[Tópico Dedicado] - Steam Deck - O Videogame portátil da Valve

amigos, eu tava pesquisando e queria saber se tem como jogar jogos da "steam verde" :bem: no Steam Deck sem precisar de mudar o OS dele pra windows ??
 
amigos, eu tava pesquisando e queria saber se tem como jogar jogos da "steam verde" :bem: no Steam Deck sem precisar de mudar o OS dele pra windows ??

Tem como jogar normalmente sem precisar de windows.

Se for transferir direto do PC: Só passar a pasta inteira do jogo (onde foi instalado), adicionar o exe na steam como um jogo não steam (pelo desktop mode), marcar a opção de compatibilidade nas opções do executável e selecionar uma versão do proton (ir testando pra ver qual funciona).

Se for fazer direto pelo deck, o processo é o mesmo. Só que precisa adicionar o instalador como um jogo não steam, marcar a compatibilidade com o proton e depois fazer o mesmo processo de cima.
 
Tem como jogar normalmente sem precisar de windows.

Se for transferir direto do PC: Só passar a pasta inteira do jogo (onde foi instalado), adicionar o exe na steam como um jogo não steam (pelo desktop mode), marcar a opção de compatibilidade nas opções do executável e selecionar uma versão do proton (ir testando pra ver qual funciona).

Se for fazer direto pelo deck, o processo é o mesmo. Só que precisa adicionar o instalador como um jogo não steam, marcar a compatibilidade com o proton e depois fazer o mesmo processo de cima.
Parece até fácil do jeito que vc falou! Tinha visto uns tutorias e tinha achado tenso…tanto que já cogitava meter um Windows de cara se eu pegasse um!
 
O maior erro na minha opinião eh já chegar e colocar o windows de cara, testa o sistema, vê o que tem a oferecer e se não atender o uso aí você pensa em trocar..
Eu mesmo não abandono o steamos pra ir pro windows não, sinceramente testei e nos jogos achei o frametime péssimo no windows, fora os stutterings.. lógico que se o camarada o foco dele for FIFA ou jogos online realmente aconselho o windows...

Não é tão complicado rodar no steamos qualquer jogo não, basta um pouco de paciência
 
O maior erro na minha opinião eh já chegar e colocar o windows de cara, testa o sistema, vê o que tem a oferecer e se não atender o uso aí você pensa em trocar..
Eu mesmo não abandono o steamos pra ir pro windows não, sinceramente testei e nos jogos achei o frametime péssimo no windows, fora os stutterings.. lógico que se o camarada o foco dele for FIFA ou jogos online realmente aconselho o windows...

Não é tão complicado rodar no steamos qualquer jogo não, basta um pouco de paciência

É o que penso também. Quem ainda nem usou o aparelho e já corre pra instalar windows, além do risco de fazer algo errado e ficar com um peso de papel, também vai deixar de conhecer melhor uma das melhores características do Steam Deck que é o Steam OS.

Aqui eu só tenho tido dor de cabeça com Windows 11 onde tenho ele instalado. O 10 é o que deixo no meu PC pra jogar e nem cogito fazer o update.

Já o Steam OS tem me atendido perfeitamente bem. Já até decidi que quando a Valve lançar o OS estável para desks, vou instalar em dual boot no meu PC.
 
Estava pensando em fazer um upgrade no meu rig e comprar uma RX 6700 XT. Porém ia ter que gastar mais um dinheiro para fazer o upgrade da CPU (i7 4790k) e, além disso, quase não ligava mais o PC. Com o home office a última coisa que eu queria era ligar novamente o PC quando acabava o serviço. Por isso acabei comprando o Deck.

Minha opinião: Se você sabe Inglês (a comunidade BR ainda é pequena) e já está acostumado com o "janky" do Linux, muito provavelmente vai gostar bastante do Steam Deck. Quando começei a jogar Fallout New Vegas e Silent Hunter III no portátil já senti que valeu a compra. Depois de ter o portátil nas mãos dá realmente pra perceber que a Valve acertou em cheio.

Comprei no ML mesmo a versão de 64GB e a unidade chegou lacrada. Tive um bug na configuração inicial em que o aparelho ficou travado em "1 second remaining" e, para corrigir foi preciso fazer um "hard reset" e deixar ele próximo do roteador. Outro problema foi que o gatilho veio descalibrado mas, rodando o programa "trigger_cal" no terminal, o problema foi corrigido. Quem é usuário de Linux já está acostumado com tudo isso, porém, um neófito pode ficar um pouco intimidado no SteamOS.

A ergonomia é ótima, vi muitos reviews reclamando que o Deck era grande e pesado. Não achei nada disso, achei bem confortável até. Só não espere um PSP em termos de tamanho e peso.

O único inconveniente que encontrei foi o de que o portátil fica ligado quando está baixando jogos. Se você coloca em standby os downloads param. Acredito que a Valve fez isso para evitar que o usuário coloque o aparelho na sua case com as fans ligadas (o que seria um desastre pois superaqueceria a APU em pouco tempo).

Outro problema, dessa vez mais grave, é que não há garantia no Brasil e as peças só vendem no ifixit (que não mandam peças pra cá). Se o aparelho tiver algum defeito vai virar um peso de papel de 4k.

Em resumo: o Deck, e principalmente o SteamOS, tem o potencial de se tornar o padrão para PC Gaming no futuro caso a Valve consiga vender o aparelho no varejo (o que eu acho que não vai acontecer pq com certeza ela perde muito dinheiro por aparelho vendido). Ainda mais no mercado atual de PC Gaming que parece não conseguir escapar de uma espécie de "catch 22" onde GPUs cada vez mais caras são necessárias para rodar jogos cada vez mais bugados, sem otimização e sem muitas melhorias gráficas perceptíveis.
 
O único inconveniente que encontrei foi o de que o portátil fica ligado quando está baixando jogos. Se você coloca em standby os downloads param. Acredito que a Valve fez isso para evitar que o usuário coloque o aparelho na sua case com as fans ligadas (o que seria um desastre pois superaqueceria a APU em pouco tempo).

Li em algum lugar que a Valve tem planos de oferecer suporte a downloads em modo de baixo consumo de energia no futuro.

O que faço aqui é deixar ele configurado pra desligar automaticamente depois de um tempo (10 minutos) e assim dá pra fazer donwloads sem se preocupar em deixar ligado. Ele só desliga depois que o download termina. É só ir em configurações > exibição > modo de repouso.

No meu caso o SD é um complemento perfeito para o PC desk, mas não me imagino jogando apenas nele, pois embora o hardware seja impressionante para um portátil, acho fundamental ter a opção de jogar alguns jogos em uma tela maior com melhor desempenho. Com o SD a tela maior é possível, mas o desempenho em jogos mais pesados fica muito comprometido pra ter só ele como PC pra jogar.
 
No meu caso o SD é um complemento perfeito para o PC desk, mas não me imagino jogando apenas nele, pois embora o hardware seja impressionante para um portátil, acho fundamental ter a opção de jogar alguns jogos em uma tela maior com melhor desempenho. Com o SD a tela maior é possível, mas o desempenho em jogos mais pesados fica muito comprometido pra ter só ele como PC pra jogar.

Realmente ele fica perfeito com um PC Gamer. Eu notei que ele sincronizou meus saves com o do meu PC, então dá pra jogar no PC e depois continuar no Deck de maneira transparente.

Eu não testei ele com jogos muito pesados pra ver qual o limite do hardware mas realmente ele deve penar um pouco para rodar games mais recentes.
 
Eu não testei ele com jogos muito pesados pra ver qual o limite do hardware mas realmente ele deve penar um pouco para rodar games mais recentes.
Nem digo pra rodar como portátil, pois muito jogos têm saído com otimização específica do SD, mas estou falando de jogar ele conectado a um monitor externo com resolução nativa ou um pouco maior. Aí perde muita qualidade gráfica e desempenho dependendo do jogo. Pra isso é melhor ter um desktop mesmo.
 
Nem digo pra rodar como portátil, pois muito jogos têm saído com otimização específica do SD, mas estou falando de jogar ele conectado a um monitor externo com resolução nativa ou um pouco maior. Aí perde muita qualidade gráfica e desempenho dependendo do jogo. Pra isso é melhor ter um desktop mesmo.
Concordo mano, tanto que nem dei jeito em comprar uma dock, na real nem tenho interesse, porque o bom do SD realmente é o tamanho da tela que proporciona uma jogatina aceitavel até mesmo em jogos pesados, é o triunfo.. Mas estou igual você, não me vejo como meu console principal, mas fato que desde que comprei o SteamDeck o PS5 ficou atirado kkkk, jogar no sofá, na cama é muito bom.. e sinceramente, tem jogos que eu só jogaria no steamdeck mesmo na comodidade do meu sofá ou da minha cama, pra jogos AAA mesmo lançamentos eu deixo pro meu desktop ou ps5.. deixo o steam deck digamos pra emulação e jogos bem otimizados ou mais antigos.. funciona muito bem assim..
 
Fala galera meu steam deck chegou hoje, um colega foi no Paraguai este fim de semana e pegou um pra mim de 64 e outro pra ele de 256, paguei 3300 no de 64, já comprei um ssd da WD nvme 4.0 de 1 tera e case e película. No total ficou 3899. Achei que valeu a pena. Acho que valeu a pena. Agora é só curtir o monstrinho. Achei o fórum aqui no adrenaline e espero que a galera troque experiências. Um abraço a todos.
 
Tem como jogar normalmente sem precisar de windows.

Se for transferir direto do PC: Só passar a pasta inteira do jogo (onde foi instalado), adicionar o exe na steam como um jogo não steam (pelo desktop mode), marcar a opção de compatibilidade nas opções do executável e selecionar uma versão do proton (ir testando pra ver qual funciona).

Se for fazer direto pelo deck, o processo é o mesmo. Só que precisa adicionar o instalador como um jogo não steam, marcar a compatibilidade com o proton e depois fazer o mesmo processo de cima.
Vc se refere à jogos crackeados? Pq eu havia entendido que a pergunta dele era sobre a microsoft store..ou gamepass.. sei lá.
Eu tinha visto que só dava para jogar no gamepass os jogos por stream. Isso procede?
 
Sim, fiz dual boot aqui pra jogar Atomic Heart no gamepass, e está rodando bem.
Ahn.. eu vi uns testes que ele perde muito desempenho pelo windows (tipo uns 25~30%). Isso procede?
Quando chegar o meu ssd vou considerar fazer um dual boot para usar o meu gamepass..
 
Ahn.. eu vi uns testes que ele perde muito desempenho pelo windows (tipo uns 25~30%). Isso procede?
Quando chegar o meu ssd vou considerar fazer um dual boot para usar o meu gamepass..
Vi uns poucos testes e mostravam desempenho melhor no SteamOS, mas não cheguei a botar Windows pra testar.
Mas faz sentido, visto que o Windows é pensado pra um uso geral, e fica rodando vários serviços em segundo plano.
Enquanto isso o SteamOS foi feito pensado para jogos e acredito que concentre mais os recursos em rodar o jogo.
Mas é apenas opinião baseada nos comparativos que vi no Youtube.

Vc se refere à jogos crackeados? Pq eu havia entendido que a pergunta dele era sobre a microsoft store..ou gamepass.. sei lá.
Eu tinha visto que só dava para jogar no gamepass os jogos por stream. Isso procede?
Acho que ele fala de jogo pirata mesmo. Steam verde é referência ao logo do uTorrent haehae

Sobre o gamepass, no Steam OS é só por nuvem mesmo. Inclusive acho que até assinaria um Gamepass mais barato apenas com o serviço de jogos na nuvem.
Mas atualmente esse serviço não tem nem no Gamepass de PC, só tendo o Ultimate.
Espero que em algum momento surja uma bruxaria que rode o Gamepass no SteamOS.
 
Ahn.. eu vi uns testes que ele perde muito desempenho pelo windows (tipo uns 25~30%). Isso procede?
Quando chegar o meu ssd vou considerar fazer um dual boot para usar o meu gamepass..
Cara isso depende de jogo pra jogo, tem jogo que o desempenho é quase igual.
 
Fala galera como disse meu steam chegou ontem, instalei uns jogos show de bola, mas quando vou instalar algumas coisa tipo no modo desktop não jogos mais instalações normais tipo chrome entre outros o bicho baixa lentão e demora um seculo para instalar. Já os jogos baixam normais no modo game em alta velocidade e instala normal, tentei instalar o emudeck mais fica parado e não continua é tanto que deixei a noite toda e quando foi pela manhã estava na mesma sem ter andado nada. Alguém passou por isso? Alguma dica, solução ou é bug?
 
Cara isso depende de jogo pra jogo, tem jogo que o desempenho é quase igual.
Fora o frametime que no steamos é mais estavel, não adianta ter 3~5fps a mais no windows e ser todo cagado de stutterings, devido a pouca (e diria não) otimização do SD com Windows.. ao contrario do Steam OS que é bem otimizado.. O lance é esse..
Eu sinceramente, não troco o steam OS por windows! Testei aqui e não gostei, pode ser que futuramente com drivers melhores, eu teste, mas por ora não, não me faz falta alguma

Ah, antes que me perguntem eu testei 3 jogos no Windows comparando com Steam OS: The Witcher 3, Hogwarts, Batman Origins e todos apresentaram gagueiras infernais comparando ao steam os, sendo que que no the witcher 3 no steam OS rodou mais liso que no meu pc inclusive (por conta dos shaders e a questão da otimização no linux), bizarro kkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ahn.. eu vi uns testes que ele perde muito desempenho pelo windows (tipo uns 25~30%). Isso procede?
Quando chegar o meu ssd vou considerar fazer um dual boot para usar o meu gamepass..
Não procede.. tem jogos que é igual e outros ate perde, e a grande maioria perde estabilidade no windows..
Agora se você se importa com gamepass ou jogos online ai um dual boot é realmente bem vindo..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vi uns poucos testes e mostravam desempenho melhor no SteamOS, mas não cheguei a botar Windows pra testar.
Mas faz sentido, visto que o Windows é pensado pra um uso geral, e fica rodando vários serviços em segundo plano.
Enquanto isso o SteamOS foi feito pensado para jogos e acredito que concentre mais os recursos em rodar o jogo.
Mas é apenas opinião baseada nos comparativos que vi no Youtube.


Acho que ele fala de jogo pirata mesmo. Steam verde é referência ao logo do uTorrent haehae

Sobre o gamepass, no Steam OS é só por nuvem mesmo. Inclusive acho que até assinaria um Gamepass mais barato apenas com o serviço de jogos na nuvem.
Mas atualmente esse serviço não tem nem no Gamepass de PC, só tendo o Ultimate.
Espero que em algum momento surja uma bruxaria que rode o Gamepass no SteamOS.
É isso que ocorre mesmo, esta certissimo, testei e é isso que acontece.
 
Tem como jogar normalmente sem precisar de windows.

Se for transferir direto do PC: Só passar a pasta inteira do jogo (onde foi instalado), adicionar o exe na steam como um jogo não steam (pelo desktop mode), marcar a opção de compatibilidade nas opções do executável e selecionar uma versão do proton (ir testando pra ver qual funciona).

Se for fazer direto pelo deck, o processo é o mesmo. Só que precisa adicionar o instalador como um jogo não steam, marcar a compatibilidade com o proton e depois fazer o mesmo processo de cima.
outra duvida, eu posso particionar o SSD em 3 partições e deixar por exemplo:

partição 1 Linux

partição 2 W11

partição 3 jogos

assim eu posso acessar a partição de jogos por ambos os sistemas sem precisar de ficar arrastando jogo pra lá e pra cá ??

tipo eu sei que o proton pode rodar jogos "alternativos" , mas nem todos irão funcionar, daí eu testo no proton , se não rodar, eu dou o boot pelo w11 que ele irá funcionar.


e por fim , pra retrogamer , emulação de SNES, PSP, NDS, 3DS, DREAMCAST, N64, PS2 e GC, seria melhor pelo proton , ou pelo windows mesmo ???

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fora o frametime que no steamos é mais estavel, não adianta ter 3~5fps a mais no windows e ser todo cagado de stutterings, devido a pouca (e diria não) otimização do SD com Windows.. ao contrario do Steam OS que é bem otimizado.. O lance é esse..
Eu sinceramente, não troco o steam
OS por windows! Testei aqui e não gostei, pode ser que futuramente com drivers melhores, eu teste, mas por ora não, não me faz falta alguma

Ah, antes que me perguntem eu testei 3 jogos no Windows comparando com Steam OS: The Witcher 3, Hogwarts, Batman Origins e todos apresentaram gagueiras infernais comparando ao steam os, sendo que que no the witcher 3 no steam OS rodou mais liso que no meu pc inclusive (por conta dos shaders e a questão da otimização no linux), bizarro kkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Não procede.. tem jogos que é igual e outros ate perde, e a grande maioria perde estabilidade no windows..
Agora se você se importa com gamepass ou jogos online ai um dual boot é realmente bem vindo..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


É isso que ocorre mesmo, esta certissimo, testei e é isso que acontece.
tá ligado que o que você fala de "otimização" e "frametime" não faz sentido algum, até por que TODOS os jogos que o SteamOS rodam SÃO de windows, não há conversão ou adaptação, o que há é a ferramenta da Valve que faz com que o linux leia e interprete o jogo de windows pra poder rodar, isso em tempo real, ai do nada um jogo de WINDOWS vai rodar melhor no linux com uma ferramenta "magica" ?? dificil de acreditar, por que o que eu vejo é o oposto, pois se o jogo é mal otimizado no windows, não vai ser o linux que vai tranforma-lo milagrosamente, o Hogwarts é um exemplo, ele original é uma bosta, cheio de DRM que faz o desempenho cair, já ele pirata é uma beleza, ganha desempenho

já você foi até agora o unico que criticou o W11 na questão de jogos, participo de grupos de whats, face, telegram, discord e todos sempre elogiam o windows alegando que ele é bem mais estavel do que o SteamOS, é menos burocratico de se jogar , principalmente jogos de outras lojas como a Epic e a GoG, inclusive a grande maioria recomenda ter dual boot, pra atender a todas as necessidades.

você citou o "frametime" , sendo que outra conclusão que eu vejo é que o Steam Deck é um aparelho pra se jogar travado nos 40Hz e 40FPS pra ficar estavel, há diversos canais no YT mostando isso, que essa configuração é a mais indicada para esse portatil, então achar que vai rodar tudo, principalmente jogos de nova geração a 60fps em um hardware custo beneficio é brincadeira né, nem mesmo os tops de linha, com o 6800u ( Aya Neo 2 e o AOKZOE A1 ) rodam tudo a 60fps, e quando rodam, a bateria não dura 1:30 de gameplay
 
Última edição:
outra duvida, eu posso particionar o SSD em 3 partições e deixar por exemplo:

partição 1 Linux

partição 2 W11

partição 3 jogos

assim eu posso acessar a partição de jogos por ambos os sistemas sem precisar de ficar arrastando jogo pra lá e pra cá ??

tipo eu sei que o proton pode rodar jogos "alternativos" , mas nem todos irão funcionar, daí eu testo no proton , se não rodar, eu dou o boot pelo w11 que ele irá funcionar.
Também queria saber se é possível, sei que na area de trabalho do linux aparece a participação do windows e pra acessar você usa a senha do linux mais talvez por ficar pedindo a senha não role, talvez se tiver como desativar. Essa pergunta deve ser respondida fácil no grupo do Reddit, lá é uma comunidade bem grande.
 
outra duvida, eu posso particionar o SSD em 3 partições e deixar por exemplo:

partição 1 Linux

partição 2 W11

partição 3 jogos

assim eu posso acessar a partição de jogos por ambos os sistemas sem precisar de ficar arrastando jogo pra lá e pra cá ??

tipo eu sei que o proton pode rodar jogos "alternativos" , mas nem todos irão funcionar, daí eu testo no proton , se não rodar, eu dou o boot pelo w11 que ele irá funcionar.


e por fim , pra retrogamer , emulação de SNES, PSP, NDS, 3DS, DREAMCAST, N64, PS2 e GC, seria melhor pelo proton , ou pelo windows mesmo ???

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


tá ligado que o que você fala de "otimização" e "frametime" não faz sentido algum, até por que TODOS os jogos que o SteamOS rodam SÃO de windows, não há conversão ou adaptação, o que há é a ferramenta da Valve que faz com que o linux leia e interprete o jogo de windows pra poder rodar, isso em tempo real, ai do nada um jogo de WINDOWS vai rodar melhor no linux com uma ferramenta "magica" ?? dificil de acreditar, por que o que eu vejo é o oposto, pois se o jogo é mal otimizado no windows, não vai ser o linux que vai tranforma-lo milagrosamente, o Hogwarts é um exemplo, ele original é uma bosta, cheio de DRM que faz o desempenho cair, já ele pirata é uma beleza, ganha desempenho

já você foi até agora o unico que criticou o W11 na questão de jogos, participo de grupos de whats, face, telegram, discord e todos sempre elogiam o windows alegando que ele é bem mais estavel do que o SteamOS, é menos burocratico de se jogar , principalmente jogos de outras lojas como a Epic e a GoG, inclusive a grande maioria recomenda ter dual boot, pra atender a todas as necessidades.

você citou o "frametime" , sendo que outra conclusão que eu vejo é que o Steam Deck é um aparelho pra se jogar travado nos 40Hz e 40FPS pra ficar estavel, há diversos canais no YT mostando isso, que essa configuração é a mais indicada para esse portatil, então achar que vai rodar tudo, principalmente jogos de nova geração a 60fps em um hardware custo beneficio é brincadeira né, nem mesmo os tops de linha, com o 6800u ( Aya Neo 2 e o AOKZOE A1 ) rodam tudo a 60fps, e quando rodam, a bateria não dura 1:30 de gameplay
Não vou discutir contigo, vi que você nem soube concluir minhas observações sobre o porque rodar melhor (frametime estável, sem stuterings) a questão da Unreal Engine no Linux comparado ao Windows, quando você pesquisar e entender melhor ai podemos conversar.. Até logo !

Faz assim, testa os dois sistemas e depois você me conta, mais facil, porque meus argumentos são baseados em TESTES ao vivo, não em analises tendenciosas!
 
outra duvida, eu posso particionar o SSD em 3 partições e deixar por exemplo:

partição 1 Linux

partição 2 W11

partição 3 jogos

assim eu posso acessar a partição de jogos por ambos os sistemas sem precisar de ficar arrastando jogo pra lá e pra cá ??

tipo eu sei que o proton pode rodar jogos "alternativos" , mas nem todos irão funcionar, daí eu testo no proton , se não rodar, eu dou o boot pelo w11 que ele irá funcionar.


e por fim , pra retrogamer , emulação de SNES, PSP, NDS, 3DS, DREAMCAST, N64, PS2 e GC, seria melhor pelo proton , ou pelo windows mesmo ???

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


tá ligado que o que você fala de "otimização" e "frametime" não faz sentido algum, até por que TODOS os jogos que o SteamOS rodam SÃO de windows, não há conversão ou adaptação, o que há é a ferramenta da Valve que faz com que o linux leia e interprete o jogo de windows pra poder rodar, isso em tempo real, ai do nada um jogo de WINDOWS vai rodar melhor no linux com uma ferramenta "magica" ?? dificil de acreditar, por que o que eu vejo é o oposto, pois se o jogo é mal otimizado no windows, não vai ser o linux que vai tranforma-lo milagrosamente, o Hogwarts é um exemplo, ele original é uma bosta, cheio de DRM que faz o desempenho cair, já ele pirata é uma beleza, ganha desempenho

já você foi até agora o unico que criticou o W11 na questão de jogos, participo de grupos de whats, face, telegram, discord e todos sempre elogiam o windows alegando que ele é bem mais estavel do que o SteamOS, é menos burocratico de se jogar , principalmente jogos de outras lojas como a Epic e a GoG, inclusive a grande maioria recomenda ter dual boot, pra atender a todas as necessidades.

você citou o "frametime" , sendo que outra conclusão que eu vejo é que o Steam Deck é um aparelho pra se jogar travado nos 40Hz e 40FPS pra ficar estavel, há diversos canais no YT mostando isso, que essa configuração é a mais indicada para esse portatil, então achar que vai rodar tudo, principalmente jogos de nova geração a 60fps em um hardware custo beneficio é brincadeira né, nem mesmo os tops de linha, com o 6800u ( Aya Neo 2 e o AOKZOE A1 ) rodam tudo a 60fps, e quando rodam, a bateria não dura 1:30 de gameplay

Há conversão sim, as chamadas de DirectX são convertidas para Vulkan em tempo real.

E como o Steam Deck é uma plataforma única, sem mudanças de hardware, a Valve pré-compila os shaders e disponibiliza quando vc faz o download, por isso o frametime é melhor do que no Windows. É assim que funciona nos consoles também.

14966901731590486506gol1.jpg


lLti0Er_Ts4DslzVXyDqqvO_aljFPeKYEsIzo1piW-A.jpg
 
outra duvida, eu posso particionar o SSD em 3 partições e deixar por exemplo:

partição 1 Linux

partição 2 W11

partição 3 jogos

assim eu posso acessar a partição de jogos por ambos os sistemas sem precisar de ficar arrastando jogo pra lá e pra cá ??

tipo eu sei que o proton pode rodar jogos "alternativos" , mas nem todos irão funcionar, daí eu testo no proton , se não rodar, eu dou o boot pelo w11 que ele irá funcionar.


e por fim , pra retrogamer , emulação de SNES, PSP, NDS, 3DS, DREAMCAST, N64, PS2 e GC, seria melhor pelo proton , ou pelo windows mesmo ???

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


tá ligado que o que você fala de "otimização" e "frametime" não faz sentido algum, até por que TODOS os jogos que o SteamOS rodam SÃO de windows, não há conversão ou adaptação, o que há é a ferramenta da Valve que faz com que o linux leia e interprete o jogo de windows pra poder rodar, isso em tempo real, ai do nada um jogo de WINDOWS vai rodar melhor no linux com uma ferramenta "magica" ?? dificil de acreditar, por que o que eu vejo é o oposto, pois se o jogo é mal otimizado no windows, não vai ser o linux que vai tranforma-lo milagrosamente, o Hogwarts é um exemplo, ele original é uma bosta, cheio de DRM que faz o desempenho cair, já ele pirata é uma beleza, ganha desempenho

já você foi até agora o unico que criticou o W11 na questão de jogos, participo de grupos de whats, face, telegram, discord e todos sempre elogiam o windows alegando que ele é bem mais estavel do que o SteamOS, é menos burocratico de se jogar , principalmente jogos de outras lojas como a Epic e a GoG, inclusive a grande maioria recomenda ter dual boot, pra atender a todas as necessidades.

você citou o "frametime" , sendo que outra conclusão que eu vejo é que o Steam Deck é um aparelho pra se jogar travado nos 40Hz e 40FPS pra ficar estavel, há diversos canais no YT mostando isso, que essa configuração é a mais indicada para esse portatil, então achar que vai rodar tudo, principalmente jogos de nova geração a 60fps em um hardware custo beneficio é brincadeira né, nem mesmo os tops de linha, com o 6800u ( Aya Neo 2 e o AOKZOE A1 ) rodam tudo a 60fps, e quando rodam, a bateria não dura 1:30 de gameplay

Procura um tutorial bem detalhado e completo pra fazer isso ou o risco de você acabar com um peso de papel de 4 mil é grande. Aqui ninguém vai te dar um tutorial detalhado disso, até porque a maioria não deve ter instalado windows.
 
Procura um tutorial bem detalhado e completo pra fazer isso ou o risco de você acabar com um peso de papel de 4 mil é grande. Aqui ninguém vai te dar um tutorial detalhado disso, até porque a maioria não deve ter instalado windows.
ja achei tutorial completo ensinando
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Há conversão sim, as chamadas de DirectX são convertidas para Vulkan em tempo real.

E como o Steam Deck é uma plataforma única, sem mudanças de hardware, a Valve pré-compila os shaders e disponibiliza quando vc faz o download, por isso o frametime é melhor do que no Windows. É assim que funciona nos consoles também.

14966901731590486506gol1.jpg


lLti0Er_Ts4DslzVXyDqqvO_aljFPeKYEsIzo1piW-A.jpg
não sei ainda no deck, mas no PC eu não vi diferença alguma com isso ai ativado, e olha que eu uso uma VGA da AMD , enfim quando o meu SSD chegar , eu vou fazer o dual boot e fazer os devidos testes na pratica
 
Última edição:
Bom dia Pessoal, eu e um amigo compramos o SD, eu comprei direto na steam e mandei pra cá por redirecionador e ele comprou no aliexpress, ele comprou bem antes, mas ambos chegaram essa semana, o meu chegou com plug de carregamento padrao EUA e o dele europeu, ele comprou um adaptador, porem o console não carrega,
tambem testou com o um carregador de notebook com as mesmas especificações (45w), e não carrega, só conseguiu colocar pra carregar com um carregador de android, porem
aparece a mensagem de carregamento lento. Passa a noite toda carregando pra conseguir chegar a 100%, como não moramos na mesma cidade ele nao pode testar com meu carregador.
Pesquisamos batante sobre, achei um site com várias tentativas de soluções (formatar, limpar o conector do SD, trocar carregador e cabo) mas nenhuma delas resolveu, alguem aqui ja passou por isso? teria alguma dica do que daria pra fazer pra tentar resolver isso?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo