[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Ia postar aqui mas nem deu tempo, o 9800x3d saiu 3325 na kabum,

Acho que vou pagar e devolver o outro, 300 pila é uma diferença considerável

Dentro dos 7 dias dá problema devolver se tiver usado? Ou tentar passar pelos 3600 que paguei numa olx da vida

Chegou hoje a placa X670E Tomahawk , achei ótima construção.
Vendido e entregue pela Kabum?

Dentro dos 7 dias dá problema devolver se tiver usado?
Talvez o reembolso demore um pouco pra voltar mas tá no seu direito, basta alegar arrependimento.

RAM 6000MHz CL30 achei umas tipo XPG Lancer, Team Group T-Force Delta e Kingston Fury Beast tudo na casa de 1k mas n sei qual seria melhor, se alguem conseguir me dar uma luz ai.
Kingston Fury tem trocentos modelos parecidos (experiência própria) mas acho que é indiferente, todas essas devem usar chips Hynix e tendem a aceitar os mesmos ajustes.

E mobo vou procurar B650 "decente" na casa dos 1100-1400.
Vai na tabelinha de sempre pra ajudar a filtrar, há algumas semanas peguei uma MSI PRO B650M-P para o PC da patroa por 600 pila, bem simples mas um tratorzinho, gostei.

Tá tendo MSI B650M Gaming Plus WiFi por 1100 na GK, parece ser uma boa pedida e aparenta estar à pronta entrega (quando não está eles enrolam pra cacete pra mandar).

Também tem a Asrock B650M-HDV/M2 na faixa de 1k e que vários colegas já recomendaram, daí pra frente($) vai depender do que quiser/precisar (WiFi, M.2, gosto por marca, etc.).

Vendido e entregue pela Kabum?
Isso, como o outro user postou ficava ate mais barato com o cupom ninja, mas esse já tinha usado para comprar outro item. Começo da semana.

Isso de acompanhar preço só dá dor de cabeça kkkk, pior que recebi sem querer o aviso pelo x(twiiter), vou tentar repassar antes de tentar a devolução.

CPU Ryzen 7 9800X3D representa quase 90% das vendas do "Zen 5", resto da série 9000 em apuros

M3wsxU8TF3h3FHIG.jpg

CPU Ryzen 7 9800X3D representa quase 90% das vendas do "Zen 5", resto da série 9000 em apuros

M3wsxU8TF3h3FHIG.jpg
Ai me vem a seguinte pergunta. Visto que a AMD sabe do enorme sucesso que os processadores X3D fazem, porque não lançam estes processadores logo de início? Porque não fabricam somente processadores X3D?
:naza:

Isso, como o outro user postou ficava ate mais barato com o cupom ninja, mas esse já tinha usado para comprar outro item. Começo da semana.

Isso de acompanhar preço só dá dor de cabeça kkkk, pior que recebi sem querer o aviso pelo x(twiiter), vou tentar repassar antes de tentar a devolução.
É um perfil que posta essas promos? Eu achei por acaso, tava procurando um 9700x pra um amigo e vi esse 9800x3D

Ai me vem a seguinte pergunta. Visto que a AMD sabe do enorme sucesso que os processadores X3D fazem, porque não lançam estes processadores logo de início? Porque não fabricam somente processadores X3D?
:naza:
Acho que é pq o X3D é mais gaming. Se o cara precisa usar para trabalho, ele vai na versão sem X3D....

To só esperando achar num precinho desses pra comprar.
RAM 6000MHz CL30 achei umas tipo XPG Lancer, Team Group T-Force Delta e Kingston Fury Beast tudo na casa de 1k mas n sei qual seria melhor, se alguem conseguir me dar uma luz ai.
E mobo vou procurar B650 "decente" na casa dos 1100-1400.
Todas memórias 6000CL30 serão praticamente iguais, 30-36-36 1.35v ou 30-38-38 1.40v, pode praticamente escolher por marca, cor, questões de garantia e preço. Em performance vão ser a mesma coisa.

Última edição:
Precisar de mais de 1.27V para 6000Mhz não é "normal"..... verifica se as tensões das memórias estão certas VDD VDDIO e VDDQ.

Qual placa mãe?
VDD, VDDIO e VDDQ ficam em 1.4V no perfil XPM 6000MHZ, a placa mãe é a B650 Tomahawk.

Fiquei mexendo ontem e estava difícil deixar ela estável em 6000Mhz, deixei assim por enquanto e está estável, ficou a madrugada inteira rodando o prime95 e não deu erro:
2h2IMAC.png

Depois vou fazer mais testes.

Fiz uns testes preliminares com um amigo, consigo bootar em 8000 cl 38 com 1.5v mas não é estável nos testes de memória., Por enquanto estou usando 6200mhz c-30-38-38 1.4v, mas ainda não desistimos.
Em 8k consegui rodar o teste do shadow of tomb shemale, quase 27% de ganho em relação a estoque (4800mhz). Depois vou postar uns prints.

É um perfil que posta essas promos? Eu achei por acaso, tava procurando um 9700x pra um amigo e vi esse 9800x3D

Foi no telegram na verdade , mega ofertas.

Eu usei o cupom ninja na segunda, se não teria saído melhor ainda kkkk

Já enviaram aqui, até anunciei o primeiro e já chegou interessados, vou tentar pegar o que eu paguei, se não faço o direito de arrependimento.

O mais estranho é ter falta de estoque lá fora e aqui teoricamente está "sobrando" por 3300 já tô bem feliz, dificilmente vai baixar menos de 3000 a curto-medio prazo, aí coloquei 3% cashback mas esse nem tô contando porque acho que não vem.

Aproveitei o embalo e já vou trocar de gabinete também, o mais chato de tudo isso na verdade é a paciência para vender os itens do setup antigo, pois olx é uma canseira kkkk mas é o preço que se paga por ficar na coceira de trocar de hardware.

A memória vou tentar usar 6400 c28 pelos testes que to vendo é o melhor cenário, 8000mhz realmente parece não ser vantajoso.

VDD, VDDIO e VDDQ ficam em 1.4V no perfil XPM 6000MHZ, a placa mãe é a B650 Tomahawk.

Fiquei mexendo ontem e estava difícil deixar ela estável em 6000Mhz, deixei assim por enquanto e está estável, ficou a madrugada inteira rodando o prime95 e não deu erro:
2h2IMAC.png

Depois vou fazer mais testes.
Estranho porque os timmings estão folgados...

Pelo que eu vi na internet, cada fabricante de placa mãe "gosta" de usar uma tensão diferente para VDDIO e VDDQ, normalmente Asus usa 1.4v e Gigabyte 1.25v, a MSI me parece usar como padrão 1.35v.

Teoricamente essa pequena variação na tensão de comunicação não deveria causar instabilidade, mas pode ocorrer. Aqui por exemplo quando coloco VDD manual em 1.43V por algum motivo a placa também sobe VDDIO AUTO para 1.43 e isso causa instabilidade e tenho que colocar manual em 1.4v

Opções que eu testaria (Poderia colocar VSOC em 1.25v, mas 1.3v elimina a duvida do problema ser no controlador):
6000 timmings EXPO, VSOC 1.3v, VDD 1.4v, VDDIO e VDDQ 1.4v
6000 timmings EXPO, VSOC 1.3v, VDD 1.4v, VDDIO e VDDQ 1.35v
6000 timmings EXPO, VSOC 1.3v, VDD 1.4v, VDDIO e VDDQ 1.3v

Pessoal uma Duvida.. o 9800X3D seria melhor que um 9950x por ex. Pra emuladores tipo o yuzu(ryujinx) ?

Precisar de mais de 1.27V para 6000Mhz não é "normal"..... verifica se as tensões das memórias estão certas VDD VDDIO e VDDQ.

Qual placa mãe?
Mas pra XMP/EXPO a tensão não vai pra 1,35 ?

Vai depender do preset definido pelo fabricante das memórias e geralmente dá pra otimizar um pouco se quiser, nas minhas Kingston (XMP/EXPO) é 1.4v e tenho um par Corsair (XMP) que é 1.25v.

PS: Na mensagem citada acho que o colega estava se referindo ao vSoC e há atualizações mais acima, aqui uso 1.2v tanto num 7900 como num 9900X, ambos com memórias @ 6000Mhz.

Curioso o 9950X ser mais lento até que o 9700X, que não tem 3D V-Cache e possui clocks mais baixos, tanto base quanto boost. Também não dá pra culpar o fato de ter 2 CCDs, pois é mais lento até que o 7950X, que também tem 2 CCDs e o mesmo problema de alta latência de comunicação entre os CCDs.

Não sei o que a AMD fez pra que o Ryzen 9 9900X e 9950X sejam tão ruins em jogos, pois são mais lentos que o 7900X e 7950X respectivamente.

Última edição:
Curioso o 9950X ser mais lento até que o 9700X, que não tem 3D V-Cache e possui clocks mais baixos, tanto base quanto boost. Também não dá pra culpar o fato de ter 2 CCDs, pois é mais lento até que o 7950X, que também tem 2 CCDs e o mesmo problema de alta latência de comunicação entre os CCDs.

Não sei o que a AMD fez pra que o Ryzen 9 9900X e 9950X sejam tão ruins em jogos, pois são mais lentos que o 7900X e 7950X respectivamente.
Pois é, e tem o fato que os primeiros 9000 foram testados em ago/24 meio crus e o 9800x3d em nov/24, com drivers em versões diferentes e bios com agesas provavelmente distintos também, de comum o win11 (23h2) pois nem as mobos são as mesmas.

1738928115314.png

Nesse meio tempo bastante água passou por baixo da ponte em termos de otimização/correção nos 9000 e seria interessante ver uns testes atualizados.

Depende da configuração interna da memória, ela pode setar as 3 tensões para 1.4 ou 1.35v.

A minha sugestão é testar as tensões VDDQ e VDDIO em valores diferentes do sugerido pela configuração EXDO da memória, por quê algumas placas mãe usam essas tensões diferentes.

Pois é, e tem o fato que os primeiros 9000 foram testados em ago/24 meio crus e o 9800x3d em nov/24, com drivers em versões diferentes e bios com agesas provavelmente distintos também, de comum o win11 (23h2) pois nem as mobos são as mesmas.

Ver anexo 136537

Nesse meio tempo bastante água passou por baixo da ponte em termos de otimização/correção nos 9000 e seria interessante ver uns testes atualizados.
bem observado, e também é capaz dos 9900x3d e 9950x3d superarem o 9800x3d nos testes pelos mesmos motivos hein

bem observado, e também é capaz dos 9900x3d e 9950x3d superarem o 9800x3d nos testes pelos mesmos motivos hein
Logo vamos saber mas é complicado esse tipo de coisa, ainda mais no caso dos 9000 que conhecidamente foram lançados/testados bem antes das "otimizações" deles chegarem, por assim dizer.

90 graus não chega a ser um problema (o máximo seguro definido pela AMD é 95 graus), mas se definiu a temp máxima em 80 nunca deveria chegar nisso, o processador deveria diminuir os clocks para ficar em 80 graus.
Eu deixo o meu 7900 em 86 graus, mas só bate nisso em alguns jogos ou benchmarks.
Pelo que vi é normal esses am5 serem meio quentes, ainda mais com esse cooler wraith stealth, em testes o wraith spire fica na média uns 10 graus mais baixo que ele. De qualquer forma comprei cooler pro gabinete e também um outro pro cpu como foi recomendado por outros membros.
Assim que chegar vou fazer testes e trago os resultados aqui, por enquanto fiz undervolt para 4.4 ghz e 1.2v de tensão, mudei o tjmax e defini também uso máximo de 80W para o cpu. Percebi que ele tinha picos rápidos de energia e por consequência batia temps mais altas na máxima, porém na média já está se mantendo na faixa dos 75-85 graus

Será que não vai ter mais 7800x3d novos à venda?

Users who are viewing this thread

Voltar