Faz alguma diferença perceptível em cpus x3D CL30 vs CL36? Ambos a 6000MT's
Faz alguma diferença perceptível em cpus x3D CL30 vs CL36? Ambos a 6000MT's
Pouquíssimo, ainda mais se for só config XMP/EXPO stock, maior ganho geralmente vem de tunar os subtimings independente de ser 4800 CL40 ou 6400 CL30 e nos X3D é bem reduzido a diferença aliás creio que o CL em si é pouco relevante no final das contas mesmo sendo o número que todo mundo fala, algumas págs pra trás (1-2 semanas pra trás) deve ter um post meu com alguns resultados no 7800x3D (vários jogos) e 9800x3D (só no Tarkov acho)Faz alguma diferença perceptível em cpus x3D CL30 vs CL36? Ambos a 6000MT's
Se a aplicação for muito sensível a memória faz uma diferença sim, mas no geral não muito.Faz alguma diferença perceptível em cpus x3D CL30 vs CL36? Ambos a 6000MT's
Reforçando o coro: Nada que se perceba no dia a dia.Faz alguma diferença perceptível em cpus x3D CL30 vs CL36? Ambos a 6000MT's
Querido diário... Depois de décadas com a empresa de 5 letras me rendi à AMD
Ansioso pra botar o bicho pra trabalhar!
![]()
Pena que acabou a grana na hora de comprar a VGA!
![]()
Querido diário... Depois de décadas com a empresa de 5 letras me rendi à AMD
Ansioso pra botar o bicho pra trabalhar!
![]()
Pena que acabou a grana na hora de comprar a VGA!
![]()
Bom preço, paguei 2.8k em novembro e ainda não tinha visto por menos que isso.Eu começei a dar uma olhada esses dias em um upgrade para AM5.
Não sei como estavam os preços a meses atrás.
Mas hoje vi o 9900X (tenho mais interesse nele do que no 9800X3D) por R$ 2570,00, me parece bom.
Já teve muito diferente o preço desse procesador?
Foi piada, essa plaquinha é uma GT730 que uso quando preciso testar ou debugar algo (o que não foi o caso) então ela sempre está por aqui.Só tentaria poupar bastante na mobo e (cpu temporariamente tbm). Vi essa Strix X870E-E gaming Wifi: uns 6k........!!!! Acho q iria no máx numa x670E nesse caso aí e cpu, "quebraria o galho" c/ um 7600.
Essa economia já daria pra encaixar uma 4070 S aí (isso em relação aos preçoshj), ou quem sabe a 5070.
No +, PC parrudão. Terá cpu de sobra aí por mtos anos.
No release notes das Giga disse que poderia melhorar o desempenho de processadores Dual CCD em jogos (tanto 7000 como 9000), mas não fiz nenhum teste aprofundado.Atualizei a BIOS para Versão 3201 Versão Beta "1.Updated AGESA to ComboAM5 PI 1.2.0.3 com AMD Chipset Driver v7.01.08.129 for Windows10, Windows11 64-bit.
Talvez seja esse o pulo do gato então, a meu ver é algo positivo pois não faz tudo ser alocado indiscriminadamente para o CCD-X3D, teoricamente pode melhorar o desempenho em jogos.E agora parece que o "core parking" não desabilita 100% o CCD-normal em jogos como fazia antes, ele fica com 1, 2% de uso como se tivesse rodando atividades do background no segundo CCD.
Atualizei há alguns dias e percebi uma melhora na fluidez em atividades sem relação com jogos também, especialmente quando estou com vários apps distintos abertos simultaneamente.Alguém teve alguma experiência fazendo essa atualização?
Adicionou na bios uma configuração "Gaming Adapdtive CCD parker" mas ainda tentando entender como funciona....No release notes das Giga disse que poderia melhorar o desempenho de processadores Dual CCD em jogos (tanto 7000 como 9000), mas não fiz nenhum teste aprofundado.
Não esqueça de atualizar o driver de chipset também.
Win10 ou 11? Máquina recém montada? Sempre foi assim ou começou 'do nada' ? Precisamos entender melhor seu cenário.Pessoal estou um problema muito estranho que pesquisando um pouco parece ser algum bug da AMD, uma vez ou outra os clock do meu processador (7600) ficando travados em 0.53GHZ(530mhz) de a unica forma de voltar ao normal e reiniciando, pesquisando no google isso afeta varios processadores da AMD, alguem ja teve esse tipo de problema?
Spec:
Ryzen 5 7600
Asrock B650 Pro RS
2x16gb Kingston Fury DDR5-6000
Win10 ou 11? Máquina recém montada? Sempre foi assim ou começou 'do nada' ? Precisamos entender melhor seu cenário.
Nas poucas vezes em que vi isso acontecer quase sempre era causado por software, seja uma mudança inadvertida no plano de energia do Windows ou mesmo algum ajuste feito no Ryzen Master "brigando" com um ajuste feito no Bios (PBO e afins).
Algum desses passos deve resolver: Clear CMOS, Update de Bios, desinstalar temporariamente o Ryzen Master e em último caso format no Windows.
Esse underclock permanente ocorre em todos os planos de energia? Sugiro fazer um teste: ativa o plano de Alto Desempenho e nas Configurações Avançadas do plano define a % do "Estado mínimo e Estado máximo de desempenho" em 100%, e observa se a frequência continua caindo.Pessoal estou um problema muito estranho que pesquisando um pouco parece ser algum bug da AMD, uma vez ou outra os clock do meu processador (7600) ficando travados em 0.53GHZ(530mhz) de a unica forma de voltar ao normal e reiniciando, pesquisando no google isso afeta varios processadores da AMD, alguem ja teve esse tipo de problema?
Spec:
Ryzen 5 7600
Asrock B650 Pro RS
2x16gb Kingston Fury DDR5-6000