Eu que pretendo fazer isso, tenho 128gb atualmente e muitas vezes sinto falta de mais quando trabalho com datasets maiores, tanto no trabalho quanto no meu mestrado.oq tu vai fzr com mais de 64gb sem ser um servidor (nao acompanhei o topico)![]()
Eu que pretendo fazer isso, tenho 128gb atualmente e muitas vezes sinto falta de mais quando trabalho com datasets maiores, tanto no trabalho quanto no meu mestrado.oq tu vai fzr com mais de 64gb sem ser um servidor (nao acompanhei o topico)![]()
Pô, eu arriscaria mais em pentes de 32GB (BR ou no Ali) se vc está pensando em um future proofVale a pena pegar 48gb (2x24) pensando em future proof ( jogos)? 1900 reais no kit corsair 7200 mhz está caro?
Chegou hoje o 9800x3d da kabum e ainda não peguei a placa, provavelmente vou pegar a x670e tomahawk ou tuf, a depender do que aparecer de cupom/cashback, ambas na faixa do 2100, como tá próximo o preço das b650, pegaria por questão de ter mais slot m2 e tambem pcie5 para um futuro upgrade de gpu.
Pelo que eu vi ambas tem o problema se usar um slot especifico de m2 o pcie funciona em x8, mas se eu usar 3 slots ao invés dos 4 não teria esse problema certo?
Aqui no br de boa marca e frequência alta ,praticamente não acha, esses 48gb seria Corsair Dominator Titanium tá longe de ser prioridade, agora quero pegar logo a placa para semana que vem já montar o pc novo.Pô, eu arriscaria mais em pentes de 32GB (BR ou no Ali) se vc está pensando em um future proof
Difícil mesmo é conseguir placa mãe x870 e B850 por aqui.Me parece que o Ryzen 7 9800X3D não tem mais problema de disponibilidade aqui nos sites brazucas (entre R$ 3.700 e 4.000) porém lá fora continua em falta (por $ 480,00).
Acho que é pq R$ 3.700,00 é muito mais pesado para nós do que US$ 480,00 é para eles, então acaba não vendendo tanto aqui.
Não vejo pq não usar as memórias que já tem, a menos que sinta falta em alguma outra coisa (em jogos provavelmente não).Vale a pena pegar 48gb (2x24) pensando em future proof ( jogos)? 1900 reais no kit corsair 7200 mhz está caro?
Já o 9900x fica indo e vindo do estoque mas continua um pouco mais caro do que paguei em novembro.
Apenas para jogos? Talvez.... mas apenas no Flight Simulator 2024 com tudo no máximo voando sobre cidades muito densas eu vi o computador usar próximo de 32Gb, não sei se hoje esse custo extra se justifica. Mas já não tens memórias?!Vale a pena pegar 48gb (2x24) pensando em future proof ( jogos)? 1900 reais no kit corsair 7200 mhz está caro?
Chegou hoje o 9800x3d da kabum e ainda não peguei a placa, provavelmente vou pegar a x670e tomahawk ou tuf, a depender do que aparecer de cupom/cashback, ambas na faixa do 2100, como tá próximo o preço das b650, pegaria por questão de ter mais slot m2 e tambem pcie5 para um futuro upgrade de gpu.
Pelo que eu vi ambas tem o problema se usar um slot especifico de m2 o pcie funciona em x8, mas se eu usar 3 slots ao invés dos 4 não teria esse problema certo?
Agora só dar aquele tunada nos timmings e ser felizInstalei hoje o 9800X3D na B650 Tomahawk e deu tudo certo, tive que usar o esquema de atualização da bios pelo botão lá e instalei a versão 7D75v1L (a última disponível).
Instalei com um kit de 2x32GB KF560C30BBK2-64 que é XMP e funcionou certinho em 6000Mhz CL30. Não demorou para fazer o treinamento das memórias e depois que habilitei o "Memory Context Restore" na bios o boot ficou normal (cerca de 15s).
Alguém aí achou comparativos de RAM interessantes usando o 9800x3D? No YT achei praticamente nada kkkk
![]()
![]()
![]()
![]()
6000 CL30 aqui, do 7800x3D não pesquisei recentemente mas >1 ano atrás quando olhei a galera só testava config similar tipo 6000 CL30 vs 6400 CL32 vs 7600 CL36 e se testassem algo abaixo disso era só 4800 CL40, mas gostaria de ver testado em jogos mais recentes e também com a 5090Não vejo problemas em se basear em testes com 7800X3D, talvez o 9800X3D por ser um pouco mais forte amplie um pouco a diferença, mas nada absurdo.
Tais rodando tuas memórias em 6400Cl32?
Sobre a disponibilidade do 9800X3D no exterior, eu me questiono de que adianta ser a CPU mais rápida pra jogos se o consumidor não consegue encontrar o produto pra comprar.Me parece que o Ryzen 7 9800X3D não tem mais problema de disponibilidade aqui nos sites brazucas (entre R$ 3.700 e 4.000) porém lá fora continua em falta (por $ 480,00).
Acho que é pq R$ 3.700,00 é muito mais pesado para nós do que US$ 480,00 é para eles, então acaba não vendendo tanto aqui.
Logo o suprimento deve normalizar, nem os caras botaram fé que ia vender tanto, parte da culpa é da própria Intel que no meio tempo lançou um produto pior que o dela própria.Sobre a disponibilidade do 9800X3D no exterior, eu me questiono de que adianta ser a CPU mais rápida pra jogos se o consumidor não consegue nem encontrar pra comprar.
Ele pode ir a 95ºC então 90ºC em um gabinete com refrigeração duvidosa é bem aceitável, especialmente em benchmark sintético com temperatura ambiente mais elevada (se for o caso).Galera, bom dia.
Montei um setup com mobo asrock b650m hdv e r5 8600g, estou enfrentando problemas com super aquecimento do cpu. Utilizo a gpu integrada e percebi uma diferença de temp de uns 10 graus em média entre gpu e cpu, apenas comentando, não sei se é normal.
Enfim, cheguei a fazer undervolt para clock 4.4 e tensão 1.2, está estável, mas segue quente. Rodei cinebench 2024 por 2 minutos e bateu 90 graus, antes foi em questão de poucos segundos.
O gabinete conta com 3 fans, mas são porcaria. Já encomendei 4 fans sickleflow e vou colocar 2 na frente e 2 em cima, na parte de trás ainda vou manter uma dessas fan que já veio junto.
Se alguém também enfrentou problemas de temperatura ou tiver sugestões agradeço
Pois então, eu desativei o PBO na bios e defini o TJMAX para 80 graus, mesmo assim bateu os 90 no teste. Enquanto aguardo a chegada das fans acho que vou abrir a tampa lateral e jogar ventilador em cima pra ver se melhora, se não as fans também não devem resolver esse problema de aquecimentoLogo o suprimento deve normalizar, nem os caras botaram fé que ia vender tanto, parte da culpa é da própria Intel que no meio tempo lançou um produto pior que o dela própria.
Ele pode ir a 95ºC então 90ºC em um gabinete com refrigeração duvidosa é bem aceitável, especialmente em benchmark sintético com temperatura ambiente mais elevada (se for o caso).
Dá pra fazer uma sintonia fina via PBO e até limitar a temperatura via Bios se quiser, mas provavelmente irá perder alguns centavos de performance.
Se tiver usando o Wraith Stealth stock dele diria que é bem normal, ele dá conta mas roda bem quente mesmo, primeira coisa a fazer seria pegar um cooler melhorzinho que deve dar resultado melhor que fans no gabinete, ou se tiver incomodado limitar pela temp mesmo e ver se botar uns -20/-30 no Curve Optimizer ajuda um poucoGalera, bom dia.
Montei um setup com mobo asrock b650m hdv e r5 8600g, estou enfrentando problemas com super aquecimento do cpu. Utilizo a gpu integrada e percebi uma diferença de temp de uns 10 graus em média entre gpu e cpu, apenas comentando, não sei se é normal.
Enfim, cheguei a fazer undervolt para clock 4.4 e tensão 1.2, está estável, mas segue quente. Rodei cinebench 2024 por 2 minutos e bateu 90 graus, antes foi em questão de poucos segundos.
O gabinete conta com 3 fans, mas são porcaria. Já encomendei 4 fans sickleflow e vou colocar 2 na frente e 2 em cima, na parte de trás ainda vou manter uma dessas fan que já veio junto.
Se alguém também enfrentou problemas de temperatura ou tiver sugestões agradeço
Cogitei essa possibilidade mesmo, até vi uns comparativos e chega a dar na média uns 10 graus a menos que o cooler stock. Ainda assim me assustei, tive outro setup com a primeira geração de ryzen era um r7 1700 e lembro que nem batia 70 graus com o cooler stock dele. Esses novos ryzen estão mais quentes mesmo?Se tiver usando o Wraith Stealth stock dele diria que é bem normal, ele dá conta mas roda bem quente mesmo, primeira coisa a fazer seria pegar um cooler melhorzinho que deve dar resultado melhor que fans no gabinete, ou se tiver incomodado limitar pela temp mesmo e ver se botar uns -20/-30 no Curve Optimizer ajuda um pouco
Pois então, eu desativei o PBO na bios e defini o TJMAX para 80 graus, mesmo assim bateu os 90 no teste. Enquanto aguardo a chegada das fans acho que vou abrir a tampa lateral e jogar ventilador em cima pra ver se melhora, se não as fans também não devem resolver esse problema de aquecimento
Pois é, ia comentar a mesma coisa, de repente faria mais sentido um cooler melhor para o processador ao invés de (ou somente) investir nos fans do gabinete.Se tiver usando o Wraith Stealth stock dele diria que é bem normal, ele dá conta mas roda bem quente mesmo, primeira coisa a fazer seria pegar um cooler melhorzinho que deve dar resultado melhor que fans no gabinete
Raramente é usado para jogatina, quem mais usa é a patroa por aqui também, ela é engenheira e os programas exigem bastante da máquinaPois é, ia comentar a mesma coisa, de repente faria mais sentido um cooler melhor para o processador ao invés de (ou somente) investir nos fans do gabinete.
Recentemente montei um 7900 para a patroa e usei o cooler que veio com ele, tá longe de ser ruim e até permitiu um ajuste bem silencioso mas assusta um pouco em benchmarks sintéticos.
Se na jogatina/dia a dia as temperaturas estiverem aceitáveis dá pra seguir o baile sem preocupação.
Considerando que 5200CL40 é uma memória horrível comparado o "sweet spot" do 6000CL30, esses 2, 3%, excepcionais 9% de diferença, comprovam que a memória em X3D faz no geral pouquíssima diferença, isso com uma 4090 em 1080p.... se aumentar a resolução com uma placa mais normal de mercado, a diferença deve praticamente desaparecer.6000 CL30 aqui, do 7800x3D não pesquisei recentemente mas >1 ano atrás quando olhei a galera só testava config similar tipo 6000 CL30 vs 6400 CL32 vs 7600 CL36 e se testassem algo abaixo disso era só 4800 CL40, mas gostaria de ver testado em jogos mais recentes e também com a 5090
Tenho curiosidade de ver como valores tipo 5200-5600 se sairiam, se a diferença de 4800 CL40 XMP não é tão grande assim, 5200-5600 bem ajustado deve ficar bem próximo de um setup 100% min-max, então é mais pela curiosidade de ver num comparativo e como ficariam as tensões no geral, até porque tem uma galera que quer reduzir consumo idle ao máximo e acho que seria legal ter algo nesse meio do caminho pros interessados
EDIT: 7800x3D 6000 CL30 vs 5200 CL40 (creio que XMP/EXPO e só)
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Finalmente achei lojas com os CUDIMMs da kingston disponíveis e com entrega rápida!!Nada dos pentes de 64GB ficarem disponíveis pra venda ainda, acho que meu upgrade pra AM5 vai ter de ser postergado por mais alguns meses![]()