[TÓPICO DEDICADO] Monitor Alienware AW3418DW / AW3420DW

Comprado 11/ago,
Confirmado e em produção 14/ago,
Enviado Dell 16/ago,
Embarque Ceva 24/ago
Recebido no Brasil 25/ago,
Nota fiscal emitida 29/ago,
Embarcado pela Braspress 30/ago
Chegou hoje 06/set
O que achou do monitor?

O meu tá com previsão pra 28/09.
 
O que achou do monitor?

O meu tá com previsão pra 28/09.
Achei muito bom, mas ainda não pude testá-lo em sua plenitude. Ainda estou esperando chegar algumas peças para terminar o setup, só consegui conectá-lo em um notebook a 1080p@120hz. Mas eu já tive a versão DW, é um monitor perfeito.
 
Peguei o Aw3423dw, chegou ontem, ótimo monitor, mas vejo q vou gastar um tempo calibrando, hdr fica muito brilhante, dói os olhos, principalmente para ler nos jogos kkk
 
Bom dia pessoal!
Estou querendo comprar o AW2724DM, entrei em contato com uma tal de Cristina vendedora da Dell, mas ela quer que eu passe as informações de cartão por telefone. Isso é normal?
 
Bom dia pessoal!
Estou querendo comprar o AW2724DM, entrei em contato com uma tal de Cristina vendedora da Dell, mas ela quer que eu passe as informações de cartão por telefone. Isso é normal?

No meu caso eu pedi para gerar um link de pagamento pelo paypall, achei mais tranquilo.
 
Então, existem dois rastreios, um dos EUA para o Brasil, e outro do Brasil pra sua residência. O primeiro você precisa pedir no suporte da Dell para conseguir acompanhar (Motivo por ''status do pedido'' e justifica que quer o código para acompanhar o rastreio internacional - te respondem em um dia útil já com o código e o site), aí quando chega aqui eles fazem a NF e fornecem o rastreio do Brasil pra sua residência no número de pedido no site do qual você acompanha, é nesse momento que eles atualizam o rastreio do site.

Pedi no meio mês de agosto, o meu foi enviado de lá para cá no dia 24 e chegou dia 31... agora falta a parte que comentei do Brasil até minha residência - ainda não mudou a situação desde que chegou.
Previsão de entrega do dia 13 ao dia 17, vamos ver, tinha uma perspectiva de chegar antes da data prevista por ter chegado rápido no Brasil, mas parece que tá meio enrolado, então deve ser dentro da estimativa mesmo.
O meu chegou hoje (Nota fiscal dia 6, envio dia 7... entrega dia 12). No fim, foram 10 dias a menos da previsão original.
Depois faço um comentário mais completo sobre o monitor - até porque irei fazer uma comparação com a C2.
 
Vamos lá então.

Chegou meu AW3423DWF, vou falar do monitor e fazer comparação com a C2 e minha opinião sobre as telas, vou focar mais na imagem pensando em jogos e produtividade.

Não vou falar sobre o áudio (Melhor na TV até pela finalidade) e nem falar tanto das outras funções que uma TV tem e o monitor não, se pensado no uso misto, a TV é uma ganhadora aqui, vocês vão entender isso até o fim da analise.

O produto veio bem embalado e com muito cuidado (Sem dead pixel, sem nenhum detalhe) e é muito bem construído, você percebe que é algo premium, o suporte do monitor achei que tem um pé grande e ocupa muito espaço e pra mim é um ponto fraco, mas você consegue inclinar a tela por 45° pra cima ou/e esquerda e direita - acho que no geral é um suporte robusto e satisfatório mais com esse contra de pegar muito espaço na base - provavelmente a maioria vai optar por uma base própria ou suporte tanto para TV quanto o monitor - o suporte da TV é menor, mas é menos robusto e mais limitado para mover a tela.

Falando da imagem, aqui é onde vou começar a comparação com a C2, principalmente pensando em jogos, o monitor perde em nitidez porque é 1440p ao passo da C2 ser 2160p, mas não senti muito esse aspecto como pensei que ia porque coloquei um filtro CAS e já senti que ficou em um bom nível de novo a sensação de nitidez.

Sem o filtro, é uma terrível sensação de miopia se você tiver acostumado a jogar em 2160p, é do ponto de realmente ser ruim a impressão - evidentemente existe a perda de detalhes em vários objetos (Principalmente em árvores e vegetação onde os detalhes são bem pequenos), mas no geral a sensação de falta de nitidez é o que incomoda mais - um CAS minimiza muito esse problema e deixa uma sensação boa com o monitor ao ponto de 2160p ainda ser melhor, mas ser uma diferença bem mais tolerável.

Agora falando de brilho e cores... Aqui pra mim há um vencedor claro: o AW3423DWF.
As cores ficam notavelmente melhores no monitor, você sente maior profundidade em todas as cores e um tom mais quente na imagem - a C2, por mais que você consiga melhorar bastante mexendo manualmente... ainda não fica no nível do monitor que realmente é uma sensação espetacular.
Detalhe, a C2 faz muito bonito também, o monitor apenas é melhor em um nível de competição já muito alto.

A qualidade da TV é espetacular, mas o monitor está um degrau acima aqui - o QD OLED realmente é melhor que o WOLED nesse aspecto.

Por falar nisso, o HDR é simplesmente impecável, a melhor coisa que já vi. Você sente que as cores são ainda mais profundas por causa do QD OLED e os 1000nits do monitor pra 2% branco faz total diferença na sensação de iluminação e brilho em detalhes dos objetos, coisa que a C2 não faz igual, apesar de muito boa também. No fim, o HDR da C2 é espetacular, mas o do monitor te dá uma sensação um pouco melhor. O ABL também é menos agressivo no monitor e isso tem um impacto positivo na imagem.

Dá pra usar o monitor 24/7 em modo HDR, como a capacidade de HDR é muito boa... fica legal usar no Windows, fica legal em jogos com suporte, enfim, não vejo motivo pra usar SDR nessa tela. É só setar e usar, não precisa de mais nada além disso - Fiz o teste usando o último firmware que corrigiu as cores lavadas do HDR nesse modelo.

A visualização da escrita é muito boa - estou usando o mesmo clean type que uso na C2, achei ambos semelhantes e muito bom pra uso no dia a dia - nada a reclamar. Por falar em escrita, o campo de visão do UW e a resolução maior da TV são belos atrativos para trabalhar, pra quem trabalhar com edição, produção em geral a TV provavelmente é melhor por ter mais ''espaço'', mas é isso, ambos fazem bem seu papel aqui também.

165hz x 120hz em OLED - Os 165hz é superior e é muito nítido isso, em jogos de FPS a sensação de fluidez adicional te da a extrema precisão do quão você precisa mexer o mouse ou não, com 120hz você tem excelente precisão também, mas não é tão perfeita como aqui, inclusive descobri que preciso abaixar um pouquinho, bem de leve, a minha sensibilidade, acho que daqui uma ou duas semanas devo melhorar até uns 10% em precisão por conta do monitor, isso porque minha precisão já é bem alta na TV.

Dito isso, preciso ressaltar uma coisa, a TV também é espetacular com os 120hz, acho que a grande diferença das duas telas para outros painéis é realmente ter um tempo de resposta instantâneo nas cores e preto/branco e não ter ghost por conta do painel OLED.

A diferença entre você ter a percepção cristalina do seu inimigo sem nenhuma poluição na imagem é um diferencial maior que a fluidez no geral - por isso acho que as duas telas são espetaculares para competitivo, sendo o monitor um pouco melhor por conta da fluidez (165hz para 240hz deve ter esse mesmo resultado numa proporção de percepção menor visto que os resultado são decrescente - no fim, a imagem cristalina dos OLEDs aliado a uma boa fluidez é o que faz uma boa diferença).

Minha conclusão, não trocaria os 120hz OLED para mais Hz de nenhum outro painel a não ser um próprio OLED.

O monitor apenas aprimorou um pouco a excelente sensação que já tenho com a C2 porque vai me permitir um micro ajuste ainda melhor.

Sobre o nível de preto, o monitor precisa ser utilizado em locais onde não há fonte direta de iluminação na tela, senão o preto da uma acinzentada de leve, não vou entrar muito a fundo do porquê, já é bem conhecido esse problema e tem bastante informação aqui e na internet em geral, mas o monitor precisa ser usado em ambiente escuro e isso é bem claro, a TV tem mais tolerância para iluminação local mesmo não sendo o forte da tecnologia, pelo menos na C2 o preto profundo continua preto profundo - um ponto fraco do monitor.

Sobre a proporção, 21:9 é simplesmente maravilhoso... Esse campo de visão adicional só não trás mais imersão como te permite ainda ter muita informação do que está rolando em um jogo competitivo, como sou um jogador com um estilo mais cerebral com distribuição de informação, isso vai me trazer benefícios enormes, além da imersão em si. Sinceramente? Por enquanto não vejo desvantagem em usar 21:9 em relação a 16:9, sei que existe alguns problemas com a compatibilidade... mas no que for possível 21:9... é 21:9 sem medo de ser feliz, se for bem implementado e sem distorção, vale muito a pena seja por imersão, seja por informação, ficou bem claro isso.

Sobre os tamanhos das telas, sinceramente? Achei até engraçado quando coloquei uma tela na frente da outra, vejo tanta discussão sobre isso... e no fim achei muito semelhante a C2, o espaço vertical da tela é o que diminui mais se comparado, mas na horizontal achei a diferença menor e ambos bem parecido, na minha opinião, quem usa esse monitor, consegue usar tranquilamente a TV, a exigência visual é muito semelhante, sendo a TV um pouquinho mais.

A única diferença é que na TV você apenas precisa um pouco mais de espaço que o monitor, mas na minha opinião, usar o monitor muito de perto também não é legal, você precisa mexer muito a cabeça para acompanhar as bordas.

Cheguei na conclusão que ambos precisam de adaptação, sendo inclusive semelhante com a C2 - vai de cada um observar a possibilidade do seu ambiente, o monitor é mais fácil por ser um pouco menor, mas não há grande diferença.

CONCLUSÃO

O monitor até ganha no geral pensando como um monitor, mas ele ganhou mais por causa da qualidade de cores e brilho do Quantum Dot, que pra mim é onde o monitor consegue realmente mostrar a que veio se comparado a TV, e os 165hz que é superior aos 120hz apesar de não ser esmagador a diferença, mas notável.

O HDR é melhor no monitor, excepcional na verdade, mas também é excelente na TV.

A TV tem a seu favor os 2160p que é muito superior a 1440p, mas você aplica um filtro de nitidez no monitor e fica show, a produtividade é um pouco melhor na TV ao meu ver.

Quanto ao tamanho das telas, pra mim ambas precisam de uma adaptação e são boas de usar como monitor - pra mim não é um fator determinante de escolha como é para muitos porque realmente achei e exigência parecida.

A TV vai ter um som melhor e tem outras funções como TV que o monitor não tem - a pessoa tem que definir se vai usar somente como monitor ou TV também, tem um impacto na decisão.

No fim, acho que são produtos de qualidade semelhante onde praticamente se complementam, mas a C2 saí perdendo em mais critérios que o AW3423DWF se pensando nesse uso de monitor, ainda assim, faz tudo de forma espetacular e melhor que a maioria das outras telas que já vi, inclusive no uso de monitor.

Sinceramente, o monitor é a escolha mais fácil pra maioria por ser 1440p e utilizar menos hardware, precisa de um pouquinho menos de espaço também, então é mais fácil recomendar ele para as pessoas no geral.
Pra quem tem o perfil misto, pode ir na TV sem medo de ser feliz, principalmente se tiver placa para tankar os 2160p que vai ter praticamente de tudo em excelente qualidade.

No fim, vou ficar com as duas telas, acho que ainda vou usar a C2 para alguns jogos específicos (FIFA, por exemplo, que jogo muito também e é bem melhor numa tela um pouco maior, além das funções de TV), mas vou usar mais o monitor a partir de agora porque jogo mais FPS no geral. Jogos SP, não sei se vou querer os 4K ou aproveitar o HDR que é um tanto melhor por causa do QD OLED do monitor, vai depender de jogo pra jogo e o que se destaca mais... é dificil essa escolha na verdade - o tempo vai decidir isso melhor ou não.

No fim, recomendo a C2 e o monitor de acordo com esses comentários e perspectivas, analisem bem o perfil de vocês e comprem o ideal pra cada um.
Queria realmente chegar no final e falar que um é melhor, mas todos são bons com suas virtudes e seus defeitos, mas produtos de excelente qualidade e acima de muita coisa no mercado.
 
Última edição:
Vamos lá então.

Chegou meu AW3423DWF, vou falar do monitor e fazer comparação com a C2 e minha opinião sobre as telas, vou focar mais na imagem pensando em jogos e produtividade.

Não vou falar sobre o áudio (Melhor na TV por motivos óbvios) e nem falar tanto das outras funções que uma TV tem e o monitor não, se pensado no uso misto, a TV é uma ganhadora aqui, vocês vão entender isso até o fim da analise.

O produto veio bem embalado e com muito cuidado (Sem dead pixel, sem nenhum detalhe) e é muito bem construído, você percebe que é algo premium, o suporte do monitor achei que tem um pé grande e ocupa muito espaço e pra mim é um ponto fraco, mas você consegue inclinar 45 graus pra cima ou/e esquerda e direita - acho que no geral é um suporte robusto e satisfatório mais com esse contra de pegar muito espaço na base - provavelmente a maioria vai optar por uma base própria ou suporte tanto para TV quanto o monitor - o suporte da TV é menor, mas é menos robusto e limitado para mover a tela.

Falando de imagem, aqui é onde vou começar a comparação com a C2, principalmente pensando em jogos, o monitor perde em nitidez porque é 1440p ao passo da C2 ser 2160p, mas não senti muito esse aspecto como pensei que ia porque coloquei um filtro CAS e já senti que ficou em um nível bom de novo a sensação de nitidez.
Sem o filtro, é uma terrível sensação de miopia se você tiver acostumado a jogar em 2160p, é do ponto de realmente ser ruim a impressão - evidentemente existe a perda de detalhes em vários objetos (Principalmente em arvores e vegetação onde os detalhes são mais mínimo), mas no geral a sensação de falta de nitidez é o que incomoda mais - um CAS minimiza muito esse problema e deixa uma sensação boa com o monitor ao ponto de 2160p ainda ser melhor, mas ser uma diferença bem mais tolerável.

Agora falando de brilho e cores... Aqui pra mim há um vencedor claro: o AW3423DWF.
As cores ficam notavelmente melhores no monitor, você sente maior profundidade em todas as cores e um tom mais quente na imagem - a C2, por mais que você consiga melhorar mexendo manualmente... ainda não fica no nível do monitor que realmente é uma sensação espetacular.
Detalhe, a C2 faz muito bonito também, o monitor apenas é melhor em um nível de competição já muito alto.

A qualidade da TV é espetacular, mas o monitor está um degrau acima aqui - o QD OLED realmente é melhor que o WOLED nesse aspecto.

Preciso falar do HDR, simplesmente impecável, a melhor coisa que já vi. Você sente que as cores são ainda mais profundas por causa do QD OLED e os 1000nits do monitor pra 2% branco faz total diferença na sensação de iluminação e brilho em detalhes dos objetos, coisa que a C2 não faz igual, apesar de muito boa também. No fim, o HDR da C2 é espetacular, mas o do monitor te dá uma sensação um tanto melhor. O ABL também é menos agressivo no monitor e isso tem um impacto positivo.

Dá pra usar o monitor 24/7 em modo HDR, como a capacidade de HDR é muito boa... fica legal no Windows, fica legal em jogos com suporte, enfim, não vejo motivo pra usar SDR nessa tela. É só setar e usar, precisa de mais nada - Fiz o teste usando o último firmware.

A visualização da escrita é muito boa - estou usando o mesmo clean type que uso na C2, achei ambos semelhantes e muito bom pra uso no dia a dia - nada a reclamar. Por falar em escrita, o campo de visão do UW pra trabalhar e a resolução maior da TV são belos atrativos para tal, pra quem trabalhar com edição, produção em geral a TV provavelmente é melhor por ter mais ''espaço'', mas é isso, ambos fazem bem seu papel aqui também.

165hz x 120hz em OLED - Os 165hz é superior e é muito nítido isso, em jogos de FPS a sensação de fluidez adicional te da a extrema precisão do quão você precisa mexer o mouse ou não, com 120hz você tem excelente precisão, mas não é tão perfeita como aqui, inclusive descobri que preciso abaixar um pouquinho, bem de leve, a minha sensibilidade, acho que daqui uma ou duas semanas devo melhorar até uns 10% em precisão por conta do monitor, isso porque minha precisão já é bem alta na TV.

Dito isso, preciso ressaltar uma coisa, a TV também é espetacular com os 120hz, acho que a grande diferença das duas telas para outros painéis é realmente ter um tempo de resposta instantâneo nas cores e preto/branco e não ter ghost por conta do OLED. A diferença entre você ter a percepção cristalina do seu inimigo é um diferencial maior que a fluidez no geral - por isso acho que as duas telas são espetaculares para competitivo, sendo o monitor um pouco melhor por conta da fluidez.
No fim, não trocaria os 120hz OLED para mais Hz de nenhum outro painel a não ser um próprio OLED.

O monitor apenas aprimorou um pouco a excelente sensação que já tenho com a C2 porque vai me permitir um micro ajuste ainda melhor.

Sobre o nível de preto, o monitor precisa ser utilizado em locais onde não há fonte direta de iluminação na tela, senão o preto da uma acinzentada de leve, não vou entrar muito a fundo do porquê, já é bem conhecido esse problema e tem bastante informação aqui e na internet em geral, mas o monitor precisa ser usado em ambiente escuro e isso é bem claro, a TV tem mais tolerância para iluminação local - um ponto fraco do monitor.

Sobre a proporção, 21:9 é simplesmente maravilhoso... Esse campo de visão adicional só não trás mais imersão, como te permite ainda ter muita informação do que está rolando em um jogo competitivo, como sou um jogador com estilo muito cerebral, isso vai me trazer benefícios enormes, além da imersão em si. Sinceramente? Por enquanto não vejo desvantagem em usar 21:9 em relação a 16:9, sei que existe alguns problemas como a compatibilidade... mas sinceramente: No que for possível 21:9... é 21:9 sem medo de ser feliz, se for bem implementado e sem distorção, vale muito a pena seja por imersão, seja por informação.

Sobre os tamanhos das telas, sinceramente? Achei até engraçado quando coloquei uma tela na frente da outra, vejo tanta discussão sobre isso... e no fim achei muito semelhante a C2, o espaço vertical é o que diminui mais, mas na horizontal achei a diferença menor e ambos bem parecido, na minha opinião, quem usa esse monitor, consegue usar tranquilamente a TV, a exigência visual é muito semelhante.

A única diferença é que na TV você apenas precisa um pouco mais de espaço que o monitor, mas na minha opinião, usar o monitor muito de perto também não é legal, você precisa mexer muito a cabeça para acompanhar as bordas.

Cheguei na conclusão que ambos precisam de adaptação, sendo inclusive semelhante com a C2 que exige um pouquinho mais de espaço - vai de cada um observar a possibilidade do seu ambiente, o monitor é mais fácil por ser um pouco menor, mas não há grande diferença.

CONCLUSÃO

O monitor até ganha no geral pensando como um monitor, mas ele ganhou mais por causa da qualidade de cores e brilho do Quantum Dot, que pra mim é onde o monitor consegue realmente mostrar a que veio se comparado a TV, e os 165hz que é superior aos 120hz apesar de não ser esmagador a diferença, mas notável.

HDR é melhor no monitor, excepcional na verdade, mas também é excelente na TV.

A TV tem a seu favor os 2160p que é muito superior a 1440p, mas você aplica um filtro de nitidez no monitor e fica show, a produtividade é um pouco melhor na TV ao meu ver.

Quanto ao tamanho das telas, pra mim ambas precisam de uma adaptação e são boas de usar como monitor - pra mim não é um fator determinante de escolha como é para muitos pelo pude observar na prática.

A TV vai ter um som melhor e tem outras funções como TV que o monitor não tem - a pessoa tem que definir se vai usar somente como monitor ou TV também, tem um impacto.

No fim, acho que são produtos de qualidade semelhante onde se complementam, mas a C2 saí perdendo em mais critérios que o AW3423DWF se pensando nesse uso de monitor, ainda assim, faz tudo de forma espetacular e melhor que a maioria das outras telas que já vi, inclusive no uso de monitor.

Sinceramente, o monitor é escolha mais fácil pra maioria por ser 1440p e utilizar menos hardware, precisa de um pouquinho menos de espaço também, então é mais fácil recomendar ele par as pessoas no geral.
Pra quem tem o perfil misto, pode ir na TV sem medo de ser feliz, principalmente se tiver placa para tankar os 2160p que vai ter praticamente de tudo em excelente qualidade.

No fim, vou ficar com as duas telas, acho que ainda vou usar a C2 para alguns jogos específicos (FIFA, por exemplo, que jogo muito também e é bem melhor numa tela um pouco maior), mas vou usar mais o monitor a partir de agora porque jogo mais FPS no geral. Jogos SP, não sei se vou querer os 4K ou aproveitar o HDR que é um tanto melhor por causa do QD OLED do monitor, vai depender de jogo pra jogo e o que se destaca mais... é dificil essa escolha na verdade.

No fim, recomendo a C2 e o monitor de acordo com esses comentários, analisem bem o perfil de vocês e comprem o ideal pra cada um.
Queria realmente chegar no final e falar que um melhor, mas todos são bons com suas virtudes e seus defeitos.
Muito bom o feedback, amigo. Bem completo. Agora o que é esse filtro CAS? Um programa?
 
Muito bom o feedback, amigo. Bem completo. Agora o que é esse filtro CAS? Um programa?
Valeu parceiro!

CAS, mais conhecido como Nitidez Adaptada ao Contraste (CAS) ajuda a aumentar a qualidade visual ativando a nitidez com aumento de escala opcional para restaurar detalhes perdidos depois da aplicação do TAA.

De forma simples, na prática é um filtro criado pela AMD que pode ser usado nas placas da AMD via Driver (Todo driver tem e pode ser ativado pra ser usado por padrão). Pra mim e pra muita gente é a melhor tecnologia de nitidez do segmento.

É como se fosse um filtro de nitidez, mas aplicado diretamente na textura do jogo... não é a mesma coisa de aumentar a nitidez na imagem apresentada pela tela, se vc aumentar a nitidez na tela, vc aumenta nitidez da imagem produzida por ela, e não dá textura em si... o resultado é inferior e não aumenta a percepção de detalhe. Alguns jogos como Call of Duty, The Witcher 3, Starfield, etc, por exemplo, tem o CAS dentro do jogo pra ser ativado e utilizado.

Enfim, o CAS melhora muito a imagem e dá uma sensação de nitidez em cada detalhe da imagem. Em 2160p não faz tanta diferença porque a imagem já é muito nítida, mas abaixo dessa resolução ajuda muito.

A Nvidia tem algo parecido nos filtros dos GeForce Experience, mas consome 10% da placa de vídeo (Aliás, qualquer filtro lá, acho uma bosta isso... e muita gente usa desse jeito - péssimo CxB).

* O NIS da Nvidia não é a mesma coisa, ele diminui a resolução da imagem pra aplicar nitidez e dá uma sensação de resolução original.
Serve pra dá ganho de desempenho pro usuário, mas o CAS é aplicado na resolução nativa que o usuário está usando em prática - to destacando porque muita gente compara e não é a mesma coisa, nem fornece a mesma qualidade.

O CAS consome 1-3 fps em média nos jogos e melhora muito o visual - a magia dele está aí, depois que você usa, dificilmente para de usar em jogos.

No caso do 1440p, ele não vai fazer um ajuste fino melhor da imagem como em 2160p, mas ele ajuda pelo menos a ressaltar os detalhes que são demonstrando em tela... e isso minimiza a perda na sensação de nitidez pra 2160p.

Tá Games, mas como uso isso com placa de vídeo da Nvidia?

É só você usar o Reshade - um programa gratuito.
Reshade é um programa que aplica filtros na imagem dos jogos, vc pode baixar e usar a versão padrão (sem ser full add-on support - essa altera o jogo) em qualquer jogo.
* A versão padrão não causa banimento, nem nada... é só um aplicador de filtro no seu uso normal, muito semelhante ao GeForce Experience com os seus filtros, pode utilizar tranquilo, já uso há muitos anos, ele sequer altera os arquivos originais de um jogo.


De forma básica, escolhe o exe. do jogo e instala os filtros no jogo, lá dentro do jogo vc ativa o menu do reshade e o filtro CAS que vem no pacote mais simples de filtros do Reshade na instalação, vc pode até ajustar o nível de aplicação dele ao seu gosto.

Você pode usar esse vídeo como referencia pra instalar e usar em qualquer jogo.
 
Última edição:
Valeu parceiro!

CAS, mais conhecido como Nitidez Adaptada ao Contraste (CAS) ajuda a aumentar a qualidade visual ativando a nitidez com aumento de escala opcional para restaurar detalhes perdidos depois da aplicação do TAA.

De forma simples, na prática é um filtro criado pela AMD que pode ser usado nas placas da AMD via Driver (Todo driver tem e pode ser ativado pra ser usado por padrão). Pra mim e pra muita gente é a melhor tecnologia de nitidez do segmento.

É como se fosse um filtro de nitidez, mas aplicado diretamente na textura do jogo... não é a mesma coisa de aumentar a nitidez na imagem apresentada pela tela, se vc aumentar a nitidez na tela, vc aumenta nitidez da imagem produzida por ela, e não dá textura em si... o resultado é inferior e não aumenta a percepção de detalhe. Alguns jogos como Call of Duty, The Witcher 3, Starfield, etc, por exemplo, tem o CAS dentro do jogo pra ser ativado e utilizado.

Enfim, o CAS melhora muito a imagem e dá uma sensação de nitidez em cada detalhe da imagem. Em 2160p não faz tanta diferença porque a imagem já é muito nítida, mas abaixo dessa resolução ajuda muito.

A Nvidia tem algo parecido nos filtros dos GeForce Experience, mas consome 10% da placa de vídeo (Aliás, qualquer filtro lá, acho uma bosta isso... e muita gente usa desse jeito - péssimo CxB).

* O NIS da Nvidia não é a mesma coisa, ele diminui a resolução da imagem pra aplicar nitidez e dá uma sensação de resolução original.
Serve pra dá ganho de desempenho pro usuário, mas o CAS é aplicado na resolução nativa que o usuário está usando em prática - to destacando porque muita gente compara e não é a mesma coisa, nem fornece a mesma qualidade.

O CAS consome 1-3 fps em média nos jogos e melhora muito o visual - a magia dele está aí, depois que você usa, dificilmente para de usar em jogos.

No caso do 1440p, ele não vai fazer um ajuste fino melhor da imagem como em 2160p, mas ele ajuda pelo menos a ressaltar os detalhes que são demonstrando em tela... e isso minimiza a perda na sensação de nitidez pra 2160p.

Tá Games, mas como uso isso com placa de vídeo da Nvidia?

É só você usar o Reshade - um programa gratuito.
Reshade é um programa que aplica filtros na imagem dos jogos, vc pode baixar e usar a versão padrão (sem ser full add-on support - essa altera o jogo) em qualquer jogo.
* A versão padrão não causa banimento, nem nada... é só um aplicador de filtro no seu uso normal, muito semelhante ao GeForce Experience com os seus filtros, pode utilizar tranquilo, já uso há muitos anos, ele sequer altera os arquivos originais de um jogo.


De forma básica, escolhe o exe. do jogo e instala os filtros no jogo, lá dentro do jogo vc ativa o menu do reshade e o filtro CAS que vem no pacote mais simples de filtros do Reshade na instalação, vc pode até ajustar o nível de aplicação dele ao seu gosto.

Você pode usar esse vídeo como referencia pra instalar e usar em qualquer jogo.

Show de bola meu amigo, com certeza vou testar esse recurso! Valeu mais uma vez e bom dia.
 
Vamos lá então.

Chegou meu AW3423DWF, vou falar do monitor e fazer comparação com a C2 e minha opinião sobre as telas, vou focar mais na imagem pensando em jogos e produtividade.

Não vou falar sobre o áudio (Melhor na TV até pela finalidade) e nem falar tanto das outras funções que uma TV tem e o monitor não, se pensado no uso misto, a TV é uma ganhadora aqui, vocês vão entender isso até o fim da analise.

O produto veio bem embalado e com muito cuidado (Sem dead pixel, sem nenhum detalhe) e é muito bem construído, você percebe que é algo premium, o suporte do monitor achei que tem um pé grande e ocupa muito espaço e pra mim é um ponto fraco, mas você consegue inclinar a tela por 45° pra cima ou/e esquerda e direita - acho que no geral é um suporte robusto e satisfatório mais com esse contra de pegar muito espaço na base - provavelmente a maioria vai optar por uma base própria ou suporte tanto para TV quanto o monitor - o suporte da TV é menor, mas é menos robusto e mais limitado para mover a tela.

Falando da imagem, aqui é onde vou começar a comparação com a C2, principalmente pensando em jogos, o monitor perde em nitidez porque é 1440p ao passo da C2 ser 2160p, mas não senti muito esse aspecto como pensei que ia porque coloquei um filtro CAS e já senti que ficou em um bom nível de novo a sensação de nitidez.

Sem o filtro, é uma terrível sensação de miopia se você tiver acostumado a jogar em 2160p, é do ponto de realmente ser ruim a impressão - evidentemente existe a perda de detalhes em vários objetos (Principalmente em árvores e vegetação onde os detalhes são bem pequenos), mas no geral a sensação de falta de nitidez é o que incomoda mais - um CAS minimiza muito esse problema e deixa uma sensação boa com o monitor ao ponto de 2160p ainda ser melhor, mas ser uma diferença bem mais tolerável.

Agora falando de brilho e cores... Aqui pra mim há um vencedor claro: o AW3423DWF.
As cores ficam notavelmente melhores no monitor, você sente maior profundidade em todas as cores e um tom mais quente na imagem - a C2, por mais que você consiga melhorar bastante mexendo manualmente... ainda não fica no nível do monitor que realmente é uma sensação espetacular.
Detalhe, a C2 faz muito bonito também, o monitor apenas é melhor em um nível de competição já muito alto.

A qualidade da TV é espetacular, mas o monitor está um degrau acima aqui - o QD OLED realmente é melhor que o WOLED nesse aspecto.

Preciso falar nisso, o HDR é simplesmente impecável, a melhor coisa que já vi. Você sente que as cores são ainda mais profundas por causa do QD OLED e os 1000nits do monitor pra 2% branco faz total diferença na sensação de iluminação e brilho em detalhes dos objetos, coisa que a C2 não faz igual, apesar de muito boa também. No fim, o HDR da C2 é espetacular, mas o do monitor te dá uma sensação um pouco melhor. O ABL também é menos agressivo no monitor e isso tem um impacto positivo na imagem.

Dá pra usar o monitor 24/7 em modo HDR, como a capacidade de HDR é muito boa... fica legal usar no Windows, fica legal em jogos com suporte, enfim, não vejo motivo pra usar SDR nessa tela. É só setar e usar, não precisa de mais nada além disso - Fiz o teste usando o último firmware que corrigiu as cores lavadas do HDR nesse modelo.

A visualização da escrita é muito boa - estou usando o mesmo clean type que uso na C2, achei ambos semelhantes e muito bom pra uso no dia a dia - nada a reclamar. Por falar em escrita, o campo de visão do UW e a resolução maior da TV são belos atrativos para trabalhar, pra quem trabalhar com edição, produção em geral a TV provavelmente é melhor por ter mais ''espaço'', mas é isso, ambos fazem bem seu papel aqui também.

165hz x 120hz em OLED - Os 165hz é superior e é muito nítido isso, em jogos de FPS a sensação de fluidez adicional te da a extrema precisão do quão você precisa mexer o mouse ou não, com 120hz você tem excelente precisão também, mas não é tão perfeita como aqui, inclusive descobri que preciso abaixar um pouquinho, bem de leve, a minha sensibilidade, acho que daqui uma ou duas semanas devo melhorar até uns 10% em precisão por conta do monitor, isso porque minha precisão já é bem alta na TV.

Dito isso, preciso ressaltar uma coisa, a TV também é espetacular com os 120hz, acho que a grande diferença das duas telas para outros painéis é realmente ter um tempo de resposta instantâneo nas cores e preto/branco e não ter ghost por conta do painel OLED.

A diferença entre você ter a percepção cristalina do seu inimigo sem nenhuma poluição na imagem é um diferencial maior que a fluidez no geral - por isso acho que as duas telas são espetaculares para competitivo, sendo o monitor um pouco melhor por conta da fluidez (165hz para 240hz deve ter esse mesmo resultado numa proporção de percepção menor visto que os resultado são decrescente - no fim, a imagem cristalina dos OLEDs aliado a uma boa fluidez é que faz uma boa diferença).

Minha conclusão, não trocaria os 120hz OLED para mais Hz de nenhum outro painel a não ser um próprio OLED.

O monitor apenas aprimorou um pouco a excelente sensação que já tenho com a C2 porque vai me permitir um micro ajuste ainda melhor.

Sobre o nível de preto, o monitor precisa ser utilizado em locais onde não há fonte direta de iluminação na tela, senão o preto da uma acinzentada de leve, não vou entrar muito a fundo do porquê, já é bem conhecido esse problema e tem bastante informação aqui e na internet em geral, mas o monitor precisa ser usado em ambiente escuro e isso é bem claro, a TV tem mais tolerância para iluminação local mesmo não sendo o forte da tecnologia, pelo menos na C2 o preto profundo continua preto profundo - um ponto fraco do monitor.

Sobre a proporção, 21:9 é simplesmente maravilhoso... Esse campo de visão adicional só não trás mais imersão como te permite ainda ter muita informação do que está rolando em um jogo competitivo, como sou um jogador com um estilo mais cerebral com distribuição de informação, isso vai me trazer benefícios enormes, além da imersão em si. Sinceramente? Por enquanto não vejo desvantagem em usar 21:9 em relação a 16:9, sei que existe alguns problemas como a compatibilidade... mas sinceramente: No que for possível 21:9... é 21:9 sem medo de ser feliz, se for bem implementado e sem distorção, vale muito a pena seja por imersão, seja por informação, ficou bem claro isso.

Sobre os tamanhos das telas, sinceramente? Achei até engraçado quando coloquei uma tela na frente da outra, vejo tanta discussão sobre isso... e no fim achei muito semelhante a C2, o espaço vertical da tela é o que diminui mais se comparado, mas na horizontal achei a diferença menor e ambos bem parecido, na minha opinião, quem usa esse monitor, consegue usar tranquilamente a TV, a exigência visual é muito semelhante, sendo a TV um pouquinho mais.

A única diferença é que na TV você apenas precisa um pouco mais de espaço que o monitor, mas na minha opinião, usar o monitor muito de perto também não é legal, você precisa mexer muito a cabeça para acompanhar as bordas.

Cheguei na conclusão que ambos precisam de adaptação, sendo inclusive semelhante com a C2 - vai de cada um observar a possibilidade do seu ambiente, o monitor é mais fácil por ser um pouco menor, mas não há grande diferença.

CONCLUSÃO

O monitor até ganha no geral pensando como um monitor, mas ele ganhou mais por causa da qualidade de cores e brilho do Quantum Dot, que pra mim é onde o monitor consegue realmente mostrar a que veio se comparado a TV, e os 165hz que é superior aos 120hz apesar de não ser esmagador a diferença, mas notável.

O HDR é melhor no monitor, excepcional na verdade, mas também é excelente na TV.

A TV tem a seu favor os 2160p que é muito superior a 1440p, mas você aplica um filtro de nitidez no monitor e fica show, a produtividade é um pouco melhor na TV ao meu ver.

Quanto ao tamanho das telas, pra mim ambas precisam de uma adaptação e são boas de usar como monitor - pra mim não é um fator determinante de escolha como é para muitos pelo que notei na prática.

A TV vai ter um som melhor e tem outras funções como TV que o monitor não tem - a pessoa tem que definir se vai usar somente como monitor ou TV também, tem um impacto na decisão.

No fim, acho que são produtos de qualidade semelhante onde praticamente se complementam, mas a C2 saí perdendo em mais critérios que o AW3423DWF se pensando nesse uso de monitor, ainda assim, faz tudo de forma espetacular e melhor que a maioria das outras telas que já vi, inclusive no uso de monitor.

Sinceramente, o monitor é a escolha mais fácil pra maioria por ser 1440p e utilizar menos hardware, precisa de um pouquinho menos de espaço também, então é mais fácil recomendar ele para as pessoas no geral.
Pra quem tem o perfil misto, pode ir na TV sem medo de ser feliz, principalmente se tiver placa para tankar os 2160p que vai ter praticamente de tudo em excelente qualidade.

No fim, vou ficar com as duas telas, acho que ainda vou usar a C2 para alguns jogos específicos (FIFA, por exemplo, que jogo muito também e é bem melhor numa tela um pouco maior, além das funções de TV), mas vou usar mais o monitor a partir de agora porque jogo mais FPS no geral. Jogos SP, não sei se vou querer os 4K ou aproveitar o HDR que é um tanto melhor por causa do QD OLED do monitor, vai depender de jogo pra jogo e o que se destaca mais... é dificil essa escolha na verdade - o tempo vai decidir isso melhor ou não.

No fim, recomendo a C2 e o monitor de acordo com esses comentários e perspectivas, analisem bem o perfil de vocês e comprem o ideal pra cada um.
Queria realmente chegar no final e falar que um é melhor, mas todos são bons com suas virtudes e seus defeitos, mas produtos de excelente qualidade e acima de muita coisa no mercado.
Belíssimo review! esperando ansiosamente o meu chegar hehe, quero ver se terei muito impacto, pois o meu atual é IPS e não tem HDR. Uma dúvida, qual cleartype você está usando?
 
Saiu a nota da minha DWF hoje. A Brasspress costuma entregar em uma semana na minha cidade, deve chegar até fim da semana que vem.
Agora só falta uma caixa estúdio da Edifier pra fechar o PC.
 
Saiu a nota da minha DWF hoje. A Brasspress costuma entregar em uma semana na minha cidade, deve chegar até fim da semana que vem.
Agora só falta uma caixa estúdio da Edifier pra fechar o PC.
Recomendo MR4
 
Vamos lá então.

Chegou meu AW3423DWF, vou falar do monitor e fazer comparação com a C2 e minha opinião sobre as telas, vou focar mais na imagem pensando em jogos e produtividade.

Não vou falar sobre o áudio (Melhor na TV até pela finalidade) e nem falar tanto das outras funções que uma TV tem e o monitor não, se pensado no uso misto, a TV é uma ganhadora aqui, vocês vão entender isso até o fim da analise.

O produto veio bem embalado e com muito cuidado (Sem dead pixel, sem nenhum detalhe) e é muito bem construído, você percebe que é algo premium, o suporte do monitor achei que tem um pé grande e ocupa muito espaço e pra mim é um ponto fraco, mas você consegue inclinar a tela por 45° pra cima ou/e esquerda e direita - acho que no geral é um suporte robusto e satisfatório mais com esse contra de pegar muito espaço na base - provavelmente a maioria vai optar por uma base própria ou suporte tanto para TV quanto o monitor - o suporte da TV é menor, mas é menos robusto e mais limitado para mover a tela.

Falando da imagem, aqui é onde vou começar a comparação com a C2, principalmente pensando em jogos, o monitor perde em nitidez porque é 1440p ao passo da C2 ser 2160p, mas não senti muito esse aspecto como pensei que ia porque coloquei um filtro CAS e já senti que ficou em um bom nível de novo a sensação de nitidez.

Sem o filtro, é uma terrível sensação de miopia se você tiver acostumado a jogar em 2160p, é do ponto de realmente ser ruim a impressão - evidentemente existe a perda de detalhes em vários objetos (Principalmente em árvores e vegetação onde os detalhes são bem pequenos), mas no geral a sensação de falta de nitidez é o que incomoda mais - um CAS minimiza muito esse problema e deixa uma sensação boa com o monitor ao ponto de 2160p ainda ser melhor, mas ser uma diferença bem mais tolerável.

Agora falando de brilho e cores... Aqui pra mim há um vencedor claro: o AW3423DWF.
As cores ficam notavelmente melhores no monitor, você sente maior profundidade em todas as cores e um tom mais quente na imagem - a C2, por mais que você consiga melhorar bastante mexendo manualmente... ainda não fica no nível do monitor que realmente é uma sensação espetacular.
Detalhe, a C2 faz muito bonito também, o monitor apenas é melhor em um nível de competição já muito alto.

A qualidade da TV é espetacular, mas o monitor está um degrau acima aqui - o QD OLED realmente é melhor que o WOLED nesse aspecto.

Por falar nisso, o HDR é simplesmente impecável, a melhor coisa que já vi. Você sente que as cores são ainda mais profundas por causa do QD OLED e os 1000nits do monitor pra 2% branco faz total diferença na sensação de iluminação e brilho em detalhes dos objetos, coisa que a C2 não faz igual, apesar de muito boa também. No fim, o HDR da C2 é espetacular, mas o do monitor te dá uma sensação um pouco melhor. O ABL também é menos agressivo no monitor e isso tem um impacto positivo na imagem.

Dá pra usar o monitor 24/7 em modo HDR, como a capacidade de HDR é muito boa... fica legal usar no Windows, fica legal em jogos com suporte, enfim, não vejo motivo pra usar SDR nessa tela. É só setar e usar, não precisa de mais nada além disso - Fiz o teste usando o último firmware que corrigiu as cores lavadas do HDR nesse modelo.

A visualização da escrita é muito boa - estou usando o mesmo clean type que uso na C2, achei ambos semelhantes e muito bom pra uso no dia a dia - nada a reclamar. Por falar em escrita, o campo de visão do UW e a resolução maior da TV são belos atrativos para trabalhar, pra quem trabalhar com edição, produção em geral a TV provavelmente é melhor por ter mais ''espaço'', mas é isso, ambos fazem bem seu papel aqui também.

165hz x 120hz em OLED - Os 165hz é superior e é muito nítido isso, em jogos de FPS a sensação de fluidez adicional te da a extrema precisão do quão você precisa mexer o mouse ou não, com 120hz você tem excelente precisão também, mas não é tão perfeita como aqui, inclusive descobri que preciso abaixar um pouquinho, bem de leve, a minha sensibilidade, acho que daqui uma ou duas semanas devo melhorar até uns 10% em precisão por conta do monitor, isso porque minha precisão já é bem alta na TV.

Dito isso, preciso ressaltar uma coisa, a TV também é espetacular com os 120hz, acho que a grande diferença das duas telas para outros painéis é realmente ter um tempo de resposta instantâneo nas cores e preto/branco e não ter ghost por conta do painel OLED.

A diferença entre você ter a percepção cristalina do seu inimigo sem nenhuma poluição na imagem é um diferencial maior que a fluidez no geral - por isso acho que as duas telas são espetaculares para competitivo, sendo o monitor um pouco melhor por conta da fluidez (165hz para 240hz deve ter esse mesmo resultado numa proporção de percepção menor visto que os resultado são decrescente - no fim, a imagem cristalina dos OLEDs aliado a uma boa fluidez é o que faz uma boa diferença).

Minha conclusão, não trocaria os 120hz OLED para mais Hz de nenhum outro painel a não ser um próprio OLED.

O monitor apenas aprimorou um pouco a excelente sensação que já tenho com a C2 porque vai me permitir um micro ajuste ainda melhor.

Sobre o nível de preto, o monitor precisa ser utilizado em locais onde não há fonte direta de iluminação na tela, senão o preto da uma acinzentada de leve, não vou entrar muito a fundo do porquê, já é bem conhecido esse problema e tem bastante informação aqui e na internet em geral, mas o monitor precisa ser usado em ambiente escuro e isso é bem claro, a TV tem mais tolerância para iluminação local mesmo não sendo o forte da tecnologia, pelo menos na C2 o preto profundo continua preto profundo - um ponto fraco do monitor.

Sobre a proporção, 21:9 é simplesmente maravilhoso... Esse campo de visão adicional só não trás mais imersão como te permite ainda ter muita informação do que está rolando em um jogo competitivo, como sou um jogador com um estilo mais cerebral com distribuição de informação, isso vai me trazer benefícios enormes, além da imersão em si. Sinceramente? Por enquanto não vejo desvantagem em usar 21:9 em relação a 16:9, sei que existe alguns problemas com a compatibilidade... mas no que for possível 21:9... é 21:9 sem medo de ser feliz, se for bem implementado e sem distorção, vale muito a pena seja por imersão, seja por informação, ficou bem claro isso.

Sobre os tamanhos das telas, sinceramente? Achei até engraçado quando coloquei uma tela na frente da outra, vejo tanta discussão sobre isso... e no fim achei muito semelhante a C2, o espaço vertical da tela é o que diminui mais se comparado, mas na horizontal achei a diferença menor e ambos bem parecido, na minha opinião, quem usa esse monitor, consegue usar tranquilamente a TV, a exigência visual é muito semelhante, sendo a TV um pouquinho mais.

A única diferença é que na TV você apenas precisa um pouco mais de espaço que o monitor, mas na minha opinião, usar o monitor muito de perto também não é legal, você precisa mexer muito a cabeça para acompanhar as bordas.

Cheguei na conclusão que ambos precisam de adaptação, sendo inclusive semelhante com a C2 - vai de cada um observar a possibilidade do seu ambiente, o monitor é mais fácil por ser um pouco menor, mas não há grande diferença.

CONCLUSÃO

O monitor até ganha no geral pensando como um monitor, mas ele ganhou mais por causa da qualidade de cores e brilho do Quantum Dot, que pra mim é onde o monitor consegue realmente mostrar a que veio se comparado a TV, e os 165hz que é superior aos 120hz apesar de não ser esmagador a diferença, mas notável.

O HDR é melhor no monitor, excepcional na verdade, mas também é excelente na TV.

A TV tem a seu favor os 2160p que é muito superior a 1440p, mas você aplica um filtro de nitidez no monitor e fica show, a produtividade é um pouco melhor na TV ao meu ver.

Quanto ao tamanho das telas, pra mim ambas precisam de uma adaptação e são boas de usar como monitor - pra mim não é um fator determinante de escolha como é para muitos porque realmente achei e exigência parecida.

A TV vai ter um som melhor e tem outras funções como TV que o monitor não tem - a pessoa tem que definir se vai usar somente como monitor ou TV também, tem um impacto na decisão.

No fim, acho que são produtos de qualidade semelhante onde praticamente se complementam, mas a C2 saí perdendo em mais critérios que o AW3423DWF se pensando nesse uso de monitor, ainda assim, faz tudo de forma espetacular e melhor que a maioria das outras telas que já vi, inclusive no uso de monitor.

Sinceramente, o monitor é a escolha mais fácil pra maioria por ser 1440p e utilizar menos hardware, precisa de um pouquinho menos de espaço também, então é mais fácil recomendar ele para as pessoas no geral.
Pra quem tem o perfil misto, pode ir na TV sem medo de ser feliz, principalmente se tiver placa para tankar os 2160p que vai ter praticamente de tudo em excelente qualidade.

No fim, vou ficar com as duas telas, acho que ainda vou usar a C2 para alguns jogos específicos (FIFA, por exemplo, que jogo muito também e é bem melhor numa tela um pouco maior, além das funções de TV), mas vou usar mais o monitor a partir de agora porque jogo mais FPS no geral. Jogos SP, não sei se vou querer os 4K ou aproveitar o HDR que é um tanto melhor por causa do QD OLED do monitor, vai depender de jogo pra jogo e o que se destaca mais... é dificil essa escolha na verdade - o tempo vai decidir isso melhor ou não.

No fim, recomendo a C2 e o monitor de acordo com esses comentários e perspectivas, analisem bem o perfil de vocês e comprem o ideal pra cada um.
Queria realmente chegar no final e falar que um é melhor, mas todos são bons com suas virtudes e seus defeitos, mas produtos de excelente qualidade e acima de muita coisa no mercado.

Valeu parceiro!

CAS, mais conhecido como Nitidez Adaptada ao Contraste (CAS) ajuda a aumentar a qualidade visual ativando a nitidez com aumento de escala opcional para restaurar detalhes perdidos depois da aplicação do TAA.

De forma simples, na prática é um filtro criado pela AMD que pode ser usado nas placas da AMD via Driver (Todo driver tem e pode ser ativado pra ser usado por padrão). Pra mim e pra muita gente é a melhor tecnologia de nitidez do segmento.

É como se fosse um filtro de nitidez, mas aplicado diretamente na textura do jogo... não é a mesma coisa de aumentar a nitidez na imagem apresentada pela tela, se vc aumentar a nitidez na tela, vc aumenta nitidez da imagem produzida por ela, e não dá textura em si... o resultado é inferior e não aumenta a percepção de detalhe. Alguns jogos como Call of Duty, The Witcher 3, Starfield, etc, por exemplo, tem o CAS dentro do jogo pra ser ativado e utilizado.

Enfim, o CAS melhora muito a imagem e dá uma sensação de nitidez em cada detalhe da imagem. Em 2160p não faz tanta diferença porque a imagem já é muito nítida, mas abaixo dessa resolução ajuda muito.

A Nvidia tem algo parecido nos filtros dos GeForce Experience, mas consome 10% da placa de vídeo (Aliás, qualquer filtro lá, acho uma bosta isso... e muita gente usa desse jeito - péssimo CxB).

* O NIS da Nvidia não é a mesma coisa, ele diminui a resolução da imagem pra aplicar nitidez e dá uma sensação de resolução original.
Serve pra dá ganho de desempenho pro usuário, mas o CAS é aplicado na resolução nativa que o usuário está usando em prática - to destacando porque muita gente compara e não é a mesma coisa, nem fornece a mesma qualidade.

O CAS consome 1-3 fps em média nos jogos e melhora muito o visual - a magia dele está aí, depois que você usa, dificilmente para de usar em jogos.

No caso do 1440p, ele não vai fazer um ajuste fino melhor da imagem como em 2160p, mas ele ajuda pelo menos a ressaltar os detalhes que são demonstrando em tela... e isso minimiza a perda na sensação de nitidez pra 2160p.

Tá Games, mas como uso isso com placa de vídeo da Nvidia?

É só você usar o Reshade - um programa gratuito.
Reshade é um programa que aplica filtros na imagem dos jogos, vc pode baixar e usar a versão padrão (sem ser full add-on support - essa altera o jogo) em qualquer jogo.
* A versão padrão não causa banimento, nem nada... é só um aplicador de filtro no seu uso normal, muito semelhante ao GeForce Experience com os seus filtros, pode utilizar tranquilo, já uso há muitos anos, ele sequer altera os arquivos originais de um jogo.


De forma básica, escolhe o exe. do jogo e instala os filtros no jogo, lá dentro do jogo vc ativa o menu do reshade e o filtro CAS que vem no pacote mais simples de filtros do Reshade na instalação, vc pode até ajustar o nível de aplicação dele ao seu gosto.

Você pode usar esse vídeo como referencia pra instalar e usar em qualquer jogo.


Parabéns pelo feedback! Excelente.

Eu saí de X34 IPS Ultrawide para a C2 e estou muitíssimo satisfeito. Até avaliei comprar um monitor oled mas não faria sentido para mim pagar mais que o dobro que paguei na C2. Eu jogo quase que somente em fins de semana, então não faria sentido o investimento.

Uma vantagem da tv que não vejo muitos citarem é o fato de poder jogar em 16:9 e 21:9 (4k e 1440p). Eu, quando jogo fps, jogo em 21:9 mas quando vou jogar um jogo casual, tenho a liberdade de mudar para 16:9 tendo apenas uma tela.

Quanto ao Reshade, realmente vou pesquisar e testar. Eu estou usando o filtro de "Detalhes" do GeForce Experience. Valeu pela dica pois não conhecia o Reshade.

[]´s
 
Vamos lá então.

Chegou meu AW3423DWF, vou falar do monitor e fazer comparação com a C2 e minha opinião sobre as telas, vou focar mais na imagem pensando em jogos e produtividade.

Não vou falar sobre o áudio (Melhor na TV até pela finalidade) e nem falar tanto das outras funções que uma TV tem e o monitor não, se pensado no uso misto, a TV é uma ganhadora aqui, vocês vão entender isso até o fim da analise.

O produto veio bem embalado e com muito cuidado (Sem dead pixel, sem nenhum detalhe) e é muito bem construído, você percebe que é algo premium, o suporte do monitor achei que tem um pé grande e ocupa muito espaço e pra mim é um ponto fraco, mas você consegue inclinar a tela por 45° pra cima ou/e esquerda e direita - acho que no geral é um suporte robusto e satisfatório mais com esse contra de pegar muito espaço na base - provavelmente a maioria vai optar por uma base própria ou suporte tanto para TV quanto o monitor - o suporte da TV é menor, mas é menos robusto e mais limitado para mover a tela.

Falando da imagem, aqui é onde vou começar a comparação com a C2, principalmente pensando em jogos, o monitor perde em nitidez porque é 1440p ao passo da C2 ser 2160p, mas não senti muito esse aspecto como pensei que ia porque coloquei um filtro CAS e já senti que ficou em um bom nível de novo a sensação de nitidez.

Sem o filtro, é uma terrível sensação de miopia se você tiver acostumado a jogar em 2160p, é do ponto de realmente ser ruim a impressão - evidentemente existe a perda de detalhes em vários objetos (Principalmente em árvores e vegetação onde os detalhes são bem pequenos), mas no geral a sensação de falta de nitidez é o que incomoda mais - um CAS minimiza muito esse problema e deixa uma sensação boa com o monitor ao ponto de 2160p ainda ser melhor, mas ser uma diferença bem mais tolerável.

Agora falando de brilho e cores... Aqui pra mim há um vencedor claro: o AW3423DWF.
As cores ficam notavelmente melhores no monitor, você sente maior profundidade em todas as cores e um tom mais quente na imagem - a C2, por mais que você consiga melhorar bastante mexendo manualmente... ainda não fica no nível do monitor que realmente é uma sensação espetacular.
Detalhe, a C2 faz muito bonito também, o monitor apenas é melhor em um nível de competição já muito alto.

A qualidade da TV é espetacular, mas o monitor está um degrau acima aqui - o QD OLED realmente é melhor que o WOLED nesse aspecto.

Por falar nisso, o HDR é simplesmente impecável, a melhor coisa que já vi. Você sente que as cores são ainda mais profundas por causa do QD OLED e os 1000nits do monitor pra 2% branco faz total diferença na sensação de iluminação e brilho em detalhes dos objetos, coisa que a C2 não faz igual, apesar de muito boa também. No fim, o HDR da C2 é espetacular, mas o do monitor te dá uma sensação um pouco melhor. O ABL também é menos agressivo no monitor e isso tem um impacto positivo na imagem.

Dá pra usar o monitor 24/7 em modo HDR, como a capacidade de HDR é muito boa... fica legal usar no Windows, fica legal em jogos com suporte, enfim, não vejo motivo pra usar SDR nessa tela. É só setar e usar, não precisa de mais nada além disso - Fiz o teste usando o último firmware que corrigiu as cores lavadas do HDR nesse modelo.

A visualização da escrita é muito boa - estou usando o mesmo clean type que uso na C2, achei ambos semelhantes e muito bom pra uso no dia a dia - nada a reclamar. Por falar em escrita, o campo de visão do UW e a resolução maior da TV são belos atrativos para trabalhar, pra quem trabalhar com edição, produção em geral a TV provavelmente é melhor por ter mais ''espaço'', mas é isso, ambos fazem bem seu papel aqui também.

165hz x 120hz em OLED - Os 165hz é superior e é muito nítido isso, em jogos de FPS a sensação de fluidez adicional te da a extrema precisão do quão você precisa mexer o mouse ou não, com 120hz você tem excelente precisão também, mas não é tão perfeita como aqui, inclusive descobri que preciso abaixar um pouquinho, bem de leve, a minha sensibilidade, acho que daqui uma ou duas semanas devo melhorar até uns 10% em precisão por conta do monitor, isso porque minha precisão já é bem alta na TV.

Dito isso, preciso ressaltar uma coisa, a TV também é espetacular com os 120hz, acho que a grande diferença das duas telas para outros painéis é realmente ter um tempo de resposta instantâneo nas cores e preto/branco e não ter ghost por conta do painel OLED.

A diferença entre você ter a percepção cristalina do seu inimigo sem nenhuma poluição na imagem é um diferencial maior que a fluidez no geral - por isso acho que as duas telas são espetaculares para competitivo, sendo o monitor um pouco melhor por conta da fluidez (165hz para 240hz deve ter esse mesmo resultado numa proporção de percepção menor visto que os resultado são decrescente - no fim, a imagem cristalina dos OLEDs aliado a uma boa fluidez é o que faz uma boa diferença).

Minha conclusão, não trocaria os 120hz OLED para mais Hz de nenhum outro painel a não ser um próprio OLED.

O monitor apenas aprimorou um pouco a excelente sensação que já tenho com a C2 porque vai me permitir um micro ajuste ainda melhor.

Sobre o nível de preto, o monitor precisa ser utilizado em locais onde não há fonte direta de iluminação na tela, senão o preto da uma acinzentada de leve, não vou entrar muito a fundo do porquê, já é bem conhecido esse problema e tem bastante informação aqui e na internet em geral, mas o monitor precisa ser usado em ambiente escuro e isso é bem claro, a TV tem mais tolerância para iluminação local mesmo não sendo o forte da tecnologia, pelo menos na C2 o preto profundo continua preto profundo - um ponto fraco do monitor.

Sobre a proporção, 21:9 é simplesmente maravilhoso... Esse campo de visão adicional só não trás mais imersão como te permite ainda ter muita informação do que está rolando em um jogo competitivo, como sou um jogador com um estilo mais cerebral com distribuição de informação, isso vai me trazer benefícios enormes, além da imersão em si. Sinceramente? Por enquanto não vejo desvantagem em usar 21:9 em relação a 16:9, sei que existe alguns problemas com a compatibilidade... mas no que for possível 21:9... é 21:9 sem medo de ser feliz, se for bem implementado e sem distorção, vale muito a pena seja por imersão, seja por informação, ficou bem claro isso.

Sobre os tamanhos das telas, sinceramente? Achei até engraçado quando coloquei uma tela na frente da outra, vejo tanta discussão sobre isso... e no fim achei muito semelhante a C2, o espaço vertical da tela é o que diminui mais se comparado, mas na horizontal achei a diferença menor e ambos bem parecido, na minha opinião, quem usa esse monitor, consegue usar tranquilamente a TV, a exigência visual é muito semelhante, sendo a TV um pouquinho mais.

A única diferença é que na TV você apenas precisa um pouco mais de espaço que o monitor, mas na minha opinião, usar o monitor muito de perto também não é legal, você precisa mexer muito a cabeça para acompanhar as bordas.

Cheguei na conclusão que ambos precisam de adaptação, sendo inclusive semelhante com a C2 - vai de cada um observar a possibilidade do seu ambiente, o monitor é mais fácil por ser um pouco menor, mas não há grande diferença.

CONCLUSÃO

O monitor até ganha no geral pensando como um monitor, mas ele ganhou mais por causa da qualidade de cores e brilho do Quantum Dot, que pra mim é onde o monitor consegue realmente mostrar a que veio se comparado a TV, e os 165hz que é superior aos 120hz apesar de não ser esmagador a diferença, mas notável.

O HDR é melhor no monitor, excepcional na verdade, mas também é excelente na TV.

A TV tem a seu favor os 2160p que é muito superior a 1440p, mas você aplica um filtro de nitidez no monitor e fica show, a produtividade é um pouco melhor na TV ao meu ver.

Quanto ao tamanho das telas, pra mim ambas precisam de uma adaptação e são boas de usar como monitor - pra mim não é um fator determinante de escolha como é para muitos porque realmente achei e exigência parecida.

A TV vai ter um som melhor e tem outras funções como TV que o monitor não tem - a pessoa tem que definir se vai usar somente como monitor ou TV também, tem um impacto na decisão.

No fim, acho que são produtos de qualidade semelhante onde praticamente se complementam, mas a C2 saí perdendo em mais critérios que o AW3423DWF se pensando nesse uso de monitor, ainda assim, faz tudo de forma espetacular e melhor que a maioria das outras telas que já vi, inclusive no uso de monitor.

Sinceramente, o monitor é a escolha mais fácil pra maioria por ser 1440p e utilizar menos hardware, precisa de um pouquinho menos de espaço também, então é mais fácil recomendar ele para as pessoas no geral.
Pra quem tem o perfil misto, pode ir na TV sem medo de ser feliz, principalmente se tiver placa para tankar os 2160p que vai ter praticamente de tudo em excelente qualidade.

No fim, vou ficar com as duas telas, acho que ainda vou usar a C2 para alguns jogos específicos (FIFA, por exemplo, que jogo muito também e é bem melhor numa tela um pouco maior, além das funções de TV), mas vou usar mais o monitor a partir de agora porque jogo mais FPS no geral. Jogos SP, não sei se vou querer os 4K ou aproveitar o HDR que é um tanto melhor por causa do QD OLED do monitor, vai depender de jogo pra jogo e o que se destaca mais... é dificil essa escolha na verdade - o tempo vai decidir isso melhor ou não.

No fim, recomendo a C2 e o monitor de acordo com esses comentários e perspectivas, analisem bem o perfil de vocês e comprem o ideal pra cada um.
Queria realmente chegar no final e falar que um é melhor, mas todos são bons com suas virtudes e seus defeitos, mas produtos de excelente qualidade e acima de muita coisa no mercado.
Coloquei 10 bitz 144hz. Me conta como vc deixou brilho, sat, sRGB? Obg!
 
Coloquei 10 bitz 144hz. Me conta como vc deixou brilho, sat, sRGB? Obg!
Eu sigo a calibragem da tft central e acho muito
Boa, só o brilho que coloco um pouco a mais
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vamos lá então.

Chegou meu AW3423DWF, vou falar do monitor e fazer comparação com a C2 e minha opinião sobre as telas, vou focar mais na imagem pensando em jogos e produtividade.

Não vou falar sobre o áudio (Melhor na TV até pela finalidade) e nem falar tanto das outras funções que uma TV tem e o monitor não, se pensado no uso misto, a TV é uma ganhadora aqui, vocês vão entender isso até o fim da analise.

O produto veio bem embalado e com muito cuidado (Sem dead pixel, sem nenhum detalhe) e é muito bem construído, você percebe que é algo premium, o suporte do monitor achei que tem um pé grande e ocupa muito espaço e pra mim é um ponto fraco, mas você consegue inclinar a tela por 45° pra cima ou/e esquerda e direita - acho que no geral é um suporte robusto e satisfatório mais com esse contra de pegar muito espaço na base - provavelmente a maioria vai optar por uma base própria ou suporte tanto para TV quanto o monitor - o suporte da TV é menor, mas é menos robusto e mais limitado para mover a tela.

Falando da imagem, aqui é onde vou começar a comparação com a C2, principalmente pensando em jogos, o monitor perde em nitidez porque é 1440p ao passo da C2 ser 2160p, mas não senti muito esse aspecto como pensei que ia porque coloquei um filtro CAS e já senti que ficou em um bom nível de novo a sensação de nitidez.

Sem o filtro, é uma terrível sensação de miopia se você tiver acostumado a jogar em 2160p, é do ponto de realmente ser ruim a impressão - evidentemente existe a perda de detalhes em vários objetos (Principalmente em árvores e vegetação onde os detalhes são bem pequenos), mas no geral a sensação de falta de nitidez é o que incomoda mais - um CAS minimiza muito esse problema e deixa uma sensação boa com o monitor ao ponto de 2160p ainda ser melhor, mas ser uma diferença bem mais tolerável.

Agora falando de brilho e cores... Aqui pra mim há um vencedor claro: o AW3423DWF.
As cores ficam notavelmente melhores no monitor, você sente maior profundidade em todas as cores e um tom mais quente na imagem - a C2, por mais que você consiga melhorar bastante mexendo manualmente... ainda não fica no nível do monitor que realmente é uma sensação espetacular.
Detalhe, a C2 faz muito bonito também, o monitor apenas é melhor em um nível de competição já muito alto.

A qualidade da TV é espetacular, mas o monitor está um degrau acima aqui - o QD OLED realmente é melhor que o WOLED nesse aspecto.

Por falar nisso, o HDR é simplesmente impecável, a melhor coisa que já vi. Você sente que as cores são ainda mais profundas por causa do QD OLED e os 1000nits do monitor pra 2% branco faz total diferença na sensação de iluminação e brilho em detalhes dos objetos, coisa que a C2 não faz igual, apesar de muito boa também. No fim, o HDR da C2 é espetacular, mas o do monitor te dá uma sensação um pouco melhor. O ABL também é menos agressivo no monitor e isso tem um impacto positivo na imagem.

Dá pra usar o monitor 24/7 em modo HDR, como a capacidade de HDR é muito boa... fica legal usar no Windows, fica legal em jogos com suporte, enfim, não vejo motivo pra usar SDR nessa tela. É só setar e usar, não precisa de mais nada além disso - Fiz o teste usando o último firmware que corrigiu as cores lavadas do HDR nesse modelo.

A visualização da escrita é muito boa - estou usando o mesmo clean type que uso na C2, achei ambos semelhantes e muito bom pra uso no dia a dia - nada a reclamar. Por falar em escrita, o campo de visão do UW e a resolução maior da TV são belos atrativos para trabalhar, pra quem trabalhar com edição, produção em geral a TV provavelmente é melhor por ter mais ''espaço'', mas é isso, ambos fazem bem seu papel aqui também.

165hz x 120hz em OLED - Os 165hz é superior e é muito nítido isso, em jogos de FPS a sensação de fluidez adicional te da a extrema precisão do quão você precisa mexer o mouse ou não, com 120hz você tem excelente precisão também, mas não é tão perfeita como aqui, inclusive descobri que preciso abaixar um pouquinho, bem de leve, a minha sensibilidade, acho que daqui uma ou duas semanas devo melhorar até uns 10% em precisão por conta do monitor, isso porque minha precisão já é bem alta na TV.

Dito isso, preciso ressaltar uma coisa, a TV também é espetacular com os 120hz, acho que a grande diferença das duas telas para outros painéis é realmente ter um tempo de resposta instantâneo nas cores e preto/branco e não ter ghost por conta do painel OLED.

A diferença entre você ter a percepção cristalina do seu inimigo sem nenhuma poluição na imagem é um diferencial maior que a fluidez no geral - por isso acho que as duas telas são espetaculares para competitivo, sendo o monitor um pouco melhor por conta da fluidez (165hz para 240hz deve ter esse mesmo resultado numa proporção de percepção menor visto que os resultado são decrescente - no fim, a imagem cristalina dos OLEDs aliado a uma boa fluidez é o que faz uma boa diferença).

Minha conclusão, não trocaria os 120hz OLED para mais Hz de nenhum outro painel a não ser um próprio OLED.

O monitor apenas aprimorou um pouco a excelente sensação que já tenho com a C2 porque vai me permitir um micro ajuste ainda melhor.

Sobre o nível de preto, o monitor precisa ser utilizado em locais onde não há fonte direta de iluminação na tela, senão o preto da uma acinzentada de leve, não vou entrar muito a fundo do porquê, já é bem conhecido esse problema e tem bastante informação aqui e na internet em geral, mas o monitor precisa ser usado em ambiente escuro e isso é bem claro, a TV tem mais tolerância para iluminação local mesmo não sendo o forte da tecnologia, pelo menos na C2 o preto profundo continua preto profundo - um ponto fraco do monitor.

Sobre a proporção, 21:9 é simplesmente maravilhoso... Esse campo de visão adicional só não trás mais imersão como te permite ainda ter muita informação do que está rolando em um jogo competitivo, como sou um jogador com um estilo mais cerebral com distribuição de informação, isso vai me trazer benefícios enormes, além da imersão em si. Sinceramente? Por enquanto não vejo desvantagem em usar 21:9 em relação a 16:9, sei que existe alguns problemas com a compatibilidade... mas no que for possível 21:9... é 21:9 sem medo de ser feliz, se for bem implementado e sem distorção, vale muito a pena seja por imersão, seja por informação, ficou bem claro isso.

Sobre os tamanhos das telas, sinceramente? Achei até engraçado quando coloquei uma tela na frente da outra, vejo tanta discussão sobre isso... e no fim achei muito semelhante a C2, o espaço vertical da tela é o que diminui mais se comparado, mas na horizontal achei a diferença menor e ambos bem parecido, na minha opinião, quem usa esse monitor, consegue usar tranquilamente a TV, a exigência visual é muito semelhante, sendo a TV um pouquinho mais.

A única diferença é que na TV você apenas precisa um pouco mais de espaço que o monitor, mas na minha opinião, usar o monitor muito de perto também não é legal, você precisa mexer muito a cabeça para acompanhar as bordas.

Cheguei na conclusão que ambos precisam de adaptação, sendo inclusive semelhante com a C2 - vai de cada um observar a possibilidade do seu ambiente, o monitor é mais fácil por ser um pouco menor, mas não há grande diferença.

CONCLUSÃO

O monitor até ganha no geral pensando como um monitor, mas ele ganhou mais por causa da qualidade de cores e brilho do Quantum Dot, que pra mim é onde o monitor consegue realmente mostrar a que veio se comparado a TV, e os 165hz que é superior aos 120hz apesar de não ser esmagador a diferença, mas notável.

O HDR é melhor no monitor, excepcional na verdade, mas também é excelente na TV.

A TV tem a seu favor os 2160p que é muito superior a 1440p, mas você aplica um filtro de nitidez no monitor e fica show, a produtividade é um pouco melhor na TV ao meu ver.

Quanto ao tamanho das telas, pra mim ambas precisam de uma adaptação e são boas de usar como monitor - pra mim não é um fator determinante de escolha como é para muitos porque realmente achei e exigência parecida.

A TV vai ter um som melhor e tem outras funções como TV que o monitor não tem - a pessoa tem que definir se vai usar somente como monitor ou TV também, tem um impacto na decisão.

No fim, acho que são produtos de qualidade semelhante onde praticamente se complementam, mas a C2 saí perdendo em mais critérios que o AW3423DWF se pensando nesse uso de monitor, ainda assim, faz tudo de forma espetacular e melhor que a maioria das outras telas que já vi, inclusive no uso de monitor.

Sinceramente, o monitor é a escolha mais fácil pra maioria por ser 1440p e utilizar menos hardware, precisa de um pouquinho menos de espaço também, então é mais fácil recomendar ele para as pessoas no geral.
Pra quem tem o perfil misto, pode ir na TV sem medo de ser feliz, principalmente se tiver placa para tankar os 2160p que vai ter praticamente de tudo em excelente qualidade.

No fim, vou ficar com as duas telas, acho que ainda vou usar a C2 para alguns jogos específicos (FIFA, por exemplo, que jogo muito também e é bem melhor numa tela um pouco maior, além das funções de TV), mas vou usar mais o monitor a partir de agora porque jogo mais FPS no geral. Jogos SP, não sei se vou querer os 4K ou aproveitar o HDR que é um tanto melhor por causa do QD OLED do monitor, vai depender de jogo pra jogo e o que se destaca mais... é dificil essa escolha na verdade - o tempo vai decidir isso melhor ou não.

No fim, recomendo a C2 e o monitor de acordo com esses comentários e perspectivas, analisem bem o perfil de vocês e comprem o ideal pra cada um.
Queria realmente chegar no final e falar que um é melhor, mas todos são bons com suas virtudes e seus defeitos, mas produtos de excelente qualidade e acima de muita coisa no mercado.
Relação a 4k e 1440p, depois de un mês usando 1440p seus olhos acostuma e vc não nota essa diferença, isso é do ser humano, quando voltei para 1440p eu sentir essa diferença, hoje em dia eu já acostumei.
 
Eu sigo a calibragem da tft central e acho muito
Boa, só o brilho que coloco um pouco a mais
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Relação a 4k e 1440p, depois de un mês usando 1440p seus olhos acostuma e vc não nota essa diferença, isso é do ser humano, quando voltei para 1440p eu sentir essa diferença, hoje em dia eu já acostumei.
Usei o ICC da TFT agora, nao mudou nada, devo ter feito algo errado, mas deixei salvo no pc, mes q vem quando chegar meu pc novo vou instalar o win 11 (uso o 10) e brinco mais ou pouco.
Calibrei contraste usando escalas na net, deixei contraste no 75 e brilho no 30 (mais que isso doi minha visão quando aparece imagem branca), no mais ta massa o guri, quero instalar win 11 logo pra testar o HDR dinamico, ver se muda algo. Foi um salto grande do meu antigo LG IPS 29 pol de 2013....
 
Q
Belíssimo review! esperando ansiosamente o meu chegar hehe, quero ver se terei muito impacto, pois o meu atual é IPS e não tem HDR. Uma dúvida, qual cleartype você está usando?
Obrigado parceiro! Então, pior que não lembro qual estou usando, mas eu fiz um no olho mesmo dentro do Windows que me agradou. Quando troquei da C2 pro monitor, nem precisei mudar.

Pode ficar tranquilo que a leitura realmente é boa, quando você estiver com acesso ao seu monitor, é bem provável que o seu Clean Type vai te agradar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Coloquei 10 bitz 144hz. Me conta como vc deixou brilho, sat, sRGB? Obg!
Você pode fazer isso também, com resolução personalizada acho que você consegue mais hz com os 10 bitz, depois vou testar isso melhor.

Sobre ajustes, ainda não mexi muito, mas pra SDR, estou usando de acordo com a calibração da Dell e o que a comunidade tem recomendado no geral.

Basicamente:

Modo sCreator, Gama 2.2 e espaço de cores em sRGB (Onde é feito a calibração da Dell) - pra mim mim já fica ótimo assim - cores profundas e com tonalidade quente.

Existem vários perfis interessante que você pode testar e modificar.
Contraste sempre em 75%.
O brilho fica muito ao gosto e de acordo com o ambiente, o pessoal fala para usar em torno de pelo menos 55% para manter a calibração das cores, eu gosto de usar com 60/65%.

Agora... na pratica, não estou usando o modo SDR, somente o HDR.
Essa tela tem um HDR de altíssimo nível, você praticamente pode usar por padrão e ativar o modo HDR no Windows e fazer ajustes ao seu gosto. (Use o App do Windows na loja pra calibrar antes). Até pra usar o HDR em conteúdo SDR fica melhor que o SDR.

O modo HDR, você só consegue alterar o contraste, mas ele vem em 75% que é o ideal. Você praticamente seta HDR no modo 1000 Nitz e usa.
 
Última edição:
Q

Obrigado parceiro! Então, pior que não lembro qual estou usando, mas eu fiz um no olho mesmo dentro do Windows que me agradou. Quando troquei da C2 pro monitor, nem precisei mudar.

Pode ficar tranquilo que a leitura realmente é boa, quando você estiver com acesso ao seu monitor, é bem provável que o seu Clean Type vai te agradar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Você pode fazer isso também, com resolução personalizada acho que você consegue mais hz com os 10 bitz, depois vou testar isso melhor.

Sobre ajustes, ainda não mexi muito, mas pra SDR, estou usando de acordo com a calibração da Dell e o que a comunidade tem recomendado no geral.

Basicamente:

Modo sCreator, Gama 2.2 e espaço de cores em sRGB (Onde é feito a calibração da Dell) - pra mim mim já fica ótimo assim - cores profundas e com tonalidade quente.

Existem vários perfis interessante que você pode testar e modificar.
Contraste sempre me 75%.
O brilho fica muito ao gosto e de acordo com o ambiente, o pessoal fala para usar em torno de pelo menos 55% para manter a calibração das cores, eu gosto de usar com 60,65%.

Agora... na pratica, não estou usando o modo SDR, somente o HDR.
Essa tela tem um HDR de altíssimo nível, você praticamente pode usar por padrão e ativar modo HDR no Windows e fazer ajustes ao seu gosto. (Use o App do Windows na loja pra calibrar antes). Até pra usar o HDR em conteúdo SDR fica melhor que o HDR.

O modo HDR, você só consegue alterar o contraste, mas ele vem 75% que é o ideal. Você praticamente seta HDR no modo1000 Nitz e usa.
Eu vou tentar isso, mas dps que trocar o pc mes que vem, to com win 10 ainda, controle ruim de HDR KKK
 
Parabéns pelo feedback! Excelente.

Eu saí de X34 IPS Ultrawide para a C2 e estou muitíssimo satisfeito. Até avaliei comprar um monitor oled mas não faria sentido para mim pagar mais que o dobro que paguei na C2. Eu jogo quase que somente em fins de semana, então não faria sentido o investimento.

Uma vantagem da tv que não vejo muitos citarem é o fato de poder jogar em 16:9 e 21:9 (4k e 1440p). Eu, quando jogo fps, jogo em 21:9 mas quando vou jogar um jogo casual, tenho a liberdade de mudar para 16:9 tendo apenas uma tela.

Quanto ao Reshade, realmente vou pesquisar e testar. Eu estou usando o filtro de "Detalhes" do GeForce Experience. Valeu pela dica pois não conhecia o Reshade.

[]´s
A C2 tem um CxB impecável e boa qualidade pra praticamente tudo, acho que se tivesse uma opção 1440p dela... venderia muito para o pessoal gamer de PC no geral. Oferece praticamente o melhor da tecnologia por um preço justo, o grande problema é que 1440p é uma resolução com um CxB de desempenho/qualidade mais equilibrado e que tem demanda maior pra galera do PC. 4K é fantástico e muito superior ao 1440p, mas ao mesmo tempo você tem um peso bem maior, é uma resolução ainda muito pesada para vários hardwares.

Pensando nisso, não usaria uma TV dessa pra fazer downscaling, por exemplo. Acho que você perde muito em nitidez se comparado ao uso nativo, ou vc compra pra usar ela em 4K, ou é melhor você ir pra uma tela 1440p, pelo menos pra mim.

Já o monitor, é um produto muito especifico e nichado, paguei 6.8K e achei o CxB dele ok pelo que oferece... tem algumas coisas que a TV não tem pra esse uso de monitor, mas é incontestável que a TV no geral tem de tudo e é um produto mais completo.

Diria que a TV é boa em tudo, oferece quase o melhor ou o melhor em todos os aspectos.
O monitor é formidável em aspectos mais relacionados ao uso de monitor, no resto ele fica igual ou abaixo da C2.

* A diferença de preço entre o monitor e a TV ainda existe, mas diminuiu bastante.

Sobre o UW que você comentou, é verdade... mas vou aproveitar e fazer uma analise sobre isso que deixei passar na review. Na TV o UW não me fisgou, no monitor já senti que rolou... acho que as bordas escuras acabam me desconcentrando na TV (E o meu espaço tá ambientado pra usar ela com tela inteira, diminuindo o tamanho já preciso modificar minha distancia pra ficar agradável e acho meio trabalhoso), no monitor vc não tem isso e o aspecto levemente curvado te faz sentir mais inserido nessa experiencia. Já a TV, acho maravilhosa pra vc usar com 16:9, o tamanho dela na distancia certa também te trás uma imersão muito boa com uma imagem fantástica e cristalina em 4K. São duas experiencias excelente, mas bem diferentes...

No fim, vai muito do gosto de cada um, mas a TV tem essa opção e serve no mínimo para se ter uma referencia. O monitor e a TV são dois produtos incríveis, mas também contrasta muito um do outro... isso que torna a escolha tão complicada, são excelentes em aspectos diferentes.

Sobre o Reshade, só vai... é um caminho sem volta. Pra mim ele aposentou o Geforce Experience que é muito prático, mas tem um um custo de desempenho muito alto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Relação a 4k e 1440p, depois de un mês usando 1440p seus olhos acostuma e vc não nota essa diferença, isso é do ser humano, quando voltei para 1440p eu sentir essa diferença, hoje em dia eu já acostumei.

É... Isso é certo, você realmente acostuma mesmo, acho até que o CAS ajuda muito nesse processo, sem o CAS o 1440p pra mim é quase como se eu tivesse com uma miopia de uns 2° na primeira impressão, com o CAS a perda de qualidade ainda é perceptível, mas não é tão ruim em relação a 4K.

Daqui alguns dias essa sensação de diferença diminui mais.

Assim, ainda estou estranhando a resolução, várias vezes acho muito feio, depois acho muito bonito... no 4K tudo era muito bonito, mas tem uma coisa muito importante nisso tudo:

Acho que os gráficos dos jogos precisam evoluir também além da resolução... geralmente um jogo bem produzido, em 1440p fica excelente também.
Tem jogo mal produzido que o 4K simplesmente te ajuda a ver os defeitos com mais precisão e isso reforça que o jogo precisa melhorar a qualidade - precisa de um equilíbrio ai.


Alguns jogos com HDR, por exemplo, a imagem do monitor me agradou mais que a C2 pela qualidade de cores e brilho, contraste.
Em outros o 4K agrada mais... Mas é isso, questão de se acostumar mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu vou tentar isso, mas dps que trocar o pc mes que vem, to com win 10 ainda, controle ruim de HDR KKK
No Windows 11 o HDR já fica perfeitinho se vc utilizar com uma tela boa como desse monitor.
Recomendo a atualização, o sistema já está bem mais estável e tem essas vantagens.

Por enquanto, realmente não vejo necessidade de usar SDR, provavelmente só alguma situação especifica que pode acontecer.
 
Última edição:
Aí já é alguns degraus acima HAHAHAHA baita aquisição, parabéns!
Me dei alguns luxos esses meses. Ficamos - eu e a esposa - 4 anos contando as migalhas pra terminar de pagar nossa casa e agora que saímos de uma dívida mensal de 10 mil dá pra gastar com uns luxos. Atualmente eu tenho uma Creative T40 de 2011 que havia importado dos EUA. Vou passar pra outra pessoa kkkkk
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo