[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Faz alguma diferença perceptível em cpus x3D CL30 vs CL36? Ambos a 6000MT's

Pouquíssimo, ainda mais se for só config XMP/EXPO stock, maior ganho geralmente vem de tunar os subtimings independente de ser 4800 CL40 ou 6400 CL30 e nos X3D é bem reduzido a diferença aliás creio que o CL em si é pouco relevante no final das contas mesmo sendo o número que todo mundo fala, algumas págs pra trás (1-2 semanas pra trás) deve ter um post meu com alguns resultados no 7800x3D (vários jogos) e 9800x3D (só no Tarkov acho)

AMD Ryzen 9 9950X3D e 9900X3D vistos no Geekbench mostrando uma melhoria de 15% no ST em relação à série 7900X3D
SKUs AMD Zen5 16/12 núcleos 3D V-Cache no Geekbench

wWt1Q1y.png

inalmente, parece que a série Ryzen 9 9000 com 3D V-Cache está mais perto do que pensamos. Ambos os processadores foram vistos recentemente no Geekbench, o que normalmente significa que eles estão sendo testados por parceiros de placa ou revisores.

O Ryzen 9 9950X3D de 16 núcleos e o Ryzen 9 9900X3D de 12 núcleos foram anunciados oficialmente para este trimestre, mas a AMD não forneceu nenhuma data de lançamento. Atualmente, o foco da AMD parece estar mudando para a série de placas de vídeo RDNA4, depois que a empresa revelou seu Strix Halo ontem .

Alguns rumores sugerem que o 9950X3D e o 9900X3D podem aparecer perto do lançamento do RDNA4, o que faz muito sentido, dado que o RX 9070 XT pode ser a melhor GPU da AMD para esta geração. Por que não combiná-lo com as melhores CPUs da AMD também?

HpQmw61.png

4cYIhU6.png

A AMD já compartilhou alguns benchmarks para suas variantes X3D de mais de 12 núcleos com o Zen 5, e eles prometeram que essas serão as melhores CPUs para jogos, além da 9800X3D de 8 núcleos, lançada no ano passado.

Ambos os processadores foram testados em placas-mãe Gigabyte X670 AORUS Elite AX e foram pareados com 32 GB de memória DDR5-4800. O 9900X3D marcou 3274 e 19227 pontos nos testes single-core e multi-core do Geekbench 6.3, respectivamente. Da mesma forma, o 9950X3D marcou 3363 e 20465 pontos.

Ryzen 9000X3D vs 7000x3D (com base em dados vazados)​

• Ryzen 9 9950X3D vs 7950X3D: ~15% single-core, ~4% multi-core
  • Ryzen 9 9900X3D vs 7900X3D: ~14,5% núcleo único, ~9,3% multi-núcleo
  • Ryzen 7 9800X3D vs 7800X3D: ~20,5% single-core, ~19,3% multi-core
Parece que, especialmente, o 9950X3D parece ser mais lento do que o esperado em testes multi-core. Esses definitivamente não são os resultados finais e, francamente, nem sabemos se todas as otimizações do BIOS estão em vigor para esse teste.

QEWn8bL.png

Fonte: 9950X3D , 9900X3D via Olrak29

Se a aplicação for muito sensível a memória faz uma diferença sim, mas no geral não muito.

Como comentaram, os timmings secundários tambem fazem uma diferença legal.

Reforçando o coro: Nada que se perceba no dia a dia.

Se a diferença no bolso for relevante pode ir na CL36 sem medo, e dependendo do chip/sorte/paciência é possível fazer ajustes até melhores que os da CL30 caso queira brincar com isso no futuro.

edit. já era voltou ao preço normal...

Última edição:
EK lança novo bloco de água para CPU universal EK-Quantum Velocity³ 1700/1851/AM5
A EK, fabricante premium de refrigeração líquida, tem o orgulho de anunciar a última geração de water blocks de CPU EK-Quantum Velocity³. Oferecendo compatibilidade universal para soquetes AMD AM5 e Intel LGA 1700/1851, o EK-Quantum Velocity³ apresenta uma configuração totalmente personalizável que permite girar, ajustar e reposicionar os componentes internos, dissipador de calor e portas - garantindo refrigeração líquida de alto desempenho perfeitamente otimizada para sua construção.

Compatibilidade universal com plataformas Intel e AMD
O EK-Quantum Velocity³ oferece um novo nível de compatibilidade com design que permite alternar entre Intel LGA 1700/1851 e AMD AM5 com alguns ajustes simples. Ao escolher sua plataforma, basta alinhar o alinhamento da placa de jato com base no soquete Intel ou AMD, reposicionar a placa fria e conectar o suporte de montagem LGA ou AM5 - é simples assim. Este design garante compatibilidade universal, oferecendo refrigeração líquida de alto desempenho à prova do futuro, caso você deseje mudar de plataforma ao atualizar seu PC.

KR59hux.jpeg

QGXPD1b.jpeg

WpSypiK.jpeg

Design amigável para modificações
Leve a personalização da construção para o próximo nível com o EK-Quantum Velocity³ - gire os componentes internos, ajuste o dissipador de calor ou reposicione as portas para obter a configuração perfeita para seu PC refrigerado a líquido. Feito sob medida para entusiastas que exigem versatilidade e desempenho, ele oferece uma solução de refrigeração líquida premium para sua próxima construção.

Desempenho e estética premium
Feito com materiais premium e engenharia de ponta, o Velocity³ ostenta um design moderno e elegante disponível em acabamentos Plexi, Acetal (preto) e Branco. Seu mecanismo de resfriamento otimizado garante resfriamento líquido premium, proporcionando uma melhoria de até 2 °C em relação às gerações anteriores.

Disponibilidade e preço
O EK-Quantum Velocity³ 1700/1851/AM5 já está disponível para encomenda na EK Shop e revendedores parceiros EK locais, com preço de € 109,90 para todas as três versões.

Fonte: EK Waterblocks

Querido diário... Depois de décadas com a empresa de 5 letras me rendi à AMD
Ansioso pra botar o bicho pra trabalhar!

23jxCAR.jpeg

Pena que acabou a grana na hora de comprar a VGA!
tpZFu75.jpeg

Boa, bem vindo ao time. Também fiz esse caminho! hehe

Eu começei a dar uma olhada esses dias em um upgrade para AM5.
Não sei como estavam os preços a meses atrás.
Mas hoje vi o 9900X (tenho mais interesse nele do que no 9800X3D) por R$ 2570,00, me parece bom.
Já teve muito diferente o preço desse procesador?

Querido diário... Depois de décadas com a empresa de 5 letras me rendi à AMD
Ansioso pra botar o bicho pra trabalhar!

23jxCAR.jpeg

Pena que acabou a grana na hora de comprar a VGA!
tpZFu75.jpeg

Só tentaria poupar bastante na mobo e (cpu temporariamente tbm). Vi essa Strix X870E-E gaming Wifi: uns 6k........:que:!!!! Acho q iria no máx numa x670E nesse caso aí e cpu, "quebraria o galho" c/ um 7600.

Essa economia já daria pra encaixar uma 4070 S aí (isso em relação aos preços 💩 hj), ou quem sabe a 5070.

No +, PC parrudão. Terá cpu de sobra aí por mtos anos :joia:.

Eu começei a dar uma olhada esses dias em um upgrade para AM5.
Não sei como estavam os preços a meses atrás.
Mas hoje vi o 9900X (tenho mais interesse nele do que no 9800X3D) por R$ 2570,00, me parece bom.
Já teve muito diferente o preço desse procesador?
Bom preço, paguei 2.8k em novembro e ainda não tinha visto por menos que isso.

Só tentaria poupar bastante na mobo e (cpu temporariamente tbm). Vi essa Strix X870E-E gaming Wifi: uns 6k........:que:!!!! Acho q iria no máx numa x670E nesse caso aí e cpu, "quebraria o galho" c/ um 7600.

Essa economia já daria pra encaixar uma 4070 S aí (isso em relação aos preços 💩 hj), ou quem sabe a 5070.

No +, PC parrudão. Terá cpu de sobra aí por mtos anos :joia:.
Foi piada, essa plaquinha é uma GT730 que uso quando preciso testar ou debugar algo (o que não foi o caso) então ela sempre está por aqui.
Semana que vem deve estar pingando minha VGA aqui em casa :isquero:

Atualizei a BIOS para Versão 3201 Versão Beta "1.Updated AGESA to ComboAM5 PI 1.2.0.3 com AMD Chipset Driver v7.01.08.129 for Windows10, Windows11 64-bit.

E agora parece que o "core parking" não desabilita 100% o CCD-normal em jogos como fazia antes, ele fica com 1, 2% de uso como se tivesse rodando atividades do background no segundo CCD.

Alguém teve alguma experiência fazendo essa atualização?

Atualizei a BIOS para Versão 3201 Versão Beta "1.Updated AGESA to ComboAM5 PI 1.2.0.3 com AMD Chipset Driver v7.01.08.129 for Windows10, Windows11 64-bit.
No release notes das Giga disse que poderia melhorar o desempenho de processadores Dual CCD em jogos (tanto 7000 como 9000), mas não fiz nenhum teste aprofundado.

Não esqueça de atualizar o driver de chipset também.

E agora parece que o "core parking" não desabilita 100% o CCD-normal em jogos como fazia antes, ele fica com 1, 2% de uso como se tivesse rodando atividades do background no segundo CCD.
Talvez seja esse o pulo do gato então, a meu ver é algo positivo pois não faz tudo ser alocado indiscriminadamente para o CCD-X3D, teoricamente pode melhorar o desempenho em jogos.

Alguém teve alguma experiência fazendo essa atualização?
Atualizei há alguns dias e percebi uma melhora na fluidez em atividades sem relação com jogos também, especialmente quando estou com vários apps distintos abertos simultaneamente.

Pessoal estou um problema muito estranho que pesquisando um pouco parece ser algum bug da AMD, uma vez ou outra os clock do meu processador (7600) ficando travados em 0.53GHZ(530mhz) de a unica forma de voltar ao normal e reiniciando, pesquisando no google isso afeta varios processadores da AMD, alguem ja teve esse tipo de problema?

Spec:

Ryzen 5 7600
Asrock B650 Pro RS
2x16gb Kingston Fury DDR5-6000

No release notes das Giga disse que poderia melhorar o desempenho de processadores Dual CCD em jogos (tanto 7000 como 9000), mas não fiz nenhum teste aprofundado.

Não esqueça de atualizar o driver de chipset também.
Adicionou na bios uma configuração "Gaming Adapdtive CCD parker" mas ainda tentando entender como funciona....

@neo666 tais usando essa configuração?

Última edição:
Pessoal estou um problema muito estranho que pesquisando um pouco parece ser algum bug da AMD, uma vez ou outra os clock do meu processador (7600) ficando travados em 0.53GHZ(530mhz) de a unica forma de voltar ao normal e reiniciando, pesquisando no google isso afeta varios processadores da AMD, alguem ja teve esse tipo de problema?

Spec:

Ryzen 5 7600
Asrock B650 Pro RS
Win10 ou 11? Máquina recém montada? Sempre foi assim ou começou 'do nada' ? Precisamos entender melhor seu cenário.

Nas poucas vezes em que vi isso acontecer quase sempre era causado por software, seja uma mudança inadvertida no plano de energia do Windows ou mesmo algum ajuste feito no Ryzen Master "brigando" com um ajuste feito no Bios (PBO e afins).

Algum desses passos deve resolver: Clear CMOS, Update de Bios, desinstalar temporariamente o Ryzen Master e em último caso format no Windows.

Win10 ou 11? Máquina recém montada? Sempre foi assim ou começou 'do nada' ? Precisamos entender melhor seu cenário.

Nas poucas vezes em que vi isso acontecer quase sempre era causado por software, seja uma mudança inadvertida no plano de energia do Windows ou mesmo algum ajuste feito no Ryzen Master "brigando" com um ajuste feito no Bios (PBO e afins).

Algum desses passos deve resolver: Clear CMOS, Update de Bios, desinstalar temporariamente o Ryzen Master e em último caso format no Windows.

Detalhes pro clear cmos:
Faça load dos default antes. Tire a fonte da energia e deixe em clear cmos o jumper por 10 segundos. No primeiro boot faça load do default config novamente. Salve e reinicie. Se atualizar a Bios faça novamente o procedimento.

Por que dessa loucuragem? Bom, essas bios são bem bugadas, e entre updates já vi certas configurações serem mantidas. Pra um underclock desses tão violento, se não for software pode ser algo relacionado ao cooler. Precisamos de mais detalhes...
-------
Vendi o 7600x, kd os cupom maroto agora do 9800x3d?

O CCD2 não para totalmente, mesmo jogando ele fica com uma utilização minima, mas parece que tudo segue rodando 100% estável e otimizado

MEZSCIS_o.png

Spec:

Ryzen 5 7600
Asrock B650 Pro RS
Esse underclock permanente ocorre em todos os planos de energia? Sugiro fazer um teste: ativa o plano de Alto Desempenho e nas Configurações Avançadas do plano define a % do "Estado mínimo e Estado máximo de desempenho" em 100%, e observa se a frequência continua caindo.

Se mesmo assim continuar despencando pra esse clock, pelo menos descarta o gerenciamento de energia do Windows como causa. Aí investigar se é gerenciamento de energia do próprio processador, bug da AGESA, configuração da BIOS, drivers de chipset etc.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar