[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 87 33.0%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 54 20.5%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.4%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.2%

  • Total de votos
    264
mesmo com o tremendo calor que está fazendo, o meu Ryzen 9 7950x não aquece o ambiente com janela aberta, mas também é por ter um gabinete mesh com melhor fluxo interno de ar, coisa que muitos deixam acumulando ar quente, esse deixa o ar aquecido sair mais facilmente.

Pessoal, poderiam me dizer se a temperatura do 7800x3d em idle 54~56ºC e full load stress em 78~80ºC esta boa ? Não fiz undervolt nenhum, só fiz uma curva de fan.
E uma duvida, estou tendo problemas que a placa de vídeo on board não esta desativando.
Minha config é:
7800x3d
Cooler CPU FUMA 3
Cooler gabinete Lian LI Bora digital
B650 MSI TOMAHAWK
32GB LEXAR 7200mhz, rodando em 6000mhz
3 SSD nvme
Placa de vídeo R7 260x (temporario)
Corsair 850e
dá pra deixar frio com ajustes, não tenho MSI para dizer como fazer a desativação da iGPU, aqui na Asus é GFXOFF
 
Cara 65 graus? Desliga o monitoramento e vai aproveitar o jogo

Já desliguei. Eu liguei apenas agora que comprei o CPU, e precisou de ajustes(nessa semana). Não deixo isso ligado jogando.

O técnico tinha cometido um erro de instalação e estava passando de 80 graus. Mas já foi ajustado.
 
Pessoal, poderiam me dizer se a temperatura do 7800x3d em idle 54~56ºC e full load stress em 78~80ºC esta boa ? Não fiz undervolt nenhum, só fiz uma curva de fan.
E uma duvida, estou tendo problemas que a placa de vídeo on board não esta desativando.
Minha config é:
7800x3d
Cooler CPU FUMA 3
Cooler gabinete Lian LI Bora digital
B650 MSI TOMAHAWK
32GB LEXAR 7200mhz, rodando em 6000mhz
3 SSD nvme
Placa de vídeo R7 260x (temporario)
Corsair 850e
Eu consigo desativar numa boa a iGPU na bios.

E a temperatura em idle to achando alta. O meu aqui fica em 30-35. Será que não tem nenhum processo rodando no fundo?
 
No meu caso esta sem undervolt, sera que isso resolveria ?
Isso considerando que estou usando um cooler a ar, pode ser o impactante ?
Dentro da propria bios ta variando entre 55~58C
 
Última edição:
Aparentemente já tem suporte pra 256gb nas AM5:


Agora só faltam aparecer os pentes de 64gb pra isso ter alguma relevância kkkk
 
No meu caso esta sem undervolt, sera que isso resolveria ?
Isso considerando que estou usando um cooler a ar, pode ser o impactante ?
Dentro da propria bios ta variando entre 55~58C
verifique sua montagem do cooler se está ok, a pasta térmica, se as ventoinhas estão funcionando e como está tudo no gabinete. É comum se cometer erro na montagem. Também observe que o modo default, se mexer nas configurações, pode ser um pouco mais gastão
Aparentemente já tem suporte pra 256gb nas AM5:


Agora só faltam aparecer os pentes de 64gb pra isso ter alguma relevância kkkk

sim, já tem e nem precisa de nova BIOS para funcionar. Dizem que tem essas de 64GB por módulo, eu não vi ainda. No entanto, DDR5 com clocks altos demais e a controladora na metade é perder desempenho, só que aí não sei se os clocks vão ser altos.

negócio é os de 256GB, quando 256MB já foi muita coisa...
 
Eu consigo desativar numa boa a iGPU na bios.

E a temperatura em idle to achando alta. O meu aqui fica em 30-35. Será que não tem nenhum processo rodando no fundo?

verifique sua montagem do cooler se está ok, a pasta térmica, se as ventoinhas estão funcionando e como está tudo no gabinete. É comum se cometer erro na montagem. Também observe que o modo default, se mexer nas configurações, pode ser um pouco mais gastão

sim, já tem e nem precisa de nova BIOS para funcionar. Dizem que tem essas de 64GB por módulo, eu não vi ainda. No entanto, DDR5 com clocks altos demais e a controladora na metade é perder desempenho, só que aí não sei se os clocks vão ser altos.

negócio é os de 256GB, quando 256MB já foi muita coisa...
Eu usei a pasta termica do proprio fuma 3, sera que ela pode impactar ? Passei uma camada bem fina
Em relação ao cooler do CPU, tirei o plastico e coloquei ele normalmente.
Estou utilizando 6 fans lian li bora digital em um corsair 4000d.

Sera que a media por causa do calor ambiente de 28~34C, não é a causa ?
 
sim, já tem e nem precisa de nova BIOS para funcionar. Dizem que tem essas de 64GB por módulo, eu não vi ainda. No entanto, DDR5 com clocks altos demais e a controladora na metade é perder desempenho, só que aí não sei se os clocks vão ser altos.

negócio é os de 256GB, quando 256MB já foi muita coisa...
Não tem pentes de 64GB disponíveis pra venda ainda até onde sei. Precisa de update de bios sim, vide quando lançaram os pentes de 24/48GB, do contrário a mobo não dá boot.

Os clocks provavelmente não serão tão altos, como falei no tópico da intel, a MSI mostrou prints com 4800MHz, e os pentes em si em tese serão de 6000MHz, mas quem precisa de quantidade provavelmente tá mais que disposto a sacrificar velocidade, afinal de nada adianta rodar à 8000MHz se a RAM acaba e fica dependendo de swap.
 
Não tem pentes de 64GB disponíveis pra venda ainda até onde sei.
é o que eu falei, ainda não vi também, mas o Peperaio disse que já tem e ele tem uns contatos melhores

Precisa de update de bios sim, vide quando lançaram os pentes de 24/48GB, do contrário a mobo não dá boot.
vi dizendo que no caso da AMD já tem suporte e no da Intel vai precisar de atualização, mas também acho que ambos podem precisar

Os clocks provavelmente não serão tão altos, como falei no tópico da intel, a MSI mostrou prints com 4800MHz, e os pentes em si em tese serão de 6000MHz, mas quem precisa de quantidade provavelmente tá mais que disposto a sacrificar velocidade, afinal de nada adianta rodar à 8000MHz se a RAM acaba e fica dependendo de swap.
na verdade, os módulos são sempre 4800MTs, tipo quase o mais baixo do JEDEC, daí testam os chips e os bons sobem mais e os ruins ficam mais limitados. Realmente a questão da quantidade vai ser interessante, será que seremos empurrados para termos mais quantidade DDR5, pelos aplicativos e Windows/Linux?
 
Sera que a media por causa do calor ambiente de 28~34C, não é a causa ?
muitos fatores interferem, até mesmo deixar BIOS em default costuma ficar mais quente mesmo, isso por conta das fabricantes do processador e da placa-mãe, principalmente esta última, colocar a configuração pensando no pior silício, então as tensões ficam mais altas e o calor gerado é maior também.
Outro fator é a temperatura ambiente e a umidade do ar, o cooler a Ar depende também da umidade e quanto mais seco, pior o seu desempenho. Os Water Coolers também sofrem com isso, mas aguentam mais, desde que seja um topo de linha de ao menos 240mm ou maior.
Aqui a temperatura estimada é 27°C e a mínima da máquina em 36,5°C e chegou a bater 49°C, agora é lembrar que o calor propagando usa uma função exponencial onde cada grau importa
 
Pessoal, poderiam me dizer se a temperatura do 7800x3d em idle 54~56ºC e full load stress em 78~80ºC esta boa ? Não fiz undervolt nenhum, só fiz uma curva de fan.
E uma duvida, estou tendo problemas que a placa de vídeo on board não esta desativando.
Minha config é:
7800x3d
Cooler CPU FUMA 3
Cooler gabinete Lian LI Bora digital
B650 MSI TOMAHAWK
32GB LEXAR 7200mhz, rodando em 6000mhz
3 SSD nvme
Placa de vídeo R7 260x (temporario)
Corsair 850e
Mesmo CPU e Cooler aqui. E tenho as mesmas temps que voce. Nao fiz nada na BIOS... pelo que vi é normal essas temps, inclusive da galera fora do Brasil .
 
Mesmo CPU e Cooler aqui. E tenho as mesmas temps que voce. Nao fiz nada na BIOS... pelo que vi é normal essas temps, inclusive da galera fora do Brasil .
pois é, e no forum overclock a galera ainda mete o overclock no que dá. De fato, até os 90°C está OK nesses processadores no full stress, coisa que dificilmente vai usar o tempo todo. Embora tenha gente curtindo o 14900k/s gastando toras de watts, deve sair fumaça daquilo, mesmo usando WC custom
 
Mesmo CPU e Cooler aqui. E tenho as mesmas temps que voce. Nao fiz nada na BIOS... pelo que vi é normal essas temps, inclusive da galera fora do Brasil .
Isso também é na bios rodando ? Porque testando na bios ontem estava 49~51 e dava uns picos para 61.
Em full load com o cinebench estava 89~90 e em jogos 68~72
 
Isso também é na bios rodando ? Porque testando na bios ontem estava 49~51 e dava uns picos para 61.
Em full load com o cinebench estava 89~90 e em jogos 68~72
Sim... na BIOS fica entre 45 e 50 graus. Jogando fica no máximo a 73 graus. Nao fiz nada na BIOS. S
ó coloquei o CPU, montei e comecei a usar. Uso o FUMA 3 tambem
 
7800x3d o meu CPU Tctl/Tdie no Hwinfo sempre fica acima de 40C em idle

Phantom Spirit EVO com 3 fans

Geralmente em games não passa de 75C (CS2, Diablo IV, etc) (PBO Desativado) Temp ambiente 30-31C

Mas não sei pq diabos PUBG o jogo da uns spikes aleatórios de 1-2 segundos na tela de loading e no meio do jogo de ate 85C e volta rapidamente.
 
Última edição:
pra galera que tem esses x3D é interessante ver o que rola no forum overclock, porque é lá que tem mais pessoas trocando experiências com esses modelos, com dicas de performance, apenas tomem cuidado com postagens muito antigas e anteriores às datas de lançamento das últimas versões de BIOS, isso porque dica antiga demais pode não funcionar, a depender do que mudou, embora muitas seriam quase sempre válidas e independente de versão de BIOS, então, filtrem o conteúdo antes de aplicar ou perguntem lá também.
Se conseguirem melhorar, podem por favor postar aqui como fizeram e o que aconteceu.
 
Chegou hoje a criança, comprado na performance dia 15/02
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

mR1S7iA.jpg
 
Pq desativar a IGPU? Melhora consumo elétrico?
Alguns dizem que sim, outros dizem que diminui temperatura. Eu acho que é placebo. Mas como eu era acostumado com Intel, que ao instalar GPU dedicada já desativava a integrada, eu prefiro desativar.
 
Quais são os bons chips de memória no ddr5?
Sk hynix?
 
Alguns dizem que sim, outros dizem que diminui temperatura. Eu acho que é placebo. Mas como eu era acostumado com Intel, que ao instalar GPU dedicada já desativava a integrada, eu prefiro desativar.
Pior que é verdade que diminui a temperatura. Umas semanas atrás eu atualizei a bios e esqueci de desligar a gpu integrada e percebi que o processador tava uns 15°c mais quente. Um belo dia eu abro o msi afterburner e vejo ele monitorando o igpu... Eu só pensei "pqp, por isso tá esquentando muito ultimamente...." :facepalm:
 
Pior que é verdade que diminui a temperatura. Umas semanas atrás eu atualizei a bios e esqueci de desligar a gpu integrada e percebi que o processador tava uns 15°c mais quente. Um belo dia eu abro o msi afterburner e vejo ele monitorando o igpu... Eu só pensei "pqp, por isso tá esquentando muito ultimamente...." :facepalm:
Já vi muitos relatos assim, mas pra mim não deu diferença nenhuma. kkkkk

Nem em idle, nem em full load.
 
Pior que é verdade que diminui a temperatura. Umas semanas atrás eu atualizei a bios e esqueci de desligar a gpu integrada e percebi que o processador tava uns 15°c mais quente. Um belo dia eu abro o msi afterburner e vejo ele monitorando o igpu... Eu só pensei "pqp, por isso tá esquentando muito ultimamente...." :facepalm:

Já vi muitos relatos assim, mas pra mim não deu diferença nenhuma. kkkkk

Nem em idle, nem em full load.
quando se diminui o consumo por conta da desativação da iGPU, os Ryzen 7000 dão uma pisadinha a mais no consumo dos cores. Deu pra verificar esse comportamento no HWiNFO64
 
Tenho o 5700X com Watercooler aigo radiant 360mm... no primeiro o fan do WC começou a tremer, mandei para a garantia, a loja me mandou um novinho, por incrível que pareça, o novo começou a tremer também no mesmo dia de uso, o que pode ser quando o Fan do WC acontece isso? Aqui fica virando para baixo, pode ser q o Fan esteja querendo sair? A loja pelo jeito deu a opção de devolver o dinheiro, qual Watercooler devo pegar?
 
Quais são os bons chips de memória no ddr5?
Sk hynix?
não posso cravar sobre isso, melhor verificar o que o pessoal do fórum overclock.net AMD tem feito, eles testam o tempo todo, a questão é achar por aqui memória que eles usam por lá. Aparentemente, memórias com alto tRC e tensão elevada para manter o Clock padrão anunciado são as ruins. Por exemplo, a minha é anunciada como tRC 135 para 6400MHz em 1,40v enquanto já vi memória 6000MHz e 1,35v com tRC 80 subindo bastante. A questão é que o tRC nem sempre é divulgado. Outra temporização que influencia pesadamente é tRCD/WR/RD, quanto maior, pior
Tenho o 5700X com Watercooler aigo radiant 360mm... no primeiro o fan do WC começou a tremer, mandei para a garantia, a loja me mandou um novinho, por incrível que pareça, o novo começou a tremer também no mesmo dia de uso, o que pode ser quando o Fan do WC acontece isso? Aqui fica virando para baixo, pode ser q o Fan esteja querendo sair? A loja pelo jeito deu a opção de devolver o dinheiro, qual Watercooler devo pegar?
Air Cooler, seu 5700x não exige um WC e aqui é sobre AM5 e o seu é um AM4
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo