[TÓPICO OFICIAL] Ideapad Gaming 3i

Eu estou usando ele sempre no modo silencioso e as vezes chega em 70º, esse é meu primeiro notebook e eu vim de um gabinete com um ryzen 5 1600 e gabinete aerocool 800, a temperatura não passava dos 50 nem com reza, por isso me assustei quando vi a temperatura chegando nos 80 no modo desempenho, e 70 no modo silencioso, não daria pra abaixar isso pra tipo uns 60 se eu usar uma base refrigerada?

E eu vi aqui q esse note é de plastico por baixo, a base refrigerada iria ser efetiva nesse modelo?


E por ultimo, se for comparar o consumo de energia com um pc de mesa (ryzen 5 1600 / aerocool 800 com 2 fans / uma RX 580 8gb e uma fonte CX 450), sabe dizer mais ou menos qual a porcentagem de diferença no gasto se comparado com esse notebook?

Acredite, as temperaturas estão boas. Especificando, essa temp de 70 no modo silencioso acontece quando joga, certo? Se sim, está ótima.

Não aconselho base refrigerada, e sim qualquer suporte que eleve pelo menos um pouco. Eu uso dois: um de alumínio com regulagem de altura, geralmente quando faço uso de um segundo monitor + teclado externo; e um suporte que é tipo um "cogumelo", que é ótimo e já cumpre bem o papel.

Não saberia dizer a porcentagem de diferença, mas penso que deva ser considerável. Acho que só a RX 580 consome mais do que o seu Notebook inteiro.
 
Última edição:
Acredite, as temperaturas estão boas. Especificando, essa temp de 70 no modo silencioso acontece quando joga, certo? Se sim, está ótima.

Não aconselho base refrigerada, e sim qualquer suporte que eleve pelo menos um pouco. Eu uso dois: um de alumínio com regulagem de altura, geralmente quando faço uso de um segundo monitor + teclado externo; e um suporte que é tipo um "cogumelo", que é ótimo e já cumpre bem o papel.

Não saberia dizer a porcentagem de diferença, mas penso que deva ser considerável. Acho que só a RX 580 consome mais do que o seu Notebook inteiro.
Vlw irmão, fiquei em depressão por ter comprado esse notebook por 4500 em junho e uma semana depois ele ficasse quase uns 500 reais mais barato, e ainda tive q gastar mais 500 pra memoria + hd secundario, sem falar q ja saiu uma versão com um processador melhor, mas acho que vou ficar com esse note mesmo, da pra jogar de boa e pelo visto ele gasta bem menos energia q um pc de mesa por um desempenho q da pra usar.

E sim, a temperatura fica em 70 com LoL aberto, e com o opera + umas 12 abas de navegador.

EDIT: A base refrigerada não reduziria algo no note? Tem algum motivo específico pra eu não usar uma refrigerada? Eu to querendo comprar algo pra tirar essas tampas de garrafa de baixo
 
Última edição:
Vlw irmão, fiquei em depressão por ter comprado esse notebook por 4500 em junho e uma semana depois ele ficasse quase uns 500 reais mais barato, e ainda tive q gastar mais 500 pra memoria + hd secundario, sem falar q ja saiu uma versão com um processador melhor, mas acho que vou ficar com esse note mesmo, da pra jogar de boa e pelo visto ele gasta bem menos energia q um pc de mesa por um desempenho q da pra usar.

E sim, a temperatura fica em 70 com LoL aberto, e com o opera + umas 12 abas de navegador.

EDIT: A base refrigerada não reduziria algo no note? Tem algum motivo específico pra eu não usar uma refrigerada? Eu to querendo comprar algo pra tirar essas tampas de garrafa de baixo

Sobre a base refrigerada, o lance é que considero gasto desnecessário, quando algo mais simples, barato e portátil já resolve. Tem um vídeo-teste bem interessante do Dan Ferreira sobre o assunto e, no final das contas, uma base que eleva um pouco já faz o serviço.

Sobre ficar entristecido com variação de preços, é algo que todos sofremos, mas também vejo como um ótimo momento para nos testarmos e superarmos. Sou do tipo que considera Notebook Gamer um sonho realizado, não só pela existência de um projeto assim, como os valores hoje em dia ofertados. Ter um equipamento assim já foi um fortuna, algo praticamente inalcançável. E o seu Notebook é excelente e frio, hehehe. Aproveite-o!

Ah! Meu primeiro Notebook Gamer foi um Predator Helios I7 GTX 1060. Extremamente barulhento e tão quente que eu não conseguia tocar no teclado na região WASD. O seu está praticamente no Zero Absoluto, rs.
 
E eu vi aqui q esse note é de plastico por baixo, a base refrigerada iria ser efetiva nesse modelo?

Não. Só levante a parte de trás do notebook para facilitar a entrada de ar. A galera costuma usar duas tampinhas de refrigerante. rsrsrs

O que vai diminuir suas temperaturas será o undervolt ou desligar o turbo. Esses chips da Intel funcionam de forma diferente dos Ryzen e são projetados para darem um pico de performance até atingir o topo do envelope térmico. É assim mesmo. Até no desktop.

Quanto ao consumo, pense no seguinte: a fonte do PC era de 450w. A fonte do Gaming 3i é de 135w.
 
Não. Só levante a parte de trás do notebook para facilitar a entrada de ar. A galera costuma usar duas tampinhas de refrigerante. rsrsrs

O que vai diminuir suas temperaturas será o undervolt ou desligar o turbo. Esses chips da Intel funcionam de forma diferente dos Ryzen e são projetados para darem um pico de performance até atingir o topo do envelope térmico. É assim mesmo. Até no desktop.

Quanto ao consumo, pense no seguinte: a fonte do PC era de 450w. A fonte do Gaming 3i é de 135w.
Tendi, me tira umas duvidas aqui, esse modo silencioso que tem afeta apenas o processador ou pega a GPU também? E até qual temperatura eu deveria ficar tranquilo quando eu tiver jogando pra esse processador? No modo silencioso eu ainda não vi passar dos 75º

E sobre a base, eu também to usando 2 tampinhas de garrafa, mas eu acho isso feio, fora q fica quase impossível de usar o note na cama pra ler, e pelo o que eu vi o preço das bases é menos de 100 reais, pra mim que ja pagou 4500 nesse note, isso não é nada.

Eu estava pensando em pegar uma base que não tenha led nenhum, e que ficasse desligada a maior parte do tempo, servindo apenas pra inclinar o note, ai quando eu for jogar algo pesado, eu ligo ela um pouco só pra aliviar a mente mesmo, e uma base que seja ja específica ou feita pra esse note, sabe de alguma ai?
 
Não se preocupe com as temperaturas. Se divirta.

Essas máquinas foram projetadas para funcionar assim, sinceramente. Se isso for te deixar mais tranquilo, pense em desabilitar o turbo com o Throtle Stop. Já ajuda muito nas temperaturas (não deve ficar acima dos 75C) e não fará um impacto na performance. Esse processador ainda tem muita sobra.

Eu comprei uma base da Lenovo que eu gostei muito. Ela é elevada, mas sem frescuras, feita de um plástico duro e muito resistente. Dá uma olhada.

Eu também tenho uns cogumelos (não sei como isso se chama) que comprei no Ali que fica mais bonito do que as tampinhas, mas faz a mesma função: aqui

Eu acho que o modo silencioso foi desenvolvido para o uso do notebook a bateria, porque ele corta a carga de vários componentes e reduz o consumo de uma forma geral. Até a tela passa a ter contraste dinâmico. Eu só uso no modo desempenho e sigo em frente!!
 
Vacilo muito grande da lenovo fazer um notebook "gamer" com a saída hdmi ligada na placa integrada, sem sentido nenhum.. Inclusive vi no reddit usuários reclamando que até notebook com rtx 3050 + iris xe sofre disso pois a saída hdmi tá ligada na onboard.
Pera, eu to usando a entrada HDMI pra transferir a imagem pra TV, eu preciso fazer alguma coisa pra ativar a GPU ou algo do tipo?
 
Pera, eu to usando a entrada HDMI pra transferir a imagem pra TV, eu preciso fazer alguma coisa pra ativar a GPU ou algo do tipo?
Isso não significa que a dGPU não será usada em tarefas que demandem desempenho gráfico mais alto.
Significa que o Optimus sempre estará ativo, mesmo em Monitor/TV conectado através da porta HDMI.
A imagem no monitor/TV sempre vai passar pela iGPU, assim como na tela interna.
Isso implica em perda de desempenho, principalmente em games com altas taxas de FPS.
 
Isso não significa que a dGPU não será usada em tarefas que demandem desempenho gráfico mais alto.
Significa que o Optimus sempre estará ativo, mesmo em Monitor/TV conectado através da porta HDMI.
A imagem no monitor/TV sempre vai passar pela iGPU, assim como na tela interna.
Isso implica em perda de desempenho, principalmente em games com altas taxas de FPS.
Mas essa perda de FPS no caso é só quando passa a imagem pra TV / Monitor pelo cabo HDMI? Ou é assim também com a tela do notebook?
 
Mas essa perda de FPS no caso é só quando passa a imagem pra TV / Monitor pelo cabo HDMI? Ou é assim também com a tela do notebook?
Neste caso, nos IdeaPad Gaming, vai sempre ocorrer tanto na tela interna quanto em monitor conectado pela porta HDMI.
Tanto nas versões com Intel de 10a e 11a geração quanto nas com Ryzen 5000.
Não sei se nos novos modelos, com Ryzen 6000 e Intel de 12a geração, isso continua (porta HDMI ligada ao vídeo integrado).
 
o TGP do modelo 5800h/3060 não passa de 65w nem com reza brava, e aparentemente o performance mode realmente não se ativa.
TDP da cpu chega sim em 45W as vezes e até sustenta um pouco.
Procurando a fonte de 170w ou 230w aqui pra testar e ver se resolve.
 
o TGP do modelo 5800h/3060 não passa de 65w nem com reza brava, e aparentemente o performance mode realmente não se ativa.
TDP da cpu chega sim em 45W as vezes e até sustenta um pouco.
Procurando a fonte de 170w ou 230w aqui pra testar e ver se resolve.
Todos os Lenovo gamers são assim, TGP máximo da GPU só é atingido no modo performance.
Com uma fonte adequada você deve conseguir até 95W.
 
Todos os Lenovo gamers são assim, TGP máximo da GPU só é atingido no modo performance.
Com uma fonte adequada você deve conseguir até 95W.
dito e feito... 90W com a fonte de 230W...performance mode ativo e pelas temps bastante espaço pra subir a GPU (talvez um vbios mod pra 110w)
outra máquina... FPS subiram em média 40%...
comprei a fonte no ML mas no Ali tem por 170 com frete..
sacanagem que a Lenovo fez com BR... copiei a reclamação do colega no reclameaqui.. vamos ver o que dá...
 
dito e feito... 90W com a fonte de 230W...performance mode ativo e pelas temps bastante espaço pra subir a GPU (talvez um vbios mod pra 110w)
outra máquina... FPS subiram em média 40%...
comprei a fonte no ML mas no Ali tem por 170 com frete..
sacanagem que a Lenovo fez com BR... copiei a reclamação do colega no reclameaqui.. vamos ver o que dá...
Acho que rola até processo.
Vendem um notebook com a fonte fora do padrão, tão insuficiente que não é possível utilizar o modo desempenho original da máquina.
A vantagem da fonte de 170W é que não deve ser tão tijolo quanto a de 230W...
 
Putz, que fudido cara. Pior que eu to vendendo meu pc e meu notebook pra pegar um notebook gamer e tava de olho nesse notebook.
 
Eae vc teve alguma resposta da lenovo? Eu tô igual um doído fuçando no meu notebook novo que chegou ontem tentando entender pq nem o modo desempenho consegue ser ativado. Daí imaginei que seria por conta da fonte e li aqui que era isso mesmo. Abri um chamado hoje mas queria saber se você se vc teve alguma resposta deles.

Eu amei o note e não quero devolver. Ainda mais pelos 6200 que eu peguei.
dito e feito... 90W com a fonte de 230W...performance mode ativo e pelas temps bastante espaço pra subir a GPU (talvez um vbios mod pra 110w)
outra máquina... FPS subiram em média 40%...
comprei a fonte no ML mas no Ali tem por 170 com frete..
sacanagem que a Lenovo fez com BR... copiei a reclamação do colega no reclameaqui.. vamos ver o que dá...
 
Eu queria saber mais informações sobre o notebook, a carcaça dele ainda é o modelo antigo certo, aquele sem a "bundinha"?
Outra dúvida é referente a temperatura e desempenho da RTX 3060.
 
Eu queria saber mais informações sobre o notebook, a carcaça dele ainda é o modelo antigo certo, aquele sem a "bundinha"?
Outra dúvida é referente a temperatura e desempenho da RTX 3060.
Carcaça igual do meu antigo gaming 3i só que preta. Achei ainda mais bonito. Carcaça sem firulas e luzes de natal do jeito que eu gosto.

Não posso dizer nada sobre temperaturas pq o carregador que vem no notebook não é pra ele. Esse notebook é basicamente um Legion com carcaça de Gaming 3.

Até o Vantage vira Legion Edge quando abrimos o programa. Mas como mandaram a bosta do carregador de 135w o note não funciona 100%. Eu abri um chamado e estou esperando a resposta deles. Pior que pelo preço que eu paguei compensa até comprar um carregador de Legion no mercado livre haha

Mesmo sem a potência total tô rodando tudo de boa com ray tracing e tudo mais. Resident Evil 2 e 3, Ghostwire Tokyo, Forza Horizon e Final Fantasy 15 todos rodam liso com configurações altas e ray tracing no caso dos 3 primeiros jogos que eu citei.
 
Eae vc teve alguma resposta da lenovo? Eu tô igual um doído fuçando no meu notebook novo que chegou ontem tentando entender pq nem o modo desempenho consegue ser ativado. Daí imaginei que seria por conta da fonte e li aqui que era isso mesmo. Abri um chamado hoje mas queria saber se você se vc teve alguma resposta deles.

Eu amei o note e não quero devolver. Ainda mais pelos 6200 que eu peguei.
Tentei reclameaqui, suporte.. nada
Melhor pagar 170 na fonte de 170w no aliexpress r deixar quieto…
No meu caso que paguei 5100 no note, preferi… mas foi a do ML mesmo (paguei mais caro), mas já vi que é do vendedor mdpower do Ali.
 
A fonte de 170w vai funcionar da mesma maneira que a fonte de 230w?
Sim….mais ou menos isso:
Com a de 170w vc tem o performance mode stock com a gpu chegando a 90w…
Com a de 230w vc tem margem segura pra vbios mod de tgp max e subir o clock da gpu..
 
Tentei reclameaqui, suporte.. nada
Melhor pagar 170 na fonte de 170w no aliexpress r deixar quieto…
No meu caso que paguei 5100 no note, preferi… mas foi a do ML mesmo (paguei mais caro), mas já vi que é do vendedor mdpower do Ali.
É complicado... haha O preço que eu paguei nesse note, mesmo se eu colocar o valor de uma fonte de Legio de 230w do ML eu ainda não consigo nada parecido no mercado BR com garantia Nacional e de marca boa como é a Lenovo.

Outra coisa foi a surpresa da tela, achei linda a tela de 120hz que vem no notebook. Em comparação com o g15 que eu devolvi e o Acer predator essa tela veio basicamente perfeita, sem bleed, sem mancha amarela e o preto é preto de verdade não é cinza. Para mim foi uma surpresa visto que tanto o site como o vendedor da Lenovo me informaram que seria uma tela de 60hz o que para mim já estava de bom tamanho se fosse boa igual a tela do meu antigo Ideapad gaming 3i, mas é ainda melhor.

Vou abrir a reclamação só pra deixar registrado e comprar uma fonte. Na real eu nem preciso da fonte para rodar meus jogos atuais mas só por precaução vou atrás de uma. Resident Evil bate 120fps fácil se eu não ligar o RT. Zerei ontem Evil West com tudo no máximo tmbm e vários outros jogos rodam liso e isso com a fonte simples que vem no note. No geral estou feliz com a aquisição.
 
Última edição:
É complicado... haha O preço que eu paguei nesse note, mesmo se eu colocar o valor de uma fonte de Legio de 230w do ML eu ainda não consigo nada parecido no mercado BR com garantia Nacional e de marca boa como é a Lenovo.

Outra coisa foi a surpresa da tela, achei linda a tela de 120hz que vem no notebook. Em comparação com o g15 que eu devolvi e o Acer predator essa tela veio basicamente perfeita, sem bleed, sem mancha amarela e o preto é preto de verdade não é cinza. Para mim foi uma surpresa visto que tanto o site como o vendedor da Lenovo me informaram que seria uma tela de 60hz o que para mim já estava de bom tamanho se fosse boa igual a tela do meu antigo Ideapad gaming 3i, mas é ainda melhor.

Vou abrir a reclamação só pra deixar registrado e comprar uma fonte. Na real eu nem preciso da fonte para rodar meus jogos atuais mas só por precaução vou atrás de uma. Resident Evil bate 120fps fácil se eu não ligar o RT. Zerei ontem Evil West com tudo no máximo tmbm e vários outros jogos rodam liso e isso com a fonte simples que vem no note. No geral estou feliz com a aquisição.
se vc está feliz sem a fonte... com ela vc vai estourar rojão na rua rsrs.. não tem pq não comprar.
Eu comprei a fonte de 170w do Ali pra um amigo que pegou esse note na BF tb.... já está no BR e essa semana deve entregar.
 
Sim….mais ou menos isso:
Com a de 170w vc tem o performance mode stock com a gpu chegando a 90w…
Com a de 230w vc tem margem segura pra vbios mod de tgp max e subir o clock da gpu..
Entendi, eu vou então comprar a fonte de 230w na loja da Lenovo no ML mas só por conveniência mesmo. Assim que finalizar as vendas eu pego um.
Outra coisa que eu achei difícil de achar são reviews desse modelo, até mesmo na gringa não acha fácil, achei mais em canais russos.
 
Entendi, eu vou então comprar a fonte de 230w na loja da Lenovo no ML mas só por conveniência mesmo. Assim que finalizar as vendas eu pego um.
Outra coisa que eu achei difícil de achar são reviews desse modelo, até mesmo na gringa não acha fácil, achei mais em canais russos.
Parece que esse modelo não é comercializado em massa. Parece que pegaram peças do Legion e resolveram fazer um experimento em países específicos onde a diferença de preço entre o Legion e o Ideapad em $ é mais alta. A placa e todo o resto são do Legion... Apenas abaixaram um pouco a W da placa de vídeo. Tanto é que o Lenovo Vantage não reconhece esse PC como Ideapad nas configurações de plano de Energia, o nome muda e vira Legion Edge.

Não sei se estão apenas acabando com os estoques das peças dos Legion ou se estão experimentando dar um up na linha Ideapad já que o gap de poder de GPU entre os Ideapad e os Legion, apesar de alto não condiz com os preços já que um Legion com a mesma config desse notebook custa 2 mil reais a mais, paga-se pelo nome Legion e pela carcaça estilizada, assim como a Dell diferencia a linha G15 da Alienware.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo