[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 88 33.1%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 55 20.7%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.1%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.2%

  • Total de votos
    266
Essas configs automáticas pelas fabricantes eu já sabia faz tempo, mas vai falar isso pro pessoal...
Limita a potência da mobo em stock ou seta no modo que a Intel recomenda (no caso do i9, 250W), vc automaticamente reduz o consumo e a temp do CPU :shrug:
 
User médio quando você cita undervolt/limitar PL (ou PPT na AMD): MAS AÍ VOCÊ TÁ CAPANDO ELE O QUE ADIANTA COMPRA INTEL 9 E CAPAR O POTENCIAL TODO, MELHOR COMPRAR UM I3 SE É PRA USAR CAPADO DESSA FORMA QUE PERDE TODO DESEMPENHO, TA QUERENO SABER MAIS QUE OS ENGENHEIRO DA INTEL/AMD/NVIDIA?? :coolface:

Aí vai ver e tem nego sofrendo com 100c em AC de 360-420mm e se estressando diariamente e outros rodando em AC de 100-200 reais com efetivamente o mesmo desempenho prático kkkk, fora a redução de exigência de VRM, da fonte, de calor jogado no ambiente etc
 

faltou o Peperaio falar sobre o assunto, isso afeta ambas as plataformas e é uma guerra declarada pelo overclock vindo de fábrica e sem garantia
Essas configs automáticas pelas fabricantes eu já sabia faz tempo, mas vai falar isso pro pessoal...
Limita a potência da mobo em stock ou seta no modo que a Intel recomenda (no caso do i9, 250W), vc automaticamente reduz o consumo e a temp do CPU :shrug:
são várias gerações assim desde que os fabricantes perceberam que não deveriam mais vender o produto com margem de overclock, eles já lançariam o produto no limite e hoje é o limite do limite ultrapassado, então o usuário não tem para onde ir e paga mais caro porque em testes de revisores o produto tá no topo, mas e como está toda a configuração de BIOS, refrigeração e a estabilidade ao longo do tempo?
User médio quando você cita undervolt/limitar PL (ou PPT na AMD): MAS AÍ VOCÊ TÁ CAPANDO ELE O QUE ADIANTA COMPRA INTEL 9 E CAPAR O POTENCIAL TODO, MELHOR COMPRAR UM I3 SE É PRA USAR CAPADO DESSA FORMA QUE PERDE TODO DESEMPENHO, TA QUERENO SABER MAIS QUE OS ENGENHEIRO DA INTEL/AMD/NVIDIA?? :coolface:

Aí vai ver e tem nego sofrendo com 100c em AC de 360-420mm e se estressando diariamente e outros rodando em AC de 100-200 reais com efetivamente o mesmo desempenho prático kkkk, fora a redução de exigência de VRM, da fonte, de calor jogado no ambiente etc
pessoal vestiu uma camisa e tá achando que faz graça pagar caro e assumir os riscos, esses processadores estão exigindo refrigeração extrema e cara demais e os revisores ainda estão recomendando! Outro ponto é que a estabilidade foi deixada de lado, não estão preocupados em ter um sistema funcionando bem, querem ultrapassar o limite porque o fã da marca paga por isso.
O prejudicado com isso tudo é o usuário comum que não quer mexer muito no equipamento, vai apenas ligar e deixar como está e nem imagina que tá tudo fritando desnecessariamente
 

O processador AMD Ryzen 9 7950X3D 3D V-Cache de 16 núcleos já está disponível por US$ 565​


i2UUIuY.png


Nas últimas semanas, os processadores AMD Ryzen 7000X3D tiveram descontos com bastante frequência. Particularmente, a atenção do varejista está voltada para o Ryzen 9 7900X3D, uma CPU de 12 núcleos que historicamente não tem visto muita popularidade entre os jogadores (por um bom motivo). Recentemente, atingiu um preço recorde de US$ 389. Logo atrás em termos de preço estava o Ryzen 7 7800X3D, o melhor CPU para jogos da AMD, com preço apenas US$ 40 mais alto. Lamentavelmente, ambas as ofertas expiraram.

No entanto, o que está disponível hoje é a variante de 16 núcleos, a opção de nível mais alto na linha atual da AMD. Apesar de sua maior contagem de núcleos, ele não compromete as vantagens do 3D V-cache para jogos. Os usuários têm a flexibilidade de priorizar chips individuais para diferentes finalidades, garantindo desempenho ideal em diversas tarefas.

Ofertas AMD Ryzen 9 7950X3D (links afiliados)​

A CPU custa atualmente US$ 565 e está disponível em dois grandes varejistas, Amazon e Newegg. O facto de ambos os retalhistas terem igualado os preços um do outro sugere um ajustamento de preços coordenado e planeado. No entanto, é importante observar que esta oferta pode ser limitada no tempo, portanto, os compradores interessados devem agir rapidamente.

DAm0Yqy.png


Vale a pena notar que a mudança de preço da AMD para o 7950X3D ocorreu apenas um dia depois que a Intel lançou seu processador Core i9-14900KS. Este último é o CPU Intel para desktop mais rápido atualmente no mercado, mas custa mais de US$ 134 a mais que o processador AMD, embora não seja muito mais rápido em média em jogos.

0EQ2cB3.png


Fonte: Amazon , Newegg
 
para o desespero ou delírio de fã, agora vai ter processador com delid junto com garantia, mas parece que ainda não é box, mas apenas sistemas montados, ou seja, o novo patamar está chegando. Agora é que se vier box, a coisa vai ficar feia, porque sem o IHS praticamente nenhum Air Cooler serviria nesses processadores sem capa, apenas alguns Water Coolers e ainda assim exigindo a remoção do sistema de contenção de CPU que vem na placa-mãe e você já paga por isso, mas não vai usar nesse caso específico de delid.
Esse sistema de contenção vem com parafusos bem específicos para o tipo de chave de fenda, outra ferramenta que precisa ser adquirida à parte para usar somente nesse caso de tirar ou colocar de volta a contenção, mas eu acho que as novas placas-mãe poderiam vir com parafusos mais comuns ou com adaptadores práticos para esse fim.
AMD poderia testar isso, vender processador sem o IHS e ver se a galera topa, tendo garantia, mas vem com preço inflado e vocês sabem o motivo, né!?
 
Acabei de pegar uma Asrock B650m Hdv-M.2 preciso montar um PC compacto q eu possa ficar levando da sala para o quarto então peguei um Pichau HX100 mas minha placa mãe atual é ATX então teria q trocar ela e o Ryzen 2600x já tá comigo desde o lançamento tava na hora de trocar, pensei em pegar uma MSI B550m ProVDH-wifi e um 5700x, mas colocando tudo na ponta do lapis vendendo as a peças q eu tenho eu iria desembolsar em torno 1500 para fazer esse UP, ai apareceu essa B650m hdv/M.2 no ML em loja confiavel por 1000 em 10x sem juros usando cupom ai colocando na ponta do lapis novamente um sistema mais atual com ela um Ryzen 7600 e 16gb DDR5 iria sair uns 600 a mais q montar um sistema com a B550 e o 5700x

Agora vem a duvida pelo q vi todos esses ryzen 7000 tem video integrado q serve pelo menos para tarefas basicas ? pois fiquei na duvida se pego msm o 7600 ou se pego um 7600x, 7700 ou 7700x vendo a placa de video e deixo pra pegar outra em setembro

Só jogo na TV em 4k então faço pouco uso do processador e ai galera para 4k compensa ir em qual 7600, 7600x, 7700 ou 7700x ?

e na questão de memória eu gostei da XPG lancer e vi umas de 6000mhz até 7200mhz ela é boa ou tem opções melhores ?
 
Kit AM5 entregue! R$3.1k bem investidos.
Dia 30/04 busco minha b650m aorus elite ax, 7700x e 64gb DDR5 trident z5.
Montei um AM4 em março do ano passado, que vou passar a diante logo logo pra abater o custo.
Agora é pensar se troco a 6700xt por uma Nvidia ou se espero a próxima geração. Tenho jogado nada mesmo 🤣
 
Oi gente. Alguém tem um tutorial bom para undervolt no 7800x3d em placa mãe Asus, de preferência.

Ainda estou achando as temperaturas meio altas. Embora tenha melhorado depois que o lance do cooler foi ajeitado. Imagino que um undervolt pode melhorar ainda mais as temperaturas.
 
Oi gente. Alguém tem um tutorial bom para undervolt no 7800x3d em placa mãe Asus, de preferência.

Ainda estou achando as temperaturas meio altas. Embora tenha melhorado depois que o lance do cooler foi ajeitado. Imagino que um undervolt pode melhorar ainda mais as temperaturas.
É só ir na BIOS, no Curve Optimizer, e colocar "10 negativo". Aí faz os testes de estabilidade nos seus programas/jogos mais pesados e passa pra 20/30 negativos caso fique estável.
Meu 5700X3D fica bom em -30, vi vários 7800X3D ficarem bons no mesmo valor.
 
É só ir na BIOS, no Curve Optimizer, e colocar "10 negativo". Aí faz os testes de estabilidade nos seus programas/jogos mais pesados e passa pra 20/30 negativos caso fique estável.
Meu 5700X3D fica bom em -30, vi vários 7800X3D ficarem bons no mesmo valor.

Aqui já consegui -20. Posso tentar -30. Não teria mais nada a fazer?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera percebi uma coisa agora. o Cooler do meu cpu, as fans dele, estão girando super devagar, o cooler é novo, não é poeira. É como estivesse em um perfil de baixo barulho, mesmo quando o CPU está quente. Tentei editar a curva do cooler na bios, e nada dele girar mais rápido.

GPU, a minha RTX4080 é super fácil fazer uma curva no MSI afterburner e funciona de boa. A GPU está super fria. Mas o CPU não estou conseguindo fazer isso no cooler.
 
Última edição:
Aqui já consegui -20. Posso tentar -30. Não teria mais nada a fazer?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera percebi uma coisa agora. o Cooler do meu cpu, as fans dele, estão girando super devagar, o cooler é novo, não é poeira. É como estivesse em um perfil de baixo barulho, mesmo quando o CPU está quente. Tentei editar a curva do cooler na bios, e nada dele girar mais rápido.

GPU, a minha RTX4080 é super fácil fazer uma curva no MSI afterburner e funciona de boa. A GPU está super fria. Mas o CPU não estou conseguindo fazer isso no cooler.
Quanto ao undervolt é isso mesmo. Se funcionar o -30, vai melhorar bastante.

Quanto ao fan do cooler, verifica se ele está conectado ao cpu fan da placa mãe.
 
Der8auer não deixou por menos, tá aí uma solução radical para os problemas de quem quer consumir 500Watts, tem pra AMD esse brinquedo. Não há ainda outra solução melhor.



nota do que ele diz no início sobre o i9 14900ks: "... alguém pode ser louco o suficiente para realmente encomendar um desses processadores...". Aí se tem margem para vender um equipamento ainda protótipo para refrigeração. E o que acharam da bomba?

será que o Zen4 faz 6GHz nesse brinquedo?
 
Quanto ao undervolt é isso mesmo. Se funcionar o -30, vai melhorar bastante.

Quanto ao fan do cooler, verifica se ele está conectado ao cpu fan da placa mãe.
Funcionou -30 e melhorou(bastante).

Não sei se o fan do cooler está ligado no CPU fan da placa mãe. Da próxima vez que eu técnico vier vou pedir para ele checar.

Eu tive uma ideia de no futuro colocar um fan no topo do gabinete, tem espaço, para jogar ar em cima do cooler do processador. Meu gabinete é grande e não tem fans em cima no meio, apenas 3 na frente, e um no lugar que as antigas fontes ficavam. Não vai jogar muita poeira, pq tem um tecido protetor em cima.

Eu sei que o ideal é colocar os fans da frente empurrando o ar para dentro, e os de trás e de cima, empurrando o ar para fora.

Mas a minha GPU está super fria, e o CPU que está quente(já está a menos de 70 em operação). Nesse caso se colocar uma fan em cima jogando vento diretamente no cooler do CPU não poderia ajudar muito mais a peça esquentada. Digo apenas esse fan diferente. Os 3 da frente continuariam jogando ar frio para dentro e o de traz jogando o ar para fora. Mas 1 fan em cima jogando o ar para baixo em cima do CPU. A única peça esquentada no meu PC é o CPU, a GPU pode subir mais 15 graus e ainda estaria super fria(minha GPU não chega a 60 graus em operação é um modelo RTX4080 com cooler muito robusto da Gigabyte.
 
Última edição:
Funcionou -30 e melhorou(bastante).

Não sei se o fan do cooler está ligado no CPU fan da placa mãe. Da próxima vez que eu tecnico vier vou pedir para ele checar.

Eu tive uma ideia de no futuro colocar um fan no topo do gabinete, tem espaço, para jogar ar em cima do cooler do processador. Meu gabinete é grande e não tem fans em cima no meio, apenas 3 na frente, e um no lugar que as antigas fontes ficavam. Não vai jogar muita poeira, pq tem um tecido protetor em cima.
A de cima talvez fique melhor jogando ar pra fora, equilibrando a pressão interna.
 
A de cima talvez fique melhor jogando ar pra fora, equilibrando a pressão interna.
Eu sei que faz mais sentido isso. Mas no meu caso especifico talvez o impacto maior seja justamente fazer diferente. Minha GPU é muito fria, já o CPU que as vezes passa de 70 graus. Estava ontem em 75, doprando um pouco o clock.

Eu editei a mensagem de cima meio que explicando a situação. Quando o técnico voltar eu vou testar o fan nas duas posições. Um fan de 140mm. Tem espaço para 2 fans de 140mm no topo do gabinete, mas não acho que seja necessário instalar dois.

Vamos supor que jogando ar no CPU derrube 8graus do CPU, mas aumente uns 5 da GPU, to no lucro, o problema é somente o CPU.

Acho que colocar fan em cima puxando ar para fora provavelmente vai ter pouco impacto na temperatura do CPU, melhoria um pouco a circulação de ar do gabinete. Já jogando ar vento diretamente nele, ai eu acredito que pode fazer diferença maior. E os demais componentes estão tranquilos em temperatura.
 
Eu sei que faz mais sentido isso. Mas no meu caso especifico talvez o impacto maior seja justamente fazer diferente. Minha GPU é muito fria, já o CPU que as vezes passa de 70 graus. Estava ontem em 75, doprando um pouco o clock.

Eu editei a mensagem de cima meio que explicando a situação. Quando o técnico voltar eu vou testar o fan nas duas posições. Um fan de 140mm. Tem espaço para 2 fans de 140mm no topo do gabinete, mas não acho que seja necessário instalar dois.

Vamos supor que jogando ar no CPU derrube 8graus do CPU, mas aumente uns 5 da GPU, to no lucro, o problema é somente o CPU.

Acho que colocar fan em cima puxando ar para fora provavelmente vai ter pouco impacto na temperatura do CPU, melhoria um pouco a circulação de ar do gabinete. Já jogando ar vento diretamente nele, ai eu acredito que pode fazer diferença maior. E os demais componentes estão tranquilos em temperatura.
O que diminui a temperatura do dissipador é o fluxo de ar (calor transportado). Jogar mais ar pra dentro do gabinete só vai criar uma ilha de calor que pode até piorar a situação.

Normalmente um fluxo bem definido e natural (ar quente saindo pra cima) é a melhor solução. De qualquer forma da pra fazer os testes e verificar.
 
O que diminui a temperatura do dissipador é o fluxo de ar (calor transportado). Jogar mais ar pra dentro do gabinete só vai criar uma ilha de calor que pode até piorar a situação.

Normalmente um fluxo bem definido e natural (ar quente saindo pra cima) é a melhor solução. De qualquer forma da pra fazer os testes e verificar.
Eu concordo em tese com vc, acredito que em 98% dos casos vai ser isso. Mas eu suspeito que aqui, por circunstancias muito especificas, talvez seja diferente. Quando der eu faço os testes. Não vai ser por agora. De qualquer forma, mais um fan de 140 de alguma forma vai ajudar.
 
um cara conseguiu pegar uma kingston fury rgb 5200 (source) e mandou 1.50V nela, com o resultado

furry-7800-cl36-sue-fclk-2167-jpg.2651673


nem precisava disso tudo, melhor ficar em 6400/6600 ou 6800 se conseguir o uclk=mclk. Forçar demais a tensão sem olhar como tá o VDDIO/MC faz com que passe também de 1.5v
 
consegui resolver o problema do HDMI usando a iGPU, depois vou reportar no forum AMD. Não tinha problema algum até a v2413 da Asustek, retrocedi para a v2412 e o problema, que também não existia nessa versão, passou a acontecer. Foi difícil isolar quem estava dando os travamentos aleatórios, mas deu para perceber que não era o processador, porque continuava funcionando o som, por exemplo, e o Visualizador do Windows 11 não aportava erro, e nos testes de memória tem passado.
basicamente é necessário entrar na BIOS para ativar uma função do HDMI, possivelmente mexer no Curve Optimizer da GFX (iGPU) e travar a quantidade de memória usada pela iGPU. Enfim, isso é por alguma incompatibilidade entre os Ryzen 8000 e os 7000 no que toca suas iGPUs
 
Adicionar fan num setup batendo 65c de temp máxima é desperdício na minha opinião e só vai servir pra aumentar o ruído, gastar dinheiro (mesmo que pouco) e acumular mais poeira no gabinete
 
Pessoal, poderiam me dizer se a temperatura do 7800x3d em idle 54~56ºC e full load stress em 78~80ºC esta boa ? Não fiz undervolt nenhum, só fiz uma curva de fan.
E uma duvida, estou tendo problemas que a placa de vídeo on board não esta desativando.
Minha config é:
7800x3d
Cooler CPU FUMA 3
Cooler gabinete Lian LI Bora digital
B650 MSI TOMAHAWK
32GB LEXAR 7200mhz, rodando em 6000mhz
3 SSD nvme
Placa de vídeo R7 260x (temporario)
Corsair 850e
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo