[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Como faz o teste com o speedtest CLI?
Aqui eu rodo ele, e quando ele termina de analisar ele fecha sozinho. Ele salva os resultados dos testes em algum lugar?

O modem é o Nokia G-1425G-B

Incrível, tinha 300 megas na vivo e agora com estes 500 da claro algumas páginas demoram mais a carregar....algo não está certo.
Roda pelo prompt de comando.
Cuidado para não confundir as coisas. Uma página demorar pra carregar não tem a ver com velocidade da sua internet, pelo menos não nessa proporção.
A HomePage da globo.com tem ~3,2MB, e carrega em ~3,2segundos.. Isso significa que a banda usada foi de 1MB/s ou 8mbps
Então ter 300mbps ou 500mbps não vai impactar no tempo de carregar sua página de internet por que está longe do limite da sua banda.
 
Última edição:
Como faz o teste com o speedtest CLI?
Aqui eu rodo ele, e quando ele termina de analisar ele fecha sozinho. Ele salva os resultados dos testes em algum lugar?

O modem é o Nokia G-1425G-B

Incrível, tinha 300 megas na vivo e agora com estes 500 da claro algumas páginas demoram mais a carregar....algo não está certo.
Não devemos simplificar demais os problemas. As operadoras tem backbones e contratos de peering diferentes, logo a velocidade e latência podem variar bastante.
Necessita de uma avaliação caso a caos para ver quem está relaxando demais...
 
speedtest pelo prompt

RWFBj7v.png


nxZmE7E.png



Quase não consigo a velocidade contratada que é de 500mb.
Já vi postagens aqui onde se atinge limites acima do contratado e não está acontecendo aqui.
 
speedtest pelo prompt

RWFBj7v.png


nxZmE7E.png



Quase não consigo a velocidade contratada que é de 500mb.
Já vi postagens aqui onde se atinge limites acima do contratado e não está acontecendo aqui.
A velocidade contratada é atingida e muitas vezes superada com servers locais.
Servers em Miami é querer demais que de sempre o contratado. Essa latência elevada impacta muito na velocidade.
 
Faz um teste via linha de comando usando o Speedteste CLI:

Você consegue acessar a ONT e ver como está o sinal da fibra?

Posta um trace route para o DNS do Google por exemplo (8.8.8.8).

E quando postar um Speedtest, poste sem mostrar o IP da sua conexão. Ou seja, compartilhe somente o resultado com os valores copiando o link da imagem na opção compartilhar.
Sempre quis perguntar por que não mostrar o IP da conexão. Pode me dizer as implicações? @FabianoSR. Aquele abraço!
 
boa noticia, estão usando o backbone proprio da empresa pra fazer o serviço.

com detalhe, penduraram a rede ae da tua cidade da na rede de BH :limo:
coitado de quem for de Alfenas, MG e tiver que acessar servidor em sp, trafego dele vai sair la da cidade, vim ca pra BH/MG, descer pro hell de janeiro, e depois ir pra SP :limo::limo::limo::limo:
 
ea88b662fc8af1003b5cfdd306274650.png


Ontem, 04/10/2023 o DNS da cloudflare ficou fora do ar praticamente em uma escala global.



Link da matéria em ingles: https://blog.cloudflare.com/1-1-1-1-lookup-failures-on-october-4th-2023/

Link da materia Google Translate: https://blog-cloudflare-com.transla...=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=wapp
uso no secundario : 9.9.9.9

é bom? :thinking:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

boa noticia, estão usando o backbone proprio da empresa pra fazer o serviço.

com detalhe, penduraram a rede ae da tua cidade da na rede de BH :limo:
coitado de quem for de Alfenas, MG e tiver que acessar servidor em sp, trafego dele vai sair la da cidade, vim ca pra BH/MG, descer pro hell de janeiro, e depois ir pra SP :limo::limo::limo::limo:
"que perda de tempo":yellow:
 
uso no secundario : 9.9.9.9

é bom? :thinking:
Se vc estiver em SP/SP qualquer DNS será bom.
Visto que a maioria das empresas quando possuem presenca no brasil, quase todas possuem servidores na cidade de SP.
Cloudflare até onde eu sei é a unica empresa que fornece servico de DNS gratuito com presenca em varias cidades do Brasil.
37a9ae419735c7cd759361483b665276.png

 
éééééééééééééééééééééé
good-morning-xablau.gif

aqui pra mim.

pra ai 1.1.1.1 ta melhor

analisei com dns bench mark , 9.9.9.9 ta acima do opendns e cf e abaixo do dns secundário da tim (coloquei como primario pois o secundário dele fica oscilando entre o google e cf , ping chegando 9ms a 12ms em media em alguns dias ou horarios kkk)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

nesse momento o dns primário reagiu mais tarde cai na tabelinha kkkk


HNBAEA8.png
 
Última edição:
Pedi redução de velocidade para 125 megas (65 reais) trocaram o belíssimo 3896 por um TG1692, sera q esse presta ? Ao menos ta batendo 270 megas com 50 de up, chega deu uma mágoa quando trouxe esse modem antigo usado, pensei q iria ser outro CG3000 😢
 
Pedi redução de velocidade para 125 megas (65 reais) trocaram o belíssimo 3896 por um TG1692, sera q esse presta ? Ao menos ta batendo 270 megas com 50 de up, chega deu uma mágoa quando trouxe esse modem antigo usado, pensei q iria ser outro CG3000 😢
Dos 3.0 que a Claro instala, esse é um dos melhores.
O Kaon CG3000, assim como o Sagemcom 3896, são modems 3.1.
Só instalam esses equipamentos em planos acima de 350 Mb.
 
Dos 3.0 que a Claro instala, esse é um dos melhores.
O Kaon CG3000, assim como o Sagemcom 3896, são modems 3.1.
Só instalam esses equipamentos em planos acima de 350 Mb.
Um dos melhores de entregar redes degradadas da região... se manter nesse ritmo . Sua internet funcionará perfeitamente sem precisar de manutenção, se o modem mostrar instabilidade, já sabe, rede interna ou externa com problemas. O certo não esse retrocesso de docis pra 3.0 devido números de portadoras limitadas. Mas abusar mais da banda pra ficar no talo a velocidade, principalmente no upload que a Escuro ama retrocesso e viver no império romano
 
Pedi redução de velocidade para 125 megas (65 reais) trocaram o belíssimo 3896 por um TG1692, sera q esse presta ? Ao menos ta batendo 270 megas com 50 de up, chega deu uma mágoa quando trouxe esse modem antigo usado, pensei q iria ser outro CG3000 😢
O TG1692A não é ruim usado ou não, é um modem padrão para planos de 120 Mega e um dos melhores. Porém é Docsis 3.0 Wifi-5, uma tecnologia anterior. O 3896 é Docsis 3.1 e Wifi-6

A velocidade vai chegar certo mas o seu upload pode dar uma decaída.

Olhe pelo lado bom, pelo menos a interface não é capada igual a dos modelos mais novos. Tem muito mais opções para você explorar😜
 
Última edição:
O TG1692A não é ruim usado ou não, é um modem padrão para planos de 120 Mega e um dos melhores. Porém é Docsis 3.0 Wifi-5, uma tecnologia anterior. O 3896 é Docsis 3.1 e Wifi-6

A velocidade vai chegar certo mas o seu upload pode dar uma decaída.

Olhe pelo lado bom, pelo menos a interface não é capada igual a dos modelos mais novos. Tem muito mais opções para você explorar😜
Realmente a velocidade chega acima do contratado, ele tem muita coisa pra mexer mesmo, porem ja senti uma piora na potência da wifi, tanto o 3896 quanto o Kaon tinham sinal mais fortes de wifi...
 
Realmente a velocidade chega acima do contratado, ele tem muita coisa pra mexer mesmo, porem ja senti uma piora na potência da wifi, tanto o 3896 quanto o Kaon tinham sinal mais fortes de wifi...
O F@st 3896 tem quase 30dBm de potencia (1000mW).
O TG1692, por ter sido homologado em 2016, ainda está limitado a 23dBm (200mW) em 5.2GHz, onde a Anatel ainda aplicava esse limite. mudou pra 30dBm em 2020 se nao me engano.
Minha dica é alterar o canal para algum acima do 149 e usar a banda em 5.8GHz.. Dessa forma, vc ficaria em torno de 630mW (28dBm).
 
O F@st 3896 tem quase 30dBm de potencia (1000mW).
O TG1692, por ter sido homologado em 2016, ainda está limitado a 23dBm (200mW) em 5.2GHz, onde a Anatel ainda aplicava esse limite. mudou pra 30dBm em 2020 se nao me engano.
Minha dica é alterar o canal para algum acima do 149 e usar a banda em 5.8GHz.. Dessa forma, vc ficaria em torno de 630mW (28dBm).
Ótimo bom saber, detalhe pra o modem que foi bastante usado tanto que os leds tão se apagando, como tenho o fixo de graça o led do fixo ta um azul bem forte de longe parece que so tem um led ligado, sobre velocidade, o plano de 250 tem quanto de up, na modalidade da claro de "dar os megas a mais" ?
 
Instalaram aqui hj a Claro Fibra de 500Mbps. Modem Nokia
Nas primeiras medições estava chegando em média uns 300Mbps, depois melhorou um pouco, mas não passava dos 500 igual alguns colegas postam. Agora por ex, medi em duas formas e deu 450mbps em um e 350Mbps em outro.
Verifiquei e é CGNAT, testei baixar torrent e não foi na velocidade boa, foi muito ruim.
Tentei ligar para a Claro, mas não consegui. O sitema eletrônico deles ainda não me reconhce como cliente e a gravação não deixa eu prosseguir para falar com um atenente.
No minha claro, na parte de suporte não tem nenhuma opção parecida para enviar mensagem para eles.
Alguma sugestão? SE alterar do CGNAT para o IPv4 público dinâmico pode melhorar as velocidades e tbm sobre os torrents?
Por curiosidade, o modem Nokia que instalaram é padrão da Nokia mesmo ou a Claro aplicou as "customizações" deles? Ex: existe modelo comercial, que o fabricante vende normalmente no mercado, a Claro quando compra pra usar nos clientes altera a "cara" tanto física do aparelho quanto o firmware.
Esse é o HG8245W5-6T (nomezinho comprido do cão)
Claro:
E2UnDwkZgC4jGIFuTytBzLRi.png

Original:
echolife-eg8245w5-6t-8t.png
 
Ótimo bom saber, detalhe pra o modem que foi bastante usado tanto que os leds tão se apagando, como tenho o fixo de graça o led do fixo ta um azul bem forte de longe parece que so tem um led ligado, sobre velocidade, o plano de 250 tem quanto de up, na modalidade da claro de "dar os megas a mais" ?
Não é por ter sido muito usado. Os leds dele são fracos mesmos, de dia dependendo da iluminação quase não dá para ver mesmo.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo