retroceder ao 1080p ?

Excel

usuário.xls
Registrado
Fala galera, blz?

sou "PCsista" deste os 14 anos, hoje tenho 32 anos.
tive diversas GPU mid-high end durante esses anos,6600GT, 8600GT, 9600GT, GTX275, 4850, SLI GTX460, GTX580, RTX2080 Super...
hoje possuo uma config "modesta" R5 5600X + 6700XT (modelo referencia, quente e barulhenta) mais com todas as frescuras de um "PCsista" watercooler de 360m, uma dezena de fans, uns 3 SSD's, gabinete gigante, monitor 1440P 240hz HDR (odyssey G7 600nits) e etc
Meu hobby diário mais do que jogar de fato é ir na kabum encher o carrinho, olhar os valores e fechar o navegador, não falho 1 dia...
Sonhando com RTX4080, Monitor Oled e etc
Pago financiamento de carro, apto e etc, então não sobra tanto dinheiro quanto gostaria...
pois bem....

tenho um irmão mais novo, 24 anos, mlk decidiu montar um PC, orçamento reduzido, então com 6500,00 R$ contando com monitor montei a seguinte configuração para ele

R5 5600
B550 Aorus (micro ATX)
2x8gb 3600 C16
NVME básico 2TB
Case cooler master TD300 (micro ATX)
RX 7600 (gibabyte 3 fans (paguei 1699 na kabum)
fonte 650W
Aircooler 212 Black RGB
E monitor LG IPS 1080P 144hz 27" (paguei 950,00 R4 na kabum)
Case tem 2 fans na frente, coloquei 2 no teto que eu tinha sobrando, fora o que já vem no aircooler
Dei aquela fuçada na bios, PBO, undervolt, apertei latency

2 detalhes importantes a mesa dele tem 80cm de profundidade, então a cara não ficou tão pregada no monitor quanto meu setup 60cm

Moral de historia, não vi nenhum serrilhado, até pela distancia da tela, vi a RX 7600 dele rendendo horrores em 1080p, gabinete compacto, leve, temperaturas super OK em um aircooler e um PC muito mais silencioso que o meu
Tive quase uma crises existencial, já estou no meu terceiro monitor 1440p, vários jogos deixei de jogar esperando eu pegar um RTX40 para poder desfrutar no RT on, fiquei me perguntando se realmente preciso de tudo isso, GPU que fico pondo no carrinho da Kabum todos os dias
sempre defendi que 1440p é bem melhor que 1080p, mas simplesmente não vi diferente, um PC do lado no outro, testando vários jogos... como minha internet é mais rápida, baixei tudo aqui em casa, tive tempo para testar...
agora vejo ele jogando, deixo software de monitoramento aberto, ele fecha na mesma hora pois ele não gosta de nada atrapalhando na jogatina
A vontade que tenho é de vender tudo, monitor, PC e montar algo mais simples para 1080p, tipo R5 7600 + aircooler, um único SSD e uma RTX40 mid-end, sem watercooler, sem excesso de fans ou RGB e o mais importante uma mesa maior kkk

Queria saber o opinião dos senhores a respeito, pois para min foi um choque grande..., não preciso de um super fluxo de ar...
já jogava pouco, agora fico assistindo ele jogar e pensando kkkk
 
Última edição:
Ia fazer uma postagem enorme com minha história e as mudanças que tive em como encaro PCs e jogos hoje em dia, mas vou dar só uma resumida

Já tive high end, PC gigante, milhões de leds e fans, a parada toda. Quando ligava o Pc parecia que ia cair a luz do bairro, e o calor gerado dava pra fazer um churrasco. Mas depois de um tempo fui vendo que isso é completamente irrelevante. De um tempo pra cá um monitor de 27" com um bom frame rate e 1080p me atende plenamente, praticamente não percebo a diferença para resoluções melhores, e quase sempre fico agora nas low ends das gerações. Até outro dia tava com 3050 pra ter uma ideia, agora ate dei uma melhoradinha. Com isso fui diminuindo o tamanho do gabinete, a quantidade de peças... Hoje tô com um PC humildao mas que atende tudo que faço e jogo em 100%, e consome praticamente nada. Foi a melhor coisa me libertar dessas amarras do high end a qualquer custo, o famoso "tudo por aquele 1% a mais"


Mas cada caso é um caso... Tem gente que curte muito ficar tunando o Pc, conseguindo ganhos marginais e tirar o máximo possível da melhor ferramente que tem a disposição. E varias pessoas conseguem perceber diferenças substanciais quando muda a resolução, mesmo em monitores pequenos, o que não é o meu caso. Vai de gosto mesmo

Então era bom testar um pouco em 1080p com essas peças mais de boas, para ver se você se acostuma ou se a diferença é grande o bastante para que fique com o Pc que está agora
 
Última edição:
Cara, eu estou exatamente no mesmo dilema! Sempre tive PC mais modesto e sempre joguei em 1080p, meu ultimo monitor era um philips 19 ou 21 polegadas, não me recordo e 60mhz...
Ai montei esse pc da descrição, MUITO semelhante ao seu inclusive e comprei o S2721DGF da Dell, 1440P 165Mhz e confesso que EU não percebi diferença nenhuma kkk... E ai fiquei me perguntando se compensa sacrificar tanto desempenho nos jogos! E meu primo tava aqui em casa essa semana e conversamos EXATAMENTE SOBRE ISSO, ele joga muito warzone e tava querendo comprar o mesmo monitor que eu e eu falei que não vi diferença, então a gente combinou de semana que vem ele trazer o monitor full HD dele aqui, também da dell, vamos colocar lado a lado e testar os jogos nos dois pra gente comparar... tira a dúvida dele se compra o monitor QHD e a minha se volto pro full hd... Ele tá mais interessado é nos 165mhz pois warzone é um jogo de tiro mto rápido e ele acha que isso sim vai dar uma diferença... Mas conforme for as vezes faço até um rolo com ele, eu troco de monitor com ele e ele me volta uma diferença.... Pq eu realmente to convencido que PRA MIM não tem diferença visual entre full HD e QHD... E eu costumo jogar mais jogos AAA single player, não jogo nada mais "competitivo" então os 165mhz também não é nada demais pra mim...
 
Queria saber o opinião dos senhores a respeito, pois para min foi um choque grande..., não preciso de um super fluxo de ar...
já jogava pouco, agora fico assistindo ele jogar e pensando kkkk
Acho bem legal o questionamento. Parece que, a partir de certo ponto, se tem ganhos cada vez menores para gastos cada vez maiores. Colocar um limite que esteja dentro do satisfatório para você pode ser ótimo para o seu bolso — e sua cabeça.
 
Cara, eu estou exatamente no mesmo dilema! Sempre tive PC mais modesto e sempre joguei em 1080p, meu ultimo monitor era um philips 19 ou 21 polegadas, não me recordo e 60mhz...
Ai montei esse pc da descrição, MUITO semelhante ao seu inclusive e comprei o S2721DGF da Dell, 1440P 165Mhz e confesso que EU não percebi diferença nenhuma kkk... E ai fiquei me perguntando se compensa sacrificar tanto desempenho nos jogos! E meu primo tava aqui em casa essa semana e conversamos EXATAMENTE SOBRE ISSO, ele joga muito warzone e tava querendo comprar o mesmo monitor que eu e eu falei que não vi diferença, então a gente combinou de semana que vem ele trazer o monitor full HD dele aqui, também da dell, vamos colocar lado a lado e testar os jogos nos dois pra gente comparar... tira a dúvida dele se compra o monitor QHD e a minha se volto pro full hd... Ele tá mais interessado é nos 165mhz pois warzone é um jogo de tiro mto rápido e ele acha que isso sim vai dar uma diferença... Mas conforme for as vezes faço até um rolo com ele, eu troco de monitor com ele e ele me volta uma diferença.... Pq eu realmente to convencido que PRA MIM não tem diferença visual entre full HD e QHD... E eu costumo jogar mais jogos AAA single player, não jogo nada mais "competitivo" então os 165mhz também não é nada demais pra mim...

Cê ta comparando dois monitores que tem efetivamente o mesmo PPI, se tu ta feliz em jogar numa tela de 21 polegadas perfeito e aproveita o desempenho extra.
Eu não consigo mais não, tela pequena quebra demais minha imersão e Full HD em 27 (que eu já acho pequeno) fica feio pra caramba.
 
Estou sem desktop gamer há quase 4 anos e consequentemente sem jogar nada desde então.

Minha opinião é a favor do Custo x Benefício. Se consigo ter otimos resultados em 1080p acima de 60 FPS gastando 5, não vejo motivo pra gastar 8 e ter praticamente o mesmo resultado em 1440p.

Meu próximo PC vai ser um mini ITX ou micro ATX com peças compactas e 0 frufrus. Cheguei a conclusão que menos é mais!

Pra não prolongar o post, fica meu histórico com PC gamer em spoiler:

Minha tara com PCs começou com 13 anos, quando ganhei meu primeiro PC:

Asus P5GC-MX/1333 + Pentium Dual Core E2140 + 4GB Kingston DDR2 667 Mhz + Asus GeForce 7300 GS 256MB GDDR2 + HD 500GB Samsung + Gabinete e Fonte BlueCase genéricos + LG 22" (não lembro o modelo).

A única peça top era o monitor Full HD e o restante do kit não dava conta de acompanhar, especialmente a VGA com quase nada de VRAM.

Então juntei uma graninha e viajei pro Paraguai, de onde eu trouxe uma XFX 8600GT 1GB GDDR2. Foi um belo salto de desempenho e segurou a jogatina por 2 anos.

Juntei mais grana e voltei a viajar pro Paraguai, dessa vez pra trazer um kit top de linha:

Asus M4A79T Deluxe + Phenom II X4 965 Black Edition + 4GB DDR3 Corsair XMS3 1600 Mhz + HD 500GB Seagate (o anterior morreu).

Aqui no Brasil, comprei uma PowerColor HD 5850 PCS+ 1GB GDDR3 + Corsair VX 550 + AeroCool Xpredator Black Edition + Corsair Force 3 60GB e fiquei com esse sertup por bons anos.

O último upgrade foi uma EVGA GTX 780 + 8GB Kingston HyperX 1866 Mhz comprados usados no finado bazar do Adrena + Corsair HX 750 + 5 fans Bitfenix 120mm importados da Performance PC's (EUA) em 2016, e assim ficou até 2020, quando vendi tudo no Mercado Livre pro novo feliz proprietário.

De lá pra cá não tive mais desktop, apenas o note da assinatura, então por ora acabou minha jogatina.
 
Eu sempre gostei de jogos online, como o CS:GO, o World of Warcraft e o Fifa. Para zerar eu prefiro aqueles joguinhos divertidos como o Mario, o Crash e o Zelda. Dessa forma eu nunca tive e nunca tinha visto pessoalmente um PC gamer High-End, contudo um primo montou um computador parrudo e que custou um valor considerável e eu fui empolgado na casa dele para testar o novo computador, porém eu tive uma das piores frustrações da minha vida, pois eu não vi nada de diferente, simplesmente eu olhava para o monitor dele e analisava o R2D2 e o God of War da Steam e eu não via nada de diferente que valesse os quase 20k que ele gastou.

Então sinceramente eu prefiro continuar com o meu PC que é de entrada jogando os meus jogos que eu acho divertidos e que são diferentes desses simuladores de série de drama que lançam hoje em dia e investir num monitor 120hz/144hz FullHD, pois esse sim é notável uma diferença grande de fluidez quando o salto é do 60hz para o 120hz/144hz.
 
1080p é OK;
1440p é sweetspot;
4k é demais;

60Hz é peasant;
até 165Hz é o ideal;
Depois disso é só nos 540Hz;

Pro seu irmão aí, 1080 a 120 fps tá mais do que bom.
 
Bom vou falar do meu caso, eu uso dois monitores no meu pc, um full hd 75hz e outro 1440P 165hz. A grande melhora que percebo para o QHD é a nitidez da imagem e ausência de serrilhados. Acho que hoje QHD é o sweet spot para PC Gamer, uma gpu interediária já consegue levar (uso uma 3060TI). Particularmente se já tem o monitor e tudo mais não vale a pena voltar para o full HD
 
Cê ta comparando dois monitores que tem efetivamente o mesmo PPI, se tu ta feliz em jogar numa tela de 21 polegadas perfeito e aproveita o desempenho extra.
Eu não consigo mais não, tela pequena quebra demais minha imersão e Full HD em 27 (que eu já acho pequeno) fica feio pra caramba.
Foi oq imaginei mesmo... que eu não percebi esse salto na qualidade visual pois eu jogava numa resolução FHD "compactada" numa tela de 21... Se eu tivesse um FHD 27 e fosse pro QHD, ai sim imagino que a diferença seria perceptível! Eu ainda não cheguei a jogar num FHD depois que comprei o monitor QHD, então não sei se terei esse problema, vou testar! Eu achei o de 27 enorme kkkk quando chegou aqui até assustei... 32 então acho que não iria gostar!
 
Foi oq imaginei mesmo... que eu não percebi esse salto na qualidade visual pois eu jogava numa resolução FHD "compactada" numa tela de 21... Se eu tivesse um FHD 27 e fosse pro QHD, ai sim imagino que a diferença seria perceptível! Eu ainda não cheguei a jogar num FHD depois que comprei o monitor QHD, então não sei se terei esse problema, vou testar! Eu achei o de 27 enorme kkkk quando chegou aqui até assustei... 32 então acho que não iria gostar!
Eu acho que 1440p em 27" é a melhor combinação, considerando que você vai jogar na frente do PC;

1440p em 32" já começa a parecer 1080p em 27", mas um pouco melhor ainda.
 
Saí de um 1080p 24" para um 1440p 27", de quebra saltei de 75Hz pra 165Hz. Não volto atrás não. Mas também não vou pro 4K a menos que seja pra jogar ligando o PC na TV.
 
Eu acho que 1440p em 27" é a melhor combinação, considerando que você vai jogar na frente do PC;

1440p em 32" já começa a parecer 1080p em 27", mas um pouco melhor ainda.
Eu acho que vou manter esse monitor Dell QHD 27 só pq já tenho ele, é um ótimo monitor, não tenho do que reclamar... e meu setup permite jogar praticamente qualquer jogo a 60+ fps, embora eu nunca vá usufruir dos 165mhz que o monitor tem a oferecer né... Mas quando meu setup não estiver mais segurando os novos jogos com 60+ fps no QHD, acho que vou voltar pro FHD ao invés de fazer um upgrade no pc...
Qual seria o limite do FHD sem perder qualidade? 21 mesmo?
 
Última edição:
Eu acho que vou manter esse monitor Dell QHD 27 só pq já tenho ele, é um ótimo monitor, não tenho do que reclamar... e meu setup permite jogar praticamente qualquer jogo a 60+ fps, embora eu nunca vá usufruir dos 165mhz que o monitor tem a oferecer né... Mas quando meu setup não estiver mais segurando os novos jogos com 60+ fps no QHD, acho que vou voltar pro FHD ao invés de fazer um upgrade no pc...
Qual seria o limite do FHD sem perder qualidade? 21 mesmo?
1080p em 24" fica ótimo pra mim. Mais que isso os pixels ficam aparentes
 
Eu acho que vou manter esse monitor Dell QHD 27 só pq já tenho ele, é um ótimo monitor, não tenho do que reclamar... e meu setup permite jogar praticamente qualquer jogo a 60+ fps, embora eu nunca vá usufruir dos 165mhz que o monitor tem a oferecer né... Mas quando meu setup não estiver mais segurando os novos jogos com 60+ fps no QHD, acho que vou voltar pro FHD ao invés de fazer um upgrade no pc...
Qual seria o limite do FHD sem perder qualidade? 21 mesmo?
Teu monitor não tem freesync ?
Se não, talvez essa seria uma característica que talvez valesse a pena ter, para manter uma maior fluidez em qualquer framerate.
 
1080p em 24" fica ótimo pra mim. Mais que isso os pixels ficam aparentes
Bom saber... A resolução mais comum que vejo em monitores FHD a venda é 23.8... Os 21.5 são monitores mais basicões!
Teu monitor não tem freesync ?
Se não, talvez essa seria uma característica que talvez valesse a pena ter, para manter uma maior fluidez em qualquer framerate.
Esse Dell QHD que tenho, sim, ele é bem completinho... IPS, QHD, 165Hz, FreeSync, G-Sync... Meu antigo FHD da philips não tinha nada disso kkkk na época fui só pelo preço!
Mas ai que tá... em relação ao que eu vejo, que eu percebo, Eu confesso que EU não senti nenhuma dessas tecnologias! Sério mesmo kkk devo ser mto cegueta pra esses detalhes! Então eu penso que vou estar bem servido com um monitor de 21.5 ou 23.8 polegadas, FHD e 75hz... Jogando qualquer jogo com tudo no talo do que ter que ficar diminuindo gráfico pra jogar no QHD... pq mexendo nas texturas, sombras, qualidade gráfica dentro dos jogos, ai sim eu vejo diferença...
 
Que legal que o tópico rendeu uma discursão sadia
Li todos os comentários...
vi muitos falando de FHD ideal é 24" e QHD é 27" mas vocês esqueceram de uma 3ª variável, densidade de pixel é relativa a distancia que você está da tela, minha mesa é de 60cm de profundidade, e a base do Samsung Odyssey G7 é grande, ocupa bastante espaço, então o vão entre meus olhos e a tela não é muito grande, já me mesa do meu irmão é mais profunda e a base do monitor é mais compactta, então essa persepção de serrilhado e densidade de pixel é relativa a distancia, talvez por isso achei nítido e sem serrilhado
 
Última edição:
Meu monitor é 34" QHD ultrawide de 120Hz, sim, sou milionário

Então, se fosse só pra jogar, um full hd me atenderia de boa, seria até bom pra economizar em GPU, mas eu ainda faria questão de ser ultrawide, pq é maneirão.

Pra mim o grande diferencial do 1440p é na produtividade, vc abre mil janelas e a tela não acaba, o negócio é bom demais. Sei lá, mas um usuário chamado "Excel" devia entender o valor disso. Já pra jogar, meh, whatever. Que é melhor, claro que é, mas não é nada que mude a vida de alguém não.

densidade de pixel é relativa a distancia que você está da tela

Tecnicamente não, pq densidade de pixels é uma medida "absoluta", considera apenas resolução e superfície da tela. Mas subjetivamente falando, vc tá certo. Quanto mais longe da tela, menor a percepção de pixels individuais e serrilhado. E nem precisa ser grande a diferença de distância não, um monitor de 27" é só 12,5% maior do que um de 24". Se vc estiver 12,5% mais longe, é elas por elas.
 
Que legal que o tópico rendeu uma discursão sadia
Li todos os comentários...
vi muitos falando de FHD ideal é 24" e QHD é 27" mas vocês esqueceram de uma 3ª variável, densidade de pixel é relativa a distancia que você está da tela, minha mesa é de 60cm de profundidade, e a base do Samsung Odyssey G7 é grande, ocupa bastante espaço, então o vão entre meus olhos e a tela não é muito grande, já me mesa do meu irmão é mais profunda e a base do monitor é mais compactta, então essa persepção de serrilhado e densidade de pixel é relativa a distancia, talvez por isso achei nítido e sem serrilhado
Até pensei nisso, dependendo de como for, já vale a pena começar a considerar uma TV: dependendo do preço do monitor, você já consegue pegar uma bem top.
Mas pra jogar coisa de PC mesmo, eu não consigo me ver fazendo isso em uma TV na distância certa.
 
Lembro de quando jogava em qualquer fone fuleiro e achava perfeito, um dia a ociosidade me fez comprar uma placa de som boa (Da assinatura) e um fone caríssimo de tantos relatos que ouvia na internet....no início não vi diferença e achei que tinha rasgado dinheiro, porém um dia este fone deu problema e voltei pra um fone de 30USD e parecia que estava impossível de jogar CS...deu um tempo e já comecei a jogar normalmente e hoje já uso até a placa de som onboard novamente, decidi que não gasto mais tentando melhorar com coisas que já me satisfazem kkkk E uma destas é que jogo em uma TV de 32 em 1080p e em 60hz, acho ótimo e prefiro nem me aventurar em coisas melhores pois isso já me parece MUITO bom.
 
Bizarro que a maioria dos PCs ainda estejam presos no Full HD, nas TVs o 4K é a norma e até os celulares já passaram de Full HD faz tempo. Saí de um monitor Full HD para um ultra wide quad hd (3440x1440) e vi muita diferença, a quantidade de coisas que aparece na tela é muito maior, até na área de trabalho do Windows a diferença é perceptível.
 
Já tive high end, PC gigante, milhões de leds e fans, a parada toda. Quando ligava o Pc parecia que ia cair a luz do bairro

Kkkk, eu ri aqui. Quando eu estava jogando CP77 era um calorzinho tenso mesmo, tinha que ligar o split ou deixar a janela aberta.

sim, sou milionário

Amigo, vou te mandar minha lista de natal, beleza? Somos melhores amigos à partir de hoje.
 
Aproveitando uma oportunidade, resolvi vender uma 3080ti e sai de uma Tv Oled 55"4k 120hz, para um monitor IPS, 144hz de 24" 1080p e estou bastante satisfeito. Esse tamanho de 24" casa bem com a resolução FHD. Comprei uma 6750xt e estou conseguindo jogar tudo em ultra e os jogos estão lindos. Inclusive estou jogando muito mais atualmente.... Parece que reacendeu a minha vontade jogar. Futuramente devo migrar para um monitor 27" e 1440p considerado o "sweet spot". Só que tudo tem um preço......
 
Bizarro que a maioria dos PCs ainda estejam presos no Full HD, nas TVs o 4K é a norma e até os celulares já passaram de Full HD faz tempo. Saí de um monitor Full HD para um ultra wide quad hd (3440x1440) e vi muita diferença, a quantidade de coisas que aparece na tela é muito maior, até na área de trabalho do Windows a diferença é perceptível.
TV 4k é padrão para filmes e conteudos pré renderizados como filmes, séries, pois a formas que os videogame entrega o suposto 4k é no mínimo mediocre, Alan Wake 2 no ps5 é 1270p em no modo qualidade a 30fps e 847p 60fps no modo desempenho no ps5.

Tenho até impressão que essa perseguição pelo 4k nos consoles atrapalha o mercado de PC's, parece que até o anti-serrilhado nos jogos atuais são menos eficiencias e mais dependentes de resoluçoes mais altas
 
Última edição:
eu estou nesse dilema. to pra receber um acerto bom ai e pensei em tacar o foda-se, pegar parte da grana e montar um pc high-end, inclusive em periféricos

monitor de 10k (dell ultrawide oled), 4090, fone 2.5k.... pela minha cotação, ia ficar na casa dos 32k todo o pc com periféricos
mas... é necessário?

ainda bem que não peguei essa grana antes, se não eu ia acabar gastando fucking 30-32k em um pc no calor da emoção

hoje eu estou muito mais propenso a montar um pc médio, um monitor padrão 1440p com uma vga mid end e outras coisas mais baratas
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo