[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Qual placa eu pego? Vou pagar o 9800x3d para acabar não perdendo, tem essa b650 que o colega postou https://www.gigantec.com.br/placa-m...N3Mb8R9OO1TlvbKUDhkJBbY3nd9gOuIVkm71MzXWS5JIR acredito ser uma b650 boa de loja confiavel,

Sinceramente to perdido em qual motherboard pegar. Devido a falta de opções mesmo.
comprei o 9800X3d ontem junto com essa B650 Tomahawk, vi bastante relato no reddit do problema que é meio geral em AM5 sobre boot demorado, mas vi outros relatos falando que a última atualização da bios melhorou a situação, então decidi confiar

Qual placa eu pego? Vou pagar o 9800x3d para acabar não perdendo, tem essa b650 que o colega postou https://www.gigantec.com.br/placa-m...N3Mb8R9OO1TlvbKUDhkJBbY3nd9gOuIVkm71MzXWS5JIR acredito ser uma b650 boa de loja confiavel,

Sinceramente to perdido em qual motherboard pegar. Devido a falta de opções mesmo.
Não vejo porque não comprar, ficar escolhendo demais só deixa o cara mais confuso sem necessidade.

comprei o 9800X3d ontem junto com essa B650 Tomahawk, vi bastante relato no reddit do problema que é meio geral em AM5 sobre boot demorado, mas vi outros relatos falando que a última atualização da bios melhorou a situação, então decidi confiar
Neste aspecto infelizmente não há regra ou receita de sucesso, depende do conjunto da obra (considerar memórias também) e há formas de contornar/minimizar.

Reza a lenda que as mais enjoadas pra boot são as Asus mas carece de fontes pois creio que sejam as mais vendidas então é aceitavel que a proporção de problemas seja maior, as bios mais recentes ajudaram mas não fizeram grandes milagres neste aspecto.

Aqui tenho um setup com Gigabyte e outro com MSI e ambas tem boot bem rápido, coisa de no máximo 15-20s entre apertar o botão no gabinete e colocar o pin no Windows, o que acho bem ok.

Não vejo porque não comprar, ficar escolhendo demais só deixa o cara mais confuso sem necessidade.

Neste aspecto infelizmente não há regra ou receita de sucesso, depende do conjunto da obra (considerar memórias também) e há formas de contornar/minimizar.

Reza a lenda que as mais enjoadas pra boot são as Asus mas carece de fontes pois creio que sejam as mais vendidas então é aceitavel que a proporção de problemas seja maior, as bios mais recentes ajudaram mas não fizeram grandes milagres neste aspecto.

Aqui tenho um setup com Gigabyte e outro com MSI e ambas tem boot bem rápido, coisa de no máximo 15-20s entre apertar o botão no gabinete e colocar o pin no Windows, o que acho bem ok.

O 9800x3d já paguei, como foi um preço bom e loja boa (kabum) peguei logo, placa ainda não me decidi. Amanha vou tentar barganhar com algumas lojas/procurar, queria de preferencia na amazon por ter um credito legal na plataforma para gastar, até tem a b650 tomahawk enviado pela amazon porem ta quase 2k. No pior dos casos pego a placa na amazon e como tem os 30 dias lá de devolução se aparecer algo surpreendente devolvo dentro do prazo, mas claro queria evitar pois montar e desmontar pc dá trabalho. Uma x870 tá 3k praticamente ,porém é uma geração mais nova e com algumas features a mais por isso a duvida.

Soda de tudo isso que já deu vontade de trocar de gabinete e fonte, mas esses acho que vou esperar uma promoção melhor. Fiquei de olho no HAF 700 que tá preço bom na tera, mas o EVO parece bem mais solido e caro kkkkk

Essas placas que são vendidas e enviados pela amazon EUA é besteira ne? Porque eu não teria garantia no BR acredito por mais que seja da amazon.

Mas é aquilo vou trocando também e vendendo o anterior, isso ajuda a não desvalorizar tanto o que eu tenho, e ter produtos/garantia renovados.

Última edição:

Demora um tanto sim, especialmente se ativar XMP.
Tenho uma placa parecida com a sua MSI b650M Mortar (basicamente a Tomahawk em versão MicroATX) e o boot é demorado comparando com AM4 ou qualquer Intel.
Tem uma função (desativada por padrão) chamada Memory Context Restore que acelera o boot depois da 1a. vez, mas pode causar instabilidade.

Faz um bom tempo que não atualizo a BIOS (minha versão é de fev/24), então não sei dizer se melhorou nessa parte.

Vou atualizar qualquer dia desses e cronometrar antes e depois.

Edit:
Acabei de atualizar para a BIOS mais recente e quase não fez diferença, talvez 1 segundo a menos.
Antes: BIOS 20 segundos + Windows Full Boot 18 segundos
Depois: BIOS 19 segundos + Windows Full Boot 18 segundos

Se alterar para Windows Boot Híbrido, a parte do Windows cai para uns 6 segundos.
Esses tempos são com XMP desativado e sem usar o Memory Context Restore.

Edit2:
Comecei a usar o XMP e me parece que o significado de "Auto" do Memory Context Restore mudou.
Antes, "Auto" era equivalente a desativado sempre.
Na BIOS nova, "Auto" parece ativado com XMP, e desativado sem XMP. Percebi isso pq o primeiro boot com XMP levou 1 minuto só na parte BIOS, mas depois isso passou a ser de uns 20 segundos.
Vou avaliar se mantenho o XMP (6000mhz em vez do JEDEC 4800mhz). O motivo de não usar nem era o tempo de boot, era mais porque o processador gasta uns 15W a mais em idle (35w vs 20W) pq aumenta automaticamente o VSoc de 1.0V para 1.3V.

Última edição:
As mobos já suportam esses pentes ou ainda estão travados nos de 48GB?
Todas placas até onde eu sei suportam 2x16, 2x24, 2x32 e 2x48 sem problema.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Demora um tanto sim, especialmente se ativar XMP.
Tenho uma placa parecida com a sua MSI b650M Mortar (basicamente a Tomahawk em versão MicroATX) e o boot é demorado comparando com AM4 ou qualquer Intel.
Tem uma função (desativada por padrão) chamada Memory Context Restore que acelera o boot depois da 1a. vez, mas pode causar instabilidade.

Faz um bom tempo que não atualizo a BIOS (minha versão é de fev/24), então não sei dizer se melhorou nessa parte.

Vou atualizar qualquer dia desses e cronometrar antes e depois.

Edit:
Acabei de atualizar para a BIOS mais recente e quase não fez diferença, talvez 1 segundo a menos.
Antes: BIOS 20 segundos + Windows Full Boot 18 segundos
Depois: BIOS 19 segundos + Windows Full Boot 18 segundos

Se alterar para Windows Boot Híbrido, a parte do Windows cai para uns 6 segundos.
Esses tempos são com XMP desativado e sem usar o Memory Context Restore.

Edit2:
Comecei a usar o XMP e me parece que o significado de "Auto" do Memory Context Restore mudou.
Antes, "Auto" era equivalente a desativado sempre.
Na BIOS nova, "Auto" parece ativado com XMP, e desativado sem XMP. Percebi isso pq o primeiro boot com XMP levou 1 minuto só na parte BIOS, mas depois isso passou a ser de uns 20 segundos.
Vou avaliar se mantenho o XMP (6000mhz em vez do JEDEC 4800mhz). O motivo de não usar nem era o tempo de boot, era mais porque o processador gasta uns 15W a mais em idle (35w vs 20W) pq aumenta automaticamente o VSoc de 1.0V para 1.3V.
Baixa VSOC pra 1.2v se estiver usando 6000Mhz, muito dificilmente vai precisar mais que isso.

Todas placas até onde eu sei suportam 2x16, 2x24, 2x32 e 2x48 sem problema.
A gente tava falando de pentes de 64GB, que tão pra ficarem disponíveis pra venda.

Alguém já viu esse problema?

Parece que alguns 9800 estão "morrendo" mesmo sem oc, nesse caso o rma da amd iria trocar mesmo assim?

Na nota da kabum fala só 1 de garantia, mas diretamente Com a amd são 3 anos? Nunca usei rma da marca, é boa no Brasil? O suporte caso precisar.

Tem algum tutorial de oc para o 9800x3d?

Parece que alguns 9800 estão "morrendo" mesmo sem oc, nesse caso o rma da amd iria trocar mesmo assim?

Na nota da kabum fala só 1 de garantia, mas diretamente Com a amd são 3 anos? Nunca usei rma da marca, é boa no Brasil? O suporte caso precisar.

Vixi... Quanto BO de processador nesses últimos anos...

Baixa VSOC pra 1.2v se estiver usando 6000Mhz, muito dificilmente vai precisar mais que isso.

Fiz uns testes no VSOC uns 8 meses atrás.
Só travou, e na última tentativa nem dava mais boot e não conseguia mais entrar na BIOS. Tive que dar um reset na BIOS tirando a bateria, com todo o trabalho de abrir o gabinete (que no meu caso de armários embutidos e conduítes acaba sendo um trabalhão) e tirar a VGA que ficava em cima da bateria da placa-mãe.
Agora está tudo com voltagens no "Auto" mesmo.

Mas concluindo, decidi continuar usando sem XMP mesmo. Meu PC fica em carga leve 90% do tempo, então deixei de lado a perda de desempenho sem XMP.

Depois de umas 2 semanas com o PC ligado aproveitei pra instalar o Nvidia app e o driver novo pra testar o DLSS4, aproveitei o reboot e tirei os +75mhz de boost e subi o CO de -25 pra -35, agora o PC que lute e se aguentar mais 1-2 semana sem reboot já vou metelhe um -45 em tudo da próxima vez que reiniciar aqui, continuando meu post inicial o Vcore máx foi 1.072v até agora e mantendo na faixa de 1.050-1.060v, parece que os 75mhz de boost a menos ajudaram a cair uns 40mv (+- 10) a mais, e comparado a stock a diferença na eficiência é gigante, quase 200mv a menos com o mesmo clock stock

gJlnRVr.png

Tenso.

Aproveitando, alguém sabe se a AMD oferece garantia global? Vou pros EUA esse ano e queria trazer um 9800x3d e uma X870 de lá.

Fiz uns testes no VSOC uns 8 meses atrás.
Só travou, e na última tentativa nem dava mais boot e não conseguia mais entrar na BIOS. Tive que dar um reset na BIOS tirando a bateria, com todo o trabalho de abrir o gabinete (que no meu caso de armários embutidos e conduítes acaba sendo um trabalhão) e tirar a VGA que ficava em cima da bateria da placa-mãe.
Agora está tudo com voltagens no "Auto" mesmo.

Mas concluindo, decidi continuar usando sem XMP mesmo. Meu PC fica em carga leve 90% do tempo, então deixei de lado a perda de desempenho sem XMP.
O meu também não rolou não, nem 1.2 e nem 1.25, só no auto mesmo a 1.290

As próximas CPUs Ryzen 9000X3D da AMD devem estrear em março, junto com as GPUs Radeon RX 9070 Series

1elZ5bP.jpeg

Bem, para quem não sabe, a Team Red tem planos de lançar novas CPUs X3D na linha da série Ryzen 9000, com dois SKUs planejados, notavelmente o Ryzen 9 9950X3D e o Ryzen 9 9900X3D. Dizem que são equivalentes de ponta na linha, oferecendo maiores contagens de núcleos e frequências em comparação com o Ryzen 7 9800X3D existente, que tem sido um grande sucesso. Agora, com base em um relatório da publicação francesa Cowcotland , a Team Red planeja lançar o Ryzen 9 9950X3D e o 9900X3D até março, junto com o lançamento das próximas GPUs RDNA 4.

Isso significa que a AMD planeja realizar um novo evento dedicado a produtos de PC para o consumidor, já que a Team Red disse que suas GPUs da série RX 9070 merecem uma vitrine independente. Isso significa que as CPUs X3D também serão um destaque do evento, aumentando a expectativa que está sendo construída em torno do evento da AMD. Em termos de especificações, o Ryzen 9 9950X3D apresenta 16 núcleos e 32 threads com dois CCDs e um único die IO, oferecendo até 144 MB de cache total. São 64 MB dos CCDs Zen 5 e 64 MB da pilha X3D.

XFNvJgs.png

A CPU Ryzen 9 9900X3D tem uma configuração de 12 núcleos/24 threads, oferecendo um cache total de até 140 MB. Curiosamente, relatamos recentemente como a AMD afirmou que seus SKUs Ryzen 9 X3D apresentarão desempenho de jogo semelhante ao Ryzen 7 9800X3D , apesar das contagens de núcleos extras, já que os números do 3D V-Cache são semelhantes em torno desses chips. Para os jogadores, as próximas CPUs podem não ser muito atraentes, mas definitivamente virão com desempenho incremental em outras cargas de trabalho.

Como o Ryzen 7 9800X3D conseguiu ganhar grande força de vendas devido ao seu valor impressionante, devemos antecipar uma expectativa semelhante do consumidor com as novas CPUs também, mas isso permanece incerto por enquanto.

aqui de apertar o power ate entrar na tela do windows sao 19 segundos cronometrados, isso com memory e rapid boot ligados, porém percebo que depois dos testes que a mobo faz o tempo de carregamento para o windows sao 6 segundos. O problema aqui no meu caso é essa varredura demorada. Existe algo que corte essa varredura?

aqui de apertar o power ate entrar na tela do windows sao 19 segundos cronometrados, isso com memory e rapid boot ligados, porém percebo que depois dos testes que a mobo faz o tempo de carregamento para o windows sao 6 segundos. O problema aqui no meu caso é essa varredura demorada. Existe algo que corte essa varredura?
Memory context restore tá ativado?

Não uso fast boot e não sei de qual "varredura" se refere especificamente mas 20s tá bem ok, desencana com isso.

Acabei de pegar um 9800x3d. Essa placa mãe seria uma boa pra usar com ele?

Qual memória 6000 cl30 recomendam?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas só ganha o giftcard da steam se comprar na kabum,tera ou pichau ne? Nenhuma das 3 tem essa tomahawk pelo que eu vi, o giftcard que eles dão dá para add na steam brasil numa boa?
Achei na gkinfo e na amazon.

To até agora caçando placa mae, mas não acho nada... Essa gkinfo já ouvi ate informação de emitirem nota que na hora de pegar garantia com fornecedor foi negado pois a origem do produto era do paraguai e não destinado ao brasil, então tenho receio de pegar lá, além da demora para chegar pelas reclamações.
Até onde eu sei o gift card da Steam era só pra compras feitas até 31/12.

Última edição:
Memory context restore tá ativado?

Não uso fast boot e não sei de qual "varredura" se refere especificamente mas 20s tá bem ok, desencana com isso.
aquela varredura que acende de luz em luz, processador, dram, vga... esqueci o nome. o importante é que tá estável. queria ate futucar pra subir de 5200 para uns 5600 mas vou deixar quieto.

MSI são duas promoções! a shot out,
coloca avaliação ganha até 20 dolares, aparentemente ainda esta valendo

e tinha a nova era, que aparentemente só para produtos adquiridos até 31/12/24

ambas as promoçoes só para as placas novas até onde sei! b850, x870, x870e e outros produtos mais recentes também

Última edição:
Queria saber tbm quais as melhores opçoes baratas de DDR5 6000mhz cl30 ou cl28.

As mobos já suportam esses pentes ou ainda estão travados nos de 48GB?
oq tu vai fzr com mais de 64gb sem ser um servidor (nao acompanhei o topico):pensa:

Users who are viewing this thread

Voltar