[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
Problema de venda com retirada de certos produtos como hardware é que 99% dos interessados querem ir na casa do vendedor pra testar a peça antes, mesmo enviando comprovação que o produto está funcionando, como gravações e prints. Sem chances de eu deixar um estranho vir na minha casa ou eu ir na casa de alguém pra testar qualquer coisa.

Já produtos portáteis com bateria, como notebook e smartphone, é tranquilo de vender com retirada porque dá pra testar na presença do comprador. Mas assim como você, só realizo venda com retirada com pagamento em PIX e sem OLX Pay, pois vendendo pela plataforma e retirando em mãos, eu não tenho nenhum comprovante de entrega, o que abre margem para golpes.

Anunciar com OLX Pay facilita bastante a venda. Tem o risco de golpe, é verdade, mas ainda prefiro isso a arriscar encontrar estranhos pessoalmente, é o custo de fazer negócio.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sem chances de um Athlon ou Ryzen 3 no AM5 para consumidor final, não compensa pra AMD desativar 1 ou 2 núcleos de um chip hexacore e vender como um quadcore com margem de lucro menor. Último 4C foi o 8300G/8300GE/PRO 8300GE, mas exclusivo para mercado OEM.
Retirada em mãos é simples, vcs combinam o local pra entrega, chegando lá o camarada faz o pix pra vc, vc entrega o produto, aí ele na sua frente vai no aplicativo e marca como entregue e pronto, cada um vai pra sua casa. No Pay é a mesma coisa, vc só deixa ele levar depois que liberar no app.

Problema de venda com retirada de certos produtos como hardware é que 99% dos interessados querem ir na casa do vendedor pra testar a peça antes, mesmo enviando comprovação que o produto está funcionando, como gravações e prints. Sem chances de eu deixar um estranho vir na minha casa ou eu ir na casa de alguém pra testar qualquer coisa.

Já produtos portáteis com bateria, como notebook e smartphone, é tranquilo de vender com retirada porque dá pra testar na presença do comprador. Mas assim como você, só realizo venda com retirada com pagamento em PIX e sem OLX Pay, pois vendendo pela plataforma e retirando em mãos, eu não tenho nenhum comprovante de entrega, o que abre margem para golpes.

Anunciar com OLX Pay facilita bastante a venda. Tem o risco de golpe, é verdade, mas ainda prefiro isso a arriscar encontrar estranhos pessoalmente, é o custo de fazer negócio.
Tem isso mesmo, eu entendo a desconfiança do povo ou só querer se certificar que tá tudo certo mas não tenho saco também e nem vou desmontar nada só pra isso, antes de tirar do PC gravo vídeo mostrando data, algum jogo/benchmark rodando, Hwinfo aberto etcetc e é isso, acabo mandando pra quem eu sentir que tá interessado em fechar pra dar uma tranquilizada mas até hoje sempre foi de boa, só uma vez fui na casa de um cara levar a RTX 3060 aí testamos lá na hora, é bom dar aquela filtrada só pra garantir mas no geral tudo bem tranquilo sempre, mas hardware de valor mais alto mesmo até hoje não vendi taaanta coisa assim também

Prefiro fechar no pix pela paz de espírito mas também entendo que achar algum interessado na região disposto a pagar uma boa grana à vista nem sempre é fácil kkkkk, fiz OLX Pay com entrega em mãos em alguns casos e por via das dúvidas tô sempre preparado pra filmar o encontro mas até hoje todo mundo que encontrei foi bem tranquilo, apesar que nunca é bom baixar a guarda também

Double post pra avisar que voltou o 9800x3D no "precinho" :haha: Link na imagem, e SIM, A LOJA É CONFIÁVEL ANTES QUE PERGUNTEM

quase 4k num CPU oito núcleos...
onde começaram a normalizar estes preços?
A coisa começou a degringolar quando a Apple colocou o primeiro iPhone acima de 1k dol

MSI Afterburner Beta adiciona suporte a GeForce RTX 50, compatibilidade experimental com CPU Ryzen 9000 e Core Ultra 200
Lançamento do MSI Afterburner 4.6.6 Beta 5 Build
bLIncMT.png

A Unwinder lançou uma nova versão beta do seu aplicativo MSI Afterburner, uma ferramenta popular para overclocking de GPU. Este software amplamente usado é uma solução para usuários de GeForce e Radeon. No entanto, ele não foi atualizado por um longo tempo, deixando-o sem suporte para muitos lançamentos de hardware recentes.

Especificamente, as versões anteriores não tinham suporte para os processadores Ryzen 9000 e Core Ultra 200 , o que significa que o software não conseguia acessar todas as estatísticas ou sensores dessas arquiteturas. Esta atualização aborda o problema, mas o suporte é marcado como experimental. Mais importante, os usuários devem estar cientes de que o MSI Afterburner e o Riva Tuner Statistics Server são projetados principalmente para GPUs. O desenvolvedor lembra aos usuários que não esperem funcionalidade completa para CPUs ou busquem suporte para problemas potenciais relacionados a elas. A MSI encomendou o Unwinder para focar em GPUs, não em CPUs, então qualquer suporte a CPU deve ser considerado um bônus.

Falando em GPUs, o software atualizado agora inclui suporte para a série GeForce RTX 50. Com base nas informações fornecidas, ele já funciona com a GeForce RTX 5080, conforme indicado pelo clock de memória de 15.000 MHz (equivalente a 30 Gbps).

NUet9DT.jpeg

O changelog também revela que o MSI Afterburner integrará o G-Assist, o chatbot integrado da NVIDIA. Isso pode potencialmente trazer assistência com tecnologia de IA para overclocking em atualizações futuras.

Para aqueles que não usaram o software recentemente, o Afterburner 4.6.6 Beta 5 agora apresenta uma nova skin padrão estilizada para o Windows 11 (foto acima). No entanto, skins adicionais estão incluídas, permitindo que os usuários alternem para sua aparência preferida a qualquer momento. Há também uma nova skin chamada MSI Special que corresponde à da série RTX 5090 Special Edition, postamos uma captura de tela no cabeçalho do artigo.

Conforme observado pelo desenvolvedor, a versão mais recente com suporte à série RTX 50 está disponível atualmente apenas por meio do Guru3D. Usuários que preferirem baixar atualizações de servidores MSI precisarão esperar até fevereiro, após o festival do Ano Novo Chinês.

MSI Afterburner 4.6.6 Beta 5 Build 16554

• Adicionado suporte para placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX série 50×0:
    • Adicionado suporte para controle de quatro ventoinhas para placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX série 50×0 de design de referência
    • Interface de software adicionada para futura integração com o G-Assist
    • O skin MSI Windows 11 Dark está selecionado como skin de aplicativo padrão agora. Observe que a GUI de controle de quatro ventoinhas está disponível atualmente apenas nas edições Dark e Light dos skins MSI Windows 11. Se você preferir usar alguns skins legados mais antigos na NVIDIA GeForce RTX 50×0 com 3 ou 4 ventoinhas controláveis independentemente, você ainda pode alternar entre todas as ventoinhas no modo de controle de ventoinha assíncrono pressionando <Shift>+<F> repetidamente
    • Adicionado novo skin MSI Special pelo design Drerex. O novo skin suporta nativamente o recurso de controle de quatro ventoinhas em placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX série 50×0 de design de referência
  • Adicionado suporte de controle de voltagem para revisões de baixo custo de GPUs NVIDIA GeForce RTX 40×0
  • O formato de banco de dados de informações da CPU refatorado fornece atualizações futuras de banco de dados mais simplificadas e unificadas para o HAL de monitoramento do MSI Afterburner, o plugin de amostra CPU.dll e o HAL de monitoramento do próprio RivaTuner Statistics Server
  • Plugin HwInfo.dll atualizado. Agora o plugin pode gerar automaticamente novas versões no HwInfo, que agora armazenam o caminho para o aplicativo instalado em uma chave de registro do instalador ligeiramente diferente
  • Adicionado suporte experimental para CPUs AMD Ryzen 9xxx
  • Adicionado suporte experimental para CPUs Intel Arrow Lake
  • O RivaTuner Statistics Server foi atualizado para v7.3.7 Beta 5

Fonte: Guru3D

quase 4k num CPU oito núcleos...
onde começaram a normalizar estes preços?
É o resultado de uma empresa deter o maior parte do segmento de fabricação de chips no mundo (TSMC). Sem concorrência pesada, sem preço mais acessível.

Sera que demora ainda pra chegarem as B850 e estarão num preço decente? Senão o negocio é caçar B650 barata msm pq R$2500+ em X870 é tenso.

Sera que demora ainda pra chegarem as B850 e estarão num preço decente? Senão o negocio é caçar B650 barata msm pq R$2500+ em X870 é tenso.
O que precisa das X870/B850 exatamente que uma B650 (talvez até mesmo uma mais básica) não tenha?

O que precisa das X870/B850 exatamente que uma B650 (talvez até mesmo uma mais básica) não tenha?
Por isso q estou mirando na B850, se vier "barata" acho q vale pagar uns R$200-300 a mais pra ter algumas novas features como PCI X 5.0 e n ter dor de cabeça com compatibilidade e atualização de BIOS pro 9800X3D.

Por isso q estou mirando na B850, se vier "barata" acho q vale pagar uns R$200-300 a mais pra ter algumas novas features como PCI X 5.0 e n ter dor de cabeça com compatibilidade e atualização de BIOS pro 9800X3D.
Difícil ter dor de cabeça se tiver atualizado e também nem precisa de CPU pra atualizar salvo engano, uso uma B650 Tomahawk sem problema algum mas peguei por puro capricho, se eu não precisasse de muita coisa iria tranquilo numa B650M-HDV/M2 por exemplo que acha por 900~ conto e já entrega quase tudo que a maior parte das pessoas usa, tem 1 slot 5.0 de M2 e 4.0 pra GPU mas eu acho isso bem irrelevante sinceramente, até a 5090 mal tem diferença de usar em 3.0, e mesmo em 2.0 que nem existe mais a diferença é muito pequena, quem dirá 4.0 e 5.0

Ola amigos.
Estou pensando em montar um kit com 9800x3d, mas para isso preciso de indicação de uma placa mãe bem atual para casar bem com o processador, já inclusive pensando em pbo-co, oc se possível.
No orcamento nao cabe as placas high end, entao queria focado em placas intermediarias ou ate de entrada desde que boas com pci 5.0 pelo menos.
Qual placa vcs indicariam que esta boa pra um OC de ram tambem...
talvez ate saibam qual placa dessas tem gerador de clock adicional para um possivel OC.
Agradeço a ajuda, obrigado.

b650 kkkk

ASRock lista Ryzen 9 9950X3D/9900X3D na lista de compatibilidade de CPU. Lançamento em breve?

AMD Ryzen 9 9950X3D e 9900X3D chegando
A ASRock agora está listando a série Ryzen 9000X3D na lista de CPUs suportadas, confirmando qual placa será compatível com os próximos processadores.

HhubXq5.png

A AMD não confirmou quando o Ryzen 9 9900X3D de 12 núcleos e o Ryzen 9 9950X3D de 16 núcleos serão lançados. O que sabemos oficialmente é que o plano é lançar esses dois SKUs neste trimestre. No entanto, rumores pré-CES sugerem um possível lançamento no final de janeiro, o que parece ainda menos provável a cada dia que passa.

Enquanto isso, a ASRock atualizou seu site para listar ambos os SKUs, exceto sem velocidades de clock ou informações de cache. Isso, é claro, não é mais um segredo, pois a AMD já está compartilhando especificações completas, códigos OPN, etc.

21AYxx8.png

O que é importante, no entanto, é que a ASRock é a primeira empresa de placas-mãe a incluir esses SKUs em suas listas de compatibilidade de CPU. Verificamos ASUS, Gigabyte e MSI, e nenhuma delas listou esses modelos Granite Ridge X3D como suportados ainda.

WibwTS4.png

A lista da ASRock apresenta toda a linha das séries 600 e 800, incluindo placas-mãe A620. Isso também não é uma surpresa, já que a AMD confirmou o suporte para todos os chipsets AM5. No entanto, alguns usuários podem precisar verificar se suas placas suportam um TDP de 170 W, já que o 9950X3D é o primeiro processador X3D com um requisito de energia tão alto.

A ASRock confirma suporte para o Ryzen 9 9950X3D e 9900X3D por meio de versões de BIOS mais recentes que 3.15 ou 3.16, dependendo da placa-mãe.

A AMS planeja lançar algo como o Athlon ou equivalente da Intel no AMD 5?
Acabei de checar os requerimentos do novo DOOM e não me sinto afim de atualizar meu am4 de quase 5 anos.
Assim como o meu atual, já deixaria funcionando o kit e depois atualizaria a cpu.

Sem chances de um Athlon ou Ryzen 3 no AM5 para consumidor final, não compensa pra AMD desativar 1 ou 2 núcleos de um chip hexacore e vender como um quadcore com margem de lucro menor. Último 4C foi o 8300G/8300GE/PRO 8300GE, mas exclusivo para mercado OEM.

No Aliexpress estão vendendo o Ryzen 7400F, está custando em média 700 reais. É um 6/12.

AMD-Ryzen-5-7400F.jpg

Pessoal, bom dia.

Comprei recentemente um 9800X3D e um watercooler DeepCool LE500 de 240mm, mas antes mesmo das peças chegar estou preocupado se errei e deveria ter procurado um wc de 360mm pra segurar bem esse processador pois moro em um local quente no verão nem disponho de ar condicionado. A principio não pretendo fazer overclock mas ainda assim gostaria da opinião de vocês. Obrigado!

Pessoal, bom dia.

Comprei recentemente um 9800X3D e um watercooler DeepCool LE500 de 240mm, mas antes mesmo das peças chegar estou preocupado se errei e deveria ter procurado um wc de 360mm pra segurar bem esse processador pois moro em um local quente no verão nem disponho de ar condicionado. A principio não pretendo fazer overclock mas ainda assim gostaria da opinião de vocês. Obrigado!
Tem que testar primeiro o conjunto para depois você tirar a conlusão mas não acho que errou na compra do LE500, faça aguns testes principalmente em jogos e vai monitorando as temperaturas.

Pessoal, bom dia.

Se o seu uso for jogos eu não me preocuparia, to com o 9800x3D há umas 3 semanas aqui usando um AC PS120 que fica +- nível de um WC 240mm, gabinete aqui bem refrigerado e mesmo com a temp ambiente próxima de 30c ele mal chega nos 60c com CO em -25, rodar quente com ele só se for em 100% load puxando uns 130w pra cima porque em jogos o CPU é geladíssimo, e se botar CO fica melhor ainda

EDIT: Aqui nesse post descrevi num teste rápido os resultados stock e com CO -25, com temp ambiente 26c e média de consumo/temp/tensão mas repostando aqui. Rodando a 4.6ghz ele fica +- com o desempenho do 7800x3D

Bios atualizada e CPU instalado. Abri o GW2 no lobby rapidinho onde tem muito player e maceta a CPU com os gráficos no talo. Temp ambiente 26c.
Stock base clock: 4615mhz, 65w~
Stock boost clock: 5225mhz, 95w~, 62c~, Vcore máx 1.244v

Reiniciei o PC e botei CO -25 e +75mhz boost
UV/OC Base clock:
4615mhz (inalterado), 55w~
UV/OC Boost clock: 5300mhz, 70w~, 54c~, Vcore máx 1.142v

Última edição:
Olá, pessoal. Eu comprei um AMD Ryzen 7 9800X3D e estou com um problema em alguns jogos em que a performance está um pouco abaixo do que deveria. Basicamente, eu tenho boas taxas de FPS, mas os jogos não estão fluídos, sendo que as vezes o monitor de frametime nem mostra oscilações.

Eu desabilitei o SMT e a performance melhorou muito em alguns jogos que apresentavam spikes no frametime, mas ela diminuiu para outros, por exemplo, no Spider-Man Miles Morales quando ativo o Rauy Tracing. Essa é minha configuração:

• Placa-Mãe Gigabyte B650m Gaming Wi-Fi
  • Processador Ryzen 7 9800X3D
  • 32 GB (2x16) de memórias Corsair Dominator Platinum DDR5 6000
  • Watercooler Aorus Gigabyte Waterforce II 240
  • SSD WD_BLACK SN850X 2 TB
Alguma ideia do que possa ser? Eu também deixei alguns detalhes extras do meu problema neste outro post também aqui no Adrenaline

Olá, pessoal. Eu comprei um AMD Ryzen 7 9800X3D e estou com um problema em alguns jogos em que a performance está um pouco abaixo do que deveria. Basicamente, eu tenho boas taxas de FPS, mas os jogos não estão fluídos, sendo que as vezes o monitor de frametime nem mostra oscilações.

Eu desabilitei o SMT e a performance melhorou muito em alguns jogos que apresentavam spikes no frametime, mas ela diminuiu para outros, por exemplo, no Spider-Man Miles Morales quando ativo o Rauy Tracing. Essa é minha configuração:

• Placa-Mãe Gigabyte B650m Gaming Wi-Fi
  • Processador Ryzen 7 9800X3D
  • 32 GB (2x16) de memórias Corsair Dominator Platinum DDR5 6000
  • Watercooler Aorus Gigabyte Waterforce II 240
  • SSD WD_BLACK SN850X 2 TB
Alguma ideia do que possa ser? Eu também deixei alguns detalhes extras do meu problema neste outro post também aqui no Adrenaline
Por curiosidade, vc usa o MSI Afterburner na sua máquina?

Por curiosidade, vc usa o MSI Afterburner na sua máquina?
Sim, eu li os relatos do problema que ele afeta a performance, principalmente ao monitorar energia. Mas mesmo com o Afterburner fechado, eu tive esse problema.

Edit: Acabei de desinstalar o MSI Afterbruner e mesmo com o CapFrameX, o frametime não está o ideal, ele tem umas oscilações. Coloquei uma captura aqui

Ghost-of-Tsushima-DIRECTOR-S-CUT-v1053-0-0515-2048-29-01-2025-18-25-09.png

Última edição:
Sim, eu li os relatos do problema que ele afeta a performance, principalmente ao monitorar energia. Mas mesmo com o Afterburner fechado, eu tive esse problema.

Edit: Acabei de desinstalar o MSI Afterbruner e mesmo com o CapFrameX, o frametime não está o ideal, ele tem umas oscilações. Coloquei uma captura aqui

Ghost-of-Tsushima-DIRECTOR-S-CUT-v1053-0-0515-2048-29-01-2025-18-25-09.png

Caraio, 93%-99% uso da CPU

Caraio, 93%-99% uso da CPU
Eu acho que eles foram algum bug pq usei o recurso de print do Windows HAHAHAHAHA

Estou rodando em 1440p, então, a carga tá mais pra GPU, o uso dos cores ficam em torno de 40-54%, s[o um ou outro em 70% (mas sem chegar em 90%). Agora, não sei se foi isso, eu achava que PBO estava desativado, mas estava ativado. Eu desabilitei ele e mantive o SMT desabilitado e parece que melhorou um pouco.

Atualização: fiz alguns testes e melhorou bastante no Ghost of Tsushima e Spider-Man MIiles Morales. Alguns jogos ainda ficam estranhos, foi o caso do FF7 Remake, que testei mais e notei que ele está com um bom framtime (apesar de um spike ou outro aleatório), mas não parece tão fluído. Por exemplo, ao virar o personagem, as vezes dá pra notar uma lentidão, que não mexe nem no frametime e nem no FPS

Última edição:
Pessoal, uma dúvida... pelo oque entendi, placa mãe X870 oferece poucas vantagens em relação as X670 e ate B650, qual seria então a melhor opção de placa X670/B650 pra usar com um 9800X3D ? afinal as 870 tão bem salgadas... o que mais busco na placa é qualidade dos componentes e um VRM bem refrigerado... overclock é algo que não penso a curto / médio prazo mas seria interessante de ter a longo prazo pra tentar tirar uma sobrevida da máquina antes de uma substituição daqui a uns 5 anos ou mais hehe.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar