mãos, é povo querendo vir na minha casa (ou que eu vá na casa do interessado) pra testar a GPU, mas tenho medo de ser assaltado ou morto como vejo tantas notícias. Em resumo, processador e placa-mãe é chato demais pra revender, ao contrário de placa de vídeo, memória e fonte.

Se não for um incômodo para vc, poderia postar as configurações que vc fez pra rodar o 1600af em 3,8ghz? Temos a mesma cpu, placa mãe e vga(a minha claro sendo de outra marca). Também não pretendo trocar de cpu tão cedo, não vejo motivos, ela está me atendendo para tudo que preciso agora.

Não tem nenhuma configuração especial, só seto 1,19375V no Ryzen Master com esse clock em todos os núcleos. Mas 99% do tempo eu deixo em 3.7GHz mesmo, com 1,09375V. Por isso digo que o melhor investimento que fiz foi esse cooler da Deepcool, pois por algum motivo o overclock não fica estável no cooler stock, mesmo com baixas temperaturas (60-70 ºC em full load). Não entendo porque ocorre isso, mas só de não travar já valeu o investimento.

Mas é isso aí, o CPU ainda tem mais de ano de garantia, rodando quase tudo que jogo a 60fps, rodando VMs liso, compilando código sossegado. Única coisa que motivaria a trocar seria emulador de consoles recentes, como PS3 e Xbox 360, aí realmente o IPC e clock baixo dos 1600AF atrapalha.
 
Última edição:
HYNIX CJR 4000mhz cl18 + 1.5mv

resolvi brincar com a ram aqui, em 3800 ela tem menos latência
agora vamos testar estabilidade

O quanto pode ser prejudicial 1.5mv em chip HYNIX?

Edit: consegui bootar em 1.45, agora vamos continuar testando

Onde posso tentar refinar mais ou assim ta legal para ram 4000mhz 1:1?

4000.jpg
 
Última edição:
HYNIX CJR 4000mhz cl18 + 1.5mv

resolvi brincar com a ram aqui, em 3800 ela tem menos latência
agora vamos testar estabilidade

O quanto pode ser prejudicial 1.5mv em chip HYNIX?

Edit: consegui bootar em 1.45, agora vamos continuar testando

Onde posso tentar refinar mais ou assim ta legal para ram 4000mhz 1:1?

4000.jpg
Fez testes, estão estáveis esses overs?
 
Fez testes, estão estáveis esses overs?
Tá very nice
Filé, passou no tm5 com profile extreme e no memtest do dram calculator

Joguei e foi de boa
Porém, mesma coisa no desempenho do homem aranha
No resto não sei, cinebench mesma pontuação
Até agora tá bem estável
Queria apertar para 18-20-20-20 mas tentei e não foi
 
Só pra tirar duvida, eu não manjo sobre durabilidade de hardware no mercado, quanto tempo voces acham que dura essa 5600 até ela começar a ser o minimo do minimo, virar um lixo de processador, eu troquei o ryzen 1700 como disse mas não tinha nada a reclamar dele, ainda faz seu papel com jogos que gosto, eu só peguei um novo processador porque vi falar muito que juntar ela com uma vga nova teria problemas, ...eu queria a e estou de olho em alguma 3060ti .....quanto tempo voces acham que dura um 5600 + 3060ti , lembrando que eu nao sou hardcore nos games, porem não quero investir e que 1 ano ja não esteja valendo mais nada, ja é considerado mediano!! Vlwww


Edit: Sera que compensa vender a R7 1700, por quanto voces acham que consigo vender, ta funcionando perfeitamente, na caixa conservada....
sai dessa mesma situação
tinha um 1700 com uma b350 plus da asus.
comprei no aliexpress por uns 750 o 5600 .. atualizei a bios antes mesmo de comprar ele ..
está perfeito sem nenhum problema, inclusive o problema que dava com as memória foi sanada de vez .. com o 1700 antes ficava no máximo a 2993, por ai e tinha que as vezes setar a frequência para 3200 , mais ou menos porque se não era bsod e outras coisas ..


sobre o 1700 ele tem 5 anos e até hoje você ainda conseguiria empurrar boas placas de vídeo .. no caso do 5600 tu ainda consegue empurrar com facilidade um RTX 3070 até 3070 ti .. ou seja tu deve ficar ai igual eu fiquei, até uns 5 anos sem precisar trocar (é o que acho )
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tava pensando em aproveitar essas promos do ALI e trocar o meu Ryzen 2600 pelo 5600... Será que é jogo? Tá por volta dos 800. Já tenho a MOBO atualizada pra ele.

O foco é para usar com a RTX 2060, que daqui há uns 3-4 anos talvez eu vá trocar.
eu recomendaria, se tu conseguir vender esse por uns 300 tu ainda não sairia no prejuizo ... mas só se agora tu ja ta vendo que está limitando ou começando a indicar que vai te limitar ...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O 5600 está saindo por 745 reais com cupom alitec50 + cupom do vendedor:


Visto que você consegue vender facil seu 2600 por uns 500 reais no Mercado Livre você estaria fazendo um belo upgrade de CPU gastando apenas 245 reais...e estaria preparado tranquilamente para um futuro upgrade de VGA como uma 3080 ou equivalente.
o meu 1700 botei por 400 e não vendeu kkk
até tenho que cadastrar ele de novo kk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera o meu Ryzen 5 1600 suporta até quantos Mhz de memória ? Estou pensando em comprar 16x2 3200Mhz mas não sei se ela vai funfar

eu tinha o 1700 e falo que a primeira geração é horrível em memórias, dependendo se tiver sorte vai que vai , mas se tiver zica (como eu ) tu não consegue deixar estável acima de 2993
 
Última edição:
Galera o meu Ryzen 5 1600 suporta até quantos Mhz de memória ? Estou pensando em comprar 16x2 3200Mhz mas não sei se ela vai funfar

O meu vai exatamente até 3200.
 
sai dessa mesma situação
tinha um 1700 com uma b350 plus da asus.
comprei no aliexpress por uns 750 o 5600 .. atualizei a bios antes mesmo de comprar ele ..
está perfeito sem nenhum problema, inclusive o problema que dava com as memória foi sanada de vez .. com o 1700 antes ficava no máximo a 2993, por ai e tinha que as vezes setar a frequência para 3200 , mais ou menos porque se não era bsod e outras coisas ..


sobre o 1700 ele tem 5 anos e até hoje você ainda conseguiria empurrar boas placas de vídeo .. no caso do 5600 tu ainda consegue empurrar com facilidade um RTX 3070 até 3070 ti .. ou seja tu deve ficar ai igual eu fiquei, até uns 5 anos sem precisar trocar (é o que acho )
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


eu recomendaria, se tu conseguir vender esse por uns 300 tu ainda não sairia no prejuizo ... mas só se agora tu ja ta vendo que está limitando ou começando a indicar que vai te limitar ...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


o meu 1700 botei por 400 e não vendeu kkk
até tenho que cadastrar ele de novo kk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
O meu era o 1600AF vendi por 400 reais em 1 dia no Mercado Livre.

O 5600X vendi no mesmo dia também por 900 e peguei o 5600 non X por 750...na verdade só coloquei pra vender depois que chegou o 5600 kkk.

Aí você deve estar achando que sou louco mas no meu 5600x dei azar na loteria do silício...era um exemplar bronze já o 5600 normal deu bom chip Gold...pra você ter ideia pra estabilizar o 5600x a 4.65GHz allcore precisava de 1.375v de vcore enquanto no 5600 estabilizo essa frequência em 1.20v.

Fora que com o 5600x conseguia subir as memórias até 3733mhz enquanto no 5600 subo tranquilamente a 4000mhz.
 
Alguem sabe me informar se a Asus b450 vem com parafuso para m2? Fiz o pedido de uma mas não sei se vem.. se não vou ter que comprar na net
 
Alguem sabe me informar se a Asus b450 vem com parafuso para m2? Fiz o pedido de uma mas não sei se vem.. se não vou ter que comprar na net
se for uma placa mãe nova, então vem sim.
 
Galera, eu pretendo comprar o 7600x / 7700x quando lançar, focado apenas para games porém preciso comprar memórias ram tb ( tô montando meu pc do 0 ) vocês acham que vale apena 16x2 kingston fury beast DDR 5 6000Mhz por R$1400,00? ou é um preço meio alto e tem opções melhores? valeuuuu
 
sai dessa mesma situação
tinha um 1700 com uma b350 plus da asus.
comprei no aliexpress por uns 750 o 5600 .. atualizei a bios antes mesmo de comprar ele ..
está perfeito sem nenhum problema, inclusive o problema que dava com as memória foi sanada de vez .. com o 1700 antes ficava no máximo a 2993, por ai e tinha que as vezes setar a frequência para 3200 , mais ou menos porque se não era bsod e outras coisas ..


sobre o 1700 ele tem 5 anos e até hoje você ainda conseguiria empurrar boas placas de vídeo .. no caso do 5600 tu ainda consegue empurrar com facilidade um RTX 3070 até 3070 ti .. ou seja tu deve ficar ai igual eu fiquei, até uns 5 anos sem precisar trocar (é o que acho )
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Então, essa era minha dúvida, continuar com a 1700 ou ficasse com a 5600, a 1700 eu tenho desde 2018 , no caso eu estava pensando em pegar ou a 3060ti ou dependendo de como andar as coisas a 3070 no máximo, a minha dúvida era se a 1700 ficaria no gargalo e chorar pedindo água com a 3060ti/3070 ou usar a 5600, pois vender a 1700 eu não iria conseguir mesmo nessa altura do campeonato, creio que sairia por 300R$. Até pensei em vender a 5600 por 700R$ caso a R7 1700 aguentasse a 3060ti tranquilamente, feliz ou infelizmente eu não vi esse detalhe antes de comprar a 5600.
 
Última edição:
Glr, uma dúvida... vou formatar o pc aqui, e no caso tenho q att o driver do chipset, então, eu baixo o driver direto do site da amd ou do site da asus? minha mobo é uma tuf b550m plus. Da última vez que formatei eu instalei o driver q baixei do site da asus, mas vi agr que o que tem no site da amd é mais atual.
 
Glr, uma dúvida... vou formatar o pc aqui, e no caso tenho q att o driver do chipset, então, eu baixo o driver direto do site da amd ou do site da asus? minha mobo é uma tuf b550m plus. Da última vez que formatei eu instalei o driver q baixei do site da asus, mas vi agr que o que tem no site da amd é mais atual.
Site da asus as vezes eles não atualizam os drivers, pode baixar direto da AMD.
 
Galera, eu pretendo comprar o 7600x / 7700x quando lançar, focado apenas para games porém preciso comprar memórias ram tb ( tô montando meu pc do 0 ) vocês acham que vale apena 16x2 kingston fury beast DDR 5 6000Mhz por R$1400,00? ou é um preço meio alto e tem opções melhores? valeuuuu

Eu não montaria um PC com DDR5 e essas novas CPUs AM5, acho que vc pagará caro por não tanta performance assim de diferença.

Monte algo em AM4 mesmo e quando tiver na 3ª geração de CPUs AM5, vc já pode pensar em trocar.
 
Eu não montaria um PC com DDR5 e essas novas CPUs AM5, acho que vc pagará caro por não tanta performance assim de diferença.

Monte algo em AM4 mesmo e quando tiver na 3ª geração de CPUs AM5, vc já pode pensar em trocar.
Estou neste barco ai, preciso fazer um full upgrade, estava cogitando ir direto para o 7900x, porém a diferença de um setup 5800X3D/32GB 3600mhz/1tera nvme 7000 para um 7900X passa de 4k, estou aguardando pra ver se realmente vale este investimento.
 
Estou neste barco ai, preciso fazer um full upgrade, estava cogitando ir direto para o 7900x, porém a diferença de um setup 5800X3D/32GB 3600mhz/1tera nvme 7000 para um 7900X passa de 4k, estou aguardando pra ver se realmente vale este investimento.
Provavelmente vale a pena, sem contar que a placa mãe vai durar por toda geração AM5. É um investimento grande, mas duradouro pelo menos.
 
Estou neste barco ai, preciso fazer um full upgrade, estava cogitando ir direto para o 7900x, porém a diferença de um setup 5800X3D/32GB 3600mhz/1tera nvme 7000 para um 7900X passa de 4k, estou aguardando pra ver se realmente vale este investimento.
Já tem os valores de cada processador novo da AMD?
 
Já tem os valores de cada processador novo da AMD?
Já saiu valor BR do 7900X em alguns sites, 4k á vista. Placas mãe somente dia 27/09 que é o dia que libera as vendas dos processadores/placas mãe.
 
Galera, eu pretendo comprar o 7600x / 7700x quando lançar, focado apenas para games porém preciso comprar memórias ram tb ( tô montando meu pc do 0 ) vocês acham que vale apena 16x2 kingston fury beast DDR 5 6000Mhz por R$1400,00? ou é um preço meio alto e tem opções melhores? valeuuuu
Eu pegaria o 7600x e as DDR5 mais custo benefício possível. Como terá longevidade na plataforma AM5, deixaria o up de memória e cpu para quando estivessem mais maduros. Investiria mais em uma boa placa mãe.
 
Eu pegaria o 7600x e as DDR5 mais custo benefício possível. Como terá longevidade na plataforma AM5, deixaria o up de memória e cpu para quando estivessem mais maduros. Investiria mais em uma boa placa mãe.
Eu tô montando o PC do 0, e vai ser só focado para jogar / streamar. Será que tem muita diferença do 7600x pro 7700 ou 7900 no quesito gaming? não pretendo usar p trabalho nem nada.

Aliás, 1400 não é um custo benefício bom pra memorias 6000Mhz ddr5? se não for, tem algum pra recomendar?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu não montaria um PC com DDR5 e essas novas CPUs AM5, acho que vc pagará caro por não tanta performance assim de diferença.

Monte algo em AM4 mesmo e quando tiver na 3ª geração de CPUs AM5, vc já pode pensar em trocar.
Mas e que eu tô montando o PC do 0, n sei se vale apena comprar os ryzen “antigos” agora ao invés de ir nos que irão lançar né ..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo