[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 89 32.7%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 57 21.0%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 98 36.0%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 28 10.3%

  • Total de votos
    272
Parece que arrumaram os problemas antes da agesa 1.0.0.7 ficar pronta.
agora a duvida se atualizo ou nao. Memo de frescar com minhas memos. Não sei se espero reverterem esse ponto negativo.
 

CPU AMD Ryzen 9 7950X3D carro-chefe Zen4 já está disponível por US $ 629.​


AMD Ryzen 9 7950X3D recebe um desconto de $ 70​

A Newegg reduz temporariamente o preço da principal CPU AMD Ryzen.
hR3CADm.png

Pouco mais de dois meses após o lançamento do Ryzen 7000X3D, agora é possível encontrar um bom desconto no SKU principal. O Ryzen 9 7950X3D de 16 núcleos, que tem um preço de varejo de $ 699, está atualmente disponível na loja eBay da Newegg por apenas $ 629,99. Este é o preço mais baixo para este processador até agora. Infelizmente, este acordo é limitado apenas à listagem do eBay e nem mesmo é refletido pela loja oficial da Newegg.

No entanto, o que isso significa é que o preço por núcleo para a série X3D agora caiu para menos de US$ 40, observa Tom's Hardware , que foi o primeiro a relatar o acordo. A oferta do Newegg ainda é um valor discrepante, já que outros varejistas não oferecem tais descontos e o preço do Zen4 X3D de 16 núcleos permanece na faixa de preço de US$ 670 a US$ 675.

jUUzM5Z.jpg


Desde nosso último relatório sobre negócios X3D, o preço de $ 550 para Ryzen 9 7900X3D de 12 núcleos não mudou; no entanto, aplica-se apenas ao MicroCenter. Também não há movimento no preço do Ryzen 7 7800X3D de 8 núcleos, que ainda é vendido por US$ 449.

dV9gVcS.png


Fonte: eBay
 
agora a duvida se atualizo ou nao. Memo de frescar com minhas memos. Não sei se espero reverterem esse ponto negativo.
É bom salvar localmente as que vai baixando do site pois os caras apagam de lá.

Aqui a F5d ficou legal mas qualquer coisa é só voltar para a anterior, porém, se a que tá instalada tá funcionando bem não precisa sair correndo atualizar.
 
A asus tá fritando a cabeça, tem 5 dias com a mesma beta.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

agora a duvida se atualizo ou nao. Memo de frescar com minhas memos. Não sei se espero reverterem esse ponto negativo.
Seus pentes são de 24gb ou 48gb?
Ou tá usando 4 pentes?

Caso não seja nenhuma dessas opções, nem esquenta muito.
 
Última edição:
Confesso que estou sendo um "verdadeiro beta tester" ultimamente. Tinha baixado uma BIOS beta quando o processador chegou na semana passada, mas baixei outra BIOS beta (a última que a Asus lançou pra minha Mobo, 1610).
Estou deixando o EXPO ligado (#vidaloka).

Estou monitorando tudo, e por enquanto está suave!

Sobre as temperaturas, estão bem controladas, melhoraram um pouco pois nos últimos dias voltei a ligar o ar condicionado.

Mas estou desencanado agora com as temps, li que a própria AMD declarou que as temperaturas limites da linha 7000 (89°C para os X3D e 95°C para os demais), não são temperaturas a serem evitadas, segundo eles, o processador é feito para ser usado "24/7" nestas temperaturas tranquilamente, sem comprometer sua vida útil. Até então, na minha cabeça, chegar próximo desses limites já poderia ser prejudicial pra CPU....
 
Última edição:
A asus tá fritando a cabeça, tem 5 dias com a mesma beta.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Seus pentes são de 24gb ou 48gb?
Ou tá usando 4 pentes?

Caso não seja nenhuma dessas opções, nem esquenta muito.
São somente 2 de 16.
 
Sobre as temperaturas, estão bem controladas, melhoraram um pouco pois nos últimos dias voltei a ligar o ar condicionado.

Mas estou desencanado agora com as temps, li que a própria AMD declarou que as temperaturas limites da linha 7000 (89°C para os X3D e 95°C para os demais), não são temperaturas a serem evitadas, segundo eles, o processador é feito para ser usado "24/7" nestas temperaturas tranquilamente, sem comprometer sua vida útil. Até então, na minha cabeça, chegar próximo desses limites já poderia ser prejudicial pra CPU....
Tá achando mais quente que o 9900k? Aqui o drop de temperatura foi incrível.

Só preciso fazer um ajuste fino na config de fans da minha mobo pois mesmo no ajuste mais suave ainda acelera abruptamente/além do necessário em alguns momentos, fora isso tá excelente.
 
Tá achando mais quente que o 9900k? Aqui o drop de temperatura foi incrível.

Só preciso fazer um ajuste fino na config de fans da minha mobo pois mesmo no ajuste mais suave ainda acelera abruptamente/além do necessário em alguns momentos, fora isso tá excelente.
O 9900k sempre esquentou muuuito, pelo menos é o que eu acompanhava desde que lançaram.
 
O 9900k sempre esquentou muuuito, pelo menos é o que eu acompanhava desde que lançaram.
Sim, tanto ele como eu saímos de 9900k/kf e temos o mesmo cooler, por aqui o 7900 trabalha bem tranquilinho e o 7800x3d é ainda mais eficiente em alguns cenários/jogos.

power-applications-compare-vs-7900.png

power-games-compare-vs-7900.png

Minha pergunta foi mais de curioso pois ele mencionou temperatura em dois ou três posts desde que montou o setup, como se fosse mais quente ou tão quente quanto o 9900k.
 
Tá achando mais quente que o 9900k? Aqui o drop de temperatura foi incrível.

Só preciso fazer um ajuste fino na config de fans da minha mobo pois mesmo no ajuste mais suave ainda acelera abruptamente/além do necessário em alguns momentos, fora isso tá excelente.
Aqui no meu pra parar 99% dessas acelerações abruptas eu tive que aumentar somente após os 65º da temperatura da CPU. Aqui em idle a temperatura já fica na casa dos 40 e poucos graus e quando abro algum programa dá uns picos de 60 e reduz logo na sequência. Achei até que tivesse montado mal o cooler da CPU, mas pelo que pesquisei isso é normal no 7800X3D
 
Confesso que estou sendo um "verdadeiro beta tester" ultimamente. Tinha baixado uma BIOS beta quando o processador chegou na semana passada, mas baixei outra BIOS beta (a última que a Asus lançou pra minha Mobo, 1610).
Estou deixando o EXPO ligado (#vidaloka).

Estou monitorando tudo, e por enquanto está suave!

Sobre as temperaturas, estão bem controladas, melhoraram um pouco pois nos últimos dias voltei a ligar o ar condicionado.

Mas estou desencanado agora com as temps, li que a própria AMD declarou que as temperaturas limites da linha 7000 (89°C para os X3D e 95°C para os demais), não são temperaturas a serem evitadas, segundo eles, o processador é feito para ser usado "24/7" nestas temperaturas tranquilamente, sem comprometer sua vida útil. Até então, na minha cabeça, chegar próximo desses limites já poderia ser prejudicial pra CPU....

Kkkkk

Quando saiu Zen 3 foi a mesma coisa, todo mês saia 2 ou 3 BIOS pra minha placa mãe.

Eu particularmente peguei um certo ranço da AMD por isso.

Tô ligado que early adopter tem isso, mas o tempo que a AMD levou para deixar o Zen 3 / AM4 liso foi demais.

Só arrumaram o bug do TPM porque o Windows 11 bateu na porta (eu sofria desse bug já no Windows 10).

Fora o "1900 MHz FLCK hole" que a AMD nunca vai admitir publicamente apesar dos entusiastas já terem diversas confirmações que se trata de um bug de software/BIOS em certas combinações de placas mãe e memórias, não é uma limitação do hardware.
 
Fala pessoal, peguei um 7700x + AORUS ELITE AX + 2x16gb Asgard freyr (4800 - 5200mhz) que to esperando chegar
Lendo o topico que fiquei sabendo desse bug ae de queimar processador, placa mae etc.

Não faço over nem nada, mas devo me preocupar ou basta espetar tudo e manter a BIOS atualizada??
 
muito obrigado pelo feedback turma. amanha estarei atualizando a minha bios, aproveitar e testar o star wars ganhei o jogo e ate hj nem sequer joguei kkkk
Acabou que não tive tempo de atualizar, consegui apenas hoje, tem um tempo bom que nao jogo praticamente nada, fui testar o warzone e pra minha surpresa ou o jogo esta bugado (nenhuma surpresa se tratando de cod) ou é essa bios 1410 da asus, o processador não esta levando minha placa a 100%, como eu vi que o jogo atualizou então pode ser que seja ele..

Mais alguém testou ?

Game antes pegava entre 165 e 200 fps.. a perca de desempenho esta evidente, basta saber se é jogo ou a bios .. :olar:

ze77NTg.jpeg
 
Acabou que não tive tempo de atualizar, consegui apenas hoje, tem um tempo bom que nao jogo praticamente nada, fui testar o warzone e pra minha surpresa ou o jogo esta bugado (nenhuma surpresa se tratando de cod) ou é essa bios 1410 da asus, o processador não esta levando minha placa a 100%, como eu vi que o jogo atualizou então pode ser que seja ele..

Mais alguém testou ?

Game antes pegava entre 165 e 200 fps.. a perca de desempenho esta evidente, basta saber se é jogo ou a bios .. :olar:

ze77NTg.jpeg

Tu tá com o EXPO ligado?
 
Confesso que estou sendo um "verdadeiro beta tester" ultimamente. Tinha baixado uma BIOS beta quando o processador chegou na semana passada, mas baixei outra BIOS beta (a última que a Asus lançou pra minha Mobo, 1610).
Estou deixando o EXPO ligado (#vidaloka).

Estou monitorando tudo, e por enquanto está suave!

Sobre as temperaturas, estão bem controladas, melhoraram um pouco pois nos últimos dias voltei a ligar o ar condicionado.

Mas estou desencanado agora com as temps, li que a própria AMD declarou que as temperaturas limites da linha 7000 (89°C para os X3D e 95°C para os demais), não são temperaturas a serem evitadas, segundo eles, o processador é feito para ser usado "24/7" nestas temperaturas tranquilamente, sem comprometer sua vida útil. Até então, na minha cabeça, chegar próximo desses limites já poderia ser prejudicial pra CPU....

Andei fazendo alguns testes também, no caso, focados no PBO e... o 7800X3D é um processador muito estranho 😅

Os valores de PBO Stock do 7800X3D (na realidade todos os 7000X3D possuem o mesmo PBO Stock) são:
- PPT 162W
- TDC 120A
- EDC 180A

Em stock, rodando o CB23, tenho:
- Temperatura estabiliza em 84°C
- Clock estabiliza em ±4.7Ghz

1) No primeiro teste, utilizei os valores abaixo (não me perguntem como cheguei nesses valores, usei umas fórmulas, fiz uns cálculos malucos e cheguei neles 😅):
- PPT 125W
- TDC 100A
- EDC 164A

Rodando o CB23, tive:
- Temperatura estabilizou em 84°C
- Clock estabilizou em ±4.7Ghz

WTF... não mudou nada 🤔

2) No segundo teste, utilizei valores ainda mais baixos, os mesmos que usava no meu 7700X:
- PPT 110W
- TDC 92A
- EDC 155A

Rodando o CB23, tive:
- Temperatura estabilizou em 84°C
- Clock estabilizou em ±4.7Ghz

Não mudou nada de novo 😲

3) Fiquei intrigado, pois nos 2 primeiros testes nada mudou, as temperaturas e frequências ficaram iguais as de stock. Decidi então setar o ECO Mode de 65W para ver se haveria alguma alteração, resultado:
- PBO ECO Mode (65W)

Rodando o CB23, tive:
- Temperatura estabilizou em 84°C
- Clock estabilizou em ±4.7Ghz

Nada mudou de novo 🤯

Olhando a BIOS, vi que os valores de PBO dos modos ECO Mode estavam no pé da página:

KzPku2M.jpg


Ou seja, os valores do ECO Mode 65W são:
- PPT 88W
- TDC 75A
- EDC 150A

Mesmo com esses valores tive os MESMOS resultados de temperatura e clock em Stock. Daí me ocorreu de rodar o CB23 em Stock e olhar os valores de pico de PPT, TDC e EDC no HWiNFO:

qVgn8kh.jpg


Conforme acima, os picos foram (considerando que a temperatura estabilizou em 84°C e o clock estabilizou em ±4.7Ghz):
- PPT 85W
- TDC 64A
- EDC 66A

Ou seja, ele chega na temperatura de pico (84°C) MUITO antes de chegar perto até mesmo dos valores de PBO de um ECO Mode 65W. É por isso que todos os valores que testei não tiveram efeito algum.

No final das contas entendi o motivo pelo qual nenhum review fala sobre ajustes de PBO nos 7000X3D, simplesmente porque não servem pra nada 🤔

Fala pessoal, peguei um 7700x + AORUS ELITE AX + 2x16gb Asgard freyr (4800 - 5200mhz) que to esperando chegar
Lendo o topico que fiquei sabendo desse bug ae de queimar processador, placa mae etc.

Não faço over nem nada, mas devo me preocupar ou basta espetar tudo e manter a BIOS atualizada??

Atualize a BIOS e mantenha os valores da BIOS em Stock até termos uma AGESA que corrija os problemas das tensões :)

Acabou que não tive tempo de atualizar, consegui apenas hoje, tem um tempo bom que nao jogo praticamente nada, fui testar o warzone e pra minha surpresa ou o jogo esta bugado (nenhuma surpresa se tratando de cod) ou é essa bios 1410 da asus, o processador não esta levando minha placa a 100%, como eu vi que o jogo atualizou então pode ser que seja ele..

Mais alguém testou ?

Game antes pegava entre 165 e 200 fps.. a perca de desempenho esta evidente, basta saber se é jogo ou a bios .. :olar:

ze77NTg.jpeg

Você instalou os drivers de chipset mais atuais? 🤔
 
É bom salvar localmente as que vai baixando do site pois os caras apagam de lá.

Aqui a F5d ficou legal mas qualquer coisa é só voltar para a anterior, porém, se a que tá instalada tá funcionando bem não precisa sair correndo atualizar.
Estou pensando em atualizar para a F5e, estou com um 7800x3d numa b650m aorus elite ax
 
Estou pensando em atualizar para a F5e, estou com um 7800x3d numa b650m aorus elite ax
Por algum motivo B650 e B650M tem versões ligeiramente diferentes de Bios (a minha tá na F5d) mas vai fundo, só travar o SoC em 1.200v pra garantir.
 
Tá achando mais quente que o 9900k? Aqui o drop de temperatura foi incrível.

Só preciso fazer um ajuste fino na config de fans da minha mobo pois mesmo no ajuste mais suave ainda acelera abruptamente/além do necessário em alguns momentos, fora isso tá excelente.

Cara, te falar que tá praticamente a mesma coisa do 9900K! Em jogos que exigem menos da CPU fica em média entre 60 e 65°C, em jogos mais exigentes entre 70 e 75, e em alguns carregamentos e compilação de shaders há alguns picos entre 80 e 85°, assim como em testes sintéticos. Quando comprei o Noctua pro 9900K, esperava uma melhor performance, porém a "inexistência" de airflow no meu gabinete me leva a crer que pode ser o principal motivo que impede uma melhor refrigeração, como já mencionei.

Mas que top que está esse seu 7900 aí! É um monstro de 12 núcleos e ainda assim está com ótimas temps!

Kkkkk

Quando saiu Zen 3 foi a mesma coisa, todo mês saia 2 ou 3 BIOS pra minha placa mãe.

Eu particularmente peguei um certo ranço da AMD por isso.

Tô ligado que early adopter tem isso, mas o tempo que a AMD levou para deixar o Zen 3 / AM4 liso foi demais.

Só arrumaram o bug do TPM porque o Windows 11 bateu na porta (eu sofria desse bug já no Windows 10).

Fora o "1900 MHz FLCK hole" que a AMD nunca vai admitir publicamente apesar dos entusiastas já terem diversas confirmações que se trata de um bug de software/BIOS em certas combinações de placas mãe e memórias, não é uma limitação do hardware.

Pois é, a AMD decepciona um pouco quando se trata de software, principalmente! No caso das GPUs considero pior ainda. Não me vejo migrando para uma GPU AMD tão cedo, por esse motivo...

A quem interessar possa:

Ver anexo 135124

Pedi na semana passada via chat.

Que massa! Vou tentar esta semana descolar uma key também!

Andei fazendo alguns testes também, no caso, focados no PBO e... o 7800X3D é um processador muito estranho 😅

Os valores de PBO Stock do 7800X3D (na realidade todos os 7000X3D possuem o mesmo PBO Stock) são:
- PPT 162W
- TDC 120A
- EDC 180A

Em stock, rodando o CB23, tenho:
- Temperatura estabiliza em 84°C
- Clock estabiliza em ±4.7Ghz

1) No primeiro teste, utilizei os valores abaixo (não me perguntem como cheguei nesses valores, usei umas fórmulas, fiz uns cálculos malucos e cheguei neles 😅):
- PPT 125W
- TDC 100A
- EDC 164A

Rodando o CB23, tive:
- Temperatura estabilizou em 84°C
- Clock estabilizou em ±4.7Ghz

WTF... não mudou nada 🤔

2) No segundo teste, utilizei valores ainda mais baixos, os mesmos que usava no meu 7700X:
- PPT 110W
- TDC 92A
- EDC 155A

Rodando o CB23, tive:
- Temperatura estabilizou em 84°C
- Clock estabilizou em ±4.7Ghz

Não mudou nada de novo 😲

3) Fiquei intrigado, pois nos 2 primeiros testes nada mudou, as temperaturas e frequências ficaram iguais as de stock. Decidi então setar o ECO Mode de 65W para ver se haveria alguma alteração, resultado:
- PBO ECO Mode (65W)

Rodando o CB23, tive:
- Temperatura estabilizou em 84°C
- Clock estabilizou em ±4.7Ghz

Nada mudou de novo 🤯

Olhando a BIOS, vi que os valores de PBO dos modos ECO Mode estavam no pé da página:

KzPku2M.jpg


Ou seja, os valores do ECO Mode 65W são:
- PPT 88W
- TDC 75A
- EDC 150A

Mesmo com esses valores tive os MESMOS resultados de temperatura e clock em Stock. Daí me ocorreu de rodar o CB23 em Stock e olhar os valores de pico de PPT, TDC e EDC no HWiNFO:

qVgn8kh.jpg


Conforme acima, os picos foram (considerando que a temperatura estabilizou em 84°C e o clock estabilizou em ±4.7Ghz):
- PPT 85W
- TDC 64A
- EDC 66A

Ou seja, ele chega na temperatura de pico (84°C) MUITO antes de chegar perto até mesmo dos valores de PBO de um ECO Mode 65W. É por isso que todos os valores que testei não tiveram efeito algum.

No final das contas entendi o motivo pelo qual nenhum review fala sobre ajustes de PBO nos 7000X3D, simplesmente porque não servem pra nada 🤔



Atualize a BIOS e mantenha os valores da BIOS em Stock até termos uma AGESA que corrija os problemas das tensões :)



Você instalou os drivers de chipset mais atuais? 🤔
Caraca, que loucura! Hehehe
Obrigado por compartilhar os testes!
O CO em -20 aqui parece que não mudou nada também em relação às temperaturas!

E me desculpe a pergunta, é que não domino esses conhecimentos avançados, mas de acordo com seus testes, não haveria então uma forma de travar o 7800X3D nos 5050Mhz?
 
Última edição:
Andei fazendo alguns testes também, no caso, focados no PBO e... o 7800X3D é um processador muito estranho 😅

Os valores de PBO Stock do 7800X3D (na realidade todos os 7000X3D possuem o mesmo PBO Stock) são:
- PPT 162W
- TDC 120A
- EDC 180A

Em stock, rodando o CB23, tenho:
- Temperatura estabiliza em 84°C
- Clock estabiliza em ±4.7Ghz

1) No primeiro teste, utilizei os valores abaixo (não me perguntem como cheguei nesses valores, usei umas fórmulas, fiz uns cálculos malucos e cheguei neles 😅):
- PPT 125W
- TDC 100A
- EDC 164A

Rodando o CB23, tive:
- Temperatura estabilizou em 84°C
- Clock estabilizou em ±4.7Ghz

WTF... não mudou nada 🤔

2) No segundo teste, utilizei valores ainda mais baixos, os mesmos que usava no meu 7700X:
- PPT 110W
- TDC 92A
- EDC 155A

Rodando o CB23, tive:
- Temperatura estabilizou em 84°C
- Clock estabilizou em ±4.7Ghz

Não mudou nada de novo 😲

3) Fiquei intrigado, pois nos 2 primeiros testes nada mudou, as temperaturas e frequências ficaram iguais as de stock. Decidi então setar o ECO Mode de 65W para ver se haveria alguma alteração, resultado:
- PBO ECO Mode (65W)

Rodando o CB23, tive:
- Temperatura estabilizou em 84°C
- Clock estabilizou em ±4.7Ghz

Nada mudou de novo 🤯

Olhando a BIOS, vi que os valores de PBO dos modos ECO Mode estavam no pé da página:

KzPku2M.jpg


Ou seja, os valores do ECO Mode 65W são:
- PPT 88W
- TDC 75A
- EDC 150A

Mesmo com esses valores tive os MESMOS resultados de temperatura e clock em Stock. Daí me ocorreu de rodar o CB23 em Stock e olhar os valores de pico de PPT, TDC e EDC no HWiNFO:

qVgn8kh.jpg


Conforme acima, os picos foram (considerando que a temperatura estabilizou em 84°C e o clock estabilizou em ±4.7Ghz):
- PPT 85W
- TDC 64A
- EDC 66A

Ou seja, ele chega na temperatura de pico (84°C) MUITO antes de chegar perto até mesmo dos valores de PBO de um ECO Mode 65W. É por isso que todos os valores que testei não tiveram efeito algum.

No final das contas entendi o motivo pelo qual nenhum review fala sobre ajustes de PBO nos 7000X3D, simplesmente porque não servem pra nada 🤔



Atualize a BIOS e mantenha os valores da BIOS em Stock até termos uma AGESA que corrija os problemas das tensões :)



Você instalou os drivers de chipset mais atuais? 🤔

Atingir o limite de temperatura antes dos limites de PPT/TDC/EDC é bem comum nos Ryzen 7000 (fora os modelos sem X). É o mesmo comportamento aqui no 7900X.
Usando o eco mode de 105W, ele finalmente esbarra nos limites antes de alcançar 95 graus, mas a performance no Cinebench ficou quase igual usando o Curve Optimizer. Depois vou fazer uns comparativos com calma.
 
Atingir o limite de temperatura antes dos limites de PPT/TDC/EDC é bem comum nos Ryzen 7000 (fora os modelos sem X). É o mesmo comportamento aqui no 7900X.
Usando o eco mode de 105W, ele finalmente esbarra nos limites antes de alcançar 95 graus, mas a performance no Cinebench ficou quase igual usando o Curve Optimizer. Depois vou fazer uns comparativos com calma.
Se puder compartilha uns scores do Cinebench R23, CPU-Z, etc. do 7900X pra eu dar uma comparada aqui.

Há pouco dei uma brincada com PBO receitinha de bolo no 7900 (C.O -30 | 128W PPT/100A TDC/160A EDC) e pulou de 27k para quase 30k no CB23, num primeiro momento não senti diferença prática na jogatina que justifique o incremento de consumo, vou procurar um meio termo/ajuste fino ou de repente seguir em stock mesmo.
 
Fala pessoal, montei no meu gabinete NZXT H510 o novo kit com o Ryzen 5 7600 e um air cooler NZXT T120, notei que em repouso ou tarefas normais fica em torno de 40 a 45°C, nos jogos não testei, mas rodei um bench e chegou a 80°C, minha pergunta é, tá normal essa temperatura pra essa geração de CPU? O air cooler será que dá conta ou teria que pegar um melhor?

Eu ganhei esse NZXT T120, mas queria um Deepcool AK400, acham que daria uma melhorada nas temperaturas?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo