As mobos já suportam esses pentes ou ainda estão travados nos de 48GB?Nada dos pentes de 64GB ficarem disponíveis pra venda ainda, acho que meu upgrade pra AM5 vai ter de ser postergado por mais alguns meses![]()
As mobos já suportam esses pentes ou ainda estão travados nos de 48GB?Nada dos pentes de 64GB ficarem disponíveis pra venda ainda, acho que meu upgrade pra AM5 vai ter de ser postergado por mais alguns meses![]()
comprei o 9800X3d ontem junto com essa B650 Tomahawk, vi bastante relato no reddit do problema que é meio geral em AM5 sobre boot demorado, mas vi outros relatos falando que a última atualização da bios melhorou a situação, então decidi confiarQual placa eu pego? Vou pagar o 9800x3d para acabar não perdendo, tem essa b650 que o colega postou https://www.gigantec.com.br/placa-m...N3Mb8R9OO1TlvbKUDhkJBbY3nd9gOuIVkm71MzXWS5JIR acredito ser uma b650 boa de loja confiavel,
Sinceramente to perdido em qual motherboard pegar. Devido a falta de opções mesmo.
Não vejo porque não comprar, ficar escolhendo demais só deixa o cara mais confuso sem necessidade.Qual placa eu pego? Vou pagar o 9800x3d para acabar não perdendo, tem essa b650 que o colega postou https://www.gigantec.com.br/placa-m...N3Mb8R9OO1TlvbKUDhkJBbY3nd9gOuIVkm71MzXWS5JIR acredito ser uma b650 boa de loja confiavel,
Sinceramente to perdido em qual motherboard pegar. Devido a falta de opções mesmo.
Neste aspecto infelizmente não há regra ou receita de sucesso, depende do conjunto da obra (considerar memórias também) e há formas de contornar/minimizar.comprei o 9800X3d ontem junto com essa B650 Tomahawk, vi bastante relato no reddit do problema que é meio geral em AM5 sobre boot demorado, mas vi outros relatos falando que a última atualização da bios melhorou a situação, então decidi confiar
Não vejo porque não comprar, ficar escolhendo demais só deixa o cara mais confuso sem necessidade.
Neste aspecto infelizmente não há regra ou receita de sucesso, depende do conjunto da obra (considerar memórias também) e há formas de contornar/minimizar.
Reza a lenda que as mais enjoadas pra boot são as Asus mas carece de fontes pois creio que sejam as mais vendidas então é aceitavel que a proporção de problemas seja maior, as bios mais recentes ajudaram mas não fizeram grandes milagres neste aspecto.
Aqui tenho um setup com Gigabyte e outro com MSI e ambas tem boot bem rápido, coisa de no máximo 15-20s entre apertar o botão no gabinete e colocar o pin no Windows, o que acho bem ok.
Muitas já dizem ter o suporte, desde 2023.As mobos já suportam esses pentes ou ainda estão travados nos de 48GB?
Parece uma placa legal com AIO bem completo. Não vejo problema.Qual placa eu pego? Vou pagar o 9800x3d para acabar não perdendo, tem essa b650 que o colega postou https://www.gigantec.com.br/placa-m...N3Mb8R9OO1TlvbKUDhkJBbY3nd9gOuIVkm71MzXWS5JIR acredito ser uma b650 boa de loja confiavel,
comprei o 9800X3d ontem junto com essa B650 Tomahawk, vi bastante relato no reddit do problema que é meio geral em AM5 sobre boot demorado, mas vi outros relatos falando que a última atualização da bios melhorou a situação, então decidi confiar
Todas placas até onde eu sei suportam 2x16, 2x24, 2x32 e 2x48 sem problema.As mobos já suportam esses pentes ou ainda estão travados nos de 48GB?
Baixa VSOC pra 1.2v se estiver usando 6000Mhz, muito dificilmente vai precisar mais que isso.Demora um tanto sim, especialmente se ativar XMP.
Tenho uma placa parecida com a sua MSI b650M Mortar (basicamente a Tomahawk em versão MicroATX) e o boot é demorado comparando com AM4 ou qualquer Intel.
Tem uma função (desativada por padrão) chamada Memory Context Restore que acelera o boot depois da 1a. vez, mas pode causar instabilidade.
Faz um bom tempo que não atualizo a BIOS (minha versão é de fev/24), então não sei dizer se melhorou nessa parte.
Vou atualizar qualquer dia desses e cronometrar antes e depois.
Edit:
Acabei de atualizar para a BIOS mais recente e quase não fez diferença, talvez 1 segundo a menos.
Antes: BIOS 20 segundos + Windows Full Boot 18 segundos
Depois: BIOS 19 segundos + Windows Full Boot 18 segundos
Se alterar para Windows Boot Híbrido, a parte do Windows cai para uns 6 segundos.
Esses tempos são com XMP desativado e sem usar o Memory Context Restore.
Edit2:
Comecei a usar o XMP e me parece que o significado de "Auto" do Memory Context Restore mudou.
Antes, "Auto" era equivalente a desativado sempre.
Na BIOS nova, "Auto" parece ativado com XMP, e desativado sem XMP. Percebi isso pq o primeiro boot com XMP levou 1 minuto só na parte BIOS, mas depois isso passou a ser de uns 20 segundos.
Vou avaliar se mantenho o XMP (6000mhz em vez do JEDEC 4800mhz). O motivo de não usar nem era o tempo de boot, era mais porque o processador gasta uns 15W a mais em idle (35w vs 20W) pq aumenta automaticamente o VSoc de 1.0V para 1.3V.
A gente tava falando de pentes de 64GB, que tão pra ficarem disponíveis pra venda.Todas placas até onde eu sei suportam 2x16, 2x24, 2x32 e 2x48 sem problema.
Alguém já viu esse problema?
Parece que alguns 9800 estão "morrendo" mesmo sem oc, nesse caso o rma da amd iria trocar mesmo assim?
Na nota da kabum fala só 1 de garantia, mas diretamente Com a amd são 3 anos? Nunca usei rma da marca, é boa no Brasil? O suporte caso precisar.
Tem algum tutorial de oc para o 9800x3d?
Vixi... Quanto BO de processador nesses últimos anos...
Baixa VSOC pra 1.2v se estiver usando 6000Mhz, muito dificilmente vai precisar mais que isso.
Alguém já viu esse problema?
Parece que alguns 9800 estão "morrendo" mesmo sem oc, nesse caso o rma da amd iria trocar mesmo assim?
Na nota da kabum fala só 1 de garantia, mas diretamente Com a amd são 3 anos? Nunca usei rma da marca, é boa no Brasil? O suporte caso precisar.
Tem algum tutorial de oc para o 9800x3d?
O meu também não rolou não, nem 1.2 e nem 1.25, só no auto mesmo a 1.290Fiz uns testes no VSOC uns 8 meses atrás.
Só travou, e na última tentativa nem dava mais boot e não conseguia mais entrar na BIOS. Tive que dar um reset na BIOS tirando a bateria, com todo o trabalho de abrir o gabinete (que no meu caso de armários embutidos e conduítes acaba sendo um trabalhão) e tirar a VGA que ficava em cima da bateria da placa-mãe.
Agora está tudo com voltagens no "Auto" mesmo.
Mas concluindo, decidi continuar usando sem XMP mesmo. Meu PC fica em carga leve 90% do tempo, então deixei de lado a perda de desempenho sem XMP.
aqui de apertar o power ate entrar na tela do windows sao 19 segundos cronometrados, isso com memory e rapid boot ligados, porém percebo que depois dos testes que a mobo faz o tempo de carregamento para o windows sao 6 segundos. O problema aqui no meu caso é essa varredura demorada. Existe algo que corte essa varredura?Não vejo porque não comprar, ficar escolhendo demais só deixa o cara mais confuso sem necessidade.
Neste aspecto infelizmente não há regra ou receita de sucesso, depende do conjunto da obra (considerar memórias também) e há formas de contornar/minimizar.
Reza a lenda que as mais enjoadas pra boot são as Asus mas carece de fontes pois creio que sejam as mais vendidas então é aceitavel que a proporção de problemas seja maior, as bios mais recentes ajudaram mas não fizeram grandes milagres neste aspecto.
Aqui tenho um setup com Gigabyte e outro com MSI e ambas tem boot bem rápido, coisa de no máximo 15-20s entre apertar o botão no gabinete e colocar o pin no Windows, o que acho bem ok.
Memory context restore tá ativado?aqui de apertar o power ate entrar na tela do windows sao 19 segundos cronometrados, isso com memory e rapid boot ligados, porém percebo que depois dos testes que a mobo faz o tempo de carregamento para o windows sao 6 segundos. O problema aqui no meu caso é essa varredura demorada. Existe algo que corte essa varredura?
Até onde eu sei o gift card da Steam era só pra compras feitas até 31/12.Mas só ganha o giftcard da steam se comprar na kabum,tera ou pichau ne? Nenhuma das 3 tem essa tomahawk pelo que eu vi, o giftcard que eles dão dá para add na steam brasil numa boa?
Achei na gkinfo e na amazon.
To até agora caçando placa mae, mas não acho nada... Essa gkinfo já ouvi ate informação de emitirem nota que na hora de pegar garantia com fornecedor foi negado pois a origem do produto era do paraguai e não destinado ao brasil, então tenho receio de pegar lá, além da demora para chegar pelas reclamações.
aquela varredura que acende de luz em luz, processador, dram, vga... esqueci o nome. o importante é que tá estável. queria ate futucar pra subir de 5200 para uns 5600 mas vou deixar quieto.Memory context restore tá ativado?
Não uso fast boot e não sei de qual "varredura" se refere especificamente mas 20s tá bem ok, desencana com isso.
oq tu vai fzr com mais de 64gb sem ser um servidor (nao acompanhei o topico)As mobos já suportam esses pentes ou ainda estão travados nos de 48GB?