[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

E aí galera, já está rolando degustação pra 1Gb? Tenho 600 megas nativo
 
Última edição:
Vamos mexer nas caixas de internet que ficam no hall de entrada do prédio, portanto vamos ter que chamar as empresas de internet para fazerem as adequações, no caso da vivo, como pedir esse serviço ?


Alguém já passou por situação semelhante e sabe como proceder ?
 
Técnico veio aqui agora há pouco, ligou no C.O. e corrigiram o perfil.


0825941b-fbcd-40c3-98ea-bb7eb5d9cd92.png
 
Técnico veio aqui agora há pouco, ligou no C.O. e corrigiram o perfil.


0825941b-fbcd-40c3-98ea-bb7eb5d9cd92.png
Testou com duas portas na ONT para verificar qual é o perfil que configuram na OLT para este plano de 1Gb?
 
Testou com duas portas na ONT para verificar qual é o perfil que configuram na OLT para este plano de 1Gb?
na ONU é impossível pois é PPPoE, só vai abrir uma conexão.

vou testar na HGU em router pra ver no que dá
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@FabianoSR puxei aqui e aparentemente a HGU não aguenta, aparenta ter o switch limitado a gigabit.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


479200028.png

Tá dando pra espremer em 980mbps, não passa disso agregando 2 portas.
 
Última edição:
na ONU é impossível pois é PPPoE, só vai abrir uma conexão.

vou testar na HGU em router pra ver no que dá
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@FabianoSR puxei aqui e aparentemente a HGU não aguenta, aparenta ter o switch limitado a gigabit.
Por uma informação que achei na gringa, o problema é que a porta óptica da HGU é gigabit.

 
Deixa eu fazer uma pergunta pra vcs

Meu perfil de download está certo , mas de upload tá capado a 485 , vale a pena pedir pra mexerem ou capaz de cagarem mais ainda ?
 
na ONU é impossível pois é PPPoE, só vai abrir uma conexão.

vou testar na HGU em router pra ver no que dá
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@FabianoSR puxei aqui e aparentemente a HGU não aguenta, aparenta ter o switch limitado a gigabit.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


479200028.png

Tá dando pra espremer em 980mbps, não passa disso agregando 2 portas.


Agora sim dá para atualizar a assinatura: 980/655 Mbps
 
na ONU é impossível pois é PPPoE, só vai abrir uma conexão.

vou testar na HGU em router pra ver no que dá
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@FabianoSR puxei aqui e aparentemente a HGU não aguenta, aparenta ter o switch limitado a gigabit.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


479200028.png

Tá dando pra espremer em 980mbps, não passa disso agregando 2 portas.
Como agrego 2 portas ? Tenho o GT-AXE11000
 
Como agrego 2 portas ? Tenho o GT-AXE11000
É dinheiro jogado no lixo a compra desses roteadores como esse que você citou.

Compre um mini pc appliance x86, com 4 ou 6 portas 2.5GbE, coloque pfsense e faça as agregações de porta nele. Para o wi-fi, compre um Xiaomi AX6000.
 
É dinheiro jogado no lixo a compra desses roteadores como esse que você citou.

Compre um mini pc appliance x86, com 4 ou 6 portas 2.5GbE, coloque pfsense e faça as agregações de porta nele. Para o wi-fi, compre um Xiaomi AX6000.
Mas eu já tenho ele kkkkkk

Como eu faço isso? é Lan aggregation ou wan agreggation?
 
Isso está com cara de atendente querendo ganhar comissão com venda de plano vivo total. Se realmente tiver interesse tenta ligar de novo ou fale com a ouvidoria.



No fundo a intenção da vivo é justamente esta: nao vender, ou vender para poucos lucrando muito. É apenas dizer que tem um plano de 1Gbps. Óbvio que vai ter quem pague, inclusive é bem mais lucrativo pra vivo: custa 3x mais que 600mb, porem é só 50% mais rapido que 600mb, e a pessoa que assinar nao vai usar toda a velocidade todo o tempo.

Não creio que barateia no médio prazo, até porque se muita gente assinar a chance de saturar a rede aumenta (lembre que em geral é 2488mbps para 64 portas, sendo que a maioria das pessoas tem 200 ou 300 mega)
Na real há estudos que peguei com a ascenty que a média de utilização dedicada por usuários no data center não passa de 38 mega, o restante são velocidades instantâneas. Um velocidade de 1Gbps faz com que a rede seja utilizada mais rápida desocupando banda mais rapidamente.

Nós do fórum pensamos que a maioria usa banda larga como usamos, mas a realidade é que 70% do conteúdo está no IX, a banda real utilizada é pequena ficando normalmente o que interessa dentro do anel óptico do provedor/parceiros.

O problema maior de vender grandes planos para a Vivo não é a banda e sim a estrutura legada, por isso pequenos provedores conseguem lançar bandas maiores rapidamente. A vivo tem uma rede óptica nível Brasil que certamente precisará de upgrade para continuar angareando assinaturas, a primeira questão eu acredito é baixar a rede para no mínimo 1/32 (em alguns lugares ainda é 1/64), o ideal para 1/16, isso da trabalho e investimento.

A claro já tem feito a rede aqui em Porto Alegre em 1/16, a oi também, por isso você vê dezenas de CEO dessas operadoras e muita fibra, a Vivo vai ter que partir para isso, fora ir atualizando a tecnologia para XGSPON, o bacana é que mesmo tendo que atualizar tudo isso, não é complexo como fazer uma rede do zero.
 
Mas eu já tenho ele kkkkkk

Como eu faço isso? é Lan aggregation ou wan agreggation?
Wan agreggation, é como se fossem dois links de internet, mas no caso, serão 2 cabos da HGU para o seu router
 
Wan agreggation, é como se fossem dois links de internet, mas no caso, serão 2 cabos da HGU para o seu route
Valeu , mas não funciona com o HGU em bridge ? Pq discando pppoe pelo router da ASUS ele não dá opção de Wan agregattion só de colocar automatic ip
 
Valeu , mas não funciona com o HGU em bridge ? Pq discando pppoe pelo router da ASUS ele não dá opção de Wan agregattion só de colocar automatic ip
Em bridge não, PPPoE só abre uma conexão. Tem que ser em router, pegando os IPs por dhcp.
Provavelmente pode ser que esse router limite a função, o que chega a ser "normal". Ideal é usar pfsense pra isso.
 
Valeu , mas não funciona com o HGU em bridge ? Pq discando pppoe pelo router da ASUS ele não dá opção de Wan agregattion só de colocar automatic ip
A porta gigabit da LAN limita o download em 941Mb/s .
O PPPoE ( como o @Hemerson Silva disse ) só funciona uma conexão por vez, logo não é viável discar em duas portas.
 
Na real há estudos que peguei com a ascenty que a média de utilização dedicada por usuários no data center não passa de 38 mega, o restante são velocidades instantâneas. Um velocidade de 1Gbps faz com que a rede seja utilizada mais rápida desocupando banda mais rapidamente.

Nós do fórum pensamos que a maioria usa banda larga como usamos, mas a realidade é que 70% do conteúdo está no IX, a banda real utilizada é pequena ficando normalmente o que interessa dentro do anel óptico do provedor/parceiros.

O problema maior de vender grandes planos para a Vivo não é a banda e sim a estrutura legada, por isso pequenos provedores conseguem lançar bandas maiores rapidamente. A vivo tem uma rede óptica nível Brasil que certamente precisará de upgrade para continuar angareando assinaturas, a primeira questão eu acredito é baixar a rede para no mínimo 1/32 (em alguns lugares ainda é 1/64), o ideal para 1/16, isso da trabalho e investimento.

A claro já tem feito a rede aqui em Porto Alegre em 1/16, a oi também, por isso você vê dezenas de CEO dessas operadoras e muita fibra, a Vivo vai ter que partir para isso, fora ir atualizando a tecnologia para XGSPON, o bacana é que mesmo tendo que atualizar tudo isso, não é complexo como fazer uma rede do zero.
@Mosqueteirors , é pelo fato da Claro usar splitagem 1/16 que ele oferece cerca de 48% a mais de velocidade do que ela vende? Tipo vende 500x250 e entrega 740x370. É por ter menos clientes por porta na OLT e portanto ter largura de banda sobrando?
 
@Mosqueteirors , é pelo fato da Claro usar splitagem 1/16 que ele oferece cerca de 48% a mais de velocidade do que ela vende? Tipo vende 500x250 e entrega 740x370. É por ter menos clientes por porta na OLT e portanto ter largura de banda sobrando?

Não necessariamente, ela tem feito isso inclusive no HFC, eu acredito que é muito mais um marketing boca a boca e como eu expliquei, dar esses mega a mais é irrelevante se a estrutura fisica permitir. A vivo em algumas localidades te da o limite da porta pon e o server rádios faz o trabalho de regular.
 
É dinheiro jogado no lixo a compra desses roteadores como esse que você citou.

Compre um mini pc appliance x86, com 4 ou 6 portas 2.5GbE, coloque pfsense e faça as agregações de porta nele. Para o wi-fi, compre um Xiaomi AX6000.
Planejo em breve pegar um desses mini pc com 6 portas 2,5gbps. Mas vou pegar pelado e depois eu mesmo coloco um armazenamento e uma ram. Parece ser muito promissor.
 
na ONU é impossível pois é PPPoE, só vai abrir uma conexão.

vou testar na HGU em router pra ver no que dá
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@FabianoSR puxei aqui e aparentemente a HGU não aguenta, aparenta ter o switch limitado a gigabit.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


479200028.png

Tá dando pra espremer em 980mbps, não passa disso agregando 2 portas.
Quanto consegue conectando via wifi no modem da Claro ? velocidade de conexão e teste de velocidade ? dependendo se tiver conexão Ax pode passar de 1Gb/s.
 
Vamos mexer nas caixas de internet que ficam no hall de entrada do prédio, portanto vamos ter que chamar as empresas de internet para fazerem as adequações, no caso da vivo, como pedir esse serviço ?


Alguém já passou por situação semelhante e sabe como proceder ?
cara, tente falar com algum gerente de contas... isso vai envolver equipe técnica, talvez até a equipe de engenharia, caso façam a troca da local das caixas
 
Fiquei longe um tempo amigos, mas aqui em Vila Velha ES só foi liberado Vivo Fibra nos bairros Vila Nova e Novo México agora, coloquei o Vivo Fibra 300BM e galera falando aqui de 1GB, mas vamos levando.
 
Wan agreggation, é como se fossem dois links de internet, mas no caso, serão 2 cabos da HGU para o seu router
Tô pensando em comprar no Aliexpress um mini pc atom com 4 ou 6 LANs 2,5Gb/s, esse pfsense é fácil de configurar? No caso pretendo usar 2 cabos do cable modem da Claro (em router) e uma das outras saídas 2,5GbE do mini pc ligar no meu PC de mesa que tem LAN 2,5GbE. Se tiver um tutorial ou algo assim pra passar lhe agradeço. Se for relativamente fácil mexer nesse pfsense eu até posso comprar um pc desses no Aliexpress (só quero saber se é muito complicado, pq gastar R$900 com chance de taxação ainda)..Agradeço.
 
cara, tente falar com algum gerente de contas... isso vai envolver equipe técnica, talvez até a equipe de engenharia, caso façam a troca da local das caixas
Isso. Vai ser trocado de local as caixas que recebem a fibra no prédio. E se liga no 10315 não tem esse tipo de opção.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo