[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 87 33.0%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 54 20.5%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.4%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.2%

  • Total de votos
    264
Bom atualizei drivers e tudo, simplesmente o 7700x não consegue empurrar a 3080 ..ultima opção é resetar a bios eu tinha colocado pbo com 105, 90 e 120 (esse pbo eu ja usava desde que pepe fez review deste processador..) Testei outros games e também tive queda de performance ..

Ta dando ate desgosto da AMD pqp, parece que voltamos pros anos 2000 que os processadores não tinha proteção térmica se vc tirasse o cooler eles simplesmente queimavam .. (vide teste do gamernexus) a asus então nem se fala, parece que usa a mesma receita de bolo em todo lineup de placas e acha que ta tudo certo ..

EftLNEk.jpg
Putz man... não sei lhe dizer com certeza se o 7700x empurra ou nao a 3080. O que sei com toda certeza é que o 8700K nao "empurrava"... Valeria a pena vc testar um 7800x3d, 7900 ou 7950 para ver realmente se vai ter mais desempenho. Mas mesmo neste cenário, da pra jogar pow!
 
Putz man... não sei lhe dizer com certeza se o 7700x empurra ou nao a 3080. O que sei com toda certeza é que o 8700K nao "empurrava"... Valeria a pena vc testar um 7800x3d, 7900 ou 7950 para ver realmente se vai ter mais desempenho. Mas mesmo neste cenário, da pra jogar pow!
Empurra sim mano, antes desse alvoroço todo, pegava fácil 200 fps e a placa era usada em 100%.. o jeito agora é ficar no aguardo da asus liberar uma bios sem ser beta ..
 
Solicitei ontem e também recebi hoje a key do Star Wars Jedi Survivor:

OGN0gL9.jpg

Foi bem de boa! Estava um pouco desconfiado se daria certo, já que teve um colega que comentou aqui no fórum que negaram para um determinado processador da linha 7000.
 
Boa tarde. Sabem me dizer se o esse cooler é compatível com a plataforma AM5? AXP90-X53 Full Black.

Outra coisa, sabem me dizer se esse cooler consegue tankar o R7 7800x3D?

PS: Minha intenção é socar uma B650E-I + R7 7800x3D + Esse Air Cooler dentro de um gabinete mini itx (Meu atual Ghost S1) rs.
 
Boa tarde. Sabem me dizer se o esse cooler é compatível com a plataforma AM5? AXP90-X53 Full Black.

Outra coisa, sabem me dizer se esse cooler consegue tankar o R7 7800x3D?

PS: Minha intenção é socar uma B650E-I + R7 7800x3D + Esse Air Cooler dentro de um gabinete mini itx (Meu atual Ghost S1) rs.
Vc chegou ver esse post no reddit?


O OP diz que conseguiu instalar usando parafusos mais compridos, só não entendi se são os parafuso que já vem com o cooler ou se são os que vem no kit upgrade.
 
Bom atualizei drivers e tudo, simplesmente o 7700x não consegue empurrar a 3080 ..ultima opção é resetar a bios eu tinha colocado pbo com 105, 90 e 120 (esse pbo eu ja usava desde que pepe fez review deste processador..) Testei outros games e também tive queda de performance ..

Ta dando ate desgosto da AMD pqp, parece que voltamos pros anos 2000 que os processadores não tinha proteção térmica se vc tirasse o cooler eles simplesmente queimavam .. (vide teste do gamernexus) a asus então nem se fala, parece que usa a mesma receita de bolo em todo lineup de placas e acha que ta tudo certo ..

EftLNEk.jpg
Tem uma galera em peso reclamando de perda de performance na season 3 (intel e amd) e eu mesmo estou sendo afetado por isso.
Recomendações de reinstalar o jogo, mudar o voice chat permitindo apenas amigos, deletar o conteúdo do jogo que fica na pasta document, dar refresh nos shaders etc.
Aqui nenhuma delas resolveu
 
Última edição:
Kabum me enviou hoje o código do Jedi Survivor.

Solicitei ontem e também recebi hoje a key do Star Wars Jedi Survivor:

OGN0gL9.jpg

Foi bem de boa! Estava um pouco desconfiado se daria certo, já que teve um colega que comentou aqui no fórum que negaram para um determinado processador da linha 7000.

Pediram por onde? Eu peguei um 7800x3d semana passada, tenho direito? Eu vi aqui no banner da AMD que o 7800x3d tá na promo, mas era de quando até quando? Peguei na Kabum também.
 
No caso, o NVMe elimina o overhead do controlador e além de ter uma fila de comando muito maior, ele manipula ela de forma mais rápida tanto na leitura quanto na escrita. E isso é apenas os dados do protocolo, não estou colocando a velocidade do dispositivo no meio, pois se adicionarmos a diferença se tornará mais perceptível. Retirei um trecho de um site qualquer para exemplificar:
"Ao contrário do SATA/SCSI, [o NVMe] não precisa de um controlador para se comunicar com a CPU, tornando a comunicação com a CPU ainda mais rápida. O NVMe usa quatro linhas PCIe, suporta filas massivas de 64K e pode enviar comandos de 64K por fila. [...]. Os SSDs NVMe também atingem menor latência do que os SSDs SATA. A latência de leitura de dados de um SSD NVMe é de 300µs, enquanto o SSD SATA é de 500µs [com base em um teste real]. Da mesma forma, a gravação de dados para SSD SATA é de 2ms, enquanto SSDs NVMe é de apenas 1ms. As diferenças parecem insignificantes, mas são substancialmente evidentes ao trabalhar com grandes volumes de dados."

Estava lendo sobre isso essa semana...

Diminui bastante o overhead, mas ainda tem overhead no sistema de arquivos (NFTS, ZFS, EXT4 etc), nos aplicativos e no sistema operacional.

Ainda da pra aproveitar mais ainda a velocidade do NVME.

E o melhor beneficio continuar sendo o tamanho minúsculo e não precisar de cabos, os ITX agradecem. hehhehe
 
Valeu, vou ver isso. Ontem já pedi o Diablo IV por causa da placa de vídeo, vou ver o Jedi agora. kkkkkk
Ruim que eles só vão mandar o Diablo IV quando passar o período do arrependimento.
A versão que eles vão mandar é a mais barata ou é daquelas que tem direito aos 4 dias antecipados?
 
A versão que eles vão mandar é a mais barata ou é daquelas que tem direito aos 4 dias antecipados?
Do Diablo IV? É a mais básica mesmo. kkkkk

Mas já economizo 350 reais.
 
Instalei aqui o 7950X3D e parece que tá tudo ok. Vcore tá no limite que coloquei na bios, cpu dando o boost até 5.7ghz. Até agora tudo ok, ainda não joguei nada, esperando acabar de instalar os programas.
Só estou achando um pouco esquentado. Em iddle fica em torno de 43ºc e instalando uns programas tá em torno de 55ºc.
 
a BIOS usando AGESA 1.0.0.6 já resolve o problema dos X3D derretendo?
Vi vários relatos que o AGESA 1.0.0.7 tá cheio dos bugs
a BIOS mais atual da Gigabyte tá na F5e de May 05, 2023 que usa AGESA 1.0.0.6
acho que ainda vem mais update de BIOS por ai :fire:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem direito sim (salvo engano vai até o final do mês), deveria ser algo automatizado mas eu pedi no chat da Kabum.

Quem comprou no Aliexpress faz como? :pepe:
 
a BIOS usando AGESA 1.0.0.6 já resolve o problema dos X3D derretendo?
Vi vários relatos que o AGESA 1.0.0.7 tá cheio dos bugs
a BIOS mais atual da Gigabyte tá na F5e de May 05, 2023 que usa AGESA 1.0.0.6
acho que ainda vem mais update de BIOS por ai :fire:
Galera tá fazendo um pouco de tempestade em copo d'água, basta fixar o vSoC.

Quem comprou no Aliexpress faz como? :pepe:
Eu nem cheguei a instalar mas já que pagou mais barato no processador dá pra comprar o jogo.... ou ver se o chinês manda o código :limo:
 
Galera tá fazendo um pouco de tempestade em copo d'água, basta fixar o vSoC.


Eu nem cheguei a instalar mas já que pagou mais barato no processador dá pra comprar o jogo.... ou ver se o chinês manda o código :limo:
Vou mandar uma mensagem pro china pra ver se eles tem essa política de game bundle por lá :oremos:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pelo que tá na BIOS:
  1. Update AMD AGESA 1.0.0.6
  2. Follow AMD guidance to limit max. SOC voltage to 1.3V for Ryzen 7000 series X3D and non-X3D CPUs. Certain EXPO/XMP memory performance may be impacted due to this change.

    Então acho que já tá com o SOC limitado a 1.3V, pelo que entendi é o 1.4V que explode tudo
 
Pelo que tá na BIOS:
  1. Update AMD AGESA 1.0.0.6
  2. Follow AMD guidance to limit max. SOC voltage to 1.3V for Ryzen 7000 series X3D and non-X3D CPUs. Certain EXPO/XMP memory performance may be impacted due to this change.

    Então acho que já tá com o SOC limitado a 1.3V, pelo que entendi é o 1.4V que explode tudo
Isso, e não precisa necessariamente socar 1.300v, apenas se certificar de que não está passando disso, especialmente se estiver com XMP/EXPO ativo.

Por aqui estou testando 1.150v na Bios (para resultar em 1.200v no HWiNFO64) e tá filé, deixando em Normal ou Auto fica em +/- 1.250v, o que também tá ok.
 
Pediram por onde? Eu peguei um 7800x3d semana passada, tenho direito? Eu vi aqui no banner da AMD que o 7800x3d tá na promo, mas era de quando até quando? Peguei na Kabum também.

Eu mandei um e-mail direto para promocao@kabum.com.br e foi bem rápido!

Instalei aqui o 7950X3D e parece que tá tudo ok. Vcore tá no limite que coloquei na bios, cpu dando o boost até 5.7ghz. Até agora tudo ok, ainda não joguei nada, esperando acabar de instalar os programas.
Só estou achando um pouco esquentado. Em iddle fica em torno de 43ºc e instalando uns programas tá em torno de 55ºc.

O 7800X3D que tem apenas 1 CCD, muito menos núcleos e frequências bem menores, aqui fica nessa faixa também! Então, a princípio, acho que está ótimo para esse monstro do 7950X3D! Depois conta pra gente como está nos games, e eventualmente em benchs sintéticos...

a BIOS usando AGESA 1.0.0.6 já resolve o problema dos X3D derretendo?
Vi vários relatos que o AGESA 1.0.0.7 tá cheio dos bugs
a BIOS mais atual da Gigabyte tá na F5e de May 05, 2023 que usa AGESA 1.0.0.6
acho que ainda vem mais update de BIOS por ai :fire:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Quem comprou no Aliexpress faz como? :pepe:

Atualizei hoje mesmo para mais uma Beta (1610, AGESA 1.0.0.7a). Por enquanto tudo suave! Nenhum incêndio... Kkkkkk
 
Vou mandar uma mensagem pro china pra ver se eles tem essa política de game bundle por lá :oremos:

Pior que eu perguntei, pq vai que, mas a loja respondeu que essa promoção não existe na China, então eles não tem códigos pra enviar. :feelbad:
 
Eu mandei um e-mail direto para promocao@kabum.com.br e foi bem rápido!



O 7800X3D que tem apenas 1 CCD, muito menos núcleos e frequências bem menores, aqui fica nessa faixa também! Então, a princípio, acho que está ótimo para esse monstro do 7950X3D! Depois conta pra gente como está nos games, e eventualmente em benchs sintéticos...



Atualizei hoje mesmo para mais uma Beta (1610, AGESA 1.0.0.7a). Por enquanto tudo suave! Nenhum incêndio... Kkkkkk
Depois de ter instalado tudo, só navegando tá em torno de 49ºc... O 7800X3D fica nessa temp também? Ainda não fiz nenhum teste sintetico, mas jogando achei a temp ok, em um game online aqui tava em 54ºc o_O... Só testei o star wars de pesado mesmo, mas tava em torno de 60~65ºc. E o fps do game lá em cima, mesmo com ray tracing. Mas aí já não sei se foi o patch de hoje ou é a cpu.
Ainda estou achando alto a temp em iddle, no 5900 ficava em 40ºc.
Pelo que vi, os cores que estão o cache 3d tão pegando no máximo 5250ghz, está bom isso ou dá para subir mais se tentar um over?
 
Boa tarde. Sabem me dizer se o esse cooler é compatível com a plataforma AM5? AXP90-X53 Full Black.

Outra coisa, sabem me dizer se esse cooler consegue tankar o R7 7800x3D?

PS: Minha intenção é socar uma B650E-I + R7 7800x3D + Esse Air Cooler dentro de um gabinete mini itx (Meu atual Ghost S1) rs.
É compatível sim! Inclusive estou usando numa b650i, na embalagem vem uns Parafusos mais compridos em que você consegue rosquear no backplate da placa mãe, fica do jeito que o -Rick postou.
 
Pelo que vi, os cores que estão o cache 3d tão pegando no máximo 5250ghz, está bom isso ou dá para subir mais se tentar um over?
Enquanto um pessoal com X3D + Asus sequer quis ligar o combo num primeiro momento o camarada quer aumentar a pressão, ¡ándale! :yeah:

serjao.gif
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo