[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

A questão do conector, aparentemente, é erro de design/projeto, pois acontece do conector derreter com o tempo. Algumas pessoas "facilitam" (não encaixam até o fim, ou dobram o cabo próximo ao conector), mas outras fazem tudo certo e mesmo assim derreteu. Assim como tem vários casos em que ocorreu isso, várias pessoas utilizam suas placas desde o lançamento e nunca tiveram problemas, algumas até dobrando o cabo então é complicado apontar o verdadeiro culpado, só há a certeza de que ele é falho e acontece.
será que arrumam isso quando, em qual geração?
 
Então gastei 7mil na minha placa e agora terei que comprar uma nova fonte de mil reais ?
 
Então gastei 7mil na minha placa e agora terei que comprar uma nova fonte de mil reais ?
Não, a fonte de mil reais pode dar problema também pq a bronca é no projeto do conector em si.
 

Resumindo, um péssimo projeto de conector.


Isso é algo que eu já vinha dizendo desde o início quando começaram a aparecer os primeiros relatos de problemas de superaquecimento nesse tipo de cabo.....

Esse conector foi muito mal projetado, a realidade é essa.....

Talvez esses casos de cabo fritando sejam casos isolados.....

Porém desde quando anunciaram esse novo padrão eu achei meio que cagada o que eles fizeram nesse conector.

Com o aumento de consumo das placas, o objetivo era simplificar o fornecimento de energia (pra não ter que ficar colocando 3 ou 4 conectores de 8 pinos direto na placa). Porém se reparar bem, os contatos/pinos do conector de 12 pinos são menores que o tradicional de 8, que somado com o aumento de corrente pode levar a esses casos extremos aí.

O fato de dobrar o cabo só agrava o problema, pois um cabo/fio dobrado aumenta a resistência e com a alta corrente pode sobreaquecer.

Mas o próprio conector de 12 pinos possui contatos menores que o de 8 pinos, o que também favorece um aumento de resistência.

E aí a somatória das 2 coisas (contato menor e cabo dobrado) podem levar ao aquecimento anormal.

E fazer um cabo adaptador que não dobre nos primeiros centímetros próximo do conector vai aumentar ainda mais o espaço necessário para acomodar a placa de vídeo (que já é enorme). Então colocar a placa na horizontal e com um cabo saliente (sem dobrar) pode fazer vários gabinetes nem fecharem a tampa lateral.

Enfim, de todo modo acho que esse 12 pinos foi um padrão que não foi muito bem pensado.

E esse problema de mal contato é agravado pelo fato de também terem diminuído o tamanho dos pinos dos conectores (pra poder reduzir o tamanho total do conector de 12 pinos).

Ou seja, tem menos superfície de contato.

Feito totalmente nas coxas esse padrão novo.

Espero que repensem esse padrão antes que outras placas e fontes adotem de vez isso.
 
Não, a fonte de mil reais pode dar problema também pq a bronca é no projeto do conector em si.
O problema está no conector mesmo da placa/cabo ? Achei q fosse no adaptador
 
será que arrumam isso quando, em qual geração?
Isso é uma boa pergunta, o conector já foi até revisado (tanto que ganhou outro nome, 12V-HPWR -> 12V-2X6) mas ainda assim, conectores continuam derretendo. Sinceramente, tentar mandar tanta corrente em pinos tão pequenos vai acarretar em maior aquecimento e compromissos, como cabos largos e junções "duras", que é exatamente o que acontece (como bem apontado pelo @high_tension), então ou muda-se completamente o conector, para algo meio termo em tamanho entre o padrão antigo e o novo (e ai esse vira um padrão morto que durou apenas uma geração de GPUs), ou muda-se completamente a forma de conexão, como a ideia da ASUS (um encaixe após o PCIe na placa-mãe, que é boa mas não livre de problemas... mas ei, não vai fritar sua placa).

O problema está no conector mesmo da placa/cabo ? Achei q fosse no adaptador
É o conector, tanto na parte do cabo quanto na da placa de video. A parte que encaixa na fonte, para as modulares, normalmente são diferentes desse padrão problemático. Logo, se por um acaso surgir um novo padrão e sua fonte for modular, não terá problemas pois sairá um cabo compatível com ela (da mesma forma que está sendo com as fontes fabricadas antes desse padrão, é só comprar um cabo no padrão novo e espetar).
 
então ou muda-se completamente o conector, para algo meio termo em tamanho entre o padrão antigo e o novo
Eu voto pelo EPS ou manter o conector antigo mesmo, 4xPCIe dava pra mais de 800W sem bronca.
 
Eu voto pelo EPS ou manter o conector antigo mesmo, 4xPCIe dava pra mais de 800W sem bronca.
O problema é que as placas estão ficando pequenas (PCB padrão da NVIDIA nas séries 3000 e 4000) e 4x conectores PCIe ocupam muito espaço, espaço esse que tais PCBs não têm.
Mudar para o EPS seria uma boa, mas anda estaríamos limitados a o que, 200W por cabo? Esse 12VHPWR segura 600W no mesmo tamanho do EPS/PCIe... a solução mesmo seria as placas consumirem menos, mas esse caminho está sendo evitado a qualquer custo =/

Daqui a pouco o conector vai ser tipo um socket de processador, ai vai poder ter os 1000W que tanto a AMD e NVIDIA desejam em suas GPUs entusiastas :v
 
O problema é que as placas estão ficando pequenas (PCB padrão da NVIDIA nas séries 3000 e 4000) e 4x conectores PCIe ocupam muito espaço, espaço esse que tais PCBs não têm.
Mudar para o EPS seria uma boa, mas anda estaríamos limitados a o que, 200W por cabo? Esse 12VHPWR segura 600W no mesmo tamanho do EPS/PCIe... a solução mesmo seria as placas consumirem menos, mas esse caminho está sendo evitado a qualquer custo =/

Daqui a pouco o conector vai ser tipo um socket de processador, ai vai poder ter os 1000W que tanto a AMD e NVIDIA desejam em suas GPUs entusiastas :v
O problema é que vai encarecer as placas mãe por causa do PCB, vai passar tudo por ali. Sem falar nas possíveis interferências com o áudio integrado.

Edit: sabia que tinha visto um protótipo

 
mas anda estaríamos limitados a o que, 200W por cabo?
Em teoria, pela spec. Aposto que daria pra subir fácil pra uns 300W, lembrando que o EPS tem um pino 12V a mais, isso por si só já daria um belo gás. 2x desse seriam uns 600W e dariam conta de sobra das GPUs que temos.
Daqui a pouco o conector vai ser tipo um socket de processador, ai vai poder ter os 1000W que tanto a AMD e NVIDIA desejam em suas GPUs entusiastas :v
OAM e SXM tão aí pra isso, né
 
Essa 4070 Ti Super é a placa de vídeo que eu falei que seria a ideal mesmo antes de existir. Se chegar com o preço da 4070 Ti atual, eu pego este ano com certeza. Ela deveria ser a única 4070 Ti deste o começo.
 
O problema é que vai encarecer as placas mãe por causa do PCB, vai passar tudo por ali. Sem falar nas possíveis interferências com o áudio integrado.

Edit: sabia que tinha visto um protótipo

Creio que você quotou a mensagem errada, foi o outro comentário meu, mas sim, esse ai é um dos problemas que viriam junto, como disse é outra abordagem com seus prós e contras.

E já saiu do protótipo, vai lançar inclusive, aparentemente em apenas uma placa de video e uma placa-mãe (série BTF). Tem até a especificação técnica do conector, mas não encontrei (apenas duas páginas desse documento, pelo momomo_us no twitter). Vale lembrar que esse tipo de conexão já é (era) usado em servidores, lá possui o nome de HPCE (High Power Card Edge), mas lá é diferente a qualidade dos componentes... enfim, só lançando para saber se dá certo.


Em teoria, pela spec. Aposto que daria pra subir fácil pra uns 300W, lembrando que o EPS tem um pino 12V a mais, isso por si só já daria um belo gás. 2x desse seriam uns 600W e dariam conta de sobra das GPUs que temos.

OAM e SXM tão aí pra isso, né
Xiu, não fala alto, não deixa a NVIDIA escutar isso >.<
 
Essa 4070 Ti Super é a placa de vídeo que eu falei que seria a ideal mesmo antes de existir. Se chegar com o preço da 4070 Ti atual, eu pego este ano com certeza. Ela deveria ser a única 4070 Ti deste o começo.

Mas aí como que eles iam fazer para vender a 4080 de U$1.200 doletas?

A Nvidia não é boba. Capou a 4070Ti justamente para ter público para essa bizarrice chamada 4080.

Lembra que na época que ela anunciou as placas a 4070Ti ia ser na verdade uma 4080 de 12GB custando 900 doletas?

Por ser 4080 ia justificar o alto valor. Isso no pensamento dela né! Aí iam ser duas 4080. E a 4070 normal ia custar U$700 ao invés dos U$600.

Como eu já disse, dessa nova geração 4Mil só compensou a 4070 mesmo. O restante nem me convenceu. A 4060Ti Capada Edition VS 3060Ti 256Bits foi outra bizarrice.

A 3050 8GB na geração passada era outra bizarrice. Era para chamar 2050 devido ter ficado atrás da 2060.

Agora ela vai lançar a 3050 Capada Edition com 6GB. Éca!! Aff Maria!!!

Também quero ver a 4070S. Parece que vai ser boa. Ao menos aumentaram bem os Cuda Core. E se vier pelos U$600 de lançamento da 4070(essa que já tem um tempo que está custando U$550)também pode ser uma boa opção. Mas se a diferença na prática for pequena, aí é melhor pegar a 4070 normal mesmo. Fora que a 4070 consome menos também. Na casa dos 180W. Essa parece que vai vir com 220W de consumo.
 
Última edição:
Mas aí como que eles iam fazer para vender a 4080 de U$1.200 doletas?

A Nvidia não é boba. Capou a 4070Ti justamente para ter público para essa bizarrice chamada 4080.

Lembra que na época que ela anunciou as placas a 4070Ti ia ser na verdade uma 4080 de 12GB custando mil doletas?

Por ser 4080 ia justificar o alto valor. Isso no pensamento dela né! Aí ia ser duas 4080 na casa dos mil dólares. E a 4070 normal ia custar U$700 ao invés dos U$600.

Como eu já disse, dessa nova geração 4Mil só compensou a 4070 mesmo. O restante nem me convenceu. A 4060Ti Capada Edition VS 3060Ti 256Bits foi outra bizarrice.

A 3050 8GB na geração passada era outra bizarrice. Era para chamar 2050 devido ter ficado atrás da 2060.

Agora ela vai lançar a 3050 Capada Edition com 6GB. Éca!! Aff Maria!!!

Também quero ver a 4070S. Parece que vai ser boa. Ao menos aumentaram bem os Cuda Core. E se vier pelos U$600 de lançamento da 4070(essa que já tem um tempo que está custando U$550)também pode ser uma boa opção. Mas se a diferença na prática for pequena, aí é melhor pegar a 4070 normal mesmo. Fora que a 4070 consome menos também. Na casa dos 180W. Essa parece que vai vir com 220W de consumo.
Até acho que você tá certo, mas se colocarem a 4070 Ti Super no preço da 4080 normal, uma anula a outra. Seria 100% inútil. Tbm acho que não vai ser tão legal, mas a esperança é a última que morre, porque tirando a precificação que a NVIDIA sempre faz de má fé, as specs acertaram perfeitamente.
 
Até acho que você tá certo, mas se colocarem a 4070 Ti Super no preço da 4080 normal, uma anula a outra. Seria 100% inútil. Tbm acho que não vai ser tão legal, mas a esperança é a última que morre, porque tirando a precificação que a NVIDIA sempre faz de má fé, as specs acertaram perfeitamente.

Não estou falando que vão colocar a 4070TiS no valor da 4080 Normal. Isso não faz sentido algum.

Para mim a 4080S vai vir com o mesmo valor da 4080 Normal. Ou seja 1.2K de dólares. A 4070TiS deve vir por U$100 a mais que a 4070Ti Normal. Ou seja os mesmos U$900 que haviam anunciado a 4080 12GB(vulgo 4070Ti) e depois desistiram dessa enganação. Menos mal né!
 
Não estou falando que vão colocar a 4070TiS no valor da 4080 Normal. Isso não faz sentido algum.

Para mim a 4080S vai vir com o mesmo valor da 4080 Normal. Ou seja 1.2K de dólares. A 4070TiS deve vir por U$100 a mais que a 4070Ti Normal. Ou seja os mesmos U$900 que haviam anunciado a 4080 12GB(vulgo 4070Ti) e depois desistiram dessa enganação. Menos mal né!
É. Melhor do que nada. Mas vindo da NVIDIA, realmente o preço sempre é desanimador. Aguardemos. Mas concordo com tudo o que você falou sim, tanto que peguei a 4070 normal pra garantir até então. Se fuderem total os preços, fico com ela até as RTX 50XX mesmo, e tá ótima.
 
O ideal seria que as SUPERs chegassem no mesmo preço das normais, com a 4070 caindo um pouco e fazendo um efeito cascata de pelo menos uns $50 nas faixas menores. Até porque da 4060ti pra baixo tá meio sofrível.
 
O ideal seria que as SUPERs chegassem no mesmo preço das normais, com a 4070 caindo um pouco e fazendo um efeito cascata de pelo menos uns $50 nas faixas menores. Até porque da 4060ti pra baixo tá meio sofrível.
É o ideal, para nós consumidores. Mas provavelmente não vai acontecer porque se depender do jaquetinha...

images
 
O ideal seria que as SUPERs chegassem no mesmo preço das normais, com a 4070 caindo um pouco e fazendo um efeito cascata de pelo menos uns $50 nas faixas menores. Até porque da 4060ti pra baixo tá meio sofrível.
Esse é o cenário provável que vai acontecer, é o que aparece em todos os slides de vazamentos. Preços diferentes disso é pura especulação, o que não faz sentido nenhum ficar discutindo por quanto vai chegar cada placa sendo que cada um acha uma coisa, mas na realidade é só achismo mesmo
 

NVIDIA apresenta novas placas GeForce no horizonte, RTX 40 SUPER chegando​


GeForce RTX 40 SUPER de entrada​

Novas GPUs para jogos, novo teaser.
kKmMuGd.jpg

Menos de uma semana antes da estreia iminente da série GeForce RTX 40 SUPER, a NVIDIA divulgou o próximo lançamento nas redes sociais. Embora a empresa tenha se abstido de marcar explicitamente suas fotos de perfil/capa com referências à série SUPER, é evidente que o teaser alude às novas placas GeForce RTX “no horizonte”.

A NVIDIA está programada para apresentar a GeForce RTX 4080 SUPER, RTX 4070 Ti SUPER e RTX 4070 SUPER em 8 de janeiro durante o discurso especial na CES 2024. A inauguração terá como foco a apresentação das novas GPUs, fornecendo especificações completas e detalhes de preços. No entanto, estes cartões só estarão disponíveis para compra no dia 17 de janeiro, data oficial de lançamento do primeiro dos três. Para os curiosos sobre o cronograma completo de lançamento.

Wf1sJL7.jpg


As especificações completas dos novos modelos RTX SUPER, mostrando atualizações na contagem de núcleos CUDA e na memória. Entre estes, espera-se que dois SKUs (4080S e 4070TiS) substituam os modelos existentes, enquanto o RTX 4070S será oferecido juntamente com sua variante não-SUPER (ou assim sugerem os rumores).

O modelo mais rápido, o RTX 4080 SUPER, não contará com maior capacidade de memória, mas oferecerá um ligeiro aumento de velocidade (23 Gbps em comparação com 22,4 Gbps). Além disso, a placa terá mais núcleos CUDA do que sua contraparte não SUPER (10240 vs. 9728), mantendo o mesmo TDP de 320W.

O RTX 4070 Ti SUPER, com seu upgrade de memória de 16GB, se posiciona como um concorrente potencial do AMD RX 7800 XT. Curiosamente, a placa também incorporará mais núcleos CUDA, mantendo o mesmo TDP de 285W do modelo original.

Notavelmente, o RTX 4070 SUPER, esperado como a maior atualização da série SUPER, estreará com 7168 núcleos CUDA, um aumento de 20%. Este modelo destaca-se como o único membro da série SUPER com um TDP superior ao da versão original. A RTX 4070 SUPER está prevista para ser a primeira placa a ser lançada em 17 de janeiro.

OiF6eBJ.png


Fonte: NVIDIA GeForce
 
Muito safada essa nVidia com a 4080 super com esse baita gap entre a 4080 e 4090.

Se duvidar essa mierda de CUda já está na placa.
 
Muito safada essa nVidia com a 4080 super com esse baita gap entre a 4080 e 4090.

Se duvidar essa mierda de CUda já está na placa.
Porque vai vir a RTX 4080 Super Ti,
 
Muito safada essa nVidia com a 4080 super com esse baita gap entre a 4080 e 4090.

Se duvidar essa mierda de CUda já está na placa.
Pelo menos isso não pq a 4080 e a Super são o AD103, pro chip AD102 de consumidor só tem a 4090 mesmo até o momento.

EDIT: lembrei que tem a 4090D na china agora também
 
Ainda deve sair uma 4080Ti até o final do ano. Mas é provável que o silício das AD102 da 4090 estejam sendo utilizados em placas de IA.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo