[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Já que o assunto é VoLTE, vou postar uma curiosidade. Estou com um modem 5G Intelbras GX3000, usando o um chip 5G da Vivo. E nos testes que fiz, testando o modem, vi que ele tem VoLTE (ou seria VoNR?). Fiz uma chamada pelo modem com um aparelho fixo espetado nele e não derrubou o 5G, durante a ligação fiz um teste no smartphone e veio velocidades de 5G.

mAs0tfs.png

Tanto no menu, quanto no LED de indicação do modem, permaneceu em 5G, por isso minha duvida se é VoLTE (que é 4G) ou VoNR (que é 5G).

gEUQtq7.jpg

Teste de velocidade durante a ligação...

Agora fiquei na duvida, como pode um modem ter VoLTE (ou VoNR) e enquanto vários smartphones não tem...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, sei que isso já foi tratado aqui no fórum, mas não consigo encontrar: será que os Chips OI migrados para as atuais operadoras conseguem conectar no 5G NSA? Ou é preciso substituir?
Cara, no meu caso tive que mudar para o chip da nova operadora, pois enquanto estava com o chip da Oi, não conseguia usar VoLTE e nem acessar o 5G.
 
Agora fiquei na duvida, como pode um modem ter VoLTE (ou VoNR) e enquanto vários smartphones não tem...
A questão é que o GX3000 é um modem moderno, e além disto é um produto mais caro que muitos telefones.

Se ele foi projetado para telefonia e Internet móvel, ter suporte ao VoLTE era necessário, pois já imaginou se a pessoa toda vez que a pessoa fizesse ou recebesse uma ligação, a internet fosse para o 3g ou caísse (caso nao houvesse 3g) pela falta de VoLTE?
 
Isso fora que querer comparar a ativação do VoLTE em um país com menos metade da população do município de São Paulo (Costa Rica), com a ativação no Brasil, é no mínimo absurdo. Ativar VoLTE para 1,6 milhões de linhas é muito mais fácil do que ativar para 72 milhões de linhas.
Amigo, respeito sua opinião mas não concordo!

O mesmo Brasil, que a Tim libera a tecnologia VoLTE para todos os seus usuários (e recentemente a Vivo começou a liberar) é o mesmo que a Claro atende. Ou seja, é falta de interesse mesmo, não tem outra explicação! Ah é custo, Tim e Vivo implementaram, ah é tecnologia, as 3 operadoras já operam com rádios 5G.

E falando em 5G as operadoras Tim e Vivo já estão "atrasadas" por não oferecerem o "VoLTE" da tecnologia 5G, o VoNR.
 
Se ele foi projetado para telefonia e Internet móvel, ter suporte ao VoLTE era necessário, pois já imaginou se a pessoa toda vez que a pessoa fizesse ou recebesse uma ligação, a internet fosse para o 3g ou caísse (caso nao houvesse 3g) pela falta de VoLTE?

Não é questão de somente ser projetado para ter VoLTE, pois se fosse assim todos os smartphones que os usuários relataram não funcionar aqui no fórum, estariam com o VoLTE funcionando, pois já foram projetado para tal tecnologia, e pq não funciona??
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

pois já imaginou se a pessoa toda vez que a pessoa fizesse ou recebesse uma ligação, a internet fosse para o 3g ou caísse (caso nao houvesse 3g) pela falta de VoLTE?
E num é exatamente isso que acontece com os usuários que não tem acesso ao VoLTE em seus smartphones?
 
Acho que todo mundo que se incomoda com a falta de VOLTE na claro, deveria abrir chamado na Anatel. Acho que é a melhor forma de "forçar" a empresa a se mexer.

Como eu mesmo ja disse aqui antes, qualquer chamado que abro, incluo a pregunta da disponibilidade de VOLTE.

É inaceitável que em 2023, com o 5G sendo implantado, a empresa não tenha VOLTE.

Abrir chamado na Anatel vai dar em nada pois a operadora irá alegar que o serviço de voz é provido através do 3G ou 2G e que não tem obrigação alguma de ofertar algum serviço extra e vai fechar a reclamação.

A solução mais fácil e menos estressante é portar para a vivo ou TIM para ter os serviços
 
Última edição:
Já que o assunto é VoLTE, vou postar uma curiosidade. Estou com um modem 5G Intelbras GX3000, usando o um chip 5G da Vivo. E nos testes que fiz, testando o modem, vi que ele tem VoLTE (ou seria VoNR?). Fiz uma chamada pelo modem com um aparelho fixo espetado nele e não derrubou o 5G, durante a ligação fiz um teste no smartphone e veio velocidades de 5G.

mAs0tfs.png

Tanto no menu, quanto no LED de indicação do modem, permaneceu em 5G, por isso minha duvida se é VoLTE (que é 4G) ou VoNR (que é 5G).

gEUQtq7.jpg

Teste de velocidade durante a ligação...

Agora fiquei na duvida, como pode um modem ter VoLTE (ou VoNR) e enquanto vários smartphones não tem...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Cara, no meu caso tive que mudar para o chip da nova operadora, pois enquanto estava com o chip da Oi, não conseguia usar VoLTE e nem acessar o 5G.
O chip usado certamente já tinha VoLTE ativo.
Segundo certamente ele está em NSA, pois se tivesse em SA ele ia fazer handoff para NSA para poder usar o VoLTE.
Testa um chip que não tenha VoLTE ativo na linha no GX3000 e vê se vai ter milagre de funcionar.
 
O chip usado certamente já tinha VoLTE ativo.
Segundo certamente ele está em NSA, pois se tivesse em SA ele ia fazer handoff para NSA para poder usar o VoLTE.
Testa um chip que não tenha VoLTE ativo na linha no GX3000 e vê se vai ter milagre de funcionar.
Sim, está em NSA (Band B3 N78) e as ligações vão por VoLTE.
 
  • Curtir
Reações: YO!
Amigo, respeito sua opinião mas não concordo!

O mesmo Brasil, que a Tim libera a tecnologia VoLTE para todos os seus usuários (e recentemente a Vivo começou a liberar) é o mesmo que a Claro atende. Ou seja, é falta de interesse mesmo, não tem outra explicação! Ah é custo, Tim e Vivo implementaram, ah é tecnologia, as 3 operadoras já operam com rádios 5G.

E falando em 5G as operadoras Tim e Vivo já estão "atrasadas" por não oferecerem o "VoLTE" da tecnologia 5G, o VoNR.
Tudo tem um custo, e o custo não é baixo. Na Guiana francesa custou 35 milhões de dólares pra implantar pra 700 mil linhas. Toda linha que usa volte, a Claro tem que pagar um valor pelo uso da tecnologia.

Torno a dizer: implantar para 1,6 milhões de linhas não é a mesma coisa que implantar para 72 milhões de linhas.

Se a Claro fosse obrigada a implantar, o dinheiro teria que sair de algum lugar, e garanto que não seria do lucro deles. Isso seria de alguma forma repassado ao consumidor.

Comparação com a vivo também é inadequado, pois a vivo tem os planos mais caros do mercado, ou seja, se torna mais fácil pra operadora investir nisto. Isso fora que das três operadoras, a Claro é a que tem o menor EBITDA. A Claro tem total direito de usar a estratégia comercial que preferir, como por exemplo esperar o custo da tecnologia baratear.

Acrescento que hoje servico de voz é algo que esta em declinio, cada vez menos gente usa. É muito mais interessante pegar o dinheiro e investir em ERB do que em voz.

Por fim, estamos em um país livre, então se a pessoa quer ou precisa do serviço, ela pode, a sua livre escolha, portar a linha para vivo ou tim, ou ainda migrar para um plano pós da claro.
 
Quando fui cliente Veek lá no início quando era da Surf telecom, tinha que ativar dados móveis em roaming e ficava aquela letra "R" em cima do sinal. Agora sou cliente Veek novamente e não preciso ativar os dados em roaming pra ficar com o "R" chato em cima do sinal.
Será que é porque mudou para a Américanet?
 
O mesmo Brasil, que a Tim libera a tecnologia VoLTE para todos os seus usuários (e recentemente a Vivo começou a liberar) é o mesmo que a Claro atende. Ou seja, é falta de interesse mesmo, não tem outra explicação! Ah é custo, Tim e Vivo implementaram, ah é tecnologia, as 3 operadoras já operam com rádios 5G.
Exatamente. Dinheiro e parte inicial da infraestrutura eles possuem, o que falta é só interesse de colocar em massa. Pode ser que eles se sintam confortáveis em derrubar os clientes para o 3G e continuar implementando rede 2/3G em novas instalações.

Todavia essa é uma estratégia no mínimo peculiar. Hoje cliente pré e controle, por exemplo, não pode fazer ligações (nem mesmo de emergência) caso viaje para algum país que não possua o 2G/3G e a lista de lugares assim só aumenta cada vez mais.

Isso sem falar que vai precisar segurar até onde conseguir o avanço do SA, já que o IMS é obrigatório para usar o SA/VoNR.

Uma hora ou outra vão ter de implementar, como já estão fazendo agora em cidades que possuem previsão de instalação da rede SA.
 
Última edição:
Já que o assunto é VoLTE, vou postar uma curiosidade. Estou com um modem 5G Intelbras GX3000, usando o um chip 5G da Vivo. E nos testes que fiz, testando o modem, vi que ele tem VoLTE (ou seria VoNR?). Fiz uma chamada pelo modem com um aparelho fixo espetado nele e não derrubou o 5G, durante a ligação fiz um teste no smartphone e veio velocidades de 5G.

mAs0tfs.png

Tanto no menu, quanto no LED de indicação do modem, permaneceu em 5G, por isso minha duvida se é VoLTE (que é 4G) ou VoNR (que é 5G).

gEUQtq7.jpg

Teste de velocidade durante a ligação...

Agora fiquei na duvida, como pode um modem ter VoLTE (ou VoNR) e enquanto vários smartphones não tem...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Cara, no meu caso tive que mudar para o chip da nova operadora, pois enquanto estava com o chip da Oi, não conseguia usar VoLTE e nem acessar o 5G.

É VoLTE, porque você está no NSA. Só seria VoNR se você estivesse usando 5G SA.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agora fiquei na duvida, como pode um modem ter VoLTE (ou VoNR) e enquanto vários smartphones não tem...
Desde 2015/2016, qualquer celular suporta VoLTE. No caso, suportam no hardware. A questão é que, diferente das chamadas 3G, o VoLTE é bem chatinho pra funcionar, precisa ter o perfil correto no modem ativo, além de estar ativo no sistema operacional.

Aí acontece de algum aparelho que não foi planejado pra cá não ter o perfil, por exemplo, aí não vai funcionar. Mas se você pegar um Samsung, por exemplo, desde o S7 (aparelho lançado em 2016) o VoLTE funciona normal (em qualquer uma das 3 operadoras, dado que está ativo no plano).

Motorola é semelhante, qualquer aparelho deles lançado aqui suporta, a vários anos (desde 2017 pelo que me lembro).

Dessas duas marcas, não conheço nenhum aparelho vendido por eles atualmente que não suporte esses recursos. Inclusive, mesmo marcas que não vendem aparelhos aqui, como a OnePlus, tem perfil para as operadoras brasileiras, e consequentemente funcionam normal, sem nenhuma alteração extra.
 
Última edição:
Dinheiro e parte inicial da infraestrutura eles possuem, o que falta é só interesse de colocar em massa. Pode ser que eles se sintam confortáveis em derrubar os clientes para o 3G e continuar implementando rede 2/3G em novas instalações.
Exatamente!! Se eles tivessem a rela vontade de implementar, não era obrigado de fazer a ativação para todos os usuários do dia para a noite, podiam fazer como a Vivo fez, implementando aos poucos, e hoje TODOS os clientes tem VoLTE e VoWIFI.
 
Sobre o VoLTE na Claro, enquanto ela estiver ganhando clientes como vemos nos relatórios, ela vai se sentir confortável para não implementar em massa. Já ouviram a frase "em time que está ganhando não se mexe"? Talvez se a a Tim melhorasse os planos e invertesse a ordem de quem perde vs quem ganha clientes agilizava esse processo. Ela está sendo a operadora custo x benefício com o fim da Oi Móvel. O usuário médio não sabe ou não se importa com VoLTE. No futuro com o desligamento do 2g/3g se ela estiver muito atrasada pode pagar por isso. Eu gostaria muito de usá-la mas o que me incomoda é como o sinal oscila na minha região, cai para 3g/2g e não volta para o 4g, tem que ficar pondo no modo avião pra voltar. Não compensa.
 
Última edição:
Muitos aqui não sabem o REAL motivo da tim ter sido a PIONEIRA na adoção do VoLTE na rede mas uma coisa posso garantir não foi para agradar os clientes.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sobre o VoLTE na Claro, enquanto ela estiver ganhando clientes como vemos nos relatórios, ela vai se sentir confortável para não implementar em massa. Já ouviram a frase "em time que está ganhando não se mexe"? Talvez se a a Tim melhorasse os planos e invertesse a ordem de quem perde vs quem ganha clientes agilizava esse processo. Ela está sendo a operadora custo x benefício com o fim da Oi Móvel. O usuário médio não sabe ou não se importa com VoLTE. No futuro com o desligamento do 2g/3g se ela estiver muito atrasada pode pagar por isso. Eu gostaria muito de usá-la mas o que me incomoda é como o sinal oscila na minha região, cai para 3g/2g e não volta para o 4g, tem que ficar pondo no modo avião pra voltar. Não compensa.
Essa oscilação de sinal da claro é no país todo, alguns locais mais outros locais menos mas existe essa oscilação.
 
Última edição:
Sobre o VoLTE na Claro, enquanto ela estiver ganhando clientes como vemos nos relatórios, ela vai se sentir confortável para não implementar em massa. Já ouviram a frase "em time que está ganhando não se mexe"? Talvez se a a Tim melhorasse os planos e invertesse a ordem de quem perde vs quem ganha clientes agilizava esse processo. Ela está sendo a operadora custo x benefício com o fim da Oi Móvel. O usuário médio não sabe ou não se importa com VoLTE. No futuro com o desligamento do 2g/3g se ela estiver muito atrasada pode pagar por isso. Eu gostaria muito de usá-la mas o que me incomoda é como o sinal oscila na minha região, cai para 3g/2g e não volta para o 4g, tem que ficar pondo no modo avião pra voltar. Não compensa.
Tem a questão de frequência também. O 850 MHz, que é essencialmente a faixa de voz da telefonia móvel, vai ter que ser devolvido para a União daqui a uns 5 anos, ou seja, logo ali. Ainda que se judicialize ou prorrogue em carater secundário a coisa quando chegar lá por exemplo, a questão é que em 2028 a rede da Claro vai ter que estar pronta para o VoLTE (e quando digo rede não é o sobre o centro de SP como alguns aqui parecem pensar, mas sim o país inteiro). A propósito, há 5 anos a TIM e ViVO já tinham o seu VoLTE em franca expansão... acho que teremos anos críticos daqui pra frente a respeito do VoLTE da Claro...

Acho que tem outras questões como interoperabilidade (que até hoje não existe né) e refarming mas ninguém sabe o que a Claro está pensando.
 
Última edição:
Tem a questão de frequência também. O 850 MHz, que é essencialmente a faixa de voz da telefonia móvel, vai ter que ser devolvido para a União daqui a uns 5 anos, ou seja, logo ali. Ainda que se judicialize ou prorrogue em carater secundário a coisa quando chegar lá por exemplo, a questão é que em 2028 a rede da Claro vai ter que estar pronta para o VoLTE (e quando digo rede não é o sobre o centro de SP como alguns aqui parecem pensar, mas sim o país inteiro). A propósito, há 5 anos a TIM e ViVO já tinham o seu VoLTE em franca expansão... acho que teremos anos críticos daqui pra frente a respeito do VoLTE da Claro...

Acho que tem outras questões como interoperabilidade (que até hoje não existe né) e refarming mas ninguém sabe o que a Claro está pensando.

Eu acredito que a Claro já tem tudo pronto pra fazer o rollout, só está postergando o máximo possível para economizar nas licenças.

Por exemplo, essa semana ativaram o VoLTE no interior do RS da noite pro dia. E quando uma cidade recebe 5G, eles também ativam o VoLTE na mesma madrugada de ativação do 5G.
 
A minha colocação foi mais num aspecto geral do que observo aqui. O fórum chega a ser intimidador para quem de repente tá olhando pela primeira vez.
Em momento algum me referi diretamente ao colega.

Eu já discordo com relação aos funcionários que trabalham pras operadoras, embora respeite a sua posição.
Muitas vezes falta treinamento adequado, a pessoa pode até se interessar, mas tem um gerente ou alguém que o cobra pra empurrar plano pro cliente, enfim, existem muitas variáveis e não dá pra simplesmente falar que a pessoa é desinteressada. Muitas vezes ela precisa do emprego e não tem tempo pra se aprofundar no assunto porque tem que cuidar da família, etc.


Acho que o buraco é mais embaixo.
Só pra complementar e agregar a tua postagem.
As pessoas se esquecem que o atendente cumpre as metas que o Call Center decide, ou trabalha com as ferramentas que ela oferece, infelizmente o atendente não tem autonomia nem na parte ética quanto na questão produtiva, e nem sempre as metas estão alinhadas as expectativas dos clientes, quem trabalhou com call center sabe do que estou dizendo.
 
Eu acredito que a Claro já tem tudo pronto pra fazer o rollout, só está postergando o máximo possível para economizar nas licenças.

Por exemplo, essa semana ativaram o VoLTE no interior do RS da noite pro dia. E quando uma cidade recebe 5G, eles também ativam o VoLTE na mesma madrugada de ativação do 5G.
Aí está o X da questão!

Se não me falha a memória o edital do 5G exige o SA para as licenças N78 certo? Não seria então necessário o VoLTE ou VoNR? Ou mesmo em NR SA ocorre o fallback pra 3/2G?
 
Aí está o X da questão!

Se não me falha a memória o edital do 5G exige o SA para as licenças N78 certo? Não seria então necessário o VoLTE ou VoNR? Ou mesmo em NR SA ocorre o fallback pra 3/2G?

Sim, o SA é obrigatório, mas desde o release 16 foi adicionado o fallback de SA para 3G (apenas 3G, 2G não). A questão é que o release 15 não tem isso especificado (VoLTE/VoNR era obrigatório), então talvez tenham dispositivos mais antigos no mercado que não consigam fazer esse fallback de SA pra 3G.

De qualquer forma, a Claro sempre ativa o VoLTE junto da ativação do 5G, como falei, pra evitar problemas no fallback pra quem contrata o plano SA deles. E no caso desse plano SA da Claro, diferente de qualquer outro plano deles, o VoLTE já vem provisionado automático, não precisa pedir.
 
Porém a Claro mesmo onde já tem VoLTE habilita o mesmo apenas para planos pós-pagos... Podia pelo menos habilitar para os planos controles que não deixar se ser uma modalidade pós-paga.
 
É VoLTE, porque você está no NSA. Só seria VoNR se você estivesse usando 5G SA.
meio certo, como as operadoras ainda não ativaram o VoNR na rede 5G SA a rede comuta para o 4G(fica apenas a ULI1) e vai pelo VoLTE exatamente como ocorre quando se tem 4G sem VOLTE, a rede derruba para 3G para fazer ou receber chamada de voz.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem a questão de frequência também. O 850 MHz, que é essencialmente a faixa de voz da telefonia móvel, vai ter que ser devolvido para a União daqui a uns 5 anos, ou seja, logo ali. Ainda que se judicialize ou prorrogue em carater secundário a coisa quando chegar lá por exemplo, a questão é que em 2028 a rede da Claro vai ter que estar pronta para o VoLTE (e quando digo rede não é o sobre o centro de SP como alguns aqui parecem pensar, mas sim o país inteiro). A propósito, há 5 anos a TIM e ViVO já tinham o seu VoLTE em franca expansão... acho que teremos anos críticos daqui pra frente a respeito do VoLTE da Claro...

Acho que tem outras questões como interoperabilidade (que até hoje não existe né) e refarming mas ninguém sabe o que a Claro está pensando.
A vivo claro e tim podem colocar uns 2,5 ou 5MHz em 2100MHz(B1) para 3G... Mas sinceramente? Acho que o UMTS deve ser desligado em breve assim como o GSM, inclusive a vivo está desligando a rede GSM em várias localidades e a TIM só está ativando eventualmente novas células 4G + VoLTE.
 
Última edição:
meio certo, como as operadoras ainda não ativaram o VoNR na rede 5G SA a rede comuta para o 4G(fica apenas a ULI1) e vai pelo VoLTE exatamente como ocorre quando se tem 4G sem VOLTE, a rede derruba para 3G para fazer ou receber chamada de voz.
Não é bem assim. O fallback do SA para o 3G para chamadas funciona diferente de como a gente tá acostumado a ver no 4G para 3G.

Primeiro a chamada é iniciada dentro do 5G SA e transferida para o 4G ainda com o IMS conectado e a chamada estabelecida. Do 4G é possível dropar para o 3G usando o SRVCC (aquele mesmo processo de transferências de chamada em andamento do VoLTE para 3G).

Então, embora o fallback para 3G exista, ele ainda exige que a operadora ofereça o IMS.

O 5G SRVCC, portanto, é uma solução apenas para manter a chamada em curso em casos de falha na cobertura e não como o CSFB que a gente tá acostumado no 4G, onde o telefone dropa para o 3G antes da ligação de fato iniciar.

Daí a gente vai para outro ponto do SRVCC, que é a altíssima taxa de falhas, como o próprio Leonardo Capdeville, CTIO da TIM, disse ao tecnoblog:
“A eficiência é muito ruim, é muito baixa. Em média, de cada 100 handoffs (transferências) de chamadas entre redes 4G para 3G ou 2G, 20% caem. Ter esse índice de ineficiência é muito ruim para a percepção do cliente.”

Ou mesmo em NR SA ocorre o fallback pra 3/2G?
Ocorre, mas não é o esperado, afinal a ligação precisa iniciada no VoLTE e então fazer o handoff para o 3G. Por isso que, independente do 5G SRVCC existir, é necessário que o telefone esteja conectado ao VoLTE/VoNR antes. O 5G SA por si só, não consegue dropar para o 3G para realizar/receber chamadas, já que ele não tem o CSFB.

Não há por onde a Claro possa correr. Se ela quiser ter SA, como o edital manda, ela precisa oferecer o VoLTE
 
Última edição:
Não é bem assim. O fallback do SA para o 3G para chamadas funciona diferente de como a gente tá acostumado a ver no 4G para 3G.

Primeiro a chamada é iniciada dentro do 5G SA e transferida para o 4G ainda com o IMS conectado e a chamada estabelecida. Do 4G é possível dropar para o 3G usando o SRVCC (aquele mesmo processo de transferências de chamada em andamento do VoLTE para 3G).

Então, embora o fallback para 3G exista, ele ainda exige que a operadora ofereça o IMS.

O 5G SRVCC, portanto, é uma solução apenas para manter a chamada em curso em casos de falha na cobertura e não como o CSFB que a gente tá acostumado no 4G, onde o telefone dropa para o 3G antes da ligação de fato iniciar.

Daí a gente vai para outro ponto do SRVCC, que é a altíssima taxa de falhas, como o próprio Leonardo Capdeville, CTIO da TIM, disse ao tecnoblog:
“A eficiência é muito ruim, é muito baixa. Em média, de cada 100 handoffs (transferências) de chamadas entre redes 4G para 3G ou 2G, 20% caem. Ter esse índice de ineficiência é muito ruim para a percepção do cliente.”


Ocorre, mas não é o esperado, afinal a ligação precisa iniciada no VoLTE e então fazer o handoff para o 3G. Por isso que, independente do 5G SRVCC existir, é necessário que o telefone esteja conectado ao VoLTE/VoNR antes. O 5G SA por si só, não consegue dropar para o 3G para realizar/receber chamadas, já que ele não tem o CSFB.

Não há por onde a Claro possa correr. Se ela quiser ter SA, como o edital manda, ela precisa oferecer o VoLTE
E um outro detalhe a CLARO precisa aumentar a quantidade e potência das B28 na rede para não ter surpresas.
 
Como citei acima, pouco me importa o VoLTE na Claro, que antes era um fator que eu julgava importante, mas agora o melhor seria ter uma estabilidade de rede maior.. a cobertura é boa (se eu colocar o celular em somente LTE) ele pega o LTE, mas fica fazendo mudança de célula, se conectando a estações longe.. É caótico mesmo. No meu Vivo ele se conecta a 700MHz com CA e fica lá de boa... Nunca vi rede 3G e Edge nele. Já a Claro 🥱....
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo