[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Nesse caso para o CPU é como se ele estivesse trabalhando em uma resolução menor e a gpu faz o Upscaling pra resolução final 4K. Não sei exatamente em que resolução ele vai renderizar um qualidade/Balanceado/Perf...

DLAA (100%) = 2160p
Quality (66.6%) = 1440p
Balanced (58%) = 1253p
Performance (50%) = 1080p
Ultra Performance (33,3%) = 720p

E tem também o preset Ultra Quality (76%), que nunca foi implementado na prática.

d202aad1b08a8804d9f6d6898d2df7f3_w200.gif

Por falar em Bios, hoje a Gigabyte soltou uma beta (F33a) com AGESA 1.2.0.3a PatchA.

Um fato curioso:
Ver anexo 136548

Até então só tinha instalado uma ou duas vezes os drivers do site da Gigabyte ao invés dos da AMD, que no momento segue na versão 6.10.17.152.

Acho o instalador da AMD mais bem resolvido (mostra o que vai instalar, pede pra reiniciar no final e etc) enquanto o da Gigabyte "só vai" e sequer exibe uma confirmação de conclusão.

Mais cedo atualizei ambos e por ora tudo certo.

É.... aqui eu arranquei esse driver tmb (quase precisei formatar de tanta tela azul) mas consegui remover no modo segurança. Daqui uns 6 meses eu revisito isso aí... Na real perdi 2 dias de jogatina quebrando cabeça com essa bios nova e esse driver. Quando achei um post no reddit do pessoal xingando, realmente dei o braço a torcer e fiz o flashback pra 3.12.

DLAA (100%) = 2160p
Quality (66.6%) = 1440p
Balanced (58%) = 1253p
Performance (50%) = 1080p
Ultra Performance (33,3%) = 720p

E tem também o preset Ultra Quality (76%), que nunca foi implementado na prática.
COnsiderando que o DLSS Transformers ta bom em modo performance, o 9800X3D fica mais atraente, mesmo sendo monitor em 4K, não?

relative-performance-games-2560-1440.png

relative-performance-games-1920-1080.png

Chegou a CPU
6yEUM1j.png

Porém as memórias só vão chegar semana que vem :pepe:
Ka8JdVE.png

Pelo menos eles alteraram o endereço de entrega e vão mandar pro escritório da minha empresa. Depois vejo com algum colega de trabalho se rola de me enviarem, ou depois eu pego quando vier visitar de novo.

Chegou a CPU
6yEUM1j.png

Porém as memórias só vão chegar semana que vem :pepe:
Ka8JdVE.png

Pelo menos eles alteraram o endereço de entrega e vão mandar pro escritório da minha empresa. Depois vejo com algum colega de trabalho se rola de me enviarem, ou depois eu pego quando vier visitar de novo.
Top! Parabéns!

COnsiderando que o DLSS Transformers ta bom em modo performance, o 9800X3D fica mais atraente, mesmo sendo monitor em 4K, não?

relative-performance-games-2560-1440.png

relative-performance-games-1920-1080.png

Peguei um vídeo pra você vê... talvez tenha até outros melhores, mas ignora o comparativo e apenas observe o uso de CPU em cada jogo do teste.
Ali é uma 4080, uma 4090/5080 irá aumentar um pouco essa porcentagem de uso se fosse o caso.

Dá pra dizer que a diferença é mais perceptível em jogos CPUs Bound (4K desempenho ficou entre um 1440p Nativo e DLSS Qualidade na exigência de CPU - e o CPU do teste é mais fraco que os falados aqui).

Falando por cima e levando em consideração que são CPUs bem forte (7900 e 9800X3D)... acho que dá pra praticamente considerar um bench de 1440P Nativo pro 4K Desempenho (Principalmente modelo transformer que pega um pouco mais de GPU que o CNN) e nos demais perfis pode imaginar um 4K mesmo.

Diferença continua sendo bem mínima entre processadores no seu caso.

Ficaria com o 9800X3D pela oportunidade do negócio - pensando em 4K; acho que dá praticamente pra pular a geração AM5 todinha tendo ele em mãos antes de um novo up.

Última edição:

Galera, estava tentando fazer uns ajustes no meu CPU e me surgiu uma dúvida, não sei se estou fazendo algo errado no PBO ou seria um bug da minha placa mãe mas...

Quando ativo o PBO All Cores -20 parece funcionar normal, mas quando tento ativar a opção Per Core e ajusto manualmente cada Core me parece não surtir efeito. Quando uso o modo Per Core preciso ativar mais alguma coisa?

Fala pessoal, lembro de alguém ter postado sobre isso mas não estou mais achando o post....

O serviço amd3dvcache só fica ''Parado'' no gerenciador de tarefas, mesmo jogando e etc... É normal acontecer isso?

Postei lá no topico do water cooler, estou testando o Water Cooler Lian Li Hydroshift e o software é muito bugado tá consumindo brincando 5%, assim que desligo o sensor+software da lian li (L-connect) o consumo e temperatura baixa, alguém sabe dizer como contornar isso? No bf2042 por exemplo nessa brincadeira deu 5 graus a mais na media usando o software.

AMD Ryzen 7 7800X3D com desconto de US$ 99 em um Walmart devido ao fechamento do departamento de PC
Melhor CPU para jogos Zen4 a um preço incrivelmente baixo
Não, não é uma oferta online.

OXRgOu3.png

Morar em uma área remota que não tem uma grande comunidade de PCs tem alguns benefícios. De acordo com Global-Pickle5818 no Reddit, havia quatro processadores Ryzen 7 7800X3D à venda por US$ 99,75 cada. O desconto foi resultado do fechamento do departamento de PCs pelo Walmart.

O Ryzen 7 7800X3D está sendo vendido atualmente por US$ 449 e viu um breve aumento no preço devido à falta de fornecimento de seu sucessor, o 9800X3D. O desconto do Walmart é basicamente 1/4 do preço de US$ 399 que estava lá antes.

Se olharmos para a direita, também podemos ver que o 14600K foi vendido por US$ 77,25. De acordo com sites de comparação de preços, essa CPU agora está listada por US$ 239, então também é um ótimo negócio.

Infelizmente, não houve menção a nenhuma venda de GPU; no entanto, o usuário do Reddit menciona que comprou uma GeForce RTX 4070 por US$ 350. Isso também é um ótimo negócio, dado que os varejistas agora estão migrando para a série RTX 5070 e os preços da série 4070 dispararam.

Fonte: Reddit

AMD Ryzen 7 7800X3D com desconto de US$ 99 em um Walmart devido ao fechamento do departamento de PC
Melhor CPU para jogos Zen4 a um preço incrivelmente baixo
Não, não é uma oferta online.

OXRgOu3.png

Morar em uma área remota que não tem uma grande comunidade de PCs tem alguns benefícios. De acordo com Global-Pickle5818 no Reddit, havia quatro processadores Ryzen 7 7800X3D à venda por US$ 99,75 cada. O desconto foi resultado do fechamento do departamento de PCs pelo Walmart.

O Ryzen 7 7800X3D está sendo vendido atualmente por US$ 449 e viu um breve aumento no preço devido à falta de fornecimento de seu sucessor, o 9800X3D. O desconto do Walmart é basicamente 1/4 do preço de US$ 399 que estava lá antes.

Se olharmos para a direita, também podemos ver que o 14600K foi vendido por US$ 77,25. De acordo com sites de comparação de preços, essa CPU agora está listada por US$ 239, então também é um ótimo negócio.

Infelizmente, não houve menção a nenhuma venda de GPU; no entanto, o usuário do Reddit menciona que comprou uma GeForce RTX 4070 por US$ 350. Isso também é um ótimo negócio, dado que os varejistas agora estão migrando para a série RTX 5070 e os preços da série 4070 dispararam.

Fonte: Reddit

ahh o sonho americano....

Fui ver a mobo pra comprar agr, a x670e ProArt tá fora de estoque em todo lugar 🤡
Esperar uns dias pra ver se ela volta, caso contrário vou em uma B650 ProArt mesmo.

Na Amazon tá disponível a X670e, estranho...
Já pensou uma Taichi tmb?
Por 1.5k a mais que o preço normal, e vendido pela "mula games" 🙃
Pensei na taichi, assim como outras x670, porém só a proart tem video pass-through pela USB-C.

Fala pessoal, lembro de alguém ter postado sobre isso mas não estou mais achando o post....

O serviço amd3dvcache só fica ''Parado'' no gerenciador de tarefas, mesmo jogando e etc... É normal acontecer isso?

Postei lá no topico do water cooler, estou testando o Water Cooler Lian Li Hydroshift e o software é muito bugado tá consumindo brincando 5%, assim que desligo o sensor+software da lian li (L-connect) o consumo e temperatura baixa, alguém sabe dizer como contornar isso? No bf2042 por exemplo nessa brincadeira deu 5 graus a mais na media usando o software.
O amd3dvcache fica 100% do tempo rodando, ele não consome nada de processamento.

Em geral softwares desses dispositivos são horríveis, eu evito ao máximo usar. Procura usar fancontrol ou outro software pra gerenciar o que for.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, estava tentando fazer uns ajustes no meu CPU e me surgiu uma dúvida, não sei se estou fazendo algo errado no PBO ou seria um bug da minha placa mãe mas...

Quando ativo o PBO All Cores -20 parece funcionar normal, mas quando tento ativar a opção Per Core e ajusto manualmente cada Core me parece não surtir efeito. Quando uso o modo Per Core preciso ativar mais alguma coisa?
Não, ativar per core e colocar todos em -20 tem que dar exatamente o mesmo resultado de all core -20.

O amd3dvcache fica 100% do tempo rodando, ele não consome nada de processamento.

Em geral softwares desses dispositivos são horríveis, eu evito ao máximo usar. Procura usar fancontrol ou outro software pra gerenciar o que for.

Não, ativar per core e colocar todos em -20 tem que dar exatamente o mesmo resultado de all core -20.

Então certamente é algum bug da minha BIOS / Placa Mãe. Porque quando fica All Core, funciona, mas quando coloco Per Core as voltagens e temperaturas parecem não surtir efeito.

Mas aqui no gerenciador de tarefas ele fica parado 100% do tempo, é algum bug visual apenas ou tem algum erro ai? O Windows tá zero , fiz instalação limpa justamente para não causar conflitos.

Esse software fancontrol é muito bom mesmo, porem ele não consegue controlar as fans da lian li, do water cooler sai apenas 1 saida pwm e com isso ela serve para controlar a bomba e as fans, e parece que só o software da lian li consegue controlar isso, fora que a telinha que ele tem também ,é controlado só pelo L-connect.

Gostei bastante do water cooler mas isso matou a experiencia kkk

Mas aqui no gerenciador de tarefas ele fica parado 100% do tempo, é algum bug visual apenas ou tem algum erro ai? O Windows tá zero , fiz instalação limpa justamente para não causar conflitos.

Esse software fancontrol é muito bom mesmo, porem ele não consegue controlar as fans da lian li, do water cooler sai apenas 1 saida pwm e com isso ela serve para controlar a bomba e as fans, e parece que só o software da lian li consegue controlar isso, fora que a telinha que ele tem também ,é controlado só pelo L-connect.

Gostei bastante do water cooler mas isso matou a experiencia kkk
Não sei te respondera agora, preciso ver no meu computador como fica.

Sobre o controlador, os fans do meu H115i deveriam ficar ligados no Corsair Core Commander, mas eu ligo eles direto na placa mãe e controlo pelo Fan Control (uso um adaptador Y para ligar os 2)
Já o software da Corsair até deixo instalado, mas só abro quando precisar alterar alguma coisa da bomba (velocidade ou rgb)

Users who are viewing this thread

Voltar