[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Alguém já notou que no claro flex ele da um ip diferente que no claro pré sendo no claro pré mais rápido estariam desviando o servidor do plano pra não sobrecarregar a rede ?
 
Poderia apontar a página?
Pq na vivo os atendentes falaram que não tem vowifi. E realmente no controle pelo menos ddd 21 não tinha vowifi
Tenho um vivo controle (ddd 13), do plano mais fuleiro possível, e já tem vowifi há um bom tempo. Tem algo errado aí na sua história.
 
Tenho um vivo controle (ddd 13), do plano mais fuleiro possível, e já tem vowifi há um bom tempo. Tem algo errado aí na sua história.
Pior que não.
Eu tive Vivo Controle e só habilitaram o VoLTE depois que reclamei na Anatel.
E isso foi em 2022. Não faz tanto tempo assim.
 
  • Curtir
Reações: YO!
Pior que não.
Eu tive Vivo Controle e só habilitaram o VoLTE depois que reclamei na Anatel.
E isso foi em 2022. Não faz tanto tempo assim.
Mas foi inicio ou fim de 2022? Pq pelo menos de um ano pra cá, o VoLTE/VoWifi já vem ativado por padrão na linha. Atualmente até o easy tem acesso a estes serviços. Talvez isso tenha ocorrido com vc por ser uma linha que já estava na base.
 
Mas foi inicio ou fim de 2022? Pq pelo menos de um ano pra cá, o VoLTE/VoWifi já vem ativado por padrão na linha. Atualmente até o easy tem acesso a estes serviços. Talvez isso tenha ocorrido com vc por ser uma linha que já estava na base.
Até Julho não tinha. Era pré e mudei pra controle achando que era o plano. Esperei um mês e nada. Aí reclamei na Anatel. Só assim funcionou.
É... Talvez...
 
  • Curtir
Reações: YO!
Pior que não.
Eu tive Vivo Controle e só habilitaram o VoLTE depois que reclamei na Anatel.
E isso foi em 2022. Não faz tanto tempo assim.
Exato
Comigo foi em 2022. Tive um vivo easy ou controle e não tinha volte e nem vowifi.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Até Julho não tinha. Era pré e mudei pra controle achando que era o plano. Esperei um mês e nada. Aí reclamei na Anatel. Só assim funcionou.
É... Talvez...
Comigo foi em julho Tbm.
Julho 2022.

Bom meu número é ddd 21 me mudei pra poa dds 51 e usar volte aqui e impraticável.
Não consigo ligar pra vários números (obviamente colocando o ddd certo).
Número de banco 0800 e número de operadora hora funciona hora não funciona.

Peguei um pós da vivo pra testar. Sinal da vivo em poa ta sendo um pouco melhor que claro em locais fechados.

Veja na imagem abaixo
VoLTE1 = Claro
VoLTE2 = Vivo


bd0XOa.jpeg


Aproveitando o post. É triste vc chegar numa claro ou vivo e o atendente não saber o que é volte e muito menos vowifi.
Ontem veio um técnico da Claro que não sabia oq era IP muito menos oq era ipv4 e ipv6.
Tem gente que nasce pra ser medíocre.
 
Última edição:
Aproveitando o post. É triste vc chegar numa claro ou vivo e o atendente não saber o que é volte e muito menos vowifi.
Ontem veio um técnico da Claro que não sabia oq era IP muito menos oq era ipv4 e ipv6.
Tem gente que nasce pra ser medíocre.
O problema maior é a falta de treinamento das operadoras/terceirizadas
 
Aproveitando o post. É triste vc chegar numa claro ou vivo e o atendente não saber o que é volte e muito menos vowifi.
Ontem veio um técnico da Claro que não sabia oq era IP muito menos oq era ipv4 e ipv6.
Tem gente que nasce pra ser medíocre.
O problema maior é a falta de treinamento das operadoras/terceirizadas
Cara, eu também fico puto com essas coisas, mas veja que esses atendentes sempre ganham pouco e tem alta rotatividade nesses cargos.
Dificilmente a operadora vai investir num cara desse.
Só quem investia muito nos atendentes era a GVT mesmo.
 
Senhores seguinte, tentarei resumir.

Tempos atras comprei dois aparelhos, Mi 11 Light 5G e Poco F3, ambos versão global com suporte a n78(3500).
Possuo Claro Flex e minha esposa Vivo pre, ano passado 2022 meu Poco F3 conectava no 5G n78 normal, bom ate ai tudo bem, minha esposa resolveu ficar com o Poco F3 e me passou o Mi 11, isso foi em setembro 2022.

Bom ambos os aparelho conectando em 5G, Poco F3 com o chip da Vivo n78 e Mi 11 chip claro flex n78.

Semana passada ela pediu de volta o Mi 11, pois bem retornei no Poco F3, mas não conecta nem ferrando no 5G da Claro.

Não sei se ficou confuso.

2022 Poco F3 - Claro Flex 5G OK n78

2023 Poco F3 - Claro Flex 5G não conecta.

2023 Mi 11 - Claro Flex 5G OK n78

Chip da Vivo conecta 5G em ambos os aparelhos n78.
 
Cara, eu também fico puto com essas coisas, mas veja que esses atendentes sempre ganham pouco e tem alta rotatividade nesses cargos.
Dificilmente a operadora vai investir num cara desse.
Só quem investia muito nos atendentes era a GVT mesmo.
Eu não sou atendente e nunca trabalhei com Telecom e entendo do assunto. Basta o carinha ser esforçado e curioso e não ser acomodado.
Por exemplo meu modem não pegou ipv4 pessoal falou pra clonar Mac etc nunca fiz isso
Fiquei 45 mins no YouTube e aprendi.
Basta querer. Ninguém precisa ir na livraria ler barsa. Basta o cara sair do xvideos e se interessar a melhorar.
 
Eu não sou atendente e nunca trabalhei com Telecom e entendo do assunto. Basta o carinha ser esforçado e curioso e não ser acomodado.
Por exemplo meu modem não pegou ipv4 pessoal falou pra clonar Mac etc nunca fiz isso
Fiquei 45 mins no YouTube e aprendi.
Basta querer. Ninguém precisa ir na livraria ler barsa. Basta o cara sair do xvideos e se interessar a melhorar.
Não é assim

Teoricamente é obrigação da empresa em fornecer treinamento adequado aos funcionários.

As operadoras têm multiplos sistemas confusos e por vezes paradoxais, de forma que o treinamento que eles oferecem é nitidamente insuficiente.

Não é obrigação do funcionário dispor de parte do seu tempo dedicado ao lazer para tentar descobrir como funciona os sistemas de uma operadora.

Além disto, nós estamos falando de empregos instáveis, com quase nenhum benefício, na qual os atendentes sofrem todo tipo de pressão psicológica e nenhuma perspectiva de crescimento.

Então se o funcionário não aprendeu a mexer no sistema, não é (obrigatoriamente) culpa dele - e ele não é obrigado a aprender fora do horário de trabalho.
 
A questão é existe fallback do LTE para o 3g, logo na hipótese de sinal fraco, a ligação iria para o 3g.

Minha experiência com a Vivo não é bem assim. Apesar de estar numa região bem coberta com 3G/4G/5G (pelo menos Claro e Vivo eu verifiquei), quando trabalho de casa meu celular fica num local que com a Vivo, apesar de ter um sinal 3G forte, os sinais 4G e 5G eram muito fracos.

Por esse motivo deixava o VoWifi ativo quanto estava na Vivo. Só que descobri (acho que já mencionei isso antes aqui no passado) que por alguma razão, com VoWifi da Vivo só recebia ligações de números da Vivo. Se o número que estivesse ligando fosse de outra operadora (ex: Claro ou Tim), a pessoa que ligava recebia um tom de dois ou três "tuu tuu tuu" e a ligação não completava.

Por esse motivo desativei o VoWifi e deixei somente o VoLTE. Piorou, pois como os sinais 4G/5G estavam muito fracos, a pessoa que ligava (aí de qualquer operadora) recebia a mensagem de "telefone desligado ou fora de área". Ao desativar o VoLTE, aí a chamada completava (obviamente caía para 3G que tem sinal forte). Na verdade nem sempre funcionava, mesmo com VoLTE inativo volta e meia o celular dava como desligado ou fora de área caso alguém me ligasse. Só conseguia receber ligação se deixasse o celular em 3G.

Por esse motivo portei para a Claro. O sinal 4G/5G no meu escritório da Claro em casa é mais forte, e consigo receber chamadas sem problemas (obviamente caindo para 3G pois meu plano é Claro Controle).

Se pelo menos o VoWifi da Vivo funcionasse adequadamente, teria ficado com a Vivo.
 
Senhores seguinte, tentarei resumir.

Tempos atras comprei dois aparelhos, Mi 11 Light 5G e Poco F3, ambos versão global com suporte a n78(3500).
Possuo Claro Flex e minha esposa Vivo pre, ano passado 2022 meu Poco F3 conectava no 5G n78 normal, bom ate ai tudo bem, minha esposa resolveu ficar com o Poco F3 e me passou o Mi 11, isso foi em setembro 2022.

Bom ambos os aparelho conectando em 5G, Poco F3 com o chip da Vivo n78 e Mi 11 chip claro flex n78.

Semana passada ela pediu de volta o Mi 11, pois bem retornei no Poco F3, mas não conecta nem ferrando no 5G da Claro.

Não sei se ficou confuso.

2022 Poco F3 - Claro Flex 5G OK n78

2023 Poco F3 - Claro Flex 5G não conecta.

2023 Mi 11 - Claro Flex 5G OK n78

Chip da Vivo conecta 5G em ambos os aparelhos n78.
Eu uso um G4 GT, na Tim, nunca consegui usar o voLTE e nunca conectei no 5g SA, só consigo usar o 5G NSA.... Dizem que isso é problema do software da XAIOMI....do perfil do modem....
 
Eu uso um G4 GT, na Tim, nunca consegui usar o voLTE e nunca conectei no 5g SA, só consigo usar o 5G NSA.... Dizem que isso é problema do software da XAIOMI....do perfil do modem....
StandAlone na TIM é só para pós pago(e não são todos) pois tem que assinar o pacote "5G plus"(algo assim) que custa R$ 20 por mês.
 
StandAlone na TIM é só para pós pago(e não são todos) pois tem que assinar o pacote "5G plus"(algo assim) que custa R$ 20 por mês.
E mesmo dentre os planos elegíveis, tem que ver se o DDD é elegível também hehehe
 
Sobre a discussão anterior com a Claro não ter VoLTE pra mim eu já me "conformei" porém o que me deixa chateado é usar um chip novo e ter problema de sinal direto, 5G cai pra 3G e depois fica sem serviço, depois volta pro 5G.. é assim constante em Fortaleza.
Não só comigo mas diversas pessoas percebem esse comportamento da rede.. Tem alguma coisa errada.
 
Exato
Comigo foi em 2022. Tive um vivo easy ou controle e não tinha volte e nem vowifi.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Comigo foi em julho Tbm.
Julho 2022.

Bom meu número é ddd 21 me mudei pra poa dds 51 e usar volte aqui e impraticável.
Não consigo ligar pra vários números (obviamente colocando o ddd certo).
Número de banco 0800 e número de operadora hora funciona hora não funciona.

Peguei um pós da vivo pra testar. Sinal da vivo em poa ta sendo um pouco melhor que claro em locais fechados.

Veja na imagem abaixo
VoLTE1 = Claro
VoLTE2 = Vivo


bd0XOa.jpeg


Aproveitando o post. É triste vc chegar numa claro ou vivo e o atendente não saber o que é volte e muito menos vowifi.
Ontem veio um técnico da Claro que não sabia oq era IP muito menos oq era ipv4 e ipv6.
Tem gente que nasce pra ser medíocre.
Pergunta o que é 5G standalone para a pessoa começar a da bug na cabeça...
 
O pior é que o atendente da Vivo que trocou meu chip em agosto do ano passado sabia o que era 5G SA, VoLTE... kkkk mas era uma loja própria da Vivo e ele tava naquela parte "Guru"
É que algumas pessoas partem desse precedente de que só eles entendem e que o resto do mundo não sabe nada.
Algumas pessoas, incluindo as que trabalham em lojas das operadoras, realmente se interessam ou gostam do mundo tecnológico, mas é mais fácil posar de superior num fórum do que ter humildade pra reconhecer que nem todas as pessoas são iguais.
 
Sobre a discussão anterior com a Claro não ter VoLTE pra mim eu já me "conformei" porém o que me deixa chateado é usar um chip novo e ter problema de sinal direto, 5G cai pra 3G e depois fica sem serviço, depois volta pro 5G.. é assim constante em Fortaleza.
Não só comigo mas diversas pessoas percebem esse comportamento da rede.. Tem alguma coisa errada.
Aqui onde moro na região de Curitiba é a mesma coisa. Triste o sinal oscilar tanto, as vezes do 4G cai direto pro 2G, mesmo tendo um nível bom de sinal. Não entendo esse comportamento.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo