[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Para o pessoal do 9800x3d qual temperatura e consumo em idle/jogos? Estou achando a temperatura em idle meio alta fica praticamente constante 45-48, mas em jogos está bom, battlefield que consome bastante cpu está numa media de 60-65 graus.

Consumo em idle fica na casa dos 30-40w mesmo ?
Tá falando de qual dos trocentos sensores de CPU? :limo:

Com pouca carga sobre o processador os fans do cooler do processador trabalham a uma rotação menor, certo? É natural que a temperatura não desça tanto mas vai depender da sintonia fina/curva que cada um fizer em seus respectivos sistemas de refrigeração.

Em termos de temperatura e consumo é mais ou menos o mesmo que vejo no 9900x em "idle" por aqui então acho que está ok, idem para jogos e aplicações mais pesadas (média de 65-75ºC).

Sobre o andamento... Com ajuda de um amigo começou a vir uns resultados. Ainda tem muita coisa pra melhorar.
O resultado com tudo em stock
Expo 6k
chZoaVu.png

VdXscoo.png

KedLgmD.jpeg

7800cl40
EZwHoNG.png

3IzBOAq.png

2EhJIRr.png

Com todas cfg em stock meu shadow veio 242. São 12% com o expo 6k e 20% em 7800 com muitos timings ainda à otimizar! Essa plataforma da amd é insana...
8k não consegui estabilidade, além de boot demorar quase 4 minutos. Mas por curiosidade no shadow veio 318 em um dos testes que não crashou. 1% low deu uma melhora boa.
Sobre a temperatura da memória, saiu do expo, realmente tem que usar ventilação. Atualmente uso um de 120mm.

Tá falando de qual dos trocentos sensores de CPU? :limo:

Com pouca carga sobre o processador os fans do cooler do processador trabalham a uma rotação menor, certo? É natural que a temperatura não desça tanto mas vai depender da sintonia fina/curva que cada um fizer em seus respectivos sistemas de refrigeração.

Em termos de temperatura e consumo é mais ou menos o mesmo que vejo no 9900x em "idle" por aqui então acho que está ok, idem para jogos e aplicações mais pesadas (média de 65-75ºC).

O Tdie que é o principal não? Parece que o consumo idle é maior mesmo comparado ao intel, por conta do cache3d pelo que pesquisei.

Aqui consegui estabilizar bem, zero crash. Porem não consegui bons resultados com pbo, estou com 5.4ghz all cores, consegui temperatura menor e pontuação idêntica ao +200 -35 curve , memoria 6400 CL28, estou desde sábado mexendo, agora cansei kkkk vou deixar assim mesmo.

Aqui em sp tá um calor chato, ligo o ar condicionado só a tarde.

Estou vindo de um intel, ainda apanhando nessas diferenças, mas até agora está bem legal o uso, percebi uma melhora nos fps minimos e stuttering.

Redditor relata que AMD Ryzen 7 9800X3D queimou enquanto assistia série de TV

Considerando os milhares já vendidos, a questão parece marginal.
sG5HRUv.png

Tem estado relativamente quieto desde o último relato de um 9800X3D queimado, mas outro Redditor azarado encontrou um problema semelhante ao que abordamos em novembro. De acordo com uma publicação de “t0pli”, seu sistema novinho em folha, montado há apenas 20 dias, parou de funcionar de repente. Acontece que a CPU e a placa-mãe foram danificadas, como mostrado na foto acima.

De acordo com a publicação no Reddit, ele estava usando um Ryzen 7 9800X3D em uma placa-mãe ASRock Nova X870E sem overclock, exceto para AMD EXPO (memory OC). O sistema rodou sem problemas por mais de duas semanas, e ele atribui a falha à má sorte.

Vale a pena notar que o sistema não era apenas novo, mas também atualizado para o BIOS mais recente disponível no momento da montagem (BIOS 3.16). No entanto, a ASRock lançou uma versão mais nova mais tarde. Aqui está o que ele diz (dois comentários):

KmMb4yO.jpeg

hWQliPh.jpeg

Em um caso anterior, o usuário admitiu possivelmente ter forçado a CPU no mecanismo de travamento, um erro claro que tornou a instalação propensa a falhas. Neste caso, no entanto, o sistema não estava com overclock, estava funcionando perfeitamente por 20 dias e nem mesmo foi muito usado. A falha teria ocorrido enquanto assistia a uma série de TV.
Esse problema está afetando apenas placas-mãe ASRock? Até agora os relatos de queima do 9800X3D são somente com mobo dela. E EXPO e XMP é overclock de memória, ele foi bem inocente em admitir isso e é capaz da AMD negar garantia somente por isso.

Sobre a asrock b650, conselho, não atualizem a bios. Fiquem na 3.12 ou na 3.10. essas próximas, principalmente a beta tá uma merda. Trava até dentro do setup.

O Tdie que é o principal não? Parece que o consumo idle é maior mesmo comparado ao intel, por conta do cache3d pelo que pesquisei.

Aqui consegui estabilizar bem, zero crash. Porem não consegui bons resultados com pbo, estou com 5.4ghz all cores, consegui temperatura menor e pontuação idêntica ao +200 -35 curve , memoria 6400 CL28, estou desde sábado mexendo, agora cansei kkkk vou deixar assim mesmo.

Aqui em sp tá um calor chato, ligo o ar condicionado só a tarde.

Estou vindo de um intel, ainda apanhando nessas diferenças, mas até agora está bem legal o uso, percebi uma melhora nos fps minimos e stuttering.
Consumo alto idle provavelmente é por causa do OC de RAM que precisa de vSoC mais alto, aqui com 1.2v fico na faixa de 24-25w idle, sem XMP por exemplo acho que caía lá pros <15w por conta das tensões bem baixas

Esse problema está afetando apenas placas-mãe ASRock? Até agora os relatos de queima do 9800X3D são somente com mobo dela. E EXPO e XMP é overclock de memória, ele foi bem inocente em admitir isso e é capaz da AMD negar garantia somente por isso.
Parece que é somente na ASRock, o mais viável é atualizar para a bios mais recente.

Tdie há pelo menos 3 sensores aqui (no 9800x3d devem ser 2), cada qual com temperaturas ligeiramente diferentes mas não vejo porque ficar encanado com isso.

1739369709632.png

Consumo alto idle provavelmente é por causa do OC de RAM que precisa de vSoC mais alto, aqui com 1.2v fico na faixa de 24-25w idle, sem XMP por exemplo acho que caía lá pros <15w por conta das tensões bem baixas
Acho que varia conforme a plataforma, aqui fica nos 16-18w em 1.2v com perfil EXPO carregado e 1.4v nas memórias.

além de boot demorar quase 4 minutos.
d202aad1b08a8804d9f6d6898d2df7f3_w200.gif

Sobre a asrock b650, conselho, não atualizem a bios. Fiquem na 3.12 ou na 3.10. essas próximas, principalmente a beta tá uma merda. Trava até dentro do setup.
Por falar em Bios, hoje a Gigabyte soltou uma beta (F33a) com AGESA 1.2.0.3a PatchA.

Um fato curioso:
1739370523607.png

Até então só tinha instalado uma ou duas vezes os drivers do site da Gigabyte ao invés dos da AMD, que no momento segue na versão 6.10.17.152.

Acho o instalador da AMD mais bem resolvido (mostra o que vai instalar, pede pra reiniciar no final e etc) enquanto o da Gigabyte "só vai" e sequer exibe uma confirmação de conclusão.

Mais cedo atualizei ambos e por ora tudo certo.

Nesse caso para o CPU é como se ele estivesse trabalhando em uma resolução menor e a gpu faz o Upscaling pra resolução final 4K. Não sei exatamente em que resolução ele vai renderizar um qualidade/Balanceado/Perf...

Por falar em Bios, hoje a Gigabyte soltou uma beta (F33a) com AGESA 1.2.0.3a PatchA.

Um fato curioso:
Ver anexo 136548

Até então só tinha instalado uma ou duas vezes os drivers do site da Gigabyte ao invés dos da AMD, que no momento segue na versão 6.10.17.152.

Acho o instalador da AMD mais bem resolvido (mostra o que vai instalar, pede pra reiniciar no final e etc) enquanto o da Gigabyte "só vai" e sequer exibe uma confirmação de conclusão.

Boa observação, se você não tivesse falado não teria notado, até então achava que manter os drivers mais recentes do site da AMD bastava. Pelo que vi todas as fabricantes que disponibilizaram uma BIOS com AGESA 1.2.0.3a Patch A também disponibilizaram esse driver de chipset 7.01.08.129. Baixei alguns pacotes pra verificar, quem quiser o driver "puro" da AMD (sem as customizações da Asus e Giga) pode baixar os drivers que estão nos sites da AsRock e MSI :)

6mm99Rx.png

Um fato curioso:
Ver anexo 136548

No site da ASUS Tem bios nova todo mês.... não estão pra brincadeira em otimizar AM5.

Atualizei em Janeiro e já estou 2 versões atrasado.

Se eu tenho um monitor 4k, mas uso DLSS qualidade/perf, eu olho a performance da CPU em em jogo em 1440p ou 4K?

Pode olhar em 4K, mesmo com DLSS ainda é mais pesado que 1440p (Modo desempenho é o que chega mais perto, mas ainda assim não é necessariamente a mesma coisa).

A dica geral é que não vai fugir muito do que você observa nos bench de 4K.

Pra 4K, mesmo com DLSS, a diferença ainda continua sendo muito pequena entre esses CPUs mais recente - vai afetar mais as mínimas e médias em jogos CPU Bound, mas será uma diferença que acredito que pra maioria das pessoas é ''dispensável'' em comparação de CPUs recente - se você for entusiasta, pode se importar mais com isso e talvez nem assim.

Vi na sua assinatura uma 4090 - vou presumir que você deve tá jogando muita coisa em pelo menos balanceado (Pensando que quer fluidez), ou seja... faz mais sentido ainda olhar pra 4K nos gráficos.

Seu CPU não tem o ''cache 3D'', mas é monstruoso - pra 4K não vai mudar muita coisa, pra não dizer que não muda nada.

Última edição:

Um fato curioso:
Ver anexo 136548

todas as bios saindo com agesa 1.2.0.3a estão com esse mesmo requisito! as da msi, da asus

Pode olhar em 4K, mesmo com DLSS ainda é mais pesado que 1440p (Modo desempenho é o que chega mais perto, mas ainda assim não é necessariamente a mesma coisa).

A dica geral é que não vai fugir muito do que você observa nos bench de 4K.

Pra 4K, mesmo com DLSS, a diferença ainda continua sendo muito pequena entre esses CPUs mais recente - vai afetar mais as mínimas e médias em jogos CPU Bound, mas será uma diferença que acredito que pra maioria das pessoas é ''dispensável'' em comparação de CPUs recente - se você for entusiasta, pode se importar mais com isso.

Vi na sua assinatura uma 4090 - vou presumir que você deve tá jogando muita coisa em pelo menos balanceado (Pensando que quer fluidez), ou seja... faz mais sentido ainda olhar pra 4K.

Seu CPU não tem o ''cache 3D'', mas é monstruoso - pra 4K não vai mudar muita coisa.
A 4090 eu vendi esperando as 5000, to vendo se volto pra ela ou pra 5080.

Eu to com o 7900x, mas peguei um 9800X3D por 3k, to pensando qual dos dois eu fico, o gráfico em 4K no techpowerup, as duas CPUs são iguais, inclusive no CSGO que é muito CPU bound.

relative-performance-games-38410-2160.png

Eu to com o 7900x, mas peguei um 9800X3D por 3k, to pensando qual dos dois eu fico, o gráfico em 4K no techpowerup, as duas CPUs são iguais, inclusive no CSGO que é muito CPU bound.

Se o foco era jogos em 4k o 7900x sempre 'sobrou', porém, se deu coceira e já bateu o martelo no 9800x3d também não há motivo para não ficar com ele.

RTX 50 prefiro não comentar pois já está dando o que falar no tópico pertinente mas, convenhamos, dava pra ter ficado quietinho com 7900x + 4090 e felizão por anos.

Se o foco era jogos em 4k o 7900x sempre 'sobrou', porém, se deu coceira e já bateu o martelo no 9800x3d também não há motivo para não ficar com ele.

RTX 50 prefiro não comentar pois já está dando o que falar no tópico pertinente mas, convenhamos, dava pra ter ficado quietinho com 7900x + 4090 e felizão por anos.
Eu era feliz e não sabia, vendi a 4090 pra esperar as 5000.

O 9800x3d da pra devolver, porque teria que vender bem o 7900X.

Então, isso que comentei ainda vai se aplicar... porque mesmo se você pegar uma 5080 - a força dela é semelhante a 4090 ou levemente menor (Encosta com OC) - o MFG/FG atua até como um ''minimizador de gargalo'' (Porque você paga um custo de desempenho da GPU pra usar eles).

A realidade pra jogos é essa do gráfico mesmo - 4K, mesmo com DLSS ainda vai ficar numa margem de erro a diferença.

Agora minha opinião - Você só joga? Ou usa processador para trabalho e produtividade? E mesmo que use, qual é a prioridade?

Porque se o foco for jogos e levando em consideração que você já pegou um 9800X3D por 3K (Considero um preço legal) - não vejo motivo pra você continuar com o 7900 (Provavelmente a diferença de valores pra vc não vai ultrapassar 1K no pior cenário, diria que você vende ele muito bem e amortece bastante o investimento no 9800X3D).

O lado bom dessa série 9000 é o clock... sabemos que tem jogos que são mais sensíveis a cache e outros ao IPC (Clock entra aqui) - o 9800X3D praticamente matou as duas charadas - coisa que o 5800X3D não matava e o 7800X3D já é melhor, mas ainda não é como o 9800X3D que matou de vez essa questão.

Apesar do gráfico de média geral, dependendo do jogo que você jogue mais individualmente... pode ser um pouquinho mais perceptível ou não a mudança de CPU.

Claro que são CPUs insanas com um IPC já muito bom e o ''cache mágico'' - então no fim nem isso é tão relevante também.

Qualquer coisa aqui entrega o que você precisa por muitos anos jogando em 4K.

Última edição:
Eu comprei um processador na Amazon, e instalei ele. Eu posso devolver ?
No site diz que posso devolver em até 30 dias.
Mas como eu cheguei a testar ele, será que posso devolver ?

Dias normais usar mais de 32Gb só se tiver avacalhando com o PC ou rodando alguma coisa de vídeo e usando ao mesmo tempo.
Só vi isso agora, mas acho que vai do uso de cada um. Meu desktop nesse exato momento parado em casa há uns belos KM de mim:
JrRn9to.png

Pra quem só usa o PC pra jogar ou pra coisas cotidianas, o uso de RAM na média vai ser baixo mesmo.

Agora acho que minhas memórias não vão chegar a tempo, pagamento ainda não foi confirmado 😢
Vou ver de algum colega pegar no hotel quando chegar e deixar no escritório da empresa. Não faço ideia de quando ou como irei pegar elas depois kkkkk

Eu comprei um processador na Amazon, e instalei ele. Eu posso devolver ?
No site diz que posso devolver em até 30 dias.
Mas como eu cheguei a testar ele, será que posso devolver ?
Já devolvi algumas poucas coisas após testar e nunca encrencaram.

Só vi isso agora, mas acho que vai do uso de cada um. Meu desktop nesse exato momento parado em casa há uns belos KM de mim:
JrRn9to.png
sed -i '/ swap / s/^/#/' /etc/fstab :bat::olha:

Algum cupom funcionando da Kabum?

Users who are viewing this thread

Voltar