[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Estranho porque os timmings estão folgados...

Pelo que eu vi na internet, cada fabricante de placa mãe "gosta" de usar uma tensão diferente para VDDIO e VDDQ, normalmente Asus usa 1.4v e Gigabyte 1.25v, a MSI me parece usar como padrão 1.35v.

Teoricamente essa pequena variação na tensão de comunicação não deveria causar instabilidade, mas pode ocorrer. Aqui por exemplo quando coloco VDD manual em 1.43V por algum motivo a placa também sobe VDDIO AUTO para 1.43 e isso causa instabilidade e tenho que colocar manual em 1.4v

Opções que eu testaria (Poderia colocar VSOC em 1.25v, mas 1.3v elimina a duvida do problema ser no controlador):
6000 timmings EXPO, VSOC 1.3v, VDD 1.4v, VDDIO e VDDQ 1.4v
6000 timmings EXPO, VSOC 1.3v, VDD 1.4v, VDDIO e VDDQ 1.35v
6000 timmings EXPO, VSOC 1.3v, VDD 1.4v, VDDIO e VDDQ 1.3v
Valeu mano, se vc não tivesse sugerido testar valores diferentes acho que eu iria demorar mais para tentar fazer isso. Eu pensei que um não podia ser diferente do outro pq quando eu seto o VDD a bios coloca o mesmo valor no VDDIO e VDDQ (isso é normal?), mas tbm deixa livre para eu escolher outros valores para os dois. O último teste que fiz foi com 6000Mhz 30-36-36-126, VDD em 1.35v, VDDQ 1.3v, VDDIO 1.25v e VSOC em 1.25v, não dava erro no testmem5 mas dava erro após 1h rodando no prime95, acho que é progresso pelo menos.

Valeu mano, se vc não tivesse sugerido testar valores diferentes acho que eu iria demorar mais para tentar fazer isso. Eu pensei que um não podia ser diferente do outro pq quando eu seto o VDD a bios coloca o mesmo valor no VDDIO e VDDQ (isso é normal?), mas tbm deixa livre para eu escolher outros valores para os dois. O último teste que fiz foi com 6000Mhz 30-36-36-126, VDD em 1.35v, VDDQ 1.3v, VDDIO 1.25v e VSOC em 1.25v, não dava erro no testmem5 mas dava erro após 1h rodando no prime95, acho que é progresso pelo menos.
Sim, a BIOS pode entender o valor do VDD como parâmetro para o VDDQ e VDDIO. Isso acontece aqui comigo, quando coloco VDD em 1.43 ele sobre as outras tensões juntos e o sistema fica instável, por isso eu sempre configuro as 3 manualmente.

Como falei, em alguns casos VDDQ e VDDIO mais baixo pode ajudar na estabilidade e normalmente esse dois parametros andam juntos, pois são a tensão do sinal de comunicação entre CPU-MEM

Simplismente testa VDD 1.4 VSOC 1.25 e vai baixando VDDQ e VDDIO 1.4.... 1,35... 1,3 até 1,25 pra ver se estabiliza.

Pessoal, peguei um 9800x3d agora na loja que explode por 3100 com o cupom proc10.

Pra quem tá atrás dessa cpu, a hora é essa.

Pessoal, peguei um 9800x3d agora na loja que explode por 3100 com o cupom proc10.

Pra quem tá atrás dessa cpu, a hora é essa.

Peguei também, com o cashback do Meliuz ficou R$2.995

Captura-de-tela-2025-02-07-190226.png

Pra mim diz expirado esse proc10 :(

9800X3D - R$ 3000 - Cupom: 5PROC - Cashback: Banco Inter (8%)

Peguei também, com o cashback do Meliuz ficou R$2.995

Captura-de-tela-2025-02-07-190226.png

Realmente muito bom o preço, mas acho estranho o Kabum vender a esse preço.
Talvez seja para atrair mais clientes pro site, porque se colocassem a 3.500,00 sem cupom nem cashback venderia do mesmo jeito. Não ficaria encalhado como o resto da série 9000 ou os Arrow Lake.

Será que presta? Pelas specs ta absurdo, até PCI-E 5.0 tem.
Não lembro se algum colega tem mobo Colorful por aqui mas o preço tá legal mesmo pelas specs e aparentemente tem 3 anos de garantia com a loja.

Dei uma passada pelo site e tem o básico (bios atualizada, drivers, etc.), acho que dá pra arriscar.

AMD Ryzen 9 9950X3D supostamente listado por US$ 699 e 9900X3D por US$ 599 na Newegg, descoberto por sites de comparação de preços

Vazamento sugere que Ryzen 9 9950X3D pode custar US$ 699, 9900X3D de 12 núcleos por US$ 599
Os preços foram obtidos por sites de comparação e a fonte supostamente é a Newegg.

TeCj98o.png

A AMD prometeu lançar a série Ryzen 9 9000X3D neste trimestre, mas a data exata nunca foi definida. O 9950X3D de 16 núcleos e o 9900X3D de 12 núcleos se juntarão ao 9800X3D, que foi lançado no ano passado e só recentemente começou a aparecer em estoque na maioria dos varejistas devido à demanda esmagadora.

A AMD afirma que os SKUs do Ryzen 9 nem sempre corresponderão ao 9800X3D em desempenho de jogos, mas o SKU principal é considerado "a CPU de 16 núcleos mais rápida para jogos".

A Newegg listou agora as CPUs X3D restantes com arquitetura Zen 5. As ferramentas agregadoras de preços já pegaram o preço antes de ele aparentemente ter sido removido. É possível que o preço tenha sido fornecido por meio de uma API e nunca tenha sido visível publicamente. No entanto, é isso que você pode encontrar no PCPartPicker e em outros sites de comparação de preços:

qmjIgma.png

Conferência PIXEL Hot Chips 2025 oficialmente marcada para 24 a 26 de agosto

Vazamento sugere que Ryzen 9 9950X3D pode custar US$ 699, 9900X3D de 12 núcleos por US$ 599​

Os preços foram obtidos por sites de comparação e a fonte supostamente é a Newegg.

RYZEN-9950X3D-9900X3D-HERO-1200x630.jpg

A AMD prometeu lançar a série Ryzen 9 9000X3D neste trimestre, mas a data exata nunca foi definida. O 9950X3D de 16 núcleos e o 9900X3D de 12 núcleos se juntarão ao 9800X3D, que foi lançado no ano passado e só recentemente começou a aparecer em estoque na maioria dos varejistas devido à demanda esmagadora.

A AMD afirma que os SKUs do Ryzen 9 nem sempre corresponderão ao 9800X3D em desempenho de jogos, mas o SKU principal é considerado "a CPU de 16 núcleos mais rápida para jogos".

A Newegg listou agora as CPUs X3D restantes com arquitetura Zen 5. As ferramentas agregadoras de preços já pegaram o preço antes de ele aparentemente ter sido removido. É possível que o preço tenha sido fornecido por meio de uma API e nunca tenha sido visível publicamente. No entanto, é isso que você pode encontrar no PCPartPicker e em outros sites de comparação de preços:

9950X3D-PCPARTPICKER-1200x449.png

Preço do Ryzen 9 9950X3D, Fonte: PCPartPicker

Ryzen 9000X3D na Newegg (links de afiliados)​

Esse preço faria sentido? Talvez sim, dado que o 7800X3D foi lançado a US$ 449 e o 9800X3D foi lançado a US$ 479. A US$ 699, o 9950X3D teria o mesmo preço de lançamento do 7950X3D de dois anos atrás, e o preço de US$ 599 do 9900X3D também corresponderia ao do 7900X3D. No entanto, o último não foi considerado um bom negócio e foi um dos SKUs mais rápidos a ver um corte de preço logo após o lançamento.

FsPDjFd.png

Fonte: Newegg, @momomo_us

Guys blz? Montei a maquina com o 9800x3d ontem , agora estou brincando do oc, mas se puderem ajudar porfavor.
A melhor forma é via PBO mesmo? vcore fixo com all core 5.4 ou 5.5 ghz não é vantagem?

NA primeira tentativa rodei scalar 10x +200 boost e curve optimizer -25, rodou bem, e relativamente frio, alguma dica para tirar o melhor proveito?

Estou com dificuldade no oc da memoria, tudo parece instável mesmo com clock 6000-6200, preciso aumentar soc voltage será?

Se tiverem dicas agradeço, to meio perdido na plataforma AMD , o meu ultimo foi um 1800x.

A real diferença em jogos do 7800 para o 9800X3D seria de 10% a mais de desempenho? Pensei em fazer esse upgrade mas não acho que valha a pena... não consegui ainda ver alguns reviews sobre esse assunto.

Montei a maquina aqui, depois de varios testes consegui melhores resultados fixando o vcore e deixando 5.4 ghz all core, está em 1.17 o vcore. Passou em varios testes/jogos assim, memoria em 6400mhz CL28, será que dá para melhorar algo? Passando no testmem5 .

Tentei 5.5ghz all core mas está pedindo muito vcore não vale a pena, está fazendo 24000-24500 no R23 multi

Achei o tempo de inicialização muito bom, está bem parecido com meu intel antigo .

AhbDAEM.png

Sim, a BIOS pode entender o valor do VDD como parâmetro para o VDDQ e VDDIO. Isso acontece aqui comigo, quando coloco VDD em 1.43 ele sobre as outras tensões juntos e o sistema fica instável, por isso eu sempre configuro as 3 manualmente.

Como falei, em alguns casos VDDQ e VDDIO mais baixo pode ajudar na estabilidade e normalmente esse dois parametros andam juntos, pois são a tensão do sinal de comunicação entre CPU-MEM

Simplismente testa VDD 1.4 VSOC 1.25 e vai baixando VDDQ e VDDIO 1.4.... 1,35... 1,3 até 1,25 pra ver se estabiliza.

6000Mhz só funcionou com VSOC em 1.3v mesmo, testei várias configurações no fim de semana, vou usar em 5800Mhz por enquanto e quando tiver atualização da bios vou tentar novamente, valeu pela ajuda. A cpu pelo menos deu para colocar +200Mhz e CO -40.

A real diferença em jogos do 7800 para o 9800X3D seria de 10% a mais de desempenho? Pensei em fazer esse upgrade mas não acho que valha a pena... não consegui ainda ver alguns reviews sobre esse assunto.
Tem o ganho na eficiência e temperatura mais baixa né... Mas realmente sair do 7800x3d pro 9800x3d não me parece uma escolha "rentável"

10% talvez seja a média mas vai depender do "departamento" (single/multi-core, aplicações, jogos, etc), nos jogos ainda há outras variáveis envolvidas (gpu, resolução, preset gráfico, título etc.).

Um upgrade na GPU pode fazer mais sentido, isso SE efetivamente estiver sentindo alguma carência que não possa ser resolvida desencanando ou mesmo fechando o Afterburner.

Falando de jogos... essa diferença só vai aparecer em resoluções mais baixas e naquelas situações em que a GPU não é o gargalo - são duas CPUs poderosas, então imagina...

Jogos CPUs Bound terá mais diferença, jogos GPU Bound será menos - pensando nos 10%.

Em 4K ou se você tiver uma GPU mais simples... praticamente não tem diferença alguma - margem de erro.

Uma boa oportunidade de negócio ainda poderia valer a pena, mas na minha opinião tem quer ser um custo pequeno (Tu renova a garantia e ganha esse extra aí).

No meu contexto de jogo, resolvi pular o 9800X3D - mas vou ficar de olho no próximo pra ver se já fica mais interessante um pouco.

Última edição:
agora falando sobre o lado financeiro da coisa, tem anúncios do 7800 de 2800 a 3.3k, alguns com e sem nota fiscal. Considerando que o afegão pegue algum cupom ai consegue o 9800x3d a 3500-3700, seria no pior cenário 900 de diferença...

agora falando sobre o lado financeiro da coisa, tem anúncios do 7800 de 2800 a 3.3k, alguns com e sem nota fiscal. Considerando que o afegão pegue algum cupom ai consegue o 9800x3d a 3500-3700, seria no pior cenário 900 de diferença...
Tá aparecendo direto na Kabum por 3499 + algum cupom (10% ou 5%), só louco pra comprar 7800x3D nesse momento, inclusive tem na pichau por 3489

10% talvez seja a média mas vai depender do "departamento" (single/multi-core, aplicações, jogos, etc), nos jogos ainda há outras variáveis envolvidas (gpu, resolução, preset gráfico, título etc.).

Um upgrade na GPU pode fazer mais sentido, isso SE efetivamente estiver sentindo alguma carência que não possa ser resolvida desencanando ou mesmo fechando o Afterburner.
é o PC da assinatura mesmo e só uso para jogar em 1440p em uma 3080 12gb. Fizeram uma oferta de 2900 pelo meu CPU e eu paguei 2490 pelo tio Ali hahahaha por isso a curiosidade
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Falando de jogos... essa diferença só vai aparecer em resoluções mais baixas e naquelas situações em que a GPU não é o gargalo - são duas CPUs poderosas, então imagina...

Jogos CPUs Bound terá mais diferença, jogos GPU Bound será menos - pensando nos 10%.

Em 4K ou se você tiver uma GPU mais simples... praticamente não tem diferença.

Uma boa oportunidade de negócio ainda poderia valer a pena, mas na minha opinião tem quer ser um custo pequeno (Tu renova a garantia e ganha esse extra aí).

No meu contexto de jogo, resolvi pular o 9800X3D - mas vou ficar de olho no próximo pra ver se já fica mais interessante um pouco.
Eu jogo em 1440p, não sei se faria tanto sentido investir uns 500... 600 reais por um desempenho nao tão grande!

Users who are viewing this thread

Voltar