[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM5 - Zen 4, Zen 5 e além

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Morello
  • Data de Início Data de Início
AMD cita custo e benefícios limitados para jogos por ignorar o Dual 3D V-Cache na série Ryzen 9000X3D

É uma razão puramente econômica não lançar o Ryzen 9000X3D com dual X3D-CCD
Mas tecnicamente possível.

UVwrkY1.png

Um dos principais anúncios na CES durante a palestra de 45 minutos da AMD foi a série Ryzen 9000X3D. Apelidada de melhor CPU gamer de 16 núcleos, a Ryzen 9 9950X3D não contará com dois dies 3D V-Cache, ao contrário do que muitos jogadores esperavam. A AMD equipou apenas um CCD com 3D V-Cache, assim como fez na geração anterior, e agora explicou o porquê.

De acordo com a HardwareLuxx , a AMD confirmou que uma configuração dual-CCD com 3D V-Cache simplesmente não é uma decisão economicamente viável . Mais importante, a AMD declarou que tal configuração não beneficiaria os jogadores o suficiente para justificar o aumento significativo de preço necessário para produzir tal chip.

Para a série Ryzen 9000X3D, a AMD melhorou o design de seus chips X3D invertendo o posicionamento do Core Complex Die (CCD) e do die 3D V-Cache. Essa mudança traz melhorias térmicas, permitindo que a AMD aumente as velocidades de clock e habilite overclocking. As novas CPUs Ryzen 9 com Zen 5 e 3D V-Cache apresentarão velocidades de clock mais altas, correspondendo às da série não X3D, e suportarão maior consumo de energia, de até 170 W.

J46TU9n.png

A AMD supostamente testou uma configuração dual 3D V-Cache e confirmou que não há razões técnicas impedindo tal design. No entanto, a AMD não vê nenhuma vantagem prática para justificar o aumento de custo.

Talvez, à medida que a tecnologia de empacotamento melhore e se torne mais acessível, a AMD possa considerar tais soluções no futuro. Por enquanto, está claro que não há barreiras técnicas para produzir tais CPUs, mas elas precisariam permanecer com preços razoáveis para serem viáveis.

A AMD confirmou que as CPUs Ryzen 9 9900X3D e 9950X3D estarão disponíveis em março . A empresa, no entanto, não divulgou seus preços.

Fonte: HardwareLuxx

Eu estava esperando um desempenho melhor no 9950X3D.

É basicamente o desempenho do 9800X3D, mas com mais núcleos e mais gasto de energia.

Vou ficar com o meu 9900X mesmo.
Já tem reviews?

Meio óbvio ser isso, afinal, toda a carga do jogo será alocada para os núcleos onde compartilham o cache 3D

Mas o 9950X3D tem mais clock e mais cache, por isso eu imaginei que seria mais interessante

9950X3D ainda vai ter o problema de scheduling ent n sei se é worth honestamente.

9950X3D ainda vai ter o problema de scheduling ent n sei se é worth honestamente.
Problema de scheduling/core parking com os novos drivers deixou de ser um problema pro 7950X3D, na série 9000 também não me preocuparia com isso.

Em um relatório do proeminente analista Tim Culpan, a instalação da TSMC no Arizona já iniciou a produção sob pedidos de grandes empresas de tecnologia como a Apple, o que mostra interesse na instalação, e agora, afirma-se que a AMD também fez pedidos na fábrica do Arizona, principalmente para seus processadores da série “Granite Ridge” Ryzen 9000.

Chegou o monstrão, mais um pro time do 9800x3D :yeah: Agora é atualizar a bios e botar o CPU mais tarde, vamos ver se dá um caldinho a mais com ele nos 5.4ghz e também se dá pra deixar quase tão eficiente quanto o 7800x3D

g1KjXve.jpeg

EDIT: Bios atualizada e CPU instalado. Abri o GW2 no lobby rapidinho onde tem muito player e maceta a CPU com os gráficos no talo. Temp ambiente 26c.
Stock base clock: 4615mhz, 65w~
Stock boost clock: 5225mhz, 95w~, 62c~, Vcore máx 1.244v

Reiniciei o PC e botei CO -25 e
+75mhz boost
UV/OC Base clock: 4615mhz (inalterado), 55w~
UV/OC Boost clock: 5300mhz, 70w~, 54c~, Vcore máx 1.142v

Doideira, 100mv de redução com +75mhz de boost e isso que eu fui meio conservador, vi gente conseguindo CO até acima disso e com +100-200 de boost, como a diferença é praticamente nula desse boost extra devo focar mais na eficiência mesmo, quem sabe não tento ir além pra uns 30/40 de CO nem que tenha que manter no boost stock de 5225, com esse UV ficou extremamente eficiente, o 7800x3D na mesma situação chegava só em 50/55w (vs 70w do 9800x3D com CO) mas o 9800x3D entrega uns 15% a mais e ainda pode ser tunado pra melhorar um pouco mais, e essa situação é o pior cenário possível com player models no talo que na prática eu muito raramente uso, com meus settings padrão o consumo ficou praticamente idêntico, CPU tá batendo os 5.3ghz com 35-40w

EDIT: Mais uns números aleatórios aí do CPU-Z
Print de um vídeo do celular, sim

683 single-core
7241 multi-core

rfoX0R3.jpeg
Base clock 4615mhz: 724 single-core, 7496 multi-core, 70w~ e 50c
Boost clock 5300mhz: 835 single-core, 8637 multi-core, 105w~ e 70c

1P5JDYm.png

Kz4nRCs.png

fqM9aEX.png

Teste de desempenho rápido no Guild Wars 2 com os gráficos no talo, o que mais pesa pra CPU é player model limit/quantity e shadows no ultra, mínimo de 34-35fps por 1 segundo e de resto manteve de 40fps pra cima :scare:

Última edição:
200-300Mhz no boost não fazem a diferença, o cache faz.

Na verdade são 500Mhz e se tratando disso na mesma linha de processador, é uma diferença considerável se ambos tiverem o mesmo cache.

O próprioa 5800X3D vs 5700X3D tinha uma diferença acima de 1% (4-10% dependendo do jogo) e a unica diferença eram os 400Mhz de clock.

Na verdade são 500Mhz e se tratando disso na mesma linha de processador, é uma diferença considerável se ambos tiverem o mesmo cache.

O próprioa 5800X3D vs 5700X3D tinha uma diferença acima de 1% (4-10% dependendo do jogo) e a unica diferença eram os 400Mhz de clock.
Tem diferença entre base clock, boost e max boost. O ultimo só é aplicado em cargas com ate 2 cores.

Nem tudo são flores :miau:

Ver anexo 136485

Primeira vez que me acontece isso, logo após a compra vieram vários e-mails confirmando o pagamento (pix) e que estava "em separação" como de costume, porém, ontem passou o dia com status um pouco diferente relacionado a fornecedor e hoje mudou para este acima que -a meu ver- quer dizer basicamente a mesma coisa.

Não sei se venderam tantas memórias num curto período de tempo ou se venderam sem estoque mas elas seguiram disponíveis por mais um bom tempo após a minha compra, agora não mais.

Como não tenho pressa à principio vou aguardar, só cancelo se por ventura encontrar algo melhor nesse meio tempo, o prazo de entrega até o momento não mudou.
EDIT: Resolvi entrar em contato, falaram que provavelmente vai embolar o prazo de entrega e perguntando se quero trocar, mas lá não há opções na mesma faixa de preço e specs :kidding:

Finalmente a novela segue para um desfecho.

Pedido feito em 25/12, todos os itens estavam disponíveis no momento da compra/pagamento até que o status "Em separação" persistiu por tempo demais e mudou para o do post citado.

Entrei em contato, pediram desculpas pois as memórias haviam se esgotado e iam ver se tinham outra similar para troca... vácuo, mais pedidos de desculpas, recesso, fim de ano, tudo se enrola.

Passeando pelo site encontrei uma opção que não havia aparecido antes, "igual, só que diferente": Mesma marca, mesmas specs, mudando apenas o fato de ser EXPO (a outra era apenas XMP):

KF564C32BBK2-32
1736522776414.png

KF564C32BBEK2-32
1736522830245.png

Falei que poderiam trocar por essa, me cozinharam por mais uns dias, geraram um novo pedido até que HOJE (10/01) a coisa finalmente andou:

1736520542377.png

Admito que no meio tempo pensei em cancelar a compra, só não o fiz pois não achei opções melhores em outras lojas e porque o reembolso certamente também seria demorado.

Plus: Vi que as memórias que eu havia comprado originalmente voltaram ao estoque, apesar dos pesares economizei uns trocados pois tudo deu uma subida e a diferença entre uma memória e outra hoje é de uns 120 pila, fora o cupom de aniversário que usei no primeiro pedido. Na NF consta o P/N das memórias 'novas' e certamente será a primeira coisa que vou olhar quando receber.
Enfim, na próxima semana espero fazer o upgrade/sidegrade nas minhas memórias e montar o 7900 para a patroa :vish:

E essas novas B850? Vi que praticamente todas vieram com x16 no PCI 5.0. Aí ficou a dúvida, as B850 não são o mesmo chipset das B650? Por que praticamente nenhuma B650 tem PCI 5.0 x16 e as B850 sim?

Me corrijam se eu estiver enganado, mas eu tinha entendido que:
X870E = X670E
X870 = B850E
B850 = B650

Inclusive, a B850M Mortar WIFI da MSI que ainda não foi lançada parece que vai ser uma das mais completas:

A página dela não está funcionando bem, mas se as notícias estiverem certas teremos:

PCI 5.0 x16 para GPU, finalmente moveram para mais próximo do CPU em vez de jogar no "segundo slot" como era na B650M Mortar.
2x NVME PCI 5.0 x4 (Não deve funcionar em simultâneo, né?)
5 Gb LAN
WiFi 7
PCB de 8 layers

E essas novas B850? Vi que praticamente todas vieram com x16 no PCI 5.0. Aí ficou a dúvida, as B850 não são o mesmo chipset das B650? Por que praticamente nenhuma B650 tem PCI 5.0 x16 e as B850 sim?

Me corrijam se eu estiver enganado, mas eu tinha entendido que:
X870E = X670E
X870 = B850E
B850 = B650

Inclusive, a B850M Mortar WIFI da MSI que ainda não foi lançada parece que vai ser uma das mais completas:

A página dela não está funcionando bem, mas se as notícias estiverem certas teremos:

PCI 5.0 x16 para GPU, finalmente moveram para mais próximo do CPU em vez de jogar no "segundo slot" como era na B650M Mortar.
2x NVME PCI 5.0 x4 (Não deve funcionar em simultâneo, né?)
5 Gb LAN
WiFi 7
PCB de 8 layers
O chipset em si tem suporte pra PCIe 5.0, mas nas B650 não tinha suporte por questão de segmentação (e qualidade de sinal), no slot M2 era opcional.
As B650E era obrigatório 5.0 em ambos x16 e NVMe, e usava o mesmo chip Promontory 21 da non-E.
As B850 são basicamente rebrand das B650E, porém com USB4 obrigatório.

O chipset em si tem suporte pra PCIe 5.0, mas nas B650 não tinha suporte por questão de segmentação (e qualidade de sinal), no slot M2 era opcional.
As B650E era obrigatório 5.0 em ambos x16 e NVMe, e usava o mesmo chip Promontory 21 da non-E.
As B850 são basicamente rebrand das B650E, porém com USB4 obrigatório.
Pera, então as B650 poderiam ter PCIe 5.0 x16 também? Foi uma mera escolha dos fabricantes lançarem poucos (só a B650 Steel Legend, que eu saiba) modelos com PCIe 5.0 x16?

Eu achei que a B650E tinha dois chips juntos, igual a X670E

Pera, então as B650 poderiam ter PCIe 5.0 x16 também? Foi uma mera escolha dos fabricantes lançarem poucos (só a B650 Steel Legend, que eu saiba) modelos com PCIe 5.0 x16?

Eu achei que a B650E tinha dois chips juntos, igual a X670E
Sim é questão de "opção".
Não, a B650E também é só 1 chip (assim como a B850 e a x870 non-E). 2 chips só na x670(e) e x870e.
Suporte pra PCIe 5.0 na real nem depende do chipset, mas sim da construção das trilhas da mobo e questões de integridade de sinal, já que esses pinos saem direto da CPU e não dependem do chipset em si. Como quase toda CPU AM5 suporta PCIe 5.0, até uma A620 em tese poderia suportar.

ASUS promete desempenho de sistema aprimorado e suporte para CPUs AMD Ryzen 9 9000X3D com BIOS AGESA 1.2.0.3 para placas-mãe X870 e X670

aLfhpbk.jpeg

Já faz um tempo desde que vimos um novo lançamento de BIOS na frente da AMD, mas parece que a primeira atualização está sendo lançada por ninguém menos que a ASUS. Os lançamentos anteriores do AGESA 1.2.0.2 vieram com muitos patches e, desta vez, estamos mudando para uma versão mais nova chamada AGESA 1.2.0.3. A ASUS é a primeira fabricante de placas-mãe a lançar este novo BIOS, embora em um estado BETA.

O BIOS está sendo implementado em uma série de placas-mãe ASUS, principalmente as séries X870E e X670E de ponta, que incluem as séries ROG Crosshair, ROG Strix e ProArt. A lista completa de placas-mãe pode ser vista abaixo:

As mudanças oferecidas pela atualização do BIOS incluem uma atualização para a versão ComboAM5 1203 (AGESA 1.2.0.3) e uma melhoria no desempenho do sistema. Esses são termos vagos e não dizem muito, mas suspeitamos que esse lançamento coincida com as próximas CPUs AMD Ryzen 9 9000X3D que serão lançadas em março . Provavelmente veremos outra versão de patch antes do lançamento, mas os usuários que desejam obter um pouco mais de desempenho de suas plataformas de CPU AMD Ryzen podem experimentar o novo BIOS agora mesmo.

Comprei uma placa mãe MSI x670E Gaming Plus Wifi quarta-feira passada em uma loja física, na ocasião pedi para atualizarem a bios pra mim pois pretendia usá-la com um 9800x3d. Levaram a placa para o técnico e devolveram depois de 10 minutos dizendo que tinha dado certo. Logo em seguida o vendedor me mostrou a placa a uma distância de 1 metro e pediu para assinar que eu estava retirando a placa em perfeito estado (aí minha cagada, não conferi nem tirei foto e assinei). Além disso, ele não recolocou o plástico de proteçao do soquete. Peguei a caixa com a placa e fui embora, passados 3 dias chegou o processador. Peguei a placa pelas laterais como sempre faço e levei para a mesa. Instalei o M2 no slot abaixo do slot do processador e quando fui colocar o processador verifiquei um brilho diferente no socket, peguei o celular e tirei uma foto. Então pude ver que estava com um pino com coloração diferente, dando mais zoon vi que estava torto. Na mesma hora peguei a placa e voltei na loja. Chegando lá, como era esperado, o vendedor disse que entregou a placa em perfeito estado e eu assinei o termo. Aì é claro ficou o jogo de empurra de quem entortou o pino, o que eu tenho consciência que nem relei no socket onde vai a cpu. Mas não posso negar que assinei e que peguei na placa umas 3 ou 4 vezes, nunca pelo meio, sempre pelas pontas. Também tenho certeza que não bati o m2 nem nada no soquete. Bom, já aceitei o prejuízo, eu assinei o termo e não tirei foto, me ferrei bonito. Preju de 2.500 reais. A placa está lá com a loja e o técnico disse que ia tentar desetortar o pino. A questão é, se ele desentortar, vou ter coragem de ligar a placa com um processador de 4k nela e arriscar queimá-lo? O que vocês acham? Melhor encarar o preju mesmo e jogar a placa no lixo eletrônico? Segue a foto do pino torto.

1PRqz3o.png
por isso esses pinos na placa mãe e escroto no processador e moleza desentortar
agora qual ferramenta que usa pra fazer isso na mob ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só que eu nem tentei colocar o processador. O técnico da loja fez update de bios na hora da compra mas ele diz que também não colocou processador.

Alguém consegue saber o que faz o pino danificado pela imagem abaixo, por favor?

sVIEyZ3.jpeg

1739px-Socket_AM5_pinmap.svg.png
eita quanto pinos "redundantes"
parece que alguma porta usb ae foi de F

Eu só queria 1 placa com 2nvme que dure uns 10 anos...
o certo era não ter nenhum nvme e sim pci-e e so usar o adaptador afinal so muda o tamanho
uma placa sem um zilhão de coisas on so com os pci-e e vc escolhe o que quer ligar nelas estilo servidor
acho que nunca mais teremos placas assim nos pcs de uso geral

Peguei uma msi mag x670e tomahawk... mas tá difícil de fazer funcionar...
não tem como atualizar sem processador ?
baixa a ultima bios bota no pem driver formatado em fat (so fazer uma partição com menos de 2gb) e foi

AMD cita custo e benefícios limitados para jogos por ignorar o Dual 3D V-Cache na série Ryzen 9000X3D

É uma razão puramente econômica não lançar o Ryzen 9000X3D com dual X3D-CCD
Mas tecnicamente possível.

UVwrkY1.png

Um dos principais anúncios na CES durante a palestra de 45 minutos da AMD foi a série Ryzen 9000X3D. Apelidada de melhor CPU gamer de 16 núcleos, a Ryzen 9 9950X3D não contará com dois dies 3D V-Cache, ao contrário do que muitos jogadores esperavam. A AMD equipou apenas um CCD com 3D V-Cache, assim como fez na geração anterior, e agora explicou o porquê.

De acordo com a HardwareLuxx , a AMD confirmou que uma configuração dual-CCD com 3D V-Cache simplesmente não é uma decisão economicamente viável . Mais importante, a AMD declarou que tal configuração não beneficiaria os jogadores o suficiente para justificar o aumento significativo de preço necessário para produzir tal chip.

Para a série Ryzen 9000X3D, a AMD melhorou o design de seus chips X3D invertendo o posicionamento do Core Complex Die (CCD) e do die 3D V-Cache. Essa mudança traz melhorias térmicas, permitindo que a AMD aumente as velocidades de clock e habilite overclocking. As novas CPUs Ryzen 9 com Zen 5 e 3D V-Cache apresentarão velocidades de clock mais altas, correspondendo às da série não X3D, e suportarão maior consumo de energia, de até 170 W.

J46TU9n.png

A AMD supostamente testou uma configuração dual 3D V-Cache e confirmou que não há razões técnicas impedindo tal design. No entanto, a AMD não vê nenhuma vantagem prática para justificar o aumento de custo.

Talvez, à medida que a tecnologia de empacotamento melhore e se torne mais acessível, a AMD possa considerar tais soluções no futuro. Por enquanto, está claro que não há barreiras técnicas para produzir tais CPUs, mas elas precisariam permanecer com preços razoáveis para serem viáveis.

A AMD confirmou que as CPUs Ryzen 9 9900X3D e 9950X3D estarão disponíveis em março . A empresa, no entanto, não divulgou seus preços.

Fonte: HardwareLuxx
tradução ja estamos jantando a intel então sera apenas em um CCD
quando ela chegar perto ou passar por pouco vem o "XFX" "agora devido a melhorias e refinamentos da tecnologia temos um duplo CCD 3D

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar