• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4 e além

Você pretende fazer upgrade pra os Zen 4?

  • Sim, farei upgrade

    Votes: 86 32.7%
  • Depende do ganho de performance

    Votes: 54 20.5%
  • Não, acabei de fazer um upgrade no socket AM4 mesmo

    Votes: 96 36.5%
  • Não, migrei ou migrarei para Intel

    Votes: 27 10.3%

  • Total de votos
    263
Peguei a Gigabyte B650 Gaming X.

Aqui as memorias não passam dos 2994mhz ate que eu abra algo mais pesado. Ja verifiquei no HWiNFO, CPU-Z, Ryzen Master.
Não sei se eh o Ryzen Master segurando as memoria mas não fica fixo em 6000mhz de jeito nenhum.
EU não sei se era pra acontecer isso rsrs.

Se alguem tiver alguma sugestão do que fazer, ajuda ai, vlw!!!

Não me recordo de ter visto isso antes. Não tá confundindo o clock bus dela com a denominação DDR? DDR = Double Data Rate, DDR 6000 = 3000 Mhz (6000 MT/s). Alguns locais falam 6000 Mhz, mas é a mesma coisa.
 
Peguei a Gigabyte B650 Gaming X.

Aqui as memorias não passam dos 2994mhz ate que eu abra algo mais pesado. Ja verifiquei no HWiNFO, CPU-Z, Ryzen Master.
Não sei se eh o Ryzen Master segurando as memoria mas não fica fixo em 6000mhz de jeito nenhum.
EU não sei se era pra acontecer isso rsrs.

Se alguem tiver alguma sugestão do que fazer, ajuda ai, vlw!!!
posta a imagem mostrando essa situação da memória, ao menos o cpuz.

Ryzen Master está desatualizado e na hora de desinstalar ele ainda deixa um rastro que tem de tirar no regedit, verifique depois se tem erros no Visualizador de Eventos do Windows, é lá que pode ver se há problemas durante o uso do sistema operacional e possíveis corrupções do núcleo.
 
Última edição:
Quanto foi? Por curiosidade

Saiu R$ 2.560,00 😄 Ela tinha aparecido por R$ 2.700,00 o que chamou a minha atenção, daí fui testar um cupom que o Guiga Games tinha divulgado, achei que o cupom não pegaria por já estar com um bom desconto, mas pegou 😲 Não resisti, o PCismo falou alto e peguei 😁 Ponto interessante, pelo preço normal (R$ 3.000,00) essa placa está encalhada, a minha veio com a primeira versão de BIOS (v1.07), provavelmente dê pra pegar ela novamente com um bom desconto na Black Friday.

Peguei a Gigabyte B650 Gaming X.

Aqui as memorias não passam dos 2994mhz ate que eu abra algo mais pesado. Ja verifiquei no HWiNFO, CPU-Z, Ryzen Master.
Não sei se eh o Ryzen Master segurando as memoria mas não fica fixo em 6000mhz de jeito nenhum.
EU não sei se era pra acontecer isso rsrs.

Se alguem tiver alguma sugestão do que fazer, ajuda ai, vlw!!!

Nesses softwares os 6000Mhz vão aparecer como 3000Mhz, está correto. Dá uma olhada no gerenciador de tarefas do Windows, lá vai aparecer como 6000Mhz :)

b1pLmwl.png
 
Saiu R$ 2.560,00 😄 Ela tinha aparecido por R$ 2.700,00 o que chamou a minha atenção, daí fui testar um cupom que o Guiga Games tinha divulgado, achei que o cupom não pegaria por já estar com um bom desconto, mas pegou 😲 Não resisti, o PCismo falou alto e peguei 😁 Ponto interessante, pelo preço normal (R$ 3.000,00) essa placa está encalhada, a minha veio com a primeira versão de BIOS (v1.07), provavelmente dê pra pegar ela novamente com um bom desconto na Black Friday.



Nesses softwares os 6000Mhz vão aparecer como 3000Mhz, está correto. Dá uma olhada no gerenciador de tarefas do Windows, lá vai aparecer como 6000Mhz :)

b1pLmwl.png
eh isso ai mesmo, agora que vi, tah tudo certo.
 



G.SKILL Trident Z5 Neo RGB Series (AMD Expo) DDR5 RAM 32GB (2x16GB) 6000MT/s CL30-38-38-96 1.35V Desktop Computer Memory UDIMM - Matte Black (F5-6000J3038F16GX2-TZ5NR)​

Essas memórias são boaS?
 
G.SKILL Trident Z5 Neo RGB Series (AMD Expo) DDR5 RAM 32GB (2x16GB) 6000MT/s CL30-38-38-96 1.35V Desktop Computer Memory UDIMM - Matte Black (F5-6000J3038F16GX2-TZ5NR)
Essas memórias são boaS?

São excelentes, Hynix M-Die, tenho um kit G.Skill com os mesmos chips/frequência/latência, única diferença é a estética, as minhas são Flare X. Usava elas com um 7700X e atualmente com o 7800X3D, nunca deram problema 👍
 
São excelentes, Hynix M-Die, tenho um kit G.Skill com os mesmos chips/frequência/latência, única diferença é a estética, as minhas são Flare X. Usava elas com um 7700X e atualmente com o 7800X3D, nunca deram problema 👍

São essas?

G.SKILL Flare X5 Series (AMD Expo) DDR5 RAM 32GB (2x16GB) 6000MT/s CL30-38-38-96 1.35V Desktop Computer Memory UDIMM - Matte Black (F5-6000J3038F16GX2-FX5)​




Se for é bom que economizo.
obs: o Link da amazon não ta aparecendo.
 
São essas?

G.SKILL Flare X5 Series (AMD Expo) DDR5 RAM 32GB (2x16GB) 6000MT/s CL30-38-38-96 1.35V Desktop Computer Memory UDIMM - Matte Black (F5-6000J3038F16GX2-FX5)​

Se for é bom que economizo.
obs: o Link da amazon não ta aparecendo.

Fui conferir na caixa das minhas
xdUnMiI.png
Sim, são exatamemte essas 😄
 
Pessoal, novo Agesa(1.0.8.0) esta bom, aqui agora consigo 2200 no fclk. :fovhappy:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

São essas?

G.SKILL Flare X5 Series (AMD Expo) DDR5 RAM 32GB (2x16GB) 6000MT/s CL30-38-38-96 1.35V Desktop Computer Memory UDIMM - Matte Black (F5-6000J3038F16GX2-FX5)​




Se for é bom que economizo.
obs: o Link da amazon não ta aparecendo.

Já pega um fan pra colocar apontado pras memórias pois as G.skill são esquentadinhas...

Delta T-force
mem_stressteam-png.2630026


G.Skill TZ5RK
mem_stressgskill-png.2630025
 
Última edição:
Pessoal, novo Agesa(1.0.8.0) esta bom, aqui agora consigo 2200 no fclk. :fovhappy:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Já pega um fan pra colocar apontado pras memórias pois as G.skill são esquentadinhas...

Delta T-force
mem_stressteam-png.2630026


G.Skill TZ5RK
mem_stressgskill-png.2630025
bacana, estou testando 6400MHz ainda e percebi que o Curve Optimize não é tão gentil, ou ao menos não dá pra usar sempre, pois causa instabilidade (ao menos no meu caso que não tenho water cooler). Coloquei FCLK em 2133MHz e já conseguia por em 2200MHz em versão anterior, mas vi a galera falando que me 2200 não fica estável.


essas ddr5 são esquentadas, todas
 
a nova AGESA 1809 vem com mais novidades:
DDR5 NITRO
DDR5 ROBUST TRINING MODE (ativado após o NITRO estar tb ativo)
 
Última edição:
o que seria o Nitro, um modo como o Expo?
é um modo que aproveita a largura de banda, mesmo que as temporizações das memórias não sejam extremamente baixas, ou seja, você ganha desempenho sem ter de ficar testando mexer em cada temporização e, se já está estável (o suficiente para não ficar reiniciando do nada), ganha mais desempenho.

a nova AGESA 1.0.8.0 também permite usar o modo especulativo da CPU, ficando mais, menos ou não especulativo. Isso pode trazer ganhos, ou nada ou perda de performance a depender do tipo de processamento do aplicativo.
 
Pra dar um update finalmente montei o kit novo aqui, gabinete/CPU/RAM chegaram quarta passada mas a Azul atrasou a placa-mãe e só recebi ontem, aí aproveitei que tava dando uma tempestade braba ontem pra atualizar a bios mas tudo correu bem, tá na 7D75v17 que é a mais atual no momento. Formatei tudo e instalei os drivers da GPU e chipset drivers e até o momento tudo tranquilo, falta testar direito o CPU e fuçar nas memórias porque nem ativei o XMP ainda kkk, primeiro boot também não teve demora alguma, abri o GW2 pra dar uma testada rápida e a temp máxima foi 64c~ no Tctl/Tdie mas a temp máxima reportada no CCD1 e nos cores individuais foi de 55c, e montei usando o XPG Vento Pro no meio dos heatsinks aqui ao invés dos 2 fans stock do PS120, deixar umas fotos de como ficou que ia postar no thread do Montech 903 mas fecharam o tópico :haha:

Ignore o M2 Sata, botei ele aí só pra testar o mecanismo de trava do M2 kkkkk, muito bom não precisar mais de parafusos

lZWRtrl.jpg

38ALCfi.jpg

JVtzGwU.jpg

IlL91kr.jpg


Usei a Thermalright TF7 que veio com o PS120, consistência parece um chiclete igual a MasterGel Maker, acho que um pouquinho mais líquida que a Maker
SKUTP3I.jpg


cDJ9RyN.jpg


S18VZva.jpg


Sem o XMP ainda, só pra registrar timings/tensões etc

YI2JsCn.png

WXgQW8b.jpg

EDIT: Tentei abrir o Thaiphoon Burner aqui mas só da crash, o SKU da memória é LD5EU016G-6400LA, não achei nada pesquisando pelo modelo ou SKU mas vi gente comentando que alguns kits terminados em M são M-die e terminados em A são A-die, que outra forma tenho de conferir qual die é pra ter certeza? Algum outro software? Porque não vou tirar o heatsink pra conferir kkk

EDIT2: Aqui só pra comparar uns valores da RAM sem XMP, com XMP ativado (e botei vSoC 1.25v manual) e com o XMP e o HEM (High-efficiency mode) da bios em "Balance", tem os presets Relax, Balance, Tighter e Tightest

 
Última edição:
Pra dar um update finalmente montei o kit novo aqui, gabinete/CPU/RAM chegaram quarta passada mas a Azul atrasou a placa-mãe e só recebi ontem, aí aproveitei que tava dando uma tempestade braba ontem pra atualizar a bios mas tudo correu bem, tá na 7D75v17 que é a mais atual no momento. Formatei tudo e instalei os drivers da GPU e chipset drivers e até o momento tudo tranquilo, falta testar direito o CPU e fuçar nas memórias porque nem ativei o XMP ainda kkk, primeiro boot também não teve demora alguma, abri o GW2 pra dar uma testada rápida e a temp máxima foi 64c~ no Tctl/Tdie mas a temp máxima reportada no CCD1 e nos cores individuais foi de 55c, e montei usando o XPG Vento Pro no meio dos heatsinks aqui ao invés dos 2 fans stock do PS120, deixar umas fotos de como ficou que ia postar no thread do Montech 903 mas fecharam o tópico :haha:

Ignore o M2 Sata, botei ele aí só pra testar o mecanismo de trava do M2 kkkkk, muito bom não precisar mais de parafusos

lZWRtrl.jpg

38ALCfi.jpg

JVtzGwU.jpg

IlL91kr.jpg


Usei a Thermalright TF7 que veio com o PS120, consistência parece um chiclete igual a MasterGel Maker, acho que um pouquinho mais líquida que a Maker
SKUTP3I.jpg


cDJ9RyN.jpg


S18VZva.jpg


Sem o XMP ainda, só pra registrar timings/tensões etc

YI2JsCn.png

WXgQW8b.jpg

EDIT: Tentei abrir o Thaiphoon Burner aqui mas só da crash, o SKU da memória é LD5EU016G-6400LA, não achei nada pesquisando pelo modelo ou SKU mas vi gente comentando que alguns kits terminados em M são M-die e terminados em A são A-die, que outra forma tenho de conferir qual die é pra ter certeza? Algum outro software? Porque não vou tirar o heatsink pra conferir kkk

EDIT2: Aqui só pra comparar uns valores da RAM sem XMP, com XMP ativado (e botei vSoC 1.25v manual) e com o XMP e o HEM (High-efficiency mode) da bios em "Balance", tem os presets Relax, Balance, Tighter e Tightest


Ficou show a build, parabéns 😄 Sobre o thaiphoon burner, achava estranho o pessoal tentando identificar os chips olhando a caixa, stickers nos módulos, decifrando códigos, etc... se teoricamente bastaria checar no thaiphoon burner. A razão é que haviam reportes de que ele estava apagando o firmware de módulos DDR5, por isso o pessoal não o estava usando. Isso tem alguns bons meses, não sei como está hoje, de qualquer forma na dúvida acredito que é melhor evitar usar ele
 
iGame Advanced OC-V 4080 da Colorful

Aqui sempre preferi preto mas de uns meses pra cá do nada me deu um troço e me deu vontade de montar uma build branca ou com gabinete branco, no fim peguei só o gabinete porque já tinha o cooler/GPU etc e não tava afim de pagar $ extra em placa-mãe e memória só por cor, ainda priorizei mais o CxB e desempenho por enquanto pelo menos kkkk
 
Gosto do preto discreto tbm, sem led, sem frescura. Já tive setup todo preto e gostava, mas acho q falta algo rsrs.

Tenho um gabinete Corsair 600t branco, só peguei o branco pq o cinza e o preto eu achei feio rsrs, e pq o branco estava mais barato (20% off) quando comprei rsrs.
Já quase pintei, desisti, desmontei os plásticos, coloquei de volta, já desmontei o interior todo, tirei tudo que eu não precisava de dentro rsrs. Abri um espaço gigantesco no gabinete, que já é bem grande para um mid tower. Vou ver se tenho fotos aqui.

Edit: Não consigo postar as imagens do imgur, não estão carregando.
 
Última edição:
Passando um feedback, essa noite a placa mãe b650m passou sem taxas. Ou seja meu up inteiro passou sem cafezinho pro Lule, b650m + 7800x3d + 16Gbx2 6400mt/s ram.

Estou na ansiedade para que chegue tudo logo e possa me livrar do meu kit antigo. :oremos:
 
Passando um feedback, essa noite a placa mãe b650m passou sem taxas. Ou seja meu up inteiro passou sem cafezinho pro Lule, b650m + 7800x3d + 16Gbx2 6400mt/s ram.

Estou na ansiedade para que chegue tudo logo e possa me livrar do meu kit antigo. :oremos:
Tu levou muita sorte porque a ta taxando até capinha de celular que custa $5,00 rs.
 
Passando um feedback, essa noite a placa mãe b650m passou sem taxas. Ou seja meu up inteiro passou sem cafezinho pro Lule, b650m + 7800x3d + 16Gbx2 6400mt/s ram.

Estou na ansiedade para que chegue tudo logo e possa me livrar do meu kit antigo. :oremos:
De fato, deu muita sorte mesmo! Kkkk
 
Pessoal, postei há um tempinho sobre um upgrade que estou pensando.

Trabalho também com alguns softwares de engenharia que talvez beneficiem de mais de 32gb de RAM.

Sobre a questão de controlador de memória, topologia da placa mãe, etc. Vou ter alguma diferença significativa usando 4x16 em vez de 2x32? Algum problema de compatibilidade, frequências? Tô pensando em 6000MHz CL30 ou CL36 dependendo do disponível.

Que aí eu foco em fazer o upgrade de agora com 2x16 e futuramente pego mais 2x16.
 
Pessoal, postei há um tempinho sobre um upgrade que estou pensando.

Trabalho também com alguns softwares de engenharia que talvez beneficiem de mais de 32gb de RAM.

Sobre a questão de controlador de memória, topologia da placa mãe, etc. Vou ter alguma diferença significativa usando 4x16 em vez de 2x32? Algum problema de compatibilidade, frequências? Tô pensando em 6000MHz CL30 ou CL36 dependendo do disponível.

Que aí eu foco em fazer o upgrade de agora com 2x16 e futuramente pego mais 2x16.
Estando no QVL da placa mãe ou conhecendo alguém com cenário parecido acho que de modo geral não há problema nessa frequência/latência com 2 ou 4 pentes.

O óbice aqui (e vale para qualquer plataforma) é conseguir achar outro par exatamente igual lá na frente, isso sim pode bagunçar a vida em termos de compatibilidade/instabilidade/etc., recentemente tivemos o caso de um colega numa plataforma AM5 com 2 pares de memórias Corsair "iguais" (mesmo modelo, chips diferentes) que se incomodou com isso (link).

Nada te impede de pegar 2x 16GB agora e ser feliz, ciente de que pode precisar vender ambas e partir para 2x 24GB, 2x 32GB, 2x 48GB ou mesmo 4x xxGB (e 100% iguais) no futuro.
 
Pessoal, instalei o 7800x3d antes de ontem e queria saber uma config mediana padrão pra um PBO e CO nele. Quais valores devo estar na BIOS? Nada muito arrojado, só pra dar uma otimizada de leve.
No momento estou usando só EXPO nas memos, q são gskill 6000mhz CL30.
Placa mãe é Gigabyte B650M Aorus Elite.

Agradeço antecipadamente.
 
Pessoal, instalei o 7800x3d antes de ontem e queria saber uma config mediana padrão pra um PBO e CO nele. Quais valores devo estar na BIOS? Nada muito arrojado, só pra dar uma otimizada de leve.
No momento estou usando só EXPO nas memos, q são gskill 6000mhz CL30.
Placa mãe é Gigabyte B650M Aorus Elite.

Agradeço antecipadamente.
CO é 100% individual, tem CPU que vai aguentar -30 ou mais, outros -20 outros nem -1 então é algo pra ter em mente, e PBO com que intuito? Ganho de performance em bench sintético ou tentar ganhar desempenho ou redução de temperatura em jogos? Porque não dá pra aumentar boost do 7800x3D até onde sei e mesmo se conseguir (via bclk ou algo assim) o ganho no geral vai ser mínimo e desprezível, o PPT dele é >150w se não me engano e duvido muito sequer chegar perto disso, maioria dos reviews bate nem 100w em stress nele porque é limitado por outras coisas bem antes de bater no limite de energia

To usando ele aqui também e o CPU é tão rápido, tão frio e de consumo tão baixo que qualquer possível ganho muito provavelmente vai ser mínimo, mas eu tentaria tacar uns -20 ou -30 de CO e ver se dá boa, se ficar instável vai reduzindo de 5 em 5, deve ganhar uma mixaria de clock/desempenho e talvez uma pequena redução de temperatura em alguns cenários, por enquanto estou usando stock e máximo que vi bater foi 67c de pico no sensor mais quente mas os cores e o sensor Tdie máximo foi 60c, nem sei se vou fuçar muito nele aqui, consumo de 40-50w com 5050mhz de clock enquanto meu 5800x a 3725mhz puxava 40-50w também kkkk
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo