[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

Não conheço esse armada, mas o Dell eu acabei me rendendo, consegui por 2.750 no chat.
Mais que isso eu iria esperar alguma promoção.
Teve gente do fórum que pegou por 2300~2650 em 2023.
Não vale o que pedem, se tiver tempo e paciência tem as telas da Pichau.
Qual Dell? O que eu falei ou o Allienware?
 
O Alienware aw2724dm, mas se tivesse um g2724 eu pegaria.
Segunda eu tentarei ver o que consigo no chat da dell. Se eu conseguir um preço bacana, pego ele.
 
Tenta instalar os drivers do monitor, reiniciar e confirmar a taxa de atualização e resolução.
Desligar as funcionalidades de freesync, hdr, mexer na suavização de fontes do windows...
Algumas vezes testar os modos pré definidos também.
Pode ser unidade com defeito ou configuração mesmo. No rtings tem a nota ruim pra leitura de fontes, mas acho que não deveria ser tão perceptível.
Caso tenha gostado do restante pode solicitar a troca, mas se pegou desgosto e o monitor antigo funciona, é só devolver (desgosto só cura se livrando).
Com a quantidade de gente que tem esse monitor no fórum poderia ter um tópico pras dúvidas comuns.

Então, meu antigo era um ultrawide 34" 1440p também, 100hz, mas os 100hz do meu antigo e esse rodando algo em 100hz esse é muito mais fluido

o HDR é mt bom para assistir videos no youtube e filmes como já falei, e acho que se os jogos não tivessem uma UI seria bom neles também, mas o HDR distorce coisas pequenas, por exemplo no WoW a maioria dos icones ficam horriveis, mas alguns que estão "Okay" ficam distorcidos se eu movo eles na tela, por exemplo uma poção na bolsa, se eu mexer ela com o mouse ela fica distorcida

O texto eu conseguir melhora um pouco desativando o ClearType, é como se o monitor borra a borda do texto (letras), e como o ClearType aumenta a borda fica mais evidente isso

Com o HDR desligado, o problema do texto continua, mas resolve o problema de algumas coisas dentro dos jogos que estavam borrados como os icones, porém as cores ficam exageradas, muito fortes

Tirando essas coisas que eu testei, também tem o fato do monitor ser menos, talvez precise colocar ele mais perto
 
@sobralense E com relação ao uso do freesync? Como tá sendo na tua nvidia? Eu achei que esse monitor era g-sync nativo, mas agora que vi que é "g-sync compatible" e como eu nunca tive nenhum monitor com g-sync ou freesync, não manjo absolutamente nada disso.

Só li algo a respeito aqui e vi que o g-sync compatible não possui algumas funções do g-sync nativo e que faz o uso das tecnologias presentes no freesync.
 
Segunda eu tentarei ver o que consigo no chat da dell. Se eu conseguir um preço bacana, pego ele.
Tenta por email Raquel.Medeiros@dell.com, na epoca consegui por 2590 e ainda dividido de 12x sem juros.
Muitos aqui que adquiriram ele com desconto maior foi via email.
 
@sobralense E com relação ao uso do freesync? Como tá sendo na tua nvidia? Eu achei que esse monitor era g-sync nativo, mas agora que vi que é "g-sync compatible" e como eu nunca tive nenhum monitor com g-sync ou freesync, não manjo absolutamente nada disso.

Só li algo a respeito aqui e vi que o g-sync compatible não possui algumas funções do g-sync nativo e que faz o uso das tecnologias presentes no freesync.
Comprei há poucos dias, não chegou ainda.
Caso consiga testar posso avisar alguma coisa.
No meu caso ainda vou testar com o cabo USB C para DP no notebook e o HDMI no Xbox.
 
alguem ja comprou esse monitor?

Monitor Gamer SuperFrame Epic, 27 Pol, Full HD, IPS, 1ms, 360Hz, MSFE-27360​

sabem sem é bom ou não? preço ta bem massa na terabyte
 
Pô, a Pichau tem um RMA absurdo demais, nível Corsair.

Meu CR27 deu problema e não tinha mais estoque, me deram o Pulse Pro.
O Pulse Pro não veio bom e mandei outro email mostrando os problemas e pedindo para trocar pelo Perseus P1 (pagando a diferença), mas me ofereceram o Cepheus Fuse sem custo. Entre pagar R$1550 pelo Perseus P1 ou pegar o Cepheus Fuse de graça, vou no Fuse mesmo, apesar de que queria mesmo o P1. Vou perguntar se posso adicionar a diferença do Fuse pro P1, mas se não der, vou de Fuse mesmo, minha 3060 Ti que lute kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 
Esse Corsair e Gigabyte não tem local dimming, então o HDR é horrível. Monitores bons e sem risco de burn in só MiniLED por enquanto, tipo o LG 27GR95UM que ainda não saiu no BR. Ele tem bastante dimming zones e alguns recursos para cores mais vivas e HDR 1000, além do brilho bem superior a OLED. Estou esperando ele.

OLED eu pessoalmente corro pra monitor. A qualidade de imagem é maravilhosa, mas OLED é praticamente descartável por conta do burn in. Por exemplo, tive um monitor IPS por quase 10 anos, isso é inimaginável para um OLED, duram no máximo 3-5 anos com a degradação da imagem. Se a pessoa é power user no PC então irá degradar em pouco tempo. Teve casos no reddit de burn in em 3 meses. Nunca testei essa garantia da Dell, mas se funcionar mesmo pra OLED, será uma maratona de troca anual se vc for power user.

Mas, obviamente, se dinheiro não é problema e vc for trocar de monitor sempre, a imagem é imbatível.

Eu diria que o único problema realmente é o burn-in, de resto, em questão de especificação não tem nem comparação. O Corsair xeneon que tava 7 mil agora ta por 8200 reais, o que me parece muito ridículo. Comparando com o valor que paguei no alienware é um roubo.

Sobre a questão da longevidade, eu tenho um 24g2 da AOC, e em 2 anos começou a aparecer uma vinheta branca na tela. Segue imagem:



O da minha namorada é um samsung com a tela curva, 144hz, e agora só funciona 120hz. Ambos apresentaram problemas logo após o fim da garantia. Em contraste, tenho um LG ultrawide de 25" que já faz mais de 10 anos que está comigo e funciona perfeitamente.

A garantia da DELL sempre ouvi falar que é bem boa. Conheço algumas pessoas que já precisaram acionar e ficaram bem satisfeitos. A garantia explicitamente diz, em fontes grandes, que cobre burn-in por todo esse tempo. Sinceramente prefiro arriscar com algo novo que vai ser "top de linha" por pelo menos 3 anos, do que comprar um painel meia boca, mais caro, e correr o risco ainda de estragar antes desse prazo.

Os painéis da geração 3 do qd-oled também tem uma tecnologia nova de mitigação de burn-in que utiliza IA e monitora a voltagem pixel por pixel e faz ajustes em tempo real para corrigir possíveis problemas. O marketing da samsung promete o dobro de durabilidade dos oleds, mas só esperando o RTings fazer o teste durante esse ano.
 
Pô, a Pichau tem um RMA absurdo demais, nível Corsair.

Meu CR27 deu problema e não tinha mais estoque, me deram o Pulse Pro.
O Pulse Pro não veio bom e mandei outro email mostrando os problemas e pedindo para trocar pelo Perseus P1 (pagando a diferença), mas me ofereceram o Cepheus Fuse sem custo. Entre pagar R$1550 pelo Perseus P1 ou pegar o Cepheus Fuse de graça, vou no Fuse mesmo, apesar de que queria mesmo o P1. Vou perguntar se posso adicionar a diferença do Fuse pro P1, mas se não der, vou de Fuse mesmo, minha 3060 Ti que lute kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O problema do Fuse é não ser miniled e ter as 576 dimming zones. Mas se vc n liga pra HDR, tanto faz.
 
O problema do Fuse é não ser miniled e ter as 576 dimming zones. Mas se vc n liga pra HDR, tanto faz.
É isso que tá me deixando em cima do muro. Além de que minha GPU iria chorar. Eu perguntei se ele tem o mesmo hardware do SPRO28 (tive problemas com ele) e se eu poderia adicionar a diferença do Fuse pro P1, as opiniões que vi aqui me deixaram muito intrigado pelo P1.
 
Estou na dúvida e gostaria da opinião de vocês, vale mais a pena pegar um monitor LG 27GN65R 27" fhd 144hz ips por 1050,00 reais, ou vale a pena arriscar um monitor Pichau centauri cr27 27" qhd ips 165hz por 1500,00 ?

Meu uso principal é para jogar Apex legends, minha vga é uma 3060 ti atualmente
 
Estou na dúvida e gostaria da opinião de vocês, vale mais a pena pegar um monitor LG 27GN65R 27" fhd 144hz ips por 1050,00 reais, ou vale a pena arriscar um monitor Pichau centauri cr27 27" qhd ips 165hz por 1500,00 ?
Cara, eu tive um CR27, e tirando o problema que tive com ele (provavelmente era minha unidade), eu gostei bastante do monitor e fiquei triste por não continuar com ele. Porém, 1500 é muito caro nele, preço bom é 1200, eu peguei por 990.
 
É isso que tá me deixando em cima do muro. Além de que minha GPU iria chorar. Eu perguntei se ele tem o mesmo hardware do SPRO28 (tive problemas com ele) e se eu poderia adicionar a diferença do Fuse pro P1, as opiniões que vi aqui me deixaram muito intrigado pelo P1.
O Fuse é o 4k? Lembra que vc pode sempre abaixar a resolução dos games para QHD, e ainda vai ter o benefício do 4k no desktop/conteudo. Qual o valor da direferença?
 
O Fuse é o 4k? Lembra que vc pode sempre abaixar a resolução dos games para QHD, e ainda vai ter o benefício do 4k no desktop/conteudo. Qual o valor da direferença?
Isso, ele mesmo. O problema é que resoluções que não são múltiplas ficam borradas, é como se você tentasse alinhar 2 placas perfuradas, mas com proporções diferentes, você nunca vai conseguir alinhar todos os furos (pixels, no caso), isso só não ocorre em FHD nos monitores 4k e HD nos QHD.

Eles trocaram o CR27 pelo Pulse Pro sem custo e estão oferecendo trocar o Pulse Pro pelo Cepheus Fuse sem custo também. Mas não posso negar que o P1 me deixou muito interessado em experienciar algo verdadeiramente novo, então perguntei se rola pagar os R$600 a mais do Fuse pro P1, apesar de que falaram que eu teria que enviar e quando chegasse lá, eles avaliariam a diferença de preço do Pulse Pro para o P1, o que daria >R$1500.
 
Isso, ele mesmo. O problema é que resoluções que não são múltiplas ficam borradas, é como se você tentasse alinhar 2 placas perfuradas, mas com proporções diferentes, você nunca vai conseguir alinhar todos os furos (pixels, no caso), isso só não ocorre em FHD nos monitores 4k e HD nos QHD.

Eles trocaram o CR27 pelo Pulse Pro sem custo e estão oferecendo trocar o Pulse Pro pelo Cepheus Fuse sem custo também. Mas não posso negar que o P1 me deixou muito interessado em experienciar algo verdadeiramente novo, então perguntei se rola pagar os R$600 a mais do Fuse pro P1, apesar de que falaram que eu teria que enviar e quando chegasse lá, eles avaliariam a diferença de preço do Pulse Pro para o P1, o que daria >R$1500.
Eu estava levando em consideração o DLSS, em alguns casos vai ficar com a qualidade até melhor do que 1440p nativo. Mas sempre vai ter uma perdinha de desempenho... Miniled com certeza vai ter melhor contraste e cores, mas recomendo vc ver alguns videos comparando, 576 zonas vai depender muito do conteúdo que tu consumir pra ter uma melhora significativa.

Do jeito que ta indo, pega o fuse e quando achar o deadpixel o p1 sai de graça kkkkkkk
 
Eu estava levando em consideração o DLSS, em alguns casos vai ficar com a qualidade até melhor do que 1440p nativo. Mas sempre vai ter uma perdinha de desempenho... Miniled com certeza vai ter melhor contraste e cores, mas recomendo vc ver alguns videos comparando, 576 zonas vai depender muito do conteúdo que tu consumir pra ter uma melhora significativa.

Do jeito que ta indo, pega o fuse e quando achar o deadpixel o p1 sai de graça kkkkkkk
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK aí a Pichau me manda um P1 e bane meu CPF.

Ah, com o DLSS não tem esse problema. Porém, quando eu testei o SPRO28 no Cyberpunk 2077, eu fiquei bem decepcionado com o desempenho da 3060 Ti em 4K DLSS performance, teve a mesma perda de desempenho que QHD nativo, o que achei bizarro. Achei que o custo do upscaling seria baixo, <10%, mas caiu 25% comparado a FHD. Talvez seja falta de Tensor Cores nessa GPU, ou seja isso mesmo. Aí entre QHD nativo ou 4K DLSS Performance, eu fico em dúvida, já que o primeiro vai ter menos artefatos, mas o segundo resolve as implementações merda de TAAs.
 
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK aí a Pichau me manda um P1 e bane meu CPF.

Ah, com o DLSS não tem esse problema. Porém, quando eu testei o SPRO28 no Cyberpunk 2077, eu fiquei bem decepcionado com o desempenho da 3060 Ti em 4K DLSS performance, teve a mesma perda de desempenho que QHD nativo, o que achei bizarro. Achei que o custo do upscaling seria baixo, <10%, mas caiu 25% comparado a FHD. Talvez seja falta de Tensor Cores nessa GPU, ou seja isso mesmo. Aí entre QHD nativo ou 4K DLSS Performance, eu fico em dúvida, já que o primeiro vai ter menos artefatos, mas o segundo resolve as implementações merda de TAAs.
Mas tem que ver qual a resolução que tava sendo renderizado. Em 4k com DLSS ele poderia estar renderizando 1440p nativo e fazendo upscaling (o que eu acho bem difícil se estava no modo performance). Se a resolução de renderização interna tava menor, dai realmente não vale a pena, pq vai apresentar muito artefato. Eu acho que pra renderizar QHD usando DLSS em 4k, é a opção quality...

Vc tentou o FSR também? Eu nunca joguei cyberpunk, mas alguns jogos permitem além de configurar o DLSS, tambem configurar a resolução interna (starfield por exemplo permite fazer isso). Geralmente é uma barrinha de porcentagem.

Eu recomendo vc colocar em QHD nativo, cuida o FPS, e depois poe 4k com DLSS/FSR no modo quality, e ve a diferença de FPS. Assim vc vai estar vendo o custo real apenas do upscaling comparado com a resolução nativa.
 
Cacete, fui testar uma coisa, descobri outra!

O Centauri Pulse Pro tem um color banding horroroso! Testei o filme "Elementos" no app da Disney no AOC 27G2 e no Pulse Pro, e reparei que o céu em uma cena inicial estava normal no AOC e todo quadriculado no Pulse Pro! Bizarro, cara, o AOC é um painel 6 bits + FRC e mesmo assim não tem color banding. Tentei mover a janela e o color banding só aparecia no Pulse Pro, abri outra instância do app, mas continuou assim

Mas tem que ver qual a resolução que tava sendo renderizado. Em 4k com DLSS ele poderia estar renderizando 1440p nativo e fazendo upscaling (o que eu acho bem difícil se estava no modo performance). Se a resolução de renderização interna tava menor, dai realmente não vale a pena, pq vai apresentar muito artefato. Eu acho que pra renderizar QHD usando DLSS em 4k, é a opção quality...

Vc tentou o FSR também? Eu nunca joguei cyberpunk, mas alguns jogos permitem além de configurar o DLSS, tambem configurar a resolução interna (starfield por exemplo permite fazer isso). Geralmente é uma barrinha de porcentagem.

Eu recomendo vc colocar em QHD nativo, cuida o FPS, e depois poe 4k com DLSS/FSR no modo quality, e ve a diferença de FPS. Assim vc vai estar vendo o custo real apenas do upscaling comparado com a resolução nativa.
Exato, 4K DLSS Performance renderiza em FHD, 4K DLSS Quality renderiza em QHD. Então 4K DLSS Quality vai pesar ainda mais que QHD nativo, que já é o suficiente pra jogos e não tenho GPU pra isso kkkkkk

Não testei o FSR, mas não tem como ser melhor que o DLSS, tanto em qualidade, quanto desempenho. Se usar escala reduzida + DLSS, acho que ele vai ignorar a escala ou ficar duplamente reduzido e ficar bem ruim.

Infelizmente o SPRO28 já foi embora, então não tenho como testar isso.
 
Tenta por email Raquel.Medeiros@dell.com, na epoca consegui por 2590 e ainda dividido de 12x sem juros.
Muitos aqui que adquiriram ele com desconto maior foi via email.

Depende do estado, o desconto que eu pego é por CNPJ contribuinte ICMS, mas isso não funciona para todos estados
o meu saiu por 2470, sem nenhum desconto adicional, só excluindo um imposto para meu estado

Fora isso ficou 500 reais de imposto obrigatorio e mais uns servidor,

Quanto ao Alienware AW2724DM, achei ruim para ler textos e estou sofrendo para configurar as cores de uma forma que me agrada em jogos
O HDR é bom para assistir videos no youtube ou coisa do tipo, mas achei ruim para jogos, tipo RPG-Moba

testei varias configurações, nos review em ingles a galera sugere um perfil Custom color ou DCI-P3, nenhum dos dois funcionou para mim, apesar de ser melhor que o HDR

Também recomendam 70-75% Contraste que parece absurdo de alto


Também pensei em formatar o Windows, vai que é alguma configuração bugada no meu setup

Mas vou entrar em contato com a Dell hoje, só tem 5 dias que estou com o monitor
 
Última edição:
Depende do estado, o desconto que eu pego é por CNPJ contribuinte ICMS, mas isso não funciona para todos estados
o meu saiu por 2470, sem nenhum desconto adicional, só excluindo um imposto para meu estado

Fora isso ficou 500 reais de imposto obrigatorio e mais uns servidor,

Quanto ao Alienware AW2724DM, achei ruim para ler textos e estou sofrendo para configurar as cores de uma forma que me agrada em jogos
O HDR é bom para assistir videos no youtube ou coisa do tipo, mas achei ruim para jogos, tipo RPG-Moba

testei varias configurações, nos review em ingles a galera sugere um perfil Custom color ou DCI-P3, nenhum dos dois funcionou para mim, apesar de ser melhor que o HDR

Também recomendam 70-75% Contraste que parece absurdo de alto


Também pensei em formatar o Windows, vai que é alguma configuração bugada no meu setup

Mas vou entrar em contato com a Dell hoje, só tem 5 dias que estou com o monitor
Já tentou recalibrar o Windows ClearType?
 
Última edição:
Também pensei em formatar o Windows, vai que é alguma configuração bugada no meu setup
Pode tentar um Linux via pendrive mesmo só pra ver se fica aceitável?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo